Page 1

Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.


Introdução A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação, e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula.


Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e de desenvolver diferentes modos de procurar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos!


Leia a Poesia de Fernando Pessoa e pense no nosso papel numa sociedade em que as tecnologias geram mudanças. Nas próximas semanas, conversaremos sobre diversos temas relacionados à integração de tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem, ao mesmo tempo em que estaremos formando nossa comunidade de prática e de aprendizagem.


Aproveitar o tempo! Tirar da alma os bocados precisos – nem mais nem menosPara com eles juntar os cubos ajustados Que fazem gravuras certas na história (E estão certas também do lado de baixo que se não vê)... Fernando Pessoa Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos.


Vamos assistir ao debate dos autores do curso sobre os temas tratados no mesmo.


A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informaçþes.


A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios. Encontramos no cotidiano situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.


No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos.


O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.


Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica em novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas.


A exigĂŞncia de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores.


Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscálas em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.


Bem....vocĂŞs assistiram ao debate, refletiram sobre a poesia, trocaram idĂŠias com os colegas e leram os textos/entrevista propostos na aula anterior.....


Reflita: E a escola, como se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que mudou na escola na Ăşltima dĂŠcada no sentido de atender a essas novas demandas? E vocĂŞ professor, como se sente diante deste novo desafio?


Reflita: Como vem sendo a sua pråtica? E sua postura diante da necessidade de aprender ao longo da vida e das novas formas de letramento/alfabetização?


Realize a Atividade 1 Quem sou como professor e aprendiz? Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema “Quem sou como professor e aprendiz” e explicite seu relato produzindo um pequeno texto, considerando as questões apresentadas abaixo.


Na produção desse pequeno texto cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese, produzindo o texto que poderá ser lido pelos colegas e também poderá escolher dois ou três textos dos colegas para comentar .


Pontos para sua reflexão: Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno? Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento? Desenvolvo uma prática interativa com os alunos? Ouço suas idéias? Aprendo com os alunos? Com os colegas? Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê? Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?


Orientações para a realização da atividade 1.Escreva o relato no Editor de textos do BrOffice, com cerca de 250 a 300 palavras. 2.Salve o documento em sua pasta, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativXseunome. Por exemplo: para esta atividade realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo será: ativ1joaocarlosp


- Utilização do EAD – eproinfo: Explicação sobre os itens de Menu: Apoio, Interação, Biblioteca, Módulo. 3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, Tema: Atividade 1.1, Subtema: “Quem sou”.


ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.


2. Entre no Fórum “Conhecendo a turma” para deixar um comentário para seu colega, destacando os aspectos presentes nos textos lidos na Biblioteca que lhe chamaram mais atenção e explique por que.


Subsídios para a próxima aula:

1-Entrevista de Antônio Nóvoa Para ver a entrevista de Antônio Nóvoa na íntegra, acesse o Portal do Professor no site: http://www.tvebrasil.com.br/salto/entrevistas/antonio_novoa.htm 2-Texto de Maria Umbelina Caiafa Salgado: Formação de Professores: um grande desafio http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/de/tetxt2.htm BOLETINS 2003 Série: Desafios da escola: uma conversa com os professores – 11/08 a 15/08 - Programa 2.

Aula 2 (Módulo 2 - 100 h )  

Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. I...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you