Issuu on Google+

Trabalho: Teologia BĂ­blica do Velho Testamento

Professor: Wanderley Aluno: Guilherme de Sousa Francisco


Trabalho: Os Nomes de Deus A fé monoteísta acredita que há e só pode haver um único ser supremo que é Deus. Na Bíblia existem muitas manifestações de Deus, e todas as vezes que Deus se manifestava, Ele se mostrava de uma forma diferente, por isso se atribuiu nomes diferentes a Deus, mas sendo o mesmo. Para o judeu o nome e genealogia são muito importantes, e sempre que eles davam nomes a alguma coisa, era referente a algum acontecimento marcante, como por exemplo, o nosso Senhor Jesus Cristo. Mateus 1: 21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Neste trabalho estarei tratando alguns nomes de Deus ao qual se revelou ao homem. Existem nomes genéricos, específicos e compostos.

Genéricos Segundo os dicionários, genérico é tudo aquilo que é tratado de forma generalizada, não sendo peculiar ou específico a uma única coisa. Tais nomes podem ser usados tanto pelo Deus verdadeiro, como por falsos deuses, englobando ambos os gêneros, ou seja, masculino ou feminino. Dentro das Escrituras, temos: 

Elohim (plural) e Eloah (singular): Fala de Deus tendo o Seu poder criativo e onipotência de forma intrínseca. É o primeiro nome que surge nas Escrituras: “No princípio criou Deus (Elohim) os céus e a terra” (Gn 1:1) Elohim é citado 2.498 vezes e Eloah é citado 57 vezes. Desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico Aláh (Alá, nome típico entre os Muçulmanos), significando “ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente”.  El: Deus, como “Aquele que vai adiante ou inicia as coisas”. Este nome é apresentado apenas no singular e num total de 250 vezes, sendo muitíssimo conhecido pelos povos de língua Semita. Pode ser usado como “deus” para divindades falsas, como também “Deus” para o verdadeiro Deus de Israel. Normalmente aparece sozinho, mas foi combinado formando termos compostos com o sentido de deidade, ofício, natureza ou atributos do Deus verdadeiro.  El-Berit: Deus que faz pacto ou aliança (Gn 31: 13, 35:1-3);


 El-Elyon: Deus Altíssimo (Gn 14: 17-20). Elyon é um adjetivo que deriva do verbo hebraico Aláh sendo usado para coisas. Seu significado é: “subir, mais alto, mais elevado, superior”. É utilizado para referir-se a Deus e ganha o significado de “o excelente, o alto, o Deus glorioso”.  El-Ne’eman: Deus de Graça e Misericórdia (Dt 7:9);  El-Nosse: Deus de Compaixão (Sl 99:8);  El-Olan: Deus Eterno, da Eternidade (Gn 21: 33);  El-Qana: Deus Zeloso (Ex 20:5; 34: 14);  El-Ro’i: Deus da Vista (Gn 16: 13);  El-Sale’i: Deus é Minha Rocha, o Meu Refúgio (Sl 42:9-10).

NOMES ESPECÍFICOS Totalmente contrário aos genéricos, os nomes específicos de Deus são utilizados nas Escrituras para o único Deus verdadeiro, jamais sendo utilizados para outras divindades.  Shadday: Todo-Poderoso Tanto pode aparecer sozinho (Gn 49: 24 - Em Jô é citado 31 vezes), como utilizando “El” para obter a forma composta El-Shadday que tem o significado de “Deus Todo-Poderoso” (Gn 17:1; 28:3; 35: 11; 43:14; 48:3; Ex 6:3 e Ez 10:5).  Adonay: Senhor Passaram a utilizar Adonay em serviços religiosos e há’Shem para conversas informais devido à Lei explícita: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão” (Ex 20:7) e, “E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto” (Lv 24: 16).

Nunca o tetragrama YHWH 

YHWH: Senhor Muitos textos são publicados seguindo um “ciclo vicioso de cópia” sem a preocupação básica de resguardar qual seja realmente a forma correta de se escrever o nome de Deus. A única forma de “determinar” prende-se necessariamente aos manuscritos e a versões fidedignas aos textos originais. Quanto à pronúncia correta, não há como determinar como os judeus pronunciavam. Na verdade, tornou-se um nome impronunciável pelos hebreus desde o período intertestamentário, pois, conforme ordem divina proibia-se tomar o nome do Senhor (YHWH) em vão. Assim temiam, e ainda temem pronunciar o tetragrama. Em seu lugar, substituem-no por Adonai (Senhor) ou “O Nome” ou “há’Shem" em suas conversas informais usando o idioma hebraico. O “Tetragrama Sagrado" é escrito apenas por quatro consoantes: yod, he, vav, he (o alfabeto hebraico não possuía vogal). YHWH é citado 5321 vezes, sendo dos textos mais antigos a origem dos livros do Velho Testamento. Muitos cristãos fazem uso da pronúncia JEHOVAH (Jeová) para o tetragrama YHWH. Não podemos dizer que o nome


Jeová seja a forma incorreta ou correta de pronúncia, mas é a mais aceitável. Os mais “catedráticos” consideram como forma correta pronunciar YAHWEH (Iavé - Javé) ou então YAHWO (Iavô).

NOMES COMPOSTOS Utilizados para revelar aspectos a mais do caráter de Deus; mais alguns adjetivos de Deus.  YHWH Elohim: Criador de todas as coisas;  YHWH Jireh: O Senhor proverá – Deus proverá. Foi o que disse Abraão a Isaque sendo interrogado por ele quanto ao cordeiro para ser sacrificado: “Respondeu Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. E os dois iam caminhando juntos” (Gn 22: 8). Também foi o nome que deu Abraão após a providência do Senhor para aquele sacrifício, não tendo ele que sacrificar Isaque, seu filho: “Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá” (Gn 22: 14). E tal como aconteceu com Abraão, também Deus proveu para nós, pecadores, um Cordeiro, Jesus! (Jo 1: 29).  YHWH Rafa: O Senhor Que Te Sara (Ex 15-26);  YHWH Nissi: O Senhor é a Minha Bandeira. Moisés assim chamou o altar que edificou (Ex 17: 15);  YHWH Shalom: O Senhor é Paz (Jz 6:24). Hoje pregamos ao mundo a Paz que é o Senhor; a Paz que só o Senhor pode trazer aos corações aflitos. Foi o nome dado por Gideão ao altar que edificou.  YHWH Raah: O Senhor é o Meu Pastor (Sl 23:1). Acredito que não haja quem não conheça essa passagem nas Escrituras. Mas, para podermos clarear nossa mente vamos ao Salmo escrito por Davi “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará”. E como é bom saber que o nosso Pastor é o Senhor; Quão bom é saber que à frente das nossas veredas segue o Senhor tirando os espinhos, e, melhor ainda; quão bom é saber que as veredas eternas prometidas pelo Senhor são maravilhosas.  YHWH Tsidikenu: Senhor Justiça Nossa (Jr 23:6). Jeremias profetizando a respeito de Judá disse: “Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este é o nome de que será chamado: O Senhor Justiça Nossa”.  YHWH Sabaoth: O Senhor dos Exércitos (Sl 24: 10). Todo exército tem um General; ele cuida, ele dá ordens, ele vai adiante dos seus soldados, e nós temos ao Senhor dos Exércitos que comando miríades de anjos celestiais que estão sempre ao redor e à disposição daqueles que O buscam.  YHWH Shammah: O Senhor Está Ali (Ez 48: 35). A divisão das tribos. “Dezoito mil côvados terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será Jeová- Shammah”.


EL ÔLAM

Deus Eterno

Gn. 21: 33; Êx. 3: 15

ATTIQ YÔMIN

Antigo de Dias

Sl. 90:2

JEOVÁ JIRÉ

O Senhor provê

ELOHIM

Criador

Gn. 1: 1

JEOVÁ NISSI

O Senhor é a minha bandeira

Êx 17: 15

ADONAI

Senhor

Ex 20:7

JEOVÁ SHALOM

O Senhor é paz

Jz 6: 24

ELIOM

Altíssimo

Sl 91: 1

JEOVÁ TSIDIKENU

O Senhor é a nossa justiça

Jr 23: 6

KADOSH

Santo

Is. 6:3;

JEOVÁ SHAMMAH

O Senhor está presente

JEOVÁ SEBHÃÔH

Senhor dos Exércitos

KADOSH ISRAEL

Santo de Israel

Sl 71: 22

SHAPHATAR

Juiz

Salmos 50:6

ELOI

Senhor de todas as coisas

PALET

Libertador

Sl. 18:2

AARÁ

Meu Pastor

Sl 23: 1

JEHOSHUA

Javé é a Salvação

EL ROI

Deus que vê

ADON HAKAVOD

Rei da Glória

EL SHADDAY

Deus Todo.Poderoso

YESHUA

Jesus

RAFÁ

Que cura

YHWH

Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece na Bíblia, é traduzido como Senhor

JEOVÁ HOSSEU

O Senhor que nos criou

JEOVÁ ELOHEKA

O Senhor teu Deus

MALAH BRIT

O Anjo da Aliança

EL RAÍ

O Deus que tudo vê

EL CANÁ

O Deus zeloso

EL DEOT

O Deus das Sabedorias

I Sm 17 : 45

Fonte: http://www.verdade-viva.net/nomes-de-deus-sumario.html Separei alguns nomes que o Senhor se fez conhecer por suas manifestações, mas existem muito mais nomes dentro da Bíblia e com certeza muitos que ainda não se foram revelados.


Nomes de Deus