Page 1

José Alberto Conte Júnior Jornalista - Consultor Político

SEJAELEITO CONSULTORIA POLÍTICA

Marketing Político & Campanhas Vencedoras

Uma relação muito além do custo-benefício


INFORMAÇÕES Marketing Político & Campanhas Vencedoras Uma Relação Muito Além do Custo-Benefício. José Alberto Conte Júnior - 2016. Publicação: CJ Press Comunicação e Editora: CNPJ: 23.269.808/0001-74

Uma publicação:

SEJAELEITO CONSULTORIA POLÍTICA

www.sejaeleito.com.br

Consultor Credenciado:


SUMÁRIO Sobre o autor..............................................................................................................................................................04 Introdução........................................................................................................................................05 Marketing político e Marketing Político-Eleitoral.................................................................................06 Observações do Consultor..................................................................................................................................07 Vereador.............................................................................................................................................08 Prefeito................................................................................................................................................09 O Candidato................................................................................................................................................................10 O Líder.............................................................................................................................................................................11 Pense Estratégicamente......................................................................................................................................12 Planejamento e Resultados.................................................................................................................................13 Auto-avaliação................................................................................................................................14 Base Política................................................................................................................................................................15 Comunicação......................................................................................................................................16 Marketing de Relacionamento...........................................................................................................................17 Plano de Governo.....................................................................................................................................................18 Campanha e Corpo-a-Corpo..............................................................................................................................18 Considerações finais..............................................................................................................................................19 SEJA ELEITO................................................................................................................................................................20

3


SOBRE O AUTOR J

ornalista, Consultor Político com quatro certificações - sendo duas internacionais - José Alberto Conte Junior, formado em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo, pela Unesp e Pós-graduando em Marketing Político e Eleitoral, é responsável por duas eleições majoritárias em Botucatu-SP (2008 e 2012). Também é consultor de vereadores e deputados.

Possui mais de 15 anos de experiência em rádios, TVs, jornais, revistas, portais de notícias, bem como Comunicação Política, Corporativa e Institucional e desde 2008, atua e dedica-se exclusivamente à prática profissional e estudos de Comunicação Política. Como consultor Político, foi fundamental na vitória histórica e expressiva, do então candidato “azarão” João Cury (Botucatu-SP), que tinha 3% de intenções de votos em julho e venceu as eleições com 53% dos votos válidos, em 2008. De lá para cá, instrui diversos políticos. Autor do Método Seja Eleito, compõe os quadros da Associação Brasileira de Consultores Políticos (ABCOP), Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais em Comunicação Política e Marketing Eleitoral (Politicom), Associação Latinoamericana de Consultores Políticos (Alacop) e Association International Of Political Consultants.

4


INTRODUÇÃO A

s disputas eleitorais estão cada vez mais difíceis e caras. Na maior parte das vezes o candidato tem ótimas qualidades, bons planos e ideias inovadoras. Ainda, às vezes, tem legitimidade e representação; entretanto também tem dificuldades em como se posicionar, encontrar o público-alvo, comunicar, ou ainda estruturar e executar uma campanha eleitoral de forma eficiente para que Seja Eleito. É essencial ressaltar:

O eleitor está cada vez mais informado, observador, crítico; e as campanhas vencedoras estão cada vez mais profissionais.

Campanhas de improviso dificilmente vencem eleições.

O marketing político e o marketing politico eleitoral são variações do marketing mercadológico.

Este e-book tem o objetivo de apontar alguns caminhos para que você tenha conhecimentos básicos sobre como algumas técnicas do Marketing Político e Eleitoral podem transformar sua campanha, aumentando significamente a possibilidade que você Seja Eleito.

Como profissional, aplico conhecimentos em antropologia, sociologia, filosofia, história, psicologia, ciências políticas, geopolítica, política, comunicação em todas as vertentes:

Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas; estatística e lei-

tura de pesquisas; além de toda experiência, estratégias e conhecimentos do Marketing político e eleitoral, planejamento e suporte à campanhas vencedoras.

5


MARKETING POLÍTICO-ELEITORAL Conhecendo o mercado para oferecer o melhor a ele

O

Marketing Político e Eleitoral foi usado pela primeira vez, em 1952. Na ocasião, os Democratas contrataram a agência de propaganda BBDO para realizar a campanha do general Heisenhouer. De lá para cá, o Marketing Político avançou muito e hoje é o caminho mais seguro para quem deseja trilhar um caminho de sucesso político e eleitoral.

Cabe ressaltar que o Marketing político é diferente do Marketing Político eleitoral. Em uma eleição, o objetivo é que você tenha a quantidade de votos suficiente para que você Seja Eleito vereador ou Prefeito. O Marketing político é o trabalho desenvolvido no período anterior à campanha, seja com ou sem mandato, a fim de construir ou consolidar uma imagem.

Campanhas de sucesso têm, em comum, alguns pontos-chave:

OBS: O Marketing Político-eleitoral tem a função de descobrir os desejos e necessidades de seus eleitores, bem como onde eles estão, onde votam, as mensagens adequadas a eles e quais os meios que você deve utilizar para transmitir essas mensagens.

Planejamento estratégico, tático e operacional; identificação de grupo-alvo, comunicação, posicionamento, imagem bem definida, mensagem e meios, ações de campanha, plano de governo, marketing de relacionamento, Marketing Político, eventos.

6


OBSERVAÇÕES DO CONSULTOR A

Marketing Político, uma rota de Segurança

o entrar em uma eleição, é importante que você esteja preparado para uma ‘‘guerra’’, em que a conquista do voto dos eleitores é o principal objetivo de 99,9% dos candidatos.

ambiente eleitoral em que está inserido. O Marketing Político é o caminho mais curto para que você Seja Eleito e faça um mandato que resulte em reeleição. Porque você será capaz de captar os desejos dos eleitores e transformá-los em suas propostas de atuação, formatando a sua mensagem, discurso e plano de governo, aumentando as chances de sucesso eleitoral e político.

Por isso estou disponibilizando esse pequeno guia sobre como o Marketing Político pode tranformar sua campanha para vereador ou prefeito, porque possibilita que você passe a mensagem certa ao eleitor-alvo, através dos meios mais adequados; gerando reciprocidade, empatia e convertendo em votos.

Compartilho esse conhecimento porque acredito que políticos que buscam o melhor para suas campanhas, farão mandatos melhores e assim serão melhores para a sociedade. Espero que aprecie a leitura.

Trata-se de um composto comunicacional, organizado e disposto de tal forma a posicionar o candidato como a melhor opção de voto no

José Alberto Conte Junior Jornalista – Consultor Político contato: consultor@sejaeleito.com.br 7


VEREADOR E

leitos através do voto direto, e o mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição, por enquanto, ilimitada.

Trabalham em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, sendo mediador entre os habitantes e o prefeito.

A quantidade é estabelecida pelo contingente populacional, sendo no mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município.

Elaboração da Lei Orgânica do Município, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, deve cumprir a Lei Orgânica.

Têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento.

Nas últimas eleições municipais realizadas no ano de 2012, a concorrência de para vereadores era de mais de sete candidatos por cada vaga. Em cidades com grande eleitorado, o cenário é ainda mais disputado.

8


PREFEITO O

prefeito é responsável pela elaboração de políticas públicas para saúde, educação, habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e qualidade de vida dos munícipes.

Câmara, quanto elaborar propostas de leis quando achar necessário.

É quem encabeça a administração da cidade, empreendendo a gestão, o controle do erário,o planejamento e concretização de obras.

Segundo o TSE, caso o município tenha mais de 200 mil eleitores, a decisão do pleito pode vir a ocorrer em dois turnos. Em 2016, há possibilidade de ocorrer segundo turno em 83 cidades.

Candidato majoritário, isto é, para a vitória, deve obter a maioria absoluta dos votos.

Ao prefeito cabe sancionar ou vetar as leis aprovadas em votação pela

Nas eleições municipais de 2012 foram 15.588 candidatos a prefeito que concorrem a 5.568 vagas.

9


CANDIDATO “Políticos de sucesso têm e exercem liderança” O elemento que mais facilita o trabalho de um Consultor Político e aumenta significamente as chances de sucesso de uma campanha eleitoral é o candidato. Em uma campanha eleitoral, um candidato bem preparado facilita a conquista do voto. Então, o que seria um bom candidato, ou o candidato ideal? Um bom candidato é o que está disposto ao diálogo com todas as forças da sociedade. Capaz de construir propostas e mensagens que se conectem com maior facilidade aos eleitores,. Capaz de construir alianças políticas. Sabe que sucesso é resultado de trabalho. Pensa estrategicamente e é capaz de executar a estratégia planejada. DICA DE OURO: No sentido do Marketing Mercadológico, o candidato é o “Produto” e os eleitores o “mercado”. Um bom candidato é um bom produto, entretanto nem sempre o melhor produto é o produto mais vendido (ou votado). Por Isso, o Marketing Político Eleitoral é essencial e diferencial no planejamento e execução de uma campanha de sucesso para que você Seja Eleito. 10


LIDERANÇA E ESPERANÇA “O líder é um vendedor de esperança’’

O

que move líderes são insatisfações positivas, que fazem com que esses busquem sempre o melhor, e vão além, se preocupam com os demais.

Por isso que o processo eleitoral é o ápice de uma sociedade democrática, porque é momento em que avalia-se o passado e o presente para fazer uma escolha para o futuro.

Portanto, as insatisfações positivas de líderes que buscam o melhor para eles resultam na busca por um mundo melhor para as pessoas que estão em sua volta.

Por isso, o voto é sempre de esperança.

SEJA ELEITO

Aprenda, de forma simples, como DISCURSAR, CATIVAR e CONVENCER Seus ELEITORES. SEJA ELEITO!

11


PENSE ESTRATEGICAMENTE P

ara quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho será difícil.

para eles e sabem que o tempo do improviso e do romantismo acabou. Campanhas de sucesso são feitas ou ao menos orientadas por profissionais de Consultoria Política.

Pensar e agir estrategicamente é uma qualidade essencial de políticos de sucesso. Não à toa alguns surpreendem adversários em eleições aparentemente perdidas. Outros possuem discursos que emocionam, falam exatamente o que as pessoas querem ouvir, e assim conquistam os eleitores.

O planejamento de campanha permite que nenhuma ação seja aleatória. Nada será ao acaso em sua agenda, conversas, reuniões. A visão sobre o que fazer do até o dia das eleições será clara.

O que esses políticos e suas campanhas têm em comum é que têm planejamento. São os políticos de sucesso os que buscam o melhor

Você terá um objetivo mensurável e metas a atingir de acordo com o tempo.

Planejamento possibilita que você identifique o seu grupo-alvo de eleitores, desejos e

aspirações. Quantos votos você precisa e tem; possibilitando, organizar seu Plano Tático e Operacional com antecedência, evitando erros, desperdício de tempo e dinheiro.

12


PLANEJAMENTO E RESULTADOS F

oque onde tem maior potencial,remando para a mesma direção, rumo à sua vitória nas urnas.

O Planejamento Estratégico é de longo prazo. Nele, todas as etapas são essenciais e ao definir a estratégia, a mesma deve ser executada no todo, podendo ser ajustada, mas não mudada, ou mesmo suprimida em partes sem que o todo seja prejudicado.

A sua vitória fica mais cada vez próxima porque o Planejamento de Campanhas dá todas as direções para que você: transmita, com eficiência, as suas principais mensagens ao seu público-alvo direto e indireto.

O Planejamento Tático é de médio prazo e consiste em conseguir fazer o que deve ser feito com os recursos disponíveis.

Possibilita que você conheça suas forças e fraquezas, bem como as forças e fraquezas dos seus adversários.

O Planejamento Operacional é de curto prazo e realizado pelas equipes de campanha.

Estratégia pressupõe sigilo. NUNCA divulgue sua estratégia, senão ela corre o risco de ser neutralizada pelos seus adversários. Ao contrário, tente descobrir a estratégia dos oponentes e poderá neutralizá-los.

13


CONHEÇA A VOCÊ, ADVERSÁRIOS O AMBIENTE, E SEU ELEITOR

E

Essas informações vão delinear suas mensagens e seu Plano de Governo ou de Ação Parlamentar.

Colete o máximo de informações sobre seus eleitores-alvo, seu município, pesquisas eleitorais, esteja informado.

Um plano de governo baseado em fortes tons de realidade permite que, ao longo do seu mandato, você tenha maior chance de êxito na aplicação de suas propostas.

m um método, uma coisa será interligada à outra. A partir do Planejamento Estratégico vamos montar uma boa base de dados e informações.

Faça o estudo do perfil sociocultural do seu eleitorado-alvo.

Avalie seus pontos fracos e como eles podem interferir em seu sucesso eleitoral.

Procure os pontos fracos de seus adversários e use-os para neutralizá-los, fazendo assim com que você Seja Eleito.

14


CONSTRUA UMA BOA BASE POLÍTICA “Vencer na política não é tudo: é a única coisa.” Richard Nixon

O

período de pré-campanha é essencial para a formação de uma boa base tanto política quanto eleitoral.

Busque apoio de políticos de seu partido e de outros, que possam apoiar publicamente sua candidatura.

O essencial para uma candidatura promissora é que sua bandeira de atuação tenha legitimidade.

Foque em seu segmento-alvo e agregue apoios, não pregue somente para convertidos (os que já votam em você), também não perca tempo tentando ganhar os votos cristalizados da oposição.

Ter base política é importante para que você tenha atenção do partido.

SEJA ELEITO

Aprenda, de forma simples, como DISCURSAR, CATIVAR e CONVENCER Seus ELEITORES. SEJA ELEITO!

15


COMUNICAÇÃO P

ode ser publicitária, pessoal, impessoal, interpessoal, verbal, visual, audiovisual ou virtual. Presença é determinante. Tão ou mais importante que presença, a mensagem.

Posicione-se como representante do seu segmento. Contudo, avalie o contexto, se a aparição será positiva ou negativa, sobretudo se tem LEGITIMIDADE. As peças publicitárias devem ser diretas, marcantes, diferenciadas da concorrência e repetitiva – para fixar na mente do eleitorado.

O princípio básico para que alguém Seja Eleito é que seja conhecido, entretanto isso não é diferencial. Por isso, tenha ideias que apaixonem. - Quem tem uma bandeira vai mais longe do que quem faz a campanha por vaidade, ou é candidato de si mesmo.

Use também publicidade inteligível e informacional. Dê bons motivos para que os eleitores votem em você. As mensagens devem ser diretas e objetivas. Adequadas ao público-alvo e ao interlocutor. Dê atenção ao ‘simplês’, evite termos técnicos ou linguagem complicada.

A comunicação deve ser feita em todas as oportunidades.

16


MARKETING DE RELACIONAMENTO “O objetivo principal da política é criar a amizade entre membros da cidade”. Aritóteles

N

esse ponto o Marketing Político Eleitoral aponta caminhos para melhorar o relacionamento com os eleitores. De simples técnicas de memorização de nomes, até sua postura em reuniões, comícios, ações externas, eventos sociais ou partidários; como agir e principalmente, como passar a sua mensagem para cada grupo de eleitores.

eleitor são essenciais; em muitas vezes, mais do que os partidos ou as propostas e realizações. Portanto, ao ouvir seu eleitor, ouça-o com atenção. Se for dar um abraço, que seja verdadeiro, as pessoas percebem a diferença. Ao discursar crie uma conexão com seus interlocutores, identifique os três tipos de plateia e use gatilhos mentais para aumentar o poder de persuasão sobre cada um deles.

Lembre-se, a primeira aparência é a que fica, e a primeira carência de voto do eleitor brasileiro é a afetiva. Trocando em miúdos, o voto sendo na pessoa, o carisma pessoal, a identificação e a conexão com cada

17


PLANO DE GOVERNO U

m Plano de Governo baseado em fortes tons de realidade tem maior probabilidade de ser aceito pela população e que sua execução seja próspera e exitosa.

transmissão desse plano deve ser simples, direta e objetiva. Durante a campanha, atente-se em três pontos mais significantes para seus eleitores. Temas secundários e polêmicos devem ser evitados em discursos, entrevistas e reuniões; com exceção que sejam de se segmento de seu interesse, no mais avalie o contexto.

Divida o Plano de Governo em blocos, para que sejam visualizados mais facilmente e escreva com simplicidade. O plano deve ser feito por um conselho político e técnicos e profissionais de cada área, mas a

18


CORPO-A-CORPO E EVENTOS O

período oficial de campanha de 90 dias é determinante. É nele que a imagem construída para o candidato, bem como as mensagens e plano de governo serão colocados à prova.

Durante a campanha você e sua equipe devem executar o planejamento de campanha com exatidão. Da Convenção às eleições. Do lançamento do comitê e da campanha, às visitas de correlegionário, caminhadas e conversas com moradores, eventos, reuniões, comícios, carreatas, entrevistas e debates.

É nesse período que um candidato ‘maquiado’ tende a perder espaço para os legítimos e mais preparados.

19


CONSIDERAÇÕES FINAIS O

período eleitoral é o que ficará marcado do seu trabalho, portanto aja com cautela, respeito aos adversários, entretanto não se intimide ou passará uma imagem de fraco, o que reduz suas chances a quase zero.

Políticos bem-sucedidos não têm medo de ataques vindos de seus oponentes políticos. Eles sabem que precisam de oponentes para ganhar perfil e credibilidade. Políticos bem-sucedidos estão cientes do que os seus eleitores querem e se fazem altamente visíveis a ambos, aos eleitores e à mídia. Eles sabem identificar e utilizar recursos para fazer suas campanhas decolarem.

Faça uma campanha mais limpa e propositiva possível. Entretanto seja capaz de atacar e contra-atacar, caso seja preciso. Políticos bem-sucedidos sabem o que querem e planejam suas campanhas estrategicamente.

Além do conteúdo desse e-book, o Marketing Político e Eleitoral pode fazer muito mais por você. Procure por profissionais habilitados.

20

Seja eleito  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you