Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

EDITAL CEAD Nº 09/2012 Dispõe sobre as normas de seleção de tutores para atuar no Curso de Extensão em “Escolas Sustentáveis – com vida”, modalidade a distância, Polo de Lavras, que integra o Programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a coordenação do Departamento de Biologia (DBI) e do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras – CEAD/UFLA, com o apoio da Secretaria de Alfabetização, Educação Continuada e Diversidade (CGEA/SECADI) do Ministério da Educação (MEC).

O Centro de Educação a Distância (CEAD) e a Coordenação do Curso de Extensão Modalidade a Distância em “Escolas Sustentáveis – com vida”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), torna público o presente Edital, referente às normas de seleção de tutores para as disciplinas do curso. 1. REQUISITOS Poderão se inscrever para este processo seletivo, conforme a Resolução nº 8 de 30 de abril de 2010 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), disponível no site www.uab.capes.gov.br: 1.1. graduados com experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (educação básica ou ensino superior presencial ou a distância); e/ou 1.2. pós-graduados (Lato Sensu ou Stricto Sensu); e/ou 1.3. estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. 2. DISCIPLINAS E VAGAS POR CURSO 2.1. Para atuação no curso exigir-se-á formação específica, conforme explicitado no Anexo I deste edital. 2.2. A relação das disciplinas e temas que serão abordados encontra-se na Tabela 1, a seguir:

1


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

Tabela 1

Período de atividades De out/2012 a nov/2012

Carga Horária

Disciplinas

30h

I - Ambientação em EaD

30h

II - Eu Engajamento - Pegada Ecológica, Identidade, Bem estar

De fev/2013 a mar/2013

30h

III - O Outro - Nossa Responsabilidade na Escola

De mar/2013 a abr/2013

30h

IV - Mundo, Comunidade e Ecotécnicas

De nov/2012 a dez/2012

2.3. A relação detalhada dos temas abordados no curso encontram-se no Anexo II deste edital. 2.4. Serão disponibilizadas 10 vagas para desenvolvimento dos trabalhos no curso, sendo também selecionados suplentes, de acordo com as necessidades específicas. 3. INSCRIÇÃO Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do Edital, disponível no site (www.cead.ufla.br). 3.1. Período de inscrição: 03/09/2012 a 14/09/2012. 3.2. A inscrição será feita somente via Internet, a partir das 12 horas do dia 03/09/2012 até as 12 horas do dia 14/09/2012, por meio da Ficha de Inscrição on-line disponível no site do CEAD (www.cead.ufla.br). 3.3. O candidato inscrito deverá atuar em todas as disciplinas do curso. 3.4. As informações prestadas no requerimento de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato. 3.5. O CEAD não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica.

2


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

3.6. O currículo do candidato, devidamente comprovado, deverá ser entregue até as 16 horas do dia 14/09/2012, prazo final das inscrições, na secretaria do CEAD. 3.7. O currículo deverá estar no formato da Plataforma Lattes. 3.7.1.1. Serão ELIMINADOS os candidatos que não entregarem seu currículo, devidamente comprovado, na data estipulada. 3.7.1.2. Na análise do currículo não serão consideradas as atividades sem a devida comprovação. 4. SELEÇÃO 4.1. ETAPAS DE SELEÇÃO 4.1.1.

PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES

4.1.1.1. Todos os candidatos inscritos deverão participar do curso de formação inicial de tutoria, a ser promovido pelo CEAD, condição indispensável para a atuação no curso em questão. 4.1.1.2. O curso ocorrerá no período de 22/09 a 08/10/2012. 4.1.1.3. O candidato selecionado

que não participar do curso será ELIMINADO do

processo. 4.1.1.4. Candidatos que comprovem capacitação anterior realizada pela UFLA poderão ser dispensados do curso, conforme deliberações da coordenação. 4.1.1.5. O curso terá duração de 28 (vinte e oito) horas, assim distribuídas: 4.1.1.5.1.

8 (oito) horas presenciais, a serem cumpridas em encontro presencial a ser realizado no dia 22/09/2012, no Núcleo de Educação Continuada – NEC/Campus Histórico da UFLA (antigo Centro de Treinamento Faepe);

4.1.1.5.2.

20 (vinte) horas a distância, cumpridas em atividades a serem desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

4.1.1.6.

Despesas com diárias, transporte e alimentação para participação na formação de tutoria não serão custeadas pela instituição.

3


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

4.1.1.7.

É

de

responsabilidade

do

candidato

informar-se

no

site

do

CEAD

(www.cead.ufla.br) sobre o horário e o local de realização do curso de formação inicial de tutoria. 4.1.2.

ANÁLISE DE CURRÍCULO

4.1.2.1. À análise de currículo

serão atribuídas pontuações de 0 (zero) a 10 (dez),

conforme critérios estabelecidos, disponível no Anexo III deste Edital 4.2. RESULTADO FINAL 4.2.1.

O resultado final será calculado pela média aritmética da nota obtida pelo candidato na análise do currículo e no Curso de Formação de Tutoria, considerando-se duas casas decimais, desprezando-se as demais.

4.2.2.

Havendo empate na classificação, os critérios de desempate entre os candidatos obedecerão à seguinte ordem: α) candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único do artigo 27 da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso);

β) candidato que tiver mais idade. 4.2.3.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da Nota Final. Os classificados, até o limite das vagas oferecidas para o curso constarão da “lista de selecionados”. Os candidatos classificados além do limite das vagas constarão da “lista de suplentes” e poderão ser convocados no caso de desistência de candidatos selecionados ou de outras necessidades do curso.

4.2.4.

A lista dos selecionados e dos suplentes será divulgada no site do CEAD (www.cead.ufla.br), no dia 11/10/2012.

4.2.5.

É

de

responsabilidade

do

candidato

informar-se

no

site

do

CEAD

(www.cead.ufla.br) sobre o resultado final da seleção. 5. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS 5.1. O candidato poderá interpor recurso contra o resultado, desde que devidamente instruído e fundamentado, do dia 11/10/12, após a publicação do resultado final, até às 12 horas do dia 17/10/2012. 5.2. O recurso deverá ser apresentado em formulário próprio, que será disponibilizado no site do CEAD (www,cead.ufla.br).

4


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

5.3. Além da justificativa, o formulário deverá ter os campos de identificação do candidato completamente preenchidos.

5.4. Os recursos deverão ser assinados, digitalizados e enviados para o e-mail sec.es@cead.ufla.br. Os originais deverão ser enviados pelos Correios e postados, impreterivelmente, até as 12 horas do dia 17/10/2012, por meio de carta registrada com aviso de recebimento (AR), para o seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO LAVRAS/MG - CEP 37200-000 5.5. Não serão apreciados os recursos incompletos, incorretamente preenchidos, enviados e/ou postados fora do prazo, ou que não estejam de acordo com as normas deste Edital. 5.6. O CEAD não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica. 5.7. O resultado da análise dos recursos será disponibilizado até o dia 19/10/2012 no site do CEAD (www.cead.ufla.br). 5.8. É de responsabilidade do candidato informar-se no site do CEAD (www.cead.ufla.br) sobre o resultado da análise do recurso. 6. ATRIBUIÇÕES, ATUAÇÃO E REMUNERAÇÃO DOS TUTORES 6.1. Segundo os critérios da Resolução nº. 8, de 30 de abril de 2010 e da Resolução CD/FNDE nº. 26, de 5 de junho de 2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), são atribuições do tutor: •

mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;

acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;

apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

manter regularidade de acesso ao AVA e responder às solicitações dos cursistas no prazo máximo de 24 horas;

estabelecer contato permanente com os cursistas e mediar as atividades discentes;

colaborar na avaliação dos cursistas;

5


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

6.1.1.

participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela instituição de ensino;

elaborar relatórios de acompanhamento dos estudantes e encaminhar à coordenação;

participar do processo de avaliação da disciplina sob orientação do professor responsável;

apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais no polo, sempre que solicitado.

Cada tutor ficará responsável pelo acompanhamento de uma a três equipes de trabalho por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em jornada de trabalho de quatro (4) horas diárias, totalizando vinte (20) horas semanais, além da participação nos encontros presenciais.

6.2. DA REMUNERAÇÃO 6.2.1.

A remuneração mensal pela atuação como tutor será de R$765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais), conforme a Resolução nº 8, de 30 de abril de 2010 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

6.2.2.

O pagamento das bolsas será de acordo com o período de duração da disciplina, conforme cronograma Tabela 1 e seus critérios pré-determinados.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS 7.1. O candidato inscrito assume a aceitação total e incondicional das normas constantes neste Edital e demais expedientes relacionados a este processo. 7.2. Serão incorporados a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela UFLA, as informações apresentadas no site do CEAD (www.cead.ufla.br) e demais documentos referentes a este Processo. 7.3. Será excluído do Processo, a qualquer tempo, o candidato que utilizar meios fraudulentos na inscrição e em qualquer etapa do processo regido por este edital, ficando, inclu sive, sujeito a outras sanções e penalidades previstas em lei. 7.4. Os casos omissos serão resolvidos pelo CEAD e pela PRG no âmbito de suas competências.

6


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

Lavras, 31 de agosto de 2012.

Profa. Elaine Frade Coordenador(a) Pedagógico(a) do CEAD

Profª. Rosângela Alves Tristão Borém Coordenadora do Curso Escolas Sustentáveis – com vida

7


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

ANEXO I

FORMAÇÃO EXIGIDA PARA ATUAÇÃO NA TUTORIA

ESCOLAS SUSTENTÁVEIS – COM VIDA

Disciplinas

Área de atuação Qualquer área de formação Experiência em Educação a Distância

I - Ambientação em EaD

II - Eu Engajamento - Pegada Ecológica, Identidade, Bem estar

III - O Outro - Nossa Responsabilidade na Escola

IV - Mundo, Comunidade e Ecotécnicas

8

Preferencialmente com formação nas áreas das Engenharias, em geral, bacharelados em Ciências Biológicas e licenciaturas em geral.


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

ANEXO II

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Responsabilidades e Ações – Edith Sizoo Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4653.pdf

Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC) Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/169/_arquivos/169_29092008073244.pdf

Diretrizes Curriculares Gerais Nacionais para a Educação Básica Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&task=doc_download&gid=5916&Itemid=

A contribuição do pensamento de Edgar Morin para a Educação Ambiental Disponível em:http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/709 Aqui é onde eu moro, aqui nós vivemos Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/mes_livro.pdf

9


UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Pró-Reitoria de Graduação Centro de Educação a Distância - CEAD

ANEXO III CRITÉRIOS PARA ANÁLISE DE CURRÍCULOS

Titulação (máximo 35 pontos): Pós-Graduação lato sensu (especialização) em andamento - 12 pontos Pós-Graduação lato sensu (especialização) - 15 pontos Pós-Graduação stricto sensu (mestrado em andamento) - 18 pontos Pós-Graduação stricto sensu (especialização concluída com mestrado em andamento) - 20 pontos Pós-Graduação stricto sensu (mestrado concluído) - 25 pontos Pós-Graduação stricto sensu (mestre com doutorado em andamento) - 28 pontos Pós-Graduação stricto sensu (doutorado direto concluído) - 30 pontos Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado concluídos) - 33 pontos Pós-Graduação stricto sensu (Pós-doutorado concluído) - 35 pontos Atuação profissional na área de Educação (máximo 20 pontos): Docência comprovada no ensino superior - 2 pontos por ano Docência comprovada na educação básica - 2 pontos por ano Cargo de gestão (coordenação, supervisão) - 1 ponto por ano Atuação profissional na área de Educação a Distância (máximo 35 pontos): Tutoria a distância em cursos EaD – 0,2 por hora-aula Tutoria presencial em curso EaD – 1,0 por semestre Docência (professor/a formador/a) em cursos EaD – 0,4 por hora-aula Coordenação de cursos EaD – 1,0 por semestre Estudantes em curso a distância – 0,4 por semestre Produção de material didático ou instrucional – 6 ponto por material Curso de Formação em EaD – 0,6 por hora-aula Curso de Formação em tutoria – 0,8 por hora-aula

Experiência com informática (máximo 5 pontos): Curso de informática básico – 0,2 por hora-aula Curso de informática avançado – 0,4 por hora-aula PUBLICAÇÕES (máximo 5 pontos): Publicação de livro com ISBN – 0,5 pts Publicação de capítulo de livro com ISBN – 0,5 pts Artigo científico com classificação no sistema Qualis da CAPES – 0,25 pts Publicação integral de artigo científico em anais (sem classificação no Qualis) – 0,25 pts

Publicação de resumo expandido de artigo científico em anais – 0,25 pts OUTROS

Caso exista alguma atividade relevante não contemplada nos itens anteriores a banca poderá pontuar a atividade desde que elabore justificativa fundamentada, incluindo-a em subitem pertinente. Ex.: participação ou ministração - palestras, eventos, mini-cursos na área de Educação Ambiental – 0,5 por evento

10

Teste  

Edital teste da universidade federal de lavras e universidade federal de sao joao del rei

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you