Page 1

ano 1

maio

2013

EDIÇão/01

www.verdanaagropecuaria.com.br

camapuã/MS

Mais valor para você

O

Editorial

lá amigo criador, a Verdana Agropecuária tem o prazer de convidá-lo para o Encontro Verdana de Genética Nelore P.O. no próximo dia 26 de maio na fazenda Glória do Rio Verde em Camapuã, Mato Grosso do Sul. Neste informativo, queremos aproximá-lo do dia a dia da Verdana, mostrando como produzimos animais aptos para melhorar o seu plantel.

De PRODUTOR para PRODUTOR

Sempre tivemos como objetivo participar e auxiliar no crescimento da pecuária brasileira e após anos de investimento e trabalho, continuamos a acreditar no potencial da atividade e na capacidade que o produtor tem de crescer e se desenvolver. Assim, buscamos sempre produzir o animal ideal, que levará consigo todo o agregado genético e de manejo empreendido na Verdana. Em todas as etapas, do nascimento até o destino final, os animais da Verdana passam por diferentes estágios, nos quais selecionamos os indivíduos de melhor valor genético através de um dos melhores e mais reconhecidos programas de seleção e avaliação bovina do país, o Embrapa/Geneplus. Acreditamos que outro fator importante na seleção dos animais se dá pelo investimento do manejo nutricional. Neste sentindo, formamos uma equipe de técnicos especializados, que desenvolveu um programa de nutrição baseado em pastagens de alto nível, aliado a uma suplementação direcionada para cada etapa da produção, oferecendo ao mercado um animal de rusticidade e de eficiência a campo. Temos como meta principal, oferecer a possibilidade de ter um ciclo econômico mais rentável, que permita aos nossos parceiros investirem mais, melhorando sua produtividade, fortalecendo o elo produtivo da cadeia da carne.

José Carlos Grubisich

Essa é Verdana Agropecuária, na busca por mais produtividade e eficiência. Avaliamos e medimos sistematicamente nossos resultados, utilizando tecnologia de ponta e respeitando o meio ambiente, criando sustentabilidade ao negócio e valor aos nossos clientes. Venha conhecer nosso trabalho! Um forte abraço.

informativoverdana

FOTO: REVISTA ISTO É DINHEIRO

O Encontro Verdana de genética nelore P.O., tem por objetivo compartilhar as experiências da Verdana Agropecuária no campo de manejo de pastagens, técnicas de nutrição em bovinos e as melhores práticas de melhoramento genético na pecuária brasileira, realizando também um remate da Reserva Especial de Touros Verdana.

1


Onde tudo começou

O sucesso do investimento certo

I

niciada da paixão de um homem e da vontade em voltar para suas raízes, a Verdana Agropecuária, começou a desenvolver seu trabalho de seleção em Itatinga, cidade do interior paulista, há aproximadamente dez anos, na Estância Bela Vista. Tudo começou com a aquisição da prenhez da doadora Pinah com Bitelo, gerando Absoluta da Verdana, quarto animal do seu plantel, que conquistou o prêmio de campeã Nacional em 2010, incentivando um maior investimento em genética animal feito pela propriedade.

informativoverdana

“A coisa mais importante em dizer é o prazer que eu sempre tive pelas coisas do campo, adquirir a Absoluta abriu meus

2

olhos para a importância em se investir em genética bovina e foi com certeza um dos melhores negócios que eu já fiz”, ressalta José Carlos Grubisich, titular da Verdana Agropecuária. O trabalho feito com Absoluta estimulou a aquisição de outras matrizes, que formaram o time de alto padrão genético e trabalhado em pistas pela Verdana Agropecuária, uma demonstração que o manejo e a gestão são essenciais no agronegócio.

“No nosso projeto bom não é o suficiente para o nosso nível de exigência, pois só a excelência e o desempenho superior permitirá que sejamos rentáveis”, enfatiza Grubisich.


“A Verdana sempre teve como objetivo participar da melhoria da produção de carne do país, nosso ideal é que nossos parceiros também consigam crescer e melhorar seu rebanho, para isso precisamos produzir animais melhoradores e que possam agregar em outros plantéis”, afirma Bruno. Segundo ele para produzir bezerro de qualidade é preciso touro de qualidade, foi então que a Verdana buscou mais um investimento. “Procurei as regiões de pecuária do Centro Oeste, foi quando conheci a Terra do Bezerro de Qualidade em Camapuã-MS, um lugar estratégico, onde pensei, aqui vamos construir a qualidade dos reprodutores Verdana”.

A Fazenda Glória do Rio Verde em Camapuã-MS, produz hoje touros provados e avaliados pelo Embrapa/Geneplus, um dos melhores programas de avaliação do país, tornando a Verdana Agropecuária referência na produção destes animais melhoradores. “Nossa filosofia é ter consistência, produzir o touro de qualidade Verdana que seja reconhecido pelo mercado, onde nosso parceiro saiba que, cada vez que compra um touro da Verdana ele terá a possibilidade de melhorar seu plantel, ter mais rentabilidade, gerando mais caixa para reinvestir, um animal com maior fertilidade e precocidade e que vai trazer resultado, ”, finaliza José Carlos.

informativoverdana

Foi após a ascensão nas pistas e a utilização intensa de tecnologia como a FIV que a Verdana adquiriu a Fazenda Bosque do Rio Novo, Intatinga, para onde as receptoras foram direcionadas. Nesta etapa, o filho Bruno Grubisich entendeu que para contribuir para a pecuária brasileira, era preciso disseminar essa genética de alto desempenho no campo.

3


Genética

Qualidade se faz com certificação Parceria com programa de avaliação atesta o trabalho feito pela Verdana

Na Verdana o compromisso com a excelência em tudo que se faz é constante. “É fundamental ter um programa de medição e acompanhamento, saindo do empirismo. Para isso nada melhor no Brasil do que estar associado a Embrapa e ao Geneplus, centros de referência e credibilidade. Se estivermos bem posicionados neste universo, significa que estamos na ponta do sistema de melhoria genética e que os touros de qualidade Verdana vão produzir bezerros de qualidade para os nossos parceiros e clientes” ressalta José Carlos Grubisich.

informativoverdana

O 4

resultado do trabalho é adquirido com investimento em biotecnologia, isto é, a utilização de recursos como transferência de embriões, fertilização in vitro e inseminação por tempo fixo, avanços da genética que puderam proporcionar um melhor manejo dentro da propriedade. Em 2012, foram produzidos oitocentos embriões em FIV, com quatrocentas prenhezes confirmadas. “Utilizando esses recursos podemos selecionar os animais, multiplicar de forma


Bruno ressalta que para fazer os cruzamentos dos animais alguns fatores são levados em consideração, como o racial e a genealogia de cada animal. “Usamos sempre os sistemas de avaliação e o próprio conhecimento que temos dos grandes animais, para saber qual será o resultado final”.

E a avaliação é algo fundamental na Verdana. Toda a produção é provada e passa por um criterioso estudo do Geneplus, programa da EMBRAPA criado para assessorar e auxiliar no gerenciamento de informações do rebanho, certificando todas as etapas até a comercialização. “O programa faz primeiro um perfil da propriedade, no sentido de definir um plano de trabalho, só após essa definição fazemos a aplicação e então temos o resultado. Tudo baseado em precisão e principalmente confiabilidade”, finaliza o pesquisador do Embrapa/Geneplus, Paulo Nobre.

De olho no futuro Em busca da excelência em genética animal e no prolongamento do desempenho dos animais melhoradores, a Verdana Agropecuária deu início ao seu mais novo projeto, a clonagem animal. A doadora Sereia TE Quilombo, filha de Ranchi Ipê Ouro na Bulgaria PO da NI, foi escolhida para ser o primeiro animal clonado pela empresa. O projeto está sendo feito através de transferência nuclear e está na fase de transferência de embriões do clone. A previsão é que esta fase seja feita em duas etapas, com vinte e cinco embriões transferidos por vez, totalizando cinquenta embriões transferidos ao final. “Estamos olhando a frente, buscando todas as possibilidades e trabalhando sempre com a mais alta tecnologia. É um investimento alto, mas com retorno garantido”, enfatiza Bruno Grubisich.

informativoverdana

mais eficaz os descendentes de animais geneticamente superiores e utilizar transferência de embriões e a FIV para acelerar o aproveitamento dos óvulos. Tudo de mais avançado é utilizado pela Verdana”, explica Bruno Grubisich.

5


Nutrição

Rusticidade e ganho de peso A base da qualidade está no pasto

C

ada vez mais a pecuária busca por animais que sejam adaptados nas mais diversas condições, mas que principalmente possam dar uma resposta significativa principalmente no uso a campo, uma preocupação que está presente diariamente na produção da Verdana . Segundo Bruno Grubisich, o objetivo da Verdana é produzir touros que não apenas possam ser utilizados para coleta de sêmen, mas que também possam cobrir a vacada no campo, animais que trabalhem de duas maneiras em prol de um bom resultado. E a seleção dos melhores animais começa ao nascimento. De acordo com o responsável pela nutrição da Verdana, Luis Carlos Bittencourt, os bezerros passam pelo sistema de creepfeeding de zero aos dois meses, nesta fase os melhores, isto é, os que apresentam melhor ganho de peso são selecionados. Na transição de cocheira para o pasto, a quantidade de ração é diminuída e a porcentagem de pasto na dieta, aumenta consideravelmente.

informativoverdana

“A partir daí até sessenta dias antes da venda, os touros recebem uma suplementação a base de sal proteinado ou energético de acordo com o período. Em média o ganho de peso diário é em torno dos 1 kg /dia”, enfatiza Luis Carlos.

6

Atualmente toda a produção localizada na fazenda Glória do Rio Verde em Camapuã -MS tem como base em sua dieta os pastos do tipo Brachiaria e Panicum. De acordo com Rodrigo Amorim, engenheiro agrônomo responsável pelo manejo de pastagem da Verdana, por serem amplamente difundidos

na região, esses dois tipos de pasto são usados de forma estratégica, para que possam atender a demanda dos animais nas mais variadas situações.

“Existe uma grande preocupação do grupo Verdana em que o pasto seja o principal componente da dieta dos animais durante todo o ano. Assim, fontes alternativas de alimentação, volumosos e concentrados, são utilizadas de forma a suprir carências pontuais para cada categoria animal”, ressalta Rodrigo. Para manter a produtividade mesmo no período de seca, pastos vedados de braquiária e suplementação, são as alternativas utilizadas para que os animais sintam menos e possam continuar a responder ao ganho de peso. “O manejo dos sistemas com touros segue o mesmo padrão dos demais. O que sempre é respeitado é a capacidade de suporte das pastagens, ou seja, uma taxa de lotação adequada em função da quantidade de alimentos disponível por animal. Desta forma, conseguimos um desempenho bastante satisfatório”, finaliza Rodrigo.


A busca da agropecuária Verdana em 2013

“Queremos que o cliente volte, por isso trabalhamos pensando no resultado que o produto trará a ele”, enfatiza Bruno Grubisich. Em 2012, a Agropecuária teve um faturamento em torno de mais de um milhão de reais. Retorno esse que vem se consolidando a cada ano, com a realização de leilões e principalmente com a comercialização dentro da propriedade.

A escolha estratégica das propriedades também teve como objetivo a comercialização, estando presente no centro da pecuária nacional, a venda é facilitada já que o frete também é menor. “Atualmente a região de Camapuã é um importante centro da pecuária nacional e está sendo bem vista pelos criadores no que se refere a genética melhoradora, por isso decidimos por localizar lá a nossa produção de touros”, ressalta Bruno. Para 2013, a empresa espera por um sucesso ainda maior na divulgação da marca e se tornar referência no país na produção de touros de qualidade. “Estamos trabalhando para isso, é a cara que queremos dar á Verdana, produzir reprodutores com qualidade” finaliza.

informativoverdana

T

ouros, sêmen, animais selecionados e colocados à disposição anualmente no mercado, é assim que a Verdana Agropecuária, busca a excelência, oferecendo sempre qualidade e satisfação aos seus clientes.

Comercialização

Referência na Comercialização de touros

7


A qualidade mostrada de perto

M

ais de 60 animais melhoradores e de alta qualidade serão colocados amostra no próximo dia 26 de maio, na fazenda Glória do Rio Verde, em Camapuã, Mato Grosso do Sul. O Encontro Verdana pretende reunir produtores e criadores da região e mostrar o projeto Verdana Produção a Campo, que traz para a pecuária de corte o agregado genético conquistado no programa Verdana de pecuária seletiva.

“Projetamos este lugar para ser a parte final do ideal que queremos alcançar, contribuir para a pecuária nacional. A intenção é mostrar que os touros aqui produzidos farão a diferença aonde quer que eles sejam utilizados, pois a genética presente em cada um é feita com esse objetivo”, enfatiza José Carlos Grubisch. Será uma manhã de muita informação e tecnologia, onde os participantes terão acesso aos métodos utilizados pela agropecuária, como os critérios de nutrição, as ferramentas de avaliação e o manejo das pastagens, para se chegar a excelência no resultado.

“Vamos reunir aqui o passo a passo do nosso trabalho, para que o criador entenda como chegamos ao produto final, depois de obter esse conhecimento ele terá acesso a uma safra especial de reprodutores Verdana preparados e selecionados para esse momento”, afirma Bruno Grubisich. O dia terá transmissão ao vivo pelo canal AgrobrasilTV, que tem cobertura nas principais cidades do agronegócio nacional pelas parabólicas analógicas, digitais e por canal de assinatura. Os remates do shopping serão feitos pela leiloeira Programa Leilões, que estará presente no recinto, organizando os lances. “Queremos que o produtor veja de perto nosso trabalho, veja o potencial que esses melhoradores tem e a diferença que eles poderão fazer em suas propriedades. Um trabalho sério e de muita qualidade”, finaliza José Carlos Grubisich.

Encontro Verdana REPRODUTORES NELORE COM MAIS VALOR PARA VOCê 26/MAIO/2013 . DOMINGO . 08 HORAS

LOCAL: fazenda Glória do Rio Verde . BR 060 . KM 148 . Camapuã/MS

informativoverdana

Programação 08:00h – Inicio do Encontro Verdana 09:15h – Abertura do evento – José Carlos Grubisich 09:30h – Manejo nutricional – José Carlos Bitencourt 10:00h – Ferramenta de seleção Geneplus – Luiz Otávio Campos 10:30h – Manejo de pastagem – Rodrigo Amorin 11:00h – Abertura do Shopping 12:00h – Almoço 12:30h – Remate da Reserva Especial de Reprodutores Verdana 18:00h – Encerramento leiloeira

assessoria

transmissão

67 3045.6703

34 3332.4326

67 3320.6100

8

patrocínio

rica

Encontro

O Encontro Verdana

Encontro Verdana  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you