ESTREIA
PEUGEOT 508
Cirurgia plástica Sem mexer na essência, a marca francesa atualiza o seu modelo topo de gama com pormenores estéticos e mais tecnologia, aos quais junta uma forte aposta na componente da eletrificação na forma da tecnologia híbrida plug‑in.
N
ascida em 2018, a atual geração 508 permitiu à Peugeot imiscuir ‑se na verdadeira aceção da palavra num segmento (D) até então dominado a bel ‑prazer pelas marcas germânicas. Assumindo‑se como o modelo topo de gama do construtor francês, o 508, que continuará a estar disponível nas carroçarias berlina e carrinha (SW), recebe agora aquilo a que se apelida de renovação de meio de ciclo de vida. Na prática, o “embrulho” é o mesmo, mas com as mais recentes interpretações estilísticas e tecnológicas da marca. Assim, quem olha para o atualizado 508 poderá constatar que a grelha dianteira é nova, que os faróis passam a contar com tecnologia Matrix LED de série em todas as
38 Carros
versões e que os farolins, também em LED, ostentam o desenho das típicas três garras com indicadores de mudança de direção dinâmicos. No interior, que continua a patentear qualidade e bom gosto, sobressai o já habitual conceito Peugeot i‑Cockpit (instrumentação de 12’’), aqui acompanhado do novo sistema de infoentretenimento Peugeot i‑Connect Advanced em ecrã tátil de 10’’ com navegação conectada TomTom, reconhecimento vocal, compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, e atualizações “over ‑the‑air”. Ainda lá dentro salientar que o espaço a bordo mantém ‑se intocável, ou seja, ideal para quatro adultos, bem como a volumetria da bagageira de 487 litros (530 na SW); com abertura mãos‑livres e elétrica do portão.
Peugeot Sport Engineered Desenvolvida pela Peugeot Sport, a versão PSE é senhora de um estatuto especial dentro da gama. Partindo da junção do propulsor Puretech de 200 CV com dois motores elétricos de 110 (dianteiro) e 113 CV (traseiro), que lhe conferem a tração integral, o PSE anuncia uma potência total de 360 CV e 520 Nm de binário. As prestações de 5,2 s dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima de 250 km/h (limitada) servem de cartão‑de‑visita para um conjunto cujo chassis tem configuração específica, suspensão rebaixada, vias mais largas, discos de travão dianteiros de 380 mm de diâmetro com pinças de quatro pistões e jantes de 20’’ em pneus Michelin Pilot Sport 4S. Para rematar, cinco modos de condução: Eletric, Comfort, Hybrid, Sport e 4WD.