Page 1

Relatório da Programação

2º semestre/2016 UFSCar

CCS UFSCar


Introdução Neste documento, elaborado com o objetivo de democratizar a comunicação e criar um registro de seus programas, a Rádio UFSCar apresenta seu relatório de programação semestral. Com uma equipe enxuta e um orçamento reduzido, a emissora manteve no ar programas jornalísticos próprios, programas independentes e coproduções com a comunidade. A temporada do segundo semestre contou com metade dos episódios inicialmente previstos por conta do processo eleitoral, que obriga emissoras a veicular 90 minutos diários de conteúdo partidário obrigatório. Com pautas relevantes à comunidade da Universidade e de São Carlos, a Rádio UFSCar tem contribuído na disseminação da informação, tornando-se um espaço plural que a cada dia amplia sua comunicação com a sociedade.


Equipe Uma concessão da FAI-UFSCar, a Rádio UFSCar 95,3 FM é uma rádio educativa ligada à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade e opera 24 horas por dia, 365 dias por ano, com profissionais, prestadores de serviço, estagiários e bolsistas de universidades de São Carlos e da região. Gerência Diego Musarra Doimo

Supervisão Técnica e T.I. Cristiano Barbosa do Amaral Henrique Nishihara* Mattheus Yuri**

Técnica de Áudio Luciano Matuck Paulo Pratta

Jornalismo Simone Bezerra Daniel Monteiro Luina Almeida*

Produção Vinicius Gonçalves* Luis Fernando Coutinho***

* Estagiário UFSCar

** Estagiário FAI

*** Voluntário


Além de sua equipe, a Rádio UFSCar contou com um Conselho Editorial, instituído em fevereiro de 2015 pela Pró-Reitoria de Extensão (Coex Deliberação nº 02/2015, Ato Administrativo nº 09/2015). Durante vários meses, o Conselho elaborou um Regimento Interno, que foi submetido e aprovado em Reunião do COEX em agosto deste ano. O regimento prevê a criação de dois conselhos, o Conselho Editorial Gestor e o Conselho de Programação. No dia 28 de outubro, a então Pró-Reitora de Graduação Cláudia Martinez empossou os novos membros do Conselho Editorial Gestor. Composição do Conselho Editorial Gestor - 2016 Profa. Dra. Debora Burini Prof. Dr. Alan Pimenta Diego M. Doimo

Cristiano Barbosa do Amaral Gisele Bicaletto de Souza (titular) Fabricio Mazzoco (suplente)


Jornalismo Procurando ao máximo democratizar a informação, o jornalismo da Rádio UFSCar atua de segunda à sexta ao longo de onze horas diárias da programação. A jornalista Simone Bezerra inicia o dia com o Rádio UFSCar Notícias, que de hora em hora traz informações atualizadas do mundo e de São Carlos com notas lidas, entrevistas gravadas e bate-papos ao vivo nos estúdios da Rádio com diferentes entrevistados. Sob o comando do jornalista Daniel Monteiro, o Rádio UFSCar Notícias continua na parte da tarde, mantendo os ouvintes sempre ligados no que acontece dentro e fora do campus. Além do horário eleitoral obrigatório, a emissora cobriu as eleições municipais e realizou uma série de entrevistas com todos os candidatos à prefeitura de São Carlos. No dia da eleição, o jornalismo da Rádio UFSCar realizou a cobertura da apuração dos votos, apresentando parciais e veiculando entrevistas com os candidatos a prefeito.


À convite da ADUFSCar, o jornalismo da emissora trouxe informações e entrevistas com os deputados durante o primeiro turno da votação da PEC 241 na Câmara dos Deputados, diretamente de Brasília. Ao longo de todo o dia da votação, nossos ouvintes puderam acompanhar as opiniões favoráveis e contrárias à emenda. Os servidores que estiveram em Brasília nas manifestações também puderam falar um pouco da repressão sofrida durante a votação da PEC 55 (antiga PEC 241) no Senado. A emissora debateu os principais acontecimentos políticos do país, com de especialistas da UFSCar, como a Profa. do Departamento de Ciências Políticas Maria do Socorro Braga. É possível destacar também algumas entrevistas realizadas pela equipe de jornalismo, como feita com James Rojas Waterhouse, especialista do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, que fez as primeiras considerações sobre o acidente aéreo com o time da Chapecoense, inclusive destacando a possibilidade da falta de combustível, comprovada posteriormente pela perícia do desastre.


Artistas da cidade e músicos de outras partes do Brasil também estiveram na emissora. Entre eles é possível destacar David Tanganelli, Gabi Milino, Netto Rockfeller, Zero 16, Dona Onete, Aíla, Luê e os músicos da 13ª edição do Festival Chorando sem Parar. No primeiro semestre, a Rádio UFSCar teve participação de destaque na cobertura da escolha da gestão que assumiu a reitoria em novembro. No segundo semestre, a pedido da comissão eleitoral, a emissora também contribuiu para os processos democráticos da Universidade, quando foram veiculadas entrevistas com os candidatos das duas chapas do CECH. Neste ano, a Rádio UFSCar conseguiu dar grande atenção aos eventos realizados pela Universidade realizando cobertura em tempo real de seminários, simpósios, colóquios e semanas temáticas realizados pela UFSCar. Também houve a contribuição na divulgação científica com participação de outras universidades como a USP, MACKENZIE, UNESP, e outros centros de pesquisa como a Embrapa e parques tecnológicos.


A parceria com outras instâncias da UFSCar e da FAI tem permitido uma maior veiculação de conteúdo produzido por esses parceiros. Com o Momento FAI, a Fundação de Apoio tem informado a população sobre seu funcionamento e no Informe UFSCar, a equipe de comunicação da Universidade traz novidades, pesquisas e informações sobre a instituição. Um importante mecanismo foi implantado esse ano, com a disponibilização das entrevistas nos formatos podcast, postados no site em até 24 horas após sua veiculação no FM. Esta nova sessão deverá ganhar força com a reformulação do portal da Rádio, prevista para 2017.


Programação Em busca da ampliação da audiência e de uma constante renovação da sua programação, a Rádio UFSCar consolidou alterações em sua grade diária. Com uma seleção musical variada, repleta de sucessos de todos os tempos, a programação musical mantém um amplo espaço para a música independente do Brasil e do mundo. Durante os meses de agosto e setembro, no período eleitoral, a equipe da emissora trabalhou para o recebimento e veiculação de 90 minutos diários de pílulas e programas dos partidos eleitorais que pleitearam as eleições municipais de 2016. Buscando minimizar falhas, a emissora restringiu a programação, mantendo o jornalismo e a programação musical durante esse período. A reformulação da grade nos últimos meses permitiu ampliar o número de músicas tocadas, visando a diminuição da repetição. O Banquete de Hits por exemplo, apresentado na hora do almoço, trouxe uma seleção atual de sucessos, buscando dialogar com o público mais jovem da cidade. O


Hora Extra!, veiculado às 18h às sextas-feiras, trouxe uma hora de música com diferentes temáticas definidas semanalmente. Programas independentes e coproduções retornaram à grade a partir de outubro, com uma temporada de 8 programas mantendo o mesmo horário da veiculação do primeiro semestre do ano. Essa pluralidade de temas e estilos musicais contribuíram para que os ouvintes da Rádio UFSCar pudessem ter conteúdo de qualidade e com a diversidade que a emissora preza em sua programação. Por fim, o ano foi encerrado com uma programação especial. Com o tema #2017SemFronteiras - A música não tem fronteiras. Informação não tem limites, a equipe preparou uma programação musical variada com músicas de todo o mundo e com a veiculação de programas independentes que revelam a diversidade de nossos artistas. Além disso, buscando ampliar o número de programas na grade, de forma democrática, a terceira Chamada Pública da emissora foi encerrada no dia 9 de dezembro, tendo um número recorde de inscritos.


Programas 2016/2


Nossas Produções *(asterisco) Temática: guia cultural Duas vezes ao dia, o *(asterisco) traz a agenda gião. cultural de São Carlos e re Produção Rádio UFSCar.

Banquete de Hits Temática: discotecagem Todos os dias, ao meio-dia, a programação da Rádio UFSCar prepara um banquete delicioso para gourmetizar as ondas do seu rádio, sempre com os grande sucessos musicais. Produção Rádio UFSCar.


Hora Extra Temática: discotecagem Às segundas, quartas e sextas, às 18h, o Hora Extra traz uma hora de música em uma playlist especialmente preparada pela equipe de programação musical. Produção Rádio UFSCar.

Rádio UFSCar Ao Vivo Temática: jornalismo A qualquer momento, a Rádio UFSCar traz em sua grade de programação entrevistas ao vivo com artistas, professores e educadores feitas pela equipe de jornalismo da emissora. Produção Rádio UFSCar.


Rádio UFSCar

Convida Temática: jornalismo

No ar às quintas, às 18h, com reprise aos domingos, às 16h, o programa Rádio UFSCar Convida traz especialistas de diferentes áreas ao abordar temas variados. Produção e apresentação dos jornalistas Simone Bezerra e Daniel Monteiro.

Rádio UFSCar

Notícias

Temática: jornalismo De hora em hora, o jornalismo da Rádio UFSCar 95,3 FM te deixa informado sobre o que acontece em São Carlos, no Brasil e no mundo. Rádio UFSCar Notícias vai ao ar de segunda a sexta, das 8 às 18h. Produção e apresentação dos jornalistas Daniel Monteiro e Simone Bezerra.


Coproduções Sapiência Temática: jornalismo Exibido às quartas, às 11h, o programa Sapiência apresenta as pesquisas realizadas nos quatro campi da UFSCar e a aplicação delas no dia a dia das pessoas. As atividades de ensino e extensão são apresentadas para divulgar a produção do conhecimento dentro da Universidade. Parceria entre a Coordenadoria de Comunicação Social e a Rádio UFSCar.

Cidade Para Todos Temática: bate-papo No ar aos sábados, às 9h, o Cidade para Todos discute assuntos pertinentes a uma sociedade mais orgânica e que compartilha suas ações, buscando debater soluções para diversas demandas da sociedade. Produção e apresentação de Djalma Nery, educador social da organização Veracidade.


Ensino Básico em Revista Temática: bate-papo No ar às quintas-feiras, ao vivo, às 11h, o programa Ensino Básico trabalha por meio de entrevistas temáticas a educomunicação, que leva em conta os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser. Produção e apresentação por Antonio da Silva e José Maurício Ortega, professores da rede pública de ensino.

Hora do Cidadão Temática: bate-papo

No ar às quintas-feiras, ao vivo, às 17h, o programa Hora do Cidadão traz, semanalmente, um especialista em temas da área de Direito que seja de interesse público. Produção e apresentação de Renato Cássio Soares de Barros e João Virgílio Tagliavini, com os âncoras Maria Cristina Braga Tagliavini e Plinio Antônio Britto Gentil.


Manheee

Mulheres em Vanguarda

Temática: bate-papo

Temática: discotecagem

Às terças, às 11h, mães, pais e especialistas debatem temas pertinentes ao universo da maternidade e da paternidade. Com objetivo maior de prestar serviço à comunidade, o Manheee mostra a existência de outras possibilidades de conduta, além das consideradas tradicionais. Produção e apresentação de Agnes Arato e Mariana Ignatios, ambas jornalistas e mães.

Exibido às quartas, às 21h, com reprise aos sábados, às 11h e há 10 anos no ar, o programa Mulheres em Vanguarda traz sempre uma seleção musical, recheada de curiosidades e informações, das poderosas vozes femininas da música mundial. Produção e apresentação da jornalista Simone Bezerra.


Africanidade

A Arte do Blues Temática: discotecagem

O programa A Arte do Blues é exibido às terças, às 22h, e traz clássicos e novidades do gênero blues, além de tratar sobre sua influência em outros estilos musicais. Produção e apresentação do Prof. Dr. Luiz Carlos Gomide.

Temática: discotecagem Conectando os estudantes africanos em intercâmbio no Brasil, o programa Africanidade, apresentado às sextas, às 21h, faz uma ponte com a realidade dos países africanos na atualidade. Tem desenvolvido seus trabalhos em parceria com as embaixadas africanas no Brasil, dando sempre visibilidade à cultura africana. Produção e apresentação de Júlio Antonio Aponto Té, jornalista, produtor e estudante de mestrado.


Às Margens da Cidade Temática: discotecagem Toda quarta-feira, às 22h, o programa Às Margens da Cidade apresenta as músicas das periferias urbanas brasileiras e estrangeiras, dos anos 40 à atualidade, ilustrando as mudanças sociais ocorridas nas cidades e em suas margens. Produção e apresentação por Domila Pazzini e Gregório Zanbon.

A Voz da Rua Temática: discotecagem No ar às sexta-feiras, ao vivo, às 17h, o programa A voz da rua é voltado à divulgação da cultura hip hop e seus elementos. Produção e apresentação de Karluz Magum, agente cultural, MC e mestre de cerimônia da batalha do mercadão.


Alvorada Sertaneja Temática: regional Exibido aos domingos, a partir das 7h, o programa Alvorada Sertaneja propõe o resgate da cultura de raiz por meio da apresentação de instrumentos, artistas e músicas, com destaque para a trajetória dos compositores, figuras muitas vezes desconhecidas pelo público. Produção e apresentação de José Luiz da Silva, técnico em rádio locução e narrador esportivo.

Cantos e Cantigas Temática: regional Exibido aos sábados, às 10h, o programa Cantos e Cantigas trata do universo social, das relações e influências de outros estilos e manifestações culturais na música regional brasileira, tradicional e contemporânea. Produção e apresentação pelo biólogo e funcionário público Wilson Moreira Junior.


Vozes Negras Temática: discotecagem Há 9 anos no ar, todas às terças-feiras, às 21h, o programa Vozes Negras traz como temática a cultura negra e a promoção da igualdade racial. Produção e apresentação por Aldo Bernardo, ativista do movimento negro.

Machina Metal Temática: discotecagem Nas quintas-feiras, às 22 horas, o programa Machina Metal traz músicas e informações relacionadas ao heavy metal. Tem como objetivo de fomentar e divulgar o som de bandas independentes e autorais, nacionais e internacionais. Produção e apresentação de João Jorge da Silva Pereira, professor de inglês, músico, produtor de eventos e mestre em Estudos Literários pela UNESP.


Produções Independentes Oscillations Rádio Show

Espalha Brasa

Temática: experimental

Temática: regional

Veiculado aos domingos, às 23h, o programa Oscillations Radio Show apresenta as curiosidades por trás de álbuns dos mais renomados pioneiros da música eletrônica. Produção e apresentação pelo músico e produtor Astronauta Pinguim.

Exibido às sextas-feiras, às 20h, o programa Espalha Brasa tem como objetivo resgatar, preservar e disseminar o forró tradicional e seus artistas. Produção e apresentação por Zé Geraldo.


Conversa Instrumental Temática: bate-papo No ar todo primeiro sábado do mês, às 19h, e com reprise no 3º sábado, o programa Conversa Instrumental fala sobre música, composição, improvisação e concertos com artistas independentes do cenário da música instrumental brasileira do estado de São Paulo que lançaram trabalhos recentemente. Produção e apresentação de João Casimiro Kahil Cohon e Klesley Bueno Brandão.

Brasil Grooves Temática: discotecagem

Toda terça, às 21h30, você curte os fantásticos e inclassificáveis balanços brasileiros de matriz negra, que fundem o samba com o jazz, com o soul, com o funk, com o baião, com o blues e com o que mais estiver por perto (ufa!). Produção e apresentação por Juliano Vituri.


Digestivo

Latitudes Latinas

Temática: discotecagem

Temática: discotecagem

Exibido às segundas-feiras, às 22h, o programa Digestivo apresenta a música jamaicana, suas vertentes e sua influência sobre outros estilos.

No ar toda quarta-feira, às 23h, o programa Latitudes Latinas traz as novidades musicais e políticas do continente latino-americano.

Produção e apresentação de Rodolpho Gilbertoni

Produção e apresentação de Carlos Bonfim.


MOFO Temática: discotecagem No ar há 7 anos, o programa MOFO é transmitido às quintas-feiras, sempre às 21h, com foco da divulgação de bandas ainda desconhecidas dos estilos rock, hard rock e classic rock, nacionais e internacionais. Produção e apresentado pelo nosso técnico de áudio, Luciano Matuck, graduado em Licenciatura em Música pela UFSCar.

Orelha Extra Temática: discotecagem Veiculado às sextas, às 22h, o programa Orelha Extra traz a música de todo o mundo e expressa a riqueza e a diversidade da produção humana. Produção e apresentação do português Fernando Cabrita.


Radioca

Obla Air

Temática: discotecagem

Temática: rádio novela

Fechando as quintas-feiras, às 23h, o programa Radioca apresenta o universo da produção independente brasileira e a nova geração da música em suas várias vertentes. Apresentação e produção: Luciano Matos, Roberto Barreto e Ronei Jorge.

Exibido de terça a sexta, às 6h30, com reprise aos sábados, às 6h, Obla Air é uma rádio novela que oferece aulas de inglês. Produção da British Council.


S A R I E T N O R F M E S 7 1 #20


Interprogramas

Todo dia, ao longo da programação, o Informe UFSCar traz informações sobre o que acontece na Universidade Federal de São Carlos. Coprodução da Rádio UFSCar com a Coordenadoria de Comunicação da UFSCar.

Destinado à divulgação do acervo da Biblioteca Comunitária da UFSCar e visando promover a leitura como atividade de

O CeRTEV (Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vitreos), propõe, no Minuto Vítreo compartilhar

O Om Sarva objetiva levar à população informações sobre saúde e bem-estar, mostrando como a meditação, a alimentação, o autoconhecimento aliado a exercícios

lazer e entretenimento, o + Leitura

as pesquisas com o público em geral e

BCo traz pequenos trechos de livros e a biografia de seus

diferentes.

espiritual.

Apresentação de Karina Omuro Lupetti

Produção e apresentação Juliana Gongora e Maria Avelar Guimarães

autores. Coprodução da Rádio UFSCar com a BCo.

divulgar a ciência desse material de características tão

podem contribuir para o equilíbrio emocional e


Na série Cuide Bem da sua Saúde serão tratadas temáticas específicas sobre saúde, comportamento, qualidade de vida e orientações sobre prevenção de doenças. Produção e apresentação Claudia Aparecida Stefane, André Luis Masiero, Denise Fernandes Britto, Fernanda de Cássia Israel Cardoso, Márcia João Pedro e Luis Eduardo Andreossi

A série #Inclusão traz informações sobre a integração social escolar de pessoas com necessidades especiais, tirando dúvidas, trazendo curiosidades sobre a história dos deficientes e as políticas públicas vigentes no Brasil. Produção e apresentação Rafael Costa


Outros projetos A Rádio UFSCar participou ativamente do projeto de extensão temático “Os Processos Comunicacionais em Rede: O Rádio na Formação e Democratização da Informação nos quatro campi da UFSCar”, coordenado pela professora Débora Burini, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) e do programa de extensão Tecnologia, Cultura e Sociedade, coordenado pela professora Teresa Mary Pires de Castro Melo, do Departamento de Ciências Humanas e Educação, ambas da UFSCar. O projeto visa a instalação e operação de quatro web rádios em todos os campi da Universidade. Em parceria com o projeto temático e com o SENAC São Carlos, foram realizadas diversas atividades de formação e debates para as comemorações do Dia do Rádio (25 de Setembro). A exposição “Das Válvulas aos Bits: uma imersão na história do rádio” pôde ser visitada no Senac e contou a história de quase 100 anos do rádio no Brasil. Com painéis com curiosidades, a exposição também teve aparelhos de rádios antigos expostos e a veiculação de conteúdos sonoros da época. No dia 23 de setembro, a mesa-redonda “ComuniCar


– quem consome mídia?” reuniu profissionais de comunicação que atuam no mercado regional para dialogar sobre o consumo de mídia nos dias de hoje e debater como a TV e o rádio estão sobrevivendo nesse cenário diante da facilidade que a internet possibilita para divulgar informações. Já no dia 27 de setembro, aconteceu a 9ª edição do Encontro com Locutores, que neste ano trouxe o narrador esportivo Nilson César da Rádio Jovem Pan de São Paulo para discutir “A Prática da Locução em Eventos Esportivos”. No dia 28 de setembro, o projeto de extensão realizou a palestra “O Papel das WebRádios na Formação e Democratização da Informação” com o Prof. Eduardo Paiva da UNICAMP, ex-diretor da Rádio e TV Unicamp no período de 2008/2012 e que promoveu a implantação da Web Rádio. A Rádio UFSCar também abriu suas portas para ações educativas, realizando uma série de oficinas para a gravação de som e edição, a operação do software Rivendell e para a escrita de roteiros para programas radiofônicos. Também recebemos alunos das escolas Oca dos Curumins, Escola Estadual Marivaldo Carlos Degan e do projeto Jupiter da E.E. Jesuíno de Arruda, que puderam vivenciar um pouco o dia a dia de uma emissora de rádio.


Rádio UFSCar 95,3FM Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico Rodovia Washington Luís, Km 235 – SP 310 Monjolinho – CEP: 13565-905 – São Carlos-SP e-mail: radio@ufscar.br tel.: (16) 3351-8099 – whatsapp: (16) 99399-9292 fb.com/escutediferente plus.google.com/+radioufscar twitter.com/radioufscar instagram @radioufscar radioufscar.tumblr.com

Relatório da Programação 2016/2  
Relatório da Programação 2016/2  
Advertisement