PPP2014

Page 55

107 COLÉGIO CATARINENSE

» Projeto Político-Pedagógico

Trata-se de um museu que guarda cuidadosamente o material histórico-educativo e acadêmico, do qual cuida com carinho. Tudo o que é exposto no Museu se torna um instrumento mediador de educação, aprendizagem e conhecimento, tanto para os que iniciam seus estudos, como para as crianças, os jovens, ou mesmo os que se encontram em etapas mais avançadas de estudo, como os graduandos, professores e pesquisadores. Todos os que visitam o Museu aprendem, conhecem um pouco sobre o Homem do Sambaqui, sobre o modo como ele vivia, convivia e sobrevivia naqueles remotos tempos. Tudo isso teve início com um Jesuíta que fez muita diferença: João Alfredo Rohr, SJ, o qual enfrentou com firmeza inúmeras adversidades, seja as do meio natural, como as condições climáticas para seus estudos, seja as do meio social, como os parcos recursos para adentrar na pesquisa arqueológica. Site: www.museudohomemdosambaqui.com.br Pe. João Alfredo Rohr, SJ O Grupo possui um nome que o identifica, NUCCA (Núcleo Cênico do Colégio Catarinense), e as aulas acontecem no Teatro Pe. João Alfredo Rohr. Podem participar do NUCCA os alunos a partir do 8º ano do Ensino Fundamental. 5.3 Museu do Homem do Sambaqui − Pe. João Alfredo Rohr, SJ O museu está localizado no prédio principal do Colégio Catarinense e foi organizado a partir de 1964, quando o Pe. João Alfredo Rohr, SJ, começou a organizar o acervo contido no Colégio Catarinense, o qual foi crescendo a partir, inclusive, de seu próprio trabalho de escavação arqueológica. O Museu do Homem do Sambaqui é um lugar que nos proporciona uma viagem aos longínquos tempos, há mais de quatro mil anos, e nos causa admiração ver todas as descobertas realizadas pelo padre e pesquisador Jesuíta João Alfredo Rohr, SJ.

O Pe. João Alfredo Rohr, SJ, nasceu em Arroio do Meio, RS, no dia 18 de setembro de 1908. Aos doze anos, ingressou no Seminário Menor dos Jesuítas em Pareci Novo, RS; após os anos de estudos iniciais, entrou para a Companhia de Jesus, em Pareci Novo, no dia 28 de fevereiro de 1927. Após terminar o noviciado, fez os primeiros votos, também em Pareci Novo, no dia 3 de março de 1929 e, durante esse ano, fez estudos de retórica na mesma cidade. Iniciou os estudos filosóficos no Seminário Provincial em São Leopoldo, onde fez também o Magistério, dedicando-se aos seminaristas menores, de 1933 a 1936. Já durante o período de 1937 a 1940, estudou Teologia no Seminário Central, em São Leopoldo. Foi ordenado presbítero, na catedral de Porto Alegre, aos 30 dias de novembro de 1939. As atividades principais do Pe. João Alfredo no Colégio Catarinense foram: professor de química e biologia, de 1942 a julho de 1946; diretor e reitor do Catarinense, de agosto de 1946 a fevereiro de 1953 (no decorrer do seu governo, construiu uma das alas do Colégio); novamente foi professor

108


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.