Issuu on Google+

Publicação semanal - Ano 1 - Número 4

Parauapebas - PA - R$1,50

w w w. j o r n a l s e m a n a l. co m . b r

Moradores do alto bonito pedem socorro

DESTAQUES DA SEMANA ESPORTE UFC RIO dia 27 de setembro o esporte que mais cresce no mundo aqui no Brasil. Pag.08

CIDADE

Pag.05

POLICIAL

Moradores do bair- Mulher de detenro alto bonito se to é executada com reunem com verea- três tiros no Liberdor Massud. dade Pag. 11 Pag. 06

Destaques da Semana

UFC RIO

PSDB empossa novo diretório.

Lucileia Vieira Sobral

Reunião PSDB

Praça Rio Verde

Antônio “ Scooby doo”


Painel

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

02

Postura

E

ste foi um dos temas abordados no I Encontro em um colégio no Brasil. Compreender que o nosso corpo e a nossa mente recebem influências no nosso dia-a-dia é de fundamental importância para entendermos os cuidados que devemos ter com eles. Um aspecto bem interes-

Dicas de Saúde

sante é analisarmos nossa postura e nosso comportamento durante o dia, verificar se estamos sentando corretamente e alinhados, se ao ficar muito tempo em pé numa fila estou apoiando-me o tempo inteiro apenas numa perna, estes fatos podem nos ajudar a identificar compensações estabe-

lecidas ao nosso corpo que interferem na postura e consequentemente na biomecânica corpórea. Vários casos de hérnia de disco, são devido a má postura. Outro aspecto bastante discutido foi o excesso de tempo em atividades sentado em frente ao computador, a influência das mochilas carregadas no ombro e as transportadas no solo através de alças e rodinhas. Ao ficar sentado em frente ao computador procure manter o corpo ereto e os pés apoiados no chão, evite ficar com as pernas cruzadas e os joelhos muito flexionados. Observe se você não está projetando para frente a cabeça e mantenha-a alinhada com seu tronco. No transporte das mochilas no ombro, o estudante deve tomar cuidado para não compensar o peso da mochila com a inclinação do tronco para frente. bem sem que ninguém o veja e até realizarei alguma coisa que não gosto de fazer.

Coração

Coluna Digital Tecnologia

Nave russa caiu, confirma Nasa A nave russa que decolou esta semana rumo à Estação Espacial Internacional caiu menos de seis minutos após levantar voo. A confirmação veio da Nasa, depois de alguns boletins informando que a Agência Espacial Russa havia perdido comunicação com a nave Progress 44. O aviso foi enviado pelo Controle de Missão em Moscou, que supervisionava a decolagem realizada pela manhã no Cazaquistão. A Progress 44 carregava 2,9 toneladas de comida, combustível e suprimentos para a Estação Espacial Internacional. Ela era uma nave não tripulada e sua chegada estava planejada para sexta-feira.

Se liga aí!

#Jornal Semanal

@Jsemanal

MSN: jornalsemanal@live.com

Dicas e Truques - Windows Por que é impossível criar uma pasta chamada “con” no Windows? Tente aí no seu computador: crie uma pasta na sua área de trabalho e digite “con”. Ela automaticamente volta a ser nomeada “nova pasta”. Esse defeitinho é uma “herança maldita” dos tempos do DOS, um dos primeiros sistemas operacionais que a Microsoft colocou no mercado. A pasta – ou diretório, como era falado naquela época – não poderia ter esse nome porque ele era reservado a um comando do DOS que permitia o controle de outras unções (como impressão e comunicação).

www.jornalsemanal.com.br


Painel 03

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Peixe assado

Preparo

Ingredientes

6 posta(s) de cação

2 unidade(s) de cebola em rodelas

6 colher(es) (sopa) de manteiga Mococa

6 unidade(s) de tomate picado(s), sem pele(s), sem se mentes

1 xícara(s) (chá) de salsão em cubos pequenos

2 xícara(s) (chá) de cenoura cozida(s) em rodela(s)

4 xícara(s) (chá) de batata cozida(s) em rodela(s)

Disponha as cebolas no fundo de uma forma refratária grande. Coloque as postas de peixe. Por cima, distribua 2 colheres de sopa de manteiga aos pedacinhos. Salpique os tomates, sal e pimenta. Asse em forno quente durante 15 minutos. Junte os legumes bem escorridos e cubra com a manteiga ou margarina restante. Asse mais 20 minutos.

Sal e pimenta a gosto

Horóscopo Áries

Touro

20/03 a 20/04 Encontre canais de conexão emocional com as pessoas com quem estiver trabalhando, escute seus planos e leve em conta as sensibilidades em jogo.

21/04 a 20/05 Cenário astral continua favorável aos taurinos, sensibilizados com projetos grandiosos e empreendimentos de longo alcance.

Leão

Sagitário

23/10 a 21/11

Alôs e baixos na saúde merecem alguma atenção, nada de ir além de seus limites! Disciplina pessoal é sua grande aliada hoje. Evite se endividar hoje.

Aquário

21/01 a 18/02

HaH

Ha

Um ladrão se aproxima de um senhor posudo e diz: - Me passe já o seu dinheiro. O senhor fica indignado e retruca, de dedo em riste: - O quê?! O senhor sabe com quem está falando? Eu sou de-pu-ta-do!! E o cara: - Então me passa o meu dinheiro!

Trabalhe bastante e melhore seus rendimentos usando seu sexto sentido. Tende a ser mais requisitado. Desequilíbrio nas relações pessoais e amorosas hoje.

Peixes

Enquanto você não sabe bem pra onde a vida o está levando, é bom poder contar com pessoas que enxergam além.

Piadas

Bom convívio com todos, o que ajuda bastante no cotidiano. Ideias devem ser anotadas, sonde opções, mas ainda não comunique nada, para não ser mal interpretado.

Escorpião

23/09 a 22/10

22/12 a 21/01 Bom dia pra trabalhar com entusiasmo e vigor em dupla, com um colega ou sócio. Juntos, triplicam sucesso e poder de estratégias.

21/06 a 21/07

Libra

Capricórnio

22/11 a 21/12 Ideias e visão abrangente não lhe faltam, e você tem mais é que registrar tudo. Em algumas semanas poderá embrenhar-se nisso com mais liberdade.

21/05 a 20/06

23/08 a 22/09 Trabalhe firme no que foi acertado ontem, indague e tire duvidas, peça ajuda a parceiros, e consulte quem sabe mais do que você em assuntos específicos.

Câncer

Ótimo dia pra você empatar um valor em um projeto de longo alcance que tenha tudo a ver com um sonho a realizar.

Virgem

22/07 a 22/08 Tudo vai bem com você hoje. Envolvimento com grupos, equipes ou associações dão colorido a estes dias. E mais esperança! Sua saúde

Gêmeos

19/02 a 19/03

Sensibilizado e instável, lagrimas afloram a toa, como orvalho no seu rosto. Entender, quem há de? So você mesmo.

HaHa Ha a HaH a Ha

Ha Ha

Ha

O sujeito chega em casa caindo de bêbado e encontra a mulher furiosa sentada na cama. - Seu cafajeste! - esbraveja ela. - Sabe que horas são? - Não... - Cinco horas da manhã! Você não tem vergonha? - Vergonha de quê? Eu não tenho culpa! Se eu estivesse em casa seria a mesma hora!

www.jornalsemanal.com.br / redacao@jornalsemanal.com.br Conselho Editorial - Rui Guilherme Administrador - Hugo Arrais Diagramador - Mauricio Pinheiro (94) 3346-6969/9156-5331 adm@jornalsemanal.com.br

Tribu´s Comunicação e Multimidia CNPJ: 83.376.137/00021-72 ESTADUAL:15100830971 MUNICIPAL: 001838

Endereço: RUA DEZ, Nº 223 - 1º ANDAR, SALA 1 CEP: 68515-000 PARAUAPEBAS-PA

Revisão ortográfica: Waldyr Silva

Os conceitos emitidos em colunas e artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e nem sempre refletem a opinião do jornal.

Gráfica Hoje: Tiragem Aproximada 2.000 exemplares. Os originais não serão devolvidos, ainda que não publicados


04

Região

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Conceição: Vestibulandos pres- Sapucaia: Sem terra voltigiaram a 9ª Feira Vocacional tam a interditar BR-155 conhecer as disciplinas ofertadas em cada curso, o leque de opções no mercado de trabalho para cada graduação, entre outras particularidades de cada licenciatura.

A

Universidade do Estado do Pará, núcleo de Conceição do Araguaia, acaba de realizar a 9ª edição da Feira Vocacional. O evento transcorreu na noite da última terça-feira 23, no Projeto Beiradeiro, sendo prestigiado por centenas de visitantes, entre populares, educadores, intelectuais e, prin-

cipalmente, estudantes interessados em ingressar no ensino superior. Na oportunidade, os acadêmicos da instituição prestaram inúmeros esclarecimentos aos visitantes acerca dos cursos ofertados no campus de Conceição do Araguaia. Os visitantes puderam

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Ruthielly Italiano, 19 anos, a Feira Vocacional foi um momento muito importante na sua decisão de ingressar no ensino superior. Ela disse que já pretendia cursar Enfermagem e aproveitou a ocasião para obter maiores esclarecimentos pertinentes à graduação curso. “Agora estou ainda mais decidida a cursar Enfermagem e seguir essa carreira tão importante, que é cuidar das pessoas”, disse a jovem.

A

Polícia Militar de Xinguara informou na quinta-feira (25) que os trabalhadores rurais sem -terra do Acampamento João Canuto, no município de Sapucaia, voltaram a interditar a BR-155, em frente ao acampamento deles, a seis quilômetros de Sapucaia. O protesto começou nas primeiras horas da noite de quarta-feira e permaneceu na manhã de quinta-feira. Ninguém dos sem-terra foi encontrado para falar sobre a manifestação. Ainda de acordo com informações, os sem-terra

não permitem a passagem de nenhum carro. Por esse motivo, os alunos não puderam ir às salas de aulas, e até ambulâncias estão tendo dificuldades para furar o bloqueio. As últimas informações são de que o movimento sem-terra só irá liberar a passagem dos veículos quando uma equipe do Incra de Marabá chegar para falar com os manifestantes. Enquanto isso, enormes filas de carros, nos dois lados da pista, vão crescendo a cada instante que passa.

Moradores de Canaã se prepa- Começa cadastramento do Minha ram para mercado de trabalho Casa, Minha Vida As aulas são realizadas no Centro de Educação Profissional (CEP), e para aumentar as chances reais de colocação no mercado de

“ mercado de trabalho e da economia nos municípios onde atua. O PPMT é uma iniciativa pioneira que está trazendo conhecimento e preparação técnica para centenas de pessoas. Os cursos são direcionados ao setor da construção civil e representam uma forma prática de contribuir para o desenvolvimento do município por meio da qualificação profissional.

O Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT), oferecido pela nossa empresa, formou mais de 180 alunos em Canaã dos Carajás, divididos entre os cursos: montador de estruturas metálicas, eletricista industrial, auxiliar de topografia, pedreiro de alvenaria, motorista basculante, ferreiro armador e eletricista predial. Por meio do programa, a Vale reforça seu compromisso com o fortalecimento do

Os cursos são direcionados ao setor da construção civil e representam uma forma prática

trabalho, todos os alunos são cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (SINE). Os cursos são realizados no período noturno e os alunos contam com transporte gratuito até o CEP. Para participar, procure o Centro (Rua do Cobre, s/nº, Jardim das Palmeiras) com cópias de RG, CPF, comprovante de conclusão do ensino fundamental e comprovante de residência.

D

urante reunião ocorrida no auditório da Prefeitura de Marabá entre o prefeito Maurino Magalhães, representantes da Caixa Econômica Federal, Conselho de Habitação, assim como Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), ficou definido que os cadastros para o Programa Minha Casa, Minha Vida serão feitos entre núcleos, com as 2.500 casas divididas da seguinte forma: 470 para quem reside em Morada Nova, 470 em São

Félix, 670 na Nova Marabá, 770 na Cidade Nova e 220 na Marabá Pioneira. Serão priorizadas famílias que residem em área de risco; mulher que é chefe de família; estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) para receber projeto social, como o Bolsa Família; ter renda familiar de até três salários mínimos; morar em Marabá há pelo menos três anos; e não possuir imóvel urbano ou rural e não ter sido beneficiado por outro programa habitacional ou regularização fundiária. Das 2.500 casas, 3% das unidades serão destinadas a idosos e 3% a deficientes físicos, desde que estejam dentro dos critérios do programa. As normas estão dentro dos critérios da Portaria nº 140/2010 do governo federal e do município para cadastro no Programa Minha Casa, Minha Vida.


Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Cidade05

Nasce um novo líder: Zé Rinaldo PSDB

Nesta terça-feira (23/08), militantes e correligionário do PSDB estiveram na sede do partido localizada na rua A em frente ao Ceup para participar da posse da diretoria que estará à frente do PSDB no município de Parauapebas pelos próximos anos. O presidente, José Rinaldo, foi conduzido ao cargo pelo deputado federal Wandenkolk Gonçalves, que em seguida deu pose à sua diretoria, vice-presidente Faisal Sal Mem, secretario Valmir Olivei-

das vagas da Cãmara municipal em 2012. José Rinaldo agradeceu a todos que acreditaram na capacidade que temos em fazer uma gestão digna de nossos princípios partidário. “Faremos um trabalho baseado sempre na lealdade aos compromissos assumidos”, declarou, declarou Zé Rinaldo, acrescentando que ra Pereira, Moacir, Chales o PSDB não compactua Borges, Agnelo Borges, com o cenário de abandoLúcio Antonio Monteiro no da nossa cidade. de Oliveira, Waldir Cecílio Sobrinho, Carlos Alberto Correia da Silva. Na ocasião, o presidente realizou um ato de filiação de novos pré-candidatos a vereador nas eleições municipais de 2012. Nomes que já foram testados nas urnas e foram muito bem avaliados pelos eleitores. Nomes com Major da Mactra, Dário Veloso, Julio, Dr. Charles e outros com grande potencial de votos para disputar uma

Marcos e deputado Wandenkolk

Zé Rinaldo

Deputado Wandenkolk Gonçalves

Francisca Ciza e Zé Rinaldo

Valmir Oliveira

Dário Veloso

Delegado Antonio Miranda

Pré-candidatos ao Legislativo


Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

06

Cidade

Moradores da invasão Alto Bonito apelam para vereador Antonio Massud

C

Massud esculta reividincação de moradores

ansados de esperar pelas promessas do prefeito Darci José Lermen (PT), moradores da invasão denominada Alto Bonito, localizada nas proximidades das Casas Populares, procuraram no último final de semana o vereador Antonio Massud Pereira (PTB) para interceder em favor daquelas famílias.

Durante a reunião, o morador Antonio Morais explicou ao vereador que as famílias já tiveram uma reunião com o prefeito, a quem entregaram as propostas reivindicatórias da situação precária em que vivem na invasão. Segundo o morador, o gestor municipal prometeu a construção de um prédio com 1.008 apartamentos para abrigar igual número de famílias que moram na invasão Alto Bonito. “Nossa grande dificul-

dade aqui é no período de inverno, porque, como todos sabem, nessa época a área fica praticamente inabitável, com os moradores dentro da lama. Mas a prefeitura não tem tomado providências referentes ao local pra gente ficar. Veio com essa proposta, mas não apresentou nada de concreto”, reclama Antonio Morais.

O morador lamenta também que na reunião que eles tiveram com Darci Lermen este prometera voltar a conversar com o pessoal dentro de 15 dias depois, mas, segundo, ele, até o final de semana não haviam sido chamados para a audiência. “Não estamos aqui para atacar prefeito, mas buscando nossos direitos a uma moradia digna, exigindo que ele assuma o compromisso que fez com a gente. Se for pra remover nosso

povo, que dê um lugar concreto pra gente ficar, porque estamos vendo a história das famílias que estão alojadas no barracão da Usimig, que foram jogadas pra dentro de um galpão e estão esquecidas lá até hoje”, apela o morador. Documento Saindo-se em defesa daquelas famílias, o vereador Antonio Massud sugeriu que quando os moradores se reunissem com o prefeito que pedissem a ele algum documento comprovando que a prefeitura já tem a área para construir o prédio para abrigar as famílias da invasão. “O prefeito precisa provar com documento que tem esse dinheiro depositado em banco para construir o prédio, mas eu garanto que não tem”, alfinetou o vereador, contemporizando que se o prefeito provar que a verba está depositada em conta ele retira tudo que falou. O vereador alertou na reunião com os moradores que no próximo ano “o prefeito vem novamente pedir voto pro candidato dele, “e aí é a hora de vocês darem o troco”, sugere. Antonio Massud informou ainda aos moradores que a prefeitura faz quase R$ 50 milhões de arrecadação por mês, e está pedindo mais 30% de suplementação na Câmara. “Se você fizer uma conta, o prefeito recebe em média quase R$ 500 milhões por ano e não faz nada, pois não tem água e nem asfalto; não tem nada”, protesta. “Não estamos aqui pra mentir e nem pra enganar ninguém. Vocês podem contar com esse

Morador Antônio Morais vereador pra qualquer momento, pra correr atrás do prefeito, fazer abaixo-assinado e levar ao Ministério Público. Junto comigo estão os vereadores Adelson, Francis e Faisal, dispostos a defender essa causa por vocês, pois não é justo que um gestor do município apague o sonho de cada um, derrubando as casas sem antes resolver a situação de moradia de vocês”, finaliza.

Ponte de acesso ao bairro Alto Bonito


Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Foto da Semana

Social07


Esportes

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

08

Neymar anuncia ida para Real Madrid em setembro, diz jornal espanhol

UFC RIO

no Real para mantê-lo no Brasil até meados do ano que vem. O objetivo seria segurá-lo durante parte das comemorações do centenário do clube. O contrato de Neymar com o Real Madrid seria por seis temporadas, com pagamento de 5 milhões de euros líquidos por ano, mais 50% dos direitos de imagem, além da manutenção de todos os contratos publicitários fechados antes da negociação internacional.

de 2012, antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Na última sexta-feira, o técnico santista, Muricy Ramalho, culpou o assédio europeu pela queda no rendimento do jogador. A transação não foi tranquila, relata a reportagem. Segurar o jogador até o Mundial Interclubes foi considerado um êxito pela direção santista. Antes, o clube brasileiro chegou a ameaçar processar o Real junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa). O AS afirma que o Santos ainda tenta igualar o salário oferecido para Neymar no primeiro ano

Real Madrid e Santos ainda negociam a permanência do jogador no Brasil após o Mundial Interclubes. Atacante teria contrato para seis temporadas

O jornal espanhol AS noticiou que o atacante Neymar, do Santos, irá anunciar sua ida para o Real Madrid no início de setembro. A negociação, ainda não confirmada no Brasil, encerraria a disputa entre os clubes espanhóis Real Madrid e Barcelona, dois dos mais poderosos do mundo. O pai do atleta, o ex-jogador Neymar Santos, que cuida da carreira do atacante, já havia manifestado preferência pelo Real Madrid. De acordo com a publicação, o jogador pode ser apresentado pelo novo time em janeiro de 2012, depois do Mundial Interclubes ou em julho

evento que mais cresO ce no mundo, e ja é o segundo esporte mais as-

golpes incriveis. A grande ausência do evento foi Lyoto Machida o paraense sistido do Brasil volta ao que tem apenas duas derBrasil no dia 27 de Setem- rotas no evento. bro com a edição numero 134 do evento e será tras- LUTAS PRINCIPAIS mitido em canal aberto, a marca UFC (Ultimate Fight Champioship) tem Silva vs Okami como principais atletas os brasileiros que levaram a Rua vs Griffin arte macial Jiu Jitsu brasileiro mas conhecida com Nogueira vs Schaub BJJ, tem ainda o maior lutador de todos os temPearson vs Barboza pos Anderson Silva que ja bate todos os recordes Cane vs Nedkov do evento em defesa de cinturão e sem falar nos

Vila Valentim Serra fará festa para receber a abertura do IV Campeonato Rural Segundinha: Pedreira foi o destaque da rodada

A

contece neste sábado (27), a partir das 8 horas da manhã na agrovila Valentim Serra, a abertura oficial do IV Campeonato Rural de Futebol de Campo 2011. Na oportunidade, serão entregues 30 kits de materiais esportivos às equipes que disputarão o campeonato. A presença de várias autoridades municipal já confirmada no evento.

Equipes que participarão do campeonato dividias em sedes: Campo Três Voltas: Jardim, Palmares I, Palmares II, Pontilhão, Três Voltas, Vale do Liberdade e Vila Bras. Campo Carimã: Conquista, Cachoeira Preta, Serra Dourada, São Raimundo e Carimã. Campo Valentim Serra: Terra Roxa, Tapete Ver-

de, Valentim Serra, Alto Bonito, Rio Branco, Carajás e Vila Albani. Campo Vila Sansão: APA, Garimpo das Pedras, Gelado, Vila Sansão e Vila Paulo Fonteles. Campo Onalício Barros: Cedere I, Santa Cruz, Carajás II, Nova Esperança, Dina Teixeira e Onalício Barros.

Três jogos movimentaram o futebol paraense na tarde desta quarta-feira (24), pela segunda divisão do Campeonato Paraense. No estádio do CEJU, em Belém, Gavião e São Francisco empataram em 2 x 2. Já em Castanhal, Santa Rosa e Izabelense ficaram também no

empate de 1 x 1. O único time vencedor foi o Pedreira, que derrotou o Tiradentes por 4 x 2, em Marituba. Foi a segunda rodada do torneio. A competição tem 9 times disputando 2 vagas para a disputa da primeira fase da primeira divisão do Parazão 2012.


Política09

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Nos bastidores

MÁRIO COUTO; “Que país é esse? Que Senado é esse?

Que país é esse? Que Senado é esse? Apenas vinte senadores e senadoras assinaram a CPI a favor de vocês, brasileiros. Para se descobrir, Brasil, quem são aqueles que ofendem vocês, quem são aqueles que roubam vocês, Brasil” declarou Mário Couto. O senador também comentou notícia do jornal Folha de S. Paulo segundo a qual a presidente Dilma Rousseff teria afirmado a aliados que não faria mais demissões. O parlamentar acrescentou que o mesmo jornal informou que a ministra das Relações Institucionais, Ideli

Salvatti, assegurou a liberação de R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares.

Para os deputados calarem a boca! Calem-se, deputados! Calem-se, senadores! Não assinem a CPI! A Dilma vai liberar uma fortuna para vossas excelências! Ê Brasil grandioso e querido! Ô Pátria querida, olha como caminhas! Olha o que os teus filhos fazem contigo, pátria: te abandonam, pátria! Dizem para ti: te lixa, Brasil! Ninguém assina a CPI da Corrupção. Ô pátria amada...” exclamou Mário Couto.

Major Mactra-PSDB

Odilon: olhos de águia do PMDB

Continuam os boatos que alguns pré-candidatos estariam de malas prontas para deixar o PMDB. Agora é esperar pra ver quem voa para outro ninho, o tempo está ficando curto.

A

cabaram as especulações sobre o nome do pré-candidato a vereador Major da Mactra. O moço está fechado com o PSDB e é pré-candidato a uma vaga no Legislativo do município em 2012.

Toda a Galera

Chico da Pesca do PT perde mandato

Dep. Milton PT

Tem gente dizendo que o deputado estadual Milton Zimmer é o pré-candidato ao governo municipal. Fontes ligadas ao comando O STF resolveu. do PT na capital dão como Todo o Estado do Pará certa a indicação do depuserá escutado, ouvido e O Tribunal Regional Elei- tado para disputar as eleicheirado sobre o plebistoral (TRE) acaba de cassar, ções municipais de 2012. E cito que quer dividi-lo e à unanimidade, o mandato criar mais dois estados. do deputado estadual Chi- não adianta fazer biquinho, é Milton e pronto. E ponto final. co da Pesca (PT). Ele foi o quinto mais votado no pleiPercília Priante é relator do to do ano passado. Elegeu- Vereadora Orçamento Geral da -se com 49,7 mil contos, Martins (PRTB) surfando nas ondas da União enorme influência de Miriquinho Batista (PT), eleito deputado federal. Chico da Pesca foi cassado sob a acusação, formulada pelo Ministério Público Eleitoral, de compra de votos durante a campanha de CPI dos Pazinatos acaba 2010, utilizando-se da máem pizza. Segundo a requina pública na Superinlatora da CPI, vereadora tendência Federal de Pesca O deputado federal José e Aqüicultura do Pará, ór- Percília Martins (PRTB), Priante (PMDB-PA) foi no- gão do qual era o superin- a Casa não encontrou nemeado nesta quarta-feira tendente regional até 2009. nhuma irregularidade no contrato do grupo Pazinato (24) relator do Orçamento Massud no PDT com a Prefeitura do prefeiGeral da União (OGU) de to Darci Lermen. 2012 para a área da Integração Nacional e do Meio Vereador Faisal PSDB Ambiente. Escolhido pela direção nacional do PMDB, o nome de Priante foi aprovado na tarde do dia 24 em reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO). No cargo, o deputado terá como principal missão aprovar os recursos que egundo informações, serão destinados no Orçao vereador Massud mento para as obras que os o tomar conhecimento está sorrindo à-toa deviMinistérios da Integração da decisão da vereadoNacional e do Meio Am- do fechar para seu par- ra Percilia sobre a CPI dos biente realizarão no próxi- tido com nomes de peso Pazinatos, onde a vereadomo ano em todo o país. para disputar vagas na ra disse não encontrar neCamâra de Vereadores de nhuma irregularidade no contrato da prefeitura com 2012. o grupo de advogado, imediatamente o vereador disse que o grupo de oposição 01/01/2011 - 26/08/2011 ao governo tomará outras providências pra que isso nao acabe em pizza.

S

3927 965225 15

A


10

Geral

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Praça da Cidadania agora de pintura nova de uma pintura nos bancos da praça, causando uma frustração imensa nas pessoas que foram para ver uma grande obra pelo tempo que a praça fi-

Secretaria de obras passa 8 meses para pintar bancos de praça

lho.

Banco agora de tinta nova Mais uma do goverjá que a praça havia no do prefeito Darci sido fechada pelo pefaltou com respeito ríodo de oito meses. ao povo de nossa ciTudo indicaria que dade. Colocou carseria uma grande fesros de som nas ruas ta para os moradores convidando a popudos bairros próximos lação para prestigiar à praça. Quando os a reabertura da Praça moradores começada Cidadania, locaram a chegar tomalizada no bairro do ram um grande esRio Verde, causando panto. A tal reforma uma grande expectafeita pela Secretaria tiva nos moradores, de Obras não passava

cou fechada. Mais uma vez o prefeito Darci virou motivo de risadas das pessoas que estiveram para ver os bancos da praça pintado de verme-

Presidente de associação denuncia descaso da prefeitura municipal com comunidade

Antonio Pereira de Souza

O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Guanabara e Caetanópolis, Antonio Pereira de Souza, popularmente conhecido por “Scuby”, denuncia que a Prefeitura de Parauapebas não vem respondendo aos apelos da entidade em favor da comunidade do complexo de bairros, deixando de responder a vários ofícios solicitando benfeitorias para os moradores. Em sua residência, localizada na Rua Rui Barbosa, Bairro Guanabara, Antonio “Scuby” exibiu à reportagem na última terça-feira

(23) cópia de documentos encaminhados à prefeitura, secretarias e departamentos afins, a maioria deles tendo como resposta a falta de dinheiro para execução das obras, enquanto que outros ofícios sequer foram respondidos. Moradores dos bairros Guanabara, Bela Vista e Nova Vida reclamam que há muito tempo estão abandonados pelo poder público. A comunidade do complexo de bairros exige iluminação, segurança pública, ruas asfaltadas, meio-fio, tratamento de esgoto,

água tratada, entre outros serviços de infraestrutura. Acompanhada do presidente da associação, a reportagem ouviu o apelo de alguns moradores que se dizem insatisfeitos com a falta de atenção da prefeitura municipal para aqueles logradouros. Pedro Amorim Filho (Rua Rui Barbosa nº 217, Bairro Nova Vida) reclama que na frente da casa dele passa um esgoto a céu aberto, provavelmente de sanitário, que diariamente exala um odor insuportável, sem que o poder público tome alguma providência para solucionar o problema. Quem também aumenta o coro das lamentações é a dona de casa Maria de Araújo Souza (Rua Luiz Gonzaga, quase esquina com Rui Barbosa). Segundo ela, um grupo de pessoas já esteve várias vezes na associação de moradores do bairro reforçando o pedido de serviços para o bairro junto à Secretaria Municipal de Obras, mas os ape-

APAE Parauapebas (94) 3346-1717 (94) 3346-0303

los nunca foram atendidos. “Na época de campanha política, eles aparecem por aqui e fazem uma operação tapa-buraco, mas depois somem”, diz ela. A dona de casa Maria Eulina da Silva Souza (Rua Rui Barbosa, esquina da Rua Luiz Gonzaga) reclama de um esgoto a céu aberto que passa na frente da casa dela exalando diariamente um odor insuportável. Nesta semana, ela tentou colocar manilhas de cimento na vala para acabar com o mau cheiro, mas a obra não deu certo. “Gastei R$ 560,00 na compra dos oito tubos de cimento para tentar amenizar o fedor, mas não deu certo”, lamenta a moradora, revelando que vem sofrendo com a situação há cerca de cinco anos. Para Raimundo Nonato Alves de Souza (Rua Rui Barbosa nº 258, Bairro Guanabara), o asfalto colocado na frente da casa dele aparenta ser de boa qualidade, mas a falta de

Maria Eulina da Silva

construção de meio-fio para drenagem das águas pluviais vem deteriorando a camada asfáltica. “Fico perguntando por que a prefeitura contrata uma empresa para fazer certa obra com o dinheiro do povo, recebe a obra inacabada e fica por isso mesmo. Isso é falta de vergonha na cara dos responsáveis pelos serviços ou falta de dinheiro?”, indaga o morador, complementando que a população, revoltada, espera por resposta.

Sorri Parauapebas Av Beira Rio, 32 A - Rio Verde (94) 3356-1103


Policial 11

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Mulher de detento é executaTarado é preso pela da com três tiros no Liberdade Polícia Militar

Lucileia Vieira Sobral

té o fechamento desta A matéria, a polícia ainda não tinha colocado as

mãos no pistoleiro que no início da noite do último sábado (20) executou com três tiros a dona de casa Lucileia Vieira Sobral, que residia na Rua Brasília nº 92, Bairro Liberdade, em Parauapebas. De acordo com o delegado Nelson Alves Júnior, o suposto matador seria morador do Bairro Morro do Macaco, em Parauapebas, o qual estava

“Fagulho”, marido da vitima

sendo monitorado e deveria ser colocado atrás das grades nas próximas horas. A vítima era esposa de Francisco Vitor da Silva, 53 anos, conhecido por “Fagulho”, que se encontra preso na cidade desde o dia 3 de junho deste ano, acusado de vender droga no Bairro Liberdade e por receptação de produto roubado. Em declarações prestadas à reportagem, Keila Sobral Silva, filha da vítima,

disse que na hora do crime ela estava na cozinha da casa e escutou os tiros. “Eu soube depois que o matador veio a pé, chegou na casa e fez os três disparos contra minha mãe. Depois dos tiros, o pistoleiro saiu correndo por um quintal baldio”, relatou Keila Sobral, lamentando pela perda da mãe dela. Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, disse ao jornal que duas semanas antes do crime a vítima caminhava em direção da casa dela, por volta das 9 horas da noite, e percebeu que estava sendo seguida por dois homens que andavam numa moto. “No dia da execução da mulher, eu estava nas proximidades e percebi que o matador tem cabelos escuros e aproximadamente 1,70 cm de altura”, relata a testemunha, acrescentando que na hora do crime havia umas seis pessoas tomando cerveja no bar de Lucileia Sobral.

Depois de receber denúncias, uma guarnição da Polícia Militar, integrada pelo sargento Carias, cabo A.Moraes e soldado Alencar, prendeu e entregou à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas, na manhã desta quarta-feira (24), o indivíduo Higino Honorato Santos, acusado de praticar estupro contra a mulher de iniciais S.N.S, de 21 anos de idade, num alojamento de trabalhadores localizado na Vila Sanção, zona rural de Parauapebas. De acordo com o registro policial feito pelo sargento Carias, a vítima trabalha num bar do alojamento. Ao ser localizado pela polícia,

Higino Honorato Santos se encontrava descansando em seu quarto no alojamento, onde os policiais encontraram roupas da vítima. À reportagem, SNS revelou que o homem a forçou com um canivete a praticar sexo anal e oral com ele, só escapando da fúria do tarado depois que ela gritou por socorro e foi salva por um rapaz que ouviu os apelos da moça. A mulher conta que havia sido contratada por Higino Santos para fazer um programa no valor de R$ 50,00, “mas na hora em que fui salva pelo rapaz passei a mão em R$ 100,00 dele e escapei só de blusa e sem cacinha”. Ouvido pela reportagem, o acusado contou que pagou R$ 40,00 no bar para a mulher sair com ele e deu R$ 100,00 pelo serviço dela. Ele nega que tenha forçado a moça com um canivete para praticar sexo oral e anal. “Foi ela que se apoderou da arma e aprontou pra cima de mim”, defende-se o acusado.

ziers. De acordo com o sem-terra Carlos Mendonça, um dos líderes da manifestação, o protesto tinha como objetivo pressionar a Prefeitura de Curionópolis a construir uma escola no acampamento para atender às 130 crianças de colonos. O líder dos sem-terra lembra que aquela era a terceira manifestação pública que o movimento fazia para sensibilizar o prefeito Wanderson Chamonzinho a mandar construir a escola. No último protesto, ocorrido no dia 10 do corrente, dezenas de pessoas do acampamento ocuparam a frente do prédio da Prefei-

tura de Curionópolis, na tentativa de ser recebidos pelo gestor municipal. “Naquela manifestação, a secretária municipal de Educação nos prometeu que até o dia 17 a prefeitura estaria dando uma resposta para nós sobre a construção da escola pleiteada, mas até hoje ela não nos respondeu, e então resolvemos ocupar a estra-

da”, explica Carlos Mendonça. O deputado estadual Milton Zimmer Schneider (PT) chegou de Parauapebas ao bloqueio por volta da 15 horas com destino a Marabá e foi barrado pelos manifestantes, só prosseguindo viagem às 19 horas, depois que os sem-terra decidiram deliberadamente liberar a estrada.

Trabalhadores sem-terra interditam rodovia PA 275 durante cinco horas

Dezenas de pessoas (homens, mulheres e crianças) ligadas ao Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) interditaram a rodovia PA 275, no período das 14 às 19 horas da última terça-feira (23), provocando enormes filas de veículos nos dois sentidos da estra-

da e grandes transtornos para quem precisava passar por ali. O trecho da rodovia interditado pelos colonos ocorreu a cerca de 20 quilômetros do centro de Parauapebas, no sentido cidade de Curionópolis, em frente ao acampamento Frei Henri Burin des Ro-

DISQUE DENÚNCIA

3346 - 2252 Parauapebas


12

Caderno Semanal - 26 de Agosto de 2011

Anuncie

Rua G, 254 - B.Uniรฃo

3346-1856 Toda linha de relรณgio de ponto digital - Revenda de balanรงas peรงas e suplementos


Jornal Semanal