Page 1

GuitarClubPT edição #003 Outubro 2010

ENTREVISTA

A GCPT Magazine entrevista os Us&Them

MÚSICA

Grandes concertos em Portugal

NOTÍCIAS

As últimas notícias do mundo da música

REVIEW Último álbum dos Disturbed

SUGESTÕES Baixos para iniciantes

Os melhores guitarristas do mundo!


Índice Pag #4 Aniversários dos Famosos Pag #5 Lançamentos de Álbuns Pag #6 Os Melhores Guitarristas do Mundo Pag #10 Entrevista aos Us&Them Pag #12 Grandes concertos em Portugal Pag #13 - 16 Notícias

Dream Theater vão continuar sem Mike Portnoy Assassino de John Lennon revela o motivo Slash anunciou nova tour para 2011 Guitarra + Comando Homem oferece $10 milhões aos Weezer para nunca mais cantarem! The Offspring regressam ao estúdio GuitarClubPT + Thomann.de

Pag #17 Baixos para iniciantes Pag #19 Review: Asylum (Disturbed) Pag #20 Curiosidades: Asylum (Disturbed)

Design por: João “JJ” Joaquim Pedro “PT” Thomaz Textos por: Jorge “Migas” Simões Pedro “PT” Thomaz Pedro “PM” Miguel Vitor “Mustang” Barbosa Edição por: Nádia “Nadyta” Pereira

Pag #21 Artigo do Rockalheiro Pag #22 Escola GCPT Pag #25 WTF!? Pag #26 Rock ao Domingo!


GCPT MAGAZINE Este foi um mês de algumas novidades para o GuitarClubPT! Umas de maior importância que outras mas não deixam de ser novidades: • Criação de uma conta no SoundCloud – Aqui iremos postar todos os meses uma música das bandas que são 'caçadas' no MySpace e entrevistadas na GCPT Magazine. Mas não é só! Tu também podes enviar as tuas músicas (ou da tua banda) para a nossa conta! Iremos ouvi-las de certeza! • Introdução de novos produtos na Loja GCPT – Ajudem-nos a publicitar o GuitarClubPT comprando o nosso merchandising! A qualidade dos produtos já foi aprovada por nós. E as mais importantes: • Remodelação completa do nosso Website – http://GuitarClubPT.com – Com a intenção de melhorar a navegação no mesmo, a nível de leitura e carregamento da página, e também incentivar os nossos leitores a seguirem o GuitarClubPT nas Redes Sociais! • Parceria com a loja Thomann – Todos os meses recomendamos aos nossos leitores o melhor material! E os melhores preços vêm da Thomann! Ao comprar na Thomann através do GuitarClubPT está a ajudar-nos a juntar alguns fundos, fundos esses que servirão para investir em projectos futuros, como soluções de publicidade ou na compra de material (exemplo: Pedais de efeitos) para dar em concursos organizados, etc. Contamos com a ajuda de todos vós, para o crescimento do GuitarClubPT! Não somos só nós que saíremos a ganhar, vocês também!

GuitarClubPT pela net:

Site: http://GuitarClubPT.com Twitter: http://Twitter.com/GuitarClubPT Facebook: http://Facebook.com/GuitarClubPT Myspace: http://Myspace.com/GuitarClubPT

SoundCloud: http://SoundCloud.com/GuitarClubPT http://SoundCloud.com/groups/GuitarClubPT 03


ANIVERSÁRIOS DOS FAMOSOS 10 de Outubro > David Lee Roth – Nasceu no ano de 1954 em Bloomington, Indiana (EUA) e é o vocalista da banda Van Halen.

13 de Outubro > Sammy Hagar – Nasceu em 1947 e é conhecido como o “The Red Rocker”. É um cantor NorteAmericano. Já foi vocalista dos Van Halen, e presentemente é vocalista dos Chickenfoot.

25 de Outubro > Chad Smith – Nasceu em 1961, é baterista dos Red Hot Chilli Peppers e baterista também da banda Chickenfoot.

27 de Outubro > Scott Weiland – Nasceu em 1967 e foi vocalista dos Velvet Revolver, presentemente é vocalista da banda Stone Temple Pilots.

30 de Outubro > Gavin Rossdale – Nasceu em 1965 e é a voz da banda de rock Bush.

5 de Novembro > Bryan Adams – Nasceu em 1959 e é cantor de rock Canadiano.

04


LANÇAMENTOS DE ÁLBUNS 11 de Outubro > AB III - Alter Bridge

12 de Outubro > For We Are Many - All That Remains

19 de Outubro > Come Around Sundown - Kings of Leon

2 de Novembro > Cardiology - Good Charlotte

9 de Novembro > Up Close - Eric Johnson

(todas as datas são para lançamentos nos Estados Unidos excepto álbuns de bandas portuguesas)

05


OS MELHORES GUITARRISTAS DO MUNDO! Pois é… este mês resolvemos falar sobre alguns dos melhores guitarristas do mundo. Não só porque é “bonito” falar destes senhores mas porque no fundo são eles que nos inspiram a tocar guitarra e que nos mostraram o que é “tocar guitarra a sério”. (a lista não está em ordem especifica, não é um “top XX”)

Jimi Hendrix

Como qualquer outra lista dos melhores guitarristas do mundo, esta começa com Jimi Hendrix. Mas neste caso por razões um pouco diferentes. Toda a gente sabe que Jimi Hendrix foi um grande guitarrista, mas nós vamos falar dele porque é um dos maiores “influenciadores” no mundo das guitarras. Jimi Hendrix foi uma influência para uma grande lista de artistas incluíndo Stevie Ray Vaughn (SRV). Qualquer pessoa que veja um vídeo ou ouça uma música de Jimi Hendrix pode ver o porquê dessa influência. A maneira de tocar, a paixão posta em cada nota tocada, Jimi Hendrix foi sem dúvida um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Slash Por outro lado, temos o ícone do Rock N’Roll, ex-Guns N’Roses, Velvet Revolver e agora com uma carreira a solo de sucesso… Falamos pois claro de Slash (Saul Hudson). Slash tornou-se um ícone do rock n’roll por causa dos seus riffs icónicos e do seu “tone” maravilhoso que guitarristas de todo o mundo têm vindo a tentar copiar há anos. Mesmo com guitarras eléctricas “Signature” de Slash tanto da Gibson como da Epiphone e amplificadores iguais aos que Slash usava, recrear o “tone” de Slash tem-se provado difícil, até recentemente a Marshall ter criado o amplificador AFD100 à “medida de Slash”. Quem não conhece por exmplo o riff da intro da Sweet Child O’mine? Ou o da Welcome to the Jungle? Por estas e por outras razões nós aqui no GuitarClubPT consideramos Slash um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

Steve Vai

No aspecto mais técnico, mas também com uma relevância enorme, temos o senhor Steve Vai, um guitarrista extremamente talentoso. Com uma maneira de tocar muito especial e sempre rodeado dos melhores artistas, Steve Vai consegue sempre dar um espectáculo inesquécivel. Foi ele um dos primeiros a tocar uma guitarra eléctrica de 7 cordas num registo rock. Ao criar as suas próprias guitarras (Ibanez Jem), Steve Vai consegue expandir o seu estilo musical. Este senhor para além de ter uma “skill” muito para além de muitos guitarristas, consegue prender o público a músicas sem vocalista, o que é um trabalho muito difícil de fazer hoje em dia…

06


Joe Satriani

Eric Clapton

… mas há outro guitarrista que consegue o mesmo. E o seu nome é Joe Satriani. Joe Satriani… O que poderei dizer sobre este artista que não seja já mencionado em todas as “listas” de que faz parte?! Ora bem Joe Satriani é sem dúvida um “enorme” guitarrista/artista que é muitas vezes classificado como “sobrenatural”. Desde os seus riffs até à forma de tocar, Joe é dos guitarristas mais dotados de sempre, tendo também a sua linha de guitarras, as Ibanez JS, e assim como Steve Vai, pode expandir o seu estilo musical fazendo inovações, não muito comuns, nas guitarras eléctricas.

Nesta lista também não podia faltar o ex-guitarrista da banda Cream. Para quem não conhece, este senhor dá-se pelo nome de Eric Clapton. Este é outro guitarrista que é impossível nunca ter ouvido falar, mesmo que não se esteja muito dentro deste mundo. Os seus maiores êxitos foram provavelmente as músicas “Cocaine”, “Layla” e “Tears in Heaven”. Muitas vezes elogiado pelo seu estilo de tocar, Eric Clapton é considerado por muitos como um dos melhores guitarristas de todos os tempos, e nós aqui no GuitarClubPT concordarmos plenamente.

Zakk Wylde

Zakk Wylde não se encontra muitas vezes nestas listas (ou mesmo em top10), e nós aqui no GuitarClubPT nunca percebemos bem porquê. Zakk é dos guitarristas mais versáteis que há, tanto vai para o palco e toca uma música pesada como Crazy Train, ou Stillborn (da sua autoria), como o podemos encontrar a tocar uma guitarra acústica num estilo mais “espanhol”, como no último trabalho dos Black Label Society, ou ainda a tocar piano. Zakk Wylde já recebeu alguns prémios como melhor guitarrista de metal ou Hard rock mas nunca foi considerado dos melhores pelos média do mainstream. Desde os anos em que tocava como guitarrista na banda de Ozzy Osbourne, até aos dias de hoje dos Black Label Society, Zakk Wylde é sem dúvida um guitarrista a ter em conta. É de notar também que Zakk Wylde (como falámos na edição anterior) criou duas guitarras eléctricas inteiramente novas (Epiphone Graveyard Disciple e Gibson/Epiphone ZV), e inventou “uma porrada” de pinturas e acabamentos. Podem encontrar mais informação na edição da GuitarClubPT Magazine anterior (#002).

Tom Morello

Outro guitarrista que não podia deixar de marcar presença é Tom Morello. Guitarrista dos Rage Against The Machine, e ex-Audioslave. É muito difícil caracterizar este guitarrista, o estilo dele é…. Estranho, mas um estranho bom! Basta ouvir algum álbum dos Rage Against The Machine ou mesmo dos Audioslave e prestar atenção. Usando “kill-switchs”, tapping, hammer-ons, pull-offs, etc etc etc, Tom Morello “inventou” um novo estilo. Um pouco funk, um pouco hip-hop, um pouco de DJ e muito rock n’roll é a melhor maneira de caracterizar o estilo de Tom Morello.

07


Yngwie Malmsteen

Outro guitarrista adorado por muita gente, em maioria pelo fãs do heavy ou speed metal, é Yngwie Malmsteen. Com um nome esquisito, uma Stratocaster e algum “distortion” este homem faz magia. É um guitarrista muito rápido, com uma técnica quase perfeita. Se algum guitarrista pode “dar a cara” por um estilo musical como o Speed Metal, é mesmo o Yngwie Malmsteen.

Santana

Com um novo disco de covers lançado recentemente (Guitar Heaven), Carlos Santana é sem dúvida um guitarrista de renome. Com grandes êxitos desde o “Black Magic Woman” de 1970 até aos dias de hoje, quando se fala em grandes guitarristas, Santana tem de fazer parte dessas listas. Com o seu estilo de “Rock Latino” tem impressionado o mundo inteiro. Com a sua linha de guitarras, PRS (Paul Reed Smith) Santana, Carlos Santana tem vindo a inovar o mundo do rock com o seu estilo muito próprio. Como podemos “ver” (ouvir) no seu último álbum, Santana gosta bastante de dar um toque de Rock Latino às suas músicas. Mesmo fazendo covers de músicas conhecidíssimas, como a “Whole Lotta Love” dos Led Zeppelin, Santana consegui dar o seu “toque latino” e criar uma música diferente da original, mas mantendo os aspectos essenciais. Por essas razões, Carlos Santana, mais conhecido apenas por Santana, é considerado um guitarrista “muy talentoso”!

John Mayer

Considerado por muitos um guitarrista um pouco mais comercial, mas que não deixa de ser um óptimo guitarrista… John Mayer tem vindo a “dar cartas” no mundo da música com as suas famosas Stratocasters. Tocando estilos desde o “Blues-Rock” passando pelo Rock até ao Soul, John Mayer é considerado por muitos, um dos grandes guitarristas desta era, e para comprovar esse facto basta ouvir qualquer música de John Mayer e ouvir com atenção. Desde a “skill” envolvida nas músicas até a “paixão” com que as toca, John Mayer é sem duvida um grande guitarrista.

Angus Young

Angus Young… E ficamos por aqui… Não há mais nada a dizer. “Thunderstruck”, “Back in Black” ou “You shook me all night long” são só alguns dos êxitos dos AC/DC. Esta mega-banda, com muitos anos de carreira e com um enorme sucesso nos últimos anos, consegue ainda cativar muito público para os seus concertos. Prova desse mesmo sucesso é que neste último ano, foram a banda que mais lucrou em todo o mundo (ver GuitarClubPT Magazine #001). Angus Young é sem dúvida um elemento essencial dos AC/DC, desde o seu estilo muito próprio de se movimentar em palco até aos seus riffs que são dos mais conhecidos do mundo, Angus pode sem dúvida ser considerado um dos melhores guitarristas do mundo!

08


Les Paul

Um senhor que muita gente não deve conhecer, mas que toda a gente já ouviu falar. Falamos pois de Les Paul. “Ah e tal mas isso é o nome de uma guitarra da Gibson/Epiphone!!” Sim pois é, mas também é o nome do senhor que a desenhou, construiu e aperfeiçoou. Mas não é disso que falamos aqui, mas sim de grandes guitarristas, e Les Paul além de ter desenhado uma das guitarras mais icónicas da nossa geração, foi também um grande guitarrista de Jazz, Country e Blues. Les Paul tocou guitarra durante uns impressionantes 81 anos. Infelizmente, faleceu o ano passado com 94 anos de idade. Teve 3 singles a chegar ao #1 das tabelas Americanas. Les Paul é também um dos poucos artistas a ter o seu nome numa exibição permanente e “isolada” no Rock and Roll Hall of Fame.

John Petrucci

Outro senhor um pouco menos “mainstream” mas igualmente talentoso é John Petrucci, guitarrista dos Dream Theater. Com um talento invejável, John Petrucci tem escrito alguns dos maiores êxitos do estilo “rock progressivo” da nossa geração, não só tocando com os Dream Theater mas também com os Liquid Tension Experiment, e também ao lado de Joe Satriani e Steve Vai na tour G3 em 2001, 2005, 2006 e ao lado de Joe Satriani e Paul Gilbert em 2007. John Petrucci para além de ser um nome a ter com conta dentro do seu estilo musical, tem (como outros grandes artistas) uma linha de guitarras “assinadas” por ele. É o caso das Music Man John Petrucci 6 e das Music Man JPX 6.

Esta lista não está em nenhuma ordem em particular, não é um “top qualquer coisa”, é apenas um artigo em homenagem aos grandes senhores que através das suas músicas nos influenciaram a começar a tocar guitarra. É por causa destes artistas (e outros mais, podíamos gastar 300 páginas a enumerar) que se criam novos, e cada vez mais, guitarristas. Um grande obrigado a todos pelo excelente trabalho que fizeram (e continuam a fazer).

Keep on rocking!

09


ENTREVISTA AOS US & THEM

Já 'caçámos' Grunge... Já 'caçámos' Rock Alternativo... Chegou agora a vez do “Hard-Rock 'n' Roll”! A banda deste mês é intitulada US&THEM, são de Vila Nova de Gaia (Porto) e tal como dizem na própria biografia: “US&THEM resumem-se apenas a uma coisa: Rock 'n' Roll!” E é isso que nós queremos! Começaram no verão de 2006 quando 4 amigos se juntaram para partilhar o gosto que tinham (e têm) pela música e criar um projecto Rock. E foi então que Maurício, Ricardo, Vasco e Marcelo começaram a tocar juntos com a principal intensão de aprender a tocar e desenvolver ao mesmo tempo o projecto. Depois de alguns concertos dados, a banda fez uma pausa em 2007, mas foi no ano seguinte que tudo mudou! Foi então em 2008, que os US&THEM começaram a trabalhar a sério no projecto! Começaram a compor as primeiras músicas originais e a tentar estruturar um estilo músical baseado no Rock e Hard-Rock. E assim foi crescendo o projecto, tendo a banda actuado diversas vezes ao vivo e participado em alguns concursos de bandas, o que foi uma grande ajuda para promover a banda no mundo da música! No final de 2009, começaram a preparar aquele que viria a ser o primeiro trabalho de estúdio, e o resultado foi “Highway 19”, primeiro EP da banda, lançado em 2010 e que é constituido por 4 faixas de estúdio e 2 gravadas “ao vivo”. Depois de mais de 40 concertos dados e de várias participações em concursos de bandas, os US&THEM continuam por aí a “rockar” à força toda! E é de bandas assim que nós gostamos! Por isso, aqui fica mais uma banda com o Selo de Aprovação do GuitarClubPT!

Maurício - Voz & Guitarra Ricardo - Guitarra Vasco - Baixo Marcelo - Bateria

MySpace da Banda :: http://myspace.com/usnthemband 10


ENTREVISTA AOS US & THEM Qual é a origem do nome US&THEM? > O nosso nome no fundo é uma interação entre nós e a família US&THEM (US), e vocês, os fãs, e todos aqueles que ouvem e apoiam o nosso trabalho (THEM). Sabemos da vasta lista de concertos que já deram, qual foi aquele que mais gostaram até hoje? E porquê? > É difícil. Com a nossa paixão pela música, qualquer concerto é fantástico e muitas vezes nem damos conta do que vivemos nos dias dos concertos. Podemos dizer que a nossa participação na Festa do Avante! 2010 foi algo bastante entusiasmante, pediu-nos um nível de responsabilidade maior e como tal, levou-nos a um nível de adrenalina maior. Estivemos à escuta do “Highway 19”... como foi recebido este excelente trabalho pelos vossos ouvintes? > Temos recebido várias críticas. Umas com o simples “gosto” e outras com um comentário muito bom e optimista. Temos também as críticas construtivas que nos ajudam a perceber melhor onde melhorar técnica e musicalmente. Estamos contentes com o produto final e achamos que os nossos ouvintes pensam da mesma forma. Uma questão um pouco fora do tópico “entrevista” mas... vimos no vosso MySpace que foram furtados instrumentos musicais vossos! Como é que aconteceu? Conseguiram recuperar o material? > É verdade... Tínhamos acabado de actuar no Porto quando nos deslocámos para um outro lugar para tomar uns copos. Assim que chegámos ao nosso carro, esse foi o último concerto com alguns dos nossos instrumentos musicais. Seguimos em frente com instrumentos emprestados e já estamos novamente bem servidos. Pergunta que gostamos de fazer a todas as bandas que por aqui passam... Melhor e pior experiência em palco? > A melhor experiência em palco é sem dúvida quando o público adere à nossa alegria em palco. Sentimo-nos mais confortáveis e com mais energia. A pior é quando não temos as condições necessárias para tocar, nomeadamente o som. Torna-se difícil entendermo-nos em palco e acaba por prejudicar a nossa prestação em palco. Quais os vossos planos para o futuro? > Estamos a pensar em gravar um novo EP em 2011 e também tentar divulgar mais o nosso trabalho no estrangeiro.

11


GRANDES CONCERTOS EM

PORTUGAL!

Como toda a gente já deve ter ouvido falar, os U2 vieram cá dia 2 e 3 de Outubro, mas não ficamos por ai. Dia 14 de Setembro estiveram por cá os Limp Bizkit, no dia 6 de Outubro tivemos também os lendários (ou quase) Guns N’Roses. Daqui a alguns dias, a 29 de Outubro, vamos ter os Extreme de Nuno Bettencourt e dia 18 de Novembro, vamos ter Arcade Fire. Graças aos festivais de verão temos também vindo a crescer bastante nesta área. O Optimus Alive 2010 fez com que bandas como os Kasabian, Alice in Chains, Faith No More, Skunk Anasie, Manic Street Preachers & Pearl Jam (só para mencionar algumas) viessem ao nosso país. O Rock In Rio 2010 também deu uma grande ajuda nesse campo, trazendo John Mayer, Elton John, Muse, Snow Patrol, Rammstein, Megadeth, Motorhead & Soulfly. Ainda há 2 ou 3 bandas que gostávamos que viessem a Portugal, que ainda não se lembraram de nós. Muitas passam por Espanha, mas Portugal ainda não consta no mapa de todas as bandas. Mas nada de grave, não nos podemos queixar visto que duas das melhores bandas de todos os tempos já passaram por Portugal, os AC/DC e os Rolling Stones. Onde queremos chegar é… o nosso pequeno país situado no canto oeste da Europa tem vindo a crescer muito musicalmente e não só no Rock, mas em todos os estilos musicais. Cada vez mais os grandes artistas têm vindo a incluir o nosso Portugal no roteiro das suas digressões pelo mundo. Parece que Portugal está a começar a “aparecer no mapa” da música mundial, e isso para nós fãs é óptimo! Nunca é demais investir na música. Vamos ver o que reserva 2011 em termos de boa música para Portugal. Esperemos que traga cá grandes bandas e que se aposte muito na música nacional. Esperemos que se invista muito em trazer grandes nomes da músical mundial ao nosso país. Os fãs agradecem.

Aqui fica um pequeno apelo às bandas que ainda não passaram por Portugal:

“Passem por cá... Vão ser bem recebidos!”

12


NOTÍCIAS Dream Theater vão continuar sem Mike Portnoy

“A todos os nossos leais fãs e amigos: É com profunda tristeza — pesar — que anunciamos que Mike Portnoy, nosso amigo e baterista de longa data, decidiu abandonar os Dream Theater.” “A postura do Mike na banda significou o mundo para nós todos profissionalmente, musicalmente e pessoalmente ao longo dos anos. Mike tem sido uma força enorme dentro da banda.” “Embora seja verdade que Mike tenha escolhido perseguir outros riscos e desafios, podemos assegurar que os Dream Theater vão continuar com a mesma intensidade — e a mesma tradição musical — que vocês têm todos ajudado a fazer tanto sucesso e que é muito gratificante para nós.”

Foram estas algumas das declarações que os Dream Theater prestaram à BlabberMouth.net, após Mike Portnoy (um dos fundadores e, agora, ex-baterista dos Dream Theater) ter abandonado a banda. Em conjunto com estas declarações, a banda anunciou também que irão começar a gravar um novo álbum em Janeiro de 2011 e que seguirão para uma Tour mundial, tal como tinham planeado. Quanto a substituto para Mike Portnoy, este ainda não existe. Link: http://GuitarClubPT.com/2010/09/dream-theater-vao-continuar-sem-mike-portnoy/

Guitarra + Comando Este mês a Fender colocou à venda algo nunca antes visto! Consiste numa guitarra eléctrica que, para além de servir de guitarra, também serve de “comando” para o famoso jogo Rock band 3. Pelo que dá a entender, o braço da guitarra possui sensores “high-tech” que enviam a informação das notas directamente para o jogo.

Link: http://GuitarClubPT.com/2010/10/guitarra-comando/

13


Slash anunciou nova tour para 2011 Slash anuncinou numa entrevista à rádio americana Pulse Of Radio que vai voltar a percorrer os palcos por todo o mundo com a mesma banda da tour deste ano e já em 2011. Os membros actuais da banda de Slash são: • Myles Kennedy (Alter Bridge) – Voz – que está actualmente em tour com os Alter Bridge; • John Freese (A Perfect Circle/Nine Inch Nails/Sting/Guns N' Roses/The Offspring/Weezer/etc) – Bateria • Chris Chaney (Alanis Morissette/Jane's Addiction/etc) – Baixo • Lenny Castro – Percussão • Izzy Stradlin (Guns N' Roses/Hollywood Rose/Izzy Stradlin and the Juju Hounds) – Guitarra Ritmo e como é óbvio o próprio Slash na Guitarra Principal. Slash também revelou que no final da sua tour, deverá terminar o “hiatus”, de quase três anos, dos Velvet Revolver. Link: http://GuitarClubPT.com/2010/09/slash-anunciou-nova-tour-para-2011/

Assassino de John Lennon revela o motivo

“ “

O assassino de John Lennon, Mark Chapman, revelou os motivos que o levaram a matar o ex-Beatle. Mark Chapman contou: “Eu não estava a pensar claramente. Tomei a horrível decisão de acabar com a vida de outro ser humano por razões de egoísmo.”

Disse também ao conselho de liberdade condicional que tinha feito uma lista de pessoas que ele pretendia matar e John Lennon estava em primeiro lugar. Nessa lista constavam também os nomes de Elizabeth Taylor e Johnny Carson. “Eu senti que ao matar John Lennon tornava-me em “alguém” e em vez disso tornei-me num assasino, e os assassinos não são ninguém.”

John Lennon foi assassinado a 8 de Dezembro de 1980. Mark Chapman continua preso, tendo-lhe sido negada, pela sexta vez este mês, a liberdade condicional.

14

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:JohnLennonpeace.jpg

Link: http://GuitarClubPT.com/2010/09/assassino-de-john-lennon-revela-o-motivo/


Homem oferece $10 milhões aos Weezer para nunca mais cantarem! Sim, é exactamente o que o título diz. Um homem decidiu juntar 10 milhões de dólares (aproximadamente 7,2 milhões de euros) para dar aos Weezer com o intuito da banda nunca mais tocar junta. Esta iniciativa foi criada porque esse senhor diz que os amigos dele estão fartos de ser “desapontados” todos os anos com os novos trabalhos dos Weezer.

“ “

Mais tarde, Patrick Wilson, baterista da banda, respondeu através do seu Twitter a esta notícia dizendo: “ Se conseguirem chegar a 20 milhões, fazemos o 'break-up deluxe'!”

Link: http://GuitarClubPT.com/2010/10/homem-oferece-10-milhoes-aos-weezer/

The Offspring regressam ao estúdio "http://twitpic.com/2uqohx — Good to be back in the studio — Dexter” (Retirado do Twitter Oficial dos The Offspring)

Terminada a tour de Verão os The Offspring anunciaram o regresso ao estúdio. Ainda não há uma data certa para o lançamento do álbum mas espera-se que este saia ainda este ano. A banda continua a trabalhar com Bob Rock (ex-produtor dos Metallica), que foi também quem produziu o último álbum da banda (Rise and Fall, Rage and Grace) e, segundo Dexter (frontman dos The Offspring), “trabalhar com Bob Rock foi a melhor experiência que tiveram até hoje em estúdio”. Numa entrevista feita em Junho deste ano, Noodles (guitarrista dos The Offspring) disse que o novo álbum vai ser como uma continuação do último (Rise and Fall, Rage and Grace). Agora resta esperar!

Link: http://GuitarClubPT.com/2010/10/the-offspring-regressam-ao-estudio/

15


GuitarClubPT + Thomann.de

O pessoal do GuitarClubPT sempre gostou bastante da loja (de música) Thomann. No passado mês de Setembro tivemos a oportunidade de nos tornarmos “parceiros” da Thomann, e foi o que fizemos.

Aqui fica o significado disto (retirado directamente do nosso website): O que significa ser “parceiro” da thomann? Para a equipa do GuitarClubPT, isto significa que podemos dar mais de volta à comunidade. Vamos explicar… Cada vez que alguém for referido pelo nosso site e fizer uma compra, o GuitarClubPT ganha uma percentagem. Ou seja… 1. Visitam o nosso site 2. Carregam no link da Thomann (no menu em cima ou na sidebar) 3. Compram qualquer coisa 4. O GuitarClubPT ganha uma percentagem 5. Com essa percentagem, vamos poupar até ser o suficiente para fazer giveaways e/ou concursos.

A finalidade desta parceria é mesmo poder proporcionar mais e melhores condições aos nossos leitores (sejam do site sejam da magazine). Por isso a próxima vez que quiserem comprar material musical lembrem-se de nós. Vão pelos nossos links pode ser que futuramente ainda ganhem muito com isso. PS: Os preços ficam EXACTAMENTE iguais, não são mais elevados por terem sido referidos por nós. Boas compras

Link: http://GuitarClubPT.com/2010/09/guitarclubpt-thomann-de/

16


BAIXOS PARA INICIANTES Ja falámos de guitarras eléctricas e amplificadores para guitarras eléctricas. Agora está na altura de falarmos de baixos eléctricos. Aqui fica uma lista com alguns baixos que pensamos serem boas compras para um iniciante. A loja (Thomann.de) da qual tirámos os preços também tem baixos (e outro equipamento) em segunda mão mas disso não vamos falar pois nunca sabemos exactamente a condição do equipamento.

HARLEY BENTON MB22-2T O baixo mais barato que encontrámos. Baixo em formato J (Jazz) com 21 frets e 2 pickups estilo J

Pode ser encontrado na Thomann.de por 98€

http://bit.ly/MB22-2T

FENDER SQUIER AFFINITY P-BASS RW BK Um baixo estilo P (precision). 20 frets e 1 pickup estilo P.

Pode ser encontrado na Thomann.de por 188€

http://bit.ly/P-BASSRW

FENDER SQUIER AFFINITY JAZZ RW BK Um Jazz Bass da Fender com 20 frets e 1 pickup estilo J.

Pode ser encontrado na Thomann.de por 222€

http://bit.ly/9WIlnG

17


FENDER SQUIER STANDARD P-BASS SP.CAR Mais um baixo Fender em formato P (Precision). Este baixo conta com 1 pickup estilo P (meio) e um pickup estilo J. na posição(Bridge)

Pode ser encontrado na Thomann.de por 248€

http://bit.ly/9iuLIH

PEAVEY ZODIAC BXP BK Um baixo estilo J com 21 frets. Este baixo (assim como o baixo acima) conta com um pickup J (bridge) e um pickup P (meio) Pode ser encontrado na Thomann.de por 268€

http://bit.ly/9gOdyt

FENDER STD.PRECISION BASS MN AW 2009 Um baixo estilo P com 20 frets. Neck em formato C. Pode ser encontrado na Thomann.de por 579€

http://bit.ly/9QjdHL

SCHECTER DIAMON J BASS 3TSB Um baixo em formato J. Este baixo conta com 2 pickups estilo J e com uma pintura a 3 tons “Sunburst”. Pode ser encontrado na Thomann.de por 635€

http://bit.ly/9sJIu5

P = Precision J = Jazz 18


REVIEW ASYLUM

(DISTURBED) Disturbed, são uma das melhores bandas de Heavy/Nu Metal de hoje em dia! E não somos os únicos com esta opinião de certeza! Esta banda já conta com 5 álbuns de estúdio (um deles é o que vamos falar de seguida) e um GRANDE número de participações em videojogos, filmes e programas de TV: • Jogos: Rock Band, Maden NFL 09, Midnight Club: LA, Guitar Hero 3, etc. • Filmes: Transformers, Dawn of The Dead, Dracula 2000, etc. • TV: PPV da WWE: New Year's Revolution. E isto são só alguns exemplos! No fim de 2009, David Drainman (vocalista da banda) anunciou durante uma entrevista que a banda já tinha começado a compor material para um novo álbum e que este iria ser “agressivo e cheio de raiva”. Noutra entrevista, Mike Wengren (baterista da banda) disse que o lançamento do álbum iria ser na Primavera ou Verão de 2010. A 20 de Abril (2 meses depois da banda entrar em estúdio para as gravações) foi anunciada a data de lançamento do álbum, 31 de Agosto de 2010, sendo a Tracklist do álbum publicada a 9 de Julho. Mas... falando agora do álbum! Foram lançadas 4 versões diferentes do mesmo! Para além da original foi lançada a Limited Edition, iTunes Deluxe Edition e a Japanese Edition: Tracklist: (Duração: 52:46) 1. Remnants 2. Asylum 3. The Infection 4. Warrior 5. Another Way To Die 6. Never Again 7. The Animal 8. Crucified 9. Serpentine 10. My Child 11. Sacrifice 12. Innocence 13. ISHFWILF (I Still Haven't Found What I'm Looking For)

Faixas Bonus: Limited Edition (Duração total: 62:56) 14. Down with the Sickness (Ao Vivo) 15. Stricken (Ao Vivo) iTunes Deluxe Edition (Duração total: 67:02) 14. Leave It Alone 15. Down with the Sickness (Ao Vivo) 16. Stricken (Ao Vivo) Japanese Edition (Duração total: 56:52) 14. Leave It Alone

Pela primeira vez num álbum dos Disturbed, existe uma faixa de introdução. A música “Remnants” consiste num instrumental, muito bem composto e com solo de guitarra à mistura! “Another Way To Die” foi o 1º single a ser lançado, a 14 de Junho. Foi publicado no canal oficial do Youtube da banda nesse mesmo dia e colocado à venda no iTunes no dia 15. Quase um mês depois, é lançado o 2º single da banda, “Asylum”. Ambos tiveram direito a Videoclip, os quais recomendamos a assistir! 19


Na nossa opinião as faixas em destaque são “Remnants”, “Asylum”, “The Infection”, “Another Way To Die” e a “Never Again”. Mas todo o álbum é EXCELENTE! E para os mais incultos, a faixa nº13 (“I Still Haven't Found What I'm Looking For”) é uma cover dos U2 que está 5*! Vale a pena ouvir!

Comentário: É um álbum “à lá Disturbed” com toda a certeza! Excelentes riffs, excelentes vocais, linhas de bateria típicas da banda! Enfim... é um álbum que encaixa perfeitamente na colecção dos álbuns anteriores e demonstra o excelente trabalho que os Disturbed têm vindo a fazer e a evolução ao longo dos anos! Altamente recomendado!

CURIOSIDADES

ASYLUM (DISTURBED)

Sabias que… #1

Os Disturbed já venderam mais de 11 000 000 (milhões) de álbuns?

#2

Em 5 álbuns, 4 chegaram ao primeiro lugar da tabela Billboard 200 na semana de lançamento?

#3

Na capa do Asylum, do Ten Thousand Fists e do Indestructible aparece a mascote da banda, chamado “The Guy”?

#4

Dan Donegan, o guitarrista da banda, usa alguns efeitos na sua guitarra. Efeitos que o resto da

#5

As músicas "Asylum", "Another Way to Die" e "The Animal" foram lançadas como “downloadable content” para o jogo Rock Band?

banda chama de “The Dan Donegan Orchestra”?

Na próxima edição, não percam: Review do “Prologue” dos Drop D

20

Review


ARTIGO DO ROCKALHEIRO SUB SUB SUB SUB CATEGORIAS DA MÚSICA Yup, sou eu outra vez, com mais um Artigo do Rockalheiro. Desta vez vou falar de um tema que parece ser recorrente em quase todos os vídeos de música no Youtube ou em sites semelhantes. A necessidade exagerada de atribuir títulos a todos os tipos de música. Quantas vezes já nos deparámos com um comentário num vídeo a classificar a música como Death Metal Finlandês Nazi de Extrema Esquerda Progressivo?? Ok, talvez não assim tão exagerado, mas é quase tão certo acontecer como a chuva no Inverno. No meu ponto de vista, o estilo de cada banda deveria servir também como rótulo e identificação da mesma, mas principalmente para ajudar potenciais ouvintes a conhecerem bandas novas do estilo que mais gostam/pareciadas às que já ouvem. Foi assim que conheci grandes bandas, quando andava a pesquisar por Power Metal e Thrash Metal. Mas não há necessidade de discutir se uma certa música é Thrash/metalcore melódico ou Death/thrash progressivo ou qualquer coisa que se pareça... passa-se de discutir mesmo o estilo da banda a discutir o sexo dos anjos... É tudo Metal no fim de contas, embora existam tipos muitos diferentes... mas atribuir 306^7 sub-estilos a uma música?... aiai Trolls, o que seria da internet sem vocês... E fico-me por aqui este mês, com o regresso às aulas não tenho muito tempo para ter pensamentos não tão avacalhados, mas enfim... :P Já agora, a partir desta edição vou incluir no final dos artigos um pequeno rodapé com bandas/álbuns novos (ou não, se me der na telha) que esteja a ouvir durante este mês. Pode ser uma oportunidade para conhecerem bandas novas, voltar a ouvir trabalhos antigos, ou simplesmente criticar o meu estilo. Aqui vai:

Apocalyptica - 7th Symphony Disturbed - Asylum Serj Tankian - Imperfect Harmonies Stone Sour - Audio Secrecy

Fiquem bem, sempre a rockar!

Migas

21


ESCOLA GCPT Continuemos então com a aprendizagem (do mês passado) de mais uns acordes simples:

Mi/E Maior E

A

D

G

B

E Este é provavelmente um dos acordes mais simples de aprender. Existem também várias formas de o tocar. Talvez a mais conhecida é colocando o dedo médio no segundo traste da corda A, o anelar no segundo traste da corda D e o indicador no primeiro traste da corda G. Depois basta tocar em todas as cordas para reproduzir o som deste acorde. Outra variação deste acorde é usar o indicador e o dedo médio para a corda A e D, respectivamente, ou apenas encostar o indicador ao segundo traste de ambas as cordas e tocar as primeiras três cordas. A isto chama-se Power Chord (em edições futuras explicaremos melhor este conceito).

Mi/E Menor E

A

D

G

B

E O Mi Menor é ainda mais fácil de tocar que o Mi, neste caso a corda G fica solta e toca-se todas as outras cordas na mesma.

22


Lá/A Maior E

A

D

G

B

E Assim como o Mi, este acorde pode ser abordado de várias formas. Mas para começar, a melhor maneira de tocá-lo é colocando o indicador, dedo médio e anelar no segundo traste da corda D, G e B, respectivamente. Neste acorde a corda LowE não é tocada. Pode-se também utilizar apenas o indicador, fazer uma barra nas cordas D,G e B no segundo traste.

Lá/ A Menor E

A

D

G

B

E

Este acorde toca-se exactamente da mesma forma como o Mi, apenas se movimenta cada dedo para a corda que está directamente a seguir, logo fica: dedo médio no segundo traste da corda D, anelar no segundo traste da corda G e indicador no primeiro traste da corda B.

23


Ler Tablaturas Outra forma de aprender músicas é por tablaturas (ou simplesmente tabs). Trata-se de uma representação das cordas de uma guitarra juntamente com o número de cada traste que deve ser tocado. Parece confuso, mas é muito simples, vejamos: e||-------------------5--|----------------------|---------------------| B||---------5----7-------|--8------5------------|---------------------| G||--5-------------------|--------------5-------|---------------------| D||----------------------|-------------------7--|--4--4--4--5---------| A||----------------------|----------------------|---------------------| E||----------------------|----------------------|---------------------| Esta simples tablatura é de uma melodia que todos conhecem. Como interpretá-la? É simples, cada traço representa uma corda e cada número é o traste que deve ser tocado. Assim sendo, a primeira nota que deve ser tocada é no 5º traste da corda G (é a nota Dó), seguido da nota no 5º traste da corda B, e a seguir o sétimo traste da mesma corda B, e por aí fora. Usar software como Guitar Pro ou Power Tab é bastante vantajoso para qualquer músico, porque mostram as tablaturas das músicas e o momento que cada nota é tocada enquanto a música é reproduzida.

Os acordes leccionados nesta edição representam-se da seguinte forma numa tablatura: Mi Mi Menor Lá Lá Menor e||---0--------0-------0-------0---| B||---0--------0-------2-------1---| G||---1--------0-------2-------2---| D||---2--------2-------2-------2---| A||---2--------2-------0-------0---| E||---0--------0-------------------| Não percas a próxima edição onde mostraremos umas simples mas conhecidas músicas em tablaturas!

24


SunnyD & Rum

Pois ... não sei o que dizer sobre http://youtu.be/9VsXe3Pu1fE

Voem com...

Lady Gaga e Katy Perry. Ou não! Mas tentaram (imitar claro...)! http://youtu.be/Lqh8e2KYIrU

E alguém fez mesmo... isto, vejam...

... uma cover do vídeo que vêm à vossa esquerda... http://youtu.be/YO-qDfoysLU

Marky Ram one (Ramo nes) vai lançar u ma marca de “molho pa ra massas”.

25


Audioslave .::. Spoonman (12 de Setembro) Último Rock ao Domingo! das férias de Verão e haverá melhor maneira de terminar as férias que ao som de Soundgarden? (Neste caso Audioslave... mas a voz é a mesma!) A música chama-se Spoonman e é a faixa nº8 do álbum mais contemplado dos Soundargen e até mesmo do Rock em geral! Para quem não sabe, os Audioslave são a junção de 2 das melhores bandas Rock dos anos 90, Soundargen e Rage Against The Machine... e o resto, deixamos para pesquisarem na Wikipédia. Esta versão foi retirada do DVD “Live in Cuba” gravado em 2005, um dos melhores concertos da banda.

http://www.youtube.com/watch?v=6wionhkK9Ss

Guns N' Roses .::. Patience (19 de Setembro) 2º Rock ao Domingo! do mês é uma das melhores baladas Rock alguma vez composta (na nossa opinião) de uma das melhores bandas Rock dos anos 90! A música chama-se Patience e pode ser encontrada no 2º álbum de estúdio dos Guns N' Roses, “G N' R Lies” (lançado em 1988). Esta versão foi retirada do DVD “Use Your Illusion I” lançado em 2002 (VHS – 1998) e que foi gravado a 22 de Fevereiro de 1992 em Tokyo.

http://www.youtube.com/watch?v=MfRy_942rNA

Motley Crüe .::. Live Wire (26 de Setembro) Na 3ª semana, a música escolhida tem o nome de Live Wire e é a 1ªfaixa do 1ª album da famosa banda de Heavy/Glam Metal, Motley Crüe! O vídeo foi retirado do DVD “Carnaval of Sins” gravado em 2005 em Grand Rapids (EUA) na Van Andel Arena. Apesar de muito conhecidos são muito pouco falados hoje em dia... e quando o são não é pelas melhores! Mas apesar de pouco activos, estiveram no passado mês de Agosto presentes em Festivais, como o OZZFest e o Sonisphere. http://www.youtube.com/watch?v=92uBCvTVGHw

U2 .::. Vertigo (3 de Outubro) Ultimo Rock ao Domingo! do mês e pode-se dizer que a música escolhida tem um motivo especial. Para os mais desatentos, no fim de semana passado os U2 estiveram cá em Portugal para 2 concertos (Sábado e Domingo), no Estádio de Coimbra. A música chama-se Vertigo e está presente no álbum How to Dismantle an Atomic Bomb, lançado em 2004. Esta canção ganhou o Grammy Award de “Melhor canção do ano”, “Melhor Performance de Rock por Dueto ou Banda” e ainda “Melhor Videoclip”! O vídeo foi retirado do DVD “Vertigo 05: Live from Milan”, gravado em Milão (Itália) durante a Vertigo Tour.

26

http://www.youtube.com/watch?v=ZbsTQgjPiZ0


NOVIDADES NA LOJA GCPT

Mais novidades em: http://loja.GuitarClubPT.com


N茫o deixem de visitar o nosso site em:

http://GuitarClubPT.com o nosso f贸rum:

http://forum.GuitarClubPT.com e a nossa loja:

http://loja.GuitarClubPT.com


edição #003 Outubro 2010

GuitarClubPT

GCPT Magazine #3  

GuitarClubPT edição #003 Outubro 2010