Issuu on Google+

Nelmar Souto Pinheiro DEUS É FIEL

Advogado OAB 13.254

veja mais pág 07

3039.3702

ESPECIAL “ DIA DOS PAIS”

Revisão de contratos bancários - Juros abusivos Cheque especial - Empréstimos (carro-moto) Casa própria - Leasing

Páginas 6,7.

Av. João Corrêa, 1709 - Centro

JORNAL TJ www.jornaltj.com.br

SAPIRANGA

PG.02-03

Ocorrências Policiais Reunião discute situação e define demandas da segurança pública Eleita corte da 27ª Festa das Rosas

SAPIRANGA - 04 de Agosto de 2010 ANO II Edição 135

VOLTA PARA CASA

Cleidi permanece na Smed

PG.06 e 07

Pais de todas as idades aderem ás tendências da moda Paternidade também influencia na saúde dos homens

ECONOMIA PG.08 Consignado de aposentado sobe R$2,2 bilhões ____________

Colunista:

Soeli de Oliveira “Venda com atitude e Técnicas Avançadas” CLASSIFICADÃO PG.10 e 11 Quer vender bem? Quer comprar barato? Então anuncie no CLASSIFICADÃO GRATUITAMENTE!

DOA-SE 60 CARGAS DE TERRA . TRATAR 9893.7978

SAÚDE

PG.09

Mantenha sua saúde em equilíbrio Conte com as vitaminas

INFORMATIVO AOS LEITORES Informamos aos assinates, anunciantes e leitores do Jornal TJ que devido ao especial do “Dia dos Pais”, as edições do dia 31/07 e 07/08 estão sendo publicadas hoje dia 04/08 (quarta feira), voltando com circulação normal no sábado 14/08.No sábado 07/08 será publicado um informativo de 8 páginas. Dúvidas ligar para 3559.9076/3559.4358

o imparcial

DESTAQUE

Colunista:

Acidente na RS 239 na noite de domingo (01/08) por volta das 18:00hs , envolve dois carros e uma moto.

Raquel Mello “Olhos - Eles refletem várias doenças.”

Leia mais página 02. 12º

TEMPO

MANHÃ

NOITE

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva tarde e a noite.

HOJE / Quarta


2

Jornal TJ

SAPIRANGA E REGIÃO

A volta pra casa

Policial Sapiranga

É sempre muito bom viajar, aproveitar, visitar o parentesco, mas melhor ainda é ir e vir com segurança e tranquilidade, caso que não foi a de duas famílias da nossa região, uma de Igrejinha e outra de São Leopoldo neste domingo por volta das 18:40 na RS-239. Os automóveis ficaram prejudicados, ninguém se feriu, mas a preocupação aumenta, o custo da reforma também e uma história que marca e preocupa cada vez.

PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO

A Brigada Militar, através do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quarta-feira (28/07), às 02horas e 05 minutos, na Avenida João Correa, nº 1123 no bairro Centro em abordagem de rotina constatou que o indivíduo E. G. S. de 41 anos de idade, encontrava-se foragido do sistema prisional. Foi conduzido para o DPPA para registro e as devidas providencias legais.

Parobé PRISÃO DE INDIVÍDUO FORAGIDO

A Brigada Militar, através do efetivo da 2ª CIA do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (29/07), realizou abordagem de rotina e ao consultar no sistema foi constatado que o individuo encontrava se foragido da justiça. Foi dada voz de prisão a C. I. O., de 26 anos de idade. Foi conduzido a DP para as devidas providências legais.

“ DICA...

atenção redobrada não custa e poupa encomodo, dinheiro e

VIDA “

Lançamento de Renato Molling a federal

Um evento suprapartidário. Assim foi o lançamento à reeleição do deputado federal Renato Molling, que recebeu mais de 600 lideranças em seu comitê central, na ultima sexta-feira. Ao lado da candidata ao Senado, Ana Amélia Lemos, e de diversos candidatos a deputados estaduais do PP com quem realiza dobradinha pelo Estado, Molling recepcionou representantes de mais de cem cidades em Sapiranga. Prefeitos do PMDB, Montenegro e Rolante, do PSDB (Estância Velha), e do PTB (São Pedro da Serra) também marcaram presenças no evento. Ana Amélia disse que Renato é uma revelação em Brasília, sendo reconhecido por seu trabalho a favor dos setores coureiro-calçadista e moveleiro a partir da criação da Frente Parlamentar em defesa da cadeia produtiva. “Ele chegou de mansinho, mas com muito trabalho conquistou seu espaço. Merece voltar à Câmara com uma grande votação. Essa largada nesta noite dá uma dimensão de sua importância no cenário político estadual”, ressaltou. Em seu pronunciamento, Molling agradeceu a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e líderes de todo o Rio Grande. “Só tenho a agradecer o carinho e o esforço de todos. Muitos viajaram mais de quatro horas para estar conosco em Sapiranga. Preciso do apoio de todos para poder continuar trabalhando pelo Rio Grande e em defesa do emprego e de quem gera emprego”, destacou. Renato ainda ressaltou as conquistas deste mandato, como a taxação do calçado chinês e a redução do IPI para móveis em 5%.

COMO ACONTECEU

* A família de Igrejinha vinha sentido Sapiranga levando a namorada do filho que mora em Novo Hamburgo, quando uma mulher pilotando uma moto BIZ freou fazendo o FIAT-Idea bater na traseira e parando, por azar vinha um automóvel Chrysler batendo forte e direto na traseira do Fiat.

Situação do trânsito em vias movimentadas Engenheiros da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana estão realizando estudos nas ruas do centro de Sapiranga para avaliar a situação do estacionamento nas vias mais movimentadas. Segundo o secretário Volnei Pereira (foto), a partir destes estudos serão discutidas alternativas e soluções para a questão do es-

GRÁFICA: Gráfica e Editora Sentinela INFO: Presidente Fundador: Tiago L. Paim

Redação: Tais Costa, Tiago Paim, Usiel de Oliveira,

ASSINATURAS: 3559-9076 / 3559-4358 ÁREA COMERCIAL: TAIS COSTA | TIAGO PAIM TL PAIM PUBLICIDADE ME 09.518.455/0001-78 www.grupotj.com.br

tacionamento, que fica complicada em épocas de maior movimentação no comércio. Outra área que está recebendo a atenção da equipe da secretaria é a avenida Presidente Kennedy, que corta a RS-239 e o bairro São Luiz, uma das áreas mais populosas da cida-

Jornal TJ

-

de que em horários de pico sofre congestionamentos. Para Volnei, é necessária a formulação de rotas alternativas para desafogar o transito: “Estamos mobilizando a comunidade para discutir soluções antes que esse movimento intenso se torne um problema”, ressalta o secretário.

o imparcial

o imparcial - de Sapiranga www.jornaltj.com


Jornal TJ

Comitê de campanha de Deoclécio Grippa

O candidato a deputado estadual Deoclécio Grippa (PT) inaugurou na noite da segunda (26) , seu comitê de campanha em Sapiranga. O senador Paulo Paim (PT), que concorre à reeleição, participou do ato realizado na avenida João Corrêa. Antes, Paim e Deoclécio com as presenças do prefeito Nelson Spolaor, de candidatos à Câmara dos Deputados Fabiano Pereira e Clemente e de militantes foi realizado um minicomício na rótula da Paquetá.

Doação Comunidade evangélica

Ronaldo Edvino Dürcks Presidente da Comunidade do Redentor(IECLB)e sua Tesoureira Sintia Heinfarth, Priscila Schein, nutricionista do Hospital de Sapiranga e Elita Herrmann Administradora do Hospital.

“A Missão é a razão de ser da Igreja”, palavras ditas pelo pastor Homero, gestos de ação de solidariedade são altamente animadoras e ao mesmo tempo um belo testemunho da IECLB, e nós da Comunidade do Redentor de Sapiranga no exercicio da Liderança na direção da Missão, no culto de Ação de Graças do dia 11/07, graças aos membros da comunidade, e como diz o Salmo 78.72 “E de coração íntegro Davi os pastoreou;e com mãos experientes os conduziu”, hoje estamos aqui ofertando ao nosso Hospital o que eles nos deram de coração, isto é e deve ser sempre a Missão de todos nós.(Palavras de Ronaldo E. Dürcks) .

SAPIRANGA E REGIÃO

3

Segurança pública Reunião discute situação e define demandas da segurança pública

Na tarde da última quinta-feira, representantes da prefeitura municipal e de diversos setores da comunidade sapiranguense se reuniram em uma reunião extraordinária para discutir a situação atual da segurança no município. A reunião foi realizada no gabinete do Prefeito Municipal, Nelson Spolaor. No encontro foram discutidas a adoção de medidas para combater a

Cleidi permanece na Smed A vereadora Cleidi do Prado (PT), educadora concursada pelo Estado do Rio Grande do Sul, que reassumiria a sua cadeira na Câmara de Vereadores de Sapiranga nesta segunda-feira 2, permanecerá na titularidade da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Seu retorno à Casa ficou inviabilizado pelos prazos adotados pela coordenadoria estadual de Educação no período eleitoral, tanto para o seu licenciamento quanto para a posse de sua sucessora.

Filiação do PCdoB em Sapiranga Na última quarta-feira pela manhã o Candidato A Dep, Estadual Raul Carrion PC do B e sua comitiva estiveram presentes no Jornal TJ, no encontro oficializaram o convite e a filiação do Advogado Nelmar Souto Pinheiro no partido. Filiação essa que com certeza trará grandes benefícios para o partido, pois o Advogado além de uma extensa carreira profissional tem muito conhecimento na área política pela formação em termos de pós graduação em Ciências Políticas, parabéns ao partido por essa filiação, a qual será de grande valia para o município e região. Esteve presente também o vice presidente do PCdoB Adão Martins.

ação de assaltantes em bairros como São Luiz e Amaral Ribeiro. Para frear o possível avanço destas ações criminosas, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana convocou a reunião em caráter extraordinário. “É importante envolvermos todos os integrantes da comunidade nesta discussão, fortalecendo a segurança pública não apenas nas áreas discutidas aqui em pauta, mas em nosso

município como um todo”, explicou Volnei Pereira, titular da pasta da Segurança Pública. Com a participação do público presente, um conjunto de ações e reivindicações foi estabelecido. Uma comissão será formada para se reunir com a Brigada Militar, na busca de um posto policial no bairro São Luiz, um dos mais populosos do município. Outra demanda definida em pauta foi a solicitação do aumento do efetivo policial na cidade, decisão que foi acatada pelo prefeito e será levada ao comando da Brigada Militar para apreciação. “Com este esforço conjunto, podemos unir nossas vozes e lutar por condições adequadas para garantir a segurança plena de nossos moradores”, afirmou Nelson Spolaor.

Eleita corte da 27ª Festa das Rosas Numa festa bem animada, no Palácio dos Esportes em Sapirang conhecimentos sobre a história doss. cio dos Esportes em Sapirang conhecimentos sobre a história dos.

Festa das Rosas 2010

05 a 15 de novembro


Jornal TJ

4 ESPORTE SAPIRANGA E REGIÃO

Abertas as inscrições para a Rústica Estudantil de Sapiranga Vem aí a IV Rústica estudantil de sapiranga, que se realizará no dia 14 de agosto de 2010. A corrida será realizada na av. Mauá com saída e chegada em frente ao Parque do Imigrante, sendo o percurso da categoria pré-mirim de 700 metros, mirim de 1400 me-

tros, infantil 1800 metros, juvenil 2400 metros e adulto, veterano, senior, ,master 4600 metros. As inscrições podem ser feitas através do telefone (51) 3959 1012 , ramal 215, até o dia 10 de agosto, ou por e-mail:

jari@smed.sapiranga.rs.gov.br

Categorias:

Todos os participantes ganharão certificado de participação e cada categoria terá premiação para o naipe masculino e feminino.

- Pré-mirim: 99/2000 - Mirim: 97/98 - Infantil: 95/96 - Juvenil: 93/94 - Adulto: 81/92 - Veterano: 80/71 - Senior: 70/61 - Master: nascidos até 1960

NAA equipeGRAÇA SEDIA ESTADUAL CADETE de handebol Pref. Sapiranga/Na Graça, sedia neste final de semana (06, 07 e 08/08) a 2º fase do Campeonato Estadual de Handebol Cadete 2010,os jogos serão realizados no Ginásio Nenezão, Bairro Centenário em Sapiranga. Estarão em Sapiranga 9 equipes de cidades 7 cidades gaúchas totalizando 126 atletas que buscam o titulo de Campeão Estadual Cadete naipe feminino, (nascidas 94,95 e 96). A equipe Pref. Sapiranga Na Graça é composta por 15 atletas Aline Fernanda Elias, Ana Carolini Andres da Silva, Bruna Antunes Siqueira Quaresma, Camila Ritiele dos Santos , Franciele Reichert, Jiceli Paola Pospieka, Lidiane Bueno dos Santos, Taiana Carolina Zanardi, Ilana ,Rayssa Ramos Gonçalves Vaz,Tâmara,Tauana Carla, Taís Gonçalves de Freitas. Técnica Anéia Regina Fritzen.

Pararam no Gre-Nal os 100% de aproveitamento do técnico Celso Roth no Inter. Mais preocupado com a Libertadores, o treinador escalou time misto no clássico deste domingo, pelo Brasileirão, e ficou com um empate por 0 a 0 no Beira-Rio. Mas ele não tem o que lamentar. A pontuação está acima da previsão feita pelo próprio Roth em sua chegada ao clube colorado.

Internacional / Grêmio

- Em um determinado momento, reuni os jogadores, e colocamos que nos primeiros quatro jogos, faríamos nove ou dez pontos. Os jogadores me fizeram a pergunta: “O que o senhor acha?”. Eu disse que ficaria satisfeito com oito. Fizemos 12. Às vezes, é preciso ter calma. Se trabalharmos jogo a jogo, vai dar certo – comentou o treinador. Os números viraram cres-

cimento. O Inter rumou para a parte de cima da tabela do Brasileirão. É o terceiro colocado, com 20 pontos, atrás apenas de Fluminense (26) e Corinthians (25). Na Libertadores, pode empatar o jogo contra o São Paulo, amanhã, no Morumbi, ou até perder por um gol, a partir do 2 a 1, para chegar à decisão continental.

Nem tanto ao céu vermelho, nem tanto ao inferno azul. O empate por 0 a 0 no Gre-Nal deste domingo, evitou um ponto de exclamação na maré ruim do Grêmio. Mas o efeito deve ser maior no Tricolor: melhor em boa parte do jogo, os azuis tiram do clássico a sensação de que nem tudo é crise, de que há esperança, de que é possível entrelaçar as

mãos com o bom futebol outra vez. Ao empate do Inter em casa, com futebol discreto, fica o consolo: metade do time foi reserva. Toda a fome vermelha está no jogo da próxima quinta-feira, no Morumbi, contra o São Paulo, valendo vaga na final da Libertadores da América. O Grêmio poderia ter vencido, mas talvez o mais importante

tenha sido evitar a bomba atômica de uma derrota no clássico. Silas respira e certamente segue empregado. O Tricolor, com 12 pontos, segue na zona de rebaixamento. Na próxima rodada da competição, no domingo, o Inter visita o Santos, e o Grêmio recebe o Fluminense.

Milton Santana Esporte Local Lembrando que neste final de semana dia 07/08 não haverá rodada pelo 2º Campeonato Municipal da Bocha. Motivo: comemoração do dia dos Pais. No dia 14/08 volta a rodada normal pela A.E a chave B folga mais uma vez,comjogosapartirdodia21/08,pela4ºrodadadosegundoturno.

Campeonato Municipal Juvenil 2010: Neste final de semana 01/08 de 2010 foi conhecido os

finalistas da 2º Copa Fredolino, Campeonato Municipal Juvenil 2010, com um jogo muito equilibrado a equipe do União Operária derrotou a forte equipe do C.T.Pelé pelo placar de 03 x 01, assegurando uma vaga na final. E no jogo das 16:00 horas a forte equipe do Barcelona não tomou conhecimento e bateu a equipe do Juventude pelo placar de 06 x 00, assim assegurando a sua vaga para a final. Neste domingo dia 08/08 será conhecido o campeão da 2º Copa Fredolino, Campeonato Municipal Juvenil 2010, a partir das 14:30 no campo da Associação, se enfrentam União Operária x Barcelona, venha assistir este grande jogo e colaborar com a campanha do agasalho com um jesto solidário, o valor do ingresso será 1kg de alimento não perecível. O Diretor de Desporto Valmir Monteiro salienta que a excelente disciplina e um bom futebol das equipes semifinalistas, fizeram um espetáculo com um ótimo público nestes jogos de domingo passado. E esperamos que essa ótima disciplina e o bom futebol seja aplicado nesta grande final. Resultados nas Semifinais: União Operária 03 x 01 C.T.Pelé / Barcelona 06 x 00 Juventude DUPLA GRENAL O grêmio começa sua disputa na sul americana contra o goias no serra dourada nesta quinta tentando reverter sua situação do brasileiro que anda muito mal não consegue sair da zona do rebaixamento, eo goias tambem não vive um bom momento com seu time e seus jogadores e tecnico Emerson Leão que deveria ser banido do futebol por Seu mau carater como treinador dando mau exemplo aos seus atletas e torcedores, e a chence do Gremio se reabilitar. Já o internacional joga tudo tambem nesta quinta contra o São Paulo que vem mordido depois da derrota na primeira partida, e jogará com 3 atacantes Fernandão,Dagoberto, e Ricardo Oliveira, só que o inter tem um meio de campo que é um dos melhores do Brasil com Tinga, Guinazu,e Sandro os melhores da temporada 2010.e no campeonato brasileiro o time do Celso está bem posicionado em 3ºlugar e pegará o santos domingo já sem Robinho na vila belmiro esperamos que nossos times consigam bons resultados esta semana.


Jornal TJ

POLÍTICA E GERAL

5

INSS começa a pagar benefícios acima ELEIÇÕES 2010 GUIA DO ELEITOR... do mínimo com reajuste de 7,7% CRIMES ELEITORAIS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta segunda-feira (2) os benefícios de quem ganha acima de um salário mínimo.

Neste mês, os aposentados e pen-

Painel Político

nho.

Adv. Nelmar Souto Pinheiro

O LEGADO DE LILA RIPOLL ANDANTINO Nasceu em Quaraí (RS), em 12 de agosto de 1905. Em 1927, deixou sua cidade para estudar em Porto Alegre, onde diplomou-se pela Escola Complementar de Porto Alegre. Formou-se pianista no Conservatório de Música (hoje Instituto de Artes da UFRGS), onde tinha planos de dedicar-se à vida de concertista. Nesta época, colaborou com a Revista Universitária, publicando seus poemas. Em 1930, Lila ingressou no magistério estadual e lecionou Canto Orfeônico no Grupo Escolar Venezuela, no bairro da Glória, onde compôs a letra e a música do hino da escola. A partir desta data passou a integrar o grupo de escritores gaúchos que ficaram conhecidos como a Geração de 30: Reynaldo Moura, Athos Damasceno, Manoelito de Ornellas, Vidal de Oliveira, Mano Quintana, Ovídio Chaves, Dyonélio Ma-

chado, Carlos Reverbel e Cyro Martins. Em abril de 1934, a partir do assassinato de seu primo e irmão de criação, Waldemar Ripoll, que militava no Partido Libertador, Lila entregou-se à defesa das causas revolucionárias. Em 1935, ano da Aliança Libertadora Nacional, Lila, que era admiradora de Luiz Carlos Prestes, intensificou sua participação na Frente Intelectual do Partido Comunista. Começou então sua militância no Sindicato dos Metalúrgicos, junto com Eloy Martins, onde dirigiu o Departamento Cultural, deu aulas de música e literatura, encenou peças de teatro e fundou o Coral dos Metalúrgicos.Lila foi candidata a deputada estadual pelo Partido Comunista, enfrentando forte reação da elite conservadora, que dificultou sua eleição, em 1950.

sionistas receberão tanto o valor com reajuste de 7,72%, em relação ao benefício de dezembro de 2009, como os atrasados, equivalentes à diferença com o reajuste de 6,14% aplicado de janeiro a ju-

Nesta segunda, recebem os segurados com cartão de pagamento com final 1 e 6. Na terça-feira (3), recebem os segurados com cartão final 2 e 7 e assim sucessivamente. No caso dos beneficiários de 27 cidades de Alagoas e Pernambuco atingidas por enchentes, todos poderão sacar o dinheiro, seja qual for o valor e o número final do cartão.

Calendário

O pagamento de quem ganha até um mínimo começou a ser feito no último dia 26 de julho. Ao todo, até o próximo dia 6 de agosto, serão depositados mais de 27 milhões de benefícios.

MENINO pretinho vestido de andrajos, teu rosto rebrilha debaixo da chuva que cai e se esvai. Teu cesto de flores, molhado, desfeito, sugere motivos que fazem pensar. E fico ate olhar. Na curva do lábio que treme e palpita,

o pranto contido bem sei compreender. mas finjo não ver. Com lírios e rosas compravas, menino, venturas caseiras e um pão para a mesa. E a bela certeza, que havia em teus olhos vivia nas flores, no cesto de palha, com ar domingueiro, florindo faceiro.

Em 1951, participou do comitê editorial da Revista Horizonte, órgão do núcleo intelectual do partido, cujo secretário foi Laci Osório. Em torno da Revista Horizonte surgiu o Clube de Gravura do Rio Grande do Sul, a associação que mais marcou as artes plásticas do Estado. Nestes anos, também lançou Novos Poemas’, nos Cadernos da Horizonte, que evocam o fuzilamento de líderes de uma passeata operária na cidade de Livramento Com esta obra ganhou o Prêmio Pablo Neruda da Paz, outorgado pelo Conselho Mundial da Paz, com sede em Praga. No mesmo ano, como presidente da seção regional da União Brasileira de Escritores, Lila organizou o 40 Congresso Brasileiro de Escritores, em Podo Alegre, com a presença de Graciliano Ramos, Barão de ltararé e Aderbal Jurema, entre outros au-

tores conhecidos Em 1953, Lua participou em Buenos Aires, do Encontro internacional dos Partidários da Paz. Publicou ‘Primeiro de Maio’, em 1954, poema testemunho do massacre acontecido no Dia do Trabalhador, em Rio Grande (RS), quando a polícia metralhou os integrantes da parada cívica. Colaborou com ‘A Tribuna’, órgão do Partido Comunista em 1955. Neste mesmo ano, viajou a Moscou e Stalingrado, na ex-União Soviética, onde participou de um Congresso Internacional dos Partidários da Paz, como integrante da Delegação Cultural Brasileira, a convite do Partido Comunista Central. Em 1957, publicou ‘Poemas e Canções’ nos Cadernos da Horizonte. Lila estreou no teatro São Pedro sua peça ‘Um colar de Vidro’, dirigida por Luiz Carlos

Os chamados crimes eleitorais são um dos temas mais importantes relacionados às eleições, embora muitas pessoas ainda não tenham percebido. Crime eleitoral não atinge apenas candidatos, mas também eleitores. Eles podem ocorrer em qualquer fase da eleição e resultam em penalidades que vão do pagamento de multas a penas de detenção e reclusão. Especificamente no dia da eleição são considerados crimes fazer desordem ou concentração de eleitores que atrapalhem, impeçam ou mesmo fraudem a votação. É considerado crime fornecer alimento ou transportes a eleitores. Práticas comuns, como fazer boca de urna, comício, carreatas, distribuir material de propaganda política na rua e em locais de votação também são ilegais. Além disso, é considerado crime o uso de qualquer material de propaganda eleitoral por parte dos mesários e de funcionários da Justiça Eleitoral. Também está sujeito à punição quem violar ou tentar violar o sigilo do voto. Um dos poucos tipos de manifestação política permitida no

dia da votação é a individual e silenciosa do eleitor (não pode haver aglomeração), que pode usar camiseta, bandeira e colocar adesivo em carro. Também são crimes eleitorais, não relacionados especificamente ao dia da votação, doar ou pedir doação de dinheiro ou presente em troca de voto mesmo que a oferta não seja aceita; usar de violência ou coação para influenciar alguém a votar ou deixar de votar; se recusar a trabalhar nas eleições, quando convocado ou promover tumulto que atrapalhe a votação. A legislação também impede o uso de veículo ou prédio público para fazer campanha eleitoral. Proibe também causar danos propositais ou violar o sigilo da urna eletrônica; alterar ou falsificar os boletins de votação ou o alistamento eleitoral, tanto original quanto na transferência de título. No entanto, nenhum eleitor poderá ser preso a partir do dia 28/09 (terça-feira) até 48 horas depois da votação – que vai ocorrer no dia 03/10 (domingo). A exceção dessa regra são os casos de flagrante delito e sentença criminal condenatória por crime inafiançável.

Saroldi, em 1958. Montou também ‘Orfeu da Conceição’, de Vinicius de Moraes, estrelada por Delmar Mancuso. lncentivada por intelectuais cariocas ligados ao Partido Comunista, publicou ‘O Coração Descoberto’, no Rio de Janeiro, em 1961. Em 1964, nos primeiros dias do golpe militar, é presa, mas libertada em seguida, pelo estado avançado de câncer em que se encontrava. Em 1965, escreveu ‘Águas Móveis’, poemas inéditos. Pelos esforços do poeta Walmyr Ayala, a Editora Leitura, em con Estreou em livro, em 1938, com ‘De mãos postas’, pela Livraria do Globo. Em 1941, publicou ‘Céu vazio’, pela Livraria do Globo, com a qual ganhou o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras.

Casou-se com Alfredo Luís Guedes em 1944. Em 1945, com a legalização do Partido Comunista, após a queda do Estado Novo, Lila aumentou sua militância política. Dedicou-se a todas as causas relacionadas aos direitos e à promoção do operariado. Em 1947, publicou ‘Por quê?’, no Rio de Janeiro, pela Editora Vitória, porta-voz da intelectualidade comunista brasileira. Após a morte de seu marido, vítima de derrame cerebral, ocorrida no mesmo ano, dedica-se ainda mais ao trabalho de mobilização popular do Partido Comunista. vênio com o INL/MEC, lançou ‘Lila Ripoll Anatologia Poética’, dias antes de seu falecimento, em 7 de fevereiro de 1967, em Porto Alegre, vítima de câncer. Lila foi enterrada no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia pelos companheiros do Partido.

Veja como é fácil realizar seu empréstimo: * Melhores prazos * Melhores Taxas * Sem consulta ao SPC/Serasa * Desconto direto em folha * Muito fácil, rápido e confiável * Basta apresentar CPF, RG, nº benefício e comprovante de endereço

ATENÇÃO: Realizamos também crédito pessoal com débito em conta. Você aposentado e pensionista sem margem, auxilio doença, amparo social, servidores públicos (Municipal ,Estadual, Federal) não aposentados, assalariados e autônomos com cheque.

Venha nos visitar! Ou ligue agora que vamos até você!!! SE VOCÊ NÃO POSSUI MARGEM, COMPRAMOS A DíVIDA DE OUTROS BANCOS

O amigo que você pode contar quando precisar de uma ajuda!

3559.8915

Av. João Corrêa|1244 |Centro fronte da Benoit, no antigo tabelionato da Celita


6

ESPECIAL

Jornal TJ

PATERNIDADE

também influencia na saúde dos homens Todo mundo conhece um pouco sobre as diferentes mudanças físicas, mentais e psicossociais que as mulheres passam quando se tornam mães, e seus potenciais reflexos sobre a saúde. Até mesmo o cérebro passa a ser diferente com a maternidade. Já o efeito da paternidade sobre a saúde dos homens é um tema ainda pouco explorado pela ciência. A paternidade no mundo contemporâneo extrapola o modelo estereotipado do pai provedor trabalhando fora e a mãe em casa cuidando dos filhos. Hoje em dia não são raros os pais que moram sozinhos com os filhos, pais que cuidam da casa enquanto a mãe que é provedora e trabalha fora, pais que moram longe dos filhos, pais numa relação homossexual, e outras variações de paternidade que pareceriam exceções à regra há algumas décadas atrás. E será que a paternidade exerce alguma influência sobre a saúde dos homens? Os filhos podem ser um fator positivo na vida dos homens como fonte de satisfação e realização, e até de atividade física, já que muitos homens retornam à atividade esportiva incentivados pela chance de fazê-la junto aos filhos. Inclusive, atividade física junto ao filho é mais comum com o pai do que com a mãe. Por outro lado, a paternidade pode trazer efeitos negativos se, por exemplo, o homem encará-la com culpa por não viver junto ao filho ou se o homem tiver que trabalhar além dos seus limites desejáveis depois que a conta com os filhos passou a ficar mais cara, deixando de cuidar de sua própria saúde e às vezes até se sentindo penalizado. A forma como o homem vive a paternidade além de poder influenciar seus hábitos de vida, e con-

seqüentemente sua saúde, pode influenciar também o desenvolvimento psíquico de seus filhos e a própria saúde do relacionamento conjugal. Pesquisas ainda revelam que pais com filhos que apresentam doenças crônicas apresentam mais chance de estresse na relação conjugal e separação e também maior chance de desemprego. Mas os estudos sobre o efeito da paternidade sobre a saúde dos homens ainda estão só no começo. O conhecimento até o momento foi muito focado no impacto psicossocial nos primeiros após o nascimento do filho, e estudos tem sido desenvolvidos para avaliar essa questão mais a longo prazo. O fator paternidade deve começar a ser levado em conta no cuidado da saúde do homem, com recomendações de equilíbrio entre trabalho e família integradas às habituais orientações de hábitos saudáveis de vida. Uma pesquisa recente envolvendo milhares de americanos revelou que o consumo de gordura total e saturada por adultos é maior nos lares com crianças. Uma maior atenção ao lado pai do homem tem o potencial de promover sua saúde, e certamente promoverá mais saúde aos seus filhos também. Recentemente, a academia americana de pediatria passou a recomendar aos pediatras que estimulem os pais a participarem mais do dia-a-dia dos filhos, já que são inúmeras as evidências da forte influência do pai sobre o desenvolvimento dos filhos, do ponto de vista social, psíquico e cognitivo.

FAÇA SUA

HOMENAGEM nESTE dIA DOS

paIS envie para

tais@grupotj.com.br ou ligue 3559.9076 Textos e fotos devem ser enviadas até sexta feira 11:00hs. PARTICIPE! PORQUE SEU PAI MERECE O MELHOR!


Jornal TJ

POLÍTICA E GERAL

Pais de todas as idades aderem às tendências da moda

Em vários estilos, materiais e cores, os chapéus, bonés, boinas e toucas parecem ser uma forte tendência da moda masculina para este ano, conquistando inclusive os mais jovens, conforme afirmação do site Portais da Moda. Além de aquecer, os acessórios acrescentam charme e elegância aos homens, sejam eles clássicos, modernos ou sofisticados. Feitos em couro, tecidos mais grossos, camurça, feltro ou mesmo em tricô (caso das boinas e toucas), também apresentam cores para cada estilo ou ocasião. Os chapéus podem acompanhar o figurino masculino tanto no dia a dia quanto em situações e eventos especiais. No frio, aqueles feitos em tecidos grossos são os mais indicados, por exemplo. Em momentos que exigem um pouco mais de elegância, recomenda-se o uso de chapéus discretos e em cores sóbrias, combinado com o terno ou blazer. Em ocasiões mais descontraídas ou para combinar com visuais mais despojados, pode-se recorrer aos gorros, toucas, bonés e boinas. As cores também devem variar de acordo com o look do homem. Quanto mais arrojado, mais ousadas devem ser as cores ou estampas. Os formatos do rosto e o biótipo do homem também

devem ser observados na hora da escolha do que vai na cabeça. Os chapéus devem ter um tamanho proporcional do rosto. Ou seja, para rostos pequenos, por exemplo, os mais indicados são aqueles discretos e menores. Independentemente do estilo, modelo ou cor, o importante é ter bom senso na hora de fazer a combinação. Nesse caso, uma opinião feminina ajuda muito.

Para os adeptos da camisa pólo

Malha costuma agradar pais e filhos de todas as idades

Na maioria das famílias, é comum observar grandes semelhanças entre pais e filhos no jeito de falar, de andar e até de se vestir. Aliás, quando o assunto é moda, muitos seguem os mesmos gostos em vários itens. Para aqueles que são adeptos desse comportamento, uma sugestão simples que pode agradar a ambos neste Dia dos Pais é apostar nas camisas pólos. Oferecida em vários estilos, a peça quase obrigatória no vestuário masculino apresenta também versões para todas as idades. Para os papais, por exemplo, as pólos podem significar sinônimo de elegância e de bom gosto. Neles, costumam cair bem aquelas mais clássi-

cas, com listras na horizontal, cores neutras, como cinza e preto, além, é claro, dos famosos brasões. Os especialistas em moda, porém, pedem cuidado na hora de escolher o modelo e as cores, evitando exageros. Uma combinação infalível é usar a camisa pólo com jeans. Para os mais jovens, incluindo os filhos, os tipos mais indicados são aqueles que trazem emblemas de seleções de futebol ou de marcas de carro. Também costumam fazer bastante sucesso as camisas com duas ou três cores diferentes, além daquelas com mangas compridas em cor diferente da malha. Na hora de combinar, assim como entre os pais, os filhos também devem optar pelo jeans, calça ou bermuda.

Os cachecóis estão na moda Sugestões que dão um toque de elegância no visual do seu pai zAfastado durante algum

tempo do guarda-roupa masculino, o cachecol voltou a figurar como um acessório importante para os homens, especialmente nessa época de frio intenso. De vários modelos e cores, o que não falta é opção na hora de escolher o cachecol certo para o seu pai. Para auxiliar você na escolha, aqui

vão algumas dicas sobre o acessório. Formato – De maneira geral, os cachecóis para os homens devem ser mais finos do que aqueles utilizados pelas mulheres. Além disso, eles costumam não ter muito volume. Como usar – Homens de pescoço mais fino e comprido devem dar duas voltas ao redor do pescoço e deixar as pontas caídas para frente, em comprimentos diferentes. Os homens de pescoço curto devem optar por cachecóis mais finos e evitar dar voltas sobre o corpo, mas apenas deixá-lo jogado, também com as pontas caídas. Outra boa alternativa é fazer um nó de gravata no cachecol, dobrando-o ao meio, enrolando-o no pescoço e passando as pontas por dentro da abertura do cachecol. Estilo – Os pais que têm um jeito mais casual ou básico de se vestir devem optar pelos cachecóis discretos, ou seja, em tons leves. Já para aqueles pais mais modernos, recomenda-se um tipo xadrez ou com listras. Os pais do tipo esportivo, apesar do que alguns possam imaginar, também podem usar o cachecol. Mas devem dar preferência àqueles com cores mais vivas.

Sapatos para várias ocasiões Diferentes modelos para os papais ficarem mais elegantes

Há algum tempo, os calçados deixaram de ser uma obsessão apenas do público feminino e passaram a ganhar destaque também no guarda-roupa masculino. Tanto que as marcas de calçados têm oferecido cada vez mais opções de modelos e estilos de sapatos, tênis, entre outros, para atender os pais que querem se manter na moda. Veja algumas sugestões e escolha a que combine melhor com o seu pai. Sapatênis – Mistura de sapato e tênis, com cores e design inovadores, o modelo possui um estilo esporte fino, combinando tanto com a clássica calça social como com o jeans. Tênis – É daqueles calçados que agradam a quase todos os estilos de pais, principalmente os esportivos. Confortável para usar em casa, caminhadas ou exercícios físicos, combina perfeitamente com calça jeans e bermudas. Social – São inúmeras as opções em sapatos sociais para os papais que fazem um estilo mais clássico. Em diversos modelos e cores, realçam a elegância do figurino. Três cores em especial estão sempre em alta: preto, marrom e caramelo. Bota – Também caíram no gosto masculino. Dependendo da roupa, os papais podem optar pelas botas de cano médio ou longo e com bicos redondos. No que diz respeito à cor, o bom é recorrer aos tons mais neutros.

Dica!

Como combinar meias e calçados Dicas para quem tem dúvidas na hora de usar terno e blazer

As meias e os calçados sociais são dois itens que merecem atenção especial daqueles homens que se vestem no estilo social com frequência. Um ponto de grande preocupação para

eles é combinar de maneira correta esses itens com os ternos e os blazers, especialmente quanto às cores mais apropriadas. O Especial Dia dos Pais traz algumas recomendações que o consultor de modas Gustavo Sarti relacionou em seu site, para quem não quer errar nessa combinação. Segundo ele, as meias azul-marinho ou marrom naturalmente pedem um sapato na cor marrom, com um

terno na cor azul-marinho. Mas se você costuma ou prefere utilizar meias pretas, o sapato também deve ser e o terno na cor azul-marinho. Para combinar com as meias em tons de marrom, o sapato também deve ser marrom. O terno deve ser bege, preferencialmente associado a uma camisa rosa, branca ou bordô. Agora, se você prefere as meias marrom-escuro, utilize sapatos marrom-escuro, com

terno cinza, além de camisa e gravata em tons de azul. O azul marinho é uma boa aposta para a cor do blazer. Neste caso, se as meias forem marrons, combinam com o blazer azul-marinho, calça cáqui ou cinza e camisa em tons de rosa ou bordô. Já as meias beges devem ser combinadas com sapato marrom, com blazer azul-marinho, calça cáqui ou cinza e camisa multicolorida ou amarela.

7

Os pais e os adolescentes A proximidade do pai é essencial na fase mais complicada dos filhos As transformações e os desafios de uma fase conturbada A adolescência é talvez o período em que se observa muita instabilidade nos filhos. E há explicações para isso, segundo os especialistas. É nessa fase da vida (em geral, entre os 12 e 18 anos) que ocorrem grandes transformações hormonais, que mexem com o corpo e com a mente dos jovens. Estar preparado para encarar essa realidade – e poder lidar bem com ela – é um enorme desafio para a maioria dos pais. É preciso ter sensibilidade para compreender o momento e evitar conflitos desnecessários que comprometam a relação com os filhos. Veja alguns toques interessantes para os pais que enfrentam essa situação.

Questionamento – A partir dos 11 anos, a percepção de mundo passa a ser mais subjetiva, o que faz com que o adolescente comece a desenvolver uma reflexão crítica das coisas. È quando se iniciam também os questionamentos sobre a realidade. Isso inclui o questionamento a respeito dos pais, que não devem encarar tal postura como algo negativo, e sim como parte de um processo de formação dos filhos. Contrariedade – A opinião dos pais tem um valor afetivo muito importante para os filhos, principalmente na adolescência. Nem sempre, porém, a decisão final deles agrada o pai. Na maioria das vezes, a aparente falta de sintonia entre os pensamentos se dá por causa da defasagem entre as diferenças socioculturais da adolescência dos pais e dos filhos, sem que isso seja um fator concreto de preocupação. Ou seja, o fato dos filhos adolescentes contrariarem os pais em determinadas decisões pode não ser um motivo de conflito, mas apenas fruto de uma realidade diferente daquela que viveram no passado. Diálogo – Existem adolescentes que possuem um comportamento esquivo, que procuram refugiar-se na frente da TV, do computador ou do videogame. Por outro lado, há pais que acreditam que pagar a mensalidade da escola, dar mesadas polpudas ou ceder a todas as vontades do filho são atitudes que, por si só, dispensam o diálogo e os colocam como bons pais. Esse comportamento pode ser perigoso, pois cria um abismo entre ambos no que diz respeito a conhecer os pensamentos e sentimentos um do outro. Acredite: por mais que o evitem, o diálogo com os pais tem um valor muito grande para os filhos e deve ser praticado cotidianamente. Até para evitar surpresas desagradáveis em relação às atitudes e decisões dos filhos. Respeito mútuo – As dificuldades parecem ser maiores para quem está vivendo a fase da adolescência. Mas por ser um período de grandes transformações, é também bastante fértil e criativo para os jovens. E isso pode até favorecer o bom relacionamento entre pai e filho. Cada problema deve ser encarado como uma oportunidade de aproximação, uma vez que ambos podem unir forças para resolvê-lo. Mas sempre com respeito mútuo, diálogo aberto e sem pré-julgamentos. O pai deve fazer o seu filho adolescente enxergar nele um amigo disposto a ajudar, e não a controlar.


8

ECONOMIA & MARKETING

Consignado As operações de crédito consignado realizadas pelos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em instituições financeiras somaram R$ 2,19 bilhões em junho, 5,97% acima do mesmo mês de 2009, mas inferior aos R$ 2,32 bilhões de maio de 2010. Foram registradas 771.958 operações elevando para 5.636.299 o volume do primeiro semestre, no total de R$ 13,63 bilhões, informa o Ministério da Previdência Social. Em junho, do total de operações de cartão de crédito e empréstimo

pessoal, 428.319 mil foram feitas por segurados com renda de até um salário mínimo. Esses aposentados e pensionistas res-

em ALTA ponderam por R$ 900,76 milhões das operações. Contrataram, em média, R$ 2.120,00 em empréstimo pessoal.

Já os aposentados na faixa salarial de um a três salários mínimos fizeram empréstimo de R$ 3.010,00 em média. A faixa de aposentados e pensionistas que recebem acima de três salários mínimos contratou empréstimos em média de R$ 5.204,00. Do total de empréstimos concedidos em junho, 603.829 foram parcelados de 49 a 60 meses. Das 762.346 operações realizadas, 275.354 foram contratadas por segurados na faixa de 60 a 69 anos. Outras 177.731 operações foram assumidas por aposentados e pensionistas na faixa de 50 a 59 anos.

Lei que prevê placas vermelhas para motofrete e mototáxi vigora A norma que regulamenta o registro de motocicleta na categoria aluguel, estabelecido pela Lei Federal nº 12.009/09, que regulamenta a profissão de motoboy, começa a vigorar neste domingo (1º), 365 dias após sua publicação. O prazo está especificado no Art. 8º da lei, que entrou em vigor em 29 de julho de 2009. Para fazer o registro, o profissional deve dirigir-se

a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), munido de documento de transferência do veículo (CRV), documento de identidade, e comprovante regularização do exercício da atividade emitido pelo município (alvará, ofício, certificado, carteira, ou similar). Para ser registrada na categoria aluguel (motofrete), será exigido, além do dispositivo de transporte de cargas,

protetor de motor mata-cachorro e aparador de linha antena corta-pipas, quando esses forem regulamentados pelo Contran. O CRVA emitirá, então, a Autorização para Circular motofrete, que deverá ser apresentada aos órgãos de fiscalização de trânsito junto com o documento do veículo. Essa autorização deve ser renovada semestralmente, mediante comprovante de vistoria

dos equipamentos obrigatórios e de segurança, e comprovação de regularidade perante o município. O CTB prevê, para quem estiver em desacordo com as normas que regem a atividade profissional, no art. 244, a penalidade de multa de R$127,69 (infração grave), 5 pontos na carteira e apreensão do veículo até sua regularização.

Nova pesquisa populacional

O IBGE começou a realizar sua maior e mais importante pesquisa populacional, o Censo Demográfico. Os primeiros resultados serão divulgados no dia 27 de novembro deste ano. Nesta etapa, estarão prontos somente os dados de população por município, que interferem no cálculo para efeitos de repasses do governo federal a municípios. A pesquisa mobilizará 230 mil profissionais que visitarão 58 milhões de domicílios. O censo, além de trazer dados atualizados sobre o tamanho da população, investiga características como religião, renda, estado civil, escolaridade, cor ou raça, saneamento, entre outros. O IBGE disponibilizou o número

58 milhões de casas serão visitadas

0800-721-8181 para que a população tire dúvidas e possa, por exemplo, checar a identidade dos recenseadores que se apresentarão em sua residência.

Jornal TJ Soeli de Oliveira Soeli de Oliveira é consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de Marketing, Varejo, Atendimento e Motivação. E-mail: soeli@sinos.net

Venda com Atitudes e Técnicas Avançadas Para crescer e até mesmo para sobreviver em mercados supercompetivos como os atuais, é indispensável proporcionar aos que entram no seu estabelecimento um excelente atendimento, que vá além da satisfação das necessidades, supere suas expectativas e gere encantamento. Como ninguém nasce sabendo, além de admitir pessoas com o perfil adequado, é preciso investir na sua qualificação. Para que o aprendizado seja constante, cabe ao gerente ou proprietário avaliar e de preferência ensinar aos vendedores a se auto-avaliarem após cada abordagem perguntando-se: 1. Cumprimentei o cliente olhando nos seus olhos com um sorriso? 2. Me identifiquei e perguntei qual o seu nome? 3. Ofereci ajuda? 4. Fiz perguntas para atender melhor suas necessidades e desejos? 5. Respondi às perguntas com objetividade? 6. Mostrei alternativas de produtos? 7. Ofereci produtos, acessórios e complementares – fiz venda adicional? Também algumas atitudes e características precisam ser melhor avaliadas: ENTUSIASMO Otimismo e pessimismo contagiam mais do que o vírus da gripe H1N1. Um profissional de vendas deve ser simpático e ter uma postura animada. É indispensável ter brilho nos olhos, sorriso no rosto e eletricidade no corpo. CORDIALIDADE Vai muito além do “Bom dia”,“Boa Tarde” e “Boa Noite”. Refere-se a manifestações de cortesia e educação, como pedir licença quando necessário e agradecer pela visita. Também se expressa através das expressões lubrificantes das relações humanas, tais como: “Com licença”, “Por gentileza”, “Por favor”, “Muito obrigado”. COMUNICAÇÃO Tenha um tom de voz audível, simpático e adequado ao público. Procure falar, sempre que possível, na mesma altura e velocidade de voz de seu interlocutor, para ser melhor entendido. Evite usar termos técnicos com as pessoas leigas - se usar explique o significado. O uso de linguagem de baixo nível, nem pensar! Elas são totalmente reprovadas no contexto das vendas. BOA VONTADE Deve ser constante em um profissional de atendimento. Ela é percebida pela disposição, motivação e presteza em atender e servir a todos que o procuram. Se revela na busca incansável de produtos nos estoques, nas prateleiras de difícil acesso e na busca de informações junto aos superiores e colegas, para melhor esclarecer as dúvidas dos clientes. APARÊNCIA Capriche nos cuidados pessoais. Vá ao cabeleireiro e ao dentista regularmente. Profissionais mulheres devem primar pela discrição na roupa, acessórios e bijuterias. Utilize sapatos confortáveis e em bom estado, pois impactam na aparência e no seu bom humor. E, por favor, não passe a impressão de desânimo, não se escore em colunas, paredes e balcões. Não masque chiclete, nem faça lanchinhos no ponto de venda. A utilização de uniforme e crachá contribui para a formação da imagem de uma empresa organizada e confiável e devem estar em perfeito estado. Afinal, antes de vender um produto ou serviço, você vende a si mesmo.


Jornal TJ

ESPECIAL NOVO QUADRO

Conte com as vitaminas Mantenha sua saúde em equilíbrio - Conheça todos os benefícios e doses mínimas de cada uma delas A partir de hoje cada edição falaremos sobre uma vitamina e seus benefícios

Juntas, elas formam um time de peso a favor da saúde e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Participam de diversas reações químicas e atuam no metabolismo. Apresentamos a você, as vitaminas. O termo surgiu a partir da junção entre as palavras vital e amina. É uma forma de expressar o quanto elas são essenciais para a vida. E, embora hoje já saibamos que nem toda vitamina é uma amina (grupo funcional orgânico derivado da amônia), era o que se imaginava na época em que foram descobertas. Classificadas em lipossolúveis e hidrossolúveis, as vitaminas são divididas de acordo com a capacidade que têm de se dissolver em gordura ou em água. Conheça a atuação de cada uma no nosso organismo.

Vitaminas Lipossolúveis - 1º Vitamina A

Ela também atende pelo nome de retinol, retinal e ácido retinóico. A variedade de denominações para a mesma vitamina é pelo fato de ela contar com um grande número de componentes em sua formação. Existem ainda, os micronutrientes chamados de pró-vitamina A, como os betacarotenos e outros carotenóides que, no corpo, podem ser convertidos em vitamina A. Dentre suas principais funções, o papel que a vitamina A

desempenha sobre a nossa visão se destaca, pois ela é um componente dos pigmentos visuais. A cegueira noturna, caracterizada pela dificuldade em adaptar a visão ao escuro, é causada pela deficiência da vitamina A na alimentação. Por também atuar na produção, no crescimento e desenvolvimento das células vermelhas do sangue (as hemoglobinas), sua falta pode deixar o organismo mais vulnerável às infecções por bactérias, vírus e parasitas , ressalta a nutricionista do Minha Vida. Para garantir a ingestão adequada da vitamina, conte com vegetais como cenoura, pêssego e tomate. Vegetais verdes e alimentos amarelos e laranjas são ótimas fontes de carotenóides, os pró-vitaminas A. Homens com mais de 19 anos têm a necessidade diária de 900 microgramas da vitamina. Enquanto as mulheres precisam atingir a recomendação de 700 microgramas, por dia. A quantidade diária aumenta para 1.300 microgramas para as grávidas.

SUPER PROMOÇÃO!

Calendários

Imã c / calendário 2011 R$ 210,90 milheiro

2011 de bolso

R$ 149,00 milheiro Ingredientes # 1 peça de pernil # 2 cenouras em rodelas # 2 cebolas cortadas ao meio # Talos de salsão Tempero: # 1 ramo de hortelã # Suco de tangerina # Sal e pimenta - do reino a gosto # 2 dentes de alho # 1 cálice de vinho tinto # Alecrim # 2 folhas de louro Para pincelar:

Ligue e faça seu pedido pelo 3559.9076 / 9893.7978

Receita da Semana # 2 colheres (sopa) de mel # 3 colheres (sopa) de molho de soja Farofa: # 200 g de couve em fatias # 2 dentes de alho picadinho # 100 g de lingüiça # 300 g de farinha de milho # Sal a gosto # 1 fio de azeite # 300 g de batatas pré - cozidas

Modo de preparo

Pernil do dia dos pais 1. No liquidificador bata os ingredientes do tempero 2. Coloque no pernil e deixe marinando de um dia para o outro 3. Faça a camada de legumes em uma assadeira e coloque o pernil em cima para assar 4. Depois de 1 hora de forno, coloque as batatas, pré - cozidas, para dourar 1. Farofa:Frite a linguiça e o alho no azeite 2. Acrescente a couve e a farinha de milho 3. Deixe esquentar e corrija o sal

9

SAÚDE

Raquel Mello Técnica em Óptica e Optometria Estudante OPTOMETRIA na ULBRA mellus@netwizard.com.br

Olhos - Eles refletem várias doenças Raquel Mello Mais do que indiscretamente dizerem o que sentimos, os olhos podem contribuir no diagnóstico e acompanhamento médico de várias doenças. Dor de cabeça, visão embaçada, enxergar estrelas em plena luz do dia, dificuldade de foco, olhos vermelhos e ardência são sintomas que levam a maioria das pessoas ao oftalmologista. O que poucos sabem é que o exame de fundo de olho mapeia todo o organismo e pode até salvar vidas. Muitas doenças aparecem no fundo do olho, região que fica entre o cristalino (lente dos olhos responsável pelo foco) e a retina (membrana receptora das imagens). O exame completo é feito com a pupila dilatada e uma lente que aumenta diversas vezes o nervo óptico, retina e vasos. O procedimento detecta distúrbios oculares e sistêmicos. Não é preventivo, porque a doença já está instalada, mas permite controlar sua evolução. É o caso da hipertensão arterial, diabetes, doenças reumáticas, tuberculose, toxoplasmose, lepra, Aids, e até tumores intracranianos que muitas vezes se manifestam primeiro nos olhos.

Sinais visuais

• Pupila contraída: Indica uveite, inflamação da uvéa que é formada pela íris, corpo ciliar e coróide. Pode levar à cegueira se não for tratada. Resulta de toxoplasmose, doenças reumáticas auto-imunes, herpes, tuberculose, lepra ou certos tipos de leucemia. • Pupila dilatada: Pode estar relacionada a tumores, glaucoma, trauma, doenças do sistema nervoso central. • Visão dupla: Pode apontar presença de tumor intracraniano, acidentes vasculares centrais, traumas e hiperglicemia. • Olhos saltados e inchaço: São sinais, principalmente, de distúrbios da tireóide. • Mudança na cor dos olhos: É causada por medicamentos ou inflamações oculares. • Cegueira momentânea: Indica tumor intracraniano, má circulação no cérebro ou arritmia cardíaca. • Visão borrada: Pode sinalizar diabetes, sangramento ocular, inflamação, hipertensão arterial. • Olho seco: A falta de lágrima pode ser causada por disfunções hormonais, menopausa e até Síndrome de Sjogren, uma doença reumática crônica.

Dor de cabeça e visão

A dor de cabeça relacionada à falta de óculos geralmente aparece no final do dia e pode indicar a chegada da presbiopia ou vista cansada para quem passou dos 40 anos. Também pode atingir, quem não atualiza os óculos há mais de um ano e tem instabilidade refrativa, ou portadores de grande diferença de acuidade visual entre os olhos. Pessoas que têm enxaqueca freqüente e não pertencem a estes grupos, alerta, correm o risco de ter aumento na escavação do disco óptico que leva ao glaucoma ou neuropatia óptica isquêmica causada pela contração dos vasos oculares.

Estresse

O aumento da produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, enfraquece a musculatura ciliar que é responsável pela capacidade de focar e desfocar do cristalino. No trabalho, o comprometimento da acomodação reduz a produtividade e predispõe a acidentes. O estresse, também pode induzir ao acúmulo de líquido entre as camadas da retina, causando visão distorcida na região central, hipermetropia induzida e metamorfopsia (tortuosidade das letras) temporária e até permanente.

Para relaxar os olhos as dicas são:

• Olhe para o infinito por 30 segundos a cada duas horas de trabalho. • Movimente os olhos para cima, para baixo, à esquerda e à direita. • Faça movimentos circulares com os olhos para a esquerda e para a direita.


Jornal TJ

10 CLASSIFICADÃO

CLASSIFICADÃO IMÓVEIS

ANUNCIE SUA EMPRESA AQUI!!! LIGUE 3559.9076

VENDO–terreno 300m², rua Nedi Kalibara Spolaor, atras da AABB no bairro São Luiz. R$ 30 mil. Tratar 9953.9141 com Edson VENDO– casa na rua da Ladeira, 578 com escritura. R$ 100 mil. Tratar 8139.0102 ALUGO –casa em Araricá R$150,00. Tratar com Luiz 8179.4925 VENDO–residência em Parobé, com 2 Q. de casal, 1 solt., sala, banh, alarme, mais de 100 pés de arvoredo, água de poço, portão eletr., toda cercada. Tratar com Antonio 9703.0748 VENDO– casa de alvenaria 6x13m com terreno 14x25 mts. Rua Lajes 330. Perto CIEP.Valor 36 mil, aceito troca, 98131859 VENDO – Casa 4 em Colonias 2 pisos, nova, escriturada, aceito trocar por terreno ou caminhão de menor valor. Tratar: 96849767 VENDO – Casa 13x33m na RS 239, Bairro Amaral Ribeiro nº 543 (7 peças com banheiro). R$ 60.000,00 falar com Rosa Marli Land. Fone: 8124.2347 VENDO – Casa com: Sala, cozinha, 4 quartos, garagem p/ 2 carros, churrasqueira, lavanderia, bem pintada, linda casa, rua asfaltada, ônibus na porta, 200m do colégio. Bairro São Luiz. Tratar com Rogério - 9743-3337 ou 8159-5485 VENDO – Casa com terreno na Rua Lages nº 160 - Amaral Ribeiro. R$ 22.000,00 Aceito troca, aceito carro. Tratar: Celso 9699.3473 / Selma - 3599.3164 VENDO – 6 mil m² área terra em Rolante mascarada com casa de avenida com 6 quartos, 2 banheiros, sala + 1 casa de madeira, açude, galpão 10x7m. Aceito carro ou outra propriedade. Fone 9903.9384 - 9154.9146 após 17:30. ALUGO – Sala no Centro com instalações prontas para salão de beleza, ou comercial. Tratar: Afonso Pena, 178, ou pelo Fone: 9188.3204 - Josiane VENDO – Casa no bairro São Luiz - José Alsindo de Mello, 102, casa mista, 2 quartos, patioc fechado com garagem, portão eletrônico + 1 casa nos fundos com escri-

tura. Pode ser financiada pela caixa. Aceito troca por casa em outro bairro ou terreno. Tratar: 9772.5235 VENDO OU TROCA – 2 casas de alvenaria terreno medindo 12 de frente e 30 de fundo. Terreno de esquina no Operária. Rua Tancredo Neves, 566. Tratar com Elfrides. Fone: 9935.0852 VENDO – Casa de madeira 6x7 Completa R$ 1.200,00 - 96033260. Tratar Juiano VENDO – terreno20x20 escriturado pronto para construir, ótimo para comércio, vendo inteiro ou metade. Bairro São Luiz em frente ao campo do flavinho. Tratar 9236.9122 VENDO – 3 hectares de terra na rua Cansi, bairro Centenário, zona rural. Tratar com Delci pelo 9640.0089 VENDO – terreno 10x20, na São Luis em frente ao campo do flavinho, pronto para construir. Aceito carro. Tratar 8138.6228 VENDO OU TROCO – ótimo terreno com 420 m², exc. localização, frente av. mauá. R$ 132.600,00. Financio até 60x. Tratar 9166.5602 VENDO – apartamento em sapiranga térreo, com 3 quartos na rua Canto Rio , na São Luiz.R$35 mil.Tratar pelo 9305.7137/9 848.6464 VENDO – Vendo uma casa nova de alvenaria, toda decorada interna, vendo, troco e financio. Aceito proposta Rua Sinembu, 201 - São Luiz em Sapiranga. Tratar 8212.4863

DIVERSOS

VENDO –esteira Caloi R$400,00; balcão de lancheria 2,5m R$400,00 ; balcão armário com tampo de mármore R$450,00 ; 3 mesas de madeira 0,70x0,70 R$70,00 cada. Tratar 9674.9253 VENDO – Maquina de Sorvete Italiano com 1 ano de uso. Aceito moto no negócio. Tratar: 99724352 VENDO – Lavadora e extratora SOTECO-BR TRATAR : 3559-6504 ou 84644123 VENDO – 10 Meia tesouras, 4 metros de ferro e 26 telhas de Zinco. Tratar: 96824374 VENDO – Galoneira semi Industrial. Tratar - Eva: 8167.8114 VENDO – Labrador M/F Amarelo - R$ 250,00 Tratar: 9391.1250 ou 9743.4961 VENDO – Shar-pei-mini - fêmea R$ 600,00. Tratar: 9391.1250 ou 9743.4961 VENDO – Waimarama M/F R$ 400,00. Tratar: 9391.1250 ou 9743.4961 VENDO – fogão 4 bocas R$80,00, pia c/ inox R$100,00, 1 jogo de sofá R$90,00, 1 inox sozinho R$ 40,00. Tratar 9694.1882

VENDO – máquina de fazer fralda descartável e uma seladora, ambas novas. Tratar 9654.1882 COMPRO– mudança pago a vista. Tratar 9837.2519 WWW.JORNALTJ.COM.BR VENDO – 1 Balcão caixa branco com vidro (NOVO) / 1 Bancada de Vitrine com Degraus. Tratar: 3039.5009 VENDO –Cozinha com pia, balcão, paneleiro aéreo, 4 cadeiras, 1 estante, 2 sofás (2 e 3 lugares), 1 roupeiro 6 portas(3 meses de uso no valor de R$ 1.500,00). Também vende-se peças separadas. Tratar Rua Visconde de Pelotas 569 - Bairro São Luiz ou pelo Fone: 9849.4895 VENDO – TV 20” com controle Philips R$ 250,00 / DVD Sony com controle R$ 100,00. Fone: 98449433 VENDO – Maquina de Chanfrar SS20 Comelz Eletrônica. Tratar 98574830 VENDO – Filhotes macho e fêmea de MALTEZ e YORKSHIRE com pais no local, tratar: 9191.0662 VENDO –vendo suporte de baú, titan usado. R$ 9835.5415 com Martim VENDO –vários tipos de miçangas, ideais para bordar chinelos e fazer biju. Torro tudo por R$50,00. Tratar 9694.1882 VENDO –Baú de caminhão 80 mt-cb, com duas portas grandes trazeiras, com caixa de ferramenta e cozinha completa. R$ 30 mil. Tratar 9847.5257 com Osmarino VENDO –cachorros linguicinhas. Tratar 9635.8213 VENDO –2 camas de ferro, 1 refrigerador consul, 1 roupeiro 6 portas. R$ 500,00 tudo. Tratar 9157.0924 com Hélio VENDO –forno industrial a gás 80x80 com 6 formas. R$ 350,00. Tratar 9251.8728 VENDO– refrigerados para mercado, bar , padaria, novo.R$ 5 mil. Prensa para 4 xis.R$150,00.Fogão e geladeira usados. Tratar com Iraci 9105.2629 VENDO – freezer c/ 2 tampos. R$ 1 mil, manequins , prateleiras e cabides, araras. R$1 mil. Tratar com Iraci 9105.2629

CHÁCARAS

VENDO – chácara 1 hec, com luz, poço, açude e casa. R$ 60 mil. Tratar 8428.1093 VENDO –chácara nas 4 colonias, campo Bom, com casa e galpão. Aceito caminhão ou Kombi. Tratar 9905.5941 VENDO OU TROCO – chácara de 2 hec e meio com moradia próximo ao centro da cidade, em Santo Cristo, por Sapiranga. Falar com Vanderlei 9679.5510

WWW.FIQUEAQUI.COM

ANUNCIE GRÁTIS AQUI

VENDO OU TROCO – chácara de 640m² , com casa em Sapiranga na rua dos eucaliptos, 94 na São Luiz, perto da Olaria. R$40 mil. Tratar 9648.3160

MOTO

VENDO – YBR 2005 - 25.000 km, R$ 3.000,00. Tratar: 9679.5510 VENDO – moto Neo , preta, 2007 mod. 2008. R$1.500,00 + 28 prest. de R$ 189,00. Tratar 8154.0882 VENDO OU TROCO –Moto Fan 14.000 km por material de construção. Tratar 3039.4815 / 8182.2225 WWW.JORNALTJ.COM.BR VENDO – moto I/TRAXX JH125 G ano 2005 mod 2006,cor vermelha,R$ 2.800,00.Fone: 3529-1041 / 8125-9663 VENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.400,00. Tratar com Martin 8177.9430 VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415 VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata. R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior VENDO – titan fan ,2006 único dono, preta.R$3.900,00 .3529.1613 VENDO – moto honda 150, modelo 2005, azul metálica.R$3.800,00.Adriano 8186.8808 VENDO – titan , 97, azul. R$2.300,00. IPVA 2010 pago. Tratar 8524.2499 Anderson

CARROS E CAMINHÕES VENDO –caminhão caçamba mercedes bens 2013. Tratar 9626.5370 VENDO –vectra , 94, azul, 4 portas, completo. R$ 12.500,00. Tratar 9888.6635 VENDO – Parati 95, branca, toda revisada, injeção MI 1.6 4 bicos, ar quente R$ 12.500,00. Tratar: 96849767 VENDO – Fusca branco 75, ótimo estado, doc em dia, valor R$4 mil. Tratar 98488381 c/ Joel VENDO – Senic 2004, completo, super inteiro. Tratar: 9205.9878 VENDO – Parati 99 R$ 14.900,00. Tratar: 9679.5510 ASSINE O JORNAL TJ - 3559.9076 VENDO – Gol ano 88, branco alcool R$ 4.800,00. Fone: 96431437. Tratar com Volmar VENDO – Gol 84 Gasolina, motor de Santana, banco recaro R$ 800,00 mais documento 2010. Tratar: 8223.5036 8205.2679

VENDO – Fusca 76. Fone: 96437755 VENDO – tempra,93, completo, IPVA pago, banco de couro. R$ 5.500,00 + 8x 221,50. Tratar 9657.5343 VENDO – Passat Branco,ano 83, Impecável R$ 2.300,00. Tratar com Cristiano 98651142. VENDO – gol ano 90, em ótimo estado a gasolina, alarme e trava. Contato 91872001 / 92686827. VENDO – fusca 67, mod. 80. R$ 2.600,00. Tratar 9839.8422 - 8101.8539 VENDO – gol , 90, bom estado, carro de garagem. Barbada. Tratar 8149.6764 VENDO – chevete 99270018. Tratar: Taís VENDO – gol prata , 96, quadrado, seg. dono. R$ 8.700,00. Marli 3039.4815/8136.6973 VENDO –corsa branco com couro, AL, TE, RL, GNV, PE, AQ, R$ 12.500,00 . Tratar 8148.3039 VENDO – comodoro, 80 4 cilindro , 2 portas, gas, verde. R$2.600,00 + R$ 1143,00 de doc. MOt. aperto. Tratar 9903.7706 Sidinara VENDO – santana, 92, modelo 93 cor grafite, com trava e alarme. R$10 mil. Tratar pelo 8202.0850/8111.9244 VENDO –gol, 84, gasolina, motor de santana. Doc em dia. R$ 3.500. Tratar 9765.5968 VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

COMERCIAL VENDO –Vendo Lan House no Bairro Sete de Setembro em Sapiranga, completa, ótimo ponto com clientela formada.Aceito carro. Tratar fone 5198055042 5196611764 VENDO –loja livraria com material e móveis. Negocia-se. Leila 8529.6605 VENDO –Locadora com 550 dvd’s mais prateleiras. R$ 5 mil.Aceito troca. Tratar 9284.3734 com Jaimir. VENDO – empresa de vigilância com 15 anos de CNPJ. Aceito carro. Tratar com Luiz 3529.5619

VENDO –loja de confecção infantil no centro de Sapiranga. Tratar 8172.2251 VENDO – Açougue e padaria. Tratar: 3559.5643. Sergio VENDO – Loja de confecção masculina, feminina e infantil. Móveis de madeira, cabides, manequim e espelho. R$ 6.000,00. Fone: 3559.8355 - 8181.1175 VENDO – loja de confecção em Sapiranga, masc. e fem., completa ou só estoque. Tratar 9662.0647-3039.2464 VENDO – Lan com 6 Pcs com monitores LCD, variáveis., 14- 17” Valor 7 mil Tratar 3529-7176 c/ Abel.

OPORTUNIDADE PROCURO – Serviço doméstica ou faxina. Tratar com Dani pelo 9839.8422 / 8101.8539 / 9671.0131 PROCURO – Serviço doméstica ou faxina. Tenho referências. Tratar: Maria 92763929 VENDEDOR EXTERNO – Pessoa dinâmica e com vontade de vencer.Não necessita experiência e sim vontade de aprender. Marcar entrevista pelo 3039-3070 c/ Maurício CONTRATO – Aposentados que saibam trabalhar com montagem de cilos ou tubulação. Trab. DS, ventos. Fone: 9842.0138 - 3559.6060 CONTRATO – cabelereira profissional. Tratar 3529.6544-81635571 OFEREÇO-ME – Motorista particular com carro próprio. Tratar pelo fone: 96768552 OFEREÇO-ME – para trabalhar como auxiliar de cozinha, cuidar de crianças ou fábrica. Tratar 9957.4378 Rosa


Jornal TJ

ATOS OFICIAIS & CLASSIFICADÃO

ATOS OFICIAIS COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DO REDENTOR ( IECLB) Edital de Convocação De conformidade com os estatutos vigentes, convoco os membros desta Comunidade para a Sessão da Assembléia Geral Ordinária, que será realizada na quarta feira, 1º de Setembro de 2010, às 19:30hs em primeira chamada e às 20:00hs em segunda chamada, nas dependências do Frauenhein, sito na Avenida João Corrêa, 1314, bairro Centro em Sapiranga - RS com a seguinte ordem: ---Escolha do novo Presbitério para os exercícios de 2010 a 2012 ---Assuntos Gerais Sapiranga , 04 de Agosto de 2010 Ronaldo Edvino Dürcks Presidente

OFEREÇO-ME – para trabalhar como faxineira, doméstica. Tratar com Eva 9688.6032 OFEREÇO-ME – para trabalhar como doméstica, acompanhante de idosos por meio turno, também como auxiliar de cozinha. Tratar com Ivone 9945.4736 OFEREÇO-ME – para trabalhar como dama de companhia para idoso, casa ou hospital. R$ 25,00 dia e noite. Tratar 9924.1444 com Cloidi

PROCURO – Casal procura chácara para cuidar.Tratar 9100.7089 com João. FAXINAS – diarista por 40,00 o dia todo 30,00 meio turno, lojas e escritórios. Tratar com Maria 9276-3929 - Ou trabalho de segunda á sábado por salário mínimo.

Faço trabalhos de costura, preparação p/ atelier, setor calçadista 91733232

Telefones Úteis Brigada Militar - 190 - Bombeiros - 193 Pronto Socorro - 3289.7999 - Prefeitura - 3599.4499 Delegacia - 3599.1066 - Posto de Saúde - 3959.1024 Estação Rodoviária 3599.2093 - AESUL 0800.707.7272

Horóscopo

Previsão do Tempo 05/08/10 (Quinta - feira)

06/08/10 (Sexta - feira)

11

07/08/10 (Sábado)

Max: 15º C | Min: 07º C

Max: 16º C | Min: 05º C

Max: 19º C | Min: 06º C

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Sol com algumas nuvens. Não chove.

FIQUEAQUI.COM

ANUNCIE

GRÁTIS ACESSE E CADASTRE-SE

GRUPO TJ

PARA COLORIR

Aries (21/03-20/04)- Cenário astral se torna mais intenso e complexo a partir de agora. É boa idéia reservar um tempinho, a cada dia, para organizar a vida intima e caprichar no treino da boa convivência. Dialogo com pessoas próximas será super esclarecedor! Touro (21/04-20/05)- Bom para você é o trajeto de Mercúrio em Virgem, um signo irmão do seu. Quer dizer que além de amizades e apoios no cotidiano, sua intuição estará tinindo sobre assuntos ligados a dinheiro, bens materiais e estudos em geral. Afetividade maior. Gêmeos (21/05-20/06)-Este tem sido um tempo em que você é chamado a exercer melhor administração de seu ambiente. A rapidez das decisões conta muito! Com o cenário astral impelindo a escolhas decisivas, quem não tem informação não saberá pra onde ir. Câncer (21/06-21/07)- Sensibilidade pronunciada, imaginação, afetividade e um talento especial para se colocar no lugar das outras pessoas facilita o bom relacionamento com todos. Porem, é interessante e inteligente manter as devidas proporções na vida a dois! Leão (22/07-22/08) - Leoninos estarão afiadíssimos no campo profissional hoje, captando os pontos essenciais de um negocio que precisa de mais empenho e colaboração para dar certo. Reúna um grupo, confiando na sua intuição. Trabalho e amor se misturam. Virgem (23/08-22/09) - Mais inquieto, talvez menos paciente, você tem pela frente um ótimo dia para ajustar as pendências com sócios e parceiros de trabalho. Será melhor do que criticar no varejo. No amor, suscetibilidade e carência alheias podem irritar você Libra (23/09-22/10) -Bom dia para negociar patrocínios e demais ajudas concretas a projetos pessoais. Um bom contato com empresa grande pode ocorrer hoje, vá atrás! Segure a onda da impaciência, ainda não chegou a hora de tomar decisões radicais. Em breve. Escorpião (23/10-21/11) - Que tal aproveitar o último dia de seu regente Marte em Virgem para planejar os detalhes dos projetos de curto prazo? A área está livre agora. Meticulosidade tem bom resultado. Seja discreto e não exiba suas hesitações. Defenda sua privacidade. Sagitário (22/11-21/12) - Sem duvida o cenário astral está favorável para você! Porem, hoje é dia de recarregar as baterias. Aposte mais na intimidade, no conforto caseiro, no aconchego emocional. Um merecido descanso, que antecede fase bem dinâmica. Capricórnio (22/12-20/01) - Esteja ligado no que se passa no horizonte maior da sua profissão. Boa interpretação de tendências confere mais poder a você. Tenha tato ao se expressar, porem. Seu poder de impressionar os próximos está grande. Noticias de longe. Aquário (21/01-19/02) - Clima astral bom para finanças conjuntas, talvez um empréstimo ou superação de problema nessa área. Se a saúde der sinal de que há algo errado, atenda prontamente; diagnósticos rápidos e tratamentos eficientes acontecerão. Sensualidade. Peixes (20/02-20/03) - Lua em seu signo evoca necessidades que estavam em segundo plano e com essa percepção você entrará em confronto com alguém. Uma aliança pode depender disso. O campo material vai bem, e tende a melhorar ainda mais. Discussões.

4º Acampamento Farroupilha “Ideias, Cidadania e Revolução” De 11/09/2010 a 20/09/2010, Parque do Imigrante Comidas campeiras, feira do artesanato, cultura e muito mais.

Assistência Técnica em Informática Formatação e Remoção de Vírus; Instalação de Jogos, Programas e Sistemas Operacionais (Windows XP, Vista e Windows 7); Venda e Instalação de Antenas para Internet Via Radio (Inclusive para Sapiranga Digital); entre outros. Fone 99369628 com Marcos.


www.jornaltj.com.br 12

ASSINATURAS 3559-9076 por apenas R$ 10,00 mensais você recebe todo sábadoJornal em sua casa TJ

PRINCIPAL FONTE DE INFORMAÇÃO DOS ELEITORES

INTERNET Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2008, segundo informações do Pew Research Center, instituto de pesquisa americano, a internet era a principal fonte de informação de um quinto do eleitorado do país. No Brasil, a popularidade da rede é baixa mesmo quando o Datafolha pede para os entrevistados citarem três meios de comunicação usados para se informar: 27% mencionam a internet, que fica atrás de

conversas com amigos e familiares (32%). A TV é lembrada por 88% e continua em primeiro lugar. Em segundo vêm os jornais, com 54%, e rádio aparece em terceiro, com 52%. O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios de todo o país (exceto Roraima). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. SEGMENTOS Entre os principais candidatos à Presidência, a internet tem maior pene-

Chopeira B. Beer 3L 10x

R$

12

,90

NO CARTÃO LUIZA

A VISTA R$ 110,00

Lavadora Alta Pressão Power Lavor

Modelo vertical, com stop total, porta-detergente

15x

R$

29

,00

NO CARTÃO LUIZA

A VISTA R$ 320,00

Poltrona Reclinável Matrix

2 posições de regulagem Disp. nas cores Bege/Marrom/Preto

12x

R$

24

,90

NO CARTÃO LUIZA

A VISTA R$ 249,00

Validade das ofertas até dia 08/08/2010 condição de Pagamento no Cartão de credito Magazine Luiza, sujeito a análise de crédito.

A televisão é o principal meio de comunicação utilizado pelos eleitores brasileiros para se informar sobre os candidatos que disputam as eleições neste ano. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados afirmam que a TV é a mídia preferida para obter informações. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 12% de preferência, e a internet e o rádio vêm em terceiro, com 7% cada um. Conversas com amigos ou familiares são apontadas por 6%.

tração entre os eleitores de Marina Silva (PV): 11% dizem que a rede mundial de computadores é a principal fonte de informação, contra 7% dos que têm intenção de votar em José Serra (PSDB) e 7% dos que afirmam querer votar em Dilma Rousseff (PT). Acima da média nacional, 70% dos nordestinos afirmam que a TV é a principal fonte de informação sobre os candidatos, e os moradores do Sudeste são os que menos preferem essa mídia (60%). A TV é também o veículo mais citado pelos mais pobres: 68% entre os que têm renda familiar mensal acima de dois salários mínimos, em contraposição aos 47% dos que ganham acima de dez salários mínimos. O jornal, por sua vez, tem maior penetração entre os mais ricos: 24% dos que têm renda familiar mensal acima de dez mínimos. O melhor desempenho da internet ocorre entre os mais escolarizados (20% entre os que têm ensino superior), os mais ricos (18%) e os mais jovens (14% dos que têm de 16 a 24 anos).


dia dos pais Jornal TJ,