Apologética de Supermercado - Guilherme Adriano

Page 52

1 – Como muitos outros, um homem à frente de seu tempo. Um grande mestre da moral, talvez um grande filósofo. O maior exemplo de bondade que o mundo já viu. 2 – Nenhuma dessas afirmações pode ser dita com respeito a Ele... 1 – E por que não? 2 – Ora, nenhum filósofo que conheço dizia ser a própria verdade58, Jesus sim. Nem um mestre religioso disse ser a vida, Jesus sim59. Nenhum mestre da moral disse ser a luz do mundo60, Jesus sim61. Sócrates, Confúcio, o Buda, Maomé, Krishina e muitos outros apontaram para um caminho, falaram a respeito da vida, buscaram a verdade e ajudaram homens a achar a luz62, Jesus não, Ele foi um pouco diferente, Ele disse ser o próprio e único caminho, ser a própria vida, ser a luz do mundo e dos homens e ser a única verdade, e todo aquele que assim não o recebesse, andaria em trevas e não conheceria a Deus. Nenhum outro grande homem pensava perdoar os pecados do mundo todo63, Jesus sim. Nenhum filósofo esperava ser chamado de Senhor e Deus, Jesus sim64. Nenhum líder religioso disse ser igual a Deus65, nem que o vendo veriam o próprio Deus66, Jesus fez essas afirmações loucas. Não me lembro de nenhum homem que dizia vir do céu67, ter sempre existido68, ter um reino em outro mundo69 e, aquele que o amasse, o Pai e Ele viriam morar nessa pessoa70. Muito menos ouvi de algum outro que se entregou para morrer numa cruz como expiação de pecados71 e, após três dias, disse que ressuscitaria72, voltaria a Deus e prepararia habitação para aqueles que o confessassem como Senhor e Deus73. Você conhece? 58

“O Jesus dos Evangelhos não é apenas um sábio da palestina do século I, ou um modelo moral, mas a revelação de Deus numa pessoa. O que provoca o pensamento sobre Jesus, portanto, não é o que ele diz ou fez, mas acima de tudo quem ele é; o que provoca o pensamento sobre o discipulado não é viver por suas palavras ou seguir seu exemplo, mas ser transformado pela participação em seu ser” – Luke Timothy Johnson, Jesus e a Filosofia, p. 94. 59 João 14.16. 60 “[Alguém que lesse o Novo Testamento pela primeira vez] descobriria muitas alegações estranhas [a respeito de Jesus] que poderiam soar como a alegação de alguém ser irmão do sol ou da luz.” – G.K. Chesterton, O Homem Eterno, p. 202. 61 João 12.46. 62 “[Líderes religiosos] Eles são mestres que apontam para seus ensinamentos ou apresentam um caminho específico. Em todos esses, emergem instruções, uma maneira de viver. Não é a Zoroastro que você recorre; é a Zoroastro que você escuta. Não é o Buda que te livra; são suas verdades nobres que o instruem. Não é Maomé que o transforma; é a beleza do alcorão que o espanta. Em contraste, Jesus não apenas ensinou sua mensagem. Ele era idêntico a Sua mensagem. ‘Nele’, dizem as escrituras, ‘habita corporalmente toda plenitude da divindade’. Ele não apenas proclamou a verdade. Ele disse, ‘Eu sou a verdade’. Ele não apenas mostrou um caminho. Ele disse ‘Eu sou o caminho’. Ele não apenas abriu portas. Ele disse ‘Eu sou a porta’. ‘Eu sou o bom pastor’. ‘Eu sou a ressureição e a vida’. ‘Eu sou o EU SOU’. Nele não havia apenas uma oferta do pão da vida. Ele é o pão.” – Ravi Zacharias, Por que Jesus é diferente. 63 “Compreendemos que um homem perdoe as ofensas cometidas contra ele mesmo. Você pisa no meu pé, ou rouba meu dinheiro, e eu o perdôo. O que diríamos, no entanto, de um homem que, sem ter sido pisado ou roubado, anunciasse o perdão dos pisões e dos roubos cometidos contra os outros? Presunção asinina é a descrição mais gentil que podemos dar da sua conduta. Entretanto, foi isso o que Jesus fez. Anunciou ao povo que os pecados cometidos estavam perdoados, e fez isso sem consultar os que, sem dúvida alguma, haviam sido lesados por esses pecados. [...] comportou-se como se fosse ele a parte interessada, como se fosse o principal ofendido. Isso só tem sentido se ele for realmente Deus, cujas leis são transgredidas e cujo amor é ferido a cada pecado cometido. ” – C.S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples. 64 João 20.27-29. 65 João 10.30-33. 66 João 14.8-9. 67 João 6.38. 68 João 8.58. Apocalipse 1.18. – 1.11. – 21.6. – 22.13. 69 João 18.36. 70 João 14.23. 71 Mateus 10.28. Marcos 10.45. 72 Mateus 27.60-64. 73 João 14.2. João 3.16-18.

51


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.