Issuu on Google+

Sem tĂ­tulo-1 1

02/05/2011 13:28:31


Gastroenterologia Essencial

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd I

2/5/2011 12:00:18


Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd II

2/5/2011 12:00:22


Gastroenterologia Essencial Renato Dani Professor Aposentado do Departamento de Clínica Médica da FMUFMG. Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina. Titular da Academia Mineira de Medicina. Coautora:

Maria do Carmo Friche Passos Professora Adjunta Doutora do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado em Gastroenterologia pela Harvard Medical School (EUA). Belo Horizonte, MG.

Quarta edição

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd III

2/5/2011 12:00:24


Os autores deste livro e a EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. empenharam seus melhores esforços para assegurar que as informações e os procedimentos apresentados no texto estejam em acordo com os padrões aceitos à época da publicação, e todos os dados foram atualizados pelos autores até a data da entrega dos originais à editora. Entretanto, tendo em conta a evolução das ciências da saúde, as mudanças regulamentares governamentais e o constante fluxo de novas informações sobre terapêutica medicamentosa e reações adversas a fármacos, recomendamos enfaticamente que os leitores consultem sempre outras fontes fidedignas, de modo a se certificarem de que as informações contidas neste livro estão corretas e de que não houve alterações nas dosagens recomendadas ou na legislação regulamentadora. Adicionalmente, os leitores podem buscar por possíveis atualizações da obra em http://gen-io.grupogen.com.br. Os autores e a editora se empenharam para citar adequadamente e dar o devido crédito a todos os detentores de direitos autorais de qualquer material utilizado neste livro, dispondo-se a possíveis acertos posteriores caso, inadvertida e involuntariamente, a identificação de algum deles tenha sido omitida. Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2011 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(11) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 www.editoraguanabara.com.br | www.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, em quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição pela Internet ou outros), sem permissão, por escrito, da EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Editoração eletrônica: Edel Projeto gráfico: Editora Guanabara Koogan CIP-BRASIL. CATALOGAÇÃO NA FONTE SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ D184g 4.ed. Dani, Renato Gastroenterologia essencial / Renato Dani, Maria do Carmo Friche Passos. – 4. ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Inclui índice ISBN 978-85-277-1834-9 1. Gastroenterologia. 2. Aparelho digestivo – Doenças. I. Passos, Maria do Carmo Friche. II. Título. 11-1941.

CDD: 616.33 CDU: 616.3

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd IV

2/5/2011 12:00:24


Colaboradores

Adávio de Oliveira e Silva Professor Livre-Docente do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP. Diretor Clínico do Centro Terapêutico Especializado em Fígado (CETEFI) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP.

Américo de Oliveira Silvério Mestre em Medicina. Professor substituto da disciplina de Gastroenterologia da Universidade Federal de Goiânia. Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva Alta do Hospital Geral de Goiânia. Goiânia, GO.

Adérson Omar Mourão Cintra Damião Professor Assistente Doutor do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP. São Paulo, SP.

Ana Beatriz de Vasconcelos Membro da Clínica Céu Aberto, do Ambulatório de Estimulantes do Grupo Interdisciplinar de Estudos Álcool e Drogas, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Psicóloga do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. Psicóloga do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. São Paulo, SP.

Adilton Toledo Ornellas Professor Adjunto de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Adriana Athayde Lima Stehling Gastroenterologista titulada pela FBG. Endoscopista titulada pela SOBED. Membro do corpo clínico do Hospital Biocor. Belo Horizonte, MG. Adriana Porta Miche Hirschfeld Pediatra titulada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Médica Assistente do Grupo de transplante hepático do Hospital A. C. Camargo, São Paulo, e do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP. Adriano Miziara Gonzalez Professor de Gastroenterologia Cirúrgica do Hospital São Paulo da Universidade Federal de São Paulo. Research Fellowship in Liver and GI Transplant, Department of Surgery of the University of Miami, Florida. Médico do Centro Terapêutico Especializado em Fígado (CETEFI) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP. Aécio Flávio Meirelles de Souza Mestre em Gastroenterologia pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia (IBEPEGE). São Paulo, SP. Professor Adjunto de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Coordenador do Centro de Referência em Hepatites do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Ana Flávia Passos Ramos Gastroenterologista. Médica Assistente da Clínica de Gastroenterologia da Santa Casa de Belo Horizonte e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais. Mestranda em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG, Belo Horizonte, MG. Ana Karla Gaburri Mestre em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Professora Assistente de Gastroenterologia da Universidade Metropolitana de Santos. Santos, SP. André Gustavo Santos Pereira Médico do Centro Terapêutico Especializado em Fígado (CETEFI) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. André Luiz Tavares Pinto Professor Associado da disciplina de Gastroenterologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo, SP. Juiz de Fora, MG. Andréa de Faria Mendes Médica da 18a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Professora Auxiliar de Ensino da Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, RJ.

Ahmed Abu-Shanab Research Fellow, Alimentary Pharmabiotic Centre, University College of Cork, Ireland.

Andreia Maria Camargos Rocha Professora Associada, Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina da UFMG. Doutora em Gastroenterologia pela UFMG, Belo Horizonte, MG.

Alexandre Rodrigues Ferreira Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da UFMG. Doutor em Medicina. Gastroenterologista Pediátrico do Setor de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas da UFMG. Endoscopista pediátrico do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Belo Horizonte, MG.

Angelo Alves de Mattos Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e do Curso de PósGraduação em Hepatologia da UFCSPA. Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Presidente da Associação Latino-Americana para o Estudo do Fígado, Porto Alegre, RS.

Aloísio Sales da Cunha Professor Emérito do Departamento de Clínica Médica da UFMG. Belo Horizonte, MG.

Angelo Paulo Ferrari Junior Professor Adjunto e Chefe do Setor de Endoscopia da Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP.

V

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd V

2/5/2011 12:00:24


VI

Colaboradores

Angelo Zambam de Mattos Membro do Serviço de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Hepatologia da UFCSPA, Porto Alegre, RS. Arnaldo Bernal Filho Médico do Centro Terapêutico Especializado em Fígado (CETEFI) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Arnaldo José Pontello Neves Gastroenterologista do Hospital Israel Pinheiro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Augusto Paulino Netto† Chefe da 13a Enfermaria da Santa Casa do Rio de Janeiro. Professor Titular e Chefe do Departamento de Cirurgia da Escola de Medicina Souza Marques, Rio de Janeiro. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina, Rio de Janeiro. Briane André Vertuan Ferreira Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Bruno Squárcio Fernandes Sanches Mestre em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Biocor. Belo Horizonte, MG. Carlos Augusto Gomes Professor Adjunto Doutor responsável pela Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Membro Titular da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE), Juiz de Fora, MG. Carlos Henrique Diniz de Miranda Professor Auxiliar do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Assistente Efetivo do Serviço de Gastroenterologia da Santa Casa de Belo Horizonte. Belo Horizonte, MG. Carlos Sandoval Gonçalves Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFES. Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Celso Marques Raposo Júnior Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Celso Mirra de Paula e Silva Gastroenterologista. Membro do American College of Gastroenterology. Ex-Presidente da Sociedade de Gastroenterologia e Nutrição de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Claudemiro Quireze Junior Doutor em Medicina pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo. Assistente Doutor do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO. Cristiane Maria Freitas Ribeiro Médica Patologista do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. Médica Assistente do Departamento de Anatomia Patológica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. São Paulo, SP. Dan Linetzky Waitzberg Professor Associado da Disciplina de Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Livre-Docente, Mestre e Doutor em Cirurgia pela FMUSP. Diretor do Instituto de Cirurgia do

Aparelho Digestivo (ICAD) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP. Daniella Cavalcanti Pós-Graduada em Gastroenterologia pela PUC do Rio de Janeiro. Médica Residente de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, RJ. Daniella Ribeiro Einstoss Korman Gastroenterologista. Capitã Médica e Endoscopista da Polícia Militar de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Dario Ravazzi Ambrizzi Chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial da FAMECA, Catanduva, SP. Mestre em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo Hospital Heliópolis de São Paulo, SP. David Corrêa Alves de Lima Diretor da Clínica BIOGASTRO – Núcleo de Gastroenterologia e Videoendoscopia Digestiva. Membro da SFED (Sociedade Francesa de Endoscopia Digestiva). Membro da ASGE (American Society of Gastrointestinal Endoscopy), Belo Horizonte, MG. Dorina Barbieri Livre-Docente em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ex-Chefe da Unidade de Gastroenterologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Professora do Curso de PósGraduação do Departamento de Pediatria da FMUSP, São Paulo, SP. Dulciene Maria de Magalhães Queiroz Professora Titular do Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina da UFMG. Doutora em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Belo Horizonte, MG. Eamonn M. M. Quigley Professor do Medicine and Human Physiology, Alimentary Pharmabiotic Centre, Department of Medicine, Cork University Hospital, Cork, Irlanda. Ex-Presidente do World Gastroenterology Organization. Ex-Presidente do American College of Gastroenterology. Cork, Irlanda. Edivaldo Fraga Moreira Chefe da Clínica Endoscópica do Hospital Felício Rocho. Belo Horizonte, MG. Eduardo Botelho de Carvalho† Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da FMUFMG. Belo Horizonte, MG. Eduardo Figueiredo Benedetti Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP. Eduardo Nacur Silva Mestre em Cirurgia. Cirurgião geral da Santa Casa de Belo Horizonte. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Belo Horizonte, MG. Eliza Maria de Brito Mestre em Gastroenterologia. Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da UNIFENAS, em Belo Horizonte. Membro do Grupo de Esôfago, Estômago e Duodeno do Instituto Alfa de Gastroenterologia, Hospital das Clínicas, UFMG, Belo Horizonte, MG. Elmar José Moreira Lima Gastroenterologista em Belo Horizonte, MG. Elson Vidal Martins Junior Mestre em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Professor Assistente da Disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, SP.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd VI

2/5/2011 12:00:24


Colaboradores Eponina Maria de Oliveira Lemme Professora Associada do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Chefe da Unidade de Esôfago e do Ambulatório de Doenças do Esôfago, Serviço de Gastroenterologia do Hospital Clementino Fraga Filho, UFRJ – Rio de Janeiro, RJ. Evandro de Oliveira Souza Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Fábio Heleno de Lima Pace Mestre e Doutor em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor Adjunto de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Fábio Rosa Moraes Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Fausto E. Lima Pereira Professor Titular de Patologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da UFES, Vitória, ES. Fauze Maluf Filho Mestre em Medicina pelo Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Assistente do Serviço de Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clínicas da USP. Endoscopista do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. Chefe do Serviço de Endoscopia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, SP.

VII

Gifone Aguiar Rocha Professor Associado, Departamento de Propedêutica Complementar, Faculdade de Medicina/UFMG. Doutor em Microbiologia pela UFRJ, Belo Horizonte, MG. Gilberto Perón Júnior Médico Assistente do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP. Gilda Porta Professora Livre-Docente do Departamento de Pediatria da FMUSP. Médica Hepatologista Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. Médica do Grupo de Transplante Hepático do Hospital A. C. Camargo e do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, SP. Glaciomar Machado Professor Titular de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ph.D. pela Universidade de Bristol, Inglaterra. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina (cadeira 18). Presidente da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva – OMED (1998-2002). Presidente Honorário da Organização Mundial de Endoscopia Digestiva – OMED (2005). Rio de Janeiro, RJ. Graziella Mattar Vieira de Alvarenga Membro Titular da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Endocrinologista do Hospital Socor. Belo Horizonte, MG. Guilherme Santiago Mendes Hepatologista e Gastroenterologista. Preceptor da Residência de Gastroenterologia do Hospital Governador Israel Pinheiro do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG.

Felipe de Souza Atan Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Guilherme Tarameli dos Santos Cecílio Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Fernando Augusto Vasconcellos Santos Mestre em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Cirurgião do Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG) e do Instituto Alfa do HC da UFMG – Belo Horizonte, MG.

Gustavo Miranda Martins Assistente da Clínica Gastroenterológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Ex-Estagiário do Serviço de Hepatogastroenterologia do Hospital Sainte Marguerite, Marselha, França (Serviço do Prof. José Sahel). Belo Horizonte, MG.

Flávia Costa Cardoso Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Heitor Rosa Doutor em Medicina. Professor Titular da Disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Chefe do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital das Clínicas da UFG. Ex-Diretor da Faculdade de Medicina da UFGO. Goiânia, GO.

Flávio Antonio Quilici Professor Titular de Gastroenterologia e Cirurgia Digestiva da Faculdade de Medicina do CCV da PUC-Campinas. Mestre em Medicina e Doutor em Cirurgia pela Unicamp. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Ex-Presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Síndrome do Intestino Irritável, Campinas, SP. Francisco César Nassar Tribulato Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Francisco Leôncio Dazzi Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Frederico Passos Marinho Gastroenterologista titulado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia. Mestrando em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG. Gerusa Maximo de Almeida Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Henrique Eloy B. Câmara Membro do Serviço de Cirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Cirurgião em Belo Horizonte, MG. Hilton Muniz Leão Filho Médico Radiologista Especializado em Imagens do Abdome e Pelve. Setor de Radiologia do Hospital do Coração, Parte de Medicina Interna. São Paulo, SP. Isaura Ramos Assumpção Mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Assistente da Unidade de Gastroenterologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP, Médica Assistente da Unidade de Gastroenterologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP. São Paulo, SP. Jaime Natan Eisig Doutor em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Chefe do Grupo de Estômago do Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, SP.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd VII

2/5/2011 12:00:24


VIII

Colaboradores

Jander Toledo Ferreira Membro do Grupo de Esôfago e Estômago e do Grupo de Fígado, Vias Biliares, Pâncreas e Baço do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Cirurgião do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Jean Rodrigo Tafarel Gastroenterologista titulado pela FBG. Endoscopista titulado pela SOBED. Doutor em Ciências Médicas pela Escola Paulista de Medicina, da UFSP. Curitiba, PR. Joffre Marcondes de Rezende Professor Emérito da Universidade Federal de Goiânia. Goiânia, GO.

Juliana Becattini Guerra Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Bacteriologia da FMUFMG. Professora da Universidade de Itaúna, MG. Belo Horizonte, MG. Juliano Machado de Oliveira Mestre em Gastroenterologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP. Professor Assistente de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Julio Maria Fonseca Chebli Doutor em Gastroenterologia pela UNIFESP. Professor Associado e Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Pesquisador do CNPq. Juiz de Fora, MG.

Joffre Rezende Filho Professor Assistente Doutor do Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo). Goiânia, GO.

Katia Valéria Bastos Dias Barbosa Mestre e Doutora em Gastroenterologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, MG. Médica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Professora Assistente de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

Jorge Marcelo Padilla Mancero Mestre em Gastroenterologia pelo Hospital dos Servidores Públicos do Estado de São Paulo. Médico Assistente do CETEFI, do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP.

Laura Cotta Ornellas Halfeld Doutora em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP).

José Alves de Freitas Doutor em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina, São Paulo. Professor Titular de Clínica Médica I da Faculdade de Medicina de Catanduva e Diretor da Faculdade de Medicina de Catanduva. Catanduva, SP. José Celso Ardengh Médico Assistente do Setor de Endoscopia e Ecoendoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein. Médico Voluntário do Setor de Endoscopia Digestiva da Disciplina de Gastroenterologia da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). São Paulo, SP.

Leonardo Reuter Motta Gama Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Liano Sia Moreira Chefe do Serviço de Endoscopia Digestiva do Hospital Socor. Membro dos Serviços de Endoscopia Digestiva dos Hospitais Mater Dei e Governador Israel Pinheiro (IPSEMG). Gastroenterologista titulado pela FBG. Endoscopista titulado pela SOBED. Belo Horizonte, MG.

José Dayrell de Lima Andrade Professor da Faculdade de Medicina de Barbacena, MG. Preceptor da Residência de Clínica Médica no Hospital Regional de Barbacena (FHEMIG). Ex-Estagiário no Serviço de Hepatogastroenterologia do Prof. Jose Sahel no Hôpital de la Conception, em Marselha, França. Barbacena, MG.

Liliana Andrade Chebli Gastroenterologista pelo Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Núcleo de Pesquisa em Gastroenterologia. Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

José de Laurentys Medeiros Professor Titular de Semiologia da Faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte. Chefe da Clínica Gastroenterológica da Santa Casa de Belo Horizonte. Titular da Academia Mineira de Medicina. Belo Horizonte, MG.

Lincoln Eduardo Villela Vieira de Castro Ferreira Doutor em Gastroenterologia pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo, SP. Médico do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG.

José de Laurentys Medeiros Junior Gastroenterologista e Endoscopista do Hospital da Polícia Militar de Belo Horizonte, MG.

Lisandra Carolina M. Quilici Cirurgiã do Aparelho Digestivo e Endoscopista. Cirurgiã do Hospital da PUC. Campinas, SP.

José Galvão Alves Chefe da 18a Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Professor Titular de Clínica Médica da Universidade Gama Filho e da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Professor de pós-graduação em Gastroenterologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG. Rio de Janeiro, RJ.

Lorete Maria da Silva Kotze Doutora em Gastroenterologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Titulada como Especialista em Gastroenterologia, Gastroenterologia Pediátrica e Clínica Médica. Professora Adjunta Aposentada da Disciplina de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta do Curso de Medicina do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná. Professora do Curso de Especialização em Adolescência da PUC-Paraná. Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Cajuru da PUC-Paraná. Membro Internacional do American College of Gastroenterology. Curitiba, PR.

José Mauro Messias Franco Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG). Sócio-Titular da FBG e da SGNMG. Belo Horizonte, MG. José Sahel Professor de Gastroenterologia e de Hepatologia da Universidade do Mediterrâneo (Aix-Marseille II). Marselha. Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hôpital de la Conception, Marselha, França.

Lucas Cagnin Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Lucas Souto Nacif Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd VIII

2/5/2011 12:00:24


Colaboradores Luciana Dias Moretzsohn Professora Adjunta Doutora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Grupo de Propedêutica do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Belo Horizonte, MG. Luciana Diniz Silva Professora Associada, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina da UFMG. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Belo Horizonte, MG. Luciano Cézar Ribeiro Magalhães Gastroenterologista e Endoscopista. Professor Assistente da Faculdade Federal de Medicina de Montes Claros, MG. Luis Fernando Dutra Diniz Gastroenterologista e Endoscopista Titulado. Sete Lagoas, MG. Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque Professor Titular do Departamento de Gastroenterologia, Disciplina de Transplante de Fígado, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Diretor Cirúrgico do CETEFI, Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Luiz Cláudio Miranda da Rocha Endoscopista Assistente do Hospital Mater Dei e do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. Especialista em Endoscopia do Aparelho Digestivo titulado pela SOBED. Curso de Especialização em Endoscopia Digestiva em Lyon, França. Mestre em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG. Luiz de Souza e Silva Júnior Professor da Universidade de Ciência da Saúde de Alagoas. Médico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL. Luiz Gonzaga Vaz Coelho Professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Subchefe do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG, Belo Horizonte, MG. Luiz Roberto Kotze Médico Patologista, titulado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Médico colaborador do Grupo de Pesquisa em Doenças do Sistema Digestório da PUC-PR. Patologista do Laboratório CITOPAR. Curitiba, PR. Luiz Ronaldo Alberti Endoscopista e diretor-técnico da Clínica Biogastro de Belo Horizonte. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da UFMG. Mestre e Doutor em Cirurgia pela UFMG. Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da SGNMG. Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Membro da SOBED. Belo Horizonte, MG. Maiza da Silva Costa Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Maraci Rodrigues Doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Assistente do Departamento de Gastroenterologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Ex-Estagiária do Departamento de Pediatria – Divisão de Gastroenterologia e Nutrição da UCLA, Los Angeles, California. São Paulo, SP. Marcela Mendes Assumpção Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Marcelo Augusto Fontenelle Ribeiro Júnior Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP.

IX

Marcelo Henrique de Oliveira Especialista em Gastroenterologia pelo Serviço de Gastroenterologia do Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG, Belo Horizonte). Barbacena, MG. Márcio Guimarães Moreira Dias Gastroenterologista e Endoscopista. Patos de Minas, MG. Marcos Vinicius Perini Assistente Doutor do Serviço de Cirurgia de Fígado e Hipertensão Portal. Hospital das Clínicas, FMUSP. São Paulo, SP. Maria Clara Freitas Coelho Assistente Voluntária da VI Enfermaria de Mulheres da Santa Casa de Belo Horizonte, MG. Maria da Penha Zago Gomes Professora Adjunta de Clínica Médica do Centro Biomédico da Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, ES. Maria de Lourdes de Abreu Ferrari Professora Adjunta Doutora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro do Grupo de Coloproctologia e Intestino Delgado e Coordenadora do Ambulatório de Intestino Delgado do Instituto Alfa de Gastroenterologia, Belo Horizonte, MG. Maria do Carmo Friche Passos Professora Adjunta Doutora do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado em Gastroenterologia pela Harvard Medical School (EUA). Belo Horizonte, MG. Maria Elizabeth Calore Neiva Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Maria Ermelinda Camilo Professora Auxiliar e Diretora do Centro de Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Lisboa. Lisboa, Portugal. Maria Juliana Louggio Cavalcanti Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP. Marisa Fonseca Magalhães Professora Auxiliar do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Assistente Efetiva do Serviço de Gastroenterologia da Santa Casa de Belo Horizonte, MG. Marta Carvalho Galvão Médica do staff da 18a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital São Zacarias do Hospital Geral da Santa Casa do Rio de Janeiro. Professora Assistente de Radiologia da Faculdade de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques e da Universidade Gama Filho. Mestre em Radiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ. Mauro Bafutto Mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal de São Paulo. Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Diretor Clínico e Pesquisador do Instituto Goiano de Gastroenterologia. Goiânia, GO. Mounib Tacla Membro do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Gastroenterologia (IBEPEGE) e do Instituto de Gastroenterologia de São Paulo (IGESP). Chefe da Unidade de Gastroenterologia do Hospital do Coração. São Paulo, SP.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd IX

2/5/2011 12:00:24


X

Colaboradores

Naisa Oliveira Alvim Mattedi Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Priscila Lopes Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Natália Cordeiro Médica Residente de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, RJ.

Rafael Hygino Rodrigues Cremonin Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Patrícia Barbosa Ferrari Pediatra Titulada pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Pediatra da Triagem Neonatal do Estado do Paraná, Fundação Ecumênica da Proteção ao Excepcional. Curitiba, PR.

Raul Carlos Wahle Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Paula Amorim Novais Mestre em Gastroenterologia pela UFRJ. Médica do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, UFRJ. Rio de Janeiro, RJ.

Renato Dani Professor aposentado do Departamento de Clínica Médica da FMUFMG. Ex-Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Israel Pinheiro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais. Titular da Academia de Medicina de Minas Gerais. Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina. Ex-Presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia e da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Belo Horizonte, MG.

Paula Hugueney Cruz Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Renato Ferrari Letrinta Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Paulo Cesar Andriguetto Mestre em Cirurgia. Coordenador Geral da Residência do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba. Preceptor de Residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital das Clínicas da UFPR. Cirurgião Assistente Estrangeiro da Faculdade de Medicina de Montpellier, França. Curitiba, PR.

Renato Mitsunori Nisihara Ph.D. Professor Titular da disciplina de Microbiologia e Imunologia Médica do Departamento de Medicina da Universidade Positivo. Professor Responsável pela disciplina de Microbiologia e Imunologia Médica do Departamento de Medicina da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR). Membro do Grupo Docente Estruturante do Curso de Medicina da FEPAR. Pesquisador do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal do Paraná e Responsável Técnico do Laboratório de Imunopatologia da UFPR. Consultor do Setor de Imunologia do Citolab, Laboratório de Citologia Clínica e Histopatologia. Curitiba, PR.

Patrícia Lofêgo Gonçalves Médica do Serviço de Gastroenterologia, Centro Biomédico, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Vitória, ES.

Paulo Fernando Souto Bittencourt Doutor em Pediatria pela Faculdade de Medicina da UFMG. Endoscopista Pediátrico do Instituto Alfa (HC da FMUFMG) e do Hospital Felício Rocho. Belo Horizonte, MG. Paulo Gustavo Kotze Médico Coloproctologista. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Médico do Serviço de Coloproctologia da Aliança Saúde do Hospital Universitário Cajuru (PUCPR). Mestre em Ciências da Saúde pelo Setor de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR. Paulo Herman Professor Associado do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP. Chefe do Serviço de Cirurgia de Fígado e Hipertensão Portal do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP. Paulo Roberto Savassi Rocha Professor Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Chefe do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Belo Horizonte, MG. Paulo Villar do Valle Chefe do Setor de Imagens da Casa de Saúde São José. Rio de Janeiro, RJ. Pedro Duarte Gaburri Professor Adjunto de Gastroenterologia do Departamento de Clínica Médica da Universidede Federal de Juiz de Fora, MG. Penélope Lacrísio dos Reis Menta Mestranda do Programa de Saúde do Adulto da Faculdade de Medicina da UFMG. Nutricionista do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa de Gastroenterologia (Hospital das Clínicas da UFMG). Belo Horizonte, MG.

Renato Rocha Passos Chefe de Clínica da 13a Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Professor Auxiliar da Universidade Gama Filho. Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Fundação TécnicoEducacional Souza Marques. Rio de Janeiro, RJ. Ricardo Cesar Rocha Moreira Cirurgião Vascular e Endovascular. Diplomado pelo American Board of Surgery. Mestre e Doutor em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná. Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Cajuru da PUC do Paraná, em Curitiba. Membro Titular e Ex-Mestre do Capítulo do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Regional do Paraná. Curitiba, PR. Ricardo Guilherme Viebig Mestre em Gastroenterologia pelo IBEPEGE, São Paulo. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Editor Consultivo da Revista Arquivos de Gastroenterologia. São Paulo, SP. Ricardo P. B. Ferreira Gastroenterologista pelo Serviço de Gastroenterologia Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Professor de Gastroenterologia da Universidade do Estado do Amazonas e do Centro Universitário Nilton Lins. Roberto Franceschelli Neto Médico do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd X

2/5/2011 12:00:24


Colaboradores

XI

Roberto Pimentel Dias Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Chefe do Serviço de Clínica Médica do Hospital Governador Israel Pinheiro (IPSEMG). Belo Horizonte, MG.

Clínica e Disciplina de Estágio Obrigatório Profissionalizante do Centro de Farmácia da UFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPR. Curitiba, PR.

Roberto Santoro Meirelles Médico Gastroenterologista em Belo Horizonte, MG.

Taiane Costa Marinho Médica do CETEFI do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, SP.

Rodrigo de Oliveira Peixoto Professor Assistente da Disciplina de Cirurgia do Sistema Digestório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE). Rodrigo M. Quera Gastroenterologista, Clinica Las Condes, Santiago do Chile. Honorary Lecturer, Department of Gastroenterology, University of Chile Hospitals and Clinics, Santiago, Chile. Rodrigo Macedo Rosa Membro Titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia e Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva. Coordenador da Residência Médica e Estágios em Endoscopia Digestiva do Instituto Alfa de Gastroenterologia – Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG. Rodrigo Vianna, MD Diretor do Programa de Transplante Intestinal e Multivisceral, Professor Associado do Departamento de Cirurgia. Indiana University Health and Clarian Transplant Institute, Indianápolis, USA. Rogério Luiz Coutinho Lopes Professor Assistente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG. Rogério Luiz Pinheiro Professor Assistente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG.

Thiago Beduschi, MD Fellow do Programa de Transplantes, Departamento de Cirurgia, Indiana University Health and Clarian Transplant Institute, Indianapolis, USA. Vânia Luiza Cochlar Pereira Professora Assistente do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ. Mestre em Gastroenterologia pela UFRJ. Rio de Janeiro, RJ. Verônica Desirée Samudio Cardozo Médica do Centro Terapêutico Especializado em Fígado (CETEFI) do Hospital da Beneficiência Portuguesa de São Paulo. São Paulo, SP. Victor B. Koehne Gastroenterologista e Endoscopista. Mestre em Gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG. Vitor Antonino Mendes de Sá Chefe do Serviço de Gastroenterologia do Hospital Evangélico de Belo Horizonte. Gastroenterologista e Endoscopista. Belo Horizonte, MG. Vitor Arantes Membro de Serviço de Endoscopia Digestiva do Instituto Alfa de Gastroenterologia (Hospital das Clínicas da UFMG). Especialização em Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógrada e Terapêutica Endoscópica na Universidade Autônoma de Barcelona. Research Fellow em Ultrassom Endoscópico, University of Texas Medical Branch, Galveston, EUA. Mestre em Gastroenerologia pela Faculdade Medicina da UFMG. Belo Horizonte, MG.

Sandra Beatriz Marion Valarini Médica Gastroenterologista e Endoscopista Titulada. Mestre em Medicina de Urgência pela PUCPR. Professora de Medicina da PUCPR, Curitiba, PR.

Walton Albuquerque Coordenador Médico do Serviço de Endoscopia Digestiva do Instituto Alfa de Gastroenterologia (do Hospital das Clínicas da UFMG) e do Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais. Endoscopista Assistente do Hospital Felício Rocho. Membro Titular da SOBED e do CBC. Especialização em Endoscopia em Lyon, França. Doutor em Gastroenterologia pela FMUFMG.

Shirley Ramos da Rosa Utiyama Ph.D. Professora Associada do Departamento de Patologia Médica da Universidade Federal do Paraná. Professora da Disciplina de Imunologia

Washington Luiz dos Santos Vieira† Doutor em Gastroenterologia. Assistente da Clínica Gastroenterológica da Santa Casa de Misericórdia, Belo Horizonte, MG.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XI

2/5/2011 12:00:24


Apresentação

O Brasil é um país suficientemente importante em Gastroenterologia para ter, em língua portuguesa, um bom tratado de doenças do aparelho digestivo, como, de fato, existe. Um destes foi editado por Renato Dani e Luiz de Paula Castro, e conta com várias edições. A presente obra, Gastroenterologia Essencial, é mais compacta que o livro anterior, uma atualização crítica, motivada pelos mais recentes progressos em Gastroenterologia. Penso que Renato Dani é, realmente, a pessoa apropriada para redigi-lo. Eu o conheço há mais de 40 anos. Foi um dos primeiros colaboradores do meu Serviço de Gastroenterologia Clínica e do Grupo de Pesquisas em Patologia Digestiva de Marselha, setor este muito orientado para o pâncreas. Rapidamente, me dei conta das qualidades que fazem dele um pesquisador internacionalmente conhecido: é detentor de uma inteligência viva, bastante cético para rejeitar, sem dar maior atenção, o inútil e o falso, ainda que revestidos de uma roupagem que impressiona, assim como tem a capacidade de identificar o relevante — e apreendê-lo. Juntos, em meu laboratório, estudamos os efeitos da refeição simulada sobre a secreção pancreática do homem, o que tinha sido descrito apenas no cão, por Pavlov (fase cefálica da secreção pancreática). Voltando a Belo Horizonte, ele

soube utilizar os meios de que dispunha, analisando prospectivamente um material patológico enorme, em comum com o seu amigo Célio Nogueira. Exploraram a anatomia patológica, a epidemiologia, a clínica, a cirurgia, enfim, a patologia pancreática brasileira sob múltiplos aspectos, bem como seu papel nosológico. Fizeram isso tão bem que permitiram conhecer as doenças do pâncreas melhor do que em diversos outros países mais equipados. Após sua iniciação, Renato Dani não se deixou repousar. Ele compreendeu que métodos sofisticados de pesquisa, como a biologia molecular, não tornam inútil a pesquisa clínica, como muitos imaginam. De fato, não é raro observar que trabalhos complexos e bem elaborados não se aplicam a nenhum problema preciso. Multiplicando as conferências no Brasil e em numerosos países da América e da Europa, ele pode ser considerado, sem favor, um dos responsáveis pela vitalidade da pesquisa em Gastroenterologia no Brasil. Ninguém duvide que este livro, que traz uma visão precisa sobre múltiplos aspectos da patologia do aparelho digestivo, se compare aos bons similares publicados na literatura internacional. Henri Sarles Marselha.

XVII

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XVII

2/5/2011 12:00:25


Prefácio à Quarta Edição

Esta quarta edição de Gastroenterologia Essencial apresenta algumas diferenças se comparada com a anterior. A primeira e mais importante novidade é a inclusão da professora Maria do Carmo Friche Passos como autora associada. A doutora Maria do Carmo é Professora Doutora da Faculdade de Medicina da UFMG. É um nome bastante conhecido da Gastroenterologia nacional, sobretudo entre aqueles que se interessam pelas doenças funcionais do aparelho digestivo. A sua inclusão certamente valoriza o nosso livro e é muito bem-vinda.

diagnóstico. Um exemplo edificante desses fatos é o livro de Zachary Cope (1881-1974), Early diagnosis of the acute abdomen, publicado a primeira vez em 1921, com inúmeras edições. Foi atualizado apenas em seus comentários sobre exames complementares modernos, por William Silen, professor de Cirurgia da Harvard School of Medicine. Este livro é uma obra-prima de Medicina Clínica e continua tão atual e útil quanto o era em 1921, justamente por privilegiar a clínica. A última edição, a vigésima, é de 2000.

O texto foi todo revisto para ficar conforme as normas do mais recente Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A Editora Guanabara Koogan, por sua vez, utilizou um programa de computador que padroniza os termos mais usados em Medicina, para uniformizar a grafia dessas palavras nos livros que edita. Particularmente, estranhamos algumas poucas palavras, mas todas foram pesquisadas pela Editora e se encontram justificadas no vernáculo.

Dois colegas faleceram durante os trabalhos de preparação do livro, e lamentamos profundamente essas mortes e a falta que farão: o Professor Doutor Washington Luiz dos Santos Vieira, falecido por ocasião da 3a edição, e o Professor Doutor Augusto Paulino Netto, durante a feitura da quarta edição. Ambos foram muito importantes em edições passadas e estão incluídos nesta. Manifestamos aqui a nossa saudade e respeito.

Do ponto de vista científico, o livro foi revisado integralmente. Dois capítulos foram excluídos, por não serem mais relevantes para a Gastroenterologia clínica ou por tratarem de um teste propedêutico já rotineiro; outros tiveram a colaboração de novos autores ou, ainda, foram incluídos por versarem sobre conhecimentos recentes, como o caso do 113, Transplante de Intestino e Multivisceral. Os capítulos que seguem essas normas são: 23, 25, 34, 35, 50, 76, 92, 105 e 113. O livro é fartamente documentado com figuras em preto e branco e, em relação às edições anteriores, conta com mais ilustrações coloridas. Queremos insistir no fato de que, apesar dos avanços dos testes diagnósticos, o exame clínico é fundamental. Devemos ouvir os doentes, interrogá-los e proceder ao exame físico cuidadoso. Muitas vezes, o doente, ao contar a sua história, nos entrega o

Finalmente, queremos, mais uma vez, agradecer aos colaboradores, nacionais e estrangeiros, pelo esplêndido trabalho ao escrever os seus capítulos. Agradecemos, também, aos leitores, e estamos abertos para suas sugestões e críticas. Não poderíamos deixar de agradecer à diretoria do GEN | Grupo Editorial Nacional – do qual faz parte a Guanabara Koogan –, na pessoa de seu diretor-presidente, Sr. Mauro Koogan Lorch, que sempre nos prestigiou e tratou com distinção. Agradecemos também ao pessoal técnico da área da saúde: Sérgio Pinto, Robson Domingues, Aluisio Affonso, Juliana Affonso, Maria Fernanda Dionysio e Beatriz Carneiro, dentre outros que trabalharam no livro. A todos que nos apoiaram e incentivaram, o nosso muito obrigado. Os autores.

XIX

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XIX

2/5/2011 12:00:25


Prefácio à Terceira Edição

Esta terceira edição da Gastroenterologia Essencial pretende seguir a mesma orientação das edições precedentes: compacta, informativa e atualizada. A boa acolhida das duas edições anteriores justifica a atual e constitui, para o autor e colaboradores, motivo de muita satisfação. Algumas mudanças foram introduzidas visando atender leitores e tratar de matéria que foi menos ventilada na segunda edição. O livro aumentou um pouco, agora tem 112 capítulos. Como sempre, os colaboradores fizeram um belo serviço, sobretudo se considerarmos que é muito mais difícil escrever compactamente do que sem limites. Aproveito, portanto, para agradecer a todos que escreveram para as três edições e dizer-lhes da minha admiração e gratidão. Sou particularmente reconhecido aos amigos Adávio de Oliveira e Silva, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Lorete Maria da Silva Kotze, Mounib Tacla e à “turma” de Juiz de Fora. O entusiasmo deles contagia e impulsiona. Não posso deixar de mencionar os meus residentes, que, através dos anos, constituíram motivo de orgulho e um estímulo continuado.

Em 2004 faleceu o professor Liberato João Affonso Di Dio. Foi uma grande perda para o ensino e a pesquisa, tanto no Brasil, quanto na América do Norte. Fui seu monitor de Anatomia Humana na Faculdade de Medicina da UFMG e quero dar-lhe o meu adeus nestas páginas. Ao Sr. Mauro Koogan Lorch, diretor da Guanabara Koogan, um verdadeiro gentleman, minha gratidão por sua confiança e muitas gentilezas. Ao Sr. Sérgio Alves Pinto, o meu muito obrigado por seus cuidados e dedicação para fazer o melhor possível editorialmente. Finalmente, expresso minha esperança de que o livro continue a ser útil a médicos e estudantes que se interessam pela Gastroenterologia. Renato Dani Verão de 2006.

XXI

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXI

2/5/2011 12:00:25


Prefácio à Primeira Edição

Este livro foi encomendado pelo Sr. Mauro Koogan Lorch, da Editora Guanabara Koogan. Ele desejava uma obra que fosse compacta, atualizada, de leitura amena, e que servisse a estudantes, clínicos e especialistas. Na realidade, ele estava propondo uma tarefa bastante difícil e, por isso, a minha primeira resposta foi um assustado não. No Natal de 1996, o Sr. Mauro renovou o convite e, com seus argumentos envolventes e simpáticos, acabou por obter a temerosa aquiescência deste escriba. Antes do sim definitivo, porém, procurei ouvir colegas que poderiam me auxiliar a cumprir aquele contrato tão específico. Assim, expliquei ao Adávio de Oliveira e Silva de que se tratava, e perguntei-lhe o que achava. A resposta foi o que o Adávio é: uma explosão de dinâmico otimismo e entusiasmo. Com essa positiva injeção de ânimo, convidei, em seguida, colaboradores reconhecidamente respeitados por seus conhecimentos e experiência, e entreguei a eles, e a seus grupos, algumas partes do livro. Ao Pedro Gaburri, Aécio Meirelles e Adilton Ornelas, encomendei a primeira seção do livro; ao Márcio Tolentino, confiei doenças do esôfago; ao Luiz Gonzaga Vaz Coelho, o bloco do estômago; à Lorete Kotze, a patologia do intestino delgado; ao Adávio, o fígado; ao Mounib Tacla, as alterações do intestino grosso; e, a outros colegas, capítulos isolados. Creio que os leitores concordarão em que todos os colaboradores, nacionais e internacionais, se saíram muito bem, como era de se esperar, e agradeço a cada um o seu esforço e competência. O meu amigo, Professor Henri Sarles, de Marselha, escreveu a “Apresentação”. Fiz questão de convidá-lo porque tenho por ele o maior respeito e afeição. O Prof. Sarles é líder de uma prestigiosa escola de Gastroenterologia, com discípulos atuantes por todo o mundo, muitos aqui no Brasil. A sua cultura é algo de notável, não só médica, mas humanística, o que faz dele um homem à altura das melhores tradições da escola francesa. É um homem que é quelqu’un et quelque chose. O atual comandante dessa Escola de Marselha é o Prof. José Sahel, de renome internacional, que também colabora neste livro, e que mantém a tradição de nossa escola. Os leitores notarão que o Prof. Sarles usou, a meu respeito, palavras fraternas, exageradas, tais como um amigo se refere a outro, mas que, não obstante, me deixaram emocionado e grato. Reconheço que muito devo

a minha formação profissional ao Prof. Sarles, a cuja escola tenho a honra de pertencer, e, também, aos Professores Luigi Bogliolo e, especialmente, João Galizzi; deste, fui assistente por muitos anos, e não conheço quem lhe seja superior em decência, retidão e respeito a seus semelhantes; aquele introduziu-me na pesquisa experimental e ensinou-me a ser crítico. Durante a impressão do livro, perdemos Eduardo Botelho de Carvalho, colaborador em nossos livros médicos e colega na Faculdade de Medicina da UFMG. Faleceu prematuramente, aos 44 anos, em plena efervescência de uma carreira em franca ascensão. Realmente, lamentamos muito. Devo assinalar a paciência do Sr. Sérgio Alves, ocasionalmente necessária, durante a gestação da obra; é sua a responsabilidade por todo o trabalho gráfico envolvido na feitura deste livro. Ao agradecer à Guanabara Koogan a confiança em mim depositada, pergunto-me se o Sr. Mauro aceitou o trabalho terminado como aquilo que imaginara, pois muito compacto o livro não ficou, afinal são 100 capítulos... Reconheço, ademais, que alguns destes acabaram mais longos do que eu desejava, mas achei que estavam tão informativos que não deveria podá-los. Sobretudo, tenho a esperança de que os colegas encontrem em suas páginas respostas para as indagações do dia a dia, e até mesmo algumas informações que serão parte rotineira da formidável medicina que se prenuncia para o século XXI. Lembro que, apesar de muito cuidado com as informações relacionadas à terapêutica, esse é um território muito movediço, e alterações podem aparecer a qualquer momento. Gostaria de terminar esse prefácio citando o padre Antonio Vieira (Lisboa, 6/2/1608 — Salvador, Bahia, 18/7/1697), ao escrever sobre a arte de semear, num franco anunciar de Guimarães Rosa: Nas outras artes, tudo é arte: na música tudo se faz por compasso, na arquitetura, tudo se faz por regra, na aritmética tudo se faz por conta, na geometria tudo se faz por medida. O semear não é assim. É uma arte sem arte: caia onde cair. Renato Dani Belo Horizonte, verão de 1998.

XXIII

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXIII

2/5/2011 12:00:25


Sumário

PARTE I Generalidades, 1 1 Hemorragia Digestiva Aguda Alta e Baixa, 3 Laura Cotta Ornellas Halfeld, Juliano Machado de Oliveira e Adilton Toledo Ornellas

2 Sangramento Gastrintestinal Crônico, 17 Pedro Duarte Gaburri, Ana Karla Gaburri, Adilton Toledo Ornellas e Aécio Flávio Meirelles de Souza

3 Diarreia Aguda e Crônica, 26 Juliano Machado de Oliveira, Laura Cotta Ornellas Halfeld e Adilton Toledo Ornellas

4 Halitose, Eructação e Soluço, 40 Adilton Toledo Ornellas, Juliano Machado de Oliveira e Laura Cotta Ornellas Halfeld

5 Alterações Motoras do Aparelho Digestivo, 46 Ricardo Guilherme Viebig

6 Aparelho Digestivo e AIDS, 59 Luis Fernando Dutra Diniz e Renato Dani

7 Parasitoses Intestinais, 75 Pedro Duarte Gaburri, Aécio Flávio Meirelles de Souza, Ana Karla Gaburri e Elson Vidal Martins Junior

8 Estomatites, 85 José Alves de Freitas e Dario Ravazzi Ambrizzi

PARTE II Esôfago, 97 9 Anomalias Congênitas, 99 Renato Dani e Daniella Ribeiro Einstoss Korman

10 Doença por Refluxo Gastresofágico, 102 Eliza Maria de Brito e Luciana Dias Moretzsohn

11 Membranas, Anéis e Divertículos do Esôfago, 113 Vitor Antonino Mendes de Sá

12 Comprometimento do Esôfago por Infecções, Radiação e Agentes Químicos, 118 Paulo Fernando Souto Bittencourt, Edivaldo Fraga Moreira e Walton Albuquerque

13 Corpos Estranhos, Perfurações, Hérnias Diafragmáticas, Síndrome de Boerhaave, Lesões Causadas por Comprimidos e Síndrome de Mallory-Weiss, 127 David Corrêa Alves de Lima, Silas de Castro Carvalho, Rodrigo Macedo Rosa e Luiz Ronaldo Alberti

14 Acalasia e Megaesôfago, 140 Eponina Maria de Oliveira Lemme, Paula Amorim Novais e Vânia Luiza Cochlar Pereira

15 Tumores do Esôfago, 152 José Mauro Messias Franco, Fernando Augusto Vasconcellos Santos e Marcelo Henrique de Oliveira

PARTE III Estômago e Duodeno, 161 16 Anomalias Congênitas, 163 Marisa Fonseca Magalhães e Maria do Carmo Friche Passos

17 Dispepsia Funcional, 165 Ana Flávia Passos Ramos e Maria do Carmo Friche Passos

18 Gastrite, 172 Luiz Gonzaga Vaz Coelho e Maria Clara Freitas Coelho

19 Úlcera Péptica Gastroduodenal, 182 Ricardo P. B. Ferreira e Jaime Natan Eisig

20 Úlcera Péptica Helicobacter pylori-negativa, 194 Bruno Squárcio Fernandes Sanches, Graziella Mattar Vieira de Alvarenga e Renato Dani

21 Divertículos, Vólvulo, Dilatação Aguda, Corpos Estranhos (Bezoares), Ruptura Gástrica e Crohn, 201 Carlos Henrique Diniz de Miranda e Maria do Carmo Friche Passos

22 Infecções Crônicas: Tuberculose, Sífilis, Micoses e Herpes, 206 Luciana Dias Moretzsohn e Maria do Carmo Friche Passos

XXV

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXV

2/5/2011 12:00:25


XXVI

Sumário

23 Polipose Gástrica, 210 Celso Mirra de Paula e Silva

24 Tumores do Estômago, 215 Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Washington Luiz dos Santos Vieira† e Rogério Luiz Pinheiro

25 Doenças Eosinofílicas do Aparelho Digestivo, 227 Mauro Bafutto e Joffre Rezende Filho

26 Outras Doenças do Duodeno, 238 Luciana Diniz Silva e Penélope Lacrísio dos Reis Menta

37 Tumor Estromal Gastrintestinal, 417 Mounib Tacla

PARTE V Intestino Grosso, 421 38 Colite Microscópica, Colite Pseudomembranosa e Colite Radiógena, 423 Mounib Tacla e Renato Dani

39 Constipação Intestinal e Fecaloma, 429 José Alves de Freitas e Mounib Tacla

40 Síndrome do Intestino Irritável, 442

PARTE IV Intestino Delgado, 247 27 Anomalias Congênitas de Intestino Delgado e Grosso, 249 Dorina Barbieri, Maraci Rodrigues e Isaura Ramos Assumpção

28 Síndrome de Má Absorção Intestinal, 266 Lorete Maria da Silva Kotze, Luiz Roberto Kotze e Renato Mitsunori Nisihara

29 Fibrose Cística, Intolerância a Dissacarídios e Outros Distúrbios na Digestão de Nutrientes, 278 Patrícia Barbosa Ferrari, Sandra Beatriz Marion Valarini, Jean Rodrigo Tafarel e Lorete Maria da Silva Kotze

30 Doença Celíaca e Outros Distúrbios na Absorção de Nutrientes, 294 Lorete Maria da Silva Kotze e Shirley Ramos da Rosa Utiyama

Maria do Carmo Friche Passos

41 Doença Diverticular do Cólon, 449 José Alves de Freitas e Mounib Tacla

42 Apendicite Aguda e Outras Doenças do Apêndice, 456 Mounib Tacla

43 Retocolite Ulcerativa, 460 José Alves de Freitas, Adérson Omar Mourão Cintra Damião e Mounib Tacla

44 Tuberculose Intestinal, 476 Mounib Tacla

45 Megacólon, 478 José Alves de Freitas, Mounib Tacla e Renato Dani

46 Tumores Benignos Colorretais, 483 Mounib Tacla

31 Doença Imunoproliferativa do Intestino Delgado, Doença de Whipple e Outros Distúrbios no Transporte de Nutrientes, 331 Maria de Lourdes de Abreu Ferrari, Aloísio Sales da Cunha e Lorete Maria da Silva Kotze

32 Doença de Crohn, 347 Lorete Maria da Silva Kotze, Paulo Gustavo Kotze e Luiz Roberto Kotze

47 Tumores Malignos Colorretais, 490 Mounib Tacla e Arnaldo José Pontello Neves

48 Obstrução Intestinal, 502 Renato Rocha Passos, Augusto Paulino Netto† e Paulo Villar do Valle

49 Pseudo-obstrução Intestinal, 514 Victor B. Koehne

33 Síndrome do Intestino Curto, 381 Paulo Cesar Andriguetto

34 Insuficiência Vascular Mesentérica, 391 Ricardo Cesar Rocha Moreira

35 Supercrescimento Bacteriano no Intestino Delgado, 402 Ahmed Abu-Shanab, Rodrigo M. Quera e Eamonn M. M. Quigley (Tradução: Lorete Maria da Silva Kotze)

36 Tumores do Intestino Delgado, 406 Lorete Maria da Silva Kotze, Luiz Roberto Kotze e Paulo Gustavo Kotze

PARTE VI Ânus e Reto, 521 50 Doenças Anorretais, 523 Flávio Antonio Quilici e Lisandra Carolina Quilici

PARTE VII Fígado, 573 51 Conduta Diagnóstica em Pacientes com Doença Hepatobiliar, 575 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Raul Carlos Wahle, Taiane Costa Marinho e Leonardo Reuter Motta Gama

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXVI

2/5/2011 12:00:25


Sumário

52 A Icterícia como Síndrome: Não Colestática e Colestática, 585 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Cristiane Maria de Freitas Ribeiro, Naisa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Fábio Rosa Moraes, Raul Carlos Wahle

53 Hepatite Aguda Viral, 592 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Naísa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Gerusa Náximo de Almeida, Flávia Costa Cardoso, Raul Carlos Wahle

54 Hepatite Viral Crônica, 600 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Cristiane Maria de Freitas Ribeiro, Naisa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Maria Elizabeth Calore Neiva, Gerusa Máximo de Almeida, Raul Carlos Wahle

55 Hepatite Crônica Não Viral, 620 Luiz de Souza e Silva Júnior, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Raul Carlos Wahle, Taiane Costa Marinho, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Naisa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Gagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Maiza da Silva Costa, Adávio de Oliveira e Silva

56 Hepatite Aguda Fulminante, 631 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Taiane Costa Marinho, Maria Juliana Louggio Cavalcanti, Maria Elizabeth Calore Neiva, Arnaldo Bernal Filho, Raul Carlos Wahle

57 Cirrose Hepática, 643 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Taiane Costa Marinho, Leonardo Reuter Motta Gama, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Guilherme Tarameli dos S. Cecílio, Maria Juliana Louggio Cavalcanti, Francisco César Nassar Tribulato, Raul Carlos Wahle

58 Encefalopatia Hepática, 664 Adávio de Oliveira e Silva, Raul Carlos Wahle, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Maria Ermelinda Camilo, Ana Beatriz de Vasconcelos, Marcela Mendes Assumpção, Francisco César Nassar Tribulato, Taiane Costa Marinho, Dan L. Waitzberg

XXVII

59 Ascite Hepatogênica, 673 Adávio de Oliveira e Silva, Evandro de Oliveira Souza, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Briane André Vertuan Ferreira, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Naisa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Francisco Leôncio Dazzi, Raul Carlos Wahle

60 Síndrome Hepatorrenal e Síndrome Hepatopulmonar, 684 Heitor Rosa e Américo de Oliveira Silvério

61 Peritonite Bacteriana Espontânea, 692 Angelo Alves de Mattos e Angelo Zambam de Mattos

62 Hemorragia Digestiva Alta no Cirrótico, 698 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Raul Carlos Wahle, Taiane Costa Marinho, Renato Ferrari Letrinta, Arnaldo Bernal Filho, Paula Huheney Cruz, Briane André Vertuan Ferreira, Fauze Maluf Filho

63 Cirrose Biliar Primária e Síndromes de Superposição, 710 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Taiane Costa Marinho, Celso Marques Raposo Júnior, Naísa Oliveira Alvim Mattedi, Paula Hugueney Cruz, Lucas Souto Nacif, André Gustavo Santos Pereira, Raul Carlos Wahle

64 Colangite Esclerosante Primária, 719 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Taiane Costa Marinho, Naísa Oliveira Alvim Mattedi, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Guilherme Tarameli dos S. Cecílio, Raul Carlos Wahle, Cristiane Maria de Freitas Ribeiro

65 Hemocromatose Hereditária, 728 Adávio de Oliveira e Silva, Luiz de Souza e Silva Júnior, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Taiane Costa Marinho, Leonardo Reuter Motta Gama, Celso Marques Raposo Júnior, Naísa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Hilton Muniz Leão Filho e Raul Carlos Wahle

66 Doença de Wilson, 736 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Celso Marques Raposo Júnior, Naísa Oliveira Alvim Mattedi, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Taiane Costa Marinho, Leonardo Reuter Motta Gama, Arnaldo Bernal Filho, Ana Beatriz de Vasconcelos, Raul Carlos Wahle

67 Doença Hepática Alcoólica, 740 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Ana Beatriz de Vasconcelos, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Felipe de Souza Atan, Celso Marques Raposo Júnior, Naísa Oliveira Alvim Maltedi, Paula Hugueney Cruz, Raul Carlos Wahle

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXVII

2/5/2011 12:00:25


XXVIII

Sumário

68 Doença Vascular do Fígado, 749 Aécio Flávio Meirelles de Souza, Kátia Valéria Bastos Dias Barbosa, Fábio Heleno de Lima Pace e Lincoln Eduardo Villela Vieira de Castro Ferreira

80 Colecistites, 908 Renato Dani e Henrique Eloy B. Câmara

81 Síndrome Pós-colecistectomia, 913 Eduardo Nacur Silva e Renato Dani

69 Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica, 762 Guilherme Santiago Mendes

70 Fígado e Gravidez, 767 José de Laurentys Medeiros e José de Laurentys Medeiros Junior

71 Fígado e Drogas, 775 Aécio Flávio Meirelles de Souza, Kátia Valéria Bastos Dias Barbosa, Fábio Heleno de Lima Pace e Juliano Machado de Oliveira

72 Doença Cística Hepatobiliar, 800

82 Disfunção do Esfíncter de Oddi, 917 José Galvão Alves, José Celso Ardengh, Angelo Paulo Ferrari Junior e Marta Carvalho Galvão

83 Colecistoses, Coleperitônio, Peritonite Biliar, Hemobilia, Bilemia e Parasitos Biliares, 927 Paulo Roberto Savassi Rocha e Rogério Luiz Coutinho Lopes

84 Tumores de Vesícula, Vias Biliares e Ampola de Vater, 939 Renato Dani e José Dayrell de Lima Andrade

Marcos Vinicius Perini e Paulo Herman

73 Abscesso Piogênico do Fígado, 806 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Leonardo Reuter Motta Gama, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Roberto Franceschelli Neto, Renato Ferreira Letrinta, Lucas Souto Nacif, Raul Carlos Wahle e Hilton Muniz Leão Filho

74 Tumores Benignos do Fígado, 809 Adávio de Oliveira e Silva, Raul Carlos Wahle, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Evandro de Oliveira Souza, Lucas Cagnin, Rafael Hygino Rodrigues Cremonin, Paula Hugueney Cruz, Priscila Lopes, Cristiane Maria de Freitas Ribeiro e Hilton Muniz Leão Filho

75 Tumores Malignos do Fígado, 822 Carlos Sandoval Gonçalves, Maria da Penha Zago Gomes, Patrícia Lofêgo Gonçalves e Fausto E. L. Pereira

76 Doenças do Fígado na Infância, 853 Gilda Porta e Adriana Porta Miche Hirschfeld

77 Transplante de Fígado, 865 Adávio de Oliveira e Silva, Verônica Desirée Samudio Cardozo, Jorge Marcelo Padilla Mancero, Francisco Leôncio Dazzi, Adriano Miziara Gonzalez, Marcelo Augusto Fontenelle Ribeiro Júnior, Evandro de Oliveira Souza, Cristiane Maria de Freitas Ribeiro, Arnaldo Bernal Filho, Renato Ferrari Letrinta, Luiz A. Carneiro D’Albuquerque

PARTE IX Pâncreas, 965 85 Anomalias do Desenvolvimento, 967 Julio Maria Fonseca Chebli, Liliana Andrade Chebli, André Luiz Tavares Pinto

86 Deficiências Enzimáticas Isoladas Congênitas, 974 Renato Dani

87 Classificação das Pancreatites, 976 Renato Dani

88 Pancreatite Aguda, 980 Renato Dani

89 Complicações da Pancreatite Aguda, 996 José Galvão-Alves e Marta Carvalho Galvão

90 Nutrição e Pancreatite Aguda, 1007 Julio Maria Fonseca Chebli, Liliana Andrade Chebli, Carlos Augusto Gomes, Rodrigo de Oliveira Peixoto

91 Pancreatite Crônica, 1013 Renato Dani e Eduardo Nacur Silva

92 Pancreatite Autoimune, 1024 José Galvão Alves, Natália Cordeiro, Daniella Cavalcanti e Marta Carvalho Galvão

93 Cistos Pancreáticos, 1029 Renato Dani

PARTE VIII Vias Biliares, 893 78 Anomalias Congênitas, 895 Renato Dani

79 Litíase Biliar, 898 Renato Dani e Henrique Eloy B. Câmara

94 Tratamento Endoscópico das Doenças Pancreáticas, 1042 José Sahel e Gustavo Miranda Martins

95 Tumores do Pâncreas Exócrino, 1052 Liano Sia Moreira e Renato Dani

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXVIII

2/5/2011 12:00:25


Sumário

96 Tumores Neuroendócrinos do Pâncreas, 1068 José Galvão Alves, Augusto Paulino Netto (in memoriam), Marta Carvalho Galvão, Andréa de Faria Mendes, Daniella Cavalcanti e Natália Cordeiro

XXIX

105 Pancreatite Crônica Paraduodenal (Groove pancreatitis), 1166 Renato Dani

106 Farmacoterapia, Aparelho Digestivo e o Paciente Geriátrico, 1168

PARTE X Miscelânea, 1077 97 Alergia Alimentar, 1079 Renato Dani e Eduardo Botelho de Carvalho (in memoriam)

98 Fístulas Digestivas, 1086 Renato Dani e Eduardo Botelho de Carvalho (in memoriam)

99 Abscessos Intra-abdominais, 1097 Renato Dani e Bruno Squárcio Fernandes Sanches

100 Tumores Carcinoides do Trato Gastrintestinal, 1111 Luciano Cézar Ribeiro Magalhães, Renato Dani, Márcio Guimarães Moreira Dias

101 Esquistossomose Mansônica, 1124 Guilherme Santiago Mendes

102 Doenças do Peritônio, 1130 José de Laurentys Medeiros e Maria do Carmo Friche Passos

103 Obesidade, 1138 José Dayrell de Lima Andrade e Renato Dani

104 Terapêutica Endoscópica em Patologia Biliar, 1151 Glaciomar Machado

Márcio Guimarães Moreira Dias, Renato Dani e Elmar José Moreira Lima

107 Imunidade, Inflamação e o Aparelho Digestivo, 1179 Roberto Pimentel Dias

108 Terapêutica da Dor Abdominal, 1200 Renato Dani e Roberto Santoro Meirelles

109 Dor Torácica não Cardíaca (de Origem Indeterminada), 1205 Joffre Rezende Filho e Joffre Marcondes de Rezende

110 Flora Gastrintestinal Indígena, 1211 Dulciene Maria de Magalhães Queiroz, Luciana Diniz Silva, Andreia Maria Camargos Rocha e Gifone Aguiar Rocha

111 Diagnóstico e Tratamento das Complicações em Endoscopia Digestiva, 1216 Walton Albuquerque, Luiz Cláudio Miranda da Rocha, Vitor Arantes e Alexandre Rodrigues Ferreira

112 Abdome Agudo, 1244 Frederico Passos Marinho e Adriana Athayde Lima Stehling

113 Transplante de Intestino e Multivisceral, 1258 Rodrigo Vianna e Thiago Beduschi

Índice Alfabético, 1263

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 000-Dani.indd XXIX

2/5/2011 12:00:25


113

Transplante de Intestino e Multivisceral Rodrigo Vianna e Thiago Beduschi



INTRODUÇÃO

Apesar dos primeiros transplantes de intestino terem sido realizados na década de 1960, somente em um passado recente essa modalidade de tratamento deixou a esfera experimental e passou a ser considerada tratamento definitivo. Os motivos para o transplante de intestino não seguir a mesma cronologia alcançada pelos demais órgãos hoje é bem entendida. Fatores imunológicos, complexidade técnica e complicações infecciosas foram alguns dos motivos pelos quais o transplante de intestino só é realizado em um pequeno número de centros ao redor do mundo, e seus resultados só trouxeram entusiasmo na última década. Alguns dos fatores responsáveis pela melhoria dos resultados foram um melhor regime de imunossupressão com indução perioperatória com anticorpos antilinfocitários, ganho de experiência clínica com grande aprendizado no manejo das complicações, avanços no diagnóstico e tratamento da rejeição, além de melhores e potentes antibióticos. Por todos esses detalhes e perante as mais diversas dificuldades clínicas e cirúrgicas encontradas, o transplante de intestino e multivisceral pode ser considerado hoje o mais complexo procedimento da medicina moderna. 

FALÊNCIA INTESTINAL

Falência intestinal é uma condição clínica caracterizada por uma redução crítica e incapacidade do trato gastrintestinal em manter nutrição adequada, bem como balanço hidreletrolítico e desenvolvimento ponderal na ausência de nutrição parenteral. As causas para falência intestinal são as mais variadas, incluindo problemas anatômicos como extensas ressecções do intestino delgado e problemas funcionais como síndromes desabsortivas e problemas de motilidade. Síndrome do intestino curto (SIC) é outro conceito amplamente utilizado e foi confundido como sinônimo de falência intestinal por muito tempo. A SIC é caracterizada por falência intestinal após extensa ressecção do intestino, não incluindo a falência intestinal resultante de dismotilidade e problemas absortivos. Na criança, as causas mais comuns são enterocolite necrosante, gastrosquise, atresia intestinal, vólvulo, pseudo-obstrução, aganglionose e doenças

congênitas do desenvolvimento do enterócito. Doença vascular (isquemia mesentérica), inflamatória (doença de Crohn), trauma e tumores são as causas mais comuns nos adultos, sendo SIC encontrada em 80% dos casos. Falência intestinal com necessidade de nutrição parenteral total (NPT) leva a inúmeras complicações, tanto em adultos como em crianças. Falência hepática, sepse, atraso de desenvolvimento, insuficiência renal, problemas ósseos são alguns dos mais comuns problemas encontrados em pacientes submetidos à NPT por tempo prolongado. 

INDICAÇÕES E TIPOS DE ENXERTO

Historicamente, o transplante de intestino delgado era somente indicado para pacientes com complicações decorrentes da NPT. Felizmente, as indicações para o transplante de intestino e multivisceral se expandiram nos últimos anos. Atualmente, um grande número de desordens leva à necessidade do transplante. A principal indicação continua sendo a síndrome do intestino curto. A melhoria dos resultados quando comparados à NPT mesmo na ausência de complicações nos leva a indicar o transplante de intestino tão logo a falência intestinal seja diagnosticada. A escolha do enxerto varia conforme a doença de base, presença e grau da doença hepática, número de cirurgias prévias, qualidade e relações anatômicas dos outros órgãos abdominais. Caso o paciente apresente anormalidade nas enzimas hepáticas, ou sinais de hipertensão portal, uma biopsia de fígado deve ser realizada. A presença de cirrose ou fibrose avançada é uma indicação para a substituição concomitante do fígado. Pacientes com síndrome do intestino curto ou enteropatias congênitas devem ser considerados precocemente para transplante de intestino a fim de evitar as injúrias causadas pela NPT. Pacientes com doença funcional do intestino podem ter deficiente estado nutricional e má qualidade de vida. Esses pacientes também devem ser considerados para transplante de intestino. Apesar de um maior conhecimento sobre o transplante de intestino, a indicação precoce não acontece como regra, e 60 a 70% dos pacientes referenciados já possuem certo grau de comprometimento hepático. A mortalidade na fila de espera é a maior dentre todos os órgãos, chegando a 40-60%. O tipo de enxerto

1258

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 113-Dani.indd 1258

15/4/2011 23:59:56


Capítulo 113 / Transplante de Intestino e Multivisceral

nos últimos 10 anos. O transplante de intestino tornou-se uma opção viável para pacientes com necessidade de NPT, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os custos a longo prazo. O transplante multivisceral dá opção de tratamento a pacientes antes condenados com tumores irressecáveis, tromboses extensas do sistema porta e catástrofes abdominais. Infelizmente, poucos centros no mundo são capazes de oferecer este tipo de tratamento com bons resultados. 

LEITURA RECOMENDADA

Buchman, AL. Complications of long-term home total parenteral nutrition: their identification, prevention and treatment. Dig Dis Sci, 2001; 46:1-18.

1261

Fryer, J, Pellar, S, Ormond, D et al. Mortality in candidates waiting for combined liver-intestine transplants exceeds that for other candidates waiting for liver transplant. Liver Trans, 2003; 9:748-53. Goulet, O & Ruemmele, F. Causes and management of intestinal failure in children. Gastroenterology, 2006; 130:16-8. Grant, D, Abu-Elmagd, K, Reyes, J et al. Report of the intestinal transplant registry: a new era has dawned. Ann Surg, 2005; 241:607-13. O’Keefe, SJ, Buchman, AL, Fishbein, TM et al. Short bowel syndrome and intestinal failure: consensus, definitions and overview. Clin Gastroenterol Hepatol, 2006; 4:6-10. Vianna, R. Immunologic basis of allograft rejection and immunosuppressive agents in intestinal transplantation. Minerva Pediatr, 2009; 61:293-303. Review. Vianna, RM & Mangus, RS. Present prospects and future perspectives of intestinal and multivisceral transplantation. Curr Opin Clin Nutr Metab Care, 2009; 12:281-6. Review. Vianna, RM, Mangus, RS, Tector, AJ. Current status of small bowel and multivisceral transplantation. Adv Surg, 2008; 42:129-50. Review.

Dani | Gastroenterologia Essencial - Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. 113-Dani.indd 1261

16/4/2011 00:00:00


Sem tĂ­tulo-1 1

02/05/2011 13:28:31


Dani | Gastroenterologia Essencial