Issuu on Google+

JORNAL TJ Edição semanal- 18 de Dezembro 2010

o imparcial

COMUNICADO Comunicamos que no período de 21/12 a 03/01/11 não haverá expediente.

Ano II - Edição 155

Um Natal

todo especial

Se existisse uma época especifica para os sonhos, certamente seria o Natal. É quando todos estão mais felizes, mas esperançosos, pois logo depois do fim de 2010, tem um ano novinho para expressarmos e concluirmos nossos desejos e vontades. Motivos pra sonhar não faltam: um mundo melhor, um novo emprego, saúde, aquele aumento ou um novo amor. O Brasileiro vive e batalha suas 24 horas diárias por cada um de seus sonhos... de seus objetivos. E é isso que faz da nossa gente, um dos povos mais admiráveis do mundo inteiro. Prá mergulhar e auxiliar você nos seus desejos natalinos o Jornal TJ trás uma edição toda especial, com tudo aquilo que você merece. Nós nos realizamos em participar de seus sonhos, e os seus sonhos materializam o nosso jornal.

Feliz Natal!

ADVOGADO

Incêndio destrói casas em Sapiranga Foto: João Arnhold/Correio do Vale

Pg.02

OAB 13.254

Nelmar Souto Pinheiro Revisão de contratos bancários,Juros Abusivos, Cheque especial, Empréstimos ( carro-moto), Casa própria, Leasing

3039.3702 Av. João Côrrea |1709|Centro

Agende o horário para beleza

corte, progressiva, manicure, pedicure, blindagem, definitiva e muito + Mauro Fick

João Corrêa 660 - Centro - Sapiranga

3529-5612

Capacitação

Profissional com qualidade, dedicação

e conteúdo de verdade

3559.4387

R. Campos Salles | 39 | Centro


JORNAL o imparcial TJ

2 ESPAÇO DO LEITOR

Sou funcionário do CIEE aproximadamente 1 ano, tenho compromissos de pagar contas como qualquer pessoa, necessito para manter o magistério tendo em vista que o curso é gratuito mas com alto custo com materiais didáticos.Peço que divulgue essa mensagem em nome de todos os funcionários do CIEE pela Educação Infantil que estamos já a quase 15 dias com o pagamento atrasado sem previsão de deposito. Obrigado. Espero um retorno.

Formandos comemoram conclusão do ensino fundamental

Spolaor reúne base aliada em um jantar na sua residência

A

integração e a parceria do Executivo Municipal e a base aliada do governo na Câmara de Vereadores de Sapiranga está consolidada. Esta consolidação, que objetiva, sobretudo, a união de forças na defesa do maior desenvolvimento da cidade e da população, foi reafirmada pelos vereadores Delso Ivan Civa, o Dídio (PMDB), Antonio Reze, o Nico, Alcides Ribeiro, João Mores, Reginaldo Epitácio da Silva, Gilberto Ferreira (estes do PT) no churrasco oferecido nesta quarta-feira, 16, pelo prefeito Nelson Spolaor (PT), em sua residência, no Bairro São Luiz.

Também participaram do jantar, que o prefeito Spolaor fez questão de ajudar a servir, o presidente do PMDB, João Guedes, e os secretários Elói de Paula (Desenvolvimento Econômico e do Trabalho), João Daniel Caraffini (Administração), Anilton Pereira (Obras), Deoclécio Grippa (Secretário Geral de Governo) e Robson Forsin (chefe de gabinete); Edgar Pont (coordenador de Comunicação Social da Câmara), Gilson Pinheiro (consultor jurídico) e Joaquim Goulart (diretor-geral). O vereador Valdir da Luz (PDT), em razão de um imprevisto, não se fazer presente, mas, gentilmente, comunicou que estaria ausente.

Autorização para transferência da correção monetária dos créditos de ICMS

O deputado estadual João Fischer – Fixinha, líder da bancada do Partido Progressista, vem negociando, junto ao governo do Estado, a liberação da transferência da correção monetária inclusa no saldo credor dos créditos de ICMS dos exportadores. Segundo o deputado deve ser publicado nos próximos dias uma Instrução Normativa, da Secretaria da Fazenda, para regulamentar as transferências, que beneficiam empresas exportadoras

Nossos parabéns Nossos parabéns ao atleta sapiranguense Ivanor Xavier, 31 anos, que no ultimo dia 12 de Dezembro consagrou-se Campeão Pan-americano de Kickboxing na cidade de Guarujá em São Paulo. O campeão lutou contra atletas de 8 países.

O Ginásio de Esportes Nenezão foi palco de uma grande celebração na noite desta quarta-feira (15/12). Cerca de mil alunos receberam o seu diploma de conclusão do ensino fundamental pelas escolas municipais de Sapiranga. Num total de 35 turmas, entre alunos das turmas normais e de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), divididas entre as 12 escolas de ensino fundamental do município, o espaço se lotou de pessoas e de alegria, numa grande festa para celebrar este momento emocionante. Com o Nenezão completamente lotado e decorado e toda a pompa e cerimônia que a ocasião exige, o evento marcou o encerramento de uma jornada para estes jovens que agora estão aptos para continuar o seu caminho, agora no ensino médio, como afirma a Secretária Municipal de Educação, Clei-

di do Prado. “É uma vitória na vida de todos eles e também um novo caminho que se abre em frente a todos”, afirmou a titular da Smed. Na abertura do evento, formandos e público presentes cantaram o hino nacional com o convidado especial Délcio Tavares, que junto a sua banda, homenageou a todos. Depois disso, todos os formandos subiram ao palco para receber seus diplomas das mãos da Secretária de Educação e do Prefeito Nelson Spolaor. “Foi muito mais emocionante que eu imaginava, ver esse ginásio lotado e com todo mundo feliz, pois é um momento muito especial”, declarou a aluna de 8ª série do Centro Municipal de Educação Dr. Décio Gomes Pereira, Carini Gomes. Para os pais que aplaudiam e batiam palmas nas arquibancadas do Nenezão, também

não foi fácil conter a emoção. “A gente acompanha os filhos desde o início na escola e agora chega um momento tão importante como esse, a gente fica comovido”, revelou Samuel Pinto, pai de Cheila, formanda da Escola Anita Lydia Wingert. No encerramento do evento, o cantor Delcio Tavares retornou para um show especial de músicas natalinas e de homenagem aos formandos, que culminou com uma chuva de balões, marcando o encerramento de uma grande festa de formatura, que ficará na memória destes alunos, como afirmou o Prefeito Nelson Spolaor: “É um ritual de passagem, que abre as portas de um futuro cheio de possibilidades para estes jovens, portanto proporcionar um evento deste porte a todos eles é algo mais do que justo”, explicou Spolaor.

Incêndio destrói casas em Sapiranga O município de Sapiranga no bairro vila nova em frente os calçados Beira-Rio por volta às 20 horas (16), quatro casas, sendo uma delas um depósito de couro e componentes para calçado ficaram completamente destruídos pelo fogo. As chamas tomaram conta rapidamente levando os vizinhos ao pânico, correndo para ajudar retirar moveis de outras casas vizinhas que estavas correndo risco de incendiar. Moradores também ajudaram na parte interna com baldes de água evitando uma tragédia maior.

Apesar do susto ninguém sofreu algum ferimento, mas os moradores insatisfeito com a atuação dos bombeiros que demoram para chegar e também assim que chegaram um dos caminhões levou poucos minutos para terminar a água, deixando os moradores ainda mais nervosos, até a chegada de outro abastecido. Ao final chegaram mais dois caminhões totalizando 4 na operação mas nada mais poderia fazer pois o fogo já havia destruído tudo. É o quarto incêndio em 9 dias neste mês.


JORNAL o imparcial TJ

3

O nosso desabafo...

Por Israel Ávila

Agradecer faz bem... Dezembro, Natal, fim de ano! Época de presentes, de festas, praia, descanso e férias. Mas também com a chegada do fim de ano é hora de dar uma parada para rever erros e acertos, dar leves pinceladas naquilo que para nós foi importante. Que nos marcou. Quando paramos para fazer esta analise podemos afirmar que paramos para fazer nossa própria retrospectiva. Não aquela que a televisão mostra, a qual os fatos foram de extrema importância mundial, mas sim os fatos que são relevantes prá cada um de nós. Ao longo de mais de dois anos o Jornal TJ instalou-se em Sapiranga com várias idéias e pensamentos, mas com uma meta: ser o jornal dos sapiranguenses. Esta meta foi alcançada com sucesso após um tempo de trabalho, e hoje nos sentimos mais que o jornal da cidade, mas sim “a voz do povo”. Nós sabemos que no ramo jornalístico da cidade não estamos sós. Aos nossos jornais coirmãos travamos sim uma concorrência, como qualquer outro seguimento que tenham a mesma função, mas uma concorrência branda e amena, com diálogos cordiais e respeito mútuo. Ao abrir nossas páginas, seja lá no cantinho ou em uma grande matéria podemos garantir que terá algo que lhe agrade ou que você procura. Durante o decorrer de 2010 foram números que são prazerosos pra nós que sejam revelados, pois são frutos do nosso amanhecer e anoitecer, preparando um jornal o qual você tenha vontade de ler a cada sábado pela manhã! Anualmente são ao todo 576 páginas divididas em 48 edições, 192 colunas escritas por 4 colunistas que levam até você assuntos que vão da política ao marketing. Temos também 240 quadros especiais com dicas, diversão e idéias lucrativas pra você. Nosso Classificadão ofereceu nada mais que 6 mil oportunidades de compra e venda alem de trocas e re-trocas que fazem pra cada um o melhor dos negócios. Somamos também quase 2 mil matérias de saúde, beleza, assuntos da cidade e região além da cobertura de festas e eventos por todo estado. Todos estes são números que podem ser comprovados, não são retirados de pesquisas, mas sim de trabalho. Muitas são as vezes que o TJ noticiou primeiro, inovou, e nos orgulhamos muito disso, não por ter sido feito por nós, mas por termos a possibilidade de fazer por alguém. Não queremos agradecimentos e aplausos por nenhuma destas feitas, pois estamos acostumados a não recebê-los. Através de nossas matérias travamos batalhas em nome dos deficientes, de novas moradias, do descaso com o patrimônio publico, da falta de sinalização e lixeiras. Chegamos a dizer que noticiamos um a um dos buracos relatados pelos nossos leitores através do quadro “De olho Na Rua”. Criamos especiais a cada data comemorativa. Vale lembrar que lembramos até do “Dia Nacional do Sapateiro”, quando a cidade que vive praticamente do sapato o esqueceu. Embora não tenhamos nenhuma desavença com os jornais locais, não nos sentimos tratados por iguais. Não em nossa relação com a direção dos mesmos, mas por alguns departamentos do poder publico. E você leitor, sabe por quê? Nós responderemos: Não somos tratados como qualquer um dos outros jornal pois falamos tudo, e não meias verdades. Exaltamos o que é bonito, sem plumas e paetês, pois toda população elege seus representantes confiando que os mesmos não venham a falhar. Então quando falamos de uma obra feita, escrevemos exatamente isto: que a obra foi feita, e ponto. Não a transformamos em “super notícia, em um super evento”. Quando há uma critica, uma reclamação, damos sim uma ênfase maior, com intuito de fazer com que nossas páginas sejam a voz de quem não tem força nem poder o bastante para bater nas mesas e dizerem “o que querem”. Assim damos espaço ao povo e relembramos o dever das autoridades. Mas estes são casos isolados, na ultima edição da Festas das Rosas, por exemplo, antes da festa publicamos uma edição mais que especial noticiando tudo sobre o evento. O mesmo fizemos durante e após o festejo. Sorteamos uma TV 42’’ para os participantes da festa. Nós realmente participamos! Isso é o que você, nosso leitor, sabe e viu! O que você não sabe é que ao dividir as fatias para a imprensa local nem sempre a nossa parte do bolo é igualitária. Aliás, nunca é. Enquanto os demais jornais tiveram paginas inteiras de anuncio da festa (pagas pela prefeitura) em quase 4 edições, o TJ ficou com um pequeno quarto de pagina, em apenas um dos jornais. Mas não, não nos faz falta. Estávamos lá da mesma forma. Nós até questionamos o porquê sempre estamos em ultimo plano, e o que ouvimos do Departamento Municipal de Comunicação foi uma pergunta: “POR QUE O TJ VEIO PARAR EM SAPIRANGA? Como se eles, fossem os “donos da terra”, o que achamos uma tremenda falta de respeito com nossos assinantes e todos aqueles que lêem semanalmente um de nossos 4 mil exemplares. Mas para nós, o que importa é a sua opinião, não podemos e nem vamos dar ouvidos a um departamento que tem como coordenadora uma pessoa que nem mora por aqui. É difícil o trabalho de um veiculo de comunicação que tem o silêncio como resposta quando faz uma reportagem a qual abrange as necessidades de toda população, mas que quando comete um erro é alvo de inoportunos comentários. Por falar em erros, sim, cometemos em 2010 alguns deles. Mas ressaltamos que chegamos ao final do ano com textos, edição e diagramação 100% TJ. Diferente de muitos, não pegamos as matérias prontas de outros veículos de comunicação ou de e-mails enviados pelos órgãos gestores da cidade. Claro, isto não é justificativa, mas nos da sim o direito de errar e nos desculpar, quantas vezes os erros forem cometidos. Se os grandes veículos de comunicações erram, não seriamos nós os perfeitos. São bastidores que a população fica sem saber, e que “matamos no peito”, pra podermos sempre, com ou sem apoio levarmos o jornal até você! Mesmo assim terminamos o ano satisfeitos, envaidecidos e felizes. Somamos ao longo de 2010 parceiros e amigos os quais queremos levar pra vida toda. Nossos sonhos, nossas verdades e as suas histórias continuaram a serem escritos e desenvolvidos no ano que está por vir. Contamos com sua parceria e sua voz ativa para junto a nós proliferar a notícia na Cidade das Rosas. Seguiremos nossa luta pela noticia verdadeira e pela transparência dos fatos. Desejamos a você nosso amigo, leitor, assinante e colaborador um Feliz Natal, repleto de amor, paz e prosperidade e um 2011 cheio de realizações e de imensa prosperidade. Que cada um possa estar junto às pessoas que ama e que seus sonhos sejam apenas projetos a se concretizar. Agradecemos do fundo de nossos corações e da ponta de nossos dedos que “digitam” diariamente este jornal a todos vocês que lêem oTJ por gostar e se identificar com nossa forma de fazer a noticia e agradecemos também a você, que apenas lê o TJ pra ter o que falar. Muito obrigado! Equipe Jornal TJ

Nosso corpo fala palavras mudas e nossos olhos deslumbram cores, formas e pessoas que detalham e fazem época. Não encontramos isso em livros, somente na experiência. O tempo tem o poder de direcionar todas as vidas e escrever histórias. No decorrer de nossa existência, cada um de nós leva uma mala imaginária, e nela carregamos nossos sonhos e nossos desejos. Todos nós temos a vontade constante de nos realizarmos como profissional, mas também nos realizarmos como pessoas, como seres humanos. Porem são muitas as vezes que pra chegarmos aonde chegamos contamos com o apoio fundamental das pessoas ao nosso redor. Muitas vezes “aquele empurrãozinho” é fundamental pra deslancharmos e devemos a estes, sermos eternamente grato, pois a gratidão é virtude dos sábios. Um agrado, um presente, um muito obrigado, um valeu! Não importa a forma com que você expressa sua gratidão, o importante e deixar claro ao benfeitor que você não teria conseguido, não fosse aquela ajuda. Outra coisa que não podemos esquecer é que a gratidão tem memória curta. É preciso sempre refazer os votos de “bem-querer”. Quem acolhe um benefício com gratidão, paga a primeira prestação da sua dívida. Ao senti-la, não podemos deixar que a gratidão vire um desejo secreto de receber maiores favores, pois sabes que alguém a muitos anos atrás nos ensinou a dar sem esperar receber nada em troca. Eu tenho a dizer que 2010 foi um ano sem igual, ao menos pra mim. E eu não poderia deixar de usar este espaço que é sempre só seu pra agradecer a estas pessoas. E são muitas... Em primeiro lugar ao cara lá de cima e toda galera que cerca ele, que dão força a todos nós, todos os dias, que nos dá equilíbrio e nos mostram o rumo certo a seguir. Ao papito e a mamusca que me apóiam sempre, em tudo, até quando sabiam que não deveriam me apoiar. Na área profissional não poderia deixar de citar o Tiago e a Tais que “me deram o TJ de presente”. Também as direções das escolas Estadual e Genuíno por confiarem no meu trabalho. As amizades sempre mudam e se reinventam e neste quesito não poderia deixar de falar nas seguintes figuras: Alessandro Magalhães, Teddy Klein, Monica Petry, Reian Homem, Alvaro Oliveira, a jornalista Lana Flores, a Simone Ribeiro, meu mano Lucas e a todos os familiares e amigos verdadeiros. Como eu citei 2010 foi um ano de mudança, e até de taxi eu mudei! Por isso quero agradecer demais aos brothers Pastel, Jacson e Daniel pelas “corridas” por ai e pela parceria de sempre. Ao povo carnavalesco: Alô Protegidos!! Alô Unidos!! “Tamo junto”. Pra esta galera não poderia deixar em especial de mandar aquele abraço pras seguintes pessoas: Lana Flores, Geada, Sebastião Flores, Nair, Lilian Pereira, ao meu casal de beija flores Chuca e Simone, ao Valter Pereira e a todo mundo que samba e faz a festa quando ouve uma bateria tocar!! Agradecer as críticas, aos questionamentos, pois são eles que me fazem crescer e amadurecer, pois caso as pessoas não lembrem: TODO SER HUMANO ERRA! Meu agradecimento final vai a você NOSSO LEITOR, que são TRI durante todos os dias do ano. Que mandam fotos e idéias, que participam! Muito obrigado de todo o coração a todos vocês! Se eu me esqueci de alguém, mil perdões. Sintam-se abraçados e beijados pelo cara que admira todos que fazem algo louvável, algo de massa nesse mundo! Que 2011 seja um ano bacaninha e que agente possa estar juntos, sempre! Israel Ávila

“...não podemos deixar que a gratidão vire um desejo secreto de receber maiores favores.”


Guia de Natal 4

JORNAL o imparcial TJ

especial para você.

RECEITAS 11| VIAJEM 15| MODA 10| CRIANÇADA 06 | SAÚDE 07 L o ja

Kit Fluor Koloss Batons Linha Mate

Bolsas e Chapéus Acessórios Semi Jóias

Bolsa,Carteira Chinelo Rafitthy

Ta em dúvida no presente? Passe na Graciosa e confira as inúmeras sugestões.

Monte você mesmo seu Kit presente (Óculos com proteção solar)

Av.20 de Setembro - 3801 - SL 05 - Centro

Diversas opções em presentes para o seu Natal!

Boneca My Belle

Futoca Ball

Helicopter c/controle Quick Thunder

Av.20 de Setembro|3838|SL 2B | Centro | Sapiranga

Bonecas Skyla, Marry e Fiora


JORNAL o imparcial TJ

O que significa o Natal? Segundo a bíblia, o Natal é verdadeiramente o nascimento de Jesus Cristo, que nasceu para seguir um plano traçado pelo próprio Deus, onde o Cristo pudesse morrer, para que a humanidade fosse justificada pelos pecados. Como toda comemoração religiosa, o Natal é rico em símbolos e marca a grande festa de solidariedade universal. A festa do cristianismo é comemorada no mundo todo, até mesmo onde a população cristã é minoria. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Muitos símbolos iluminam as vitrines, a sala das casas cria novos sons, melodias e cores dão às festas grande harmonia. Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus, mas um acontecimen-

to tão importante como a vinda do filho de Deus mereceria ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporariam o costume de celebrá-la. À tradição cristã, por influências várias, seja de países evangelizados, seja de santos, foram acrescentados elementos que hoje são indispensáveis na comemoração e na decoração da festa de Natal, dando-lhe uma identidade única. Entre esses elementos estão o Papai Noel, a vela, as bolas resplandecentes, o pinheirinho, a troca de presentes e, principalmente, a montagem do presépio e a celebração religiosa do Natal. Deturpados ou não pela sociedade secularizada e dominada pelo mercado, eles constituem o eco do maior evento da história: a encarnação do Filho de Deus, Jesus.

Arvore de Natal

A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expan-

Feliz Natal e Boas Festas

dindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto. O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando

suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido. A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primei-

Mochila Playboy

5

A Câmara de Vereadores de Sapiranga deseja que o Natal e o Ano Novo sejam portas abertas para novos sonhos e conquistas da população da Cidade das Rosas.

Acelerando mudanças, somando conquistas

ras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.

Mochila Mormaii

Fichario Tilibra Pulush

Mochila Sweet Girl

www.redepaper.com.br

Feliz Natal! Av.20 de Setembro|3855|Centro|Sapiranga|3599.1653-3039.1030

R. Carlos Biehl - 82 - Centro - Sapiranga - 3599.1701 R. Marechal Floriano - 1500 - Taquara - 3542.2411

Diversas opções em presentes. Confira!

Feliz Natal!


6

JORNAL o imparcial TJ

Pra Criançada

NATAL MARCIANO Um marciano, verde e aventureiro, perdeu o rumo de casa e desceu por engano na sala da casa de Pedro – Pedro, garoto esperto que falava pelos cotovelos. Tantas palavras ele tinha, que dava até desespero. O marciano, examinando a casa, foi logo perguntando: - O que é aquilo que pisca? - Uma árvore de Natal, respondeu Pedro acrescentando: Natal de nascimento... Natal de aniversário... Natal de começo sabe? - ...Sei...mas...não sei... - Eu explico: Natal é uma festa popular da terra que acontece quase no final de cada ano. Não deveria ser uma festa, deveria ser uma celebração. Celebração da possibilidade de existir entre nós um ser humano perfeito, um ser humano de verdade, um ser humano sem defeito de fábrica, entende? - Mais ou menos, mas por que celebração e não festa? Festa é mais maneiro. - Você até parece humano e eu Pedro, marciano! Sua mãe não lhe ensinou? Na festa o homem se perde e na celebração se encontra. Cara verde, celebrar significa que a vida é muito mais que uma simples rotina ... Significa que as coisas podem ser mais que o sol que se levanta, se senta e se deita; mais que a lua que um dia é uma bola cheio e no outro dia uma bola vazia. Significa que a vida pode ser mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro e se cansar e depois, trabalhar, estudar, se cansar, ganhar dinheiro e morrer. - Nossa! Eles não sabem disso? E a festa de Natal de vocês como se passa? - Não se passa, acontece há 2010 anos e é assim: no início de dezembro as pessoas começam a ficar enlouquecidas. Começam a comprar sem parar. Compram presentes para outras pessoas e para si mesmas e aí, vão piorando, entram e saem dos shoppings carregadas e apressadas, cansadas e desesperadas, inventam árvores, bolas, ceias e vão piorando, piorando até chegar o dia 24. Outras, enfeitam as ruas e as janelas com luzinhas que piscam, preparam pessoas para se vestirem de Papai Noel (velhinhos de barba branca e grandes barrigas que deveriam distribuir presentes mas só carregam sacos vazios); armam presépios (cada vez menos), mas não sabem direito o que estão comemorando. Outras esperam o dia 24 para a tão falada ceia e aí comem tudo o que sonharam comer o ano todo numa só noite e depois, ficam doentes. Existem também aquelas pessoas ( que são maioria) e que ficam apenas olhando tudo isto com profunda tristeza porque são tão pobres que não têm dinheiro para comprar alguma coisa nem mesmo para comprar sua comida. E ainda existem outras pessoas, que ficam decepcionadas por ver como o homem cria facilmente seu mundo de fantasia e se muda para ele sem se dar conta de nada. - Então, isto é o Natal de vocês? Fala sério, cara bege? - Falo sério? E o Natal de vocês, cara verde, como é? - O Natal marciano é bem diferente e mais simples. Ele acontece todos os dias quando nasce uma criança. Neste momento, nosso coração fica tão verde de emoção que saímos pela rua abraçando as pessoas e distribuindo clorofila (crianças marcianas nunca foram abandonadas ou passaram fome) e fazemos isto por puro amor e quando nos damos as mãos diante deste milagre, recriamos a vida e renascemos lindos e verdes de novo.

Prece de Natal Senhor!

Como se diz Feliz Natal em outros países Alemanha: Fröhliche Weihnachten Bélgica: Zalige Kertfeest Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda Catalão: Bon Nadal China: Sheng Tan Kuai Loh (mandarín) Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés) Coréia: Sung Tan Chuk Ha Croácia: Sretan Bozic Dinamarca: Glaedelig Jul Eslovênia: Srecen Bozic Hispanoamérica: Felices Pascuas, Feliz Navidad Estados Unidos da América: Merry Christmas Hebraico: Mo'adim Lesimkha Inglaterra: Happy Christmas

França: Joyeux Noel País de Gales: Nadolig Llawen Grécia: Eftihismena Christougenna Irlanda: Nodlig mhaith chugnat Itália: Buon Natale Nova Zelândia em Maorí: Meri Kirihimete México: Feliz Navidad Holanda: Hartelijke Kerstroeten Noruega: Gledelig Jul Polônia: Boze Narodzenie Portugal: Boas Festas Rússia: Hristos Razdajetsja Tailândia: Sawadee Pee mai Turquia: Noeliniz Ve Yeni

Para colorir

Sou como todos. Também tenho os meu pedidos especiais. Mas não se preocupe! Tenho pouco de novo a pedir. Tenho, é verdade, muito mais a agradecer. Mas Natal não é Natal se a gente não se ajoelhar diante da tua Sabedoria pra refazer todos aqueles pedidos de que tua Bondade já sabe que a gente precisa. Olha, dá um jeitinho de acabar com todas as guerras. Essa gente já brigou por tanta coisa!!! Faz com que eles vejam a inutilidade de tanta disputa. Também tem aqueles que não sabem amar e só odeiam. Faz com que eles entendam que o nosso tempo é tão curto para se desperdiçar com sentimentos menores. Ah… tem também aqueles que me magoaram. Faz com que eu me esqueça do que houve e me dá luz e grandeza prá eu aprender a perdoar. Ainda tem aqueles que se encontram desesperados. Dá-lhes conforto, um motivo de vida e mostra-lhes a maravilha operada pela palavra Esperança. Tem aqueles que já são meus amigos antigos. Para esses eu peço o que sempre pedi: Que eu possa sempre ser o que esperam de mim e, se não o for, que possam entender meus limites. Agora, tem os meus novos amigos. Pará esses, o que eu peço é lindo e grandioso. Que o milagre que fez a gente se encontrar continue só operando belezas em nossas vidas. Ah… e tem um alguém especial por quem eu quero pedir. É alguém que tornou minha vida mais linda e feliz. Dá um jeitinho desse alguém nunca sumir, Já que não há como viver sem ter ele por perto. Que eu possa esquecer as tristezas do ano passado e, nesta prece, só te pedir alegria. Faz com que eu possa acreditar que o mundo pode ainda ser melhor, E pra isso eu te peço…Fé. Obrigado! Amém!


JORNAL o imparcial TJ

7

Saúde

MAU HUMOR:

Reação ou Doença?

Mais conhecida como a doença do mau humor, a medicina a classifica como um transtorno com sintomas muito parecidos com os da depressão, só que mais prolongados. O distímico geralmente é aquela pessoa que vive mal humorada, reclamando da vida, sempre com uma postura muito pessimista e crítica sobre tudo. É comum ela ter picos de irritabilidade, tristeza, desânimo

Tratamento

e uma falta de energia fora do normal, explica o psiquiatra Taki Cordás, do Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), autor de um livro sobre o assunto. O comportamento arredio do distímico tende a aumentar com o tempo, já que seu mau humor afasta as pessoas, tornando-o um ser isolado e cada vez mais negativo. A distimia é uma de-

SAIBA MAIS

Diante das semelhanças entre distimia e depressão, a medicina concluiu que boa parte dos mau humorados crônicos podem se beneficiar do tratamento dado aos depressivos. Após a confirmação do diagnóstico, o distímico deve ser tratado com remédios antidepressivos aliados a sessões de psicoterapia por um longo período de tempo, informa Boechat. O remédio traz mudanças cerebrais que podem ser duradouras, ensinando o cérebro a funcionar corretamente. Já a psicoterapia dá suporte para o paciente perceber que por sempre estar de mau humor, age com as pessoas dessa maneira e elas retribuem de forma ruim. Isso é um círculo vicioso. A maior dificuldade nessa jornada pela cura, no entanto, é garantir a adesão ao tratamento. Como o paciente vive anos dessa maneira, dificilmente se acha doente e não procura um especialista. Seu perfil apático e cínico também não ajuda, já que tende a não acreditar nessa possibilidade.

pressão crônica e pode ser muito precoce. As pessoas confundem com personalidade depressiva, quando na verdade não é um transtorno de personalidade. Ela está atrelada a vida, não a situações de momento. Não se sabe ao certo o que a desencadeia a doença. Ela pode ter início na infância ou na adolescência, como boa parte dos quadros psiquiátricos, e se agravar na idade adulta. Mas não deve ser confundida com sensações de mau humor repentinas, que são baseadas em situações, reforça o especialista. A doença tende a acometer mais as mulheres, que também sofrem mais de depressão do que os homens, mas não há números que comprovem. Parentesco com a depressão Para se chegar a esse diagnóstico, a pessoa deve ser avaliada por um psiquiatra, pois assim como na depressão, não é possível detectá-lo por meio de exames. O que diferencia as doenças de fato são a gravidade desses sintomas e o tempo em que eles persistem na vida do doente. A depressão vem de forma mais rápida, brava, pode ter ápice suicida, enquanto a distimia tem sintomas mais leves e é uma doença menos incapacitante do que a depressão.

Raquel Mello Técnica em Óptica e Optometria Estudante OPTOMETRIA na ULBRA mellus@netwizard.com.br

O PERIGO DO SOL EM NOSSOS OLHOS Com a chegada das férias de verão, estamos mais expostos ao sol e seus efeitos nocivos. O risco aumenta na praia, no mar e nas montanhas, e é ainda maior entre 10h e 14h. O sol é o grande responsável pela vida em nosso planeta, mas seus raios também podem ser perigosos para a saúde de nossos olhos, se não tomarmos os devidos cuidados. O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais como solda elétrica, aparelhos de bronzeamento artificial e laser. Mais de 99% da radiação UV que atinge nossos olhos, são absorvidas pelas estruturas anteriores dos olhos e, parte dessa radiação, alcança ainda a retina. Exposição prolongada aos raios UV-A e UV-B podem causar danos a seus olhos e a sua visão. A exposição, sem proteção, a quantidades excessivas de radiação UV por curto período de tempo, pode causar um condição chamada CERATITE. É como se fosse uma "queimadura" da córnea causando dor, vermelhidão, lacrimejamento, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Felizmente, essa condição é geralmente temporária e raramente causa danos permanentes aos olhos. A exposição prolongada, por sua vez, pode ser mais perigosa. Mesmo com pequenas quantidades de radiação UV, a exposição prolongada aumenta a chance de desenvolvermos catarata (opacificação do cristalino), pterígio, câncer de pele nas pálpebras e lesões na retina (degenerações).

O que devemos fazer para nos proteger?

Os efeitos da radiação UV são cumulativos. Quanto mais seus olhos se expõem aos raios UV, maiores serão os riscos com o passar dos anos. É acon-

Lentes sem proteção: Raios UV atingem a retina

selhável, portanto, o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada a seus olhos, não apenas durante o verão, e sim durante todo o ano, inclusive em dias nublados, quando é muito claro. Todos nós estamos sujeitos aos danos causados pela radiação solar. Óculos escuros sem proteção UV podem, na verdade, prejudicar a saúde de seus olhos, pois provocam dilatação da pupila e maior absorção ocular dos raios UV. Bonés, viseiras e chapéus oferecem proteção adicional quando precisamos passar muitas horas sob a luz solar. Não podemos jamais esquecer de proteger as crianças e os adolescentes que geralmente, passam mais tempo no sol do que os adultos. Nas crianças temos que ter um cuidado especial, pois seus olhos são muito mais sensíveis à luz UV do que os olhos dos adultos, pois o cristalino nas crianças filtra menos essas radiações e elas estarão naturalmente muito mais tempo expostas aos seus efeitos deletérios cumulativos. Óculos infantis devem também ter proteção UV, para não danificam os olhos tão sensíveis como das crianças. Se uso óculos com grau? Seus óculos de grau também podem ter proteção UV, assim como seus óculos escuros também podem ser feitos com o seu grau. Também podem ser feitas lentes Transitions, são excelentes para quem valoriza qualidade visual. São claras em ambientes internos e escurecem em ambientes externos de acordo com a intensidade da luz, ajustando a tonalidade. Bloqueiam 100% dos raios nocivos UVA e UVB. São compatíveis com todos os modelos de armações e prescrições.

Lentes com proteção UV


8 B

! al

t

a zN

n ri

A

s co L

is né

i el

F

C

rie e g in

P

s ul

es ar l o

ei

S

o iJ em

a n g el’s JORNAL o imparcial TJ

s ia

s ra

er Pi

n ci

ls o B

B iju ’s e a c e s s ó r io s

A lo ja q u e c o m b i n a c o m s e u e s t i lo

gs

as Ci

n

to

A cada R$20,00 em compras concorra: - 1 microondas - 1cesta de produtos

s

2 8 d e f e v e r e ir o|1 0 6 |S a la 0 1 |C e n t r o|3 0 3 9 . 1 0 0 6 - 3 5 2 9 . 1 0 5 1

Arte de Dormir

240,00

9

R$

R$ ,90 Travesseito em fibra Mônaco

Cobre leito Matelassê Casal Buetttner

imagens meramente ilustrativas

9

R$ ,00

Que este Natal possa lhe trazer momentos de fé e de esperança.

Fronhas em malha Jovitex

3599.4356

R. 7 de setembro, 310 - Sl.02 - Centro

Neste Natal descontos especiais!

Cegonha moda bebê e infanto juvenil

R.Carlos Biehl|36|Sl26|Ed.Sulina|Centro|3599.4272

Especializada em óculos e lentes de contato

“Confiança se conquista no olhar” Carlos Bie hl - 50 - Centro - 3 599 .2 368

Que a paz dos anjos possa abençoar você e sua família em todos os dias do próximo ano! Feliz Natal e um Ano Novo com muita luz!

Tudo em 10x no cartão


JORNAL o imparcial TJ

Desejamos a todos os nossos clientes9 amigos, fornecedores e colaboradores um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Venha conferir as várias opções em frutas e verduras para sua Ceia de Natal. Major Bento Alves - 85 - B: Sete

Salete

Doces e Salgados Salete Salgados e sua equipe deseja a todos seus clientes um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Antecipe seu pedido de Natal. Férias a partir do dia 24/12.

R. Gen. José Flores da Cunha, 674 - SL 03 subsolo - Centro - Sapiranga 3559-5412

sexta e sábado

Férias 25/12 à 10/01

pizza,bife panqueca

R$ 16,90

buffet livre R$ 10,90 kg R$ 14,90

Av. 20 de Setembro, 3848 - 2º piso - Centro - Sapiranga

FONE: 51-3039-2933

Aceitamos: VISA - MASTER PRATICARD - GOOD -VR

SORVETERIA da MÔNICA Rua São Pedro, 92 | Centro Fone: 4101.0799 Cel: 9139.0429

Lançamento de verão

Sorvete de Açaí


JORNAL o imparcial TJ

10

Os cabelos “da hora” Cortes de Cabelo Feminino 2011 Cabelos modernos e sensuais – essas são características que prevalecem nas tendências de 2011. Mudar radicalmente o visual pode ser uma opção interessante para as mulheres que estão enjoadas da aparência, de repente alterar a cor ou adotar um corte assimétrico dos fios pode ser uma opção interessante. Em 2010, o repicado e o cacheado estão fazendo sucesso entre as mulheres, motivando a elaboração de cortes audaciosos. Chanel assimétrico (com fios desfiados), corte romântico (ondulações em camadas) e o curtíssimo são alguns cortes que deverão prevalecer em 2011. Antes de fazer a escolha do corte de cabelo, é preciso avaliar as dimenOs cabelos masculinos também precisões do rosto (redondo, oval, quadrado sam estar de acordo com as tendências, ou triangulo), escolhendo a opção que afinal, é obrigação do homem moderno combine com os seus traços. se preocupar com o visual. Em 2011, o corte conhecido como “Fringe” fará grande sucesso, sendo caracterizado pelos fios curtos atrás e a franja longa na frente. O desarrumado em camadas também é uma tendência a ser considerada, capaz de fornecer ao homem um charmoso estilo despojado. Os adolescentes moderninhos devem investir no corte moicano para personalizar o visual. Depois de conferir as dicas de cortes de cabelo, aguarde até que novas tendências sejam anunciadas para 2011. Muitas novidades estão por vir e prometem se impor no cenário da beleza.

Os cortes de cabelo 2011 sugerem inovação, abandonam os fios retos para adotar uma assimetria nos fios. Homens e mulheres que se preocupam com a aparência devem ficar as novidades em matéria de cabelo, conhecer cada nova aposta para tornar o visual mais autêntico e personalizado. Quando escolhemos um corte de cabelo, estamos de alguma forma expondo um pouco da nossa personalidade. Mulheres modernas e independentes costumam deixar os fios mais curtos e repicados, homens que valorizam o estilo preferem cortes despojados, essa característica é julgada como atraente. Para não se arrepender da sua escolha, é importante conhecer as tendências de cortes de cabelo 2011.

Maquiagens que fazem a diferença

Cortes de Cabelo Masculino 2011

H

A maquiagem tem passado por constantes alterações, contribuindo para inovar o visual das mulheres. Tendências estão sendo lançadas nessa área para promover uma verdadeira revolução no “make-up feminino”, ressaltando a delicadeza feminina. No verão de 2010, foi possível acompanhar o acréscimo de cores tropicais a maquiagem feminina, uma forma de destacar os contornos do rosto e mergulhar com tudo no clima do verão. Nessa temporada, os olhos deixaram de ser o único foco na hora de se maquiar, abrindo espaço para que a boca também seja beneficiada com intensidade. Lábios bem marcados elevam a sensualidade. Não há uma previsão exata do que fará sucesso durante 2011, os maquiadores profissionais ainda avaliam o que o make das modelos que participam dos principais desfiles de moda. Caso o paradigma seja mantido na maquiagem

para 2011, os lábios femininos continuarão sendo valorizados, os olhos ganharão sombras com contraste de cores (claro/ escuro) e a aplicação de blush vai deixar a face mais viva do que nunca. As tendências surpreendem, revelam o quanto o visual feminino pode ser inovado e ganhar características delicadas. O passo a passo para se maquiar não muda, a ordem de uso dos cosméticos deve ser respeitada por todas as mulheres, por isso o grande diferencial está nos traçados e a aplicação de cores. Cada estação tem suas influências para compor o make, confira a seguir: sobrancelhas marcadas, traços reforçados e acréscimo de cores vivas. Um resgate dos anos 80 trará personalidade ao rosto feminino. O azul promete ser um tom bastante usado na composição do make, junto com um iluminador. Reforçar o tom bronzeado da pele com naturalidade é uma outra tendência.

Unhas que são um show

á algum tempo atrás as unhas pintadas de preto era quase como que impensável e proibido, mas os tempos mudaram e assim também as tendências em cores de unhas. Hoje em dia cores como preto, amarelo e fúcsia

estão na moda. Aqui encontra tudo o que precisa saber sobre unhas com estilo para 2011. Existem vários tons de vermelho que pode usar nas suas unhas. Ao escolher uma cor como o vermelho, lembre-se que é preciso combinar com o seu tom de pele. Evite vermelhos durante o inverno, a não ser que vá para uma festa que

se destaca em estações mais frias. O vermelho nas unhas dos pés, quando for à praia, ficará bastante divertido. Cores rosa e alfazema dão uma sensação de inocência e diversão. Estes pastéis podem ser usados nos dedos das mãos e pés, durante qualquer época e em qualquer hora do dia. Amarelo e azul elétrico e fazem um

bonito retorno e são divertidos durante o verão e em ocasiões festivas. A arte de pintar as unhas é muito popular entre os adolescentes e durante a época das férias. Escolha pintar as unhas com cenas que correspondem às suas emoções ou que se adéqüem à temporada. A arte de pintura nas unhas pode

ser feita em todas as unhas de cada mão. Embora seja divertido brincar a pintar as unhas é importante não usar produtos que prejudicam as unhas. Não use um removedor de verniz muitas vezes nas suas unhas, pois faz as unhas ficarem finas e isso pode levar as unhas a rachar e ficarem danificadas.


JORNAL o imparcial TJ

11

Peru “Noite feliz”

Noite Feliz... Salpicão Arroz à grega Ingredientes

• 3 maçãs grandes cortadas em bastões finos • 1kg de frango defumado desfiado • 2 xícaras de cenoura cortada em bastões finos • 1 xícara de talos de salsão fatiados • Molho: • 1/2 xícara de maionese • 1/2 xícara de creme de leite • 1 colher (sopa) de mostarda • 1 colher (chá) de molho inglês • 1/2 colher (sopa) de sal • 1 pitada de pimenta-do-reino branca • 1/4 de xícara de uvas-passa sem semente

Modo de Preparo

1. Numa tigela média, bata com um batedor manual todos os ingredientes do molho, até formar um creme homogêneo 2. Leve para gelar por uma hora 3. Depois numa saladeira, misture o frango, as maçãs, as cenouras e o salsão 4. Por último, coloque o molho gelado, misture delicadamente e sirva

O arroz à grega é uma boa opção para variar a maneira de fazer o arroz do dia a dia afinal alem do sabor diferenciado o prato tem um colorido todo especial. Confira a receita abaixo de arroz à grega simples e fácil alem de deliciosa! O arroz à grega é uma boa opção para variar a maneira de fazer o arroz do dia a dia afinal alem do sabor diferenciado o prato tem um colorido todo especial. Confira a receita abaixo de arroz à grega simples e fácil alem de deliciosa!

Ingredientes

Ingredientes

1 cebola ralada ; 2 colheres (sopa) de manteiga 2 cenouras raladas ; 1 xícara (chá) de vagem aferventada e cortada em lâminas 1 pimentão verde picado em tiras ; 1 pimentão vermelho picado em tiras 1 lata de milho verde escorrido; 3 cubos de caldo de galinha 1 lata de ervilha escorrida; Sal a gosto 6 xícaras (chá) de arroz cozido 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Em uma panela, em fogo médio, refogue a cebola na manteiga por 5 minutos. Acrescente a cenoura e refogue por mais 5 minutos. Adicione a vagem, os pimentões, o milho, o caldo de galinha e refogue por 10 minutos ou até amaciar, mexendo de vez em quando. Acrescente a ervilha e coloque sal. Retire do fogo e misture ao arroz cozido quente. Junte o parmesão ralado e misture bem. Coloque em um refratário e sirva .

Pudim de sorvete com calda de chocolate Ingredientes:

01 lata de leite condensado; 01 lata de leite de vaca; 03 ovos; 03 colheres (sopa) de açúcar; 01 lata de creme de leite.

Preparo:

Numa panela, leve ao fogo médio o leite condensado, o leite de vaca e 3 gemas, por aproximadamente 10 minutos, até engrossar. Separe e deixe esfriar. Bata na batedeira as 3 claras em neve, o açúcar e o creme de leite. Junte ao creme já frio. Caramelize uma fôrma para pudim com um pouco da calda de chocolate, coloque o creme e leve ao congelador.

Sirva após 24 horas. Para desenformar esquente o fundo da fôrma por alguns minutos e ele se soltará. Calda de chocolate: 06 colheres (sopa) de chocolate em pó; 06 colheres de açúcar; 1/2 xícara(chá) de água. Preparo: Leve ao fogo e deixe engrossar.

• 1 peru limpo com cerca de 4 Kg • 2 cebolas grandes cortadas em pedaços pequenos • 1/2 colher das de sopa de molho de pimenta • 1 colher das de sopa de mostarda tipo francesa • 1 garrafa de vinho branco seco • 3 xícaras de caldo de galinha • 1 xícara de manteiga derretida • sal a gosto • manteiga derretida para injetar.

Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C) 2. Coloque num liqüidificador as cebolas, os alhos, o molho de pimenta, a mostarda, 1 xícara de vinho, 1 xícara de caldo de galinha, a manteiga, o sal e bata bem em seguida 3. Passe para uma vasilha, juntando o vinho e o caldo de galinha restantes e misture bem 4. Recheie o peru e coloque-o numa assadeira sem untar 5. Segure a pele do peito do peru com uma mão e, com a outra, empurre-a para soltar da carne 6. Fure a carne com um garfo e, com o auxílio de um injetor de tempero, injete a manteiga derretida em vários pontos do peito do peru 7. Esfregue o tempero preparado na superfície do peru e injete um pouco na carne 8. Puxe a pele de volta, cobrindo novamente o peru, e costure com linha grossa 9. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por cerca de 3 horas, regando o peru a cada 20 minutos com o molho que cair na assadeira 10. Quando o papel já estiver escurecido, retire-o e deixe o peru no forno até dourar.

Quem foi São Nicolau, o Papai Noel?

S

ão Nicolau era muito generoso. Diz a lenda que para auxiliar três moças que não tinham dotes para o casamento e poderiam assim ficar desamparadas, jogou um saco de moedas pela chaminé da casa, as quais caíram dentro de sapatos e meias que estavam no fogão. Sua figura popularizou-se por sua generosidade, em especial com as crianças, por isso foi nomeado patrono delas pelo povo da Holanda, e sua fama pouco a pouco se espalhou. A fama de generoso do

bom velhinho, que foi considerado santo pela Igreja Católica, transcendeu sua região, e as pessoas começaram a atribuir a ele todo tipo de milagres e lendas. A uma delas lhe deveu o mito de distribuidor de presentes que lhe converteria finalmente em Santa Claus. De geração em geração, a lenda do Santa Clauss ganha mais realidade no mês de dezembro, quando o mundo celebra o nascimento de Jesus Cristo. Em meados do século 13, a comemoração do dia de São Nicolau passou da primavera para o dia 6 de dezembro, e sua figura

foi relacionada com as crianças, a quem deixava presentes vestido de bispo e montado em burro. Na época da Contra-reforma, a Igreja católica propôs que São Nicolau passasse a entregar os presentes no dia 25 de dezembro, tal como agia o Menino Jesus, segundo a tradição destes tempos, que continua em alguns pontos da América Latina. Ao longo do século 19, Santa Claus foi representado de muitas maneiras. Ele teve diferentes tamanhos, vestimentas e expressões, desde um gnomo jovial até um homem maduro de aspec-

to severo. Em 1862, o desenhista norte-americano, de origem alemã, Thomas Nast, realizou a primeira ilustração de Santa Claus descendo por uma chaminé, embora ainda tivesse o tamanho de um duende. Pouco a pouco ele começa a ficar mais alto e barrigudo, ganhar barba e bigode brancos e a aparecer no Pólo Norte. O símbolo de Santa Claus foi logo utilizado pela publicidade comercial, mas é historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o Cartunista americano Thomas Nast, em 1866, na revista Harper’s Weeklys.

Comunicado: Na ultima edição do Jornal TJ cometemos algumas falhas tanto de edição como em nossos textos. Estamos através deste comunicando expressando nossas sinceras desculpas, pois como relatamos através de nossas páginas vários erros de diversos órgãos, sejam eles públicos ou privados, certamente não seria correto omitir os nossos. Redação Jornal TJ


JORNAL o imparcial TJ

12

www.ideapedras.com.br

3529.8265

ideapedras@ideacor.com.br Av.Pres.Kennedy | 538 | Centro | Sapiranga

Que o amor cresça em nossos corações e que a paz reine em todos os lares. Feliz Natal e um ano de muitas realizações, conquistas, sucesso. São os votos da Idea Pedras a todos os seus clientes e colaborabores.

Férias 23/12 à 03/01/11

51 3039 - 2528

Aos clientes e amigos um Feliz Natal Av. Vasco da Gama, 267 - Centenário - Sapiranga - RS

Vendas e assistência

Ar

Refrigeradores | Eletrodomésticos Lavadoras | Secadoras condicionado Bebedouro | Freezer

www.esquinacar.com.br

ESQUINACAR desde 1984

3599.2847

Almirante Barroso, 545 – Centro. Presidente Kennedy, 383. Centro. Sapiranga

Boas Festas!


JORNAL o imparcial TJ

13

MECÂNICA

BRASIL

3599.2130

Concessionárias Chevrolet

Serviços Mecênicos em geral Injeção Eletrônica Suspensão e Diferencial Freios e Motor Caixa de Câmbio

Desejamos a todos um Feliz e abençoado Natal. 18 anos R.7 de Setembro|523|Centro|Sapiranga

Que Papai Noel lhe traga tudo de bom que você pediu e mais alguma coisa boa que você esqueceu. Um Feliz Natal e Boas Festas! São os votos da família RC email: rcvidrosefilmes@yahoo.com.br

51-3559-5582

MECÂNICA multimarcas

CRUZEIRO

Rua Wenceslau Braz - 52 - Centro - Sapiranga

51-3559-4070

Clientes, amigos e familiares Feliz Natal e próspero Ano Novo

RS 239 - nº1146 - Bairro. Amaral Ribeiro - Sapiranga - RS

BL AUTO PEÇAS Que Deus, em sua infinita bondade, abençoe e encha de paz nossos corações da noite de Natal. Boas Festas. Frente da rodoviária

Campo Bom: 3038-1292

Nova Hartz: 3565-2008

AV. Antão de Farias - 785 - Sala 05 - Sapiranga

Telentrega: 3599-3595 3039-1292


14

ATENÇÃO: SAÚDE

IMÓVEIS VENDO –casa 8x9 de alvenaria/esquina/ calçamento. Bairro Oeste R$ 55.000,00. Aceita chácara no negocio – Jorge 8444 2140 VENDO OU TROCO – terreno com casa no lot. Floresta, São Luiz, por terreno com casa no Amaral. Tratar com Cristina 9125.0399/3529.8813/3039.4815 VENDO – Campo Bom – CHÁCARA 1.500 M² Á 1 KM DA RS 239 – VALOR R$ 50.000,00 - LUCIANO (51) 9778 4455 VENDO –terreno no colina verde, bairro Amaral, 12x25m². R$ 8mil. Tratar 9837.1523 com euclides VENDO –Casa no bairro Amaral próximo ao posto ferrabrás, 3Q.,2BH.,GAR.,PISCINA C/QUIOSUE,SALA,PORTÃO ELET.Aceito carro, parcelo 20% do valor. R$ 75 mil. Tratar com Milton 8128.6642/9937.5974 VENDO –terreno 10x26 nos pinheirinhos, Amaral. Tratar 9236.1322/9261.3438 VENDO BARBADA – terreno com escritura na rua candido Randon, perto da escola polivalente, rua asfaltada, terreno alto. Tratar com Sérgio pelo 78115303 VENDO –terreno bairro pinheirinho, terreno grande com casa de alvenaria, com possibilidade de aumento. Tratar 78115303 com Sérgio. VENDO –terreno 300m² com crédito pré aprovado pela caixa. Roberto 9833.3029 VENDO – terreno 300m², rua Alidi C.Spolaor, R$20 mil, atráz da AABB. Tratar com Edson 9953.9141 VENDO –Chácara na Colina Verde, rua Bentivi com 1 hec e 900m, com casa. Aceito casa ou terreno em Sapiranga. Tratar com Jovelino pelo 9642.0354 VENDO –terreno no bairro São Luiz, atráz da AABB. Tratar com Edson 9953.9141 VENDO OU TROCO –terreno com casa em Nova Tramandaí, 900m do mar. R$ 35 mil. Tratar 9626.5370 com Noeli. VENDO OU TROCO – casa no bairro Oeste, próximo de mercado, posto saúde e escola. Tratar 8223.5036/8223.2628 VENDO –terreno em Parobé com escritura, rua Alcides d Rosa, lot. Paraíso, 11X30m, LIGAR: 9719-5087

VENDO –casa na rua Epitácio Pessoa, nº 13 esquina com Felix da Cunha, 14X28m, valor 140.000,00, próximo ao PARCÃO. FONE: 3559-5246 VENDO– casa de alvenaria 6x13m com terreno 14x25 mts. Rua Lajes 330. Perto CIEP.Valor 36 mil, aceito troca, 98131859 VENDO – Casa com: Sala, cozinha, 4 quartos, garagem p/ 2 carros, churrasqueira, lavanderia, bem pintada, linda casa, rua asfaltada, ônibus na porta, 200m do colégio. Bairro São Luiz. Tratar com Rogério - 9743-3337 ou 8159-5485 VENDO – Casa no bairro São Luiz - José Alsindo de Mello, 102, casa mista, 2 quartos, patioc fechado com garagem, portão eletrônico + 1 casa nos fundos com escritura. Pode ser financiada pela caixa. Aceito troca por casa em outro bairro ou terreno. Tratar: 9772.5235 VENDO – terreno20x20 escriturado pronto para construir, ótimo para comércio, vendo inteiro ou metade. Bairro São Luiz em frente ao campo do flavinho. Tratar 9236.9122 VENDO – terreno 10x20, na São Luis em frente ao campo do flavinho, pronto para construir. Aceito carro. Tratar 8138.6228 DIVERSOS VENDO – Vende-se frutas medicinais – Frusales R$ 5,00 cada. Ademar 9724 8259/3218 5600 VENDO – fruteira com tudo dentro. Aceita carro ou terreno na troca. Fone: 98550602 – Com Chico VENDO – 1 máquina de fabricar sorvete e picolé - * fabrica 15 lts de sorvete a cada 45 min e 252 picolés a cada 30 min, motor industrial bloco 4.ACOMPANHA:- 9 formas c/ catraca- 1 alinhador de palitos1 batedeira p/ bater a calda dos sorvetes e picolés- 1 selador p/selar os saquinhos de picolé- 30 baldes p/ sorvete de 10 lts cada- 5 carrinhos p/ vender picolé na ruatoda instalação elétrica, trifásica c/ chave automática.ACEITO CARRO DE ANO 96 A MAIS.PREÇO DE BARBADA!TRATAR: Rua Rocha Pombo, 105, bairro São Jacó ou pelos fones 9685.3082-8179.4939 VENDO – compressor 5.2, jogo de rodas step de santana, chaci de fusca com mo-

tor e documento. 1 Freezer consul 310l, novo.Tratar 9684.9767 VENDO – Vendo 8m2 de plaquetas de revestimento branco (plaqueta que imita tijolo branco) - R$ 100,00.Contato Marlize - 8433-0135 VENDO – aspirador de pó para lavagem de carro. Tratar 9847.8204 VENDO – acento de elevação para carro sem uso. R$ 100,00. Tratar com Paulo 9896.3692 VENDO – cachorro linguicinha puro. Tratar 9635.8213 VENDO – Maquina de Sorvete Italiano com 1 ano de uso. Aceito moto no negócio. Tratar: 99724352 VENDO – consórcio carta R$5.400,00 por R$2 mil. Assume R$96,00 prestação. Tratar com Carlos 9808.3079 VENDO – consórcio contemplado R$2.900 a vista. Tratar 9724.5982 VENDO – 10 Meia tesouras, 4 metros de ferro e 26 telhas de Zinco. Tratar: 96824374 VENDO – sorveteria e lancheria com ou sem equipamento no centro de Sapiranga. Aceito carro ou moto. Motivo outro negócio. Tratar 9876.3305 VENDO – TV 20” com controle Philips R$ 250,00 / DVD Sony com controle R$ 100,00. Fone: 98449433 VENDO –forno de padaria turbo a gás, 10 esteiras, divisória. Tratar 3559.5385 com Jair VENDO –Baú de caminhão 80 mt-cb, com duas portas grandes trazeiras, com caixa de ferramenta e cozinha completa. R$ 30 mil. Tratar 9847.5257 com Osmarino CHÁCARAS VENDO – chácara 1 hec, com luz, poços artesianos, 2 açudes e cabana, cancha de bocha e praça. R$ 60 mil. Tratar 8428.1093 VENDO –chácara nas 4 colonias, campo Bom, com casa e galpão. Aceito caminhão ou Kombi. Tratar 9905.5941 VENDO OU TROCO – chácara de 2 hec e meio com moradia próximo ao centro da cidade, em Santo Cristo, por Sapiranga. Falar com Vanderlei 9679.5510

JORNAL o imparcial TJ

Informamos que para o próximo ano os classificados serão zerados. Portanto será necessário renovar caso queira que seu anuncio permaneça. Basta ligar para 3559.9076 a partir do dia 04/01/2011. VENDO OU TROCO – chácara de 640m² , com casa em Sapiranga na rua dos eucaliptos, 94 na São Luiz, perto da Olaria. R$40 mil. Tratar 9648.3160 CARROS & MOTOS VENDO – CG Titã 2001, azul R$ 3.000,00 Fone: 3599-4433 / 9167-2513 VENDO – Gol GL 1.8, ano 90 / Conservado – 9657-0837 Ari VENDO – onibus mercedes, em bom estado, documnetado, motor casa, 71, direção hidr., 10m e meio de comp., com banheiro de 2x1 todo em fibra. Com caixa séptica. Aceito carro no brique. Contato 8140.7453/9960.7110 VENDO – Carro FOX prata – Ano/modelo 2004, com direção hidráulica , desembaçador traseiro e ar quente. R$ 22.900,00 Fone: 9999-7348 com Célio Junior VENDO – Corsa ano 94 – 1.0 branco. Em ótimo estado – 98886635 Com Rogério VENDO – Corsa Super, 4 portas, ano 98/99, preto, a.q , l.t, trava, em ótimo estado R$ 14.000,00 Contato: 82217052/96734251 VENDO – Carro UNO MILLE Ano 93 Vermelho – com gasolina. R$ 5.800,00 – 9694-1304 c/ Alessandro.. VENDO – gol 89, Parati 89, Opala 89. Vendo ou troco por moto. Olair 9904.2674 VENDO – Titan Mix Ano 2010 / R$ 7.500,00 com baú – 9202-8970 – com Franscisco VENDO OU TROCO –Moto Fan 14.000 km por material de construção. Tratar 3039.4815 / 8182.2225 VENDO – moto I/TRAXX JH125 G ano 2005 mod 2006,cor vermelha,R$ 2.800,00.Fone: 3529-1041 / 8125-9663 VENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.400,00. Tratar com Martin 8177.9430 VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415 VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata. R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior WWW.JORNALTJ.COM.BR

VENDO – moto honda 150, modelo 2005, azul metálica.R$3.800,00.Adriano 8186.8808 VENDO – monza, 89, modelo 90, cinza met., vid. el., tratar 9925.0225 VENDO – Honda CG 150 titan KS, 2007, com 15 mil km.R$ 4.300,00 Tratar com Adilson pelo 9837.7989 VENDO –fiesta , completo, prata, hatch. R$ 22 mil. Tratar 9724.5982 VENDO –santana, 89, super inteiro. GL. R$ 6 mil, recebo moto . Tratar 9739.7159 Edson VENDO –scort, 98, gasolina, prata, 4 portas, direção hidráulica e ar. R$ 9.500,00. Tratar 8544.7834 VENDO –vectra , 94, azul, 4 portas, completo. R$ 12.500,00. Tratar 9888.6635 VENDO – Parati 99 R$ 14.900,00. Tratar: 9679.5510

VENDO – Gol ano 88, branco alcool R$ 4.800,00. Fone: 96431437. Tratar com Volmar VENDO – tempra,93, completo, IPVA pago, banco de couro. R$ 5.500,00 + 8x 221,50. Tratar 9657.5343 VENDO – Passat Branco,ano 83, Impecável R$ 2.300,00. Tratar com Cristiano 98651142. VENDO – gol ano 90, em ótimo estado a gasolina, alarme e trava. Contato 91872001 / 92686827. VENDO – gol , 90, bom estado, carro de garagem. Barbada. Tratar 8149.6764 VENDO – gol prata , 96, quadrado, seg. dono. R$ 8.700,00. Marli 3039.4815/8136.6973 VENDO – santana, 92, modelo 93 cor grafite, com trava e alarme. R$10 mil. Tratar pelo 8202.0850/8111.9244


15

JORNAL o imparcial TJ

Confira dicas para arrumar malas para viagem

Antes de fazer uma viagem, é preciso ter informações importantes sobre o destino. Elas irão ajudar bastante na hora de arrumar as malas. Deve-se conhecer com detalhes a cidade que irá ser visitada: seus pontos turísticos, atrações regionais, vida noturna, bons restaurantes, shoppings e tudo mais. Fundamental também é saber como estará tempo na região no período da viagem: seco ou chuvoso, quente ou frio. - Os produtos de higiene pessoal, maquiagens e remédios devem ser colocados em lugares separados. Produtos de frascos grandes devem ser armazenados em outros menores, se for possível. Não havendo espaço suficiente na mala, leve-os em uma bolsa de mão. Se não houver espaço próprio para guardar os sapatos, coloque-os em saquinhos e deixe no fundo da mala.

Dicas Para Limpeza do seu carro - Na lavagem, não utilize detergentes derivados de petróleo, sabão em pó ou saponáceos, tais produtos causam sérios problemas à pintura. - Nunca lave o carro sob sol ou com a lataria quente, bem como deixá-lo secar sob as mesmas condições. Você estará evitando manchas na pintura. - Nas manchas de óleo ou asfalto, esfregue apenas o local com uma estopa embebida em querosene e lave-o em seguida. - Faça o polimento sob a sombra.

Quando te vêem deitado, de olhos fechados, na sua cama, com a luz apagada e perguntam: - Você tá dormindo? - Não. – Tô treinando prá morrer! Quando a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:

- Peças delicadas (jóias, óculos, chapéus e perfumes) devem ser colocadas em estojos ou caixas específicas para evitar que se quebrem. Sempre que possível é melhor que fiquem numa bolsa de mão. - As calças são as primeiras peças a entrar na mala e as pernas devem ficar de fora, depois de colocar todas as outras roupas, envolva-as com as pernas.

- As peças de roupa feitas em tecido mais delicados (lã ou seda, por exemplo) devem ser armazenadas em saquinhos ou, pelo menos, envoltas em papel de seda. - As blusas, camisetas, calças e outras peças em malha devem ser dobradas e depois enroladas, assim amassam menos, podem ser colocadas em qualquer cantinho e fica mais fácil de achá-las.

Dicas para revisão de seu carro rumo as férias

As férias escolares estão chegando, juntamente com festas de final de ano, como Natal e Ano Novo. Muitos irão viajar para curtir as férias com amigos ou com a famí¬lia do ‘interior’, mas se você for viajar de carro, uma coisa muito importante é seguir certas dicas e cuidados que irão garantir uma viajem mais segura e tranquila. Confira algumas dicas: Os cuidados se iniciam antes de pegar a estrada, pois isto evita dores de cabeça no percurso. O motorista deve ficar ligado em alguns detalhes do carro como pneu, que não pode estar muito gasto, vazamentos no motor, câmbio e freio. A bateria é algo que deixa várias pessoas na mão, leve o carro em um eletricista caso dúvide da qualidade da mesma. Verfique a cor da água no radiador. E boa viagem!! Ah, não esqueça do cinto de segurança, e se beber não dirija!

Dia 20 de Dezembro

Dia do Mecânico

Tem determinadas datas que para leigos podem passar em branco. Você, por exemplo, sabe o que se comemora no dia 20 de Dezembro? Pois é, sem eles, praticamente não vivemos. Os mecânicos “produzem” através de suas mãos nossa segurança, e fazem nossas maquinas andarem com mais firmeza e muito mais conforto. Nos dias de hoje onde há no país quase um automóvel por habitante será impossível viver sem dar aquela passada pra revisar os pneus, conferir aquele barulhinho estranho no motor ou fazer uma revisão. Aos nossos mecânicos ficam nossas sinceras homenagens! Por falar em mecânicos, você sabe qual a função de um deles? Então confere ai: O Técnico de Mecânica Automóvel tem como prin-

Perguntas Idiotas, tolerância zero!

- Tá com defeito ? - Não é que ele estava cansado de ficar em casa E eu o trouxe para passear. Quando está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam: - Vai sair nesta chuva??? - Não, vou sair na próxima… Quando você acaba de le-

vantar, aí vem um idiota (sempre) e pergunta: - Acordou? - Não. Sou sonâmbulo! Seu amigo liga para sua casa e pergunta: - Onde você está ? - No Pólo Norte! Um furacão levou a minha casa prá lá! Você acaba de tomar banho e alguém pergunta:

- Você tomou banho? - Não! Dei um mergulho no vaso sanitário! Você está pescando quando alguém passa e questiona: - Você pescou todos esses peixes? - Não! Esses, são peixes suicidas que se atiraram no balde! Você está no caixa e tira

cipal função a manutenção e reparação de todo o sistema mecânico dos veículos. Devido aos seus conhecimentos técnicos abrangentes, sólidos e essencialmente práticos, consegue estabelecer o diagnóstico e conseqüentemente métodos de reparação, executando-os em seguida. A regulação de peças mecânicas, hidráulicas e pneumáticas e a reparação do sistema elétrico são também funções que este técnico desempenha com sucesso. O mecânico de automóvel pode ser responsável por: Estabelecer o diagnóstico e o método de reparação dos veículos, executar reparos, realizar a manutenção sistemática dos veículos, regular peças mecânicas, hidráulicas e pneumáticas.

um talão de cheques e o caixa olha e pergunta: - Vai pagar em cheque? - Não! Vou fazer um poema nessa folhinha! Você acaba de olhar no relógio e alguém te pergunta: - Estava olhando as horas? - Imagina, estava assistindo novela! Você está indo com uma

bola em direção ao campo quando alguém fala: - Vai jogar? - Não, vou estourar pipoca! Você pede para uma pessoa assinar um documento e ela diz: - Assinar o meu nome? - Não, assinar a fórmula de Báskara ou o que quiser…


GTJ

JORNAL TJ Em 2011, faça sua assinatura e tenha informação, leitura online, atualizado na web diariamente, amizade, esporte, saúde, curiosidades, entretenimento, educação, juventude, moda, beleza, ótimos negócios no CLASSIFICADÃO e muita coisa super interessante que fará você se surpreender. Garantimos em 2011, uma CAIXINHA DE SURPRESA.

ASSINATURAS: 3559-9076 imagens meramente ilustrativas

R$

R$

2,49

1,49

lentilha Fritz e Frida

Massa Fritz e Frida

R$

R$

2,79

10,98

Feijão Fritz e Frida

Chuleta Kg

Dois endereços:

Padre Réus R$

2,99

Galinha caipira Kg

Feliz Natal

Av. 20 setembro - 7951 | Rua. Rolante - 555 - Amaral Ribeiro 3559-1039 - 3529-2169

Nossos produtos enfeitam, encantam e enchem sua vida de alegria e sabor! Busque o seu enfeite natalino comestível e panetones na DELÍCIA.

Veja

+ www.padariadelicia.com


JORNAL TJ - NATAL