Issuu on Google+

ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2008/2009

RELATÓRIO DE DESEMPENHO

MACEIÓ

1


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Maceió/2009

RELATÓRIO DE DESEMPENHO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

1. INTRODUÇÃO O programa Mais Educação é uma iniciativa pioneira do Governo Federal que tem como prioridade contribuir para formação integral de crianças, adolescentes e jovens, buscando minimizar ou reduzir os altos índices de analfabetos e de evasão escolar, mormente os altos índices de repetência escolar, buscando otimizar os níveis de IDEB. O mesmo foi implantado de forma embrionária num projeto-piloto experimental na Escola Municipal Padre Brandão Lima, em 20 de outubro de 2008. O Programa contou com a expressiva participação da Coordenadora Geral Srª Edileusa Brandão, da Diretora Geral Virginia Cavalcante, da Diretora Adjunta Jeane Mendonça e de toda equipe da Escola engajados na implantação e êxito do acima citado Programa, todos integrados e dedicados consoante as diretrizes do Programa Mais Educação. Desse modo, conforme será visto a seguir, o Programa teve seu desenvolvimento nas seguintes fases. Vejamos, pois, adiante.

2


2. DESENVOLVIMENTO E RESUMO DO PROGRAMA

A 1ª Etapa do Programa Mais Educação iniciou no dia 2O de outubro de 2008 e com o encerramento previsto para junho de 2009, porém restou prejudicado o seu término em virtude dos deslizamentos de barreiras ocorridos na escola, provocado pelas fortes chuvas que, inclusive interditaram todas as atividades previstas. Esse evento natural prejudicou o andamento do programa. Salienta-se ainda que o banheiro reformado recentemente pelo programa e a quadra de esporte foram destruídas, consoante se extrai das fotos em anexo. Por tais fatos, a conclusão da 1ª etapa do programa foi comprometida, a fim de solucionar essa problemática, realizaram-se reuniões, com a finalidade de estudar novas metas e estratégias para reiniciar o programa. Tal idéia foi denominada de “PLANO EMERGENCIAL”, plano este que prioriza o desenvolvimento das atividades que irão auxiliar na recuperação do processo ensino-aprendizagem. Para tanto, este plano já foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação –SEMED, cujo objetivo é comunicar o replanejamento das atividades que serão desenvolvidas. Acredita-se que o re-planejamento pode minimizar os danos e diminuir a ansiedade de todos. É preciso deixar claro que o Programa continuará se desenvolverá na base de compromissos sérios, de métodos que exigem observações e avaliações cuidadosamente controladas. Mesmo com todo imprevisto fortuito, a qualidade e meta propostas para o Programa Mais Educação serão devidamente pensada e observadas. Com isso, não podemos dizer que os primeiros meses do programa não tenham sido satisfatórios e motivadores para os alunos e para toda equipe técnica. Eu, Maria Ângela Samartin de Gouveia- Professora Comunitária, destaco a importância e o avanço do programa durante o tempo que funcionou, como a assistência por parte da coordenadora geral (SEMED) do Programa a srª Edileusa Brandão e a forma de trabalho da direção desta escola com relação à transparência e seriedade na gestão dos recursos destinados ao programa. Foram realizadas também, várias reuniões com os pais em forma de esclarecimentos com relação ao programa e mobilizações pela garantia de um ensino de qualidade. Segue em anexo as fotos. Os planejamentos foram elaborados com o intuito de fazer os monitores sentirem-se atraídos por essa forma de trabalho, pois assim terão posturas comprometidas e 3


responsáveis. Trata-se, portanto, da conquista coletiva de um espaço onde todos exercem suas funções com mais envolvimento e cumpram seus propósitos e intencionalidades. Realizaram-se, nos primeiros momentos, oficinas Psicopedagógicas, que tiveram como objetivo contribuir com o desenvolvimento da personalidade dos alunos, através de recursos técnicos e humanos, recursos esses que auxiliaram na elevação da autoestima, no senso de direitos e deveres tornando cidadão consciente e participativo, integrado em uma sociedade. Essas oficinas foram imprescindíveis para se avaliar o desempenho e o grau de motivação em que se encontravam as nossas crianças. O objetivo básico da oficina psicopedagógica, como já sabemos, é oferecer ao aluno caminhos para expressar suas emoções e motivações. As palavras emoção e motivação provêm de um mesmo verbo latino “movere,” que significam mover-se. Ambas indicam um estado de despertar do organismo. A emoção ajuda as pessoas a serem felizes, mas também podem prejudicar a saúde física e mental. Devemos saber lidar com as emoções, pois elas podem melhorar ou piorar o desempenho de determinadas tarefas. Com outras palavras, a excitação emocional, até um determinado grau, melhora ou prejudica o desempenho, interferindo no funcionamento normal das faculdades intelectuais e motora do ser humano. A oficina psicopedagógica ajuda à criança, a saber, lidar melhor com suas emoções. Crianças sentem mais dificuldade em expressar suas emoções (amor, carinho, tristeza, desprezo etc.), porque, na maioria das vezes, não sabem lidar com a verbalização. Conclui-se que a maior emoção é o amor “O amor faz o mundo girar.” Em seguida, foram planejadas e desenvolvidas atividades dentro das necessidades do grupo. Por último, foi realizado o Projeto Natal. (segue em anexo as fotos). A culminância do Projeto aconteceu no encerramento das atividades de 2008 do programa Mais Educação. Durante a apresentação, os alunos de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental, que fazem parte do programa, reuniram-se no pátio da Escola e mostraram para os demais alunos da escola o fruto das ações que foram desenvolvidas durante o contra-turno das aulas. Na oportunidade, as crianças fizeram demonstrações de uma coreografia com a música. “É Natal” Angélica.( foto em anexo) “Começamos o Mais Educação aqui na escola no dia 20 de outubro, cerca de 100 alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental foram contemplados e participaram das atividades de Português, Matemática, Meio Ambiente e Futsal.

4


O programa é muito benquisto pelos alunos e trouxe benefícios enormes, como: a melhoria da auto-estima dos alunos e do desempenho escolar; e pelo fato dos alunos passarem o dia inteiro na escola, eles começaram a valorizá-la e a se sentirem valorizados. Como estamos no término do período letivo, resolvemos fechar o ano com festa e socializar com toda a comunidade escolar o resultado desses meses. A Escola Municipal Padre Brandão Lima foi uma das primeiras escolas municipais a iniciar as atividades do programa Mais Educação, que possue o objetivo maior de contribuir para a formação integral dos alunos oferecendo, além de uma educação de qualidade em turno regular, oficinas psicopedagógicas e ações sócio-educativas e de convivência no contra-turno, atendendo aos alunos de forma completa. O aluno Romário Mendonça, que cursa o 4º ano do Ensino Fundamental, falou da importância do programa na sua vida escolar: “Estou gostando de participar das atividades do Mais Educação. Por causa do programa, hoje eu tenho mais vontade de vir a escola. Participo das aulas e isso tem melhorado muito as minhas notas”, afirmou. Romário, aluno bastante carente e de autoestima baixa, construiu comigo e seus coleguinhas uma historinha onde ele aparece como artista principal, isso deixou-o muito feliz e com vontade de participar das atividades do Mais Educação.( segue em anexo a historinha).

5


3. RESUMO DOS RESULTADOS DO PROGRAMA 3.1. PRINCIPAIS DIFICULDADES E AVANÇOS DO PROGRAMA Dificuldades

Avanços

*Dúvidas com relação ao desenvolvimento do programa. *Falta de responsabilidades e compromisso de alguns pais. *Conciliar menor preço e qualidade nem sempre é possível. Dificuldades na compra dos kits.

*Progresso na escrita, leitura e matemática. *Progresso no comportamento com relação ao meio ambiente. *Melhoria na agressividade o alunos *Colaboração significativa da escola, de alguns pais e dos funcionários. *Planos e estratégias para aumentar O aprendizado das crianças.

. * Melhoria da auto estima dos alunos.

6


3.0

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROGRAMA

1. REUNIÕES DE PAIS E MESTRES

1ª Reunião/ out-2008 (Virginia-Diretora

Geral)

Reunião – Fevereiro/2009 Fevereiro/2009 C oordenadora- Ângela Gouveia

Reunião –

Diretora Adjunta- Jeane

Mendonça

7


Técnica de dinâmica com os pais os pais

Técnica de dinâmica com

OFICINAS PSICOPEDAGÓGICAS 2008/2009

Dinâmica do Crachá

Dinâmica do abraço.

Técnica de Pintura

8


Dinâmica para estimular a motivação

É muito bom participar das oficinas .

Estou gostando muito do Mais

E legal demais, maravilhoso !

Educação.

9


DEPOIMENTO DE UMA MÃE/ AVÓ

Estou muito feliz com este programa . Meus netos estão adorando.

Festinha de Natal 2008

Apresentação ‘”Natal 2008”

10


Natal/2008

Futsal Aula de Futsal

Aula de Futsal

HORA DO RECREIO E DO LANCHE

11


Que delicia!

Gostoso!

Delicioso!!!!

Recreio

QUADRA DE ESPORTE DEPOIS DO DESLIZAMENTO DA BARREIRA 12


13


FĂŠrias/2008

14


6. COMENTÁRIOS E SUGESTÕES SOBRE: 6.1. A IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMENTÁRIOS • Parabéns ao Governo Federal pela iniciativa e o esforço. • A Coordenadora Geral do Programa-SEMED- Edileuza Brandão está de parabéns pela nobreza do programa e pela coordenação do mesmo. • A Diretora Geral e Adjunta da Escola Municipal Padre Brandão Lima estão de parabéns pelo esforço, seriedade e transparência com relação ao programa. Quero dizer que percebo a preocupação da correta aplicação dos recursos do PDDE, e à prestação de contas do Programa Mais Educação. • As Coordenadoras Pedagógicas da Escola Municipal Padre Lima, obrigada pelo amor e carinho. • Aos monitores do programa meus agradecimentos pelo amadurecimento e dizer que já colhemos bons frutos. A sugestão é que vocês continuem assim. Quero deixar anotado que os meus monitores são “INCRIVÉIS” • Aos Funcionários da Escola fica desde já o agradecimento pela ajuda, que com certeza foi de bom proveito para que a primeira etapa do programa desse certo. • Os nossos agradecimentos aos pais e ou responsáveis pela forma carinhosa como recebeu o Programa Mais Educação. Quero registrar ainda que a maioria dos pais apresentou-se num grau muito grande de satisfação. • Parabéns aos meus colegas professores, pela força e colaboração. • Parabéns, criança pelo seu esforço e dedicação!

15


SUGESTÕES • Foi muito bem o primeiro momento do programa. Como sugestão que seja realizado mais encontros para uma maior troca de experiências. • .Que este Programa não pare. Tenho certeza de que cada etapa vai ser cada vez melhor. • Que houvesse socialização com outros estados para somar as experiências e fortalecer o objetivo do programa. • Estudar a viabilidade do aumento do repasse para os monitores. • Sugiro que haja visitas de coordenadores (Professores comunitários) a outras escolas que foram contempladas com o programa para que haja uma interação melhor e troca de informações entre os coordenadores. • Organizar mais Encontros. Realizar Capacitação. • Gostaria de sugerir que a Coordenadora Geral (SEMED Srª Edleuza) tivesse mais técnicos para auxiliá-la. • Não mexer no PDDE, o programa passou a ter excelente resultados após o dinheiro ser administrado pelas Unidades Executoras.

16


7. CONCLUSÃO

Pode-se afirmar que, a 1ª Etapa do Programa Mais Educação, iniciado no dia 20 de outubro de 2008, atingiu em parte os objetivos propostos. Embora com todas as dificuldades que enfrentamos e que iremos enfrentar sentimos relativamente contentes e otimistas com essa etapa inacabada. Nosso propósito, portanto, é oferecer aos nossos alunos oportunidades de superarem mais esse desafio.

Recomeçar exige de todos nós educadores bastante esforço, amor, novos posicionamentos, novas metas, estratégias e planejamentos. Somente assim, o detector de avaliação poderá mais tarde revelar se os esforços valeram à pena ou não. No final desta etapa esperamos ser vencedores.” Ângela Gouveia.

17


Romário

“Estou gostando de participar do “Mais Educação” Por causa do programa, hoje eu tenho mais vontade de vir a escola.”Sou mais educação! Esta História foi criada pelo aluno da fotografia, com ajuda dos demais colegas.

Certa vez, um menino chamado Romário teve um sonho maluco. Romário sonhou que era muito engraçado, divertido, brincalhão e que gostava de colocar borracha no buraco do nariz. Um dia ele esqueceu que estava com a borracha dentro do buraco do nariz, tomou um imenso susto e respirou bem fundo, a borracha entrou e foi parar dentro do cérebro e apagou tudo que havia na memória dele. Romário, daquele dia em diante, esqueceu-se de tudo, ficou maluquinho e invisível. Colocou um ventilador velho em cima da cabeça e saiu ventilando tudo e todos. Chegou à sala do Programa Mais Educação entrou, ligou o seu ventilador velho e a Tia Ângela e os alunos começaram a voar. Victor perguntou: __ Tia Ângela o que esta acontecendo? Que vento é esse? Mas foi tarde demais, Victor saiu voando pela escola e foi parar na cozinha dentro do panelaço de sopa; graça que a sopa estava fria. 18


Tia Lala, coitadinha, tomou o maior susto e saiu correndo pelo pátio da Escola tremendo de medo, pois nunca tinha visto um menino dentro do panelaço de sopa. Carlos Henrique, que passava sem saber de nada pelo pátio, trombou com a tia Lala e o menino Furação, que se divertia com tudo aquilo acionou o ventilador e o Carlos saiu também, voando e foi parar na sala da Tia Emília, professora do 4º ano. O menino Furação acompanhou o seu amiguinho e ao chegar à porta da sala ligou mais uma vez o danado do ventilador e a Tia Emilia e os outros alunos ficaram voando pela sala e o pior: de cabeça para baixo. Foi uma loucura: todos gritavam sem parar. Romário, o menino Furação, ficou com pena da Tia Emília e dos seus coleguinhas, desligou o seu ventilador e tudo voltou ao normal. Felizmente, o sonho maluco acabou e Romário descobriu que não havia perdido a memória, nem estava invisível e nem com um ventilador velho na cabeça. __ Ainda bem que fiquei bonito novamente! Suspirou aliviado, o menino. Depois dessa, não quero mais ter sonhos malucos como esse. Autores: Alunos do Mais Educação

19


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATA DA REUNIÃO DOS PAIS Aos 30 dias do mês de outubro de 2008, na Escola Municipal Padre Brandão Lima, realizouse às 9h a 1ª(primeira) reunião com os pais dos alunos, que foram selecionados pela escola a participar do novo Programa criado pelo Governo Federal o “Mais Educação”. A Diretora Geral Virgínia iniciou a reunião dando votos de saudações a todos os presentes, apresentou aos pais os membros do Programa: Ângela Gouveia (coordenadora), Luis Carlos- Meio Ambiente, Cássio- Futsal, Ângela Santos- Matemática e Betânia Leite- Letramento (monitores). Pediu desculpas por ter os tirado de seus afazeres domésticos, embora tenha dito que era com muita satisfação que estava os recebendo naquela escola, pois a presença deles era muito importante tanto para escola quanto para eles- pais e alunos. Virgínia expôs também que o programa estava sendo implantado no Brandão, porque é uma escola localizada em território de vulnerabilidade social e está com o índice de baixo IDEB, Em seguida explicou que os objetivos do programa são: contribuir para formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens; melhorar os índices do IDEB; ampliar o tempo na escola, espaço e oportunidades educativas; apoiar a realização, em escolas e outros espaços socioculturais, de ações sócio educativas no contraturno escolar, incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte e lazer. Virginia falou que os alunos que foram convocados a participar do programa teriam que cumprir algumas regras como: - Estar cursando do 1º ao 5º ano, não está alfabetizado, ter disponibilidade em estudar no contraturno, freqüentar a escola regularmente etc. Em seguida foi aberto um espaço aos pais para tirarem dúvidas em relação ao programa. Por fim, a diretora perguntou à coordenadora do Programa, Ângela Gouveia, se ela queria colocar algo. Ângela deu início saudando aos pais e a todos os membros do programa, e disse que é com muita alegria, contentamento e dedicação que está fazendo parte deste Programa e que irá fazer com que no final os objetivos sejam alcançados, embora tenha consciência de que não será tarefa fácil, mas não é tarefa impossível. Acredita no amor e responsabilidade da direção e nos monitores que irão trabalhar com ela. Finaliza agradecendo a presença de todos. Maceió, 30 de Outubro de 2008

20


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATA DA REUNIÃO DOS PAIS Aos 30 dias do mês de outubro de 2008, na Escola Municipal Padre Brandão Lima, realizouse às 9h a 1ª(primeira) reunião com os pais dos alunos, que foram selecionados pela escola a participar do novo Programa criado pelo Governo Federal o “Mais Educação”. A Diretora Geral Virgínia iniciou a reunião dando votos de saudações a todos os presentes, apresentou aos pais os membros do Programa: Ângela Gouveia (coordenadora), Luis Carlos- Meio Ambiente, Cássio- Futsal, Ângela Santos- Matemática e Betânia Leite- Letramento (monitores). Pediu desculpas por ter os tirado de seus afazeres domésticos, embora tenha dito que era com muita satisfação que estava os recebendo naquela escola, pois a presença deles era muito importante tanto para escola quanto para eles- pais e alunos. Virgínia expôs também que o programa estava sendo implantado no Brandão, porque é uma escola localizada em território de vulnerabilidade social e está com o índice de baixo IDEB, Em seguida explicou que os objetivos do programa são: contribuir para formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens; melhorar os índices do IDEB; ampliar o tempo na escola, espaço e oportunidades educativas; apoiar a realização, em escolas e outros espaços sócio culturais, de ações sócio educativas no contra-turno escolar, incluindo os campos da educação, artes, cultura, esporte e lazer. Virginia falou que os alunos que foram convocados a participar do programa teriam que cumprir algumas regras como: - Estar cursando do 1º ao 5º ano, não está alfabetizado, ter disponibilidade em estudar no contraturno, freqüentar a escola regularmente etc. Em seguida foi aberto um espaço aos pais para tirarem dúvidas em relação ao programa. Por fim, a diretora perguntou à coordenadora do Programa, Ângela Gouveia, se ela queria colocar algo. Ângela deu início saudando aos pais e a todos os membros do programa, e disse que é com muita alegria, contentamento e dedicação que está fazendo parte deste Programa e que irá fazer com que no final os objetivos sejam alcançados, embora tenha consciência de que não será tarefa fácil, mas não é tarefa impossível. Acredita no amor e responsabilidade da direção e nos monitores que irão trabalhar com ela. Finaliza agradecendo a presença de todos. Maceió, 30 de Outubro de 2008 _________________________________________________ Coordenação Programa Mais Educação

21


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATA DA REUNIÃO DOS PAIS Aos 23 dias do mês de março de 2009, na Escola Municipal Padre Brandão Lima, situada na rua General Hermes, 1414, Bom Parto, realizou-se às 15h a 1ª(primeira) reunião da segunda etapa do Programa Mais Educação, com os pais dos alunos que foram selecionados pela escola a participar do Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal. A Diretora-Adjunta Jeane iniciou a reunião dando uma boa tarde a todos, apresentou aos pais a Coordenadora do Programa: Ângela Gouveia (coordenadora), e os monitores Luis Carlos- Futsal, Maria do Socorro- Meio Ambiente, Ângela Santos- Matemática e Betânia Leite- Letramento. Logo em seguida a Coordenadora saudou a todos e leu a mensagem de abertura “Recadinho do filho aos Pais ou Responsáveis”. Depois foi feito alguns comentários com relação à mensagem. A seguir a Diretora Jeane tomou a palavra e esclareceu pontos importantes como: O que é o Programa; Qual a contribuição do Programa Mais Educação para formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens; O que é o IDEB- melhoraria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; falou da ampliação do tempo na escola, espaço e oportunidades educativas; do apoio a realização, em escolas e outros espaços sócios culturais, de ações sócios educativas no contra turno escolar incluindo o campo da educação, arte, cultura, esporte e lazer. Jeane passou a palavra para coordenadora do Programa e ela expôs para os pais a satisfação de está coordenando o Mais Educação e deixou claro alguns pontos que acha importantes para que o Programa tenha um bom desenvolvimento e atinja os objetivos delineados pelo Governo Federal. Depois a monitora Maria do Socorro aplicou uma técnica de dinâmica que teve como objetivo mostrar aos pais a importância da participação deles na escola, aumentando com isso a auto-estima dos filhos. Foi aberto espaço aos pais para tirarem dúvidas em relação ao programa. A reunião finalizou com agradecimentos e lembrando que sem os pais a escola atinge seus objetivos. Esta ata tem a finalidade de registrar e avaliar o processo de participação dos pais contribuindo para reflexão e conseqüentemente possibilitando a escola conquistar novos patamares. Maceió, 23 de março de 2009 _________________________________________________ Coordenação Programa Mais Educação

22


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO ATA DA REUNIÃO DOS PAIS Aos 23 dias do mês de março de 2009, na Escola Municipal Padre Brandão Lima, situada na rua General Hermes, 1414, Bom Parto, realizou-se às 9h a 1ª(primeira) reunião da segunda etapa do Programa Mais Educação, com os pais dos alunos que foram selecionados pela escola a participar do Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal. A Diretora-Adjunta Jeane iniciou a reunião dando uma bom dia a todos, apresentou aos pais a Coordenadora do Programa: Ângela Gouveia (coordenadora), e os monitores Luis Carlos- Futsal, Maria do Socorro- Meio Ambiente, Ângela Santos- Matemática e Betânia Leite- Letramento. Logo em seguida a Coordenadora saudou a todos e leu a mensagem de abertura “Recadinho do filho aos Pais ou Responsáveis”. Depois foi feito alguns comentários com relação à mensagem. A seguir a Diretora Jeane tomou a palavra e esclareceu pontos importantes como: O que é o Programa; Qual a contribuição do Programa Mais Educação para formação e atenção integral de crianças, adolescentes e jovens; O que é o IDEB- melhoraria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica; falou da ampliação do tempo na escola, espaço e oportunidades educativas; do apoio a realização, em escolas e outros espaços sócios culturais, de ações sócios educativas no contra turno escolar incluindo o campo da educação, arte, cultura, esporte e lazer. Jeane passou a palavra para coordenadora do Programa e ela expôs para os pais a satisfação de está coordenando o Mais Educação e deixou claro alguns pontos que acha importantes para que o Programa tenha um bom desenvolvimento e atinja os objetivos delineados pelo Governo Federal. Depois a monitora Maria do Socorro aplicou uma técnica de dinâmica que teve como objetivo mostrar aos pais a importância da participação deles na escola, aumentando com isso a auto-estima dos filhos. Foi aberto espaço aos pais para tirarem dúvidas em relação ao programa. A reunião finalizou com agradecimentos e lembrando que sem os pais a escola atinge seus objetivos. Esta ata tem a finalidade de registrar e avaliar o processo de participação dos pais contribuindo para reflexão e conseqüentemente possibilitando a escola conquistar novos patamares. Maceió, 23 de março de 2009 _________________________________________________ Coordenação Programa Mais Educação

23


ESCOLA MUNICIPAL PADRE BRANDÃO LIMA PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO 2008/2009

PLANO DE AÇÃO EMERGENCIAL

MACEIÓ

24


PLANO EMERGENCIAL

25


Ações

Objetivo

Execução

Responsáveis

*Reunir a direção e * Executar o coordenação do plano de ação Programa, emergencial objetivando esquematizar um plano de ação emergencial.

* Agosto

Direção

*Planejar com os Recuperar a monitores, os aprendizagem conteúdos a dos alunos. ser trabalhados com os alunos, visando a recuperação do ensino e aprendizagem.

*Agosto

Coordenadora

Convocar os pais dos alunos para uma reunião, objetivando a compreensão e cooperação dos mesmos.

Convocar os pais, visando a cooperação e compreensão

* Agosto à Outubro

Direção/ Coordenação

*Planejar com os monitores semanalmente as aulas.

Realizar o planejamento semanal.

Agosto à Outubro

Coordenação

* Realizar oficinas psicopedagógicas com o propósito de levantar a autoestima dos alunos.

Estimular a auto estima dos alunos.

Agosto à Outubro

Coordenação e Monitores

* Construir jogos educativos com materiais recicláveis.

Utilizar material reciclável para construção de jogos educativos.

Setembro a outubro

Monitores

*Realizar visita ao parque Municipal com o objetivo de tornar-los cidadãos conscientes no mundo atual.

Fazer Pesquisa

Setembro/ Outubro

Direção, Coordenação e Monitores.

* Fazer o pagamento dos monitores mensalmente.

Setembro e Outubro

Direção

* Avaliar o rendimento final dos alunos.

Setembro/ Outubro

Coordenador/Monitores

* Realizar avaliação final com os pais dos alunos

Outubro

Coordenador/Monitores

*Planejar com a

Setembro

26 Direção, Coordenação e

Recursos


_____________________ Direção _______________________________ Coordenadora Maceió, 14 de julho de 2009

27


Relatório do Programa Mais Educação