Almanaque Gibizeira #1

Page 1


LOGOTIPO

EXPEDIENTE Morgana Marcon Diretora da Biblioteca Pública do Estado do RS

PATROCÍNIO 1 - Logo para aplicação em fundo preto ou colorido

RETIRAR ESSE FUNDO PRETO

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando Curador da Gibiteca BPE Cláudia Antunes Assessora de Imprensa Carlos Jenisch Colaborador Gibiteca BPE

2 - Logo para aplicação em fundo branco

Eduardo Pinheiro Estagiário da Biblioteca Leandro Malósi Dóro Consultoria da Feira Gibizeira Antonio Mainieri Cobertura Fotográfica do Evento @antoniomainieiri.retrato

APOIO

Eduardo da Silva Ribas Capa WWW.IDEOGRAF.COM.BR | (51) 3325.4900

Guilherme “Smee” Sfredo Miorando Textos e Diagramação As fotos utilizadas nesta edição são do Acervo Fotográfico da Biblioteca Pública do Estado Cláudia Antunes Jornalista Responsável Impressão IDEOGRAF

GIBITECA

BPE

REALIZAçÃO


E

APRESENTAÇÃO

m tempos em que a cultura brasileira vem sendo dilapidada, sucateada e desconsiderada, um lugar como a Gibiteca BPE se torna um espaço de resistência da cultura e da arte. Também se torna um ambiente de preservação da memória da publicação de quadrinhos, em um acervo rico e diversificado de temas, mostrando que não existem tabus e nem idade para se apreciar um bom gibi. Enquanto governos e prefeituras ao redor do Brasil têm perseguido quadrinhos e livros, a Gibiteca BPE surge como um lugar que respira a arte dos quadrinhos. Manter a Biblioteca Pública do Estado viva e atrair novos públicos era uma das metas que a direção e equipe tinham em mente quando idealizaram a Gibiteca BPE. Através de ciclos de bate-papos sobre quadrinhos realizados pelo menos uma vez ao mês, o público da Biblioteca e da Gibiteca vêm se formando e se renovando. Contudo, desde antes da criação da Gibiteca, a equipe da Biblioteca Pública do Estado vinha agitando esse espaço especial de publicações com eventos como saraus e palestras em meios aos livros. Um desses eventos foi a feira Órbita, no ano de 2019, que teve duas edições e reuniu quadrinistas e artistas gráficos do Rio Grande do Sul. Para dar continuidade a esse desejo e a essa missão de popularizar a leitura, agora sob a égide da Gibiteca BPE, desenvolvemos uma nova feira − a Gibizeira. A Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que tem como direcionamento dar destaque para a produção desse tipo de material, principalmente aquele realizado no Rio Grande do Sul. Nessa primeira edição, temos representantes das cidades de Porto Alegre, Alvorada, Novo Hamburgo, Candelária, Bento Gonçalves, Camaquã, Caxias do Sul, Gravataí, Osório, Passo Fundo, Campo Bom, compondo um interessante mosaico dessa produção. A publicação que você tem em mãos é uma forma de dar visibilidade aos trabalhos desses quadrinistas. O amparo à arte e à cultura por uma instituição pública do Governo do Estado, é uma forma de demonstrar a relevância e corroborar a necessidade de destacar esse segmento cultural, assim como qualquer outro que possui maiores respaldos culturais. Esperamos que neste final de semana, você possa aproveitar a Feira Gibizeira e os trabalhos desses talentosos e dedicados artistas gaúchos. Tenha um ótimo evento!

Comissão Organizadora da Primeira Feira Gibizeira Criação e ilustração da Teka, mascote da Gibiteca BPE, por Thiago Kening.


C

BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO

riada pela Lei n° 724 de 14 de abril de 1871, a Biblioteca Pública do Estado do Rio Grando do Sul, uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura, ganhou importância tanto pelo seu acervo valioso, quanto pelo seu prédio – uma das mais belas edificações do Rio Grande do Sul – tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional. A BPE mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos e digitais, bem como acervo em braile e em áudio. A Biblioteca possui uma coleção de 250.000 volumes que representam o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense e de imensurável representatividade junto à memória nacional, dentre outros. Além dos serviços de consulta e empréstimo de livros e quadrinhos, oferece diversificada programação cultural, aliando a literatura a outras artes, como cinema, música, teatro e dança, bem como exposições dos mais diferentes assuntos, visitas guiadas e elaboração de fichas catalográficas para publicações. Instalada desde 1912 no entorno da Praça da Matriz (Rua Riachuelo, 1190), onde se localiza o sítio histórico reconhecido como centro representativo da vida do Estado, a Biblioteca coloca-se para todo o país e até para o mundo como a referência mais importante da historiografia e da cultura gaúchas dos séculos 19 e 20.


I

GIBITECA BPE

naugurada no dia 5 de novembro de 2021, a Gibiteca BPE é o mais novo espaço de consulta local de publicações da Biblioteca Pública do Estado. Localizada no Salão de Referência, no primeiro andar da Biblioteca, o espaço conta com mais de 8 mil exemplares, entre eles 800 mangás que foram doados pela Fundação Japão. No acervo da Gibiteca BPE, existem histórias em quadrinhos dos mais diversos tipos e procedências: HQs de produção gaúcha e nacional, graphic novels, fumetti, quadrinhos de superheróis da Marvel e DC Comics, quadrinhos da Turma da Mônica Jovem, mangás, séries mensais e especiais, além de materiais em quadrinhos publicados em outros países e outras línguas. O início da Gibiteca BPE se deu a partir de uma doação de mais de dois mil e quinhentos exemplares de gibis por Guilherme Smee e mais de mil exemplares por Adri A., ambos quadrinistas gaúchos. Além de garantir o entretenimento, as histórias em quadrinhos são uma porta de entrada para o mundo dos livros e da leitura. Esta é uma das missões da Gibiteca BPE.


PORTAL ENTRETENIMENTO - MATHEUS IPARRAGUIRRE


CRIS CAMARGO




DOUGLAS GARCIA DIAS


GABRIEL RENNER


COLETIVO LABORATÓRIO DE QUADRINHOS


MÁRCIO CABREIRA


LOBO - BRASA EDITORA


FELIPE XAVIER


ÉRICO NORONHA


ENTRE LINHAS - KELVIN ARAÚJO


EDDY CARVALHO


ALEXANDRE DE NADAL




LEANDRO MALOSI DÓRO


DIEFERSON TRINDADE


LUCIANO MOUCKS - SUPER TINGA


CARLOS JENISCH


ALEXANDRE OLIVEIRA


ADRI A.


EDUARDO RIBAS


HANNEBAL


OS

EXPOSITORES

Confira aqui as redes sociais de todos os expositores do evento! Grafar @grafarhq

Alexandre de Nadal @bifedeguisado

Alexandre Oliveira @alexandreoliveira

Eddy Carvalho @eddycarvalho

Gabriel Renner @rennergabriel

Gabudox @g4bud0x

Thiago Krening @thiagokrening

Felipe Xavier @felipexavier_ilustrador

Carlos Jenisch @carlosjenisch

Hannebal @hanne_louise11

Guilherme Smee @guilhermesmee

Érico Noronha @ericonoronha

Lobo @brasaeditora

Josias Silveira @josias.art

Adri A. @rextod

Dieferson Trindade @dieferson.trindade

Cris Camargo @sucodekaiju

Luciano Moucks/SuperTinga @lucianomoucks

Eduardo Ribas @epicdoo

Douglas Garcia Dias @douglashqs


Márcio Cabeira @marciocabreira Entre Linhas/Kelvin Araújo @entre_linhasd Portal Entretenimento/Matheus Iparraguirre @portal.entretenimento CAQ - Coletivo Alvoradense de Quadrinhos @tchezine Coletivo Laboratório de Quadrinhos @mireli_oli/ @isaquebennett/ @vitoriojanini/ @diego.dne/ @christianneis/ @sofria/ @leosilves/ @arteselugaresstore


PROGRAMAÇÃO EXPOSIÇÃO PROJETADA

Sala de Encontros do Salão de Referência Dia 14/05 (Sábado) e 15/05 (Domingo) das 14h às 20h A narrativa gráfica no Rio Grande do Sul: uma trajetória feita de charges, cartuns e HQs. Curadoria de Vinícius Rodrigues.

PAINÉIS (BATE-PAPOS) Salão Mourisco

DIA 14/05 - SÁBADO

primeira feira

GiBiZEiRA

14h30 - Mais de 150 anos de Humor Gráfico Gaúcho, com Santiago e Vinicius Rodrigues. Mediação de Leandro Doro. 16h15 - A Trajetória do Batman em seus 80 Anos, com Vinícius (2quadrinhos), Claiton Silva, Christian Farias e Gabriel Ludwig. 18h - Contra o Machismo e a Homofobia nos Quadrinhos, com Cris Camargo e Adri A. Mediação de Guilherme Smee.

DIA 15/05 - DOMINGO 14h30 - Os Malabarismo da Vida de Quadrinista no Brasil, com Lobo e Thiago Krening. Mediação de Augusto Paim. 16h15 - Celebrando Angeli, com Gabriel Renner e Alexandre Oliveira. Mediação de Vinicius Rodrigues. 18h - Mangás do Japão e Mangás do Brasil com João Eddie e Bunda (Katiuscia Nunes). Mediação de Devahuti Dasi Bdds.


OFICINAS

Salão Egípcio 10 vagas por oficina. Primeiros 10 inscritos por e-mail ou ordem de chegada.

14/03 - SÁBADO 14h30h - Oficina de Quadrinhos para Crianças, com Márcio Cabreira. Voltada para crianças a partir dos 10 anos, a oficina abordará noções básicas de desenho e narrativa, além de desenho da figura humana, cenários, narrativa e perspectiva. 16h30 - História em Caixinhas: Oficina Sustentável de HQs, com Alexandre De Nadal. Através de materiais recicláveis como caixas de papelão e caixas de remédio, vamos aprender a utilizar esses elementos de forma sustentável para produzir quadrinhos. Para adultos, adolescentes e crianças. 18h30 - Oficina de Aquarela, com Mirelli Oliveira. Vamos conhecer as propriedades básicas da aquarela e quais os materiais necessários para começar seu estudo. Serão feitos exercícios para desenvolvermos a familiaridade com a aquarela. Para adultos, crianças e adolescentes.

15/03 - DOMINGO 14h30h - Oficina de Quadrinhos Coletivos, com Carlos Jenisch. A oficina vai trabalhar noções básicas de composição, teoria da cor, narrativa e ritmo. A ideia é produzir quadrinhos de modo coletivo, mesclando diferentes técnicas pictóricas — pintura, desenho e colagens — na construção das páginas, testando materiais e criando a partir dessas experimentações. Para adultos e adolescentes. 16h30 - Saindo em uma Aventura: Pontos de partida para criar histórias e mundos, com Fábio Mesmo. Oficina com conceitos básicos sobre roteiro abordando construção de narrativas centradas em personagens ou mundos. Para adolescentes e adultos. 18h30 - Sessão de Desenho com Modelo Vivo. Organizada por Carlos Jenisch. Inscrições prévias pelo e-mail. Taxa de R$ 10,00 po pessoa. Para adultos.

INCRIÇÕES PARA AS OFICINAS ATRAVÉS DO E-MAIL agendamento.bpe@gmail.com




#ImprimimaIdeiaias

Livros e impressos em

Pensou em imprimir seu livro??? A IDEOGRAF tem expertise neste seguimento e está pronta para propor a melhor experiência e solução!

para empresas e eventos A IDEOGRAF tem tudo o que você precisa para comunicar sua marca com exatidão, eficiência e qualidade.

A qualidade sempre esteve presente e m n o s s o s p ro d u to s , o q u e n o s garantiu inúmeras premiações em níveis regionais e nacionais.

513325.4900

comercial@ideograf.com.br

www.ideograf.com.br Rua Dr. João Inácio, 75 - Porto Alegre/RS