Page 26

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ATAQUE AMPLIADO A INCÊNDIOS FLORESTAIS 2007

2007

perímetro de incêndio e várias fases do combate. A ideia inicial foi de recolher dados ao longo do tempo, documentando a progressão do incêndio e as intervenções. Devido às já referidas particularidades deste ano, que condicionaram a duração dos incêndios, associado à dificuldade em chegar rapidamente ao local do incêndio, na maioria dos casos não foi possível efectuar a recolha desta informação.

Embora

esporadicamente,

foi

por

vezes

manifestado

algum

desagrado, por parte de elementos das equipas de combate, pelo facto de estarem a ser filmados. Os filmes e fotos foram importantes para complementar posteriormente o preenchimento das fichas de recolha de dados. Quando no TO se encontrava uma equipa do GAUF, um dos elementos acompanhou as suas intervenções ou deslocações para reconhecimento do TO. Os

dados

recolhidos

no

terreno

pelas

equipas

de

campo

foram

complementados pelos registos recolhidos no CNOS pelo elemento de apoio, e que forneceram informação sobre os meios deslocados para a ocorrência e tempo de chegada/saída ao TO, comunicações do TO e meteorologia da área do incêndio. Os registos de campo tiveram por base um conjunto de fichas desenvolvidas para o efeito (Anexo 10) e utilizadas pelos monitores de campo para recolha de informação em três pontos: actividade do PCO, actividade das ECIN e avaliação das condições de propagação do incêndio dentro do TO e acções das equipas GAUF e condições de propagação do incêndio nas várias frentes de fogo.

Fichas de recolha de dados PCO.1 – Funciona como uma check-list e destina-se a confirmar a composição do PCO, atribuição de funções de comando de acordo com o estabelecido pelo Sistema de Comando Operacional da Directiva Operacional Nacional.

Protocolo ANPC/UTAD

Relatório final

14

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO ATAQUE AMPLIADO A INCÊNDIOS FLORESTAIS  

Este trabalho foi realizado no âmbito do Protocolo entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e a Universidade de Trás-os-Montes...

Advertisement