Page 1

OSS

Amigos do planeta Distribuição Gratuita N°18

8 de Maio - Dia das Mães Mudanças Climáticas Maio/2011

Fevereiro/2011


Apresentação da revista Índice

O dia do Trabalhador 2 Ecocuriosidade 3 O Imposto do congestionamento 4 Especial 5 Concurso de desenho 6 Dengue 7 Empregos do futuro 8 Passatempos 9 Patrocinadores 10 Dicas práticas para você economizar energia e proteger o planeta 7. Não troque o seu celular Já foi tempo que celular era sinal de status. Hoje em dia qualquer zé mané tem. Trocar por um mais moderno para tirar onda? Ninguém se importa. Fique com o antigo pelo menos enquanto estiver funcionando perfeitamente ou em bom estado. Se o problema é a bateria, considere o custo/benefício trocá-la e descartá-la adequadamente, encaminhando-a a postos de coleta. Celulares trouxeram muita comodidade à nossa vida, mas utilizam de derivados de petróleo em suas peças e metais pesados em suas baterias. Além disso, na maioria das vezes sua produção é feita utilizando mão de obra barata em países em desenvolvimento. Utilize seus gadgets até o final da vida útil deles, lembre-se de que eles certamente não foram nada baratos. (cada mês uma dica).

1


Dia do trabalhador

No dia 1°de maio se comemora o dia do trabalho. Neste dia a passagem é mais barata e é dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. Mas por trás deste dia existe uma história que poucos conhecem. No dia 1° de maio de 1888 na cidade de Chicago (EUA) milhares de trabalhadores entraram em greve por melhores condições de trabalho como jornada de 8 horas diárias. Naquele dia passeatas movimentaram a cidade e, apesar das reivindicações serem justas, os manifestantes foram reprimidos de forma dura e a greve geral acabou com muitos feridos e mortos. Alguns anos depois foi criado esse dia para homenagear aqueles que se arriscaram por uma causa tão nobre. O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1888, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. No Brasil essa data foi considerada feriado nacional a partir de setembro de 1925, no governo de Artur Bernardes. Também foi neste dia que Getúlio Vargas criou a justiça do trabalho e o salário mínimo.

Texto por Camila Diniz

2


Em homenagem ao dia do trabalhador nossa equipe selecionou na internet algumas curiosidades sobre as formigas, símbolo do trabalho duro. Um formigueiro se inicia quando uma formiga-Rainha recentemente fertilizada abre um buraco no solo, fecha-se lá dentro e permanece ali como prisioneira voluntária. Os ovos crescem em seu corpo por semanas, até meses. Quando os primeiros ovos são colocados e emergem as larvas, a Rainha alimenta-as com sua saliva até alcançarem o estágio de pupas. As primeiras formigas operárias nascem 6 a 8 semanas, após a ovoposição. Sendo tão pobremente alimentadas, são anormalmente pequenas. Porém crescem em importância para o formigueiro por que são as primeiras a saírem para buscar alimento para si, para as que estão nascendo e para a Rainha. Uma importante tarefa, sem dúvida, já que a Rainha permanece ovopositando por toda sua vida. Algumas espécies podem construir formigueiros para 300.000 indivíduos ou mais. Isto não é um fato raro pois estas colônias certamente terão várias Rainhas, e muito bem escondidas para realizar a função de procriar seus exércitos. Dentre as espécies, várias podem viver dentro de casas, aninhando-se entre paredes, em áreas do subsolo, nos sótãos ou por entre quaisquer fendas. O comprimento das formigas varia de 1,6 mm a quase 5 cm. A maioria das espécies são vermelhas, negras, marrons ou amarelas, mas existem algumas verdes ou de um azul metálico. E, como outros insetos, elas têm seis patas. Os corpos se dividem em três segmentos distintos: cabeça, tórax e abdômen. Ao contrário de outros insetos, as formigas têm antenas articuladas (e não retas ou recurvas), e um pedicelo, um estreitamento do corpo entre o tórax e o abdômen. O bucho, um órgão localizado no abdômen, é usado para armazenar comida, que mais tarde pode ser regurgitada para alimentar outros membros da colônia.

Fonte:http://laisinha-caixinhadesurpresas.blogspot.com

3


O imposto do congestionamento Uma idéia inovadora vinda direto de Londres

Com a revolução industrial e o surgimento das fábricas as pessoas migraram em massa do campo para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida criando as metrópoles. Até hoje as grandes cidades sofrem com os problemas causados por essa migração, dentre eles, as doenças respiratórias causadas pela poluição. O governo inglês resolveu implantar uma medida inovadora, apelidada de “imposto do congestionamento”. Para circular de carro pela cidade de Londres é necessário pagar uma taxa de 5 libras por dia ( o que equivale a cerda de 10 Reais ). Desde que a medida foi implantada as emissões de gases poluentes na cidade reduziu em 20 % e a velocidade média dos carros subiu 5km/h reduzindo os engarrafamentos, uma das principais fontes de poluição das grandes cidades. Essa talvez seja a solução que resolverá o problema da grande São Paulo onde circulam por dia milhares de carros. Mas para isso é preciso investir na melhoria da qualidade do transporte coletivo. Sua péssima qualidade é um dos motivos que leva a muitas pessoas a comprarem um carro que muitas vezes transporta apenas um indivíduo. Enfim, a teoria existe e têm eficiência comprovada, agora nos resta “preparar o terreno’’’ para que seja possível aplicá-la .

Texto por Camila Diniz

4


Especial Dia das Mães No segundo Domingo de maio, comemora-se o dia da Mães. Aquela que por nove meses, ou vinte e dois meses no caso dos elefantes, carregou em seu ventre um pequeno ser; como você que lê esta matéria. Na mitologia grega já era comemorado este dia, em homenagem à Rhea, a mãe dos deuses, segundo eles. Porém apenas em 1914, pelo presidente Woodrow Wilson é que foi instituido o “Dia das Mães”, por causa da campanha de grande sucesso de Ana Jarvis, da Filadelfia, de 1907, que homenageava as mães vivas e já falecidas. Com isso, a função deste dia tornou-se a homenagem a todas as mães, vivas e mortas, por toda sua dedicação para com seus filhos, sua casa e seu marido. Mãe foi, é e sempre será considerado “ser sagrado”, uma expressão muito comum que representa a escolha de Deus a cada mulher para ser “MÃE” de uma criatura muito especial. Não só com a espécie humana que a mãe é valorizada, muito pelo contrário, em todo o reino animal a mãe é muito querida e, responsável pela geração, criação e educação de seus filhotes com muito carinho e amor. Além de tudo isso, todos sabemos que uma mãe é capaz de entregar sua vida por um filho. Palavras não conseguem expressar toda essa essência de uma mãe para um filho e de um filho para uma mãe. É por isto que ela merece um dia próprio, onde todos à desejem:

Feliz dia das Mães! Texto por Guilherme Borba.


Parabéns! Concurso de desenho

Fel

s a d ia d iz

! s e Mã

Nome: Louise Haas Valparaiso

Se você se interessar deposite seu desenho com nome, idade e telefone em nossa urna que se localiza no Petro Cine, na Ima Modas e na Casa das Rações Indaiá. Tema para a próxima edição :Dia da ecologia e do meio ambiente. Os desenhos podem ser entregues nas urnas até dia 27 de maio. Desde já agradecemos sua participação.

6


SAÚDE Dengue: Por que não falar um pouco mais? Hey pessoal! Esse mês temos novidades na revista, uma coluna novinha em folha que trata sobre um tema importantíssimo: Saúde. E esse mês vamos falar da dengue; O que é e o que podemos fazer a respeito. Primeiramente devemos saber que a dengue é uma doença, ou melhor, uma virose causada pela picada do mosquito transmissor, o Aedes egypt. As pessoas que contraem dengue sentem fortíssimas dores no corpo e nas juntas, além de desenteria intestinal, dor de cabeça, marcas avermelhadas pelo corpo, febre, enjoo e em alguns casos, leva o indivíduo ao óbito. Porém a dengue não é contagiosa. Obviamente a melhor maneira de se precaver contra a dengue é combatendo o mosquito. E isso podemos fazer evitando a proliferação, que acontecem em água parada. Não deixe de limpar e tampar sua caixa d’água (o que é bom, já que previne também a contaminação por outros microrganismos). Evite deixar água em vasos de plantas e de maneira alguma, deixe seus pneus e garrafas por aí; além de ser anti ecológico, eles armazenam água em seus interiores e servem como em bom local para o mosquito se proliferar. Essas são algumas medidas básicas e eficientes para evitar a dengue. Porém existem muitas outras. A dengue é uma doença sim, mas pode ser evitada se todos se conscientizarem e entenderem que o assunto é sério. Não deixe que a próxima vítima seja você ou quem você ama. Até porque, quando se fala em dengue, nós somos basicamente, vítimas de nós mesmos por não fazermos o mínimo que é a nossa parte.

7

Texto por Francyne Andrade


Empregos do futuro As oportunidades de trabalho criadas por um mundo atento ao zelo contra o aquecimento global. São dez empregos, portanto, a cada mês publicaremos dois empregos. 7. Urbanista O planejamento urbano e regional é um elemento crucial na busca pela redução da pegada de carbono nos centros urbanos. Fortalecer os sistemas de transporte de massa, limitar o espalhamento urbano, estimular o uso de bicicletas e retirar a ênfase dada aos carros são apenas uma parte do trabalho. Igualmente crucial é o planejamento de contingências, já que inundações, ondas de calor e bueiros entupidos pelo lixo se tornam problemas cada vez mais comuns nas metrópoles. O emprego nesse setor deve crescer 15% até 2016 em todo o mundo, e as vagas estão principalmente em governos locais, o que faz delas uma aposta razoavelmente segura. 8. Reciclador Relatório da Organização Internacional do Trabalho informa que há, no Brasil, 500 000 pessoas vivendo da reciclagem de resíduos. O que se tornou meio de vida de populações carentes - reflexo econômico originalmente sem nenhum pé na sustentabilidade (quem recolhe detritos não o faz por responsabilidade ambiental, e sim por oportunidade de arrumar algum trocado) - pode virar um negócio profissional de real impacto. Novas leis estão criando a necessidade de empresas especializadas que podem fechar o círculo reciclando e dando novas utilidades ao lixo eletrônico, roupas, sacos plásticos, entulho e outros materiais. Será preciso conhecimento técnico para participar dessa cadeia econômica.

Fonte: Revista Veja

8


Passatempos Pinte e escreva uma mensagem bem bonita para sua m達e.

_______________________ _______________________ _______________________ _______________________

9


Patrocinadores Padaria e Mercearia Silva Delícia de pão! Rua Capitão Danilo Paladine 262 Bairro São Sebastião Petrópolis - RJ

TEL: (24)2248-0756

Casa das Rações Indaiá LTDA. Rua Capitão Danilo Paladine Nº 72 Bairro São Sebastião Petrópolis - RJ Tel:(24) 2246-5670

Aceitamos encomendas

Papelaria Artesanatos Bijuterias Cartões comemorativos Presentes em geral

Temos: Serviços de Xerox Recarga de celular para todas as operadoras

R. São Sebastião, 525 - Lj 01 (embaixo do bloco 01) - (24)22425916

Tábua de Petiscos Pastel Frito na hora Sanduíches, Petiscos Espetinhos etc...

Estaalçaãdoar P

Rua: Pouso Alegre, 250 - Cascatinha Petrópolis - RJ - Tel.: 8809-6145 / 8822-7317

A OSS agradece a todos os patrocínios. Caso queira contribuir nos envie um email.

10


Geração consciente TODOS PELA RECICLAGEM

Criação Oss amigos do planeta Edição: Guilherme e Camila site: www.ossamigosdoplaneta.com.br Blog: www.ossamigadoplaneta.blogspot.com email: oss@ossamigosdoplaneta.com.br DESCARTE ESTA REVISTA CORRETAMENTE: RECICLE-A


Revista Maio oss 2011  

Revista maio oss em comemoração ao dia das mães.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you