Page 1

Escola de Ensino Fundamental Profª. Eulina Ribeiro Alencar – 2008


Mais Educação:         

Letramento; Ciências; Matemática; Meio ambiente – Horta Escolar (aula teórica e aula prática); Direitos humanos: Ética e cidadania; Esporte : futsal, xadrez tradicional e xadrez virtual; Pintura; Teatro; Rádio Escolar.

Comitê local: Diretora: Marilúcia Almeida Soares (Presidente do Conselho); Vice-diretora: Maria José Silva Magalhães (Tesoureira); Coords. Pedagógicas: Maria José Viana (Conselho Fiscal) e Sineide Rodrigues Correia (Vice-presidente); Professora-coordenadora: Nely Farias Campos.

5

1. IDENTIFICAÇÃO  Título: MAIS EDUCAÇÃO


 Público- alvo: Alunos da 1º ao 5º ano.  Abrangência: Ensino Fundamental  Previsão de Execução: 2009/2010  Espaço de realização: classe, extraclasse e comunidade;

MACRO CAMPOS Escola de Ensino Fundamental Profª. Eulina Ribeiro Alencar


 Letramento;  Ciências;  Matemática;  Meio ambiente – Horta Escolar (aula teórica e aula prática);  Direitos humanos: Ética e cidadania;  Esporte: futsal, xadrez tradicional e xadrez virtual;  Pintura;  Teatro;  Rádio Escolar.

Escola de Ensino Fundamental Profª. Eulina Ribeiro Alencar Maceió - 2008


• Mais Educação:         

Letramento; Ciências; Matemática; Meio ambiente – Horta Escolar (aula teórica e aula prática); Direitos humanos: Ética e cidadania; Esporte: futsal, xadrez tradicional e xadrez virtual; Pintura; Teatro; Rádio Escolar.

• Equipe de elaboração e execução:  Marilucia Almeida Soares;  Maria José Silva Magalhães;  Maria José Viana;  Nely Farias Campos;  Sineide Rodrigues Correia.

6

2. JUSTIFICATIVA


A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Eulina Ribeiro Alencar situa-se em um bairro populoso e periférico, onde a falta de unidades escolares é muito grande. Contudo, isso agrava os índices de violência, assalto, arrombamentos, consumo e tráfico de drogas, desemprego e da assistência social levando, assim, a uma lamentável desestrutura familiar. As crianças e adolescentes ficam muitas vezes sozinhas em casa ou na rua sem orientação dos pais. É “comum” a morte de jovens, provocada por brigas de Ganges pelo domínio do tráfico. Preocupados com tal situação e buscando a melhoria do desempenho acadêmico dos nossos alunos, o MEC, juntamente com a SEMED e a equipe diretiva da nossa escola, se comprometem a desenvolver um conjunto de ações inovadoras visando atingir excelência. Esse programa é interministerial da qual fazem parte os Ministérios: da Educação; do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Ciência e Tecnologia; Esporte; Meio Ambiente; Cultura e Secretaria Nacional da Juventude.

SUMÁRIO


1. IDENTIFICAÇÃO...................................................................................................5 2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................................6 3. PROPOSTA PEDAGÓGICA 3.1 – Objetivo Geral.........................................................................................7 3.2 – Objetivos Específicos.............................................................................7 3.3 – Metodologia............................................................................................8 3.4 – Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação..................................8

4. ANEXOS................................................................................................................9 4.1 – Textos 4.2 – Atividades 4.3 – Produções 4.4 – Relatórios/Depoimentos (pais, alunos e professores) 4.5 – Fotos

7

3. PROPOSTA PEDAGÓGICA


3.1 – Objetivo Geral

Desenvolver as habilidades cognitivas e sociais, buscando uma formação integral, além de ocupar o tempo do educando no contra turno tirando-o da rua, ao mesmo tempo protegendo-o da violência urbana e outros perigos.

3.2 – Objetivos Específicos  Intensificar o processo de letramento;  Conscientizar-se sobre os direitos e deveres do cidadão;  Ler, interpretar de uma forma reflexiva e crítica;  Identificar espécies de plantas cultivadas na horta;  Aprender a cuidar da horta transferindo essa experiência para as suas residências;  Orientar sobre a conservação do solo;  Desenvolver habilidades de cálculo através de jogos;  Despertar o gosto pela arte através do teatro e da pintura;  Desenvolver o raciocínio lógico através do jogo de xadrez tradicional e virtual;  Desenvolver habilidades de comunicação e expressão através da oralidade;  Informar sobre a conservação do meio ambiente;  Refletir e discutir temas envolvendo questões de gênero e sexualidade.

8

3.3

- Metodologia


Esse Programa será realizado num contra turno (em parceria com vários setores da sociedade, inclusive Ministérios: da Educação, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte, Meio Ambiente, Cultura e Secretaria Nacional da Juventude), através de oficinas de leitura, reflexão de textos, debates, lazer e esportes; sendo ministrado por monitores (universitários e pessoas da comunidade). Os alunos permanecerão na escola em tempo integral. Dentre as atividades de esporte e lazer serão desenvolvidas: jogo de xadrez tradicional, grupo de dança (maracatu, côco de roda) e grupo de teatro. No tema Meio Ambiente trabalharemos com a horta escolar, onde os alunos cuidarão de hortaliças e aprenderão sobre sua importância para a saúde do organismo, consumindo uma alimentação sem agrotóxicos. Desenvolverão técnicas de conservação do solo. O tema Direito e Cidadania levará o educando a uma conscientização dos seus direitos, deveres e responsabilidade diante da família, da escola e da sociedade.

3.4 - Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação Estes são momentos fundamentais para os envolvidos neste programa, pois permite uma visão geral de sua execução e possibilitará que o mesmo passe por revisões, replanejamento e mudanças. As ações desse programa serão avaliadas bimestralmente através de reuniões onde serão apresentadas atividades como: avaliação diagnóstica, assessoramento das atividades, participação dos envolvidos e relatórios com fotos.


Programa Mais Educação  

Programa da Escola Eulina Alencar 2009

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you