CONTACTO
CUPRA BORN E FORMENTOR VZ5
Por terras do Pai Natal
Rovaniemi, na Lapónia finlandesa e terra do Pai Natal, foi o placo perfeito para colocar à prova o elétrico Born e o SUV desportivo Formentor VZ5 em condições extremas. Cada um à sua maneira, são sinónimos de competência e muita diversão ao volante sobre a neve e o gelo. Haja mãozinhas…
É
verdade que Portugal é um país de pouca neve, com exceção feita (e nem sempre) às zonas da Serra da Estrela e de Trás-os-Montes. Porém, os sistemas de ajuda à condução utilizados em qualquer carro são precisamente os mesmos quer esteja sol, chuva ou neve. O que muda? Na essência, as condições do piso e a sua aderência. A CUPRA escolheu a terra do Pai Natal (Lapónia finlandesa), com o mercúrio do termómetro “congelado” nos 4/5 graus negativos, para demonstrar as capacidades
32 Carros
dos sistemas do elétrico Born e do SUV desportivo Formentor VZ5 em condições extremas. Na prática, e indo um pouco mais ao fundo da questão, o objetivo recaía em perceber como conduzir cada um dos modelos e aferir da sua agilidade num ambiente de baixo atrito, rodeado de muita neve e floresta, e uma ou outra rena e alce, que podem sempre aparecer a qualquer momento.
ELÉTRICO COM PATINS Começando pelo Born, trata-se do primeiro veículo 100% elétrico da marca cuja autonomia pode
<< Born e Formentor apresentam-se como os dois primeiros verdadeiros modelos da marca desportiva espanhola >> chegar aos 548 km, quando equipado com a bateria de maior capacidade (77 kWh). No caso desta ocasião finlandesa, a CUPRA optou pela bateria mais pequena (55 kWh), acompanhada de uma bomba de calor (opcional: 1.025 €) para permitir uma maior otimização da autonomia em condições de frio. Além disso, o “nosso” Born contava também com
o denominado “pacote e-Boost”, que eleva a potência (tração traseira) aos 231 CV e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em somente 6,6 segundos. Ainda associado ao “e-Boost” surgem travões de maiores dimensões, jantes de liga leve de 20’’ e, principalmente, a possibilidade de desligar por completo o controlo de estabilidade (ESC).