Page 1

Relatório da aluna Bárbara Vilaça Visita à ilha de Herrenchiemsee No dia 24 de Abril, ao fim do almoço, o grupo Comenius visitou a Ilha de Herrenchiemsee (Fig.1), que significa a Ilha dos Homens. Esta ilha é a maior das três ilhas que constituem o lago Chiemsee, no entanto não é habitada permanentemente durante todo ano.

Fig.1 – Ilha de Herrenchiemsee

Quando chegámos à Ilha, os alunos e professores tiveram a oportunidade de escolher o que preferiam fazer: conhecer mais sobre a ilha, aprender mais sobre as aves que sobrevoam a ilha ou visitar o castelo e comprar souvenirs.


A ilha é extremamente rica em espaços verdes, com uma densa vegetação (Fig.2) e, em tempos passados, os seus terrenos eram usados para agricultura.

Fig.2 – Vegetação da Ilha.

Podemos ver, também, um pequeno curso de água (Fig.3) que tinha uma cor escura devido à sua composição. Este curso era importante, antigamente, para a agricultura.


Fig.3 Curso de água.

Ouvimos, ainda, algumas histórias curiosas sobre algumas flores.

Fig.4 – Flor com pétalas azuis.

Sobre esta flor, (Fig.4) conta-se que, se algum rapaz quiser que uma rapariga fique apaixonada por ele, deve cozinhar algo e juntar as suas pétalas, e depois a rapariga só tem que comer aquela refeição, e a magia acontece!


Também esta flor (Fig.5) é interessante. A história diz que quando uma pessoa morre deve levar consigo esta flor, para quando chegar às portas do céu, caso o S. Pedro não esteja ou não queira abrir a porta, possa abrir a porta com essa flor que é a chave.

Fig.5

Flor “A chave”

Ao meio da tarde, todos se deslocaram até ao famoso Palácio de Herrenchiemsee (Fig.6), conhecido como o Neues Scholss que significa ‘Novo Palácio’, onde tivemos uma visita guiada. Este palácio foi construído entre 1878 e 1886, durante o reinado de Luís II da Baviera. Apenas a sua parte central foi construída antes da morte do Rei, seguindo como modelo o Palácio de Versalhes e conseguindo, até, superá-lo em alguns aspetos.


Fig.6 – Palácio de Herrenchiemsee

Ao fim de sete anos do início da construção, os trabalhos foram interrompidos por falta de dinheiro, permanecendo ainda inacabadas cinquenta das suas setenta salas. No entanto, é um palácio deveras luxuoso. Tem na sua sala de jantar um enorme lustre em porcelana, que é o maior do mundo. Também dispõe de uma casa de banho e uma grande banheira aquecida. A Galeria dos Espelhos e os Salões da Paz e da Guerra ocupam toda a parte dianteira do palácio. Podemos observar uma sala de refeições ornada com um lustre em porcelana e com uma mesa que desce para o subsolo por meio de um mecanismo hidráulico. Depois da visita ao palácio, tivemos um pouco de tempo livre até apanharmos o barco que nos fez regressar da ilha.

Ilha de herrenchiemsee bárbara corrigido  

relatório da aluna Bárbara Vilaça

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you