Page 1

100 ANOS VIVIDOS, BEM VIVIDOS.


UMA ESCOLA CENTENÁRIA, MAIS JOVEM DO QUE NUNCA

É preciso disposição para aprender. Pelos corredores, parques e salas, crianças e adolescentes distribuem energia e recebem experiência, calor humano e conhecimento, que serão compartilhados por toda uma vida. O Colégio Santa Cecília é um lugar onde se pode crescer com alegria. Ir longe está assegurado quando o coração está aberto, os sentimentos aquecidos e se tem curiosidade para descobrir. A teia de saberes da Escola permite um turbilhão de conexões dentro e fora dos muros. No Projeto Político-Pedagógico, assumimos um fazer pedagógico capaz de unir ação e reflexão, estimulando educadores e educandos, pelo estudo e pesquisa, a se situarem no mundo; a refazerem sua prática; a construírem novos conhecimentos; a aprofundarem o conhecimento científico e a vivenciarem os valores evangélicos. E, assim, chegamos centenários. É muito tempo, diante da intensidade com que cada minuto desse foi vivido, enfrentando desafios e celebrando conquistas. Um dia, o Instituto Damas da Instrução Cristã, fundado na Bélgica, em 1823, atravessou o Oceano Atlântico e se estabeleceu em Recife, em 1896. Anos depois, aportaram no Ceará para receber, em 1952, o bastão da continuidade do Santa Cecília, das mãos da grande educadora Dona Almerinda Albuquerque. Tudo mudou muito nestes 100 anos, mas permanece a certeza de que é preciso ir sempre longe, é preciso aventurar-se nas águas mais profundas: Duc in Altum.


Temos muito o que comemorar. E este sentimento de alegria está sendo vivido nos últimos três anos, permeados pelo “Cuidar, ousar e celebrar”. Em 2011, estamos vivendo o celebrar através de muitas atividades. A agenda estudantil especial do Centenário, o Seminário de Pais e a SICE integrada foram alguns marcos. Ainda temos uma programação de eventos que irão coroar este Centenário: a Festa do Ex-aluno, o Musical, a Exposição Fotográfica, a Celebração Eucarística e muitos outros. Faça parte dessa grande festa. Você é nosso convidado.


CUIDAR, OUSAR

E CELEBRAR O Colégio Santa Cecília cuida da infância e da adolescência como quem burila um delicado diamante, precioso e raro, percebendo cada um dos que atravessam os corredores da Escola como ser único, indivisível e passível de cuidados. Acreditar no ser humano é ousar na forma de ver a vida e o mundo. É a pessoa, nas suas possibilidades, que faz vibrar os nossos melhores sentimentos. Completamos 100 anos celebrando vidas que se somam num mesmo objetivo, vencendo dificuldades e acreditando sempre no presente e no futuro. Por isso, temos muito o que comemorar.

SESSÃO SOLENE NA

CÂMARA DOS VEREADORES A Câmara Municipal de Fortaleza presta uma dupla homenagem, em Sessão Solene, ao Colégio Santa Cecília, Instituição que, à frente de seu tempo, tem formado gerações de cearenses. A Escola é celebrada pelos seus 100 anos, ao mesmo tempo em que sua Diretora, Irmã Eulalia Maria Wanderley de Lima, será outorgada com o Título de Cidadã de Fortaleza. A pernambucana de nascimento tem o coração generoso, capaz de conter o mundo, e há mais de vinte anos faz da nossa cidade um lugar mais justo, belo, solidário de se viver.

Data: 13 de outubro Local: Sede da Câmara Municipal de Fortaleza Horário: 19h30min

Aberto ao público


CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS No Dia de Santa Cecília, a Escola vai comemorar efusivamente o início dos seus próximos 100 anos. Do amanhecer ao cair da noite, será um dia para se ter orgulho, para relembrar, para dançar, para contemplar e para agradecer. Somos todos centenários!

Manhã: Hasteamento da Bandeira da Escola, apresentação da Banda da 10ª Região Militar, abraço simbólico à Escola, programação festiva organizada pelos alunos.

Noite: Celebração Eucarística dos 100 anos. Data: 22 de novembro Local: Ginásio de Esportes do Colégio Santa Cecília Horário: 19h30min

Aberto ao público


CELEBRAR COM ARTE Através da literatura, do cinema, do teatro e da música, os alunos vão aumentando o seu repertório cultural, afinando a sensibilidade para a arte e encontrando terreno fértil para as próprias habilidades. O universo artístico vai permeando o conhecimento, seja nas oficinas de leitura, seja nas visitas aos museus, seja em sala de aula. Os festivais de arte congregam todo o trabalho desenvolvido através da música, da dança, da leitura, da interpretação. Este ano, toda a graça e a força da arte homenageia o Centenário do Colégio Santa Cecília. Da Exposição Fotográfica ao Musical, uma festa para todos os sentidos.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DOS 100 ANOS DO SANTA CECÍLIA É uma crônica visual do cotidiano da Escola, do período em que sua sede ficava no bairro Benfica até os dias atuais. Além da coletânea de fotografias expostas em suportes variados, a exposição contemplará espaços interativos para que educadores, alunos e visitantes recriem a sua própria história na Escola. Período: 24 de outubro a 09 de dezembro Local: Colégio Santa Cecília Horário: das 8h às 18h Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000

Aberto ao público


LANÇAMENTO DO CRIAÇÕES LITERÁRIAS A publicação reúne textos literários dos alunos e já se tornou uma tradição na Escola. No ano do Centenário, além da coletânea com a produção de 2011, será lançada uma antologia das edições anteriores, de mais de uma década do Criações Literárias.

Data: 10 de novembro Local: Salão Nobre do Ideal Clube Horário: 20h

Aberto ao público

FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL As crianças emocionarão a plateia repleta de pais, familiares e amigos com uma atuação digna de gente grande. Afinal interpretar as obras literárias dos escritores Pedro Bandeira, Cláudio Thebas e Chico Buarque de Holanda enche todos de orgulho. Esses musicais deixarão suas marcas nas comemorações do Centenário.

ENCONTRO DE CORAIS A capela do Colégio vai se tornar um santuário da música, como, aliás, acontece a cada ano. É o encontro dos primorosos grupos de Coral da cidade. Deixe-se levar pelos bons arranjos e melodias.

Aberto ao público. Ingressos limitados.

Data: 21 de novembro Local: Capela do Colégio Santa Cecília Horário: 19h Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000

Aberto ao público

MUSICAL DOS 100 ANOS Os artistas saem das diversas atividades culturais da Escola: dança, teatro, balé, coral, violão, e invadem o palco com beleza, talento e desenvoltura. É o musical dos 100 anos do Colégio Santa Cecília. Um momento inesquecível.

Datas e horários: 6 de dezembro, 20h 7 de dezembro, 18h e 20h Local: Teatro do Shopping Via Sul

Data: 15 de novembro Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Horário: das 15h às 20h

Aberto ao público. Ingressos limitados.


CELEBRAR COM PARTICIPAÇÃO São muitos os projetos em que alunos e educadores se envolvem integralmente. Há inúmeros benefícios para quem faz da participação, do exercício físico e da convivência uma forma de se expressar e interagir. O Colégio Santa Cecília abre suas portas para receber outras escolas num grande encontro esportivo e promove também uma manhã lúdica com as crianças. A energia dos jovens e a alegria das crianças vão transbordar por aqui.

IV INTERCÂMBIO ESPORTIVO DAMAS As comemorações do Centenário contam com a vibração dos nossos craques. Atletas de escolas da Congregação Damas, de Recife e Maceió, e de outras instituições convidadas serão recebidos no Colégio Santa Cecília para os jogos, nas seguintes modalidades: Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei, Judô, Ginástica (oficina e vivência).

MANHÃ INTERATIVA Festa boa é aquela em que as crianças deixam escapar alegria por todos os lados. Nesta manhã, os pequenos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental vão se revezar entre as oficinas lúdicas, as rodas de leituras, os jogos, as exibições de vídeos e as atividades recreativas. Data: 21 de novembro

Data: de 12 a 15 de outubro Local: Colégio Santa Cecília

Aberto ao público


CELEBRAR COM FESTA Gerações de crianças e jovens, hoje adultos, que trazem lembranças de um tempo repleto de vivências bem guardadas na memória e no coração estarão se reencontrando na Festa dos Ex-alunos. E, assim como eles, os educadores e os funcionários de apoio também terão o seu espaço particular de festejar esta casa que abriga sonhos, dedicação e valores. Todos terão um momento único para brindar à longevidade do Colégio Santa Cecília.

FESTA DO EDUCADOR DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA Os educadores tradicionalmente festejam com muita descontração o seu dia. Neste ano, a festa promete ainda mais com as comemorações dos 100 anos.

Data: 15 de outubro


FESTA DOS EX-ALUNOS Recordar é sempre um retornar àquela emoção primeira. Do gosto do enroladinho de queijo, dos banhos no parquinho, das primeiras confidências, de uma lição que nos acompanha por toda uma vida. A festa dos ex-alunos é o momento para compartilhar lembranças e estar próximo de amigos. Este ano, além de outras boas surpresas, a programação musical tem a participação de Paulo José e do DJ Itaquê, ex-alunos do Colégio. São 100 anos de recordações.

Data: 18 de novembro Local: Colégio Santa Cecília Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000

Aberto ao público. Adquira sua pulseira de identificação.

Horário: 19h30min

FEIJOADA COM CHORINHO: FESTA DOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO Eles são os que “carregam o piano” com alegria e disposição. Cuidam detalhadamente dos bastidores de cada uma das atividades e eventos que o Santa Cecília realiza ao longo do ano. Da limpeza à manutenção; da segurança ao suporte. No ano centenário, o Santa Cecília homenageia esses incansáveis. O Centro de Evangelização Nova Betânia será o cenário desse encontro regado à feijoada e um bom chorinho.

Data: 20 de novembro


PROGRAME-SE

IV INTERCÂMBIO ESPORTIVO DAMAS

LANÇAMENTO DO CRIAÇÕES LITERÁRIAS

Data: de 12 a 15 de outubro Local: Colégio Santa Cecília Aberto ao público

Data: 10 de novembro Local: Salão Nobre do Ideal Clube Horário: 20h Aberto ao público

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA DOS VEREADORES Data: 13 de outubro Local: Sede da Câmara Municipal de Fortaleza Horário: 19h30min Aberto ao público

FESTA DO EDUCADOR DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA Data: 15 de outubro

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DOS 100 ANOS DO SANTA CECÍLIA Período: 24 de outubro a 09 de dezembro Local: Colégio Santa Cecília Horário: das 8h às 18h Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000 Aberto ao público

ENCONTRO DE CORAIS Data: 21 de novembro Local: Capela do Colégio Santa Cecília Horário: 19h Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000 Aberto ao público

FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL Data: 15 de novembro Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Horário: das 15h às 20h Aberto ao público. Ingressos limitados.

FESTA DOS EX-ALUNOS Data: 18 de novembro Local: Colégio Santa Cecília Entrada: Av. Senador Virgílio Távora, 2000 Horário: 19h30min Aberto ao público. Adquira sua pulseira de identificação.

FEIJOADA COM CHORINHO: FESTA DOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO Data: 20 de novembro

MANHÃ INTERATIVA Data: 21 de novembro

CELEBRAÇÃO DOS 100 ANOS Data: 22 de novembro Manhã: Hasteamento da Bandeira da Escola, apresentação da Banda da 10ª Região Militar, abraço simbólico à Escola, programação festiva organizada pelos alunos. Noite: Celebração Eucarística dos 100 anos. Local: Ginásio de Esportes do Colégio Santa Cecília Horário: 19h30min Aberto ao público

MUSICAL DOS 100 ANOS Datas e horários: 6 de dezembro, 20h 7 de dezembro, 18h e 20h Local: Teatro do Shopping Via Sul Aberto ao público. Ingressos limitados.


Av. Senador VirgĂ­lio TĂĄvora, 2000 - Aldeota Cx. Postal 52728 - CEP 60151-970 - Fortaleza/CE Fone: (85) 3064.2377 site: www.santacecilia.com.br e-mail: scecilia@santacecilia.com.br


Programação dos 100 anos  

Folder institucional sobre a programação dos 100 anos do Colégio Santa Cecília

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you