Page 1

PROJETO “CORREIO DA ESCOLA” Trabalho com trocas de correspondências entre alunos Professor Gualberto Rodrigues de Araújo PROINFO – Módulo 2


Escolas trabalhadas  EMEF Rabindranath Tagore dos S. Pires (Bairro do Carmo, S. Roque/SP);  EMEF Euclides de Oliveira (Canguera, S. Roque/SP)


Faixa Etária/Colaboração  O projeto foi trabalhado com alunos de 6º a 9º ano (Ensino Fundamental II), em ambas as escolas.  A Profª. Eunice Moraes (PEB I – EMEF Carmo), desenvolveu esta atividade com os seus alunos no segmento de Ensino Fundamental I.  Houve a colaboração e a observação da Profª. Isaura Raffaelli (PEB-II - Português) para desenvolvimento das atividades.


Síntese  Troca de correspondências entre colegas de escola (não necessariamente da mesma sala);  Desenvolvimento da escrita, leitura e boa interpretação de textos;  Para Informática, Redação, Língua Portuguesa e Ens. Fund. I.


O “Passo a Passo”  Os alunos elaboraram seus próprios envelopes;  Escolheram seus destinatários (colegas de outras salas, inicialmente);  Elaboraram um rascunho da carta, com os temas pré-dispostos pelo(a) professor de Língua Portuguesa;  Passaram a carta à limpo;


O “Passo a Passo”  Na Escola Euclides (Canguera), com a disponibilidade dos computadores, os alunos aprenderam a utilizar o hipertexto e inserir hiperlinks em suas cartas digitadas, que posteriormente, foi imprimida e enviada à seu destinatário via professor.


O “Passo a Passo”  Na Escola do Bairro do Carmo, sem a disponibilidade do laboratório de Informática, devido à reforma estrutural de lá, quem tinha um PC disponível em casa elaborou a atividade. Os demais fizeram manuscrita.


Expectativas  Por parte dos alunos: houve até certo repúdio e críticas à atividade, mas com o desenrolar da atividade, houve um empenho e um interesse nessa comunicação, digamos, bem diferente.


Resultados/Conclusão  Conseguimos o enriquecimento das nossas aulas com o uso de hipermídia e hipertexto despertando assim o interesse e participação dos alunos e colegas, além de um bom estímulo à escrita, leitura, interpretação e a uma melhor comunicação.


Agradecimentos  Professoras Eunice Maria Sani de Moraes (PEB I) e Isaura Raffaelli (PEB II – Língua Portuguesa), da EMEF Rabindranath Tagore S. Pires;  Professora Isabel Cristina Cavichiolli Bianchi, do E-PROINFO;  À DEUS;  E meus alunos e alunas, a quem devo o mais leal respeito, de verdade.


BIBLIOGRAFIA

 ANJOS, Roselene dos. Fórmula da vitória: carta aberta – básico. São Paulo: Instituto Ayrton Senna, 2009.  Disponível em: http://issuu.com/gualberto/docs/projeto_corr . Acesso em: 03 ago 2010.

Aprersentação - Projeto Cartas  

Apresentação em ppt do projeto de trocas de correspondências, com o hiperlink.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you