Issuu on Google+

Público-alvo

Relatório de Projeto Integrado Design Gráfico - Instituto Infnet Guilherme Lima Mariana de Avelar

Página 1


Sumário Introdução 4 - História das cervejas artesanais Pesquisa 5 Público-alvo 6 Persona 7 Análise da concorrência 8 O Produto 9 A marca G.U.Y. 10 Voz Usual 11 Tabela Semiótica 12 Construção da marca 13 -Primeiros rascunhos -Refinamento e detalhamento Analise do rótulo da Cerveja G.U.Y. 14 -Nível Sintático -Nível Pragmático -Nivel Ideológico -Nível Semântico Estratégias de marketing 16 - Missão e valores - Objetivo e visão - Posicionamento - Preço - Promoção - Praça Analise Swot 17 5 forças de Porter 18 Plano de comunicação 19 Detalhamento e cronograma das ações 20 Resultados Avaliados 21 Aplicações 22 Bibliografia 24

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 2 3


Introdução História das cervejas artesanais Desde os tempos gregos e romanos, a cerveja era uma bebida das classes menos desfavorecidas. Na Idade Média a cerveja ganhou o sabor e característica que possuímos hoje no mercado. De uns anos pra cá, a cerveja passou de uma bebida de bar para um produto com valor agregado através de festas, eventos, sociais. Tornando possível a inserção no nosso público-alvo. Atualmente, a cerveja é um produto extremamente disseminado no divertimento dos brasileiros, que a consomem em diversas ocasiões, das mais informais e/ou corriqueiras, como um almoço em família, em festas, sociais, bares e restaurantes. Desta forma, são extremamente raros os momentos em que o brasileiro não inclui a cerveja no seu paladar.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 4


Pesquisa Nosso público por ser de uma classe mais elevada tem o privilégio de poder de consumir um produto de melhor qualidade e preço. Sendo assim os pontos destacados na pesquisa para venda foram a rede de lojas Lidador e o mercado Zona Sul, lojas que são frequentadas por grande por do nosso nicho, observando que estas lojas são bem localizadas em pontos onde o nosso público frequenta. Decidimos também implantar a venda exclusiva da G.U.Y. nas boates frequentadas por esse segmento, incluindo eventos de moda e música. A partir do resultado da pesquisa encontramos um público jovem, da classe A e B, entre mulheres e homens. Percebemos que são consumidores frequentes de cerveja, porém não tem o hábito de consumir cerveja diferenciada. Com isso decidimos investir em um novo conceito de cerveja com sabor diferenciado. E com base no mapeamento do público sendo ele com a maior proporção feminina, decidimos segmentar por um sabor delicado, que as outras ceverjas não possuem. O público é interessado em novos sabores! Em relação ao tipo de cerveja que vamos oferecer, foi definido que o público tem por critério escolher a cerveja pela qualidade e exclusividade. E pensando neste público foi feito um estudo sobre a produção da cerveja que será baixo teor de calorias, assim como o sabor diferenciado da cerveja. E como unanimidade o público concordou que a cor rosa representa a feminilidade.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 5


Público-alvo

A proposta de segmentação da G.U.Y. está dividida de duas formas: Segmento A: mulheres entre 22 e 30, especialmente das classes A e B+, independentes, que trabalham e/ou fazem graduação, solteiras, que vivem na Zona Sul do Rio de Janeiro, que compram drinks/bebidas alcoólicas com frequência e que têm grande poder de decisão de compra; E que não dispensam a diversão com os amigos, tanto em casa como em uma festa e/ou evento. Segmento B: homens entre 22 e 30 anos, especialmente das classes A e B+, que são vaidosos, sem filhos, fazem faculdade e já estão trabalhando e com poder de compra influenciado por tendências, TV, revistas e amigos(as) e internet. O primeiro grupo é composto por mulheres que estão na faculdade e/ou estagiando, das clases A e B+ e que constantemente estão preocupadas com a aparência, por serem cultas e possuírem um gosto refinado, buscam informações especialmente sobre moda e festas, em veículos especializados como revistas femininas de grande circulação, voltadas principalmente às mulheres de maior poder aquisitivo, como Vogue, Gloss, Lola, usuárias assíduas de canais como a internet, onde buscam informações em sites e blogs, e trocam experiência positivas e negativas nas redes sociais. Esse grupo de mulheres não mede esforços para gastar com elas mesmas, por serem muito exigentes com a qualidade. Foi identificado que estas mulheres pretendem comprar a G.U.Y. como uma simbologia de que as mulheres também podem ter uma cerveja para elas, sem embalagens brutas, sabores fortes ou comerciais apelativos para os homens(heterossexuais). O segundo grupo são os homens consumidores de bebida alcoólica, frequentemente quando estão em uma festa. O grupo é formado por homens, gays, das classes A e B+, que demonstram interesse em se divertir e mostrar seus status financeiros. Compram bebidas alcoólicas com bastante frequência, para as famosas “pré festas”, sociais e eventos. Quase não frequentam as lojas de parceria com a G.U.Y. (Lidador, Zona Sul) mas são apresentados as novidades pelas redes sociais e nas baladas. Os amigos também são grande fonte de informação. É um público que tem muita vaidade e exigência e se preocupa com a exclusividade que um produto pode lhe proporcionar. Não pensam duas vezes ao adquirir um produto caro e de ótima qualidade.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 6


Persona

Ricardo, Tem 24 anos, Carioca, mora no Leblon Zona Sul do Rio de Janeiro. Assumiu sua homosexualidade aos 17 anos de idade e sempre foi aceito por sua família e amigos. Mora com os pais e seus dois irmãos numa cobertura na Rua Rita Ludolf. Seus pais são empresários e possuem um restaurante. Ricardo é formado em Marketing na ESPM e atualmente cursa pós graduação em Áudio Visual na PUC. Solteiro, gosta de curtir a Night alternativa com os amigos(as). Popular entre os amigos, sempre esta sendo chamado para festas VIP’s. Muito ligado a moda, já fez algumas participações como modelo. Vaidoso, frequenta academia e faz tratamentos estéticos. Pela criação e vida que teve é muito exigente com o comportamento, educação e lugares que frequenta. Possui uma personalidade delicada, aprecia arte e boa música.

Marina, Tem 22 anos, Paulista, mora na Alameda Campinas, no Jardim Paulista. Mora com o pai e seu irmão caçula em um condomínio de casas. Seus pais se separaram quando Marina tinha 5 anos, e o pai ganhou a guarda. Marina é atriz e se formou na Escola de Atores Wolf Maia, atualmente esta em cartaz com um espetáculo infanto juvenill. Tem o hobby de gravar vídeos em seu canal no Youtube que possui milhares de inscritos. Solteira, gosta de curtir a Night alternativa com os amigos(as). Esta sempre sendo chamado para festas importantes. Possui um blog com uma amiga onde dão dicas de moda e atitude. Vaidosa, esta sempre cuidando da sua estética.Possui uma personalidade forte, intuitiva, descolada e antenada.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 7


Análise da concorrência A G.U.Y. se encontra no segmento de cervejas premium voltada para o público feminino composto por homens e mulheres. Ao analisarmos o mercado competitivo, encontramos duas cervejas com a mesma proposta de sabor, que foram: Mort Subite e Belle-Vue, porém ambas tem proposta para diferentes públicos. Sinalizamos três tipos de concorrentes indiretos da G.U.Y. mas que abrangem o mesmo nicho, são elas: Smirnoff Ice, Stella Artois e Chandon. Como preferência do público segmentado, dentre as bebidas alcoólicas consumidas por eles a cerveja Stella Artois foi a mais citada na pesquisa de campo. Analisaremos então a Stella Artois como base de comparação para os nossos parâmetros de estratégia e comunicação.

O rótulo da Stella Artois é composto por diversos elementos, tais como o contorno oval na cor dourada, com a textura metálica fazendo alusão ao requinte que a marca possui, acompanhando as curvas uma tipografia branca, sem serifa e em caixa alta dizendo sobre a originalidade do produto. Existe um ícone de tuba (instrumento) na cor dourada que é uma referência a antiga cervejaria “Den Hoom”, acoplado a ela vemos também dois ícones de trigo. Podemos encontrar um ícone de estrela na cor vermelha, que simboliza a qualidade e tradição, juntamente com o ano de inauguração da cerveja. No centro existe um ícone de faixa na cor vermelha revestido por uma moldura dourada e contém o nome da marca em branco, em uma tipografia tradicional e em caixa alta. Abaixo podemos notar três medalhas, que representam a qualidade e os prêmios conquistados pela marca.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 8


O Produto

Trata-se de uma cerveja com sabor de cereja, com ausência de cevada e baixo teor de calorias. As cerejas sem agrotóxicos, são despejadas nos barris de lambics e ficam dentro deste recipiente maturando até completar a mistura. O resultado é um líquido avermelhado que exala o cheiro da fruta assim que a garrafa é aberta. Outro fator considerável, é que mesmo com um teor alcóolico elevado entre 5,8% à 6,5%, não há alteração no sabor da cereja pelo teor de álcool. A diferenciação do sabor é dada pela escolha das cerejas, que são importadas do Japão, como principal matéria prima do nosso produto, o que agrega um sabor incomparevel e delicado que combina perfeitamente com os nossos consumidores.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 9


A marca G.U.Y.

É uma marca destinada principalmente ao público feminino, sendo ele composto por homens e mulheres que buscam em uma cerveja um gosto requintado e mais exigente. Atende às classes A e B, que procuram em uma cerveja à sensação exclusiva do sabor, atribuída a sofisticação que buscam ter nos momentos do dia a dia. Acreditamos que o nosso público alvo não busque apenas beber uma cerveja, e sim uma experiência única que somente a G.U.Y. pode proporcionar. Desta forma, a G.U.Y. traz como diferencial, atributos de valor agregados ao seu produto como a feminilidade, sensualidade e exclusividade, que são indispensáveis para o momento atual do mercado, que visa encontrar em uma bebida prazer, elegância e satisfação. Esta cerveja se torna sensual por ser servida em uma taça apropriada, sua cor desperta a curiosidade da experimentação do sabor e são perfeitas para impressionar consumidores exigentes que buscam qualidade em uma bebida.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 10


Voz Usual Nessa etapa do projeto foi feito uma listagem de todas as palavras que poderiam expressar valores que representam a nossa cerveja, após sucessivas seleções chegamos em uma síntese de 3 palavras, são elas: Feminilidade, Exclusividade e Sensualidade. Que expressam a alma da nossa cerveja. A partir disso, foram escolhidos três recortes para cada palavra chave da nossa marca, levando em consideração cor, textura, linha e forma. contruindo assim uma base gráfica que nos proporcionou a elaboração da nossa marca.

Feminilidade

Exclusividade

Sensualidade

Após todo esse processo escolhemos as cores rosa, branca e preta, textura lisa, linhas retas e sinuosas, e formas quadradas e arredondadas, dando o contraste necessário entre o lado feminino e masculino.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 11


Tabela Semiótica A partir da observação e das associações, foi elaborado uma tabela com as relações de objetos imediatos. Onde foi Coletado amostras de imagens e conceitos associados. Gerando múltiplas combinações que deveram ser testadas em seguida através de esboços para se chegar a uma representação gráfica que melhor exemplifique os valores e conceitos da marca.

Feminilidade

Exclusividade

Sensualidade

Símbolo

Ícone

Índice

Foram escolhidas para melhor representação dos valores da cerveja G.U.Y. os símbolos de exclusividade, com os sapatos de fundo vermelho do design Christian Louboutin que servirão de inspiração para a ideia de colorir o fundo da nossa lata/garrafa de rosa, fazendo assim um trocadilho com o nome da cerveja (Girl under you) se tornando uma marca registrada dos nossos produtos. O símbolo de linhas sinuosas será utilizado como plano de fundo, fazendo alusão as curvas do corpo humano, dando um ar de sensualidade a marca. O ícone de flor de cerejeira se tornara a logo principal da marca, Expressando a beleza feminina. O ícone de assinatura, será utilizado na tipografia secundária da marca, para dar um toque de exclusividade.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 12


Construção da marca Primeiros rascunhos

Refinamento e detalhamento

G.U.Y. Para o logo central da marca foi escolhida a figura da flor de cerejeira, que foi feita através do método de vetorização digital a partir de uma fotografia.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 13


Analise do rótulo da Cerveja G.U.Y.

Nível Sintático: O rótulo da cerveja possui uma composição de texto e imagem, a imagem tem natureza

fotográfica e depois é transformada em vetor. O texto é composto por 3 estilos de tipografia, a primeira e principal serifada, uma secundária sem Serifa caligráfica e uma tipografia de apoio sem serifa. As cores predominantes são as cores: rosa usada na tipografia e na composição do fundo sinuoso e no degrade no fundo da embalagem, a cor branca ao fundo e a cor preta usada na tipografia. Todos os elementos estão alinhas ao centro horizontal, no topo a uma forma equivalente a uma circunferência a partir da qual surgem quatro formas equivalentes a retângulos de tamanhos desiguais cujos centros estão na circunferência. As disposições dos elementos sinuosos ao fundo do rótulo formam um símbolo Icônico, pois se parecem com uma representação gráfica das curvas do corpo humano, transmitindo a ideia de sensualidade.

Nível Pragmático: A imagem trata-se de uma imagem para o rótulo de uma cerveja, seja ela lata ou garrafa. O anúncio do rótulo destina-se diretamente ao consumidor do produto. O anunciante é a G.U.Y, identificada no anúncio por sua marca. Os objetivos da peça são divulgar a marca e Valorizar a empresa G.U.Y. e seu conceito. O rótulo representa fielmente o conceito que a marca G.U.Y. deseja transmitir. A flor da cerejeira, indica o perfil do público além do seu sabor de cereja.

Nivel Ideológico: No nível ideológico o rótulo desfoca do principal quesito que é a cerveja em si. O foco

principal se torna a feminilidade existente dentro do homem e da mulher, fazendo o trocadilho do “The Girl Under You” juntamente com o degradê rosa na parte inferior da lata, além de incluir todos os elementos encontrados no rótulo como uma representação de feminilidade, exclusividade e sesualidade. Fazendo com que não seja apenas o consumo de uma cerveja e sim de um conceito.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 14


G. U. Y.

The girl un de r you Nível Semântico: No rótulo o elemento possui um caráter icônico, pois se assemelha ao respectivo

objeto; a flor de cerejeira na cor rosa, pela qual representa como convenção a beleza feminina. A G.U.Y. simboliza a marca pelo trocadilho da sigla com a assinatura, fazendo com que esses elementos conversem entre si. Logo abaixo a assinatura “The Girl Under You” torna-se um índice ao indicar que este produto é exclusivo por possuir uma assinatura única, e por convenção a assinatura é uma representação de exclusividade e posse. A maneira que o degradê se dispõe no rótulo, simboliza o lado feminino que a marca deseja passar e faz menção a assinatura “The Girl Under You” (A garota por baixo de você) , assim como a sinuosidade, que é um símbolo de sensualidade à curvatura do corpo humano. As cores utilizadas simbolizam: Rosa: Feminilidade; Branco: Exclusividade e Preto: Elegância. O rótulo possui uma textura lisa,para que assim seja representada a sutileza feminina.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 15


Estratégias de marketing Missão e valores: A G.U.Y. tem a missão de produzir uma cerveja com extrema qualidade e exclusivi-

dade respeitando sempre nossa ideologia e garantindo assim o prazer e a satisfação dos nossos clientes. Ela chega para suprir a necessidade de um grande nicho do mercado. De homens e mulheres femininos, que não encontravam em uma cerveja atual valores e um estilo que os representassem. São eles, feminilidade, exclusividade e sensualidade. Os clientes que consomem a G.U.Y. não consomem uma cerveja e sim um conceito. Sendo assim a G.U.Y. inova saindo a frente da concorrência, vendendo um estilo de vida e não somente um produto.

Objetivo e visão: A empresa tem o intuito de garantir a sua vaga a longo prazo, dentre os grandes no-

mes do mercado de cerveja artesanal. Com o objetivo de obter sucesso e garantir a imortalidade da marca, se renovando e crescendo cada dia mais, permeando nossos ideais, acolhendo novos consumidores ao longo dos anos. Nossa cerveja inicialmente distribuída com foco principal na Região Sudeste do Brasil, passará a ter uma comercialização de grande impacto em todo o país.

Posicionamento: A G.U.Y. quer ser reconhecida como sinônimo de qualidade e requinte, através dos conceitos de feminilidade, sensualidade e exclusividade. Se colocando como uma marca que prioriza a satisfação física e emocional dos seus consumidores. Homens e mulheres femininos das classes A e B.

Preço: Como podemos constatar na pesquisa feita com o público alvo, nossa parcela de clientes opta por

garantir um produto de qualidade e exclusivo mesmo que isso acarrete em um aumento no valor final do produto, sendo assim para a produção da cerveja G.U.Y. foram selecionadas e escolhidas matérias primas de qualidade que garantem o sabor requintado e a máxima qualidade do produto final. Para fugir da ideia de rótulo muito usada pela maioria das cervejas nas classes populares, resolvemos optar pela impressão a laser em material de alumínio anodizado garantindo assim uma imagem requintada e exclusiva para o nosso produto. Portanto a G.U.Y terá dois modelos de alumínio, long neck de 395 ml que tem o preço sugerido de R$12,90 e a lata de 269ml por R$9,80. E será comercializado a principio na Região Sudeste do Brasil.

Promoção: Para os meios de divulgação seram usados os veículos: Internet, Televisão e eventos.( Que

estão detalhados mais a frente no plano de comunicação). Para a estreia da marca realizaremos em Outubro deste ano, uma festa de inauguração da G.U.Y no Copacabana Palace e foram convidados jornalistas e blogueiras do segmento de moda e tendências, com objetivo de apresentar a G.U.Y.. Neste evento, além de um coquetel, serão expostos três stands, sendo um de música, um com a composição do produto e o outro com amostras do produto. Objetivo principal dos stands é estimular o interesse pela G.U.Y. a todos os convidados que serão futuramente os multiplicadores de opinião sobre o produto na mídia e no mercado consumidor. Serão ainda colocados telões espalhados por áreas de grande visibilidade do evento com vídeos promocionais do produto, com o nosso garoto propaganda Tom Daley, de forma interativa, encantadora e assertiva valorizando o propósito da marca agregando valor a empresa. Ao final do evento serão entregues bolsas com uma amostra da G.U.Y. lata, mais informativos sobre o produto, e seus benefícios.

Praça: Nosso público aprecia artes, música, moda e frequenta grandes eventos exclusivos e requintados,

e tem a necessidade de parecer e beber algo diferente da grande massa, pensando nisso, a G.U.Y. formulou uma cerveja exclusiva e que agrega valores e um certo status para quem a consome. Sendo assim, foram escolhidos para a comercialização do nosso produto as lojas Lidador, lojas de bebidas artesanais, mercado Zona Sul e eventos de moda e música, por se tratar de uma classe de poder aquisitivo alto priorizamos os PDVS em lugares selecionados de acesso exclusivo diferente de outras marcas ligados ao público de massa que comercializam suas cervejas em mercados populares. Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 16


Analise Swot Forças Exclusividade: Soma do conceito, design diferenciado e qualidade tornando-a exclusiva. Qualidade: Todo o processo desde a produção, passando pela distribuição até chegar ao consumo, a qualidade é priorizada. Ideologia: A G.U.Y. possui uma ideologia forte e aparente, que é facilmente identificada, o que a torna atraente aos seus consumidores. Inovação: Ao focar em um conceito de feminilidade, se diferencia das demais cervejas inovando e garantindo assim o seu espaço no mercado nacional de cervejas artesanais. Possui baixo teor de caloria, exigência do nicho de clientes a que a marca se direciona, pessoas exigentes e preocupadas com fatores de beleza, saúde e bem estar.

Fraquezas Pouco abrangente: A G.U.Y. possuí um público restrito e bastante segmentado, o que impede sua comercialização em grande escala e de atingir o grande público. Alto custo de produção: Devido ao método artesanal de fabricação, possuir matérias primas de custo elevado, e uma embalagem moderna com design exclusivo, faz com o preço final do produto seja mais elevado que os demais. Poucos Fornecedores: A empresa só obtém o contato direto com apenas 2 grandes fornecedores da sua matéria prima principal, que ficam situados no Japão, o que dificulta muito baratear os gastos com a fabricação e importação desses subsídios. Tradição: No brasil está fortemente enraizado o conceito de cervejas Pilsen, que utilizam a cevada como principal matéria prima de seus produtos, o que retarda uma maior aceitação do público.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 17


5 forças de Porter Rivalidade entre os concorrentes é baixa: · Preço diferenciado. · A diferenciação do produto é grande. · Focado em um segmento diferente (Segmentação de mercado) Por se tratar de uma cerveja focada em um segmento restrito, diminui a concorrência e torna a G.U.Y. mais atraente para o público que a consome. Ameaça de novos entrantes é baixa: · A diferenciação do produto é grande. · Os direitos de propriedade intelectuais são restritas. · O capital necessário é alto. · Estratégia de venda casada (Red Bull, amendoins e castanhas Iracema) · Estratégia amarrada com fornecedores Devido ao método de fabricação, o número pequeno de fornecedores, uma matéria prima de custo mais elevado e um conceito bem estruturado, a G.U.Y. diminui a margem de sucesso de novos entrantes. Ameaça de produtos substitutos é baixa: · Pesquisas com os consumidores para aprender mais sobre suas preferências (segmentação). · Diferenças acentuadas. · Melhor custo e benefício da segmentação. Por ser uma cerveja artesanal, seu público aprecia a tradição de uma cerveja de qualidade e não abriria mão desse prazer pelo surgimento de um novo produto no mercado. Poder de barganha dos clientes é baixo: · Aumento de incentivos e do valor agregado. · Aumento da lealdade dos clientes. · Volume de compra baixo porém com custo mais elevado (Qualidade > Custo). · A muita diferenciação do produto (cerveja) entre as empresas do mercado. · A importância do fornecedor para a qualidade do produto final do cliente é alta. O cliente que consome a cerveja G.U.Y. está ciente que está comprando um produto de extrema qualidade, que agrega valores em que ele acredita e confia, em virtude disso se permite a compra de um produto de preço mais elevado. Poder de barganha dos fornecedores é alto: · A concentração de produtos substitutos é baixa · Há apenas 2 empresas fornecedoras da cereja utilizada, e ambas estão situadas no Japão. · A importância do comprador para o fornecedor é extremamente baixa. Para dar a cerveja G.U.Y um sabor requintado e diferenciado, foi escolhido como ingrediente central uma espécie de cereja que só é encontrada no Japão, e produzida por apenas 2 grandes empresas, o que dificulta o poder de barganha da G.U.Y. com esses fornecedores.

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 18


Plano de comunicação Utilizaremos blogueiras para divulgação do nosso produto, por ser um meio de comunicação muito utilizado pelo nosso público. O planejamento de publicidade inclui anúncios de página inteira em revistas femininas e de moda como Marie Claire, Vogue, Lola; banners em sites e blogs de moda e eventos de música eletrônica; anúncios na TV nos intervalos do programa Super Bonita e GNT Fashion, e merchandising editoriais. A previsão é de uma inserção mensal a parti r do o quarto mês de lançamento do produto nas seguintes revistas: Marie Claire, Vogue, Claudia, Estilo e Nova. Já nas revistas Caras, Quem e Contigo, a previsão é de uma inserção semanal em cada uma delas também durante os quatro primeiros meses, totalizando 16 inserções em cada uma. Contrataremos como garoto propaganda da G.U.Y. o nadador Tom Daley, que participará de 50% do lançamento do produto. O garoto propaganda representa para a marca todo o conceito, de que um homem pode sim ter um lado feminino por dentro e não deixar de ser elegante e exigente. E para as mulheres e gays ele vem como um ícone de sensualidade, já que é a primeira cerveja com o tema de feminilidade. A escolha da distribuição por internet (Blog, Facebook e Instagram) direcionamos para o nosso público dentro de 22 a 24 anos, um público mais ligado a tecnologia e tendências. A distribuição por TV é direcionada para o nosso público 25 a 30, que assiste TV com mais frequência em casa, salões de beleza, etc. Já as revistas e Djs são assim como o Tom para atingir numa maneira ampla o nosso público. Inicialmente, será trabalhado o lançamento da G.U.Y. com o intuito de gerar awareness e trial para em um segundo momento a publicidade focar também em campanhas específicas como o Dia Internacional da Mulher e datas comemorativas.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 19


Detalhamento e cronograma das ações As inserções nas TVs estão previstas da seguinte maneira: - 2 anúncios no programa Superbonita em todas as edições durante o quarto mês de lançamento (total de 8 inserções); - 2 anúncios nos intervalos do programa GNT Fashion em todas as edições durante o quarto mês de lançamento (Total de 8 inserções); Os anúncios via banners em sites e blogs de moda e maquiagem estão previstos desde os primeiros meses de lançamento até o décimo segundo mês. A estimativa é anunciar em 15 veículos diferentes. As ações de merchandising editorial vão englobar ações no GNT (programas Super Bonita e GNT Fashion) da seguinte forma: - 4 inserções mensais no programa Super Bonita no quarto mês de lançamento (total de 8 inserções); - 4 inserções mensais no programa GNT Fashion no quarto mês de lançamento (total de 8 inserções); Mês 1

Mês 2

Mês 3

Mês 4

Mês 5

Mês6

Mês7

Mês 8

Mês 9

Mês 10

Mês 11

Mês 12

Facebook / Instagram / Blogs Revistas Garoto Propaganda DJ’s Tv

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 20


Resultados Avaliados A pesquisa será feita com a equipe do GNT através da procura por email do público interessado. Utilizaremos o Google analitcs para analisar o quanto o produto cresceu no mercado desde o dia da estreia. Emails e respostas positivas com as revistas que fizemos parcerias. Pesquisa de campo nos eventos prestigiados pelo produto, para saber a aceitação do produto nos PDVS. Retorno positivo na fanpage através do número de incrições e quantidade de curti das nas publicações de divulgação da nossa cerveja.

Relatório de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

Página 21


Aplicações

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 22


Relat贸rio de Projeto integrado - Guilherme Lima e Mariana de Avelar

P谩gina 23


Bibliografia G1. “Cervejas artesanais estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro” <http://g1.globo.com/ economia/negocios/noticia/2013/11/cervejas-artesanais-estao-cada-vez-mais-presentes-no-mercado-brasileiro.html>. Acessado em: 22/05/2014. Cerveja Artesanal. “Historia da cerveja” <http://cervejaartesanal.org/historia-da-cerveja/> Acessado em: 15/05/2014.

G1. “Cresce no país mercado de cervejas artesanais” <http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/ platb/2013/11/21/ola-mundo/ > Acessado em: 17/05/2014

Relatório de Projeto integrado - Turma GDG2012 Noite - Instituto Infnet

Página 24


Relat贸rio de Progeto Integrado GDG 2012 - Noite Guilherme Lima e Mariana de Avelar


Relatorio cerveja G.U.Y por Guilherme Lima e Mariana de Avelar