Page 1

ROSSI · CARUSO · GALANTE

Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas é uma obra inovadora e abrangente, que agrega a experiência do corpo docente do Centro Universitário São Camilo (SP), entre especialistas de outras instituições de renome. Aprimorada e bastante atualizada, esta segunda edição apresenta texto totalmente revisado e ampliado com base na evolução do conhecimento científico, e conta com novos capítulos sobre avaliação nutricional em atletas, avaliação da imagem corporal, avaliação em estética e tópicos especiais sobre os marcadores fenotípicos da obesidade generalizada e os métodos não convencionais aplicáveis à nutrição clínica.

LUCIANA ROSSI · LÚCIA CARUSO · ANDREA POLO GALANTE

Todo esse cuidado garante a estudantes e profissionais de Nutrição e de outras áreas da saúde um conteúdo de qualidade, compatível com a exigência técnica, intelectual e profissional que se torna cada vez maior para a consolidação e a evolução do nutricionista em áreas como Nutrição Clínica, Saúde Pública, Nutrição em Esporte e Estética, Nutrição em Wellness e Transtornos Alimentares.

Rossi - Avaliacao Nutricional-lomb 31mm.indd 1

5/25/2015 11:48:11 AM


Nutricional N O V A S

Rossi_Cap0_v3.indd 1

P E R S P E C T I V A S

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Avaliação

5/19/15 11:57 AM


Essas empresas, respeitadas no mercado editorial, construíram catálogos inigualáveis, com obras que têm sido decisivas na formação acadêmica e no aperfeiçoamento de várias gerações de profissionais e de estudantes de Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia, Educação Física e muitas outras ciências, tendo se tornado sinônimo de seriedade e respeito. Nossa missão é prover o melhor conteúdo científico e distribuí-lo de maneira flexível e conveniente, a preços justos, gerando benefícios e servindo a autores, docentes, livreiros, funcionários, colaboradores e acionistas. Nosso comportamento ético incondicional e nossa responsabilidade social e ambiental são reforçados pela natureza educacional de nossa atividade, sem comprometer o crescimento contínuo e a rentabilidade do grupo.

Rossi_Cap0_v3.indd 2

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

O GEN | Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, Forense, Método, LTC, E.P.U. e Forense Universitária, que publicam nas áreas científica, técnica e profissional.

5/19/15 11:57 AM


Nutricional N O V A S

P E R S P E C T I V A S

Luciana Rossi

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela USP (Programa de Pós-Graduação Interunidades Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade / Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP). Especialista em Nutrição em Esporte pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Docente do curso de Graduação em Nutrição e Especialização em Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo, São Paulo. Docente do Mestrado Profissional em Nutrição — do nascimento à adolescência — do Centro Universitário São Camilo. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq de Nutrição Esportiva em Wellness. Autora do livro Nutrição em Academias: do Fitness ao Wellness.

Lúcia Caruso

Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP). Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) pelo Programa de Pós-graduação Interunidades Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/Faculdade de Saúde Pública/Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo e pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional “Nutrição Hospitalar” e Coordenadora Técnica da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital Universitário da USP.

Andrea Polo Galante

Nutricionista pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Mestre e Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela USP (Programa de Pós-graduação Interunidades Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade/Faculdade de Saúde Pública/Faculdade de Ciências Farmacêuticas). Especialista em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especialista em Nutrição Clínica e Saúde Pública pela ASBRAN. Docente do curso de Graduação em Nutrição e Especialização em Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo, São Paulo.

Segunda edição

Rossi_Cap0_v3.indd 3

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Avaliação

5/19/15 11:57 AM


As autoras deste livro e a editora roca empenharam seus melhores esforços para assegurar que as informações e os procedimentos apresentados no texto estejam em acordo com os padrões aceitos à época da publicação, e todos os dados foram atualizados pelas autoras até a data da entrega dos originais à editora. Entretanto, tendo em conta a evolução das ciências da saúde, as mudanças regulamentares governamentais e o constante fluxo de novas informações sobre terapêutica medicamentosa e reações adversas a fármacos, recomendamos enfaticamente que os leitores consultem sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificarem de que as informações contidas neste livro estão corretas e de que não houve alterações nas dosagens recomendadas ou na legislação regulamentadora. Adicionalmente, os leitores podem buscar por possíveis atualizações da obra em http://gen-io.grupogen.com.br.

n

As autoras e a editora se empenharam para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida.

n

Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2015 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Publicado pela Editora Roca, um selo integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional. Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(11) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 www.editoraguanabara.com.br | www.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br

n

Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, em quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela Internet ou outros), sem permissão, por escrito, da editora guanabara koogan ltda.

n

Capa: Bruno Sales

n

Editoração eletrônica: Ilustrarte Design e Produção Editorial

n

Ficha catalográfica

R742a 2. ed. Rossi, Luciana Avaliação nutricional : novas perspectivas / Luciana Rossi, Lúcia Caruso, Andrea Polo Galante. - 2. ed. - Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2015. il. ISBN 978-85-277-2753-2 1. Nutrição - Avaliação. I. Caruso, Lúcia, 1965- . II. Galante, Andrea Polo, 1965-. III. Título 15-21559

Rossi_Cap0_v3.indd 4

CDD: 613.2 CDU: 613.2

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

n

5/19/15 11:57 AM


Adriana Garcia Peloggia de Castro

Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Gestão da Qualidade pela Universidade São Judas e em Nutrição em Saúde Pública pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Docente dos cursos de Graduação, Especialização e Mestrado Profissional em Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Denise Balchiunas

Doutoranda em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo. Nutricionista pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Conselheira Efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região (2014-2017).

Enith Hatsumi Fujimoto

Especialista em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP).

Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Nutricionista pela Faculdade de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Supervisora do Departamento de Nutrição Clínica do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (HSPUNIFESP).

Andréa Fraga Guimarães

Flavia Schwartzman

Ailim Y. Kurata

Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e pelo Centro Universitário São Camilo. Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo.

Ângela Lucia da Rosa

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo.

Cinthia Roman Monteiro

Mestre em Nutrição Humana Aplicada pelo Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.

Clara Korukian Freiberg

Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP).

Deise Cristina Oliva Caramico

Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e em Nutrição em Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP/INCOR). Docente do Centro Universitário São Camilo, da Universidade Guarulhos e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Rossi_Cap0_v3.indd 5

Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP).

Liliana Paula Bricarello

Nutricionista. Mestre em Ciências aplicadas à Cardiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Bioética e Pastoral da Saúde pelo Centro Universitário São Camilo, em Nutrição em Cardiologia pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária (CEU). Docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha

Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Brasília (UnB). Nutricionista e Especialista em Epidemiologia pela UnB. Consultora Técnica do Ministério da Saúde para Doenças Crônicas não Transmissíveis.

Luciana Trindade Teixeira Rezende

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Nutrição Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Nutrição Clínica pela Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e em Nutrição em Nefrologia pela UNIFESP. Docente do curso de Nutrição e Supervisora de Estágio da Área Clínica do Centro Universitário São Camilo.

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Colaboradores

5/19/15 11:57 AM


Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas

Lucy Aintablian Tchakmakian

Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Coordenadora Adjunta e Docente do curso de Graduação em Nutrição e dos cursos de Pós-graduação em Nutrição Clínica em Gerontologia do Centro Universitário São Camilo.

Marcelo Macedo Rogero

Nutricionista. Mestre e Doutor em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Nutrição em Esporte pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e em Ciências dos Alimentos pela USP. Professor Doutor do Departamento de Nutrição da USP.

Marcia Nacif

Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Nutrição Humana Aplicada pelo Programa Interunidades da USP. Especialista em Nutrição Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da USP. Professora dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Maria Alice de Gouveia Pereira

Nutricionista. Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Professora dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Maria de Fátima Nunes Marucci

Livre-docente e Professora Associada do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

Maria Inês Rodrigues

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Licenciada pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Especialista em Interdisciplinaridade na Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Práticas Gastronômicas e Negócios em Administração pela Faculdade Método de São Paulo (FAMESP). Professora e Coordenadora de Relações Institucionais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Experiência em projetos na área de orientação alimentar e educação nutricional e em gestão de negócios, com ênfase em bioética.

Maria José Guardia Mattar

Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Assessoria Técnica da Rede de Proteção à Mãe Paulistana. Vice-presidente do Departamento Cien-

Rossi_Cap0_v3.indd 6

tífico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Coordenadora da Rede Paulista de Bancos de Leite Humano (SES). Consultora da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e da Rede Iberoamericana de Bancos de Leite Humano.

Mariana Doce Passadore

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências e Especialista em Fisiologia do Exercício e em Desnutrição Energético-proteica e Recuperação Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente dos cursos de Graduação e Pósgraduação em Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Marle S. Alvarenga

Nutricionista, Mestre, Doutora e Pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares (GENTA). Supervisora do Grupo de Nutrição do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM-HCFMUSP).

Mônica Santiago Galisa

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo, com Licenciatura Plena pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Doutoranda em Bioética e Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Mestrado em Administração (área de concentração em Gestão Organizacional das Instituições Hospitalares e da Saúde) pelo Centro Universitário São Camilo. Educadora em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Docente do Centro Universitário São Camilo e da Universidade Anhembi Morumbi.

Renata Basso

Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (USP) na modalidade de Análises Clínicas e Toxicológicas. Mestre em Ciências dos Alimentos e Nutrição Experimental pela USP. Docente dos cursos de Graduação e Especialização em Nutrição Clínica do Centro Universitário São Camilo.

Renata Bergami Santos

Nutricionista pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo.

Renata Furlan Viebig

Nutricionista pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Cuidados Integrativos pelo Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Nutrição Clínica pela UNIBAN.

Rosana Farah Simony

Nutricionista e Especialista em Nutrição Clínica e em Padrões Gastronômicos pelo Centro Universitário São Ca-

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

vi

5/19/15 11:57 AM


vii

milo. Doutora em Ciências Endocrinológicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Epidemiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Silvia Maria Voci

Roseli Espíndola Balchiunas

Nutricionista. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre em Nutrição Humana pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Ex-Docente do Centro Universitário São Camilo (Nutrição Clínica e Materno Infantil, Graduação e Pós-Graduação). Ex-Docente da Universidade Veiga de Almeida. Autora e Coordenadora do projeto de Mestrado Profissional em Nutrição — do Nascimento à Adolescência.

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Centro Universitário São Camilo e do Centro Universitário SENAC.

Sandra Maria Chemin Seabra da Silva

Nutricionista. Mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão Universitária pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora e Professora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

Doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Solange Miranda Junqueira Guertzenstein

Valter Luiz da Costa Jr.

Sandra Roberta G. Ferreira Vivolo

Professora Titular do Departamento de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP).

Farmacêutico pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente dos cursos de Nutrição, Farmácia e Enfermagem do Centro Universitário São Camilo.

Sandra R. Justino

Vera Silvia Frangella

PhD em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Nutrição Clínica, Nutrição Parenteral e Enteral e Administração Hospitalar. Nutricionista Clínica da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UTI-HC/UFPR). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HC-UFPR. Presidente do Departamento de Nutrição da Sociedade de Terapia Intensiva Paranaense (SOTIPA). Presidente do Grupo de Estudo em Nutrição da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB).

Rossi_Cap0_v3.indd 7

Nutricionista. Mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) e em Administração de Serviços da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP).

Viviane Erina Yamashiro

Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo.

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas

5/19/15 11:57 AM


É um prazer e uma honra escrever o prefácio da segunda edição da obra Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas, organizada pelas nutricionistas Luciana Rossi, Lúcia Caruso e Andrea Polo Galante, mestres incansáveis empenhadas no ensino e na difusão de conhecimentos de nutrição. A avaliação do estado nutricional constitui etapa inicial e fundamental para tomada de decisão quanto ao diagnóstico nutricional e à conduta dietética a ser aplicada a indivíduos saudáveis ou enfermos. A investigação da condição nutricional de uma pessoa ou de uma população é complexa, pois envolve uma série de parâmetros que, analisados conjuntamente, possibilitam identificar situações de risco ou de distúrbios nutricionais já estabelecidos. O emprego de técnicas apropriadas na aquisição dessas informações e o cuidado na interpretação dos dados são requisitos essenciais no processo de avaliação nutricional e certamente determinam a acurácia do diagnóstico. Este livro aborda todos os aspectos da avaliação nutricional, descrevendo de maneira detalhada, atualizada e abrangente os principais métodos empregados em pesquisas e na prática clínica. Nesta edição, foram incluídos tópicos sobre métodos não convencionais de avaliação nutricional, assunto atualmente em destaque na literatura científica; capítulo sobre avaliação nutricional em condições clínicas específicas e temas atuais e pouco conhecidos pelos profissionais da área, como a avaliação nutricional em estética e a avaliação da autopercepção da imagem corporal. A escolha cuidadosa dos assuntos abordados, escritos por especialistas e profissionais com grande experiência prática, confere à obra excelência em qualidade e credibilidade, representando inestimável contribuição para estudantes, profissionais e pesquisadores da área.

Lilian Cuppari Professora Afiliada da disciplina de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Supervisora de Nutrição da Fundação Oswaldo Ramos

Rossi_Cap0_v3.indd 9

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Prefácio

5/19/15 11:57 AM


1 Introdução à Avaliação Nutricional, 1 Sandra Maria Chemin Seabra da Silva, Denise Balchiunas e Lúcia Caruso

2 Aspectos Bioéticos do Cuidado Nutricional, 5 Adriana Garcia Peloggia de Castro e

9 Avaliação Nutricional em Diferentes Situações, 129 Infância, 129 n

Maria José Guardia Mattar e Mônica Santiago Galisa n

Lúcia Caruso e Maria de Fátima Nunes Marucci

4 Anamnese Nutricional e Inqué­ritos Dietéticos, 21

Vasconcelos Sardinha e Andrea Polo Galante n

Gestação e Lactação, 209 n

Guimarães e Deise Cristina Oliva Caramico n

Deise Cristina Oliva Caramico

7 Interpretação de Exames Laboratoriais | Importância na Avaliação Nutricional, 97 Liliana Paula Bricarello, Luciana Trindade Teixeira Rezende, Renata Basso e Valter Luiz da Costa Jr.

Guimarães e Deise Cristina Oliva Caramico

Adultos, 225 Clara Korukian Freiberg, Deise Cristina Oliva Caramico e Luciana Rossi

Idosos, 240 Vera Silvia Frangella, Maria de Fátima Nunes Marucci e Lucy Aintablian Tchakmakian

Risco Nutricional, 263 n

Subnutrição e Estado Grave | Unidade de

Terapia Intensiva, 263 Lúcia Caruso

8 Avaliação do Gasto Energético, 121 Calorimetria direta, 121

n

Sandra R. Justino, Ailim Y. Kurata e Lúcia Caruso

Rossi_Cap0_v3.indd 11

Obesidade, 273 Maria Alice de Gouveia Pereira, Liliana Paula Bricarello,

Luciana Rossi

Calorimetria indireta, 123

Lactação, 220 Solange Miranda Junqueira Guertzenstein, Andréa Fraga

6 Antropometria e Composição Corporal, 77 Clara Korukian Freiberg, Luciana Rossi e

Gestação, 209 Solange Miranda Junqueira Guertzenstein, Andréa Fraga

Andrea Polo Galante, Flavia Schwartzman e Silvia Maria Voci

Adolescentes, 193 Roseli Espíndola Balchiunas e Andrea Polo Galante

Andréa Fraga Guimarães e Andrea Polo Galante

5 Aplicações Práticas da Ingestão Dietética de Referência, 45

Crianças de Zero a Dez Anos, 149 Roseli Espíndola Balchiunas, Luciana Monteiro

Maria Inês Rodrigues

3 Triagem Nutricional | Abordagem na Prática Clínica, 11

Recém-nascidos, 129

Luciana Trindade Teixeira Rezende n

Marcadores Fenotípicos de Risco Cardiovascular, 281 Luciana Rossi e Clara Freiberg

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Sumário

5/19/15 11:57 AM


Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas

Amputados, 286

11 Métodos Não Convencionais Aplicáveis na Avaliação Nutricional Clínica, 349

Mariana Doce Passadore, Vera Silvia Frangella e

Avaliação da Massa Muscular, 349

Portadores de Necessidades Especiais, 286 n

Enith Hatsumi Fujimoto n

Lesão Medular ou Trauma Raquimedular, 289 Lucy Aintablian Tchakmakian e Vera Silvia Frangella

n

Paralisia Cerebral, 295 Lucy Aintablian Tchakmakian e Vera Silvia Frangella

n

Síndrome de Down, 303 Vera Silvia Frangella, Lucy Aintablian Tchakmakian e Renata Bergami Santos

n

n

Avaliação Nutricional em Nipo-brasileiros, 316

Vera Silvia Frangella, Maria Alice de Gouveia Pereira, Ângela Lucia da Rosa e Viviane Erina Yamashiro

Avaliação do Músculo Adutor, 358 Vera Silvia Frangella

12 Avaliação Nutricional em Estética, 361 Cinthia Roman Monteiro

13 Avaliação da Imagem Corporal, 373 Marle S. Alvarenga

Rosana Farah Simony, Sandra Roberta G. Ferreira Vivolo

14 Avaliação Nutricional de Atletas, 381

Praticantes de Atividades Físicas, 321

Crianças e Adolescentes, 381

Luciana Rossi,Clara Korukian Freiberg e Deise Cristina Oliva Caramico

10 Avaliação da Imunocompetência, 335 Marcelo Macedo Rogero

Rossi_Cap0_v3.indd 12

Marcia Nacif, Renata Furlan Viebig e Luciana Rossi

Adultos, 386 Luciana Rossi, Renata Furlan Viebig e Marcia Nacif

Índice Alfabético, 395

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

xii

5/19/15 11:57 AM


Introdução à Avaliação Nutricional Sandra Maria Chemin Seabra da Silva, Denise Balchiunas e Lúcia Caruso

Histórico A profissão de nutricionista surgiu, no Brasil, em 1938, po­ rém, no mundo, a profissão teve início no ­século 17, com a Or­ dem das Irmãs Ursulinas, no Canadá. Da origem brasileira, na década de 1940, até a presente data, a profissão não se prendeu apenas ao setor de Saú­de — determinante comum em outros paí­ses. A evolução da prática profissional em Nutrição, no Bra­ sil, realizou-se sob condições específicas e relacionadas tanto com o processo social como com o setor de Saú­de. Essa evolução ampliou a formação do profissional, de modo a atender às expectativas sociais nos campos da vigilância nu­ tricional e alimentar, de assistência nutricional ao in­di­ví­duo e aos grupos populacionais, de marketing em alimentação e nu­ trição, entre outros, sem perder de vista sua identidade profis­ sional de origem. Aliada à evolução, a profissão consolidou-se e aspectos legais foram discutidos e inseridos no mercado de trabalho. É atribuição do nutricionista, de acordo com a Resolução CFN no 380/05, do Conselho Regional de Nutricionistas, prestar assistência dietética e promover educação nutricio­ nal a in­di­ví­duos, sadios ou enfermos, em níveis hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em consultórios de Nutrição e Dietética, visando a promoção, manutenção e recupe­ração da saú­de.1 Nessa ­área, o nutricionista é responsável por orientações que levem a práticas alimentares que atendam a determinadas con­ dições patológicas ou impliquem hábitos mais saudáveis, em um conjunto de atitudes voltadas para a mudança de estilo de vida, visando ao controle de fatores de risco e fazendo valer a educação nutricional, atividade privativa do nutricionista (Lei no 8.234/91).2 O ponto de partida para o estabelecimento de um plano de intervenção nutricional é a avaliação do estado nutricional, que possibilita a classificação deste. O estado nutricional adequado é alcançado pelo equilíbrio entre a oferta alimentar e a demanda. Esta última inclui o gas­ to basal para funções orgânicas e o gasto para atividade física

Rossi_Cap1_v3.indd 1

e necessidades específicas, como crescimento e gestação. Ao considerar um estado de doen­ça, as necessidades para resposta orgânica também devem ser incluí­das. Desequilíbrios resul­ tam em estado nutricional alterado, denominado desnutrição. Aumento da reserva adiposa leva à obesidade, e desgaste das reservas (adiposa e proteica) e/ou deficiên­cias alimentares ca­ racterizam a subnutrição.3

Definições versus relevância A avaliação nutricional, segundo a American Dietetic Asso­ ciation, é “a abordagem para a definição do estado nutricional por meio das histórias médica, alimentar e medicamentosa, do exame físico, das medidas antropométricas e dos exames bioquí­micos.4 Inclui ainda a organização e a análise das infor­ mações por um profissional habilitado”. Esse procedimento é rea­li­zado com base em métodos que analisam os compartimentos corporais, o estado nutricional e as alterações causadas pela desnutrição. Inclui também a avaliação metabólica, que é a análise da função dos órgãos, buscando a determinação das alterações relacionadas com a perda de massa magra e de outros compartimentos corpo­ rais, bem como da resposta metabólica à intervenção nutri­ cional.4,5 Assim, a avaliação nutricional envolve a interpretação de múltiplos indicadores para a definição de um diagnóstico nu­ tricional, a coleta de informações para a elaboração do plano de intervenção e o monitoramento da adequação da intervenção nutricional.4,5 Segundo a Lei no 8.234/91, do Ministério do Trabalho, que regulamenta a profissão, é atribuição do nutricionista a rea­li­ zação da avaliação nutricional na prática clínica, estabelecendo o diagnóstico nutricional.2 A determinação do diagnóstico nutricional final inclui a avaliação do paciente, por métodos subjetivos, objetivos e pela análise de parâmetros bioquí­micos, que são examinados com

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

1

5/13/15 2:59 PM


conhecer as técnicas, aplicações e interpretações da avaliação nutricional sob diferentes prismas. Os objetivos desta obra são: • Abordar as técnicas de avaliação nutricional, com foco em sua especificidade em diferentes faixas etárias e situações clínicas • Discutir os diversos métodos para a rea­li­zação da avaliação nutricional, propiciando condições para que o nutricionista escolha o melhor método a ser adotado em cada situação • Fornecer material didático e tabelas de referência para rea­li­ zação da avaliação nutricional. Este livro destina-se, especialmente, a nutricionistas e estu­ dantes de Nutrição, uma vez que aborda a avaliação nutricional, que é a atividade desenvolvida por esse profissional, mas tam­ bém será de interesse de outros profissionais da á­ rea de Saú­de, considerando-se a tônica atual da interdisciplinaridade.

Referências bibliográficas 1. Brasil. Conselho Federal de Nutrição. Resolução no 380/05. Dispõe so­ bre a definição das ­áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por ­área de atuação, e dá outras providências. Diá­rio Oficial da União, 10 de janeiro de 2006.

Rossi_Cap1_v3.indd 3

3

2. Brasil. Conselho Federal de Nutrição. Lei no 8.234, de 17 de setembro de 1991. Diá­rio Oficial da União, 18 de setembro de 1991. 3. American Society of Parenteral and Enteral Nutrition. Board of terms used in A.S.P.E.N. guidelines and standards. JPEN, 1995; v. 19, p. 1-2. 4. ADA’s definition for nutrition screening and assessment. J Am Diet As­ soc., 1994; v. 94, p. 838-9. 5. American Society of Parenteral and Enteral Nutrition. Guidelines for the use of parenteral and enteral nutrition in adult and pediatric patients. JPEN, 2002; v. 26 (suppl.), p. 1-138. 6. Frangella VS, Tchakmakian lA, Pereira MAG. Aspectos nutricionais e técnicos na ­área clínica. In: Silva SMCS, Mura JDP. Tratado de alimenta­ ção, nutrição e dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007. 7. Studley HO. Percentage of weight loss: a basic indicador of surgical risk in patients with chronic peptic ulcer, 1936. Nutr Hosp., 2001; v. 16, p. 141-3. 8. Shils ME, Olson JA, Shike M et  al. Tratado de nutrição na saú­de e na doen­ça. São Paulo: Manole, 2002. 9. Waitzberg DL, Caiaffa WT, Correia MITD. Inqué­rito brasileiro de ava­ liação nutricional hospitalar (Ibranutri). Rev Bra Nutr Clin. 1999; v. 14, p. 123-33. 10. Correia MITD, Campos ACL. Prevalence of hospital malnutrition in la­ tin america: the multicenter ELAN study. Nutrition, 2003; v. 19, p. 823-5. 11. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria no 272, de 8 de abril de 1998. Diá­rio Oficial da União, 9 de abril de 1998. 12. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria no 337, de 14 de abril de 1999. Diá­rio Oficial da União, 15 de abril de 1999. 13. Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução no 63, de 6 de julho de 2000. Diá­rio Oficial da União, 7 de julho de 2000. 14. Maculevicius J, Baxter Y, Leite M. Níveis de assistência em nutrição. Re­ vista Hospital das Clínicas Fac Med. 1994; v. 49, p. 79-81.

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2015 Editora Guanabara Koogan Ltda, publicado pela Editora Roca.

Capítulo 1 | Introdução à Avaliação Nutricional

5/13/15 2:59 PM


ROSSI · CARUSO · GALANTE

Avaliação Nutricional | Novas Perspectivas é uma obra inovadora e abrangente, que agrega a experiência do corpo docente do Centro Universitário São Camilo (SP), entre especialistas de outras instituições de renome. Aprimorada e bastante atualizada, esta segunda edição apresenta texto totalmente revisado e ampliado com base na evolução do conhecimento científico, e conta com novos capítulos sobre avaliação nutricional em atletas, avaliação da imagem corporal, avaliação em estética e tópicos especiais sobre os marcadores fenotípicos da obesidade generalizada e os métodos não convencionais aplicáveis à nutrição clínica.

LUCIANA ROSSI · LÚCIA CARUSO · ANDREA POLO GALANTE

Todo esse cuidado garante a estudantes e profissionais de Nutrição e de outras áreas da saúde um conteúdo de qualidade, compatível com a exigência técnica, intelectual e profissional que se torna cada vez maior para a consolidação e a evolução do nutricionista em áreas como Nutrição Clínica, Saúde Pública, Nutrição em Esporte e Estética, Nutrição em Wellness e Transtornos Alimentares.

Rossi - Avaliacao Nutricional-lomb 31mm.indd 1

5/25/2015 11:48:11 AM

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas  

Aprimorada e atualizada, esta 2ª edição apresenta texto totalmente revisado e ampliado com base na evolução do conhecimento científico, e co...

Rossi | Avaliação Nutricional - Novas Perspectivas  

Aprimorada e atualizada, esta 2ª edição apresenta texto totalmente revisado e ampliado com base na evolução do conhecimento científico, e co...

Advertisement