Page 1

CONCEITO Segundo Baxter (2005) a configuração do projeto começa com o conceito escolhido e termina com o protótipo completamente desenvolvido e testado. A proposta do novo produto deve começar com a geração de idéias, onde são exploradas todas as formas possíveis de fabricação. Para a geração de idéias, Baxter define elementos para o processo criativo: Pensar somente nas idéias: esquecer das restrições práticas e procurar idéias fora do domínio normal do problema. Para isso, Baxter sugere em seu livro a ferramenta Brainstorming. O Brainstorming, segundo o autor, é uma técnica que se baseia no princípio de quanto mais ideias, melhor.


1-

Conceito: Definição, concepção, ideia, opinião. Representação de um objeto pelo pensamento por meio de suas características gerais. Interpretação de experiência.

2- Conceito: 1. Ideia que se tem sobre algo; noção; concepção. 2. Reputação sobre algo ou alguém.

TEMÁTICA A temática do projeto é a estaca onde se baseia o produto final, é o epicentro do projeto. Para Doris Treptow(2003) a temática é a história, o argumento a inspiração de uma coleção. Em nossa mesa de ofícios buscamos a temática do feito a mão, de trabalhos como lenhador e marceneiro. Onde o minimalismo junta-se a durabilidade e o artesão/artista recebe um espaço propício para a criação.


1- Temática: Que o tema central sobre o qual é tratado; assunto principal. 2- Temática: Explanação ou parte de determinado assunto.

AMBIENTE DE USO

Segundo O AMBIENTE QUE PROMOVE A INCLUSÃO: CONCEITOS DE ACESSIBILIDADE E USABILIDADE da universidade Unimar devem ser descritos aspectos relevantes do ambiente físico e social, tais como aspectos do ambiente técnico (redes de telecomunicações) ambiente físico (natureza e localização da instalação), temperatura,


umidade, iluminação, e o ambiente social e cultural, ( estrutura organizacional, atitudes, rotinas de trabalho).

Para este programa, a usabilidade é definida do ponto de vista do designer (os requisitos para que os designers possam garantir o desenvolvimento de sistemas e serviços utilizáveis). Orientação é oferecida para assegurar a existência de condições adequadas para possibilitar a execução de cada tarefa meta e para reduzir ao mínimo os custos ao usuário de chegar a tais condições.

A usabilidade é considerada como conceito puramente ergonômico, independente dos custos de fornecimento do sistema. Proponha-se o uso do termo: "utilidade", sendo a combinação de usabilidade com o equilíbrio entre benefícios ao usuário e custos financeiros. Assim um sistema de alta usabilidade (ergonômica) pode ser de baixa utilidade para um usuário para quem o custo é considerado alto em comparação com sua necessidade de utilizar o sistema.

1 - Ambiente: Que envolve ou está à volta de alguma coisa ou pessoa. 2 - Ambiente: Espaço físico delimitado. 1 Uso: .Ato ou efeito de usar. USUÀRIOS


O ser humano deve ser visto como elemento fundamental para o projeto de produtos ou sistemas. Dito isto, se entende que um maior conhecimento das características humanas informará ao designer como projetar as soluções para suprir as necessidades do usuário. Devese ter sempre em mente o fato de que qualquer produto ou sistema desenvolvido será, em alguma instância, utilizado por pessoas. O design projeta objetos com base no conhecimento que o usuário pode adquirir sobre o mesmo, para facilitar a experiência de uso, é muito importante para que os designers entendam os fatores biológicos, inerentes à natureza humana, que influenciam a aquisição de conhecimento sobre o objeto. Isto resulta numa perspectiva naturalista do usuário de design. E num design que realmente facilita a experiência de uso. Os usuários devem ser capazes de debater e priorizar suas necessidades, mas o projetista deve ser capaz de dar suporte ao processo por meio da análise da tarefa e outros estudos que revelem o contexto do trabalho. [Webinsider]

1- Usuário: Que, por direito proveniente de uso, frui as utilidades da coisa. 2- Usuário: Que se adéqua para o nosso uso.


Trabalho1  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you