Issuu on Google+

PROMETHEUS Atlas de Anatomia

Michael Schünke Erik Schulte Udo Schumacher Ilustrações de Markus Voll Karl Wesker 2ª edição revisada e ampliada 2.009 ilustrações 182 tabelas Revisão técnica Adilson Dias Salles Mestre em Anatomia pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Graduação em Anatomia da UFRJ. Pesquisador do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.

Tradução Marcelo Sampaio Narciso

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 3

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Anatomia Geral e Sistema Locomotor

04.06.13 16:13:31


Nota Importante: A medicina é uma ciência em constante mudança e desenvolvimento. A pesquisa e a experiência clínica aumentam continuamente nosso conhecimento, sobretudo em relação ao tratamento adequado e à terapia com fármacos. Quando, neste livro, são mencionadas dosagens ou aplicações, os leitores podem ficar seguros de que os autores, os editores e os divulgadores envidaram todos os esforços para assegurar que tais referências estivessem de acordo com o conhecimento em vigor no momento da produção do livro. Entretanto, isso não envolve nem implica nenhuma garantia ou responsabilidade por parte dos editores no tocante a qualquer instrução de dosagem e formas de aplicação citadas neste livro. Cada usuário deve examinar cuidadosamente as recomendações dos fabricantes apresentadas em cada medicamento e verificar, se necessário, pela consulta de um clínico geral ou especialista, se a dosagem mencionada ou as contraindicações citadas pelo fabricante diferem daquelas referidas neste livro. Tal exame é, sobretudo, importante para substâncias ou fármacos que são raramente usados ou que foram recentemente introduzidos no mercado. Os esquemas de dosagem ou formas de aplicação referidos são integralmente do risco e da responsabilidade do próprio usuário. Os autores e os editores solicitam a cada usuário relatar aos editores eventuais discrepâncias ou falhas observadas.

Professor Dr. med. Erik Schulte Anatomisches Institut der Johannes Gutenberg-Universität Mainz Makroskopischer Bereich 55099 Mainz Professor Dr. med. Udo Schumacher Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf Institut für Anatomie II Experimentelle Morphologie Martinistraße 52 20246 Hamburg Ilustrações Markus Voll, München (Homepage: www.markus-voll.de) Karl Wesker, Berlin (Homepage: www.karlwesker.de)

Ficha catalográfica S419p 2.ed. Schünke, Michael Prometheus, atlas de anatomia: anatomia geral e sistema locomotor / Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher; ilustrações por Markus Voll, Karl Wesker; [revisão técnica Adilson Dias Salles; tradução Marcelo Sampaio Narciso]. – 2. ed. revisada e ampliada. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. il.

Esta obra é uma tradução do original da 2a edição na língua alemã de: Copyright © of the original German language edition 2007 by Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart, Germany. Original title: Prometheus LernAtlas der Anatomie. Allgemeine Anatomie und Bewegungssystem, by Michael Schünke | Erik Schulte | Udo Schumacher, with illustrations by Markus Voll and Karl Wesker. All rights reserved. Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2013 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(11) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 www.editoraguanabara.com.br | www.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na internet ou outros), sem permissão expressa da Editora. Capa: Thieme Verlagsgruppe Editoração eletrônica: Diagrama Ação - Produção Editorial Ltda.

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 4

Tradução de: Prometheus LernAtlas der Anatomie. Allgemeine Anatomie und Bewegungssystem (2. ed. rev. e ampliada) “2009 ilustrações, 182 tabelas” Apêndice Inclui bibliografia ISBN 978-85-277-1821-9 1. Anatomia humana – Atlas. 2. Anatomia – Atlas. 3. Sistema musculoesquelético. 4. Sistema musculoesquelético – Atlas. I. Schulte, Erik. II. Schumacher, Udo. III. Título. IV. Título: Anatomia geral e sistema locomotor. 11-0723.

CDD: 611.700222 CDU: 611.7(084)

Alguns nomes de produtos, patentes e desenhos registrados referidos neste livro são, de fato, marcas registradas ou selos de propriedade, mesmo quando não exista no texto uma referência específica a isto. Portanto, o aparecimento de um nome sem a designação do selo de propriedade não deve ser entendido pelo usuário como uma representação do editor de que ele seja de domínio público. Este livro, incluindo todas as suas partes, é legalmente protegido pela lei de Direitos Autorais. Qualquer uso, exploração ou comercialização fora dos limites estreitos impostos pela legislação dos direitos autorais, sem consentimento da editora, é ilegal e sujeito a processo jurídico. Isto se aplica principalmente à reprodução como cópias, mimeografias, preparação de microfilmes, processamento e armazenamento eletrônicos de dados.

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Professor Dr. med. Dr. rer. nat. Michael Schünke Anatomisches Institut der Christian-Albrechts-Universität zu Kiel Olshausenstraße 40 24098 Kiel

04.06.13 16:13:31


Essa nova edição do Atlas Prometheus teve seu sucesso comprovado pelos inúmeros e-mails e cartas enviados pelos leitores. Das diversas atualizações realizadas nesta obra, destaca-se a inclusão de cerca de 30 novas seções dedicadas a tópicos importantes na prática clínica, como, por exemplo: • • • •

Artrose da articulação do quadril Síndromes de compressão dos nervos periféricos Anestesia local de nervos periféricos Funções de determinados músculos, bem como sinais e sintomas decorrentes da deficiência ou do encurtamento desses músculos • Diagnóstico por imagem das principais articulações, como a do ombro, a do cotovelo e as da mão, além das articulações do quadril, do joelho e do pé. Nesta 2ª edição foram incorporados fundamentos importantes, tais como posição e terminologia dos planos do exame radiológico, estrutura de fibra muscular estriada, regeneração de fibra nervosa, além de conceitos das diferentes maneiras de associação entre os ossos. Graças a essas atualizações, o Atlas Prometheus se torna ainda mais adequado à chamada “década dos ossos e das articulações” – um título que a OMS concedeu entre os anos 2000 e 2010. A OMS alerta para o fato de que doenças do sistema musculoesquelético têm tornado-se mais frequentes nos últimos anos em todo o mundo, em razão do aumento da expectativa média de vida. Atualmente, na Alemanha, há uma ocorrência de 27%, o que torna essas patologias

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 5

a causa mais frequente de incapacidade física. Com base no desenvolvimento demográfico, estima-se que, em 2030, aproximadamente 30% dos alemães tenham mais de 60 anos de idade; isto é, nesta data, o número de pessoas com este tipo de problema será aproximadamente o dobro. Hoje em dia, mais da metade de todas as doenças crônicas que acometem pessoas de mais de 60 anos envolvem os ossos (p. ex., osteoporose) e as articulações (p. ex., osteoartrose). Os custos para a saúde pública são imensos, assim como as repercussões políticas e econômicas. Desse modo, uma das principais demandas da OMS é a adaptação do ensino universitário aos crescentes estresses sociais decorrentes de doenças e distúrbios do sistema musculoesquelético em todo o mundo. Trata-se de motivo suficiente para se valorizar – desde o início – o estudo das condições anatômicas, das “áreas mais sujeitas a patologias” e dos “pontos fracos” do corpo humano. O Atlas Prometheus atende às necessidades do estudo diário, promove o aprendizado de informações valiosas e diferenciadas e suscita o interesse pela anatomia. O conhecimento de anatomia é a base de todo tratamento na área da saúde. Nossos agradecimentos especiais à encorajadora e construtiva colaboração para esta edição do Prof. Dr. Cristoph Viebahn, da Universität Göttingen, e do Prof. Dr. Thilo Wedel, da Universität Kiel. Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em setembro de 2007

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Prometheus – 2ª edição

04.06.13 16:13:31


Segundo a mitologia grega, Prometheus despertou a ira de Zeus por ter criado os homens à semelhança dos deuses e lhes entregado o fogo, que representa a iluminação. Prometheus, em grego, significa “o que pensa adiante”; e, para fazer jus a seu nome, nosso atlas foi elaborado com o objetivo “abrir novos caminhos”. Para tal, foi realizada uma ampla pesquisa com estudantes e docentes – em países de língua alemã e nos EUA –, a fim de se obter um projeto único e inovador. O ponto de partida para este trabalho foi investigar o que deveria constar em um atlas de anatomia para que ele fosse ideal para os estudantes. A partir disso, iniciou-se a busca por um conteúdo adequado para que o estudante pudesse aprender, de maneira objetiva e didática, a grande quantidade de informação que a anatomia demanda. A anatomia – principalmente a anatomia macroscópica – representa um grande desafio para o estudante, uma vez que abrange inúmeros termos e conceitos, além de ser ensinada já no início da graduação, quando o aluno nem sempre consegue perceber a importância das informações e fazer integrações com outras disciplinas, como a fisiologia, por exemplo. Buscou-se, então, criar um modelo bem estruturado para facilitar o aprendizado do aluno. Para alcançar esse objetivo, os tópicos foram escolhidos cuidadosamente, visando a estabelecer, desde o início, conexões importantes com a atividade clínica do futuro profissional de saúde. Outro propósito foi o de apresentar as figuras sempre acompanhadas de comentários explicativos, conduzindo o leitor, passo a passo, a uma compreensão detalhada dos conceitos e de complexas conexões.

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 7

O fato de a anatomia macroscópica ser considerada em muitas áreas – com exceção de alguns conteúdos neuroanatômicos – uma matéria “fechada” foi de grande ajuda. Algo inédito representaria uma exceção. A regra é um conhecimento especializado e estabelecido em muitas áreas, que somente ganha nova visão, em face de mudanças das exigências clínicas. A anatomia seccional é conhecida pelos anatomistas há mais de 80 anos, apesar de não ser amplamente utilizada. Ela passou por um grande renascimento com o avanço de novas técnicas de imagem, tais como as de TC e de RM, que sequer podem ser interpretadas sem um profundo conhecimento da anatomia seccional. A anatomia pode não ser “nova” no sentido estrito da palavra, mas a maneira da apresentação didática tem de ser moderna e atualizada. Em suma, nosso objetivo maior foi produzir um atlas que representasse um guia didático ao estudante e que lhe despertasse o interesse para essa importante área. Esperamos que Prometheus sirva, igualmente, a alunos e profissionais da saúde como uma fonte abalizada e segura de informações. “Para alcançar o possível, deve-se tentar o impossível.” (Rabindranath Tagore)

Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em agosto de 2004

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Por que Prometheus?

04.06.13 16:13:32


Dedicamos o Atlas Prometheus especialmente às nossas famílias. Agradecemos ao Prof. Reinhard Gossrau, MD, Berlim, por seus comentários críticos e ótimas sugestões, e a vários colegas pela valiosa ajuda durante a revisão, dentre eles: Gabriele Schünke, bióloga, Dr. Jakob Fay, Claudia Dücker, sextanista de medicina, Simin Rassouli, sextanista de medicina, Heike Teichmann, sextanista de medicina, Sylvia Zilles, do último ano de odontologia, e Dra. Julia Jörns-Kuhnke, pela ajuda prestada com as legendas das figuras. Somos especialmente gratos a Stephanie Gay e Bert Sender, pelo layout da obra. Sua capacidade de organizar o texto e as ilustrações em páginas opostas, possibilitando maior clareza, contribuiu imensamente para a didática e a qualidade visual do atlas. Prometheus não poderia ser realizado sem a editora; e como são as pessoas, e não as instituições, que tornam possível a realização de um projeto dessa importância, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da elaboração deste atlas no âmbito editorial. Jürgen Lüthje, MD, PhD, Editor-chefe da Editora Georg Thieme Verlag, “tornou possível o impossível”. Não só conciliou os desejos dos autores e dos artistas com as demandas da realidade, como também conseguiu manter uma equipe de cinco pessoas trabalhando juntas, por longos anos, em um projeto cujo objetivo conhecemos desde o início, mas cujas dimensões totais só pudemos apreciar no decorrer do tempo. Graças a ele, nosso desejo conjunto de alcançar este objetivo nunca se esvaneceu, apesar de todos os obstáculos que tivemos de superar. Uma “santa” paciência, principalmente em situações complicadas, revelou sua postura durante as inúmeras discussões que mantivemos com ele. Assim, é digno merecedor de nossos mais sinceros e cordiais agradecimentos. A Sra. Sabine Bartl tornou-se o ponto de referência para os autores no melhor sentido dessa expressão. Formada em Letras, e não em Medicina, examinou meticulosamente todos os textos e os avaliou, em relação às figuras, verificando se um estudante da área de saúde conseguiria

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 9

compreender a lógica da apresentação. Detectou imediatamente os lapsos cometidos pelos autores, que veem a matéria por outra perspectiva, e colaborou na revisão do texto, apresentando inúmeras sugestões. Seus comentários também levaram à reformulação de vários tópicos. Não apenas os autores foram agraciados pelo seu trabalho, mas também o leitor, que contará com um texto mais didático. Martin Spencker, Gerente da Publicação Educacional da Editora Georg Thieme Verlag, foi o principal responsável editorial pelo projeto, a última instância na coordenação entre a editora, os autores e os ilustradores. Sua capacidade de tomar decisões rápidas e originais, quando diante de problemas e incertezas, foi muito importante para o andamento do projeto. Sua maneira de lidar com todos os questionamentos dos autores e dos ilustradores, a sua transparência e atitude justa, no desenrolar das discussões, estimularam continuamente o projeto e criaram condições para uma parceria cooperativa. Somos imensamente gratos a ele. Sem exceção, nosso intercâmbio com toda a equipe da Editora Georg Thieme Verlag foi sempre agradável e cordial. Lamentamos não dispor de mais espaço para listar o nome de cada uma das pessoas que nos ajudaram na publicação do Prometheus. Sendo assim, limitamos nossos agradecimentos aos colegas mais ligados ao livro. Nesse contexto, agradecemos a Antje Bühl, envolvida desde o início, como assistente do projeto, trabalhando “nos bastidores” em várias tarefas, tais como as repetidas revisões e o arranjo das legendas das figuras; a Rainer Zepf e a Martin Waletzko, pela revisão minuciosa do layout e pelo apoio em todas as questões técnicas; a Susanne TochtermannWenzel e a Manfred Lehnert, que representam todos os que estiveram envolvidos na produção deste livro e que garantiram que Prometheus fosse impresso e encadernado no prazo estabelecido; a Sra. Almut Leopold, pelo excelente índice remissivo; a Marie-Luise Kürschner e sua equipe, pela criação do desenho da capa; a Birgit Carlsen e Anne Döbler, que representam os envolvidos na pesquisa de mercado, na comercialização e na divulgação da obra. Os Autores

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Nossos agradecimentos

11.06.13 19:30:20


Anatomia Geral

1

Filogênese e Ontogênese Humanas

4.4

1.1 1.2

Filogênese Humana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Ontogênese Humana: Visão Geral, Fecundação e Estágios Iniciais do Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4 1.3 Gastrulação, Neurulação e Formação dos Somitos . . . . 6 1.4 Desenvolvimento das Membranas Fetais e da Placenta . . 8 1.5 Desenvolvimento dos Arcos Faríngeos (Branquiais) nos Seres Humanos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10 1.6 Circulação Embrionária e Desenvolvimento dos Principais Vasos Sanguíneos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12 1.7 Desenvolvimento do Sistema Esquelético: Esqueleto Primitivo e Desenvolvimento dos Membros e das Articulações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14 1.8 Processos de Desenvolvimento e Remodelação Ósseos . . 16 1.9 Ossificação dos Membros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 18 1.10 Estrutura e Posição dos Membros . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20

2

Visão Geral do Corpo Humano

2.1

Corpo Humano (Proporções, Áreas de Superfície e Pesos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22 Estrutura do Corpo Humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24

2.2

3

Anatomia de Superfície e Planos de Orientação do Corpo Humano

3.1

3.3 3.4 3.5 3.6

Definições de Orientação do Corpo Humano, de seus Eixos e Planos Principais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Posição e Caracterização dos Planos de Avaliação Radiológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Anatomia de Superfície . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Anatomia de Superfície e Relevos Ósseos Palpáveis . . . . Termos de Orientação do Corpo Humano. . . . . . . . . . . . . Regiões do Corpo (Anatomia Topográfica) . . . . . . . . . . . .

4

Ossos e Articulações

4.1 4.2

Esqueleto Ósseo e Estrutura dos Ossos Tubulares . . . . . . 38 Articulações: Visão Geral e Articulações “Falsas” (Sinartroses). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40 Articulações Verdadeiras: Elementos Estruturais, Estruturas Intra-articulares e Extra-articulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42

3.2

4.3

26 28 30 32 34 36

4.7 4.8

Estrutura da Cápsula Articular e da Cartilagem Hialina Articular. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Doenças Degenerativas das Articulações, como a Osteoartrite do Quadril (Coxartrose) . . . . . . . . . . . . . . . . . Bases da Mecânica Articular: Movimentos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Estabilidade de Transmissão de Forças. . . . . . . . . . . . . . Fraturas: Classificação, Consolidação e Tratamento . . . .

5

Músculos

5.1 5.2 5.3

Musculatura Esquelética . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54 Musculatura Estriada Esquelética: Estrutura e Função . . 56 Tendões e Mecanismos que Apoiam a Função Muscular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58

6

Vasos

6.1 6.2 6.3

Visão Geral do Sistema Circulatório Humano . . . . . . . . . . 60 Estrutura das Artérias e das Veias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 62 Leito Vascular Terminal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64

7

Sistema Linfático e Glândulas

7.1 7.2

Sistema Linfático Humano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66 Glândulas Exócrinas e Endócrinas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 68

8

Neuroanatomia Geral

8.1 8.2

Desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC). . . Derivados da Crista Neural e Desenvolvimento do Sistema Nervoso Periférico (SNP) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Topografia e Estrutura do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . Células do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Estrutura de um Segmento da Medula Espinal . . . . . . . . . Inervação Sensitiva: Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Princípios da Formação de Dermátomos e de Plexos . Dermátomos e Áreas de Inervação Cutânea. . . . . . . . . Inervação Motora: Organização da Medula Espinal e Reflexos . . . . . . . . . . 1º e 2º Neurônios Motores. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Diferenças entre o Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Sistema Nervoso Autônomo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Lesões nos Nervos Periféricos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

4.5 4.6

8.3 8.4 8.5 8.6 8.7 8.8 8.9 8.10 8.11 8.12 8.13

44 46 48 50 52

70 72 74 76 78 80 82 84 86 88 90 92 94

XI

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 11

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

06.06.13 15:20:34


Parede do Tronco

1

Ossos, Articulações e Ligamentos

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10

1.17 1.18 1.19 1.20 1.21 1.22

Esqueleto do Tronco. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 Coluna Vertebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100 Desenvolvimento da Coluna Vertebral. . . . . . . . . . . . . . . 102 Estrutura da Vértebra. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Coluna Cervical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 Coluna Vertebral Torácica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108 Coluna Vertebral Lombar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110 Sacro e Cóccix . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112 Disco Intervertebral: Estrutura e Função . . . . . . . . . . . . 114 Ligamentos da Coluna Vertebral: Visão Geral e Região Toracolombar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Visão Geral dos Ligamentos da Coluna Cervical . . . . . . . 118 Ligamentos da Coluna Cervical (Articulações Superior e Inferior da Cabeça) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 120 Articulações dos Processos Articulares, Segmentos Motores e Amplitude dos Movimentos das Diferentes Regiões da Coluna Vertebral. . . . . . . . . . . . . . 122 Articulações Uncovertebrais da Coluna Vertebral Cervical . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124 Anatomia Seccional da Região Lombar da Coluna Vertebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126 Alterações Degenerativas na Região Lombar da Coluna Vertebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 Caixa Torácica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130 Esterno e Costelas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Articulações Costovertebrais e Movimentos do Tórax . 134 Pelve Óssea. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136 Ligamentos e Proporções da Pelve . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138 Articulação Sacroilíaca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 140

2

Sistemática da Musculatura

1.11 1.12 1.13

1.14 1.15 1.16

3.2

Musculatura da Parede do Tronco, sua Origem e sua Função . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142 2.2 Músculos Próprios do Dorso (M. Eretor da Espinha): Feixe Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 2.3 Feixe Medial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146 2.4 Músculos Próprios do Dorso: Suboccipitais e Pré-vertebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148 2.5 Músculos da Parede Abdominal: Laterais e Oblíquos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 2.6 Anteriores e Posteriores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152 2.7 Funções dos Músculos da Parede Abdominal . . . . . . . . . 154 2.8 Músculos do Tórax (Mm. Intercostais, Escalenos e Transversos do Tórax). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 156 2.9 Músculos do Tórax: Diafragma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158 2.10 Músculos do Assoalho Pélvico (Diafragma da Pelve, Diafragma Urogenital e Músculos Esfíncteres e Eretores) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 2.11 Musculatura Extrínseca Secundária da Parede do Tronco: Musculatura Espinocostal, Espinoumeral e Toracoumeral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162

3

Topografia da Musculatura

3.1

Visão Geral dos Músculos do Dorso e da Aponeurose Toracolombar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164

XII

000-Prometheus-1

4

Sistemática das Estruturas Vasculonervosas

4.1 4.2 4.3 4.4

Artérias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188 Veias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190 Vasos Linfáticos e Linfonodos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192 Nervos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 194

5

Topografia das Estruturas Vasculonervosas

5.1

Parede Anterior do Tronco: Anatomia de Superfície e Vasos e Nervos Superficiais. . . . . . . . . . . . . . 196 Parede Posterior do Tronco: Anatomia de Superfície e Vasos e Nervos Superficiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198 Vista Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200 Vista Anterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202 Parede Anterior do Tronco: Visão Geral e Localização dos Vasos e Nervos com Importância Clínica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204 Nervos, Vasos Sanguíneos e Linfáticos da Mama Feminina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206 Canal Inguinal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208 Parede Anterior do Abdome: Anatomia e Pontos Fracos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210 Hérnias Inguinais e Femorais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 Topografia das Hérnias Inguinais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 Diagnóstico e Tratamento das Hérnias. . . . . . . . . . . . . . . 216 Hérnias Externas Incomuns . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218 Desenvolvimento dos Órgãos Genitais Externos . . . . . . 220 Órgãos Genitais Externos Masculinos: Descida dos Testículos e do Funículo Espermático . . 222 Testículo e Epidídimo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 224 Fáscias e Tecidos Eréteis do Pênis . . . . . . . . . . . . . . . . . 226 Vasos e Nervos do Pênis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 228 Órgãos Genitais Externos Femininos: Visão Geral e Episiotomia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230 Estruturas Vasculonervosas, Tecidos Eréteis, Músculos Eréteis e Vestíbulo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232

5.2

2.1

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

Músculos Próprios do Dorso: Feixes Lateral e Medial do M. Eretor da Espinha . . . . . 166 Músculos Suboccipitais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168 3.3 3.4 Músculos da Parede do Tórax e Fáscia Endotorácica . . . 170 3.5 Transição Toracoabdominal: Diafragma . . . . . . . . . . . . . 172 3.6 Músculos Laterais e Anteriores da Parede Abdominal. . 174 3.7 Estrutura da Parede Abdominal e da Bainha do Músculo Reto do Abdome . . . . . . . . . . . . . . . . 176 3.8 Músculos do Assoalho Pélvico: Visão Geral da Região Perineal e das Fáscias Superficiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178 Estrutura do Assoalho Pélvico e dos 3.9 Espaços Pélvicos, na Diferença Sexual . . . . . . . . . . . . . 180 3.10 Músculos do Assoalho e da Parede Pélvica, na Mulher, na Vista Inferior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182 3.11 Músculos do Assoalho Pélvico M. Levantador do Ânus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184 Posição em Relação aos Órgãos e 3.12 Vasos no Homem e na Mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186

pág. 12

5.3 5.4 5.5

5.6 5.7 5.8 5.9 5.10 5.11 5.12 5.13 5.14 5.15 5.16 5.17 5.18 5.19

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 16:13:34


Membro Superior

1

Ossos, Ligamentos e Articulações

1.1 1.2

1.24 1.25 1.26 1.27

Membro Superior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 236 Integração do Cíngulo do Membro Superior com o Esqueleto do Tronco . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238 Ossos do Cíngulo do Membro Superior . . . . . . . . . . . . . . 240 Ossos do Membro Superior: Úmero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242 Torção do Úmero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 244 Rádio e Ulna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246 Faces Articulares do Rádio e da Ulna. . . . . . . . . . . . . . . 248 Mão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 Ossos Carpais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 Arquitetura da Transição Radiocarpal e Metacarpal; Fraturas da Região Distal do Rádio e do Escafoide . . . . . 254 Articulações do Ombro: Visão Geral e Articulações Claviculares . . . . . . . . . . . . 256 Ligamentos das Articulações Acromioclavicular e Escapulotorácica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 258 Cápsula e Ligamentos da Articulação do Ombro . . . . 260 Espaço Subacromial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 262 Bolsas Subacromial e Subdeltóidea. . . . . . . . . . . . . . . . . . 264 Anatomia Secional do Ombro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 266 Movimentos do Cíngulo do Ombro Superior e da Articulação do Ombro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268 Articulação do Cotovelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270 Articulação do Cotovelo: Cápsula e Ligamentos . . . . . . 272 Antebraço: Articulações Radiulnares Proximal e Distal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274 Movimentos das Articulações do Cotovelo e Radiulnares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276 Visão Geral do Sistema Ligamentar da Mão . . . . . . . . . . 278 Sistema Ligamentar Intrínseco da Mão, Compartimentos Articulares e Complexo Ulnocarpal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 280 Túnel do Carpo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282 Ligamentos dos Dedos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284 Articulação Carpometacarpal do Polegar . . . . . . . . . . . . 286 Movimentos das Articulações da Mão e dos Dedos . . . . 288

2

Musculatura: Grupos Funcionais

1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 1.18 1.19 1.20 1.21 1.22 1.23

2.1 2.2

Grupos Musculares Funcionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290 Músculos do Cíngulo do Membro Superior: Mm. Trapézio, Esternocleidomastóideo e Omo-hióideo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 292 Mm. Serrátil Anterior, Subclávio, Peitoral Menor, 2.3 Levantador da Escápula e Romboides Maior e Menor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294 2.4 Músculos da Articulação do Ombro: Manguito Rotador . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 2.5 Músculos do Cíngulo do Membro Superior: M. Deltoide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298 Mm. Latíssimo do Dorso e Redondo Maior . . . . . . . . . 300 2.6 Mm. Peitoral Maior e Coracobraquial . . . . . . . . . . . . . . 302 2.7 2.8 Músculos do Braço: Mm. Bíceps Braquial e Braquial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304 Mm. Tríceps Braquial e Ancôneo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 306 2.9 2.10 Músculos do Antebraço:

Mm. Flexores Superficiais e Profundos. . . . . . . . . . . . . 308 2.11 Músculos Radiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 310 2.12 Mm. Extensores Superficiais e Profundos . . . . . . . . . . 312 2.13 Músculos Intrínsecos da Mão: Músculos Tenares e Hipotenares . . . . . . . . . . . . . . . . . . 314 2.14 Mm. Lumbricais e Interósseos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316 2.15 Visão Geral da Função dos Músculos: Articulação do Ombro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 318 2.16 Articulação do Cotovelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320 2.17 Articulação do Punho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322

3

Musculatura: Anatomia Topográfica

3.1

Músculos Posteriores do Cíngulo do Membro Superior e da Articulação do Ombro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 324 3.2 Músculos Posteriores da Articulação do Ombro e Membro Superior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326 3.3 Músculos Anteriores do Cíngulo do Membro Superior e da Articulação do Ombro . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 328 3.4 Músculos Anteriores da Articulação do Ombro e Membro Superior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 330 3.5 Músculos Anteriores do Antebraço . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332 3.6 Músculos Posteriores do Antebraço . . . . . . . . . . . . . . . . . 334 3.7 Cortes Transversais do Braço e do Antebraço . . . . . . . . . 336 3.8 Bainhas Tendíneas da Mão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338 3.9 Aponeurose Dorsal dos Dedos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340 3.10 Músculos Intrínsecos da Mão: Camada Superficial. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342 3.11 Camada Intermediária . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 344 3.12 Camada Profunda . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 346

4

Sistemas Vasculonervosos: Formas e Relações

4.1 4.2 4.3 4.4

Artérias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348 Veias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350 Vasos Linfáticos e Linfonodos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 352 Plexo Braquial: Organização. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354 4.5 Parte Supraclavicular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 356 4.6 Parte Infraclavicular do Plexo Braquial: Resumo e Ramos Curtos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 358 N. Musculocutâneo e N. Axilar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 360 4.7 4.8 Nervo Radial. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 362 4.9 Nervo Ulnar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 364 Nervo Mediano . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 366 4.10

5

Sistemas Vasculonervosos: Anatomia Topográfica

5.1

Anatomia Topográfica e Vasos e Nervos Superficiais: Vista Anterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 368 Anatomia Topográfica e Vasos e Nervos Superficiais (Epifisiais): Vista Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370 Região do Ombro: Vista Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Axila: Parede Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374 Parede Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 376 Bloqueio Anestésico do Plexo Braquial: Princípio, Vias de Acesso e Realização do Bloqueio . . . . . . . . . . . . . 378 Região Braquial Anterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380

5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7

XIII

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 13

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 16:13:35


Membro Inferior 5.8 5.9 5.10 5.11 5.12 5.13

Região do Ombro: Vistas Posterior e Superior . . . . . . . . 382 Região Braquial Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 384 Cotovelo (Região Cubital) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386 Região Anterior do Antebraço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 388 Região Posterior do Antebraço e o Dorso da Mão . . . . . 390 Região Palmar: Vasos e Nervos Superficias (Epifasciais) . . . . . . . . . . . . 392 5.14 Suprimento Vascular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 394 5.15 Túnel do Carpo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396 5.16 Regiões do Túnel Ulnar e Anterior do Carpo . . . . . . . . . . 398

Ossos, Ligamentos e Articulações 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9

1.25 1.26 1.27 1.28 1.29 1.30 1.31 1.32 1.33

Membro Inferior: Aspectos Gerais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 402 Eixos Anatômico e Mecânico do Membro Inferior . . . . . 404 Ossos do Cíngulo do Membro Inferior . . . . . . . . . . . . . . . 406 Fêmur: Importância do Ângulo do Colo do Fêmur. . . . . 408 Cabeça do Fêmur e Deformidades do Colo do Fêmur . . 410 Patela. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 412 Tíbia e Fíbula . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 414 Ossos do Pé (Vistas Dorsal e Plantar) . . . . . . . . . . . . . . . . 416 Ossos do Pé (Vistas Lateral e Medial); Tarsais Acessórios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 418 Articulação do Quadril: Ossos que se Articulam . . . . . . 420 Ligamentos da Articulação do Quadril: Estabilização da Cabeça do Fêmur . . . . . . . . . . . . . . . . 422 Nutrição da Cabeça do Fêmur . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 424 Anatomia Seccional da Articulação do Quadril. Lesões Típicas de Indivíduos Idosos: Fraturas do Colo do Fêmur . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 426 Anatomia Seccional da Articulação do Quadril: Ultrassonografia de Efusão na Articulação do Quadril . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 428 Movimentos e Biomecânica da Articulação do Quadril. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 430 Desenvolvimento da Articulação do Quadril . . . . . . . . . 432 Articulação do Joelho: Ossos Articulados . . . . . . . . . . . . 434 Ligamentos da Articulação do Joelho: Revisão . . . . . . . . 436 Articulação do Joelho: Ligamentos Cruzados e Colaterais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 438 Articulação do Joelho: Meniscos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 440 Movimentos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 442 Cápsula e Cavidade Articulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 444 Joelho: Anatomia Seccional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 446 Articulações do Pé: Revisão dos Ossos Articulados e das Articulações . . . 448 Faces Articulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 450 Talocrural e Talocalcânea . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 452 Ligamentos do Pé . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 454 Movimentos do Pé . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 456 Arco Plantar e Arco Transverso: Visão Geral . . . . . . . . . . 458 Arco Longitudinal do Pé. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 460 Ossos Sesamoides e Deformidades dos Dedos. . . . . . . . 462 Pé: Anatomia Seccional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 464 Marcha Humana . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 466

2

Musculatura: Grupos Funcionais

1.10 1.11 1.12 1.13

1.14

1.15 1.16 1.17 1.18 1.19 1.20 1.21 1.22 1.23 1.24

2.1 2.2

Músculos do Membro Inferior: Classificação. . . . . . . . . . 468 Músculos do Quadril e Glúteos: Músculos Mediais do Quadril . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 470 2.3 Músculos Laterais do Quadril . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 472 2.4 Grupo Adutor. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 474 2.5 Músculos Anteriores da Coxa: Grupo Extensor. . . . . . . . 476 2.6 Músculos Posteriores da Coxa: Grupo Flexor . . . . . . . . . 478 2.7 Músculos da Perna: Grupos Extensores e Fibulares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 480 2.8 Grupo Flexor Superficial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 482 2.9 Grupo Flexor Profundo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 484 2.10 Músculos Intrínsecos do Pé: Dorso e Região Plantar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 486

XIV

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 14

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 16:13:35


2.11 Músculos Curtos do Pé: Região Plantar (Compartimento Central) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 488 2.12 Visão Geral das Funções dos Músculos: Articulação do Quadril. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 490 2.13 Articulação do Joelho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 492 2.14 Articulação do Tornozelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 494

Nervos do Plexo Sacral: Nn. Glúteo Superior, Glúteo Inferior e Cutâneo Femoral Posterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 530 4.8 N. Isquiático (Visão Geral e Distribuição Sensitiva) . . 532 4.9 N. Isquiático (Trajeto e Distribuição Motora) . . . . . . . 534 4.10 Nervos Pudendo e Coccígeo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 536

3

5

Sistemas Vasculonervosos: Anatomia Topográfica

5.1

Anatomia de Superfície e Vasos e Nervos Superficiais: Vista Anterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 538 Vista Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 540 Região Femoral Anterior, Inclusive o Trígono Femoral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 542 Suprimento Arterial da Coxa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 544 Região Glútea: Visão Geral de seus Vasos e Nervos. . . . . . . . . . . . . . . . 546 Forame e Nervo Isquiáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 548 Fossa Isquioanal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 550 Canal do Pudendo e Região Perineal (Regiões Urogenital e Anal) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 552 Região Posterior da Coxa e Região Poplítea . . . . . . . . . . 554 Região Posterior da Perna e Túnel do Tarso . . . . . . . . . . . 556 Região Plantar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 558 Região Anterior da Perna e Dorso do Pé: Inervação Cutânea . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 560 Artérias do Dorso do Pé . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 562

Musculatura: Anatomia Topográfica

3.1

Músculos da Coxa, do Quadril e da Região Glútea: Vistas Medial e Anterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 496 3.2 Vista Anterior, Origens e Inserções . . . . . . . . . . . . . . . . 498 3.3 Vistas Lateral e Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 500 3.4 Vista Posterior, Origens e Inserções . . . . . . . . . . . . . . . 502 3.5 Músculos da Perna: Vistas Lateral e Anterior, Origens e Inserções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 504 3.6 Músculos da Perna: Vista Posterior, Origens e Inserções. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 506 3.7 Bainhas Tendíneas e Retináculos do Pé. . . . . . . . . . . . . . . 508 3.8 Músculos Intrínsecos da Região Plantar: Aponeurose Plantar e Camada Superficial. . . . . . . . . . 510 3.9 Camada Média. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 512 3.10 Músculos Intrínsecos do Pé: Vista Plantar, Origens e Inserções . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 514 3.11 Anatomia Seccional: Coxa, Perna e Pé . . . . . . . . . . . . . . . 516

4

Sistemas Vasculonervosos: Formas e Relações

4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

Artérias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 518 Veias. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 520 Vasos Linfáticos e Linfonodos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 522 Estrutura do Plexo Lombossacral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 524 Nervos do Plexo Lombar: Nn. Ílio-hipogástrico, Ilioinguinal, Genitofemoral e Cutâneo Femoral da Coxa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 526 Nervos Obturatório e Femoral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 528

4.6

4.7

5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8 5.9 5.10 5.11 5.12 5.13

Apêndice Referências. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 567 Índice Alfabético. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 569

XV

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

000-Prometheus-1

pág. 15

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 16:13:36


PROMETHEUS Atlas de Anatomia

Michael Schünke Erik Schulte Udo Schumacher Ilustrações de Markus Voll Karl Wesker 2ª edição revisada e ampliada 1.332 ilustrações 118 tabelas Revisão técnica Adilson Dias Salles Mestre em Anatomia pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Graduação em Anatomia da UFRJ. Pesquisador do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.

Tradução Marcelo Sampaio Narciso

zero-Prometheus V2.indd 3

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Órgãos Internos

6/19/13 21:12:41


Professor Dr. med. Erik Schulte Anatomisches Institut der Johannes Gutenberg-Universität Mainz Makroskopischer Bereich 55099 Mainz Professor Dr. med. Udo Schumacher Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf Institut für Anatomie II Experimentelle Morphologie Martinistraße 52 20246 Hamburg

Nota Importante: A medicina é uma ciência em constante mudança e desenvolvimento. A pesquisa e a experiência clínica aumentam con­ tinuamente nosso conhecimento, sobretudo em relação ao tratamento adequado e à terapia com fármacos. Quando, neste livro, são mencionadas dosagens ou aplicações, os leitores podem ficar seguros de que os autores, os editores e os divulgadores envidaram todos os esforços para assegurar que tais referências estivessem de acordo com o conhecimento em vigor no momento da produção do livro. Entretanto, isso não envolve nem implica nenhuma garantia ou responsabilidade por parte dos editores no tocante a qualquer instrução de dosagem e formas de aplicação citadas neste livro. Cada usuário deve examinar cuidadosamente as reco­men­dações dos fabricantes apresentadas em cada medicamento e verificar, se necessário, pela consulta de um clínico geral ou especialista, se a dosagem mencionada ou as contraindicações citadas pelo fabricante diferem daquelas referidas neste livro. Tal exame é, sobretudo, importante para substâncias ou fármacos que são raramente usados ou que foram recentemente introduzidos no mercado. Os esquemas de dosagem ou formas de aplicação referidos são integralmente do risco e da responsabilidade do próprio usuário. Os autores e os editores solicitam a cada usuário relatar aos editores eventuais discrepâncias ou falhas observadas.

Ilustrações Markus Voll, München (Homepage: www.markus-voll.de) Karl Wesker, Berlin (Homepage: www.karlwesker.de)

Ficha catalográfica S419p 2.ed. Schünke, Michael Prometheus, atlas de anatomia: órgãos internos / Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher; ilustrações por Markus Voll, Karl Wesker; [revisão técnica Adilson Dias Salles; tradução Marcelo Sampaio Narciso]. – 2.ed. revisada e ampliada. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. il.

Esta obra é uma tradução do original da 2a edição na língua alemã de: Copyright © of the original German language edition 2009 by Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart, Germany. Original title: Prometheus LernAtlas der Anatomie. Innere Organe, by Michael Schünke | Erik Schulte | Udo Schumacher, with illustrations by Markus Voll and Karl Wesker. All rights reserved.

Tradução de: Prometheus, LernAtlas der Anatomie: Innere Organe (2.ed. rev. e ampliada) “1332 ilustrações, 118 tabelas” Apêndice Inclui bibliografia e índice ISBN 978-85-277-1824-0 1. Anatomia humana – Atlas. I. Schulte, Erik. II. Schumacher, Udo. III. Título. IV. Título: Órgãos internos. 11-0735.

CDD: 611.00222 CDU: 611(084)

Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2013 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(11) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 www.editoraguanabara.com.br | www.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na internet ou outros), sem permissão expressa da Editora. Capa: Thieme Verlagsgruppe Editoração eletrônica: Performa

zero-Prometheus V2.indd 4

Alguns nomes de produtos, patentes e desenhos registrados referidos neste livro são, de fato, marcas registradas ou selos de propriedade, mesmo quando não exista no texto uma referência específica a isto. Portanto, o aparecimento de um nome sem a designação do selo de propriedade não deve ser entendido pelo usuário como uma representação do editor de que ele seja de domínio público. Este livro, incluindo todas as suas partes, é legalmente protegido pela lei de Direitos Autorais. Qualquer uso, exploração ou comercialização fora dos limites estreitos impostos pela legislação dos direitos autorais, sem consentimento da editora, é ilegal e sujeito a processo jurídico. Isto se aplica principalmente à reprodução, como cópias, mimeografias, preparação de microfilmes, processamento e armazenamento eletrônicos de dados.

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Professor Dr. med. Dr. rer. nat. Michael Schünke Anatomisches Institut der Christian-Albrechts-Universität zu Kiel Olshausenstraße 40 24098 Kiel

6/19/13 21:12:42


No curso de anatomia macroscópica, enfatiza-se a topografia dos órgãos internos, enquanto, na clínica, o foco é a sua relação/associação com um determinado sistema de órgãos; portanto, a prática de estudo precisa interligar ambos os aspectos. A 2-a edição de Prometheus | Órgãos Internos concentra-se na combinação desses dois temas, apresentando: • A topografia e a identificação de cada órgão • Uma visão geral da origem embriológica e sua função em um determinado sistema • A complementação de tópicos relevantes sob o ponto de vista clínico, como, por exemplo, o diagnóstico radiológico e a anatomia seccional do coração e dos pulmões, as coronariopatias e o infarto do miocárdio, além do carcinoma de colo (intestino grosso) e seu reconhecimento precoce. No início do livro são abordados os fundamentos da embriologia e uma visão geral dos sistemas de órgãos, seguida por descrição detalhada dos órgãos do tórax, do abdome e da pelve. Ao final, são apresentadas uma visão geral dos suprimentos ­vascular e nervoso dos sistemas de órgãos, além de instruções de como interpretar as informações sobre cada órgão. Essas instruções contêm as “informações mais complexas”: em que local o órgão se encontra, como é suprido, como se forma e a que doen­ças ele é suscetível. Portanto, as instruções são par­ticular­mente adequadas para os exames preparatórios.

zero-Prometheus V2.indd 5

Cabe esclarecer que o objetivo desta obra não é substituir um livro-texto, mas, sim, auxiliar no conhecimento da anatomia na extensa ­área que abrange os “órgãos internos”. Com suas sugestões e críticas, os leitores contribuíram, sobremaneira, para esta nova edição. Gostaría­mos de agradecê-los por isso. Pelas valiosas e importantes contribuições, nossos agradecimentos especiais à Profa Lüllman-Rauch e ao Prof. Wedel (ambos de anatomia da Universidade de Kiel), ao Prof. Livre-Docente Dr. Müller (anatomia da Universidade de Mainz), à Dra. Wolloscheck (anatomia da Universidade de Mainz), à Prof-a Spanel-Borowski (anatomia da Universidade de Leipzig), ao Prof. Lunkenheimer (Universidade de Münster) e ao Sr. Prof. Teutsch (anatomia da Universidade de Ulm). Os estudantes também colaboraram muito para esta edição. Mencionamos especialmente a Dra. Susanne Tippmann, que, com grande empenho, foi responsável por checar a Terminologia Anatômica em relação às ilustrações e ao texto, e que contribuiu com muitas ideias para a representação do conteú­do deste livro.

Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em setembro de 2009

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Prometheus – 2ª edição

6/19/13 21:12:43


Segundo a mitologia grega, Prometheus despertou a ira de Zeus por ter criado os homens à semelhança dos deuses e lhes entregado o fogo, que representa a iluminação. Prometheus, em grego, significa “o que pensa adiante”; e, para fazer jus a seu nome, nosso atlas foi elaborado com o objetivo “abrir novos caminhos”. Para tal, foi realizada uma ampla pesquisa com estudantes e docentes – em países de língua alemã e nos EUA –, a fim de se obter um projeto único e inovador. O ponto de partida para este trabalho foi investigar o que deveria constar em um atlas de anatomia para que ele fosse ideal para os estudantes. A partir disso, iniciou-se a busca por um conteúdo adequado para que o estudante pudesse aprender, de maneira objetiva e didática, a grande quantidade de informação que a anatomia demanda. A anatomia – principalmente a anatomia macroscópica – representa um grande desafio para o estudante, uma vez que abrange inúmeros termos e conceitos, além de ser ensinada já no início da graduação, quando o aluno nem sempre consegue perceber a importância das informações e fazer integrações com outras disciplinas, como a fisiologia, por exemplo. Buscou-se, então, criar um modelo bem estruturado para facilitar o aprendizado do aluno. Para alcançar esse objetivo, os tópicos foram escolhidos cuidadosamente, visando a estabelecer, desde o início, conexões importantes com a atividade clínica do futuro profissional de saúde. Outro propósito foi o de apresentar as figuras sempre acompanhadas de comentários explicativos, conduzindo o leitor, passo a passo, a uma compreensão detalhada dos conceitos e de complexas conexões.

zero-Prometheus V2.indd 7

O fato de a anatomia macroscópica ser considerada em muitas áreas – com exceção de alguns conteúdos neuroanatômicos – uma matéria “fechada” foi de grande ajuda. Algo inédito representaria uma exceção. A regra é um conhecimento especializado e estabelecido em muitas áreas, que somente ganha nova visão, em face de mudanças das exigências clínicas. A anatomia seccional é conhecida pelos anatomistas há mais de 80 anos, apesar de não ser amplamente utilizada. Ela passou por um grande renascimento com o avanço de novas técnicas de imagem, tais como as de TC e de RM, que sequer podem ser interpretadas sem um profundo conhecimento da anatomia seccional. A anatomia pode não ser “nova” no sentido estrito da palavra, mas a maneira da apresentação didática tem de ser moderna e atualizada. Em suma, nosso objetivo maior foi produzir um atlas que representasse um guia didático ao estudante e que lhe despertasse o interesse para essa importante área. Esperamos que Prometheus sirva, igualmente, a alunos e profissionais da saúde como uma fonte abalizada e segura de informações. “Para alcançar o possível, deve-se tentar o impossível.” (­Rabindranath Tagore)

Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em agosto de 2004

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Por que Prometheus?

6/19/13 21:12:44


Dedicamos o Atlas Prometheus especialmente às nossas famílias. Agradecemos ao Prof. Reinhard Gossrau, MD, Berlim, por seus comentários críticos e ótimas sugestões, e a vários colegas pela valiosa ajuda durante a revisão, dentre eles: Gabriele Schünke, bióloga, Dr. Jakob Fay, Claudia Dücker, sextanista de medicina, Simin Rassouli, sextanista de medicina, Heike Teichmann, sextanista de medicina, Sylvia Zilles, do último ano de odontologia, e Dra. Julia Jörns-Kuhnke, pela ajuda prestada com as legendas das figuras. Somos especialmente gratos a Stephanie Gay e Bert Sender, pelo layout da obra. Sua capacidade de organizar o texto e as ilustrações em páginas opostas, possibilitando maior clareza, contribuiu imensamente para a didática e a qualidade visual do atlas. Prometheus não poderia ser realizado sem a editora; e como são as pessoas, e não as instituições, que tornam possível a realização de um projeto dessa importância, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da elaboração deste atlas no âmbito editorial. Jürgen Lüthje, MD, PhD, Editor-chefe da Editora Georg Thieme Verlag, “tornou possível o impossível”. Não só conciliou os desejos dos autores e dos artistas com as demandas da realidade, como também conseguiu manter uma equipe de cinco pessoas trabalhando juntas, por longos anos, em um projeto cujo objetivo conhecemos desde o início, mas cujas dimensões totais só pudemos apreciar no decorrer do tempo. Graças a ele, nosso desejo conjunto de alcançar este objetivo nunca se esvaneceu, apesar de todos os obstáculos que tivemos de superar. Uma “santa” paciência, principalmente em situações complicadas, revelou sua postura durante as inúmeras discussões que mantivemos com ele. Assim, é digno merecedor de nossos mais sinceros e cordiais agradecimentos. A Sra. Sabine Bartl tornou-se o ponto de referência para os autores no melhor sentido dessa expressão. Formada em Letras, e não em Medicina, examinou meticulosamente todos os textos e os avaliou, em relação às figuras, verificando se um estudante da área de saúde conseguiria

zero-Prometheus V2.indd 9

compreender a lógica da apresentação. Detectou imediatamente os lapsos cometidos pelos autores, que veem a matéria por outra perspectiva, e colaborou na revisão do texto, apresentando inúmeras sugestões. Seus comentários também levaram à reformulação de vários tópicos. Não apenas os autores foram agraciados pelo seu trabalho, mas também o leitor, que contará com um texto mais didático. Martin Spencker, Gerente da Publicação Educacional da Editora Georg Thieme Verlag, foi o principal responsável editorial pelo projeto, a última instância na coordenação entre a editora, os autores e os ilustradores. Sua capacidade de tomar decisões rápidas e originais, quando diante de problemas e incertezas, foi muito importante para o andamento do projeto. Sua maneira de lidar com todos os questionamentos dos autores e dos ilustradores, a sua transparência e atitude justa, no desenrolar das discussões, estimularam continuamente o projeto e criaram condições para uma parceria cooperativa. Somos imensamente gratos a ele. Sem exceção, nosso intercâmbio com toda a equipe da Editora Georg Thieme Verlag foi sempre agradável e cordial. Lamentamos não dispor de mais espaço para listar o nome de cada uma das pessoas que nos ajudaram na publicação do Prometheus. Sendo assim, limitamos nossos agradecimentos aos colegas mais ligados ao livro. Nesse contexto, agradecemos a Antje Bühl, envolvida desde o início, como assistente do projeto, trabalhando “nos bastidores” em várias tarefas, tais como as repetidas revisões e o arranjo das legendas das figuras; a Rainer Zepf e a Martin Waletzko, pela revisão minuciosa do layout e pelo apoio em todas as questões técnicas; a Susanne TochtermannWenzel e a Manfred Lehnert, que representam todos os que estiveram envolvidos na produção deste livro e que garantiram que Prometheus fosse impresso e encadernado no prazo estabelecido; a Sra. Almut Leopold, pelo excelente índice remissivo; a Marie-Luise Kürschner e sua equipe, pela criação do desenho da capa; a Birgit Carlsen e Anne Döbler, que representam os envolvidos na pesquisa de mercado, na comercialização e na divulgação da obra. Os Autores

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Nossos agradecimentos

6/19/13 21:12:45


Estrutura e Desenvolvimento Embrionário dos Sistemas de Órgãos

1

Sistemas de Órgãos e Desenvolvimento das Cavidades Corporais

5

Sistema Urinário

5.1.

1.1.

5.2.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40 Desenvolvimento dos Rins, das Pelves Renais e dos Ureteres . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 42 Desenvolvimento dos Néfrons e da Bexiga Urinária; Conexão dos Ureteres com a Bexiga Urinária; Malformações. . . . . . . . . . 44

1.4.

Definições, Visão Geral e Evolução das Cavidades Corporais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Diferenciação dos Folhetos Embrionários e Desenvolvimento das Cavidades Corporais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Compartimentalização do Celoma Intraembrionário. . . . . . . . . Divisão e Arquitetura das Cavidades Corporais . . . . . . . . . . . . . .

2

Sistema Circulatório

2.1.

Visão Geral e Princípios Estruturais do Sistema Circulatório. . Leito Vascular Terminal e Sistemática dos Grandes Troncos Vasculares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Zona Cardiogênica e Desenvolvimento do Tubo Cardía­co. . . . Desenvolvimento dos Espaços Cardía­cos Internos e Destino do Seio Venoso. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Septação do Coração (Septos Interatrial, Interven­tricu­lar e Aorticopulmonar). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Circulação Pré-natal, Circulação Pós-natal e Malformações Congênitas Mais Frequentes. . . . . . . . . . . . . . .

1.2. 1.3.

2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6.

3 3.1.

2 5.3. 4 6 8

14

6.5.

16

7

Sistema Linfático

7.1. 7.2.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56 Vias de Drenagem Linfática . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 58

8

Sistema Endócrino

8.1. 8.2.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 60 Circuitos Reguladores no Sistema Endócrino . . . . . . . . . . . . . . 62

9

Divisão Autônoma do Sistema Nervoso

9.1.

Partes Simpática e Parassimpática da Divisão Autônoma do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 64 Aferências da Divisão Autônoma do Sistema Nervoso e do Sistema Nervoso Entérico. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 66

10 12

18 20

Sistema Respiratório

Sistema Digestório

4.1.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Desenvolvimento e Diferenciação do Tubo Gastrintestinal. . . Mesentérios e Primórdios dos Órgãos Digestórios na Região Caudal do Intestino Anterior; Rotação do Estômago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Rotação do Estômago e Topografia dos Órgãos na Região Caudal do Intestino Anterior; Formação da Bolsa Omental . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Rotação da Alça do Intestino Médio e Desenvolvimento dos Órgãos na Região dos Intestinos Médio e Posterior. . . . . . Resumo do Desenvolvimento na Região dos Intestinos Médio e Posterior; Distúrbios do Desenvolvimento. . . . . . . . . .

4.4.

4.5. 4.6.

6.3. 6.4.

4

4.3.

6.1.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Desenvolvimento das Gônadas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Desenvolvimento das Vias Genitais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Comparação dos Sistemas Genitais e Relações com o Sistema Urinário. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Comparação entre as Estruturas Embrionárias e Maduras. . . .

3.3.

4.2.

Sistema Genital

6.2.

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22 Desenvolvimento da Laringe e da Traqueia; Primórdios Embrionários do Pulmão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 24 Desenvolvimento e Maturação dos Pulmões . . . . . . . . . . . . . . . 26

3.2.

6

9.2. 28

46 48 50 52 54

30

32

34

36 38

XI

zero-Prometheus V2.indd 11

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

6/19/13 21:12:46


Tórax

1

Visão Geral e Diafragma

1.1.

Organização da Cavidade Torácica e Divisão do Mediastino. . . 1.2. Diafragma:   Posição e Projeção sobre o Tronco. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.3.  Estrutura e Locais de Passagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1.4.  Inervação, Vasos Sanguí­neos e Vasos Linfáticos . . . . . . . . . .

4.5

78

4.12.

80

4.13.

82

4.14.

Pulmões: Forma e Estrutura Anatômica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 136   Segmentos Broncopulmonares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138   Estrutura Funcional da Árvore Bronquial. . . . . . . . . . . . . . . . 140 Artérias e Veias dos Pulmões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 142 Artérias e Veias dos Brônquios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 Arquitetura Funcional da Árvore Vascular Pulmonar . . . . . . . 146 Inervação e Drenagem Linfática da Traqueia, da Árvore Bronquial e dos Pulmões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 148 Mecânica da Respiração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 Anatomia Seccional do Pulmão e do Sistema Vascular . . . . . 152 Tomografia Computadorizada do Pulmão . . . . . . . . . . . . . . . . 154

5

Esôfago e Timo e sua Classificação

70 4.6. 72

4.7.

74

4.8.

76

4.9. 4.10. 4.11.

2

Classificação das Vias de Condução

2.1.

2.5.

Parte Torácica da Aorta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Veia Cava e Sistema Ázigo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vasos Linfáticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Cadeias de Linfonodos no Tórax . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Nervos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

Sistema Circulatório e sua Classificação

3.1.

3.20.

Posição do Coração no Tórax . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 88 Pericárdio: Posição, Estrutura e Inervação . . . . . . . . . . . . . . . . . 90 Coração: Forma e Estrutura Anatômica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92 Estrutura Anatômica do Miocárdio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 94 Coração: Morfologia Interna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96 Visão Geral das Valvas Cardía­cas (Plano Valvar e Esqueleto Cardía­co) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 Valvas Cardíacas e Locais de Ausculta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 100 Representação do Coração em Radiografias de Tórax. . . . . . . 102 Ecocardiografia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104 Ressonância Magnética do Coração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 Complexo Estimulante do Coração; Eletrocardiograma. . . . . 108 Atividade Mecânica do Coração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 110 Artérias Coronárias e Veias Cardíacas: Sistemática e Topografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112 Artérias Coronárias: Áreas de Irrigação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114 Doença da Artéria Coronária e Infarto do Miocárdio . . . . . . . . 116 Angiografia Coronariana Convencional (Cateterismo Cardía­co) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 118 Angiografia Coronariana por Meio da Tomografia Computadorizada Helicoidal em Múltiplos Cortes (TCMC) . . . 120 Dilatação com Balão e Revascularização Miocárdica da Artéria Torácica Interna (ATI) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 122 Drenagem Linfática do Coração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124 Inervação do Coração . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 126

4

Sistema Respiratório e sua Classificação

4.1.

Pulmões: Posição no Tórax . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 128 Cavidade Pleural . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 130 Limites da Pleura e dos Pulmões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 132 Traqueia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 134

2.2. 2.3. 2.4.

3.2. 3.3. 3.4 . 3.5 . 3.6 . 3.7. 3.8. 3.9. 3.10. 3.11. 3.12. 3.13. 3.14. 3.15. 3.16. 3.17. 3.18. 3.19.

4.2. 4.3. 4.4.

XII

zero-Prometheus V2.indd 12

84 86

5.1.

Esôfago:   Localização, Subdivisões e Peculiaridades . . . . . . . . . . . . . . 156 5.2.  Aberturas Superior e Inferior — Abertura e Fechamento . . . 158 5.3.  Estrutura da Parede e Pontos Fracos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 5.4. Artérias e Veias do Esôfago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 162 5.5. Drenagem Linfática do Esôfago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 164 5.6. Inervação do Esôfago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 166 5.7. Timo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168

6 6.1.

Anatomia Topográfica

Anatomia da Superfície Corporal, Re­giões Topográficas e Relevos Ósseos Palpáveis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170 6.2. Ossos do Tórax: Visão Geral e Orientação. . . . . . . . . . . . . . . . . 172 6.3. Estrutura da Parede Anterior do Tronco e suas Estruturas Vasculonervosas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174 6.4. Vista dos Segmentos Individuais do Mediastino . . . . . . . . . . . 176 6.5. Órgãos Torácicos in situ: Vista Posterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178 6.6. Coração: Cavidade Pericárdica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180 6.7. Vista do Mediastino Como um Todo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182 6.8. Mediastino Posterior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184 6.9. Mediastino Superior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 186 6.10. Arco da Aorta e Abertura Torácica Superior . . . . . . . . . . . . . . . 188 6.11. Manifestações Clínicas:   Estenose do Istmo da Aorta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190 6.12.  Aneurisma da Aorta. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 192

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

6/19/13 21:12:48


Abdome e Pelve 1

Visão Geral das Cavidades Abdominal e Pélvica

1.1.

Organização Geral das Paredes e Aspectos Funcionais. . . . . . 196 Organização das Cavidades Abdominal e Pélvica. . . . . . . . . . . 198 Organização Estrutural da Cavidade Abdominal e da Cavidade Pélvica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 200

1.2. 1.3.

2

Terminologia das Estruturas Vasculonervosas

2.1.

Ramos da Parte Abdominal da Aorta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202 Drenagem para a Veia Cava Inferior . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204 Sistema da Veia Porta do Fígado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206 Anastomoses Venosas no Abdome e na Pelve . . . . . . . . . . . . . 208 Visão Geral dos Troncos Linfáticos e das Cadeias de Linfonodos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 210 Visão Geral da Drenagem Linfática dos Órgãos . . . . . . . . . . . . 212 Gânglios e Plexos Autônomos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 Esquema da Inervação Simpática e Parassimpática. . . . . . . . . 216

2.2. 2.3. 2.4. 2.5. 2.6. 2.7. 2.8.

3

Sistema Digestório e seus Vasos Sanguí­neos e Nervos

3.1.

Estômago:   Posição, Relações com o Peritônio e com os   Órgãos Adjacentes . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218 3.2.  Estrutura Anatômica da Parede e Histologia . . . . . . . . . . . . 220 3.3. Intestino Delgado: .   Duodeno . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 222 3.4  . Jejuno e Íleo (Alças Intestinais). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 224 3.5 . Intestino Grosso:   Segmentos do Colo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 226 3.6  . Estrutura da Parede, Ceco e Apêndice Vermiforme. . . . . . . 228 3.7.  Localização, Forma e Visão Interna do Reto . . . . . . . . . . . . . 230 3.8. Órgão de Continência:   Estrutura e Componentes. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 232 3.9.  Função . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 234 3.10. Doenças do Canal Anal: Doença Hemorroidária, Abscessos Anais e Fístulas Anais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 236 3.11. Carcinoma de Reto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 238 3.12. Fígado:   Posição e Relações com Órgãos Adjacentes . . . . . . . . . . . . . 240 3.13.  Relações com Peritônio e Forma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 242 3.14.  Segmentos e Histologia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 244 3.15. Vesícula Biliar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246 3.16. Vias Biliares Extra-hepáticas e Ducto Pancreático . . . . . . . . . . 248 3.17. Pâncreas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 3.18. Baço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 3.19. Ramos do Tronco Celíaco:   Artérias para o Estômago, o Fígado e   a Vesícula Biliar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 254 3.20.  Artérias para o Pâncreas, Duodeno e Baço . . . . . . . . . . . . . . 256 3.21. Ramos da A. Mesentérica Superior: Artérias para o Pâncreas, Intestino Delgado e Intestino Grosso . . . . . . . . . . 258 3.22. Ramos da A. Mesentérica Inferior:   Irrigação do Intestino Grosso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 260 3.23.  Irrigação do Reto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 262

3.24. Veia Porta do Fígado: Drenagem Venosa do Estômago, Duodeno, Pâncreas e Baço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264 3.25. Veias Mesentéricas Superior e Inferior: Drenagem Venosa dos Intestinos Delgado e Grosso . . . . . . . 266 3.26. Ramos da Veia Mesentérica Inferior: Drenagem . Venosa do Reto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268 3.27. Drenagem Linfática do Estômago, Baço, Pâncreas, Duodeno e Fígado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 270 3.28. Drenagem Linfática dos Intestinos Delgado e Grosso . . . . . . 272 3.29. Inervação Autônoma do Fígado, da Vesícula Biliar, do Estômago, do Duodeno, do Pâncreas e do Baço . . . . . . . . 274 3.30. Inervação Autônoma do Intestino:   Área de Inervação do Plexo Mesentérico Superior. . . . . . . . 276 3.31   Áreas de Inervação dos Plexos Mesentérico e Hipogástrico Inferiores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 278

4

Sistema Urinário e seus Vasos Sanguí­neos e Nervos

4.1.

Visão Geral do Sistema Urinário; Rins in situ . . . . . . . . . . . . . . . 280 Rins:   Posição, Forma e Estrutura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282 4.3.  Arquitetura e Estrutura Histológica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284 4.4. Pelve Renal e Transporte de Urina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 286 4.5. Glândulas Suprarrenais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288 4.6. Ureter in situ. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 290 4.7. Bexiga Urinária:   in situ. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 292 4.8.  Estrutura da Parede e Função . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294 4.9. Uretra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296 4.10. Visão Geral das Artérias e Veias dos Rins e das Glândulas Suprarrenais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298 4.11. Artérias e Veias dos Rins e das Glândulas Suprarrenais: Topografia e Variações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300 4.12. Drenagem Linfática dos Rins, das Glândulas Suprarrenais, dos Ureteres e da Bexiga Urinária . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302 4.13. Inervação Autônoma dos Órgãos Urinários e das Glândulas Suprarrenais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 304 4.2.

5

Sistema Genital e seus Vasos Sanguí­neos e Nervos

5.1. 5.2.

Visão Geral do Sistema Genital . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 306 Órgãos Genitais Femininos Internos:   Visão Geral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308 5.3.  Topografia e Relações com o Peritônio; Forma e   Estrutura Anatômica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 310 5.4.  Estrutura da Parede e Função do Útero . . . . . . . . . . . . . . . . . 312 5.5.  Vagina e Posições do Útero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 314 5.6.  Relações Epiteliais no Colo do Útero. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 316 5.7.  Citologia Esfoliativa, Conização do Colo do Útero e   Carcinoma do Colo do Útero . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 318 5.8.  Ovário e Maturação Folicular. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 320 5.9. Gravidez e Parto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322 5.10. Genitália Masculina: Glândulas Genitais Acessórias. . . . . . . . . 324

XIII

zero-Prometheus V2.indd 13

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

6/19/13 21:12:51


Sistemática do Suprimento dos Órgãos

5.11. Tumores da Próstata: Carcinoma e Hiperplasia;

1.1.

Exames Preventivos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326 5.12. Genitália Masculina:   Escroto, Testículo e Epidídimo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 328 5.13.  Vias Espermáticas Condutoras e Sêmen . . . . . . . . . . . . . . . . 330 5.14. Ramos da A. Ilía­ca Interna: Visão Geral das Artérias para os Órgãos Pélvicos e para a Parede da Pelve . . . . . . . . . . . . . . . . . 332 5.15. Vascularização dos Órgãos Pélvicos no Homem . . . . . . . . . . . 334 5.16. Vascularização dos Órgãos Pélvicos na Mulher . . . . . . . . . . . . 336 5.17. Vascularização dos Órgãos Genitais Internos e da Bexiga Urinária na Mulher . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 338 5.18. Drenagem Linfática dos Órgãos Genitais Masculinos e Femininos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 340 5.19. Inervação Autônoma dos Órgãos Genitais Masculinos . . . . . . 342 5.20. Inervação Autônoma dos Órgãos Genitais Femininos . . . . . . 344

1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. 1.9. 1.10. 1.11. 1.12. 1.13. 1.14. 1.15.

6

Anatomia Topográfica

6.1.

Anatomia de Superfície, Re­giões Topográficas e Relevos Ósseos Palpáveis. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 346 6.2. Posição dos Órgãos no Abdome e na Pelve e sua Projeção na Parede do Tronco. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 348 6.3. Topografia da Cavidade Peritoneal (Partes Supra e Inframesocólicas). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 350 6.4. Espaços de Drenagem e Recessos na Cavidade Peritoneal. . . 352 6.5. Visão Geral dos Mesentérios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 354 6.6. Topografia da Bolsa Omental. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 356 6.7. Topografia dos Órgãos da Região Superior do Abdome:   Fígado, Vesícula Biliar, Duodeno e Pâncreas . . . . . . . . . . . . 358 6.8.  Estômago e Baço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 360 6.9. Anatomia Seccional dos Órgãos da Região Superior do Abdome . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 362 6.10. Topografia do Intestino Delgado e do Intestino Grosso . . . . . 364 6.11. Intestinos Delgado e Grosso: Técnicas de Imagem . . . . . . . . . 366 6.12. Topografia do Reto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 368 6.13. Retroperitônio:   Visão Geral e Divisão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370 6.14.  Relações com o Peritônio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 6.15.  Órgãos do Espaço Retroperitoneal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374 6.16.  Posição dos Rins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 376 6.17. Relações Peritoneais na Face Posterior da Parede Abdominal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 378 6.18. Relações Peritoneais na Pelve Menor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380 6.19. Topografia do Tecido Conjuntivo da Pelve, Níveis dos Espaços da Pelve e do Assoalho da Pelve . . . . . . . . . . . . . . . . . . 382 6.20. Aparelho de Sustentação do Útero. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 384 6.21. Pelve Feminina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386 6.22. Pelve Masculina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 388 6.23. Pelve Feminina: Anatomia Seccional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 390 6.24. Pelve Masculina: Anatomia Seccional . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 392

XIV

zero-Prometheus V2.indd 14

1.16. 1.17. 1.18.

Timo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396 Esôfago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 397 Coração. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 398 Pericárdio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 399 Pulmão, Brônquios e Traqueia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 400 Diafragma. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 401 Fígado, Vesícula Biliar e Baço. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 402 Estômago. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 403 Duodeno e Pâncreas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 404 Jejuno e Íleo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 405 Ceco, Apêndice Vermiforme e Colos Ascendente e Transverso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 406 Colo Descendente e Colo Sigmoide. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 407 Reto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 408 Rim, Ureter e Glândula Suprarrenal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 409 Bexiga Urinária, Próstata e Glândula Seminal. . . . . . . . . . . . . . 410 Testículo, Epidídimo e Ducto Deferente . . . . . . . . . . . . . . . . . . 411 Útero, Tuba Uterina e Vagina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 412 Tuba Uterina e Ovário. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 413

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

6/19/13 21:12:53


Sinopse

Apêndice

1.1.

Referências. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 447

Timo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 416 Pericárdio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 417 1.3. Coração. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 418 1.4. Traqueia, Brônquios e Pulmão. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 420 1.5. Esôfago . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 422 1.6. Estômago. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 423 1.7. Intestino Delgado:   Duodeno. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 424 1.8  . Jejuno e Íleo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 425 1.9. Intestino Grosso:   Ceco com o Apêndice Vermiforme e os Colos . . . . . . . . . . 426 1.10  . Reto. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 427 1.11. Fígado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 428 1.12. Vesícula Biliar e Vias Biliares. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 429 1.13. Pâncreas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 430 1.14. Baço. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 431 1.15. Glândulas Suprarrenais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 432 1.16. Rins . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 433 1.17. Ureter . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 434 1.18. Bexiga Urinária. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 435 1.19. Uretra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 436 1.20. Vagina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 437 1.21. Útero e Tubas Uterinas. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 438 1.22. Próstata e Glândulas Seminais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 440 1.23. Epidídimo e Ducto Deferente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 441 1.24. Testículo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 442 1.25. Ovário. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 443 1.2.

Índice Alfabético . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 449

XV

zero-Prometheus V2.indd 15

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

6/19/13 21:12:54


PROMETHEUS Atlas de Anatomia

Michael Schünke Erik Schulte Udo Schumacher Ilustrações de Markus Voll Karl Wesker 2ª edição revisada e ampliada 1.565 ilustrações 115 tabelas Revisão técnica Adilson Dias Salles Mestre em Anatomia pela UFRJ. Doutor em Medicina pela UFRJ. Professor Adjunto do Programa de Graduação em Anatomia da UFRJ. Pesquisador do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ.

Tradução Marcelo Sampaio Narciso

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 3

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Cabeça, Pescoço e Neuroanatomia

04.06.13 17:46:31


Nota Importante: A medicina é uma ciência em constante mudança e desenvolvimento. A pesquisa e a experiência clínica aumentam continuamente nosso conhecimento, sobretudo em relação ao tratamento adequado e à terapia com fármacos. Quando, neste livro, são mencionadas dosagens ou aplicações, os leitores podem ficar seguros de que os autores, os editores e os divulgadores envidaram todos os esforços para assegurar que tais referências estivessem de acordo com o conhecimento em vigor no momento da produção do livro. Entretanto, isso não envolve nem implica nenhuma garantia ou responsabilidade por parte dos editores no tocante a qualquer instrução de dosagem e formas de aplicação citadas neste livro. Cada usuário deve examinar cuidadosamente as recomendações dos fabricantes apresentadas em cada medicamento e verificar, se necessário, pela consulta de um clínico geral ou especialista, se a dosagem mencionada ou as contraindicações citadas pelo fabricante diferem daquelas referidas neste livro. Tal exame é, sobretudo, importante para substâncias ou fármacos que são raramente usados ou que foram recentemente introduzidos no mercado. Os esquemas de dosagem ou formas de aplicação referidos são integralmente do risco e da responsabilidade do próprio usuário. Os autores e os editores solicitam a cada usuário relatar aos editores eventuais discrepâncias ou falhas observadas.

Professor Dr. med. Erik Schulte Anatomisches Institut der Johannes Gutenberg-Universität Mainz Makroskopischer Bereich 55099 Mainz Professor Dr. med. Udo Schumacher Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf Institut für Anatomie II Experimentelle Morphologie Martinistraße 52 20246 Hamburg Ilustrações Markus Voll, München (Homepage: www.markus-voll.de) Karl Wesker, Berlin (Homepage: www.karlwesker.de)

Ficha catalográfica S419p 2.ed. Schünke, Michael Prometheus, atlas de anatomia: cabeça, pescoço e neuroanatomia / Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher; ilustrações por Markus Voll, Karl Wesker; [revisão técnica Adilson Dias Salles; tradução Marcelo Sampaio Narciso]. – 2. ed. revisada e ampliada. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. il.

Esta obra é uma tradução do original da 2a edição na língua alemã de: Copyright © of the original German language edition 2009 by Georg Thieme Verlag KG, Stuttgart, Germany. Original title: Prometheus LernAtlas der Anatomie. Allgemeine Anatomie und Bewegungssystem, by Michael Schünke | Erik Schulte | Udo Schumacher, with illustrations by Markus Voll and Karl Wesker. All rights reserved. Direitos exclusivos para a língua portuguesa Copyright © 2013 by EDITORA GUANABARA KOOGAN LTDA. Uma editora integrante do GEN | Grupo Editorial Nacional Travessa do Ouvidor, 11 Rio de Janeiro – RJ – CEP 20040-040 Tels.: (21) 3543-0770/(11) 5080-0770 | Fax: (21) 3543-0896 www.editoraguanabara.com.br | www.grupogen.com.br | editorial.saude@grupogen.com.br Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução deste volume, no todo ou em parte, sob quaisquer formas ou por quaisquer meios (eletrônico, mecânico, gravação, fotocópia, distribuição na internet ou outros), sem permissão expressa da Editora. Capa: Thieme Verlagsgruppe Editoração eletrônica: Diagrama Ação - Produção Editorial Ltda.

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 4

Tradução de: Prometheus LernAtlas der Anatomie. Kopf, Hals und Neuroanatomie (2. ed. rev. e ampliada) “1565 ilustrações, 115 tabelas” Apêndice Inclui bibliografia e índice ISBN 978-85-277-1825-7 1. Anatomia humana – Atlas. 2. Cabeça – Anatomia – Atlas. 3. Pescoço – Anatomia – Atlas. 4. Neuroanatomia – Atlas. I. Schulte, Erik. II. Schumacher, Udo. III. Título. IV. Título: Cabeça, pescoço e neuroanatomia. 13-1333.

CDD: 611.00222 CDU: 611(084)

Alguns nomes de produtos, patentes e desenhos registrados referidos neste livro são, de fato, marcas registradas ou selos de propriedade, mesmo quando não exista no texto uma referência específica a isto. Portanto, o aparecimento de um nome sem a designação do selo de propriedade não deve ser entendido pelo usuário como uma representação do editor de que ele seja de domínio público. Este livro, incluindo todas as suas partes, é legalmente protegido pela lei de Direitos Autorais. Qualquer uso, exploração ou comercialização fora dos limites estreitos impostos pela legislação dos direitos autorais, sem consentimento da editora, é ilegal e sujeito a processo jurídico. Isto se aplica principalmente à reprodução como cópias, mimeografias, preparação de microfilmes, processamento e armazenamento eletrônicos de dados.

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Professor Dr. med. Dr. rer. nat. Michael Schünke Anatomisches Institut der Christian-Albrechts-Universität zu Kiel Olshausenstraße 40 24098 Kiel

04.06.13 17:46:31


A cabeça e o pescoço são duas regiões anatômicas que reúnem diversas estruturas em um estreito espaço; por isso, neste volume do Atlas Prometheus, esses tópicos – anteriormente tratados em dois volumes separadamente – foram integrados. Além da íntima correlação anatômica e clínica entre essas complexas regiões, há outras vantagens didáticas para essa junção: em conjunto, elas podem ser abordadas de maneira mais clara e descritiva. A neuroanatomia, por sua vez, representa um desafio especial, visto que há poucas conexões óbvias entre uma estrutura anatômica e a sua função. Com o objetivo de tornar o aprendizado da neuroanatomia mais eficaz e direto, este volume apresenta, de maneira concisa, informações essenciais, relevantes para testes e provas. Diversos diagramas esquemáticos ilustram o trajeto de tratos e suas conexões centrais. A sistemática das conexões neuronais de diversos tratos e

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 5

dos sistemas funcionais é apresentada em forma de gráficos e de textos condensados. Por um lado, esses esquemas podem ser usados para que o aluno se acostume com a temática complexa, e, por outro, para que ele reforce o estudo antes de um teste ou avaliação. Não é objetivo do Atlas Prometheus substituir livros-texto; sua proposta é formar um elo entre informações topográficas e a compreensão funcional. Desse modo, textos e diagramas são, de fato, auxiliares indispensáveis para a compreensão da neurofisiologia, bem como para o estabelecimento de correlações clínicas.

Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em setembro de 2009

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Prometheus – 2ª edição

04.06.13 17:46:31


Segundo a mitologia grega, Prometheus despertou a ira de Zeus por ter criado os homens à semelhança dos deuses e lhes entregado o fogo, que representa a iluminação. Prometheus, em grego, significa “o que pensa adiante”; e, para fazer jus a seu nome, nosso atlas foi elaborado com o objetivo “abrir novos caminhos”. Para tal, foi realizada uma ampla pesquisa com estudantes e docentes – em países de língua alemã e nos EUA –, a fim de se obter um projeto único e inovador. O ponto de partida para este trabalho foi investigar o que deveria constar em um atlas de anatomia para que ele fosse ideal para os estudantes. A partir disso, iniciou-se a busca por um conteúdo adequado para que o estudante pudesse aprender, de maneira objetiva e didática, a grande quantidade de informação que a anatomia demanda. A anatomia – principalmente a anatomia macroscópica – representa um grande desafio para o estudante, uma vez que abrange inúmeros termos e conceitos, além de ser ensinada já no início da graduação, quando o aluno nem sempre consegue perceber a importância das informações e fazer integrações com outras disciplinas, como a fisiologia, por exemplo. Buscou-se, então, criar um modelo bem estruturado para facilitar o aprendizado do aluno. Para alcançar esse objetivo, os tópicos foram escolhidos cuidadosamente, visando a estabelecer, desde o início, conexões importantes com a atividade clínica do futuro profissional de saúde. Outro propósito foi o de apresentar as figuras sempre acompanhadas de comentários explicativos, conduzindo o leitor, passo a passo, a uma compreensão detalhada dos conceitos e de complexas conexões.

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 7

O fato de a anatomia macroscópica ser considerada em muitas áreas – com exceção de alguns conteúdos neuroanatômicos – uma matéria “fechada” foi de grande ajuda. Algo inédito representaria uma exceção. A regra é um conhecimento especializado e estabelecido em muitas áreas, que somente ganha nova visão, em face de mudanças das exigências clínicas. A anatomia seccional é conhecida pelos anatomistas há mais de 80 anos, apesar de não ser amplamente utilizada. Ela passou por um grande renascimento com o avanço de novas técnicas de imagem, tais como as de TC e de RM, que sequer podem ser interpretadas sem um profundo conhecimento da anatomia seccional. A anatomia pode não ser “nova” no sentido estrito da palavra, mas a maneira da apresentação didática tem de ser moderna e atualizada. Em suma, nosso objetivo maior foi produzir um atlas que representasse um guia didático ao estudante e que lhe despertasse o interesse para essa importante área. Esperamos que Prometheus sirva, igualmente, a alunos e profissionais da saúde como uma fonte abalizada e segura de informações. “Para alcançar o possível, deve-se tentar o impossível.” (Rabindranath Tagore)

Michael Schünke, Erik Schulte, Udo Schumacher, Markus Voll e Karl Wesker Kiel, Mainz, Hamburgo, Munique e Berlim, em agosto de 2004

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Por que Prometheus?

04.06.13 17:46:31


Dedicamos o Atlas Prometheus especialmente às nossas famílias. Agradecemos ao Prof. Reinhard Gossrau, MD, Berlim, por seus comentários críticos e ótimas sugestões, e a vários colegas pela valiosa ajuda durante a revisão, dentre eles: Gabriele Schünke, bióloga, Dr. Jakob Fay, Claudia Dücker, sextanista de medicina, Simin Rassouli, sextanista de medicina, Heike Teichmann, sextanista de medicina, Sylvia Zilles, do último ano de odontologia, e Dra. Julia Jörns-Kuhnke, pela ajuda prestada com as legendas das figuras. Somos especialmente gratos a Stephanie Gay e Bert Sender, pelo layout da obra. Sua capacidade de organizar o texto e as ilustrações em páginas opostas, possibilitando maior clareza, contribuiu imensamente para a didática e a qualidade visual do atlas. Prometheus não poderia ser realizado sem a editora; e como são as pessoas, e não as instituições, que tornam possível a realização de um projeto dessa importância, gostaríamos de agradecer a todos que participaram da elaboração deste atlas no âmbito editorial. Jürgen Lüthje, MD, PhD, Editor-chefe da Editora Georg Thieme Verlag, “tornou possível o impossível”. Não só conciliou os desejos dos autores e dos artistas com as demandas da realidade, como também conseguiu manter uma equipe de cinco pessoas trabalhando juntas, por longos anos, em um projeto cujo objetivo conhecemos desde o início, mas cujas dimensões totais só pudemos apreciar no decorrer do tempo. Graças a ele, nosso desejo conjunto de alcançar este objetivo nunca se esvaneceu, apesar de todos os obstáculos que tivemos de superar. Uma “santa” paciência, principalmente em situações complicadas, revelou sua postura durante as inúmeras discussões que mantivemos com ele. Assim, é digno merecedor de nossos mais sinceros e cordiais agradecimentos. A Sra. Sabine Bartl tornou-se o ponto de referência para os autores no melhor sentido dessa expressão. Formada em Letras, e não em Medicina, examinou meticulosamente todos os textos e os avaliou, em relação às figuras, verificando se um estudante da área de saúde conseguiria

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 9

compreender a lógica da apresentação. Detectou imediatamente os lapsos cometidos pelos autores, que veem a matéria por outra perspectiva, e colaborou na revisão do texto, apresentando inúmeras sugestões. Seus comentários também levaram à reformulação de vários tópicos. Não apenas os autores foram agraciados pelo seu trabalho, mas também o leitor, que contará com um texto mais didático. Martin Spencker, Gerente da Publicação Educacional da Editora Georg Thieme Verlag, foi o principal responsável editorial pelo projeto, a última instância na coordenação entre a editora, os autores e os ilustradores. Sua capacidade de tomar decisões rápidas e originais, quando diante de problemas e incertezas, foi muito importante para o andamento do projeto. Sua maneira de lidar com todos os questionamentos dos autores e dos ilustradores, a sua transparência e atitude justa, no desenrolar das discussões, estimularam continuamente o projeto e criaram condições para uma parceria cooperativa. Somos imensamente gratos a ele. Sem exceção, nosso intercâmbio com toda a equipe da Editora Georg Thieme Verlag foi sempre agradável e cordial. Lamentamos não dispor de mais espaço para listar o nome de cada uma das pessoas que nos ajudaram na publicação do Prometheus. Sendo assim, limitamos nossos agradecimentos aos colegas mais ligados ao livro. Nesse contexto, agradecemos a Antje Bühl, envolvida desde o início, como assistente do projeto, trabalhando “nos bastidores” em várias tarefas, tais como as repetidas revisões e o arranjo das legendas das figuras; a Rainer Zepf e a Martin Waletzko, pela revisão minuciosa do layout e pelo apoio em todas as questões técnicas; a Susanne TochtermannWenzel e a Manfred Lehnert, que representam todos os que estiveram envolvidos na produção deste livro e que garantiram que Prometheus fosse impresso e encadernado no prazo estabelecido; a Sra. Almut Leopold, pelo excelente índice remissivo; a Marie-Luise Kürschner e sua equipe, pela criação do desenho da capa; a Birgit Carlsen e Anne Döbler, que representam os envolvidos na pesquisa de mercado, na comercialização e na divulgação da obra. Os Autores

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Nossos agradecimentos

04.06.13 17:46:32


Cabeça e Pescoço

1

Visão Geral

4

Sistemática dos Elementos Vasculonervosos

1.1 1.2 1.3 1.4 1.5

Regiões e Acidentes Ósseos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2 Cabeça e Pescoço em Conjunto e Fáscias do Pescoço . . . . 4 Anatomia Clínica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Embriologia da Face . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8 Embriologia do Pescoço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

4.1

2

Ossos, Ligamentos e Articulações

2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.11 2.12 2.13 2.14 2.15 2.16 2.17 2.18 2.19 2.20 2.21 2.22 2.23 2.24 2.25

Crânio, Vista Lateral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Crânio, Vista Anterior. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vista Posterior e Suturas do Crânio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Calvária, Vistas Externa e Interna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Base do Crânio, Vista Externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Base do Crânio, Vista Interna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Órbita: Ossos e Aberturas para as Vias de Condução . . . Órbitas e Estruturas Vizinhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Nariz: Esqueleto do Nariz . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Seios Paranasais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Temporal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Esfenoide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Occipital e Etmoide . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Palato Duro. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Mandíbula e Hioide. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Dentes in situ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Dentição Permanente e Radiografia Panorâmica. . . . . . . Dentes Isolados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Dentes Decíduos (Dentes de Leite) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Vértebras Cervicais. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Ligamentos da Região Cervical da Coluna Vertebral . . . . Articulação Temporomandibular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Biomecânica da Articulação Temporomandibular. . . . . . Cabeça e Vértebras Cervicais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Articulações Uncovertebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3

Sistemática da Musculatura

Sistemática da Irrigação Arterial da Cabeça e do Pescoço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 78 A. Carótida Interna e Sistemática dos Ramos da A. Carótida Externa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 80 Ramos Anteriores e Posteriores e Ramo Medial da A. Carótida Externa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 82 Ramos Terminais da A. Carótida Externa . . . . . . . . . . . . . . 84 Ramos da A. Carótida Interna que Irrigam Estruturas Extracerebrais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 86 Veias Superficiais da Cabeça e do Pescoço . . . . . . . . . . . . 88 Veias Profundas do Crânio e Veias do Occipúcio . . . . . . . 90 Veias do Pescoço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 92 Cadeias de Linfonodos da Cabeça e do Pescoço. . . . . . . . 94 Visão Geral dos Nervos Cranianos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 96 Núcleos dos Nervos Cranianos e Gânglios Associados aos Nervos Cranianos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 98 Nervo Olfatório (I) e Nervo Óptico (II) . . . . . . . . . . . . . . . 100 Nervos dos Músculos do Olho: Nervo Oculomotor (III), Nervo Troclear (IV) e Nervo Abducente (VI) . . . . . . . . . . 102 Nervo Trigêmeo (V): Regiões Nucleares e Áreas Inervadas . . . . . . . . . . . . . . 104 Trajeto dos Três Ramos Principais . . . . . . . . . . . . . . . . . 106 Nervo Facial (VII): Regiões Nucleares, Áreas Inervadas e Fibras Eferentes Viscerais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 108 Trajeto na Parte Petrosa do Temporal; Fibras Aferentes Viscerais e Eferentes Parassimpáticas . . . . 110 Nervo Vestibulococlear (VIII) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 112 Nervo Glossofaríngeo (IX). . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 114 Nervo Vago (X) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 116 Nervo Acessório (XI) e Nervo Hipoglosso (XII) . . . . . . . . 118 Sinopse dos Locais de Passagem para Estruturas Vasculonervosas na Base do Crânio . . . . . . . . . . . . . . . . . 120 Visão Geral do Sistema Nervoso no Pescoço e Inervação por Ramos de Nervos Espinais. . . . . . . . . . . . . 122 Nervos Cranianos e Sistema Nervoso Autônomo no Pescoço . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 124

3.1

Musculatura da Mímica: Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Função. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Músculos da Mastigação: Visão Geral e Músculos Superficiais . . . . . . . . . . . . . . . . Músculos Profundos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Origens e Inserções Musculares no Crânio . . . . . . . . . . . . Músculos do Pescoço: Visão Geral e Músculos Superficiais . . . . . . . . . . . . . . . . Músculos Supra-hióideos e Infra-hióideos. . . . . . . . . . . Músculos Pré-vertebrais e Músculos Laterais (Profundos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

3.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 3.8

4.2 4.3 4.4 4.5

12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 44 46 48 50 52 54 56 58 60

4.6 4.7 4.8 4.9 4.10 4.11 4.12 4.13 4.14 4.15 4.16

4.17 4.18 4.19 4.20 4.21 4.22 4.23 4.24

62 64

5

Órgãos e seus Componentes Vasculonervosos

5.1

Orelha: Visão Geral, Estrutura e Irrigação da Orelha Externa. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Orelha Externa: Concha da Orelha, Meato Acústico Externo e Membrana Timpânica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Orelha Média: Cavidade Timpânica e Tuba Auditiva . . . . . . . . . . . . . . Ossículos da Audição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Orelha Interna: Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Órgão da Audição . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

66 68 70

5.3

72 74

5.4 5.5

76

5.6

5.2

126 128 130 132 134 136

XI

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 11

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 17:46:33


5.7 5.8 5.9 5.10 5.11 5.12 5.13 5.14 5.15 5.16 5.17 5.18 5.19 5.20 5.21 5.22 5.23 5.24 5.25 5.26 5.27 5.28 5.29 5.30 5.31 5.32 5.33 5.34 5.35 5.36 5.37 5.38 5.39

Órgão do Equilíbrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 138 Irrigação da Parte Petrosa do Temporal . . . . . . . . . . . . . . 140 Região Orbital, Pálpebras e Túnica Conjuntiva . . . . . . . . 142 Aparelho Lacrimal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 144 Bulbo do Olho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 146 Meios de Refração do Olho: Lente e Córnea . . . . . . . . . . 148 Íris e Ângulo Iridocorneal. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 150 Retina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 152 Irrigação do Bulbo do Olho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 154 Músculos Extrínsecos do Bulbo do Olho. . . . . . . . . . . . . . 156 Divisão e Vasos e Nervos da Órbita . . . . . . . . . . . . . . . . . . 158 Topografia da Órbita . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 160 Nariz: Visão Geral e Relevo Interno da Mucosa . . . . . . . 162 Irrigação e Inervação da Cavidade Nasal . . . . . . . . . . . . . 164 Histologia e Anatomia Clínica das Cavidades Nasais . . . 166 Cavidade Oral: Visão Geral, Palato Duro e Palato Mole . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 168 Língua: Músculos e Relevos da Mucosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 170 Vias Vasculonervosas e Drenagem Linfática . . . . . . . . 172 Assoalho da Boca . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 174 Tecido Linfoide do Anel Faríngeo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 176 Faringe: Músculos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 178 Relevo da Mucosa e Conexões com a Base do Crânio. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 180 Topografia e Inervação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 182 Espaço Perifaríngeo e sua Importância Clínica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 184 Estruturas Vasculonervosas no Espaço Perifaríngeo (Camada Superficial) . . . . . . . . . . . . . . . . 186 Estruturas Vasculonervosas no Espaço Perifaríngeo (Camada Profunda) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 188 Glândulas Salivares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 190 Laringe: Localização, Forma e Cartilagens . . . . . . . . . . . . . . . . . 192 Morfologia Interna e Estruturas Vasculonervosas . . . 194 Músculos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 196 Topografia e Anatomia Clínica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 198 Glândula Tireoide e Glândulas Paratireoides. . . . . . . . . . 200 Glândula Tireoide: Topografia e Técnicas de Imagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 202

XII

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 12

6

Topografia

6.1 6.2

Região Anterior da Face . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 204 Região Cervical Anterior: Camadas Superficiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 206 6.3 Camadas Profundas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 208 6.4 Camada Superficial da Superfície Lateral da Cabeça . . . 210 6.5 Camadas Média e Profunda da Superfície Lateral da Cabeça . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 6.6 Fossa Infratemporal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 214 6.7 Fossa Pterigopalatina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 216 6.8 Trígono Cervical Lateral. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 218 6.9 Transição na Abertura Torácica Superior, Trígono Carótico e Região Cervical Lateral Profunda . . . . . . . . . . 220 6.10 Regiões Cervical Posterior e Occipital . . . . . . . . . . . . . . . 222

7

Esquemas de Cortes

7.1

Cortes Frontais: Planos da Margem Anterior da Órbita e do Espaço Retrobulbar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 224 Planos do Ápice da Pirâmide da Órbita e da Hipófise . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 226 Cortes Horizontais: Plano das Órbitas, “Andares” Superior e Médio . . . . . 228 Planos do Seio Esfenoidal e das Conchas Nasais Médias . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 230 Planos da Parte Nasal da Faringe e da Articulação Atlantoaxial Mediana . . . . . . . . . . . . . . . . . 232 Nível dos Corpos de C V–C VI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 234 Nível da Transição de C VI/C VII–T II/T I . . . . . . . . . . . . 236 Cortes Sagitais: Corte Sagital Mediano com o Septo Nasal e no Plano da Parede Medial da Órbita . . . . . . . . . . . . . . 238 Plano do Terço Medial e do Centro da Órbita . . . . . . . 240

7.2 7.3 7.4 7.5 7.6 7.7 7.8

7.9

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 17:46:33


Neuroanatomia 1

Introdução à Neuroanatomia

7

Cerebelo

1.1 1.2 1.3 1.4

7.1 7.2 7.3 7.4

Estrutura Externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Estrutura Interna . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Pedúnculos e Tratos Cerebelares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Anatomia Funcional Simplificada e Lesões do Cerebelo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1.5 1.6 1.7

Encéfalo e Medula Espinal Como um Todo . . . . . . . . . . . 244 Neurônio e suas Conexões . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 246 Neuroglia e Mielina. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 248 Input no SNC: Percepção Sensorial e suas Modalidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 250 SNP e suas Interações com o SNC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 252 Desenvolvimento do Sistema Nervoso . . . . . . . . . . . . . . 254 Divisão Macroscópica do Encéfalo . . . . . . . . . . . . . . . . . . 256

2

Meninges Encefálicas e Espinais

2.1 2.2 2.3

Encéfalo in situ e Meninges Encefálicas . . . . . . . . . . . . . . 258 Meninges Encefálicas e Septos da Dura-máter . . . . . . . . 260 Meninges Encefálicas e Espinais e seus Espaços . . . . . . . 262

3

Espaços Liquóricos

3.1 3.2 3.3

Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 264 Circulação do Líquido Cerebrospinal e Cisternas . . . . . . 266 Órgãos Circunventriculares e Barreiras Teciduais no Encéfalo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 268

4

Telencéfalo

4.1 4.2

4.5 4.6

Desenvolvimento e Estrutura Externa . . . . . . . . . . . . . . . 270 Estrutura Histológica e Organização Funcional do Córtex Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 272 Áreas Corticais no Neocórtex . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 274 Alocórtex: Visão Geral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 276 Hipocampo e Corpo Amigdaloide. . . . . . . . . . . . . . . . . 278 Substância Branca e Núcleos da Base . . . . . . . . . . . . . . . . 280

5

Diencéfalo

5.1 5.2 5.3

5.5 5.6 5.7 5.8

Visão Geral e Desenvolvimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 282 Estrutura Externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 284 Estrutura Interna do Diencéfalo: Organização em Níveis e Cortes Seriados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 286 Tálamo: Regiões Nucleares . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 288 Projeções dos Núcleos Talâmicos . . . . . . . . . . . . . . . . . 290 Hipotálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 292 Glândula Hipófise . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 294 Epitálamo e Subtálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 296

6

Tronco Encefálico

6.1 6.2

Organização e Estrutura Externa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 298 Núcleos dos Nervos Cranianos, Núcleo Rubro e Substância Negra . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 300 Formação Reticular. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 302 Tratos Ascendentes e Descendentes . . . . . . . . . . . . . . . . 304 Cortes Transversais do Tronco Encefálico: Mesencéfalo e Ponte . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 306 Bulbo (Medula Oblonga) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 308

4.3 4.4

5.4

6.3 6.4 6.5 6.6

8

310 312 314 316

Encéfalo: Vasos Sanguíneos

8.1 8.2 8.3

Artérias Nutrícias e Círculo Arterial do Cérebro . . . . . . . 318 Trajeto Superficial das Artérias do Telencéfalo . . . . . . . . 320 Regiões de Suprimento das Três Grandes Artérias do Cérebro (Artérias Cerebrais Anterior, Média e Posterior) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 322 8.4 Artérias do Tronco Encefálico e do Cerebelo. . . . . . . . . . 324 8.5 Seios da Dura-máter: Localização e Estrutura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 326 8.6 Tributárias Principais e Acessórias. . . . . . . . . . . . . . . . . 328 8.7 Veias Superficiais e Profundas do Encéfalo . . . . . . . . . . . 330 8.8 Veias Profundas do Encéfalo: Veias do Tronco Encefálico e do Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 332 8.9 Sangramentos Intracranianos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 334 8.10 Distúrbios da Irrigação Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 336

9

Medula Espinal: Vasos Sanguíneos

9.1

Visão Geral: Estrutura Segmentar da Medula Espinal . . . . . . . . . . . 338 Subdivisões dos Segmentos da Medula Espinal . . . . . 340 Substância Cinzenta: Organização Interna. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 342 Arco Reflexo e Aparelho Próprio (Vias Segmentares) da Medula Espinal. . . . . . . . . . . . . 344 Tratos Ascendentes: Trato Espinotalâmico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 346 Fascículo Grácil e Fascículo Cuneiforme. . . . . . . . . . . . 348 Tratos Ascendentes: Trato Espinocerebelar . . . . . . . . . . 350 Tratos Descendentes: Trato Corticospinal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 352 Tratos Extrapiramidais e Autônomos . . . . . . . . . . . . . . 354 Sinopse dos Tratos Ascendentes e Descendentes na Medula Espinal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 356 Irrigação Arterial . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 358 Drenagem Venosa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 360 Topografia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 362

9.2 9.3 9.4 9.5 9.6 9.7 9.8 9.9 9.10 9.11 9.12 9.13

XIII

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 13

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 17:46:34


10

Anatomia Seccional do Encéfalo

12

Sistemas Funcionais e Relações Clínicas

10.1 10.2 10.3 10.4 10.5 10.6 10.7 10.8 10.9 10.10 10.11 10.12

Cortes Frontais I e II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 364 Cortes Frontais III e IV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 366 Cortes Frontais V e VI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 368 Cortes Frontais VII e VIII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 370 Cortes Frontais IX e X. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 372 Cortes Frontais XI e XII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 374 Cortes Horizontais I e II . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 376 Cortes Horizontais III e IV . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 378 Cortes Horizontais V e VI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 380 Cortes Sagitais I–III . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 382 Cortes Sagitais IV–VI . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 384 Cortes Sagitais VII e VIII . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 386

12.1

12.7 12.8 12.9

11

Sistema Nervoso Autônomo

12.10

11.1

Organização dos Sistemas Simpático e Parassimpático . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 388 Efeito do Sistema Nervoso Autônomo sobre os Órgãos e Conexões Centrais do Sistema Simpático . . 390 Sistema Parassimpático: Visão Geral e Conexões . . . . 392 Dor Visceral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 394 Sistema Nervoso Visceral . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 396

12.11 12.12 12.13 12.14

Sistema Sensitivo: Sinopse dos Sistemas de Tratos . . . . . . . . . . . . . . . . . 398 Princípios do Processamento dos Estímulos . . . . . . 400 Lesões. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 402 Dor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 404 Vias Nociceptivas da Cabeça e do Sistema Central de Inibição da Dor. . . . . . . . . . . . . . . . . 406 Sistema Motor: Visão Geral e Princípios. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 408 Trato Piramidal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 410 Regiões Nucleares Motoras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 412 Sistema Motor Extrapiramidal e Lesões do Sistema Motor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 414 Lesões Radiculares: Visão Geral e Perdas Sensitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . 416 Perdas Motoras. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 418 Lesões do Plexo Braquial. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 420 Lesão do Plexo do Membro Inferior . . . . . . . . . . . . . . . . 422 Lesões da Medula Espinal e dos Nervos Periféricos: Perdas Sensitivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 424 Perdas Motoras. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 426 Determinação da Altura de uma Lesão Espinal . . . . . . 428 Sistema Visual: Porção Geniculada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 430 Lesões das Partes Geniculadas e Projeções Não Geniculadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 432 Sistema Visual: Reflexos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 434 Coordenação do Movimento Ocular . . . . . . . . . . . . . 436 Via Auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 438 Sistema Vestibular . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 440 Paladar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 442 Olfato . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 444 Sistema Límbico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 446 Tratos das Fibras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 448 Organização do Córtex e das Áreas de Associação . . . 450 Dominância Hemisférica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 452 Correlação entre Sinais e Sintomas Clínicos e Achados Neuroanatômicos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 454

11.2 11.3 11.4 11.5

12.2 12.3 12.4 12.5 12.6

12.15 12.16 12.17 12.18 12.19 12.20 12.21 12.22 12.23 12.24 12.25 12.26 12.27 12.28 12.29

XIV

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 14

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 17:46:35


SNC: Esquemas de Circuitos, Especificações e Tabelas

Apêndice

1

Glossário

Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 501

1.1 1.2 1.3

Substância Cinzenta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 458 Substância Branca. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 460 Sensibilidade e Atividade Motora, Visão Geral da Medula Espinal e dos Tratos Medulares . . . . . . . . . . . . . . 462

Índice Alfabético . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 503

2

Tratos da Medula Espinal

2.1 2.2

Tratos Sensitivos da Medula Espinal . . . . . . . . . . . . . . . . . 464 Tratos Motores na Medula Espinal . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 466

3

Tratos Centrais

3.1 3.2 3.3 3.4 3.5

Trato Sensitivo do Nervo Trigêmeo. . . . . . . . . . . . . . . . . . 468 Via Auditiva . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 470 Via Gustatória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 472 Via Olfatória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 474 Controle dos Núcleos Motores dos Nervos Cranianos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 476 3.6 Controle da Atividade Motora Ocular . . . . . . . . . . . . . . . . 478 3.7 Tratos no Tronco Encefálico . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 480 3.8 Projeções da Retina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 482 3.9 Conexões Sinápticas da Atividade Motora. . . . . . . . . . . . 484 3.10 Conexões do Cerebelo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 486 3.11 Áreas Funcionais do Córtex Cerebral . . . . . . . . . . . . . . . . 488 3.12 Tratos de Associação e Tratos de Projeção . . . . . . . . . . . 490

4

Tabelas

4.1

Conexões entre os Lados Esquerdo e Direito do SNC: Comissuras e Decussações . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 492 Núcleos do Diencéfalo e Regiões de Núcleos do Tálamo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 494 Núcleos dos Nervos Cranianos e Núcleos Autônomos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 496

4.2 4.3

XV

Editoração Eletrônica – Diagrama Ação | www.diagramaacao.com.br

PROMETHEUS3-000

pág. 15

Prometheus | Atlas de Anatomia. Amostras de páginas não sequenciais e em baixa resolução. Copyright © 2013 Editora Guanabara Koogan Ltda.

Sumário

04.06.13 17:46:35


Prometheus | Atlas de Anatomia