livro nos caldeiras e torres de resfriamento

Page 39

UNIFACS

EQUIPAMENTOS DE TROCA TÉRMICA

aos materiais empregados na sua construção e ao desempenho destes quando operando nestas condições. No caso de novas instalações necessariamente estes aspectos estão presentes na elaboração do projeto. Entretanto nos casos de adoção desta medida nos sistemas já instalados, deve ser previamente estudada à luz das implicações que pode vir a ter em cada um dos seus componentes. Quanto às limitações impostas pelos materiais utilizados pode-se dizer que no caso de aços de baixos teores de carbono, material mais comumente empregado, em temperaturas da ordem de 370ºC inicia-se o processo de fluência (creep) e a partir de 400ºC redução significativa na resistência mecânica. A exposição prolongada em temperaturas superiores a 440ºC pode causar a precipitação de carbono, provocando o fenômeno denominado grafitização, deixando o material quebradiço. Em temperaturas superiores a 530ºC em contato com ar ocorre intensa oxidação superficial. Assim sendo é razoável que se considere de 300 a 350ºC como temperatura limite quando se empregar estes materiais na construção dos componentes metálicos.

Para

temperaturas mais elevadas dever-se-á considerar o revestimento com materiais refratários e aços com composições diferentes que permitam trabalhar em temperaturas mais elevadas. A seguir são apresentadas, para cada componente em particular, as implicações no seu desempenho devido ao preaquecimento do ar de combustão.

Nos queimadores: As implicações do preaquecimento do ar de combustão dependem essencialmente do tipo de queimador considerado, entretanto pode-se dizer de um modo geral para todos os tipos, que as capacidades máximas destes serão reduzidas, em função das menores vazões mássicas com a redução do peso específico do ar. Nos casos de equipamentos que operam próximos das capacidades máximas, a redução de consumo advinda da utilização de ar preaquecido deve compensar esta redução de capacidade. Nos queimadores, onde o tubo de alimentação de óleo tem grande área de contato com o ar de combustão, como no caso de lanças ou porta-bicos em queimadores de

Elaborado por: George de Souza Mustafa

30


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.