Issuu on Google+

R&M

Assessoria Contรกbil Ltda

Cartilha de Normas e Valores

cartilha final.indd 1

27/3/2009 14:39:39


Marรงo de 2009

cartilha final.indd 2

27/3/2009 14:39:39


R&M Assessoria Contábil Ltda PREFÁCIO* Vivemos na companhia de outras pessoas, nas empresas, em nossas casas, nas escolas ou faculdades, no ambiente religioso e até na internet. O convívio social é inerente ao ser humano e todos fazemos parte de algum grupo. Mas para conviver bem e nos relacionarmos com o grupo, é necessário que tomemos uma série de cuidados com relação ao nosso comportamento, que segundo o dicionário Aurélio, é definido como conjunto de atitudes e reações do indivíduo em face do meio social.

com que fomos criados. Regras essas que nem sempre condizem com as situações e o meio social ao qual estamos inseridos, mas em algum momento ou de alguma forma serão externadas.

Quais são as maneiras corretas de agir dentro de um ambiente de trabalho? Temos que agir corretamente, pois é nele que passamos a maior parte de nosso dia. Estamos inseridos num local, que dependendo do caso e da jornada de trabalho, parece até a nossa própria casa. É aí que mora o perigo: nosso local de trabalho jamais pode Parece até simples dizer, mas ser confundido com o nosso não é fácil ter um compor- lar, mesmo que você trabalhe tamento adequado ao con- dentro de casa! junto, seguir algumas regras básicas da boa educação ou O trabalho exige atitudes que da cultura empresarial. Em se traduzem em produtivialguns casos, pesam as ati- dade, satisfação e qualidade, tudes e formas de proceder como o bom tratamento aos que são oriundas da nossa colegas de trabalho, o controle personalidade e da maneira dos gestos e da altura da voz [03]

cartilha final.indd 3

27/3/2009 14:39:39


ao falar ao telefone ou com um companheiro, manter a ordem no seu posto ou mesa de trabalho, nos banheiros, nas áreas livres, nas áreas comuns, entre outros cuidados. Além disso, é necessário atentar-se às datas comemorativas, dos aniversários de clientes e colegas e à participação em campanhas sociais como reciclagem e outros atos em prol do meio ambiente, doação de alimentos e agasalhos. A intimidade com o local e com as pessoas ao nosso redor faz com que momentaneamente nos esqueçamos de regras básicas de convivência, mas que são de suma importância para o bom andamento das atividades diárias.

za teremos nossa imagem profissional comprometida, e isto num cenário competitivo faz a diferença. Imagine só a situação: uma pessoa acaba de entrar em uma nova empresa na qual as regras comportamentais devem ser rigorosamente seguidas. Esse funcionário, por sua vez, vem de outra empresa, na qual as pessoas nunca consideraram que essas atitudes fossem de suma importância. E como de costume, espalhava papéis pelas mesas, não jogava o lixo no lixo e não desligava a luz ao sair do banheiro, pois na outra organização, tinha a ‘tia’ da limpeza que era responsável por isso!

A descrição acima chocaria A boa educação é fator de- os demais colaboradores que terminante ao sucesso pro- poderiam considerar o novo fissional. De nada adianta profissional como alguém de um currículo extenso, se fal- péssima educação. Então, harmos em procedimentos ao entrar na empresa, é necorriqueiros ou até banais no cessário prestar atenção no trato com o outro. Com certe- ambiente e aprender as re[04]

cartilha final.indd 4

27/3/2009 14:39:39


R&M Assessoria Contábil Ltda gras do local. Atos pequenos, como apagar a luz ao sair e jogar o copo descartável no seu devido lugar, também ajudam a construir a boa imagem de uma organização. O bom comportamento não é exigido apenas quando estamos em algum ambiente social, festas ou outros programas, mas é de suma importância também nas pequenas ações ou atividades dentro das empresas. Se falharmos nessas pequenas atitudes, que são primordiais para o bom convívio com os outros e que contribuem para a melhoria do ambiente, estaremos em déficit com o bom comportamento.

serem reproduzidos. Se uma pessoa tiver bons modos tenderá a servir de exemplo para outro indivíduo, que gostará de ser bem tratado pelo colega, que passará a melhorar suas atitudes com os demais e, assim, sucessivamente.

Não podemos esquecer que a reprodução do bom comportamento vem lá do alto, dos nossos líderes. Costumeiramente, temos pessoas nas quais nos espelhamos, e tentamos extrair o máximo delas. Então, se você é líder ou gerente da equipe, deve ter ainda mais sensibilidade para esses detalhes, uma vez que você é seguido. Não adianta querer que os outros tenham bons modos, se nós O melhor de tudo é que ati- mesmos damos o mau exemtudes corretas são modelos a plo com nossas atitudes. *Por Marcos Soares, gerente das áreas de Recursos Humanos, Administrativa e Financeira da New Age Software (www.newage-software.com. br). Soares é formado em Administração com ênfase em Comércio Exterior. E-mail: linksoares@linkportal.com.br

[05]

cartilha final.indd 5

27/3/2009 14:39:40


VALORES 1 – Ética no relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros; 2 – Valorização de princípios como honestidade, justiça, respeito ao próximo, integridade, lealdade e solidariedade.

NORMAS 1 – Qualquer tipo de alimentação, seja para suprir necessidades individuais ou nos horários de almoço e lanches, só poderá ser feito na lanchonete. Assim, qualquer tipo de alimento deverá ser armazenado exclusivamente na mesma, em local apropriado. Caberá ao empregado que precisar se alimentar em horários não previstos, o bom senso de não comprometer o bom andamento de suas atividades profissionais.

2 – Comprometa-se com a sustentabilidade social através de pequenas ações que contribuem para a melhoria do bem estar hoje e sempre; 2.1 – Mantenha luzes acesas apenas quando for absolutamente necessário;

[06]

cartilha final.indd 6

27/3/2009 14:39:41


R&M Assessoria Contábil Ltda

2.2 – Armazene lixo seletivamente; 2.3 – Imprima documentos somente quando absolutamente necessário; 2.4 – Valorize o ambiente de trabalho de modo adequado e higiênico.

3 – Aniversários de colaboradores devem ser comemorados fora das salas. Utilize as dependências da lanchonete. Não é permitida a colocação de balões ou enfeites.

4 – Parceiros e funcionários de clientes só deverão permanecer nas salas de trabalho em casos estritamente necessários e depois de anunciados pela recepcionista. Caso contrário, deverão aguardar na recepção.

[07]

cartilha final.indd 7

27/3/2009 14:39:45


5 – Quando houver a necessidade de permanência nas salas de trabalho, deve-se manter uma postura ética, discreta e de absoluto profissionalismo no contato com o visitante.

6 – Use telefones fixos e móveis de modo consciente. Tente não alterar o tom de voz e seja conciso no tempo de conversação, tanto para ligações profissionais quanto para as pessoais.

7 – Utilize com mais freqüência o e-mail para racionalização o uso dos telefones e melhorar o contato da R&M com seus clientes.

8 – Contribua para a boa imagem da empresa, seja através dos valores descritos ou em questões rotineiras como a redação de um texto dirigido ao cliente ou parceiro. Quanto houver dúvidas, por exemplo, quanto à correta grafia de uma palavra, solicite a ajuda de um colega ou consulte um dicionário.

[08]

cartilha final.indd 8

27/3/2009 14:39:49


Rua Tupis, nº 38, salas 603 a 608 - Edifício Itamaraty Centro - Belo Horizonte/MG CEP: 31190-060 Tel: (31) 3271-1471 e-mail: rmbh@terra.com.br Revisão do Texto: Thiago Nogueira Diagramação e Projeto Gráfico: Guilherme Ávila Ilustrações Internas: Felipe Ávila

cartilha final.indd 9

27/3/2009 14:39:49


cartilha final.indd 10

27/3/2009 14:39:49


segunda versão Cartilha R&M Assessoria Contabil