Issuu on Google+

FOTOSSÍNTESE RESPIRAÇÃO TRANSPIRAÇÃ O


Etapas realizadas pela planta na nutrição 1º Absorção (local: raíz - zona pilosa) 2º Transporte (local: raíz, caule e folhas) 3º Transformação (local: folhas) 4º Distribuição (local: folhas, caule e raíz)


1º Absorção A raiz absorve água e sais minerais através da zona pilosa. Aí existem pêlos absorventes, responsáveis por esta absorção. Os sais minerais devem estar dissolvidos na água para poderem entrar na planta. No interior da planta, a água e os sais minerais constituem a seiva bruta.


Seiva bruta • Líquido constituído por água e sais minerais, absorvidos do solo através dos pêlos absorventes. • Circula através de vasos condutores, existentes no interior das plantas.

Vasos condutores no interior de um caule


Vasos condutores • No interior das plantas existem tecidos condutores. • Existem dois tipos: xilema e floema. • O xilema e o floema, são tecidos condutores que realizam o transporte de seiva, comunicando o sistema radicular às estruturas foliares, intermediado pelo caule.

A- Xilema (seiva bruta) B- Floema (seiva elaborada)


2º Transporte Depois de realizada a absorção e formada a seiva bruta, a planta faz o transporte desta a todas as partes da planta: raíz, caule e folhas. O transporte é feito de forma ascendente até às folhas


3º Fotossíntese • A seiva bruta tem como destino as folhas, subindo através do xilema. • Aqui a planta produz o seu próprio alimento: Fotossíntese. • As plantas são seres produtores ou autotróficos. • Possível graças à clorofila existente nos cloroplastos. • Existe grande quantidade de clorofila nas folhas, daí que a fotossíntese se realize mais intensamente nestes órgãos. • Para a fotossíntese é necessário: luz solar (fonte de energia), água (absorvida do solo) e dióxido de carbono (atmosfera).


Fotossíntese

Vapor de água

Luz solar

Vapor de água Oxigénio Dióxido de carbono


fotossĂ­ntese


Produtos da fotossíntese • Como resultado a planta liberta oxigénio para a atmosfera e produz matéria orgânica (utilizadas como fonte de energia e reparação/produção de novas células). • A principal substância orgânica é a glicose (hidrato de carbono), que mais tarde se transforma em amido. • A glicose e as outras matérias orgânicas produzidas na fotossíntese, juntamente com a água, formam a seiva elaborada. Esta circula no floema. • A seiva elaborada é utilizada pelas partes da planta em crescimento ou recuperação. Também pode ser acumulada na forma de substâncias de reserva.


Fotossíntese Na presença da clorofila


Distribuição Distribuição da seiva elaborada por toda a planta (folhas, caule e raíz)


Trocas gasosas: respiração

As plantas realizam algumas trocas gasosas através dos estomas localizados nas folhas. Ostíolo Estoma Células guarda ou células estomáticas


Funções da folha Respiração A respiração ocorre com todas as células vivas. É o processo realizado para se obter energia.


 Fotossíntese A Fotossíntese é o processo pelo qual a planta produz o alimento que necessita com auxílio da luz solar. Na presença da clorofila


 Transpiração É o processo de eliminação de vapor de água, realizado pelos estômatos. À medida que a planta perde água pelas folhas, ela vai absorvendo água do solo pelas raízes.


Trocas gasosas  Durante a fotossíntese as plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio.  Tal como nos animais, as células das plantas realizam a respiração, na qual consomem oxigénio e libertam dióxido de carbono.  Também realizam a transpiração através das folhas, ou seja, libertam água que absorvem através das raízes. Dia - Fotossíntese - Respiração - Transpiração

Noite - Respiração celular - Transpiração


Fotossíntese: estruturas envolvidas Parede celular

Folha

Célula clorofilada

Núcleo

Vacúolo

Cloroplasto

Tilacóide

Membrana externa Membrana interna

Esquema da molécula de clorofila

Complexo antena

Tilacóide DNA Granum

Cloroplasto

Estroma

Granum

Membrana do tilacóide


Fotossinte, respiracao, transpiracao