Issuu on Google+

“ A legitimação da Educação Física se dá não apenas por dispositivos legais, mas pela ação docente e da comunidade escolar”


O Decreto Lei nº 10.793/03, isenta da prática da Educação Física alunos julgados como incapazes ou privilegiados.      

Dispensados: Trabalhadores com jornada superior a 06 horas; Mulheres com prole; Maiores de 30 anos; Pertencentes ao serviço militar; Portadores de deficiência.


I – Fundamentais ao interesse social, aos direitos e

deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática. 

II – Fortaleçam os vínculos de família, os laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca.

Para tal, esses princípios deverão ser coerentes com princípios estéticos, políticos e éticos, abrangendo:


Estética da Sensibilidade ,

que deverá substituir

a da repetição e padronização, estimulando a criatividade, o espírito inventivo, a curiosidade, a afetividade... 

Política da Igualdade , tendo como ponto de partida o reconhecimento dos direitos humanos e dos deveres e direitos da cidadania,...

Ética da Identidade , buscando superar dicotomias entre o mundo da moral e o mundo da matéria, o público e privado, para constituir identidades sensíveis e igualitárias...


Como pensar em “Política de Igualdade” que deixa à margem do processo pedagógico deficientes, trabalhadores, mulheres com filhos,etc?

Como pensar uma “Estética da Sensibilidade” na qual as práticas corporais da Ed. Física são ensinadas para poucos e comumente tão mecanicista?

Como pensar em “Ética da Identidade” em uma prática pedagógica que determina quem pode e quem não pode ter acesso a esse saber?


Conteúdo = O Que trabalhar

Conteúdo é intencional e político O conteúdo deve ter sentido e significado ao aluno. Qual o sentido e significado dos conteúdos tradicionais da Ed. Física para os alunos de Ensino Médio?


Para que se tenha sentido e significado aos conteúdos é necessário que a comunidade escolar contribua com temas gerais que exigem de cada componente curricular uma atuação pedagógica.

Exemplo:

Tema da comunidade escolar: O aluno no mundo do trabalho Tema específico da Ed. Física : Exercício físico e saúde


Ensino Médio. aspectos legais