Issuu on Google+

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior


A ANTROPOLOGIA • Etimologia: – anthropos = homem; – logos = estudo.

• Portanto, a antropologia preocupa-se com o estudo do homem em sua totalidade. • Foco: o homem e sua cultura.


A ANTROPOLOGIA  Considerada a mais jovem das Ciências (século XVIII).  Progresso: séculos XIX e XX.  Antropologia e Sociologia auxiliam-se na compreensão do caráter global do homem.


Para pensar sobre as relações entre a Antropologia e a Educação Física... A antropologia poderá nos auxiliar no sentido de que as diferenças entre grupos humanos não podem ser vistas como desigualdades.


Para pensar sobre as relações entre a Antropologia e a Educação Física...  Não se faz a utilização dos termos culto ou inculto.  Sobre as diferentes culturas não fazemos juízos de valor.  Podem ser diferentes em nível tecnológico ou de integração, mas TODOS POSSUEM CULTURA!


Antropologia e a Educação Física... ALTERIDADE: significa colocar-se no lugar do outro, entender sua DINÂMICA CULTURAL e respeitar as diferenças. DESAFIO: BUSCARMOS O “OLHAR ANTROPOLÓGICO”


AFINAL... Pensando dessa forma, é possível realizar uma pesquisa antropológica a partir de qualquer comportamento que um determinado grupo possa expressar (DAOLIO, 1995, p. 27)


AS SOCIEDADES CRIAM DIFERENTES MAPAS, TEIAS COMPLEXAS DE SÍMBOLOS, SIGNIFICADOS QUE REGEM OS COMPORTAMENTOS E RELAÇÕES HUMANAS.


IMPLICAÇÕES DO CONCEITO DE CULTURA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA • O CORPO É CONSTRUÍDO CULTURALMENTE: MARCAS. • O BIOLÓGICO É COMUM A TODOS OS CORPOS, PORÉM A CULTURA NOS DIFERE= HUMANOS • AS CULTURAS SÃO COMO LENTES COM AS QUAIS ENXERGAMOS O MUNDO QUE NOS RODEIA.


ANTROPOLOGIA