Issuu on Google+


Prepare-se para uma viagem em que você

poderá:

. conhecer diversas culturas e perspectivas, . desenvolver novas competências, . participar de uma organização estadual, . obter uma rede de contatos diferenciada, inclusive a nível nacional, . realizar projetos de grande impacto no Paraná e ser responsável pelo desenvolvimento deste!


A FEJEPAR


F.A.Q.


É necessário exclusividade para o(s) cargo(s)? Para os diretores é necessária exclusividade aos cargos, porém para coordenadores não, podendo até mesmo estar em um cargo de liderança na EJ. A carga de trabalho varia de coordenadoria para coordenadoria, porém possui uma média de 6 horas semanais.

Preciso estar em uma EJ federada para fazer parte da FEJEPAR? Não, mas é preciso, ao menos, ter feito parte de uma EJ.


F.A.Q. Quais são as competências e requisitos necessários? É preciso ter um tempo mínimo de MEJ? Os requisitos e competência mudam conforme o cargo, mas comprometimento, foco em resultados e pró-atividade são fundamentais. Não é exigido tempo mínimo, porém é recomendado pelo menos 6 (seis) meses de MEJ.


QUAL O SEU

DESTINO?


Os cargos que fazem parte deste edital estão listados nas próximas páginas. É importante lembrar que suas funções podem sofrer variações, devido ao planos de ação de cada diretoria, e ao andamento das atividades. Para mais esclarecimentos, recomenda-se entrar em contato com a Diretoria Executiva da FEJEPAR.


AdministrativoFinanceiro Administrar os recursos da FEJEPAR e responder por eles, manter a documentação da Federação em ordem e exigir o mesmo das EJs federadas por meio de outros projetos. Coordenar os projetos e processos que envolvem os pilares de Orientação e Fomento e também de Regulamentação.


Coordenadoria Administrativa Responsável pelo Selo FEJEPAR e Selo EJ, o coordenador irá executar ambos os projetos controlando auditorias, aplicando o treinamento e dando suporte aos diretores financeiros em tudo que é relacionado à parte jurídica e contábil, de forma que todas as empresas juniores federadas estejam regularizadas perante os órgãos fiscais. Coordenadoria de Orientação e Expansão O coordenador é o contato direto com as empresas juniores não federadas e nascentes. Dá todo o suporte para o desenvolvimento da empresa durante o Processo Único de federação, tanto com os documentos como amadurecimento da gestão e preparação para sua entrada na rede. Além disso, auxilia acadêmicos à fundar empresas nos cursos e articula representatividade dentro das IES se preciso. Coordenadoria Financeira Responsável por toda a parte financeira/contábil da federação. Gerencia o fluxo de caixa, realiza o planejamento financeiro, rateios, semestralidades, contato com o contador, prestação de contas, comunicados financeiros e documentação jurídica da FEJEPAR. Coordenador de Núcleos Formulada para desenvolver a relação dos NEJs de todo o estado, será responsável por dar início a uma nova área na FEJEPAR, desenvolvendo os projetos e processos relacionados ao trabalho com os NEJs. Terá contato constante com o núcleo e criará diretrizes para o trabalho colaborativo. No ano de 2013, será uma coordenadoria em estruturação.


Comunicação A diretoria de comunicação trabalha com dois referenciais estratégicos voltados para comunicação interna e externa à federação. O primeiro deles, referente ao meio interno, se resume a possuir uma comunicação eficiente com os empresários juniores. O outro referencial estratégico é o externo, trabalhando para divulgar a FEJEPAR e a marca Empresa Júnior de forma efetiva na sociedade.


Coordenadoria de Identidade Você poderá cuidar de toda a parte visual da FEJEPAR! Desde news e manuais até editais e documento oficiais, tudo que a FEJEPAR mostra, será de sua responsabilidade deixar bonito! Coordenadoria de Imprensa Sabe como vender uma ideia? Aqui é o seu lugar! Além de escrever conteúdo que promova o MEJ paranaense você poderá entrar em contato com toda de rede de imprensa do Paraná para mostrar a força FEJEPAR. Gerente de Público: Toda empresa tem muitos envolvidos, no caso da FEJEPAR, temos diversos Stakeholders que merecem, individualmente, toda a atenção da federação. São eles: Empresas Juniores, Empresários Juniores, Universidades e Professores, Micro e Pequenas Empresas, Médias e Grandes Empresas e Governo. Nessa coordenadoria, cada gerente cuidará de um público de um grupo destes, trabalhando nas ações e no relatório de impacto de cada um. Coordenadoria de Eventos O Coordenador de Eventos será o principal responsável pelos Eventos realizados pela FEJEPAR. Entre suas atividades, constam o auxílio no planejamento, execução e acompanhamento de todos os eventos da FEJEPAR. As atividades operacionais vão desde treinamento, suporte e auxílio prestado em todo período de organização, e repasses ao Diretor de Comunicação do andamento dos eventos. A coordenadoria deve prezar pela qualidade e garantia da realização dos projetos, e terá uma considerável autonomia para realizar suas atividades.


Desenvolvimento Dar suporte às Empresas Juniores do Paraná, focando no aprendizado e nos melhores resultados de cada empresário, além de auxiliar na expansão do Movimento Empresa Júnior paranaense, prezando pela Excelência em Gestão das Empresas Juniores.


Coordenador de Desenvolvimento Lidará diretamente com assuntos relacionados a Gestão de Empresas, como MEG e por isso deve ter muita sede por estudar e aprender. Irá estar em constante contato com os maiores clientes da FEJEPAR, as Empresas Juniores, por isso, as habilidades de se comunicar e lidar com conflitos são essenciais. Os projetos de Desenvolvimento são desafiadores e geralmente tem picos e carga de trabalho que oscilam ao longo do ano. É a coordenadoria certa para aquelas pessoas que gostam de trabalhar com gestão, que gostam de ajudar e assessorar e que querem ser desafiadas, pois Desenvolvimento é uma diretoria em constante mudança!


Presidência Sua função engloba toda a gestão interna da federação, desde a gestão de projetos e processos até pessoas e estratégia. Além disso a presidência é responsável por fazer o acompanhamento das diretorias, do desempenho e da evolução das competências da equipe (diretores, coordenadores e assessores).


Coordenador de Gestão Será responsável por auxiliar no gerenciamento de todos os projetos e processos da Federação. Será o ''braço direito'' do presidente, pois dará suporte a um dos processos mais importantes dessa diretoria, que é o acompanhamento do desempenho dos diretores. Além de acompanhar, gerenciar e mensurar, o coordenador de gestão é o principal responsável por auxiliar a elaboração de repasses oficiais da Federação para o Conselho e para as EJs.

Coordenador/Assessor de Gestão de Pessoas Será responsável pelos processos gerais de Gestão de Pessoas na Federação, como Processos Seletivos e Pesquisa de Clima. Além disso, é responsável, no caso da Coordenadoria, de auxiliar os demais diretores a gerir suas equipes, através de acompanhamentos e feedbacks.


Vice-Presidência A vice-presidência é responsável pela representatividade externa. Entende-se por representatividade externa a responsabilidade de fortalecer a marca EJ no Paraná, consolidar-se como liderança institucional das EJs paranaenses, perante o MEJ e a sociedade como um todo.


Coordenador de RI é responsável por traçar as formas de atuação da Federação junto aos principais órgãos de classe (CREA, CRA, CORECON, etc.), frente às IES e também organizações parceiras, como institutos de fomento, de empreendedorismo e Conselhos (CJE, por exemplo). Além de formalizar a atuação, o coordenador de RI fará a mensuração de resultados referente ao trabalho perante essas instituições e será peça chave para fortalecer nossa Representatividade e nossos relacionamentos políticos. Coordenador de Negócios trabalhará diretamente com elaboração de propostas de parceria bem como a captação em si, fazendo reuniões e gerenciando contatos. Esses contatos são prospectos mais diretos, buscando estabelecer benefícios tanto para a FEJEPAR, quanto para as EJs e para os parceiros. Além disso, uma das metas para o coordenador de negócios no ano que vem é trabalhar com fidelização e consolidação de todo o processo envolvendo parcerias.


25/10 Abertura das Inscrições A abertura das inscrições para as vagas de Coordenadores é comunicada através de informações divulgadas via Facebook e Site, bem como através do mailing dos conselheiros


25/10 - 02/11 Inscrições O interessado deverá fazer a requisição da ficha de candidatura para os conselheiros de suas EJs. Os candidatos poderão indicar interesse em até duas Coordenadorias. A candidatura deverá ter no máximo duas páginas e enviada em pdf para presidencia@fejepar.org.br e gestaodepessoas@fejepar.org.br


02/11 - 14/11 Entrevistas De acordo com o número e as qualificações dos interessados para cada cargo será feita uma triagem inicial. Fica a critério da diretoria executiva a realização, ou não, de entrevistas virtuais, via Skype, com a célula de gestão de pessoas e diretor da área escolhida.


17/11 Resultado Após o período de triagem, a equipe 2012 será então selecionada pelos diretores. O resultado será divulgado por e-mail e através das redes sociais.



I Edital de Coordenadores 2013 - EJEQ