Issuu on Google+

MINHAS OBSERVAÇÕES SOBRE CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO

Baseadas no curso PROINFO de São Roque/SP, módulo 2 (100 horas), atividade 4.4

 O que é currículo?

A meu ver, o currículo, em linhas educacionais, é a disposição de conteúdos que são postas, conduzidas ao aluno, no sentido de enriquecê-lo culturalmente. Um currículo possui uma grade de disciplinas que o aluno vai vivenciá-las, que por sua vez, possuem uma série de conteúdos, que levarão o aluno a obter informações, informações estas que vão estimulá-lo a ter mais conhecimento.

 Quais as contribuições das desenvolvimento do currículo?

tecnologias

ao

São importantes. Como por exemplo, na interatividade maior que o aluno adquire, na praticidade e facilidade para se chegar à informação, como por exemplo, pesquisar via internet a história de Getúlio Vargas pelo Google. Mas muito mais do que isso: saber lidar com novas tecnologias serve de iniciação ao mercado de trabalho. Serve também como mais uma forma de aprendizado ao lidar com as mesmas na vida pessoal, em casa.

 Como integrar efetivamente desenvolvimento do currículo?

as

tecnologias

ao

Disciplinas como Informática Educacional, as oficinas de Redação e Multimeios (que são ofertadas na rede pública de São Roque/SP), são essenciais no trato com essas novas tecnologias. Mas outras disciplinas podem também viabilizar isso, levando conteúdos aos alunos de maneiras diferentes (utilização de vídeos, pesquisas utilizando a Internet, uso de celulares para uma maior interatividade e rapidez na escrita, etc.).

 Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Projetos que envolvem currículo são mais abrangentes. Devem envolver múltiplas formas condução do conhecimento e que acrescentem isso para formação pessoal, e futuramente, profissional do aluno. Não podem se restringir a um determinado fim, a uma classe ou a uma disciplina: deve ser transdisciplinar, deve ir além do âmbito escolar. Para desenvolver projetos no âmbito do currículo, é necessário que tenhamos a idéia de que seja algo que não restrição só para aquele momento pro aluno. Deve transcender a escola, de maneira que o educando possa por isso em prática no seu quotidiano,


na sua vida, e que abranja várias áreas de conhecimento ao mesmo tempo. Gualberto Rodrigues de Araújo PROINFO – Módulo 2 São Roque, 27 de setembro de 2010


Questionamentos sobre currículo e tecnologias