Page 1

REVISTA

VIDRO & ALUMÍNIO edição #1

Arenas e centros esportivos são a bola da vez

O luxo

sustentável Shopping JK modelo de sustentabilidade e sofisticação

V&A 1 COMPONENTES cada vez mais modernos e eficazes


2 V&A


V&A 3


EDITORIAL Caros leitores, temos a satisfação de apresentar a primeira edição da Revista Vidro & Alumínio, desenvolvida com grande empenho a todos os profissionais do setor. Um projeto que se tornou realidade graças a todos que ajudaram a tornar a revista uma publicação completa e de qualidade, com informações que enriquecem e fortalece bagagem do leitor. Entre os temas desta edição, podemos conferir a entrevista com Edison Moraes, diretor do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil, sobre a norma NBR 15.575, que constitui um avanço para a modernização da construção civil em âmbito nacional. Confira em Arquitetura e Construções Sustentáveis, os extraordinários projetos desenvolvidos pela Avec Design, entre eles o moderno Sistema SW e o sofisticado JK. Guarda-corpos com vidros cada vez mais presentes na arquitetura moderna, segurança com elegância. Microgeração de energia, saiba mais sobre o sistema e custos para implantação. Panorama Glass South America de 1996 à 2014, o evento se tornou a principal plataforma de negócios do setor vidreiro. Alumínio, de componentes de esquadrias a chapa para latas de bebidas. E em ano de Copa do Mundo, não poderíamos deixar de destacar a Linha Arena, desenvolvida pela Fanavid especialmente para os eventos esportivos. Desejamos a todos uma ótima leitura! Layal Antanios

Expediente Direção Jean Carmona Reinaldo Campos Jornalista Layal Antanios Diretor de Arte Victor Athayde Mota Diretor Marketing Reinaldo Campos Diretor Comercial Jean Carmona Executivo de Contas Cezar Carmona Administrativo Financeiro Marcia Barros Distribuição Circulação: nacional. Tiragem: 10 mil exemplares. Periodicidade: trimestral. Distribuição digital: e-mail marketing, mídias sociais, boletins informativos, sites parceiros e portais do grupo. Público: arquitetos, construtores, engenheiros, vidraceiros, serralheiros, marceneiros, decoradores, designers de interiores, empresários ligados ao setor . Impressão: IBEP Gráfica Publicidade: Anúncios, reserva de espaços, informações. contato@vidroealuminio.com + 55 11 4604-6628 + 55 11 3439-7771 Imprensa: Sugestões de pautas, envio de releases. marketing@vidroealuminio.com Os artigos assinados são de responsabilidade dos respectivos autores e podem não interpretar a opinião da revista.

O shopping JK é um exemplo de shopping sustentável e exibe uma arquitetura luxuosa. O sistema usado nestas coberturas é o Ecoglazing, da AVEC DESIGN.

4 V&A

Todos os direitos estão reservados a Revista Vidro & Alumínio ®, a reprodução total ou parcial do conteúdo da revista, é permitido desde que citado a fonte.


V&A 5


SUMÁRIO

08 | Decoração & Design

18 | Entrevista 46 | Mercado

13 | Notícias e Eventos

20 | Arquitetura & Construções Sustentáveis 6 V&A


08 | Decoração & Design Arran Gregory e Paulo Boldhrin

13 | Notícias e Eventos

Banco oficial da Copa 2014

18 | Entrevista

Edison Moraes - NBR 15.575

20 | Arquitetura &

Construções Sustentáveis 30 | Vidros Shopping JK Iguatemi Sem Limites 30 | Vidro Sem Limites Vidros especiais para estádios e arenas

46 | Mercado

Guarda-corpo item indispensável

50 | Tecnologia e Inovação

Painel Fotovoltaico entenda o sistema

56 | Alumínio

Belmetal e Novelis

60 | Produção Indústrial

60 | Produção Industrial Tec-Vidro e AGC

64 | Produtos &

50 | Tecnologia

56 | Alumínio

Equipamentos Máquinas, Esquadrias, Roldanas, Kit Box...

71 | Panorama

Linha do Tempo Glass South America

72 | On-line

revistavidroealuminio.com.br

76 | Onde Encontrar 78 | Design

Léo Monroe

V&A 7


DECORAÇÃO & DESIGN Desenhista e escultor, o artista Arran Gregory usa o seu talento único para transformar vidro em animais selvagens. Com formação em design gráfico pela Chelsea College of Art & Design, Arran já foi autor de algumas exposições, como a Print House Gallery, em Londres, na Inglaterra. Sua arte é inspirada nos renomados artistas Katsushika Hokusai e Gustave Doré, que se juntam a sua paixão declarada pelo primitivo.

LOBO ESPELHADO

CABEÇA DE RINOCERONTE ESPELHADO

8 V&A


URSO ESPELHADO O conceito inicial de Urso Espelhado era parte de uma série bidimensional de gráficos. O Urso Espelhado é o primeiro da série a ser desenvolvido em uma realização tridimensional. Concentrando-se no habitat e na existência, a série é uma visão experimental do relacionamento do animal com o seu ambiente. Não tendo nenhuma cor ou identidade de superfície, tem uma relação camaleônica com seus arredores. V&A 9


DECORAÇÃO & DESIGN

ÁRVORE DA VIDA Desde 2002, Bordhin desenvolve peças em alumínio tramadas à mão, como telas, luminárias, esculturas e objetos de decoração, sendo que suas criações são feitas essencialmente com fio de alumínio em diversos tratamentos e tipos de texturas. Suas obras são como desenhos que ganham forma, movimento, expressão e peso. Com um talento único, o artista consegue transpor com extrema precisão o seu traço para as três dimensões com um único fio de alumínio. 10 V&A


Jornalista e artista, o gaúcho Paulo Bordhin traz em seus mais de vinte anos de trajetória profissional experiência em diversas áreas, como o teatro, artes plásticas e design. Sua obra mais emblemática é a Árvore da Vida (2010), criada com o grande desafio de aliar a sua técnica com estudo sobre o fio de alumínio em uma obra de 5 metros de altura, de cerca de 4 metros de diâmetro e 95 quilos. Seu significado é a maior riqueza da obra, que compreende o ciclo de vida pulsante do universo e foi objeto cênico do Prêmio TRIP Transformadores, principal obra de suas exposições. Os galhos da obra simbolizam a ligação com as dimensões superiores da existência e a raiz evoca os aspectos funcionais e primitivos de nossa vida.

POTRO ESCULTURA EM FIO ÚNICO O Potro é uma escultura que destaca o viço e a força intrínseca do animal iluminado, com um design que retrata seu carisma.

ASTRO E SATELITE ESCULTURA AÉREA A escultura traz formas que podem estar tanto no universo galáctico quanto no universo microscópico. A obra questiona a dormência que temos em relação ao tamanho das coisas.

V&A 11


12 V&A


NOTÍCIAS & EVENTOS

Cobertura de vidro e o banco oficial da

Copa do Mundo 2014 no Brasil são reveladas

A AGC, líder mundial na fabricação de vidros e materiais de alta tecnologia lança a sua cobertura de vidro e o banco de reserva oficial da Copa do Mundo 2014 da FIFA™ no Brasil. A cobertura é produzida com vidro reforçado quimicamente e dessa forma oferece total visibilidade, transparência, durabilidade e resistência a danos sem paralelos. Os novos painéis da empresa são uma evolução do modelo

da AGC usado no ano passado, durante a Copa das Confederações 2013. O produto ainda indica que a tecnologia de ponta, criada para proteger os pequenos dispositivos eletrônicos como tablets e smartphones, pode ser aplicada em grandes superfícies. Os bancos de reserva, feitos completamente com os materiais da ACG, inclusive os quadros revestidos com fluoropolímero de plástico

com fibra reforçada, serão ofertados para os 12 estádios que sediarão os jogos do evento esportivo, e usados em todas as partidas da Copa do Mundo, que acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho. V&A

V&A 13


NOTÍCIAS & EVENTOS

FEIRAS Expo Revestir – São Paulo, SP – Brasil, Transamerica Expo Center 11/03/2014 a 14/06/2014 A 12° edição da Expo Revestir foi um verdadeiro marco em sua história, com recorde de visitação de mais de 51 mil pessoas, o que indica um crescimento de mais de 6%, em comparação à edição de 2013. Durante a feira aconteceu o Forum Internacional de Arquitetura e Construção que promoveu cinco eventos temáticos. O destaque da feira ficou por conta da CEBRACE, que apresentou as tendências em vidros e espelhos. No estande, os visitantes puderam conferir uma bela coleção de espelhos para revestimento e os vidros pintados com estilo clean. O Espelho Cebrace, produto premium da marca, é um dos grandes lançamentos da feira.

Feicon Batimat - São Paulo, SP – Brasil, Anhembi 18/03/2014 a 22/03/2014 A Feicon Batimat chegou ao mês de março à sua 20ª edição e é o principal Salão da Construção da América Latina. O evento mais completo do setor apresenta a cada ano as tendências e inovações proporcionando um ponto de encontro para os negócios. A Glass Vetro, empresa líder no segmento de ferragens e acessórios para vidros, marcou presença nesta edição da Feicon com diversos destaques, como o Botton retangular FG SS 30 para guarda-corpo produzido em aço inox escovado e que oferece um visual limpo ao ambiente, além da Linha Roll Glass, com peças criadas para dividir os espaços por meio de uma parede de vidro, com design inovador.

ExpoAlumínio 2014 - São Paulo, SP - Brasil, Centro de Exposições Imigrantes - 01/04/2014 a 03/04/2014 A ExpoAlumínio é um evento que reúne tudo que é relacionado ao alumínio, e cria uma oportunidade de seus visitantes e profissionais do setor entrarem em contato com grandes marcas que apresentam os desenvolvimentos e as inovações de tecnologia do ramo.

China Glass 2014 - Shanghai - China 14/04/2014 a 17/04/2014

Em 2014, a China Glass conquistou a sua 25ª edição e segue com mais um evento em que pretende mostrar seus últimos produtos e tecnologias no Shanghai New International Expo Centre (SNIEC).

14 V&A


Veteco - Madrid - Espanha 07/05/2014 a 10/05/2014

A Veteco é uma das mais importantes feiras europeias no segmento de esquadrias e atrai diversos profissionais do ramo como arquitetos, empresários e importadores.

Glass South America 2014 - São Paulo, SP – Brasil, Transamerica Expo Center -21/05/2014 a 24/05/2014

A feira Internacional de Tecnologia e Design em Vidro reúne grandes expositores do setor em um dos maiores eventos da América Latina.

Fecontech - Feira Internacional da Construção – Goiânia, GO – Brasil, Centro de Convenções - 21/05/2014 a 23/05/2014 A Feira Internacional da Construção será realizada em paralelo a Fecontech a 86ª edição do ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção. Este é o maior congresso brasileiro da construção civil e contará com a participação de mais de 2500 profissionais do ramo.

ForMóbile - Feira Internacional de Fornecedores da Indústria de Madeira e Móveis – São Paulo, SP – Brasil, Centro de Exposições do Anhembi 29/07/2014 a 01/08/2014 A ForMóbile é a mais completa feira do setor de madeira e móveis e, reúne empresas do Brasil e do exterior com lançamentos e novidades para a indústria moveleira, do grande industrial ao marceneiro. Estão presentes os principais fornecedores de máquinas, equipamentos, matérias-primas, ferragens, acessórios e serviços para a produção de móveis.

V&A 15


NOTÍCIAS & EVENTOS

Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração – São Paulo, SP – Brasil, Expo Center Norte - 26/08/2014 a 28/08/2014 A Expo Arquitetura Sustentável é o evento que apresentará novos conceitos e soluções de sustentabilidade para eficiência na construção de casas, escritórios e indústrias. Além disso, a Expo Arquitetura Sustentável é um encontro democrático, sendo a primeira e única feira do setor que reúne todos os modelos de normas e certificações do mercado.

FESQUA - São Paulo, SP – Brasil, Centro de Exposição Imigrantes 10/09/2014 a 13/09/2014 A FESQUA é a grande vitrine latino-americana do mercado de esquadrias, ferragens e componentes; vidros planos, curvos, impressos, coloridos, laminados, básicos ou sofisticados; equipamentos de todos os portes para a indústria de esquadrias e vidros; máquinas e ferramentas manuais, elétricas ou automatizadas para serralherias e vidraçarias; e materiais diversos para instalação de fachadas e coberturas. Tudo isso e muito mais estará à disposição dos compradores na maior feira da América Latina para este segmento. As melhores soluções em esquadrias, vidros e arquitetura reúnem-se na FESQUA.

CURSOS Tecnologia em Cerâmica e Vidro Av. Universitária, 1105 - Bairro Universitário - Criciúma – SC Atelier Azzurro - (11) 99657.8489 / 3822-1710 O curso de Tecnologia em Cerâmica e Vidro é um curso novo da Unesc que surgiu para atender as demandas das indústrias de materiais cerâmicos e vítreos. O curso conta com um corpo docente altamente qualificado, com doutores, mestres e especialistas que visam enfatizar a formação do acadêmico. O Atelier Azzurro oferece cursos da técnica do fusing, como vidro fusão, vidro fundido e glass fusing, nos módulos básico, avançado, e de revestimento.

Curso Básico de Serralheiro em Alumínio Av. Salgado Filho, 641 - Pelotas, RS O curso oferece aos alunos atividades práticas como montagens de box para banheiro, fechamento de área, janela basculante, execução de pequenos reparos, colocações de esquadrias em alvenaria, entre outras.

16 V&A


V&A 17


ENTREVISTA

NBR 15.575 Em vigor, oficialmente desde julho de 2013, a norma da ABNT - NBR 15.575 constituiu um marco para a modernização da construção civil nacional, visando principalmente a melhoraria na qualidade das habitações. A Norma Técnica de Desempenho NBR 15.575 foi aprovada em 2008 e entrou em vigor em uma fase de testes no dia 12 de maio de 2010, e deveria ter começado a vigorar em 12 de novembro de 2010, no entanto, a data foi prorrogada. O motivo é a polêmica que a norma causou no setor da construção civil. A NBR 15.575 está mais abrangente e traz diversos detalhes para adequações na construção civil, e é composta de 6 partes específicas, no entanto trataremos somente da quarta, voltada às vedações verticais, que se refere a requisitos como estanqueidade ao ar, à água, a rajadas de ventos e ao conforto termoacústico. O diretor de desenvolvimento técnico da Atenua Som, vice-presidente da ProAcústica, Associação Brasileira para a Qualidade Acústica e diretor do ITEC, Instituto Tecnológico da Construção Civil, Edison Moraes, explica na entrevista a seguir as questões mais relevantes sobre a norma.

Revista Vidro & Alumínio – O que seria a Norma ABNT NBR 15.575? A Norma 15.575 pode ser definida como a norma brasileira de desempenho de edifícios e o ponto principal da ABNT tem sido o capítulo 4, que aborda a acústica nos edifícios, principal reclamação dos moradores de prédios. É importante ressaltar que tudo o que foi realizado em questão da diminuição de custos das construções, como a redução das espessuras das paredes, por exemplo, resultou em uma perda do desempenho acústico. A NBR 15.575 veio definir, a partir da NBR 10.152, que estabelece os níveis de ruídos máximos admissíveis nos ambientes, os níveis de

18 V&A

desempenho que os sistemas construtivos devem ter para atenuar a transmissão dos ruídos gerados dentro e fora dos prédios. V&A – Qual a maior importância desta norma para a construção civil? A maior importância da ABNT 15.575 para a construção civil é o fato das obras serem executadas com um nível de desempenho especificado em projeto que tem como objetivo ser atendido ao longo de sua vida útil.

no decorrer da vida útil de um empreendimento, e estabelece um nível mínimo de desempenho. Pela primeira vez temos uma norma que define critérios de desempenho a serem seguidos, que deverão ser acompanhados ao longo do empreendimento. Vale lembrar que isto envolve todos do ramo, como os projetistas, fornecedores, construtores e até os moradores que deverão estar atentos aos requisitos mínimos de manutenção exigidos, a fim de manterem seus devidos direitos.

V&A – Qual o ponto mais importante da norma? O ponto mais importante da norma é que a NBR 15.575 cobra resultados através do desempenho

V&A - Quais os benefícios da NBR 15.575 proporcionados ao consumidor final? A ideia é que o cliente tenha direitos ao comprar um imóvel e para isto,


foram criados parâmetros que permitam avaliar o desempenho mínimo das construções, que abrange as principais reclamações dos clientes, como segurança, desempenho térmico, acústico, iluminação e manutenção. Vale ressaltar que o maior número de reclamações está no isolamento acústico dos pisos e das fachadas dos edifícios (janelas). V&A - Que adequações deverão ser feitas, e quem está envolvido nesse processo? As adequações a serem seguidas são de responsabilidade dos fabricantes de sistemas construtivos. É preciso apresentar ao empreendedor e ao projetista, o desempenho dos seus sistemas quando medidos no laboratório. E, além disso, o empreendedor precisa analisar os dados referentes à capacidade de atender as condições do desempenho em campo exigidas pelo incorporador ou construtor. V&A - Com relação aos tipos de vidros e esquadrias utilizados nas construções, há alguma mudança ou adequação a ser feita com esses produtos? Não houve mudança ou adequação referente a esses produtos, porque já existem outras normas em relação aos vidros e esquadrias usados nas construções. V&A A Norma define responsabilidades a diversos profissionais, como os construtores e fornecedores de materiais, por exemplo. Qual deles tem a maior responsabilidade sobre a NBR 15.575? A maior responsabilidade sobre a norma 15.575 cabe primeiramente às incorporadoras e construtoras, e depois aos projetistas, fornecedores, arquitetos, entre

outros profissionais do ramo. V&A - Quais as consequências do descumprimento da Norma na esfera jurídica? Não há consequências em caso de descumprimento, já que a norma não tem força de lei, mas pode se tornar um poderoso instrumento para o juiz julgar nos processos jurídicos, e ser uma ferramenta de auxílio em casos de acidentes na construção civil ou descontentamento do proprietário de imóvel. V&A - A quem cabe inspecionar ou fiscalizar o cumprimento da NBR 15.575? Quem fiscaliza é o consumidor, que deve ser orientado para exercer seus direitos, já que é ele quem convive com os problemas. Por exemplo, se ele sofre com os constantes ruídos de seu vizinho, é o próprio morador do imóvel que deve reclamar, pois ele é que tem o conhecimento dos problemas causados. V&A - Qual o motivo de tanta polêmica, que resultou no adiamento do funcionamento da norma, da NBR 15.575? O motivo da polêmica, que adiou o funcionamento da NBR 15.575, é o custo, já que agora é preciso colocar a mão no bolso. As antigas normas dos projetos estruturais têm foco na tecnologia das construções, e embora compreenda muitas recomendações de boas práticas, deixam a desejar no quesito do monitoramento e da inspeção das técnicas executivas. Já a NBR 15.575 vai muito além e insere novas questões, como definição da responsabilidade dos incorporadores, construtores, projetistas e usuários.

Edison Moraes Diretor de desenvolvimento técnico da Atenua Som, vicepresidente da ProAcústica, Associação Brasileira para a Qualidade Acústica e diretor do ITEC. nova Norma? O ponto fundamental da norma é a divulgação, já que os consumidores finais precisam saber dos seus devidos direitos. O que pretendo passar é que muitos moradores que compram um apartamento, por exemplo, não sabem da existência da NBR 15.575 e muito menos do que se trata. E é importante conhecer essa norma para exigir seus direitos, em caso de problemas no imóvel, como o ruído. V&A

V&A Finalizando, você considera mais algum ponto relevante a ser observado na

V&A 19


ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

O LUXO PODE SER

SUSTENTÁVEL

O JK, conceituado centro de compras da cidade paulistana, é um belo exemplo de shopping sustentável, sua arquitetura luxuosa foi construída para se tornar um diferencial na questão de eficiência energética, e também de sofisticação. O projeto do JK engloba economia de água e de energia, com um eficiente sistema que capta a água e a reutiliza para os jardins e sanitários, e também tecnologia de sensores para torneiras, para evitar o desperdício de água.

20 V&A


Com coberturas e fachadas de vidro, o shopping alia ambientes claros com elegância, e dessa forma reduz a utilização de iluminação artificial, uma de suas principais características. O sistema usado nas coberturas é o Ecoglazing, em que os vidros são previamente encapsulados em todo o seu perímetro por perfis de borracha de silicone HTV (Vulcanizados a Alta

Temperatura), um progresso dos típicos sistemas Structural Glazing, o que resulta em uma transparência sem igual. As peças de vidro duplo são coladas e fixadas de forma mecânica e o sistema também está presente em outros pontos importantes de São Paulo, como o Hotel Unique, Catedral de Brasília, além de diversas estações do metrô. Os painéis decorativos e

os cubos no interior do shopping também merecem seu destaque, pois tornam o luxuoso centro de compras ainda mais sofisticado, com um design único. O JK é muito mais do que apenas um shopping, é um novo conceito, com uma arquitetura encantadora. V&A

V&A 21


ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

SISTEMAS AVEC DESIGN SUSTENTÁVEIS O sistema SW explora diversas possibilidades na fachada de prédios e residências, entre elas o uso de caixilhos sem montantes de modo prático e seguro, a execução de fachadas de vidros com janelas de correr que, permitem transparência, leveza e interação com o ambiente externo. Também se destaca pelo uso do vidro recobrindo perfis com guia inferior de 3 câmaras e drenos (Structural Glazing), o que garante a estanqueidade devido a ausência de furos. Como benefícios deste sistema, podemos ainda considerar o controle termoacústico e luminoso, a durabilidade, ausência de manutenção e limpeza, além da valorização do imóvel.

PORTAS E JANELAS V.E.S A tecnologia VES possibilita a menor diferença entre os planos de vidro, para dessa forma criar um incrível plano homogêneo. As janelas de correr da empresa trazem essa tecnologia para liberar a visão panorâmica sem o alumínio pela frente, na hora de abrir as janelas, que possuem visão natural.

22 V&A


As janelas de correr com a tecnologia VES permitem uma excelente transparência, além de ser um produto moderno no setor de arquitetura, com economia de materiais e benefícios ao meio ambiente. São vantagens que visam melhorar a qualidade de vida dos usuários e valorizar o imóvel, com completa segurança e sem a necessidade de manutenção. Sua tecnologia de ponta, Glass Shield, garante a proteção do vidro e a redução da demanda constante de limpeza. Tudo com a sustentabilidade proporcionada por uma empresa ambientalmente sustentável como a Avec.

V&A 23


ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

SISTEMA GC PRO Tendo seus pontaletes em alumínio cravados no piso por chumbadores químicos e ainda contendo arranques em aço inox interno as colunas, o sistema proporciona uma elevada rigidez e capacidade de vencer vãos maiores entre pontaletes, com grandes vidros e transparência inigualável, proporcionando ainda total segurança. Devido à rigidez do sistema, ele permite o recebimento de janelas de correr sobre o guarda corpo, trazendo benefícios como inigualável transparência e leveza, valorização do imóvel, ausência de manutenção e limpeza, sustentabilidade e absoluta segurança.

PORTAS E JANELAS V.E.S

Com um conceito inovador de fachada pré-fabricada elasticamente selada, os painéis incorporam qualquer tipo de material e são fabricadas inteiramente nas fábricas e montados na obra, com encaixe em ancoragem 24 V&A

estrutural. Seu altíssimo desempenho da estrutura é possível devido à economia de alumínio, que pode chegar a até 40%, em comparação aos sistemas tradicionais. A montagem é feita no interior do edifício, realizada

de baixo para cima e possibilita agilidade, além de otimização de todas as fases que compreendem a execução de uma fachada. A única fase externa é a injeção da Junta E e a colagem do perfil de acabamento.


V&A 25


ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

26 V&A


Os quadros bitubulares em alumínio recebem a aplicação dos painéis V.E.S (Vidro Encapsulado em Silicone) colados de forma estrutural e fixados pelas capas que fazem o revestimento das colunas duplas. Apenas estas capas ganham a cor e o acabamento final. Os painéis são encaixados no quadro inferior e na ancoragem junto ao concreto, e possuem uma junta dupla elástica no perímetro. Apesar do vínculo entre os painéis ser constantes, todos são apoiados sobre parafusos de ajuste fino no interior da sede de ancoragem da liga e dos chumbos inoxidáveis. O Uniglazing permite a utilização de vidros seletivos e proporciona diversos benefícios aos usuários, como conforto térmico e acústico, controle luminoso, durabilidade, segurança, valorização do imóvel e excelente transparência.

O sistema da Avec foi utilizado nos 1556 quadros pré-fabricados da cobertura da Arena Pernambuco, que compreendem um total de 6000m². V&A

V&A 27


ARQUITETURA E CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

OS BENEFÍCIOS DA

ILUMINAÇÃO NATURAL NOS AMBIENTES

Saiba mais sobre a técnica que tem sido amplamente utilizada e que possui inúmeros pontos positivos, como economia de energia. Os projetos arquitetônicos atuais tem priorizado a iluminação natural, já que a prática traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável. A técnica se resume a basicamente utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região. Para utilizar bem a luz natural nos ambientes do imóvel é necessário analisar a localização do terreno, se atentando à posição comprovado cientificamente solucionar o problema, o do Sol ao nascer e ao se que o ser humano precisa vidro deve ser temperado ou pôr, aproveitando essa de doses diárias moderadas laminado, para assim filtrar iluminação nos cômodos que de sol, ao ter contato com a os raios solares que entram vão necessitar de mais luz. luz natural, o corpo produz e proteger o ambiente, O conforto visual que a vitamina D, que melhora para que ele não fique iluminação natural produz a absorção do cálcio, excessivamente aquecido. é o primeiro benefício que fortalecendo os ossos. O Brasil é um país que podemos citar, já que a luz Vale ressaltar que durante contribui para a aplicação do Sol deixa o ambiente o inverno, o vidro torna o de iluminação natural, já que mais agradável, gerando ambiente uma estufa natural as temperaturas na maioria bem-estar. Outro fator e assim aquece o ambiente. dos estados são altas. Basta importante é a economia de Porém, no verão o vidro que os arquitetos comecem energia elétrica que a técnica pode deixar o ambiente a priorizar a técnica, que proporciona. mais quente, o que exige a como visto traz inúmeros Não podemos esquecer dos utilização de ar condicionado benefícios. V&A benefícios para a saúde, é ou ventiladores. Para 28 V&A


Innsites

MAGFORT EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS LTDA

FORNO HORIZONTAL PARA TÊMPERA DE VIDROS PLANOS MF-2340 (2300X4000) Módulos com Trações Independentes Nobreak Tempera vidros com espessuras de 6 à 19mm

(11) 2215-0491 - 2374-0100 www.magfort.com.br | magfort@terra.com.br Av. Teresa Cristina, 283 - Ipiranga - São Paulo / SP

V&A 29


VIDROS SEM LIMITES

LINHA ARENA

VIDROS ESPECIAIS PARA ESTÁDIOS E ARENAS Produtos desenvolvidos pela Fanavid atendem às necessidades de Espaços esportivos 30 V&A


De olho nos eventos esportivos, a Fanavid, empresa 100% nacional, criou uma linha de produtos para atender as demandas das obras de infraestrutura esportiva, como arenas, estádios, centros esportivos e ginásios. Com características inovadoras, os vidros possuem a capacidade de aumentar de forma significativa a resistência e a coleta de energia solar. Vale ressaltar que o uso de vidro em arenas esportivas e estádios tem sido uma tendência da arquitetura moderna, com aumento significativo desse material nesses ambientes, já que diversos fatores contribuem

para isso, como segurança, praticidade de aplicação e transparência, além de fácil manutenção e limpeza. Os painéis fotovoltaicos, por exemplo, tem sido uma ótima solução para os estádios, já que o vidro capacita a tecnologia solar com alto desempenho, e é uma oportunidade de associar a estética e a sustentabilidade nos projetos atuais. O vidro possui diversas vantagens em relação a outros materiais, como design altamente diferenciado, proteção antivandalismo, maior visibilidade, e adaptação a qualquer projeto. A linha Arena tem o objetivo de destacar que o

vidro já faz parte do futuro da construção civil, pois o material oferece muitas vantagens. O estádio Arena Pernambuco, construído para os jogos da Copa do Mundo FIFA de 2014, é um bom exemplo disso. A cobertura da arena foi produzida com uma estrutura metálica espacial com malha de aproximadamente 22 mil metros, sendo que sobre ela foram instaladas placas de vidro e TPO. Confira mais informações sobre a linha Arena.

V&A 31


VIDROS SEM LIMITES

CAMAROTE O vidro antirreflexo possibilita a visualização total do evento esportivo mesmo em ângulos nada favoráveis e o nível de segurança varia conforme as demandas, como vidro temperado, laminado, blindado ou antivandalismo.

BANCO DE RESERVAS O banco de reservas possui um desenho clean que permite a clara visualização das reações dos técnicos e atletas, e com a mínima interferência visual possível no projeto do local, devido a sua transparência. Sua manutenção é simples e diferente das coberturas plásticas, não mancham ou perdem a transparência com o passar do tempo.

32 V&A


ALAMBRADO O projeto conta com vidro antirreflexo sem distorção luminosa ou óptica, e é altamente resistente, com proteção antivandalismo. A manutenção é simples, pois basta lavar o alambrado para ficar limpo.

GUARDA-CORPO O vidro é antirreflexo e não necessita do uso de ferragens, o que garante a leveza do projeto. Os vidros são resistentes e não se rompe até mesmo se ocorrer um forte impacto.

V&A 33


VIDROS SEM LIMITES

COBERTURA Possibilita a passagem da luz natural, mas filtra os raios UV e o calor com a função de oferecer maior conforto ao espectador. A cobertura é autolimpante, já que a luz solar e a água da chuva promovem a limpeza dos vidros.

COBERTURA FOTOVOLTAICA A cobertura é feita de duas lâminas de vidro, sendo que a superior possibilita maior transmissão do calor com o aumento na eficiência na coleta da energia solar, e a inferior filtra os raios UV e o calor para possibilitar a passagem somente da luz natural, e proporcionar conforto ao espectador.

34 V&A


V&A 35


VIDROS SEM LIMITES

VIDROS AGREGAM

BELEZA E CONFORTO

A Estação Uruguai do Metrô do Rio de Janeiro é mais uma grande obra que conta com a qualidade dos produtos PKO do Brasil. Pela primeira vez atendendo a demanda na área de transporte público, a empresa colaborou para a realização de mais um belo trabalho, que agrega modernidade, segurança e sustentabilidade. Vidros laminados e temperados Low-e com Sentryglas® foram utilizados nos fechamentos laterais da estação. Nas coberturas, foi aplicado o mesmo tipo de material combinado com o Bioclean, que é um autolimpante ideal para essas áreas. Já os guarda-corpos levam vidros laminados temperados incolores 12mm com Sentryglas®. O supervisor de Vendas da PKO, Fábio Persio, destaca que os vidros de controle solar Low-e aplicados em todos os cinco acessos da estação garantem ainda mais conforto ao usuário. “Esse material diminui significativamente a entrada de calor no ambiente sem interferir na neutralidade e transparência, o que manteve os traços de leveza e suavidade da estrutura metálica em perfeita harmonia com os conjuntos de vidros”. 36 V&A


No quesito segurança, o supervisor da PKO destaca que os produtos aplicados em todos os acessos foram produzidos com películas Sentryglas® da Dupont, que garante que os vidros permaneçam em seu vão mesmo se quebrados por motivo de agressão, vandalismo ou acidente, oferecendo maior proteção ao usuário. “Além disso, os vidros foram temperados e laminados o que aumentou a resistência mecânica do material em até 6x”, explicou Persio. A Estação terá 10 escadas rolantes; 06 elevadores: 4 no nível rua/mezanino e 2 no nível mezanino/plataforma, sendo estes últimos exclusivos para portadores de necessidades

especiais; piso podotáctil para deficientes visuais em toda estação. Com inauguração prevista para março deste ano, a Estação Uruguai do Metrô é a quarta situada na Tijuca e terá 300 metros de plataforma. Ela trará benefícios à região e à população local, oferecendo maior mobilidade, conforto, segurança e sustentabilidade ao transporte público. De acordo com informações divulgadas pela concessionária MetrôRio, haverá redução de 46% na quilometragem percorrida pelos ônibus de integração (de 132.000 km para 71.000 km/mês), resultando numa diminuição na emissão de gás carbônico. V&A 37


VIDROS SEM LIMITES

VIDROS

CONTROLE SOLAR LOW-E

CONFORTO AO USUÁRIO 38 V&A


V&A 39


40 V&A


®

Pintura Eletrostática Disponível: Bege, Branco, Bronze, Champanhe, Fosco e Preto.

INOX

Para Box e Portas

INOX INOX

Quadrada 2" Redonda p/ 2" e 3"

160mm 200mm 300mm

SPIDER V&A 41


®

PUXADOR CONCHA POLICARBONATO

ABS

PUXADOR DUPLO

PUXADOR DE PORTA

PUXADOR BOX

PUXADOR JANELA

MILHEIROS CUNHA

Ø23mm

AMORTECEDOR LATERAL

BATEDOR DE ROLDANA EXCL

U

SIVID AD ATHE NAS E EXCL

única empresa fabricante do capuchinho de aba de 23mm

ATHEUSIVO NAS

Ø17mm

SILICONE ADESIVO

42 V&A


V&A 43


®

PROLONGADOR INOX

PROLONGADOR REGULÁVEL INOX

INOX

COLUNA P/ SACADA E ESCADA De acordo com a NBR 9077

KIT P55

Com regulagem de altura

Com regulagem de altura

RÁPIDO!!! PRÁTICO!!! VEM PRONTO!!

JÁ FIXADO

JÁ FIXADO

SÓ INSTALAR!!

90CM

100 - 110 - 130 CM

KIT P90

CANOPLA

CANOPLA

CHUMBADOR 200mm

CHUMBADOR 200mm

ROLDANA PARA BOX

ROLDANA PARA PORTAS E JANELAS EXCLU

ATHE SIVO NAS

Sem limitador

44 V&A

Sem limitador


®

TORRE PARA CORRIMÃO E SACADA

INOX Únicas com buchas excêntricas

INOX

EXCL

ATHEUSIVO NAS

Com regulagem Lateral e Vertical

ALUMÍNIO Base Redonda

Disponivel nas cores: Branco, Bronze, Preto, Fosco e Brilhante

Entre Furos 100mm - 3 Furos p/ fixação

Base Quadrada

Entre Furos 250mm - 4Furos p/ fixação

Visite nosso canal no E conheça melhor nossos produtos!

http://www.youtube.com/user/AthenaPuxadores KIT P61

PINÇA

Disponivel em: Branco, Preto, Bronze, Fosco e Cromado.

TUBO 1" e 2"

KIT CP

CANOPLAS

CHUMBADOR

P/ TUBOS 2"

Base Tubo 2" Base Quadrada

Disponivel em: Branco, Preto, Bronze, Fosco e Cromado.

Ø48, 47,6 e 46,7 x 40 e 200mm

V&A 45


MERCADO

GUARDA-CORPO

ITEM INDISPENSÁVEL NA SEGURANÇA Item indispensável para a segurança e fundamental em diversos locais que representam risco de queda, os sistemas de guarda corpo tem se destacado nos projetos arquitetônicos como produto de sofisticação e beleza na decoração de ambientes. Encontrado em diversos tipos de materiais, o guarda-corpo geralmente é composto de peças montantes e sistemas de fixação. O alumínio e o aço inoxidável por sua versatilidade e resistência são os mais procurados pelos 46 V&A

especialistas, juntamente com os vidros de segurança que oferecem harmonia e credibilidade ao projeto final. Entre os vidros de segurança temos: os temperados, laminados e os mais sofisticados como os temperados laminados. Vale ressaltar que o produto laminado é composto por duas lâminas de vidro, intercaladas por uma película polivinil butiral (PVB), que proporciona a este tipo de vidro alta resistência, e evita que pessoas e objetos ultrapassem o vão, em caso

de impacto acidental ou por atos de vandalismo. O alumínio também oferece uma ampla resistência a agentes externos, com um alto grau de maleabilidade. O material pode ser trabalhado de uma forma que aumente a sua robustez natural. O sistema de guarda-corpos é regido pela ABNT NBR 14718:2008, que passa atualmente por uma revisão, entre elas a ampliação da segurança em áreas públicas, segundo publicações compartilhadas pela AFEAL – Associação Nacional dos


Fabricantes de Esquadrias de Alumínio. A edição da ABNT NBR 14718 traz diversos conceitos de normas internacionais, com a função de visar à melhoria dos projetos de guardacorpos, com especificações definidas, como a altura mínima, que deverá ser de 1 metro, e os ornamentos, que deverão estar no mínimo 45 centímetros do solo. Uma das grandes preocupações da NBR 14718:2008 é a segurança, especificamente com o material de fixadores, ancoragem e parafusos, afinal, um guarda-corpo bonito precisa ser antes de tudo um sistema altamente seguro.

V&A 47


MERCADO

CONFIRA ALGUNS PRODUTOS, PROJETOS E FORNECEDORES DO MERCADO WR GLASS A WR Glass atua desde 2005 na fabricação de guarda-corpo e alia beleza e eficiência para produzir os melhores produtos do setor. A empresa oferece um sistema que tem a função de garantir segurança, sem interferir na dimensão do espaço, com total modernidade e elegância. Entre as soluções desenvolvidas pela empresa está a “Torre Fit de Encaixe” produto patenteado, de fácil montagem e não requer furos nos vidros para instalação. 48 V&A


T2G – Q-RAILING A Q-railing oferece uma completa linha de guarda-corpos seguros e sofisticados, e entre os sistemas do produto ofertados no Brasil pela T2G, a Technical Glass Group, estão o Easy Glass 3KN e o Easy Glass Slim. O primeiro item atende mundialmente a todas as normas de construção e segurança, com a máxima resistência. O Easy Glass 3KN foi instalado no novo Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o que comprova sua alta qualidade. Fácil de montar, o sistema apresenta a opção de alumínio com aspecto de aço inoxidável e é perfeito para os ambientes de alto tráfego. Já o Easy Glass Slim, ideal para ambientes externos e internos, conta com um elemento de fixação de base diferenciada, com

dimensões e formas compactas e elegantes. É a solução segura, econômica e de rápida instalação, perfeito para os projetos residenciais. O acabamento com revestimento em aço inoxidável possibilita que o produto seja usado em ambientes aparentes.

GLASS VETRO LANÇA SISTEMA DE GUARDA-CORPO EXCLUSIVO PARA ESTÁDIOS Ausência de ferragens aparentes possibilita perfeita visão do campo A Glass Vetro, empresa especializada no setor de ferragens e acessórios para o ramo de vidro, apresenta ao mercado a linha de guarda-corpos Infinity View, perfeita para aplicação em arquibancadas de estádios. O produto da Glass Vetro tem como principal característica

a ausência de ferragens aparentes, o que possibilita total transparência do vidro, além de uma perfeita visão do campo e dos jogos. Outro destaque do lançamento é sua facilidade de instalação, já que para aplicar o produto não há a necessidade de furar o vidro do guarda-corpo, é só encaixá-los nas cunhas que o pressionam e fixam

com precisão o material. Dessa maneira qualquer possibilidade de ocorrência de cortes errados no material é reduzida. O sistema Infinity View já se encontra disponível para venda, e pode ser aplicado em conjunto com vidros de 12 a 20 mm, o que depende da especificação da equipe responsável da Glass Vetro. V&A

V&A 49


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PAINEL ENTENDA O SISTEMA FOTOVOLTAICO Originalmente a energia solar fotovoltaica foi usada em locais remotos como forma levar energia elétrica onde antes não era possível e, seu invento se deu há quase 60 anos através do físico Gerald Pearson, Daryl Chapin engenheiro elétrico e do químico Calvin Fuller. Atualmente é usada principalmente como substituta à energia 50 V&A

convencional e 95% dos sistemas de energia solar fotovoltaica no mundo são conectados à rede (Grid Tie), funcionando em conjunto e trocando energia com a rede pública. Os sistemas são chamados de Microgeração quando são de pequeno porte e são conhecidos como Microgeração Distribuída ou geração para Auto-

Consumo, quando a energia é produzida na própria unidade consumidora e não de forma centralizada como em uma grande usina. A Energia Solar e a Microgeração Distribuída trazem vantagens para o meio-ambiente por se tratar de uma fonte limpa e renovável, para o consumidor que pode reduzir ou até zerar sua conta de


luz (carregada com até 50% de impostos e encargos) e para a rede de transmissão e distribuição uma vez que gerar e consumir a energia no mesmo ponto reduz as perdas e a necessidade de infraestrutura para transmissão e distribuição de energia. No Brasil, ainda existem poucos sistemas conectados à rede, mesmo havendo um grande potencial energético. Em 2012, a ANEEL aprovou a Resolução Normativa 482 (RN 482) que estabelece as regras para que qualquer consumidor possa gerar a própria energia elétrica e

abriu um novo mercado para os sistemas de Microgeração Distribuída no Brasil. A resolução da ANEEL foi importante para estabelecer parâmetros e regras a serem seguidas tanto pelos consumidores quanto pelas distribuidoras de energia. Foi levada em conta a preocupação para que as instalações sigam normas de segurança e de qualidade da energia gerada, bem como existe uma preocupação para que os projetos não sejam inviabilizados por um excesso de burocracia e zelo por parte das distribuidoras, especialmente nas

instalações de pequeno porte. Uma virtude das regras estabelecidas pela ANEEL é dividir os sistemas de acordo com o porte (até 100kW, de 100 a 500kW e de 500 a 1000kW) sendo que os requisitos do sistema vão ficando mais abrangentes quanto maior o tamanho do gerador fotovoltaico. Além disso, a ANEEL também estabeleceu o processo e prazos a serem seguidos pelas distribuidoras de energia para que o consumidor possa conectar o seu sistema à rede.

V&A 51


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

O ambiente é favorável, alimentado pela forte queda do preço dos painéis fotovoltaicos no mercado internacional e pressão por novas fontes limpas de energia. No Brasil temos ainda a alta radiação e elevadas tarifas de energia que aumentam a viabilidade dos sistemas. O surgimento das primeiras grandes usinas e estádios com energia fotovoltaica também ajudam a promover a tecnologia e aproximá-la do grande público. A Neosolar Energia há mais de 3 anos se especializou em Energia Solar, tendo como foco os consumidores de pequeno porte, seja residencial ou comercial. 52 V&A

Atualmente já possui projetos de microgeração instalados e em fase final de aprovação junto às distribuidoras de energia, possivelmente as primeiras no Brasil a

usufruírem dos benefícios da RN 482 da ANEEL. A nova resolução deu grande ânimo à empresa e clientes que veem muitas vantagens e benefícios trazidos por ela. Além de determinar as regras de acesso, a RN 482 também traz benefícios econômicos ao consumidor. O sistema adotado é o regime de Compensação de Energia onde o consumidor pode gerar créditos de energia a serem usados em até 36 meses. Além disso, os créditos de energia podem ser utilizados em outras unidades consumidoras da mesma pessoa ou empresa. Essas regras garantem que 100% da energia gerada será convertida em benefício financeiro através do abatimento na conta de luz, o que é muito compensador e um grande incentivo.


Este mercado é novo e promissor e muitos consumidores ainda desconhecem a existência destes sistemas e as vantagens de sua instalação. • Geração de energia limpa e renovável • Os sistemas são muito simples, confiáveis e duráveis, com apenas 2 componentes principais: Os Painéis Fotovoltaicos que possuem vida útil estimada de 40 anos e garantia de 25 anos; e os Inversores que são trocados a cada 15 anos. • As placas aproveitam o espaço útil sobre o telhado e não produzem qualquer tipo de ruído ou vibração. • Além de reduzir a conta de luz, o consumidor não fica sujeito à inflação da energia que tem sido maior do que os índices de inflação nas últimas décadas. • O retorno do investimento ocorre de 5 a 15 anos, dependendo da localização, porte e condições de instalação. Novas tecnologias ainda estão em desenvolvimento e devem continuar impulsionando o crescimento da energia solar. A Neosolar acaba de trazer para o Brasil os microinversores que possibilitam a instalação de sistemas de pequeno e médio porte com melhor desempenho, flexibilidade e durabilidade. Os microinversores foram programados especialmente para o Brasil, tem vida útil de 25 anos e uma das novas tecnologias que tem ganhado força rapidamente pelo mundo. Mesmo com as vantagens da energia solar e com as condições favoráveis, ainda existem barreiras que bloqueiam um crescimento mais acelerado do mercado no Brasil. Fatores como falta de fabricantes nacionais

e elevados impostos para importação de equipamentos, falta de acesso a financiamentos compatíveis, pouca mão de obra qualificada, despreparo das distribuidoras de energia e falta de incentivos governamentais acabam dificultando o desenvolvimento do setor no país. A expectativa é que cada vez mais consumidores conheçam a tecnologia e que novos incentivos continuem a impulsionar o Brasil em direção à luz do sol, nossa maior fonte de energia. Ricardo Costa, diretor comercial da Handong Glass do Brasil, empresa fabricante de máquinas para a produção de vidros laminados e painéis solares, vê uma enorme oportunidade para a produção dos painéis em nosso país, que possui um índice de radiação solar

melhor do que em muitos países da Europa. O Brasil utiliza menos de 1% desta fonte sustentável e renovável, mas este cenário tende a mudar devido a grandes iniciativas do Governo, de Estados como a Bahia e o Paraná, que popularizaram a energia solar em projetos como Minha Casa Minha Vida, programa do governo federal que oferece facilidades para quem possui renda bruta de até R$ 5 mil e pretende realizar o sonho da casa própria. “Com as crises energéticas em todo o mundo, cada vez mais o Governo e as empresas estão em busca de soluções para o problema, e o vidro, que segue um novo caminho e cada vez mais ganha espaço no mercado energético, atua na captação da energia como uma fonte renovável não poluente. V&A 53


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO A cada dia mais esta alternativa de suprir as necessidades do mercado energético tem se tornado popular e cabe ao empresário visualizar esta oportunidade e apostar em um futuro que já é presente”, complementa Ricardo. Os custos para a implantação de um projeto

de captação de energia solar para um estabelecimento tanto habitacional quanto comercial, deve ser medido de acordo com o interesse do solicitante de suprir a demanda de energia elétrica total ou parcial. Se considerarmos uma residência onde moram 5 pessoas entre adultos e

crianças, em que o consumo médio seja de 340 Kwh/mês e, o calculo de gasto mensal com a conta de luz seja no valor de R$117,88, (visto que o valor unitário do KWH é de R$0,34727 já com impostos), o investimento para suprir 100% da demanda de energia elétrica será em torno de R$38.000,00.

O valor é distribuído para a compra e contratação dos seguintes itens e serviços: - Painéis Fotovoltaicos: 12x Painel Solar Fotovoltaico 240Wp - Inversores: 1x Inversor SMA - Suporte para fixação dos painéis - Material elétrico necessário para instalação do sistema - Serviço de instalação do sistema - Projeto elétrico e regularização do sistema junto a distribuidora de energia -Impostos Inclusos. Valores em R$, sujeitos a variações do Dólar

Outro ponto muito importante a se considerar, é, a necessidade de espaço para a instalação das placas fotovoltaicas que, podem ser facilmente instaladas no telhado devido ao seu baixo peso (entre 12kg – 14kg por m² ). No cenário atual, novas residências com um bom planejamento sustentável, podem facilmente incorporar a utilização de painéis fotovoltaicos em seus telhados, agregando dessa forma o baixo custo dos telhados de aço ao espaço 54 V&A

necessário e preparado para a implantação dos painéis solares, o que agregará valorização ao imóvel. V&A


V&A 55


ALUMÍNIO

COMPONENTE, A

ALMA DA ESQUADRIA Belmetal foca na unidade de negócio de componentes para garantir o melhor atendimento ao mercado

A Belmetal, uma das maiores desenvolvedoras e distribuidoras de sistemas de esquadrias de alumínio do Brasil, intensifica sua atuação no ramo de componente de esquadrias, com foco na estratégia do fortalecimento de sua unidade de negócios voltada para o produto. A iniciativa possui como meta garantir um serviço de alta qualidade ao fabricante, pois a empresa oferecerá um pacote integrado de sistemas de esquadrias por meio de uma única compra, com o completo respaldo técnico da Belmetal. “Nós já desenvolvíamos os componentes, mas não tínhamos foco de vendas nesta área, de forma que 56 V&A

os fabricantes é quem eram os responsáveis por esta tarefa. Agora, nosso foco é de prestar todo o serviço ao nosso cliente”, ressalta José Noronha, gerente de componentes da Belmetal, que contará com o apoio de Bárbara Chaves, coordenadora de suprimentos e Heber Barta, coordenador técnico comercial. Noronha ainda acrescenta que “com esta atividade, aproximaremos e construiremos alianças ainda mais fortes com o apoio dos principais fabricantes de componentes do mercado”. Para Heber Barta, os componentes podem ser definidos como a alma

da esquadria, de enorme importância para o sistema, já que, um componente mal elaborado pode prejudicar o desempenho e a funcionalidade da esquadria. É importante lembrar que a janela não atua sozinha, e por isso é fundamental ter um componente homologado e testado em laboratório de acordo com as normas NBR 15.969, 10.821 e NBR 15.575. A Belmetal faz parte do programa PBQPH – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat e, dessa forma oferece completa segurança ao mercado, o que atesta que o produto possui uma excelente qualidade. V&A


NOVELIS LANÇA

EVERCAN CHAPA DE ALUMÍNIO PARA LATAS DE BEBIDAS

A empresa Red Hare Brewing Company venderá cerveja artesanal na primeira lata de material reciclado a ser certificada no mundo A Novelis, líder mundial em reciclagem de alumínio e em laminados fez um anúncio na Conferência 2014 de Cervejeiros Artesanais, realizada em Denver, Colorado, nos Estados Unidos, que a Red Hare Brewing Company será a primeira empresa no mundo a fazer uso comercial da

evercan, uma chapa de alumínio de alto teor de material reciclado para as latas de bebidas. O produto da cervejaria artesanal Red Hare será envasado de forma exclusiva em latas produzidas com a evercan, que possui em sua composição o mínimo de 90% de material reciclado. O lançamento destaca a disponibilidade comercial da primeira lata de alumínio produzida com alto teor de material reciclado com

certificação em todo o mundo. “Trabalhamos com a Red Hare para desenvolver uma cadeia de fornecimento consistente para fazer chegar às mãos do consumidor este produto inédito na indústria, para dar o exemplo que outras empresas de bebidas certamente seguirão”, diz Phil Martens, presidente e CEO da Novelis. É interessante citar que a Red Hare Brewing Company, uma das microcervejarias V&A 57


ALUMÍNIO que mais cresce nos EUA, optou pelo alumínio da Novelis para firmar seu compromisso de ser uma empresa sustentável, e para preservar o sabor da cerveja artesanal. A Red Hare é a primeira cervejaria artesanal no estado norte-americano da Geórgia a acondicionar seus produtos em latas feitas de alumínio, conforme a tendência da empresa de deixar de usar garrafas para começar a utilizar latas, com o objetivo de expandir sua distribuição. A evercan é um modelo de inovação com base na sustentabilidade, que vai permitir que as indústrias de cerveja possam conquistar seus objetivos sustentáveis na hora de embalar os produtos, com a função de demonstrar às outras marcas o real valor da reciclagem. Atualmente, a Novelis é a única empresa no Brasil com habilidade na fabricação de chapas para latas de bebida, além de ser líder na reciclagem de alumínio e conta com uma função importante na reciclagem de latas. Prova disso é o índice de reciclagem atingido em 2012 que corresponde a 70% de latas de alumínio coletadas no país. V&A

58 V&A


Innsites

Kit Box

(Kit Box Fontal 8mm, Kit Box Canto 8mm, Kit Box Abrir 8mm)

Kit Instalação (Kit Janela, Kit Porta)

V&A 59 (11) 2438-6418 | vendas@qualikit.com.br| www.qualikit.com.br


PRODUÇÃO INDUSTRIAL

EXPANSÃO DAS INSTALAÇÕES

TEC-VIDRO

A Tec-Vidro, empresa especializada na produção de acessórios para vidro, celebra 30 anos de sua fundação e comemora a expansão de suas instalações, para garantir o total suporte às suas propostas que visam o comércio. O centro comercial e administrativo da empresa e a unidade de produção de acessórios e injeção de peças plásticas, na cidade de São Paulo, é o mesmo local onde deu origem às suas atividades como fabricante de acessórios.

60 V&A

POLIMENTO

A crescente demanda inseriu a Tec-Vidros na posição de grande consumidora de alumínio, a partir de um produto inovador que segue como carro-chefe, o Kit Box. A necessidade do total controle sobre a qualidade e os prazos que compreendem o suprimento dos perfis de alumínio, a impulsionou para a extrusão e anodização, o que a caracteriza como uma empresa que garante a excelência de seus produtos.


DETALHE DA ANODIZAÇÃO

ANODIZAÇÃO

EXTRUSÃO O longo tempo de relacionamento da empresa com o mercado possibilita uma intensa troca de informações, para estimular o desenvolvimento e o aprimoramento dos sistemas de funcionamento, sempre em busca de soluções com inovação e sofisticação, com total praticidade na montagem. A unidade de Indaiatuba, em São Paulo, abriga além da extrusão e anodização, as linhas de montagem dos produtos acabados TecVidro, entre outras linhas referentes a outros setores. As instalações foram planejadas e projetadas para atender as demandas específicas de suas atividades, o que a capacita por meio dos processos específicos e inteligentes, e dessa forma confere performance e maior agilidade. V&A 61


PRODUÇÃO INDUSTRIAL LAVAGEM DE GASES

Atualmente instalada em uma área de 12mil/m2, a unidade está em processo de expansão, o que ampliará toda a sua capacidade na oferta dos Perfis de Alumínio (extrudados) e Coloridos (anodizados), com a plena capacidade no atendimento de suas propostas.

FORNO DE TÊMPERA

PRODUTOS FINALIZADOS

MATÉRIA-PRIMA CERTIFICADA

V&A

62 V&A


AGC FORNECEDORA OFICIAL DA COBERTURA DE VIDRO PARA O BANCO DE RESERVAS DA COPA DO MUNDO 2014

A AGC, fornecedora líder global em vidros, cerâmica, químicos de vidro, entre outros materiais e componentes de alta tecnologia no setor, inaugurou no mês de abril a sua primeira fábrica no Brasil, em Guaratinguetá, São Paulo. A cerimônia contou com a presença do CEO Global do Grupo AGC, Kazuhiko Ishimura. Ishimura comentou que “há dois anos comemoramos em uma cerimônia a colocação da pedra fundamental desta instalação, e com grande satisfação retornei à Guaratinguetá para ver a conclusão deste trabalho de suma importância para

todo o Grupo AGC”. O CEO da empresa para o Brasil, Davide Cappellino, recebeu no evento autoridades locais, consumidores e fornecedores. A fábrica possui capacidade para produzir 220 mil toneladas de vidro plano por ano e processar 500 Mil Car Sets no mesmo período. Um dos maiores jogadores do Brasil, o eterno ídolo de futebol Zico, foi o mestre de cerimônias do evento e convidou os participantes para fazer uma visita nas novas instalações. A presença do jogador ainda destaca a recente participação da AGC na

Copa do Mundo FIFA 2014, empresa fornecedora oficial da cobertura de vidro para o Banco de Reservas que será utilizado durante os jogos do torneio mundial. Os visitantes puderam ter a oportunidade única de conferir um dos bancos que será utilizado durante os jogos. O acabamento do lançamento da ACG é livre de riscos e com qualidade impecável. O vidro traz uma resina fluorada que o protege sem alterar a cor por um longo período. V&A

V&A 63


PRODUTOS

GLASTON VALJET 1600 (GHELCO) A ValJet, com sua tecnologia de tinta especial, possibilita a reprodução gráfica de qualquer assunto sobre madeira, alumínio, vidro, cerâmica, e até mesmo os materiais suscetíveis à resistência, com completa eficiência, além de alta definição de cor, e com a sustentabilidade e economia necessárias para o nosso ambiente.

GLASTON FC500

É criado de forma antecipada diante à crescente demanda por menores custos de produção, com qualidade e uma fabricação mais eficaz do vidro de baixa emissividade. O FC500 permite resposta total às alterações contínuas e dinâmicas nas tendências do ramo. A maior produção de baixa emissividade, além da eficiência de energia e o elevado requisito de qualidade dos consumidores finais são as principais tendências que vão ganhar força no futuro. Os produtos oferecem soluções técnicas que ajudam os clientes a conquistarem seu destaque no setor de vidro temperado e aumenta sua competividade, com valor agregado em seu material, com um design único que proporciona vantagens às operações da rotina de uma fábrica de vidro temperado.

64 V&A


VIDRAMAQ MÁQUINA BILATERAL

FSM2025B A FSM2025B é uma máquina bilateral desenvolvida para o trabalho em vidros planos com projeto de alta tecnologia e totalmente inovador, criada em uma estrutura robusta com mandris produzidos de regulagens de fácil acesso e com alta precisão. Com 12 cabeçotes no topo do vidro, além de oito cabeçotes para chanfro e transportadores de correias sincronizadas, a máquina traz comandos elétricos e tem seu controle por PLC e uma IHM que conferem ao equipamento um desempenho de primeira qualidade e alto grau de acabamento. Suas características técnicas compreendem características como sólida estrutura em ferro fundido, motores ABB de alto rendimento, velocidade de ajuste na mesa de 6m/min, velocidade de trabalho de 0,5 a 6,5 m/min e ajuste e posicionamento do transportador móvel controlado por encoder.

FISE

ROLDANA PARA PORTAS COM GRANDES DIMENSÕES A FISE, empresa que fabrica sistemas e componentes para esquadrias de alumínio lançou recentemente no mercado do setor a Roldana Strong ROL592, para portas com grandes vãos. Fabricado em aço inoxidável

304, a roldana oferece total resistência à corrosão e tem a capacidade de suportar até 400 quilos por folha, o que possibilita a regulagem de altura de 5 mm. A movimentação da nova roldana Strong da

empresa é livre de ruídos e completamente suave, e atende a norma de desempenho NBR 15.575, com completo conforto e segurança ao consumidor.

V&A 65


nova IDENTIDADE com a mesma QUALIDADE

ANUNCIE 66 V&A

www.guiadovidro.com.br


PRODUTOS

GRUPO ASTRA ESQUADRIA DE ALUMÍNIO

DA INTEGRAL As esquadrias de alumínio da Integral possuem alta qualidade e durabilidade além de garantirem a estanqueidade à água e o isolamento acústico de acordo com as exigências da ABNT NBR 15.575 e 10.821. Todos os modelos passam por

rigorosos testes para atender ao padrão de qualidade exigido pelo mercado. São Mais de 50 modelos entre venezianas,portas de correr, portas de giro e portas de inspeção, janelas, vitrôs, basculantes e maxim-ar.

TEC-VIDROS KIT

MULTIBOX A Tec-Vidro é uma empresa especializada na fabricação de acessórios para vidro e traz lançamentos incríveis para o mercado do setor. O produto é derivado do modelo Standard e sua versão foi repaginada para acompanhar as novas tendências de arquitetura. Os perfis de alumínio e acessórios de acabamento foram redesenhados para criar um conjunto atualizado. Desenvolvido inteiramente pela empresa, o kit oferece total segurança, qualidade e facilidade de montagem. Primeiramente criado para a aplicação em box de banheiro, o kit já recebeu algumas mudanças para ser lançado também na versão de kit de engenharia. V&A 67


PRODUTOS

TEC-VIDROS VERSATIK

TRUCK Nova versão do produto Versatik que será apresentado como opção ao sistema de Mão Amiga , trata-se de um inovador sistema de transferência de forças entre as peças moveis possibilitando que através da movimentação de uma das portas a outra se desloque simultaneamente, melhorando o funcionamento em instalações com peças de vidros maiores e mais pesadas. O mecanismo

estará embutido dentro do trilho continuando invisível. O produto mantém a possibilidade de abertura de 2/3 do vão onde duas peças móveis estacionem atrás de um vidro fixo.

VERSAKIT BOX Kit Box para banheiro de fácil instalação e funcionamento inovador, proporciona o conforto das portas correrem alternadamente, possibilita a abertura de 2/3 do vão ou, com o sistema acesso livre, permite a eliminação da guia inferior (acessibilidade/ passagem livre). Os perfis seguem as tendências de arquitetura e design com linhas

68 V&A

retas, sendo que este produto possui também a possibilidade de mudança no design com a aplicação de uma capa de acabamento sobre o trilho superior, mesmo com o produto já instalado. V&A


V&A 69


70 V&A


PANORAMA

LINHA DO TEMPO Os principais acontecimentos da história dá Glass South America, Tecnologia e Design em Vidro encontramse representados nessa linha do tempo, que se estende de 1996 até a atualidade. A viagem começa nos anos 90 e relata a trajetória de uma feira que contou com um número reduzido de empresas expositoras, que se consolidou no Brasil, se diversificou assumindo status da principal plataforma de negócios da América Latina para cadeia do setor vidreiro. Conheça a história de mais de uma década de atuação da Glass Soutth America junto ao mercado do vidro. 1996 - A Glass South America inaugura a sua primeira edição os anos 90, embora com número menos expressivo do que as edições atuais, o lançamento do evento foi um verdadeiro sucesso, onde expositores e visitantes puderam conferir os lançamentos e tendências do mercado de vidreiro da época. 1997 - A segunda edição da feira registrou um satisfatório crescimento com a participação de grandes empresas, e reuniu expositores renomados de diversas áreas do setor de vidro. 1998 - Neste ano a feira do vidro deu início a dois importante eventos paralelo: o Stone South America e Window Expo. 2000 - A quarta edição registra a bienal da feira, que a partir deste ano começa a acontecer a cada dois anos. O evento Window Expo de 2000 contou com a presença de empresas internacionais. 2002 – Em 2002 a Glass contou com a participação especial da AFEAL - Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, que realizou diversas palestras para a programação do evento. 2004 - Nesta edição a Glass South America contou com a primeira mostra de móveis, onde os designers apresentaram ao público visitantes peças de mobiliário com a utilização do vidro. 2006 - A sétima edição da feira teve a Mostra Glass in Scenes, exposição em que a ABRAVIDRO exibiu imagens da aplicação do vidro na arquitetura e decoração. 2008 - Neste ano a feira contou com a segmentação do evento em Glass Tecnologia e Glass Design. 2010 - Na nona edição é realizado um importante marco, o 1º GPD (Glass Performance Days) South America, um fórum independente dedicado ao desenvolvimento da indústria global de vidros. 2012 – Em sua décima edição a feira trouxe os principais fabricantes de vidro do mundo num total de 200 marcas, de 35 países, e contou com outros eventos paralelos, como o 2º GPD South America e o 1º Solar Glass Expo, uma plataforma de negócios e discussões sobre o mercado fotovoltaico. 2014 – A décima primeira edição atinge seu ápice com 15% de ampliação na área de exposição e 21% de novos expositores. Neste ano acontece o lançamento do 1º SUMMIT GLASS, um seminário desenvolvido para apresentar e discutir ideias voltadas com o uso do vidro. Com o tema LIVING THE GLASS, esse seminário atrai arquitetos e designers interessados no que há de mais moderno na aplicação do elemento vidro. Glass South America Tecnology & Design Organização Nürnberg Messe

V&A 71


ON-LINE

ON-LINE

WWW.REVISTAVIDROEALUMINIO.COM.BR

ALUMÍNIO É DESTAQUE EM CLIPE DE HIT OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2014 Norueguesa Adelén é dirigida por Ray Kay na gravação do vídeoclipe do hit “Olé”, que conta com a participação de jogadores de projeto social da Hydro no Pará e ainda com uma iniciativa voltada à reciclagem de alumínio. Nos dias 1º e 2 de maio, o morro Dona Marta, no Rio de Janeiro, que já foi palco de grandes celebridades mundiais como Madonna e Michael Jackson, parou para ver passar uma cantora norueguesa de apenas 17 anos, pouco conhecida no Brasil e com o nome que pode ser facilmente confundido com o de outra grande artista: Adelén. Sucesso na Noruega, Espanha, Suíça, entre outros países da Europa, ela escolheu o Rio de Janeiro como cenário do videoclipe promocional da música “Olé”, que faz parte da trilha oficial da Copa do Mundo Fifa de 2014, com lançamento mundial previsto para o dia 1º de junho.

GLASS VETRO ABRE SUA REDE DE FRANQUIAS Empresa líder na distribuição de ferragens e acessórios para o setor do vidro e arquitetura, anunciou o lançamento do seu sistema de franquias, a Glass Vetro Franchising, abrindo espaço para interessados no segmento vidreiro e de arquitetura. A iniciativa, que vem se maturando há três anos com o apoio de consultoria especializada, tem como objetivo replicar ao mercado o bem sucedido modelo de varejo adotado pela loja da Glass Vetro em São Paulo para todo o território nacional, e assim aproximar-se de seus clientes de forma a compreender as particularidades e necessidades de cada região.

LA FONTE LANÇA MOLA DE PISO PARA PORTAS PESADAS Dispositivo mecânico que controla automaticamente a operação de fechamento, a nova Mola de Piso 7500 da La Fonte é indicada para portas de vidro, portas pesadas e arquitetônicas e outras que não podem receber molas aéreas. • Para portas de até 120 Kg e 1,10m de largura; • Corpo em alumínio; • Acabamento: Espelho em Inox Polido; • Força Ajustável: 1-4; • Ajuste de velocidade de fechamento: válvulas separadas; • Função hold open a 90º; • Reversível: portas a direita ou à esquerda; • Fácil Instalação: permite regulagem da posição da mola e do espelho; • Fácil reposição: dimensões padrão de mercado; • Utilizada com diversos tipos de eixos.

72 V&A


PORTAL DA REVISTA

FEIRAS 2014

Confira essas e outras informações no site www.revistavidroealuminio.com.br Acompanhe nossos boletins informativos no www.facebook.com/VidroeAluminio

V&A 73


74 V&A


V&A 75


ONDE ENCONTRAR

ANUNCIANTES

COLABORADORES

AL PUXADORES + 55 11 2173-7300 vendas@alpuxadores.com.br

AFEAL +55 11 3221.7521 afeal@afeal.com.br

ITEC +55 11 3225-9104 itec@itecbrasil.org.br

ATHENAS PUXADORES + 55 15 3321-4026 / 3221-7321 contato@athenaspuxadores.com.br

AGC VIDROS DO BRASIL +55 12 3127-7210

LÉO MONROE +55 11 3586-0573 leonardomonroe@hotmail.com

DESIGNER GLASS + 55 11 3901-4530 / 3902-221 comercial@designerglass.com.br GR2 GLASS + 55 11 3714-1708 / 19 3792-0809 gilson@gr2glass.com.br HANDONG GLASS BRASIL + 55 11 9 6886-8000 comercial@handongglassbrasil.com.br MAGFORT + 55 11 2215-0491 / 2374-0100 magfort@terra.com.br MARIX + 55 85 3260-6350 contato@mmarix.com.br MERCADOFER + 55 11 3951-0404 mercadofer@uol.com.br PROJETO CERTO +55 11 94646-4242 projetocerto10@gmail.com QUALIKIT + 55 11 2438-6418 vendas@qualikit.com.br R SABATINI RESINAS + 55 12 3833-4634 / 3832-4107 contato@rsabatiniresinas.com.br SIL TRADE + 55 19 3886-5739 / 3886-3705 vendas@siltrade.com.br VIDRO JUMBO + 55 11 2636-1942 / 2636 1993 WR GLASS + 55 11 4048-2633 / 7766-8638 vendas@wrglass.com.br

76 V&A

ARRAN GREGORY +44 (0)7979592601 arrangregory@gmail.com ATENUA SOM +55 11 3382-3060 contato@atenuasom.com.br AVEC DESIGN +55 11 4422.4722 avec@avec.com.br

NEOSOLAR +55 11 4328-5113 NOVELIS +55 11 5503 0722 PAULO BORDHIN +55 11 8314-2727 paulobordhin@gmail.com PENSAMENTO VERDE

BELMETAL +55 11 3879 3200 marketing@belmetal.com.br FANAVID +55 11 2177-0001 FISE +55 11 5545-2680 GLASS VETRO +55 112195-0505

PKO DO BRASIL +55 11 4791-899955 contato@pkodobrasil.com.br PROACÚSTICA +55 11 5572-1850 T2G | Technical Glass Group +55 19 3246.3485 imprensa@t2g.com.br

GLASTON +55 11 4061-6511

TEC-VIDRO +55 11 5682-2366 tecvidro@tecvidro.com.br

GRUPO ASTRA +55 11 4583-7752 vte@astra-sa.com.br

VIDRAMAQ +55 48 3034-0434 contato@vidramaq.com.br


V&A 77


ENCONTRE AQUI OS MELHORES FABRICANTES E DISTRIBUIDORES DO SETOR DO

ALUMÍNIO

www.portaldoaluminio.com.br contato@portaldoaluminio.com.br 78 V&A


Categorias em destaque: Software para Esquadrias de Alumínio, Distribuidora de Alumínio, Perfis para Kit Sacada, Estampos Manuais e Pneumáticos, Barras de Alumínio, Perfis Extrudados, Componentes para Esquadrias, Fechos para Esquadrias, Máquinas para Alumínio, Perfis para Box, Ferragens para Esquadrias, Esquadrias de Alumínio, Acessórios para Alumínio, Extrusoras de Alumínio, Tarugos de Alumínio, Selantes de Silicone, Painéis de Alumínio... Anuncie no Portal do Alumínio e amplie as oportunidades de negócios para sua empresa.

O Portal do Alumínio é um moderno portal de busca online de empresas, produtos e serviços do setor do alumínio. O acesso é gratuito disponível 24 horas na internet para consulta e pesquisa de fornecedores de todo Brasil. Cadastre sua empresa: www.portaldoaluminio.com.br

V&A 79


Top Ranking no Google

+ de 50 palavras-chave do setor na primeira pรกgina.

Pรกgina exclusiva do anunciante.

80 V&A

www.portaldoaluminio.com.br contato@portaldoaluminio.com.br


V&A 81


DESIGN

CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA É O ATELIÊ DE LÉO MONROE Léo Monroe pode ser considerado um artista ecologicamente correto. De uma forma diferente e sustentável, o artista plástico montou seu ateliê em Perdizes, São Paulo, com materiais reciclados de caçamba. “Quando comecei, percebi que nas caçambas de São Paulo existiam muitos materiais bons que com um pouco de criatividade poderiam fazer parte da casa”, diz ele. Em sua incansável procura, Léo encontrou sofás, portas, janelas de alumínio, vidros temperados, madeiras, espelhos, armários e até plantas. Léo Monroe nasceu em 1979 na cidade de São Paulo, e começou muito jovem como vidraceiro na empresa da família. Aos poucos, sua tendência estética o fez se dedicar à criação e pesquisa de obras com o uso inusitado do vidro e espelho.

82 V&A


V&A 83


84 V&A

Revista Vidro & Alumínio - Edição 001  

A integração do vidro e alumínio em uma só mídia.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you