livro nos caldeiras e torres de resfriamento

Page 46

UNIFACS

EQUIPAMENTOS DE TROCA TÉRMICA

Todo o óleo e gás combustível que alimenta os queimadores dos fornos deve queimar-se completamente com uma forma de chama relativamente uniforme. Um queimador em boas condições misturará completamente o combustível com suficiente quantidade de ar para uma completa combustão e uniformidade de chama.

QUEIMADORES DE GÁS COM PRÉ MISTURADOR Uma chama amarela e larga geralmente indica mistura pobre de gás e ar. A colocação amarelada é o resultado de particulas de carbono produzidas quando parte do gás craqueia antes de queimar. Para obter-se boa mistura a queimar o gás com chama curta se usa o queimador com pré misturador. (figura 20). FIGURA 20

No queimador com pré misturador o gás com baixa pressão através de um pequeno orifício para aumentar a velocidade. Desta forma há o arraste do ar primário pelo aspirador, misturando o ar e o gás no tubo misturador antes de ser distribuído nos orifícios da cabeça do queimador ou da aranha distribuidora. A mistura ar-gás ao sair da aranha distribuidora se junta ao ar secundário; desta forma o gás com sua mistura completa de ar primário e secundário queima com uma pequena chama azul translúcida. Sob determinadas condições, a chama pode retornar e queimar no tubo de mistura. Este retrocesso de chama danificará o queimador a menos que se corrija imediatamente. Se a chama continua queimando no tubo de mistura, o queimador deverá ser apagado e resfriado antes de acende-lo novamente. O retrocesso de chama não pode ocorrer se a mistura de ar-gás no tubo de mistura é demasiada rica para queimar ou se a velocidade da mistura através dos orifícios da aranha distribuidora excede a velocidade da chama. Desta forma, o retrocesso de chama pode ser corrigido reduzindo-se o ar primário para produzir uma mistura rica no tubo misturador ou incrementando a queima para que a velocidade através dos orifícios da aranha distribuidora exceda a velocidade de retrocesso da chama.

Elaborado por: George de Souza Mustafa

37


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.