Page 1


Editorial

2016

02

2016

Prezados visitantes, expositores e patrocinadores,

X Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção Centro de Convenções de Pernambuco Recife - Olinda / Pernambuco

REALIZAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO

Assessor

Eventos que fazem a diferença!

Chegamos a nossa décima FICONS com muito sucesso, reunindo grandes marcas da cadeia da construção e proporcionando uma excelente oportunidade de negócios para as empresas do setor. Acostumados a uma feira com uma taxa de renovação próxima a 80% e que desde 1998 vê o número de expositores aumentar a cada edição, realizar o evento sob o impacto da atual conjuntura de instabilidade política e com a economia em forte retração foi ao mesmo tempo desafiador e gratificante. Para superar as dificuldades enfrentadas pelo setor da construção neste contexto, foi preciso reinventar a maneira de trabalhar, criar novas parcerias e fortalecer as antigas. A proximidade com nossos expositores nos permitiu fazer os ajustes necessários para tornar a participação no evento atrativa e assim viabilizar a presença do maior número possível de expositores, com uma firme demonstração de confiança e apoio.

CATÁLOGO OFICIAL

M diaTec editora

EXPEDIENTE

DIREÇÃO

A FICONS, a cada dois anos o tradicional ponto de encontro da construção nas regiões Norte e Nordeste e cenário de lançamento de produtos, este ano certamente será um importante instrumento para a geração de novas oportunidades para as empresas expositoras, antecipando a onda de otimismo e a provável recuperação do setor. Aqui a indústria de produtos e serviços da construção encontra os lojistas, revendedores, distribuidores, construtores, engenheiros, arquitetos, representantes e os outros profissionais que movimentam a construção.

Vando Barbosa Diretor Comercial Vando Barbosa Diretor Adm/Financeiro Gláudia Alves Reportagem

Acesse a versão eletrônica disponível no site Ficons 2016, ficará acessível até a proxima edição Ficons 2018.

Acesse www.ficons.com.br/2016 Desejamos a todos boas vindas e ótimos negócios

Gisele Cichinelli

Assessor

Projeto Gráfico

Eventos que fazem a diferença!

Gisela Latache Diretora

Hugo Martins da Silva Capa

Reportagem

LFDesigner - Comunicação Visual

Em compasso de espera

Diagramação

Número de lançamentos imobiliários no nordeste caiu nos últimos anos. Impactada pela paralisia do setor, indústria da construção civil nordestina aposta em eficiência para superar efeitos da crise econômica

Hugo Martins da Silva Midiatec Editora Rua Sapucaia, 657 – Sl 2

04

Mooca – São Paulo/SP

Mapa da Feira

CEP: 03170-050

Mapa de localização dos expositores presente na FICONS 2016 para facilitar a localização dos estandes.

(11) 2604-2591 contato@midiateceditora.com.br

19

Lista de Expositores As opiniões, entrevistas, produtos e serviços são de inteira responsabilidade de seus autores

20

Relação completa de todos os expositores, com dados completos para contatos e localização dos estandes.


2016

04

Reportagem

Número de lançamentos imobiliários no nordeste caiu nos últimos anos

Em compasso de espera Impactada pela paralisia do setor, indústria da construção civil nordestina aposta em eficiência para superar efeitos da crise econômica Por Gisele Cichinelli Depois de anos consecutivos de crescimento, o setor de construção civil nordestino foi fortemente impactado pela crise no último ano. Refletindo o desaquecimento econômico do País, o PIB da construção civil em Pernambuco – estado que vinha alavancando grande parte dos investimentos na região nos últimos anos – registrou queda de 11,8% e fechamento de 31 mil postos de trabalho em 2015. Ao que tudo indica, em 2016 a curva continuará descendente. Apesar da paralisia da economia, a expectativa das empresas locais é que os impasses políticos e econômicos comecem a ser resolvidos e, consequentemente, os investimentos sejam retomados em um horizonte de curto prazo, dando novo fôlego ao setor. Dentre eles, as obras públicas de grande porte (como as da ferrovia Transnordestina, que liga o Porto de Pecém, no Ceará, ao Porto de Suape, em Pernambuco, e da transposição do Rio São Francisco) e do Programa Minha Casa Minha Vida, até agora paralisadas pela falta de repasses federais.


2016

Reportagem

05

“Não precisamos começar obras novas, apenas concluir as que estão paradas, que são muitas. No segmento imobiliário há 300 mil unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida paralisadas. Cada unidade corresponde a um emprego direto e de três a seis empregos indiretos. Se essas obras forem retomadas, serão gerados 300 mil empregos diretos e mais 1,5 milhão de novos empregos na cadeia produtiva.” Segundo o executivo, ainda é difícil antever qual setor da construção, imobiliário ou de infraestrutura, se recuperará mais rapidamente dos efeitos da crise. Mas a expectativa da entidade é que, com incentivos maiores e um redesenho das parcerias público-privada, o segmento de infraestrutura possa ganhar um novo impulso nos próximos anos.

Gustavo Cocentino de Miranda Presidente do Sinduscon-PE

"No setor imobiliário, estamos trabalhando com estoque de cinco mil unidades, enquanto há três anos trabalhávamos com estoque na casa de oito mil unidades. Essa redução representa uma readequação ao cenário atual, mas vale ressaltar que esse segmento segue saudável, sem grandes descompassos entre a entrega e os vencimentos das parcelas de pagamento das unidades lançadas", completa Miranda.


2016

06

Reportagem

Novos Paradigmas Apesar da anemia econômica que desnutriu o setor, a crise tem induzido um novo modelo de projetar e construir no Nordeste, o que vem forçando as empresas da região a ficarem mais fortes. O presidente do Sinduscon-PE observa que o mercado imobiliário nordestino está dando uma demonstração de maturidade. As construtoras estão estudando mais seus lançamentos e adequando-se ao que o mercado deseja em termos de dimensões, custos e serviços que devem ser oferecidos nos empreendimentos. Como reflexo, aquelas que estão mais focadas em planejar e aumentar a sua produtividade terão maiores chances de sucesso no pós-crise. Além da readequação dos custos dos produtos, incluir tecnologias que garantam redução do consumo de energia, reuso de água e que permita minimizar os impactos construtivos do empreendimento tem se tornado estratégias fundamentais nesse cenário. "O momento é singular e as construtoras que estiverem mais preparadas e dispostas a investir em novidades e sair da mesmice vencerá a turbulência mais rapidamente. A crise é passageira e quando passar, as empresas inovadoras vão se sobressair", acredita Miranda

“Quem ficou de olho no caixa e não se descapitalizou, reduziu os custos dos seus processos construtivos, substituiu mão de obra por sistemas mecânicos ou eletrônicos e buscou novos nichos de atuação terão a chance de sobreviver melhor a brusca desaceleração econômica”, completa.

Sobrevida no varejo

Carlos Portela Presidente da Acomac-PE

Os efeitos da desaceleração da economia também foram sentidos no setor de vendas de materiais de construção. Segundo Carlos Portela, presidente da Acomac-PE (Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Pernambuco), a estimativa é que o setor feche o ano com queda de 5% no seu faturamento.

2016. Já os pequenos sobrevivem das obras de manutenção, que não foram afetadas", conta. A expectativa é que o a n ú n c i o d e n o v o s financiamentos para compra de imóveis feito pela Caixa Econômica Federal possa reaquecer o setor e estimular diretamente as vendas de materiais para pequenas reformas, como trocas de piso, pintura e projetos de iluminação. “Não podemos ser otimistas demais, mas é fato que há um estoque considerável de unidades prontas e que, assim que forem comercializadas, impactarão imediatamente nossos associados".

Enquanto as pequenas passarão incólume pela crise, o impacto será forte para as lojas de grande porte, que registram até agora queda de até 15% no volume de vendas.

Enquanto aguardam uma mudança positiva no cenário macroeconômico, os grandes do setor estão investindo no aumento do mix de produtos e na melhoria do atendimento, enquanto os médios e pequenos apostam em novos sistemas de gestão, no aprendizado do uso dos modelos tributários e na melhoria da gestão dos seus estoques. Muitas empresas menores, inclusive, estão usando o estoque dos distribuidores, ou seja, comprando em quantidade menor e frequência maior.

"Os maiores atendem obras de manutenção e também de reforma, e essas últimas diminuíram muito em

"O momento é de olhar para dentro do nosso negócio, fazermos nosso dever de casa bem feito e investir em


atendimento, sistemas, modelos tributários, layout de nossas lojas, treinamento de nossa equipe e melhores práticas com nossos estoques. Em síntese, temos que buscar a eficiência a todo custo e nos prepararmos para a retomada da economia".

Readequação Depois de registrar um forte crescimento entre os anos de 2008 e 2013, as empresas do segmento de locação de equipamentos também foram impactadas pelo freio brusco da economia. A estimativa do setor é terminar o ano de 2016 registrando queda de 25% em receita de locação em relação a 2015. Até o momento, 30% das empresas que atuavam no setor em Pernambuco encerraram suas atividades. "Isso representa cerca de 100 empresas em um universo de 350 e praticamente a exclusão de três mil postos de trabalho", conta João Carvalho Neto, presidente do Sindileq-PE (Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas de Pernambuco). Segundo Carvalho, o grande volume de máquinas paradas nos pátios é um bom termômetro para medir os ânimos da construção civil, já que toda obra se inicia com equipamentos básicos como gruas, guindastes e plataformas dentro dos canteiros.

As grandes empresas que estavam atuando no mercado nordestino com suas filiais estão fechando as portas e a tendência é que apenas as empresas locais e as que investiram em maquinário no momento "certo" permaneçam no mercado. "As empresas que mais sofreram foram as que investiram maciçamente nos últimos anos, já que os investimentos nesse segmento são amortizados em cinco anos".

João Carvalho Neto Presidente do Sindileq-PE

2016

Reportagem

07

O executivo, no entanto, aponta perspectivas favoráveis para o segundo semestre de 2016, com a retomada de pequenas obras para a Petrobrás e novos investimentos em parques eólicos à vista. O grande legado da crise, para ele, será o incremento na eficiência das empresas e a exclusão dos chamados aventureiros do mercado. "Hoje, as empresas do setor são muito mais eficientes do que eram há alguns anos no sentido de otimização dos recursos. É da essência da atividade de locação que as empresas sejam enxutas já que os custos indiretos, com pátios, logística e manutenção, por exemplo, são altíssimos".

Gráfico Empregabilidade do setor da construção civil

Fonte: CBIC/RAIS


2016

08


2016

10


2016

12

FONE: +55 11 2215-1313 WWW.UNIONTECH.COM.BR


2016

14

ASKYPIX,líder nomercadode iluminaçãocenográficanoBrasil expandesualinhaparaatender omercado.

RibaltaSK-RB243

ARibaltaSK-RB243Skypixpode s e r  u t i l i z a d a  e m  d i v e r s a s finaildadescomo: Lavar(wash) fachadas e paredes internas e externas,jardinseetc.

Dimerizáveis

As luminárias dimerizáveis Skypix de sobrepor 24W e embutir de 6W e 12W não necessitam de de reatores ou drivers,disponiveisem110Vou 220v.

LEDTubulares LED tubulares Skypix estão entre poucas que possuem o certificado Inmetro e com isto sãocapazesdegeraraté60%de economia no consumo de enregia. www.skypixlight.com.br (11) 3567-1289 Rua das Aroeiras, 179 - Jabaquara São Paulo - SP - CEP 04344-09


2016

16

Produtos / Serviços Expositores TENDENCY COLLECTION

Gradil Morlan

Carpete em placas modulares de 50 cm X 50 cm para uso corporativo. A arquitetura moderna é infinitamente criativa, despojada e sem limites. Cores, formas e texturas dão vida aos mais incríveis projetos arquitetônicos. Tendency Collection nasce dessa vertente. Sem regras e com muita ousadia, a coleção reúne três padrões, onze cores e infinitas possibilidades. Energy, Connect e Vibrant. Carpetes modulares fabricados com a mais alta tecnologia disponível. Bem vindo ao novo, o futuro começa agora. Faça parte dessa mudança, quebre conceitos e personalize ambientes com o seu DNA.

Beaulieu do Brasil (042) 2101-1000 carpet@beaulieu.com.br

DESEMPENADEIRA FABRICADAS EM AÇO

A desempenadeira de aço grande rende muito mais na aplicação de massas corridas, texturas e cimento. O modelo pode ser encontrado com duas ou três hastes de fixação, ambas com três rebites reforçados, garantindo maior segurança na hora da execução do trabalho. Por possuir design exclusivo e diferenciado, a peça oferece maior conforto na hora de aplicar as massas nas superfícies. A marca ainda possui mais um modelo dentado, fabricados em aço temperado liso, contendo uma ou duas hastes de fixação. Além disso, a Pincéis Atlas lançou também dois modelos menores, com medidas: 250 X 120 mm, ideais para reparos de pequenas superfícies.

Atlas (51) 3458-5888 www.pinceisatlas.com.br Miniescavadeiras

O Gradil Morlan e extremamente resistente, seguro e oferece maxima protecao contra a corrosao. Seu design diferenciado proporciona maior visibilidade da area interna, perfeito acabamento e visual harmonioso. Economico e facil de aplicar, o Gradil Morlan e sinonimo da evolucao em cercamentos. Fabricados com arames zincados por imersao a quente e revestidos com 300u (micra) de PVC de alta aderencia.

Morlan 0800 55 4515 www.gradilmorlan.com.br

Ebara Brasil amplia negócios com aquisição da Thebe Bombas Hidráulicas.

Com a aquisição, a Ebara amplia sua atuação no mercado brasileiro. Complementando sua linha de bombas submersas e submersíveis, a empresa passa a fabricar e vender as de superfície para uso industrial, agrícola, predial, residencial e na construção civil.

A Zeta traz soluções baratas e diferenciadas para o transporte h o r i z o n t a l e m s e u c a n t e i r o .A minicarregadeira S850 é capaz de descarregar caminhões com pallets acima de 2.000 kg, além de fazer o transporte horizontal de pallets com até 4.000 kg. Outro implemento para as Minicarregadeiras é o Dumper, capaz de transportar até 2m³ de material.

Thebe / Ebara www.ebara.com.br www.thebe.com.br

Zeta Locação (81) 3265-8555 www.zetaloc.com.br


Starrett destaca ferramentas de corte durante a FICONS 2016

Na linha de serrotes são apresentadas peças ideais para corte de gesso, PVC e o formato especial, de ponta, para corte de diferentes materiais e lugares de difícil acesso. Entre as serras copo, as Deep Cut foram especialmente projetadas para realizarem cortes agressivos e que exigem penetração superior as serras copo convencionais. Já as serras copo Fast Cut proporcionam cortes mais rápidos e suaves em uma grande variedade de materiais, graças ao novo e exclusivo perfil dos dentes da serra.

Starrett www.starrett.company

Produtos MACX/COLA

Os produtos Macx/Cola têm Tecnologia Européia com controle de qualidade rigoroso. Garantindo segurança, durabilidade e acabamento. São três fábricas, dezenas de funcionários e mais de 80 produtos, entre argamassas, Grout's, impermeabilizantes, massas, rejuntes, tintas e outros: uma história sólida pavimentada em 20 anos de mercado. Quer o melhor custo-beneficio? Procure os produtos Macx/Cola nas lojas de material de construção da sua cidade.

Macx/Cola www.macxcola.com.br

2016

Produtos / Serviços Expositores

17

Inovação em borracha líquida

A indústria paranaense HM Rubber desenvolve soluções de última geração em impermeabilizantes e revestimentos, a base de borracha líquida e nanotecnologia, como o Impertech Gold. O produto oferece vida útil de projeto acima de 20 anos, quando exposto, e resistência superior à exigida pela Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575). Pode ser utilizado em lajes, coberturas, muretas, vedações, pisos, fachadas, piscinas, entre outras estruturas e já vem em diversas cores de pigmento, para aplicação fácil e cura rápida de até 12 horas, ampliando performance de mão de obra e diminuindo custos.

Stam na Ficons 2016 Junta de Dilatação LPE Confort

HM Rubber (41) 3557-0660 www.hmrubber.com.br

Nova junta de dilatação LPE Confort, projetado e desenvolvido por técnicos da Uniontech. Esse produto veio inovar a técnica de vedação de juntas de dilatação proporcionando um maior conforto na rolagem de veículos em rodovias sem o uso de fixação através de parafusos. Maior durabilidade do selante , manutenção simples e rápida permitindo a liberação imediata do trafego. Os produtos são produzidos com um rígido controle de qualidade e ensaiados em nosso laboratório próprio certificado e calibrado com o selo Imetro NBR iso /ies ;RBC- IPT

No ano em que completa 45 anos, a empresa líder de mercado no Brasil apresenta o lançamento da Linha Ferraggio, com opções de kits para porta de correr, puxadores para móvel, puxadores para porta, dobradiças, visores de porta e acessórios. Investindo continuamente em inovação, outras novidades são os cadeados de latão maciço, cadeados de segredo Life Colors e novos acabamentos das fechaduras em cromo escovado e inox escovado.

Uniontech (11) 2215-1313 www.uniontech.com.br

Stam 0800 024 1020 stam.com.br

Laje Solar, inovação, Praticidade e Sustentabilidade

Com com novo conceito em iluminação, e com instalação rápida e fácil, a Laje Solar se destaca entre os sistemas existentes no mercado, ajustando-se a qualquer tipo de ambiente.

Laje Solar www.lajesolar.com


2016

18

Produtos / Serviços Expositores

Planex a Fôrma para Laje Plana da Atex

Disco Multicorte Norton corta até seis tipos de materiais

Linha Revier, o requinte com a qualidade e tecnologia Pluzie.

Seguindo a tendência de cada vez mais as construtoras passarem a exigir maior produtividade no seu canteiro de obras, a Atex oferece um Sistema inteligente e tecnológico de fôrmas para execução de lajes maciças. A montagem do sistema é simples e requer pouca mão de obra, deixando a obra mais organizada e gerando o mínimo de resíduo de construção. É possível reduzir os ciclos de concretagem utilizando apenas 01 jogo de fôrmas. A Planex é uma fôrma ambientalmente sustentável, oferece alto desempenho, significativa redução de custos e outros benefícios que podem gerar ganhos para a certificação LEED® do seu projeto.

O novo Disco Multicorte Norton. Multifuncional, o Disco Multicorte Norton tem diâmetros de 115 e 180mm e espessuras de 1,0 e 1,6mm e deve ser usado em esmerilhadeiras portáteis. Caracteriza-se pelo corte rápido e preciso. Destaca-se também pelo corte sem contaminação, pela estabilidade, redução de ruídos na operação e por evitar o desperdício de material. Está em conformidade com as exigências da Norma Europeiaia EN12413 e da NBR15230 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Modernidade e elegância estão reunidas na linha Revier, uma linha completa de interruptores e tomadas modular, na cor champagne, que dão um toque de requinte a qualquer ambiente. Com excelente acabamento e textura agradável a linha Revier está disponível nos tamanhos 4x2 e 4x4 e possibilita personalizar as funcionalidades através de vários módulos combináveis. Acesse nosso site www.pluzie.com.br e confira o requinte da linha Revier completa com a qualidade e tecnologia Pluzie.

Atex 0800 979 3611 www.atex.com.br

Norton 0800 727 3322 www.saint-gobain-abrasives.com Placas cimentícias da Infibra trazem grandes vantagens para a construção

Pluzie (19) 3572-9100 www.pluzie.com.br SKYPIX expande sua Linha de produtos de Iluminação

Parcus prestando serviços

Fundada em 2002, a Parcus iniciou suas atividades prestando serviços de design de produtos, e, ao longo deste tempo, redirecinou seu foco de atuação para o desenvolvimento, industrialização e comercialização de seus próprios produtos.

Parcus (11)3796-9343 www.parcus.com.br

As placas cimentícias fabricadas pela INFIBRA vem ao encontro das novas tendências da construção civil, que tem no sistema steel-frame um modelo construtivo mais rápido, com menos desperdício de material e menos sujeira, além de oferecer ganho de área de 4% a 5% e reduzir custos da fundação por ser mais leve.

Infibra (19) 3573-6400 www.infibra.com.br

A SKYPIX, líder no mercado de iluminação cenográfica no Brasil expande sua linha para atender o m e r c a d o i n d u s t r i a l , h o s p i t a l a r, comercial e residencial. Com produtos na linha LED de alta tecnologia, qualidade e dentro das especificações INMETRO para atender revendas e arquitetos e projetos.

SKYPIX (11) 3567-1289 www.skypixlight.com.br


2016

X Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção Centro de Convenções de Pernambuco Recife - Olinda / Pernambuco


Listagem Atualizada até 31/08/2016. Dados informados são de responsabilidade do expositor

2016

20

Eventos que fazem a diferença!

Relação de Expositores

A B

D

Assessor

C


F

Listagem Atualizada até 31/08/2016. Dados informados são de responsabilidade do expositor

H

2016

Relação de Expositores 21

G

E I


2016

22

Relação de Expositores

M J

Listagem Atualizada até 31/08/2016. Dados informados são de responsabilidade do expositor

K

N P

L

Parcus Indústria e Comércio de Perfis Plásticos LTDA Via Anchieta, 1012 - São Paulo SP Tel: (11) 3796-9343 e-mail: marcia@parcus.com.br www.parcus.com.br Ramo de atividade: A Parcus apresenta um completo sistema de infraestrutura para cabeamento estruturado, energia, CFTV e outros.

Stand - 156


EDIÇÃOBRASIL

Q/R

Listagem Atualizada até 31/08/2016. Dados informados são de responsabilidade do expositor

S

2016

Relação de Expositores 23


Listagem Atualizada até 31/08/2016. Dados informados são de responsabilidade do expositor

2016

24

Relação de Expositores

U/V

T

w/x/z


Catálago Oficial Ficons 2016  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you