Issuu on Google+

A MÚSICA AO LONGO DA HISTÓRIA ATÉ OS DIAS ATUAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Prof. Alex Vitor Miranda Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Sorocaba/ 2007 E-mail: rita.fernandes@aes.edu.br


A MÚSICA  É COMPOSTA PELO: ritmo, melodia e harmonia.  MÚSICA: som/ vibrações, acentos e repousos.  PARÂMETROS DO SOM: Altura: força de vibração dos objetos – grave e agudo. Intensidade: distingue sons fortes e fracos Duração: tempo Timbre: diferenciam os sons dos instrumentos.


MÚSICA: ASPECTOS HISTÓRICOS • EVOLUÇÃO DA MÚSICA. • PRINCIPAIS ESCOLAS. • MÚSICA X CONTEXTO SOCIOCULTURAL.


A MÚSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

• ASPECTOS MULTICULTURAIS DA MÚSICA BRASILEIRA. • SINGULARIDADES.


SOCIEDADE MIDIÁTICA Música: arte ou diversão?


A MÚSICA: valores, compasso e tempo valores: são figuras ou sinais que representam a duração do som: semibreve, mínima, semínima, colcheia.

 compasso é a reunião de tempos: conjunto de pulsações.

 tempos são pulsações regulares. Cada acentuação determinará o compasso/ fixam a duração dos valores das notas.


A MÚSICA Exemplos de compassos simples:  Quaternário: 4 tempos = forte, fraco, meio forte, fraco  Terciário: 3 tempos = forte, fraco, fraco  Binário: 2 tempos = forte, fraco  FRASE MUSICAL: agrupamento de compassos (múltiplos de dois – frases de dois compassos, quatro ou oito).


FIGURAS MUSICAIS


FIGURAS MUSICAIS


CLAVES


A MÚSICA NO CONTEXTO PEDAGÓGICO • Considerando a música como linguagem artística afirmamos que o educador deve favorecer através do trabalho musical a escuta, a descoberta, a percepção, a repetição e a criação de sons por parte de seus alunos no processo crescente de complexidade, a fim de despertar o interesse, a motivação e a ampliação da cultura e do repertório musical.


A MÚSICA AO LONGO DA HISTÓRIA