Issuu on Google+

JORNAL TJ Quarta-feira, 09 de Junho de 2010 -

o imparcial

Edição 126

Jornal TJ

ANUNCIE GRÁTIS www.jornaltj.com 3559.9076

12 de junho DIA DOS NAMORADOS DIA DOS NAMORADOS A MELHOR OPÇÃO ESTÁ AQUI

Economia

DESTAQUE

Brasil fica em 2º lugar em ranking de consumo verde Pg. 9

Geral Velhos são mais felizes; ciência busca as razões Pg. 8

Veja na página Pg. 6 e 7

Aproveite 3x no cartão pelo preço à vista

Confira os descontos no mês dos Namorados! 3599.3262

Av. 20 de Setembro, 36 Sala 8 - Centro - Sapiranga

Dia da Liberdade de Imprensa O Dia nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 07 de junho é muito mais do que outra simples data comemorativa. É um momento de refletir sobre a importância desse direito e também de tentar encontrar formas de combater essa repressão disfarçada, que nega aos jornalistas e ao povo o sagrado direito à informação.

Adote um amigo-bicho Nelmar Souto Pinheiro A secretaria de Saúde lança no Sábado dia 12 de junho, a partir das 9h, na Praça da Bandeira, a campanha adicione um amiguinho de verdade a sua vida. Entre para comunidade das pessoas que adotaram um bichinho e hoje são MUITO MAIS FELIZES!

Advogado OAB 13.254

DEUS É FIEL

3039.3702 3039.1720

Revisão de contratos bancários Juros abusivos Cheque especial - Empréstimos (carro-moto) Casa própria - Leasing

Av. João Corrêa, 1709 - Centro


02

Policial / Geral

POLICIAL Sapiranga PRISÃO DE INDIVÍDUO POR FURTO A Brigada Militar, através do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (03/06) às 20h 15 min, na cidade de Sapiranga, prendeu o indivíduo J. S. de 30 anos de idade após ter furtado uma senhora que havia acabado de sacar a quantia de R$530,00 no Banco do Brasil juntamente com a sua bolsa com todos os seus pertences pessoais. Foi dada voz de prisão ao individuo e apreendido o material e encaminhado para a DP local para as providencias.

PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO A Brigada Militar, através da PATRES do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (03/06), às 15horas e 40 minutos, na Rua Dos Pampas, nº 440 no bairro Amaral Ribeiro em abordagem de rotina constatou que o indivíduo J. O. S. de 28 anos de idade, encontrava –se com mandado de prisão pela comarca de Sapiranga. Foi conduzido para o DPPA para registro e posterior conduzido ao presídio de São Leopoldo.

PRISÃO DE INDIVÍDUO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO A Brigada Militar, através do 32º Batalhão de Polícia Militar, na terça-feira (08/06) às 08hs 20 min, na cidade de Sapiranga, deslocou para averiguar a situação de um indivíduo baleado o qual foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Foi realizadas buscas e localizado o autor dos disparos, o qual informou o local que dispensou a arma. Foi preso em flagrante delito D. L., de 20 anos de idade e posterior foi encaminhado a DP para as providencias legais.

Parobé PRISÃO DE INDIVIDUO POR POSSE DE ENTORPECENTES A Brigada Militar, através da 2ª Cia PM do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quarta-feira (02/06), às 16hs e 20 min, na cidade de Parobé realizou averiguações referente a uma motocicleta Honda de cor azul, placa ISX 2257 com dois indivíduos em atitude suspeita, sendo que pararam em uma casa onde o caroneiro desceu e pela janela deu dinheiro em troca de alguma substancia. Foram abordados pela Brigada Militar e foi constatado que tratava se de duas pedras de crack. Foram presos em flagrante delito V. L. F., de 22 anos de idade e Foi dada voz de prisão do flagrante delito e encaminhado a DP juntamente com os entorpecentes apreendidos para as devidas providencias legais.

PRISÃO DE INDIVIDUOS A Brigada Militar, através da 2ª Cia PM do 32º Batalhão de Polícia Militar, na sexta-feira (04/06), na cidade de Parobé, estava deslocando para atender uma ocorrência de arrombamento em residência. Foi realizada averiguações e abordaram um casal em atitude suspeita e a mulher estava com uma bicicleta com as características do furto anterior e o indivíduo estava de posse de um alicate o qual tentou esconder. Foi feito contato com a vítima do furto e esta reconheceu seus pertences. Foi dada voz de prisão em flagrante delito a D. F., de 30 anos de idade e J. S. B., de 27 anos de idade e encaminhados a DP para as devidas providencias legais juntamente com o material recuperado e apreendido.

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Vereador diz não a empreendimentos com mais de 1.500 m² em Sapiranga Embora o vereador e pré-candidato a deputado estadual Egon Kirchheim tenha minimizado nos últimos dias a sua posição contra a instalação do um hipermercado em Sapiranga, na sexta-feira, 4, ele protocolou na secretaria da Câmara Municipal o mesmo projeto que defendia há duas semanas, sem sucesso, junto aos gabinetes dos vereadores da base aliada da Administração Nelson Spolaor (PT). No projeto, ele se coloca contra a construção de grandes lojas na cidade. O vereador Kirchheim diz não ao hipermercado e ao maior desenvolvimento da cidade já no artigo primeiro do projeto de sua autoria, quando define a medida para novos empreendimentos : No município de Sapiranga não poderão ser construídos empreendimentos destinados a lojas de varejo e/ou atacado de gêneros alimentícios (supermercados e hipermercados) com área computada superior a 1.500 metros quadrados. “Tentar barrar o desenvolvimento da cidade, a maior geração de emprego e renda para todos é um ato impensado deste colega”, destaca o presidente do Legislativo Municipal Delso Ivan Civa, o Dídio (PMDB). Ele salienta que em reunião com prefeito Nelson Spolaor há aproximadamente 15 dias prontificou-se a formar uma comissão, juntamente com os vereadores Valdir da Luz (PDT), Egon Kirchheim (PT) e os demais vereadores interessados. Esta comissão se reuniria com o representante da Associação dos Micros, Pequenos e Médios Empresários de Sapiranga, Davi Alves, o secretário municipal de Desen-

volvimento Econômico e do Trabalho, Elói de Paula, e vereadores. “Ocorre que o Egon pulou na frente com um vereador de Porto Alegre, pré-candidato a deputado. Na contramão dos fatos, reuniu-se com um pequeno grupo de empresários na tentativa de combater a possível vinda do hipermercado”, destaca o presidente Dídio. Ao contrário do vereador Egon – que juntamente com o vereador porto-alegrense, empinou o debate para o retrocesso – os seis vereadores da base aliada são favoráveis ao crescimento econômico e social de toda a cidade.

“Já estes dois vereadores, ao que me parece, abraçaram a causa com fins direcionados à eleição que se aproxima”.

Metas pessoais devem ser cumpridas Focar suas ecolhas e traçar metas ajuda a alcançar o sucesso Você por acaso já pensou como seria sua vida se você fosse além dos seus limites? Como seria realizar o potencial total em sua vida? E que tal começar isso agora? Nada como ter metas e objetivos para tornar sua vida excitante, rica e em consequência, mantendo uma harmonia mental, física e espiritual. Eu me proponho aqui, com este artigo, motivá-lo a ser o melhor que você pode como ser humano. Saiba que para ter uma vida satisfatória, tem-se que ter um campo eletromagnético para atrair o que lhe agrada e isso somente será possível quando o seu nível de satisfação for alto. Quando você está insatisfeito, seu campo eletromagnético (e isso a física quântica explica), fica “aberto”, com buracos por onde vazam energia. Você provavelmente já se pegou no final de um dia “sem energia” para nada. Isso não necessariamente significa esgotamento, algumas vezes nem muita atividade você teve, mas seu nível de insatisfação começa a “transbordar”.Se você estiver satisfeito, maior será a sua energia. Isso pode ser comprovado quando você trabalhou bastante, poderia até estar cansado, mas sente-se completamente energizado. Vamos então aumentar o seu grau de energia? Comece fazendo uma lista de insatisfações. Tudo o que lhe incomoda. Pode iniciar pela sua aparência física. Tem alguma coisa que não o satisfaz? Um tratamento de pele, quem sabe, cabelo, talvez emagrecer ou engordar alguns quilinhos. Neste momento, atente-se para o que você pode mudar. Esqueça ficar sofrendo porque é alto/baixo demais, ou seja, com coisas que não pode mudar..... Vá agora para sua casa. O que está “temporariamente” es-

perando uma solução? Coisas simples como um quadro esperando ser pendurado, uma maçaneta que sai na sua mão sempre, um “nhequenheque” na porta pedindo um oleozinho; aquela cristaleira que está mofando pois tem um vazamento no banheiro ao lado, vá relacionando tudo que percebe que lhe desagrada... Depois de ter examinado tudo em sua casa (armários, caixa de remédio, costura, etc), você pode observar o seu ambiente de trabalho e assim por diante como se estivesse passando um ?pente fino? em sua vida toda. Esta sua lista deve ter, pelo menos, 50 itens. Ou você está se enganando. Feita a lista, o segundo passo: Quanto tempo você precisa para solucionar cada um destes itens? Faça uma lista de um dia. Tudo que pode ser resolvido em um único dia. Isso não quer dizer que você vai ter que resolver no mesmo dia. O que precisará de um mês? Três meses? Seis meses? Um ano? Dois anos? Neste momento você terá cinco listas. E é hora de ir ao Plano de Ação. Por exemplo: Quero fazer cópia das chaves da casa da praia. Em um dia resolvo. Quando? Próxima semana, até quarta-feira. Ótimo. Próximo item de um dia e assim por diante. Isso o deixará ocupado por algumas horas. E você se sentirá muito bem quando ticar o primeiro item resolvido. Sabe o que começará acontecer? Você estará fechando vazamentos de energia! E terá mais para fazer as outras tarefas. A idéia vem do Life Coaching que o encoraja a ir além dos seus limites e, juntamente com a Boa Formulação de Objetivos da Programação Neurolinguistica (PNL), o ajudará a viver o seu verdadeiro potencial.

O que fazer depois disso? Ah, isso é uma outra história, mas você já pode ir pensando em eliminar vícios, criar hábitos de energia, estabelecer limites. Não é mesmo delicioso pensar que temos tanto tempo para lapidarmos nossas vidas tão intensamente?


Prefeitura apresenta programa especial de Habitação As famílias do Loteamento Povo Feliz, no bairro São Luiz, conhecerão nesta terça-feira (8), às 18h30, o Programa Medida 518, projeto habitacional do governo federal. A Secretaria de Habitação de Sapiranga irá apresentar o projeto especial, que prevê a construção de residências para famílias com moradias precárias. Segundo o secretário de Habitação, Cleber do Nascimento, a prefeitura detêm autorização para construir 50 moradias. O encontro será no Centro Comunitário da Morada São Luiz.

Agentes públicos fazem capacitação contra violência feminina A Coordenadoria da Mulher de Sapiranga promove na quarta-feira, dia 9 de junho, das 14h às 17h, o Curso de Capacitação Regional de Agentes Públicos para Prevenção à Violência contra a Mulher. O curso acontece no auditório do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga e Região, em parceria da prefeitura municipal com o Núcleo das Mulheres do Sindicato. Mais informações na Coordenadoria da Mulher no terceiro andar da Câmara de Vereadores ou pelo telefone 3599-4499, ramal 277. Casa Abrigo – Antes do início do curso de capacitação, no Sindicato dos Sapateiros, o prefeito Nelson Spolaor e a titular da Coordenadoria da Mulher, Adriane Fiuza, farão o ato de assinatura da ordem de início para construção da Casa Abrigo.

Plenária Regional do PT reúne mais de 500 pessoas em Sapiranga Cerca de 500 pessoas participaram no sábado (29) da Plenária Regional do Partido dos Trabalhadores (PT), que elaborou a construção e as estratégias das eleições 2010, no auditório da Escola Imaculado Coração de Maria, em Sapiranga. O encontro organizado pelo pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário de Planejamento Urbano, Deoclécio Grippa (PT) recebeu apoiadores políticos, militantes e representantes de candidatos estaduais. inclusão e não de discriminação e exclusão”, disse Grippa. O ex-secretário do Planejamento de Sapiranga afirma que é preciso avançar no sentido de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. “Se faz necessário um debate centrado na reforma urbana, da construção regional e de políticas para as cidades”, reforçou. Participaram da Plenária Regional, representantes dos deputados estaduais e federais, Dionilso Marcon, Fabiano Pereira, Maria do Rosário e Henrique Fontana, mais os pré-candidatos a deputados federais: Susana Pereira, Paulo Ferreira e Dirceu Lopes.

Cidade / Região

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

03

Planejamento do Legislativo O Seminário de Planejamento da Câmara Municipal teve continuidade nesta semana. Na ocasião, os vereadores, além de funcionários com cargos diretivos, reviram ações e en-

caminhamentos anteriores que, em sua maioria, estiveram focados na renovação do layout da Casa. O projeto em fase de esboço, prevê reformas nos gabinetes, plenário e plenarinho.

Gabinetes serão ampliados Os gabinetes dos vereadores s e r ã o a m p l i ados. O saguão existente em frente a eles manterá o destino de corredor, possibili-

tando a construção de mais uma sala em cada gabinete. “Hoje cada gabinete é uma pequena sala, não permitindo o atendimento adequado à população”, destaca o presidente da Mesa Diretora Delso Ivan Civa, o vereador Dídio (foto/PMDB).

Plenário terá um novo loyaut O plenário, onde são realizadas as sessões da Câmara, será replanejado com mesas e cadeiras melhores posicionadas. Assim, a Mesa Diretora ficará de frente para o público e os vereadores de frente para a Mesa em duas filas oblíquas. Atualmente o público fica posicionado na lateral direita dos vereadores. Além disso, a imprensa (externa) ganhará espaço exclusivo para acompanhar as sessões. Este espaço existe hoje apenas para o jornalista da Câmara.

Participações no seminário Participaram do seminário o vice-presidente da Mesa Diretora Valdir da Luz (PDT), os secretários Antonio Rezene e Alcides Ribeiro, os vereadores João Moraes e Reginaldo Epitácio da Silva (todos do Do planejamento previsto no seminário está concluída a modernização da recepção (foto) e do setor de aten-

PT), o diretor Joaquim Goulart e o coordenador de Comunicação Social da Câmara, Edgar Pont, além do presidente Dídio e do consultor jurídico Gilson Pinheiro, organizador do evento.

dimento da secretaria da Câmara. Estes espaços receberam mobílias novas e atendimento ao público foi reciclado.

Sala de reuniões com 60 lugares

O plenarinho, espaço que abriga o Telecentro Comunidade.Com, no térreo, passará por modificações, a exemplo da sua mobília antiga que será substituída por modernas bancadas. Com isso, sobrará espaço para uma sala de reuniões com 60 lugares, sala de manutenção da Informática e ampliação do espaço da Coordenação de Comunicação Socia da Casal. ê

CHARGE DA SEMANA

FESTA JUNINA NA EMEI CINDERELA A Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal de Educação Infantil Cinderela, juntamente com toda a equipe de educadores, promove sua Festa Junina. A Festa será no dia 12 de junho de 2010, a partir das 14h 30min, na EMEI Cinderela, a qual está localizada na Rua Raposo Tavares, 205, no bairro Vila Irma – em caso de chuva, será no ginásio da EMEF Maria Emília de Paula. Desde já agradecemos o apoio dos pais e da comunidade em geral e convidamos todos a prestigiarem a nossa festa.

DE OLHO NA RUA

Moradores do loteamento Mundo Novo parte alta estão revoltados com o descaso, pois pagam iluminação pública e não tem. Reclamam para a prefeitura e a mesma diz que é problema da cooperativa, o calçamento da rua se soltou, esta intransitádavel e ninguém toma providências. Até quando teremos que esperar, pedir providencias, que há tempos são urgentes? Temos filhos que estudam a noite, e fica perigoso. Jovenal de Souza - Pedreiro


04

Politica / Geral

Ficha Limpa

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

É lei. Resta saber para quando! O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao comentar nesta sexta-feira (04) a sanção pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do projeto Ficha Limpa, destacou que a nova lei “vale para as eleições deste ano”. - A sanção do projeto Ficha Limpa sem vetos demonstra que o presidente da República, tal e qual o Congresso Nacional, interpretou o sentimento de quase dois milhões de eleitores, que por ele disseram: basta de corrupção! Basta de usar os mandatos como instrumento da impunidade! Basta de tratar a política como um negócio privado! - disse Ophir. Para ele, a nova lei entra em vigor a partir deste ano: - A entrada em vigor da lei para estas eleições repete o que aconteceu com as Lei das Inelegibilidades em 1990, que entrou em vigor no mesmo ano. Portanto, esse procedimento encontra total amparo na história constitucional do país - afirma.

Projeto Ficha Limpa é publicado no “Diário Oficial” da União O projeto Ficha Limpa foi publicado nesta segunda-feira (07) no “Diário Oficial” da União, depois de ter sido sancionado sem vetos na sexta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dentre outros dispositivos, a nova lei impede a candidatura de políticos condenados por um colegiado (mais de um juiz). O texto havia sido aprovado pelo Congresso no dia 19. O Judiciário deverá decidir se a lei já vale para as eleições de outubro próximo. Ainda gera dúvida emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que alterou o texto estabelecendo que a proibição vale para “os que forem condenados”, em vez de “os que tenham sido condenados”, como estava escrito anteriormente. Na semana passada, a AGU (Advocacia-Geral da União) encaminhou a Lula parecer que recomendava a sanção do projeto. Segundo o parecer o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o texto é constitucional. Os debates certamente serão acalorados nos próximos dias, pois as respostas a estas questões poderão confirmar ou excluir expoentes da política nacional e estadual das próximas eleições.

Incentivos para inovação Empresas gaúchas comprovadamente inovadoras já podem contar com a concessão de incentivos fiscais do Programa Pró-Inovação, que podem chegar a 75% do Icms incremental, por três anos, renováveis por mais três anos. As informações são do deputado João Fischer – Fixinha, que participou de forma efetiva da elaboração da legislação. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, “o programa proporciona incentivos ao desenvolvimento e à atração de empresas para o RS, e dá forte impulso à pesquisa e à interação entre empresa e universidade, gerando a melhoria de produtos e processos”. O Programa Pró-Inovação/RS foi criado pelo Decreto 46.781, de 4 de dezembro de 2009, a partir de regulamentação da Lei 13.196, de 13 de julho de 2009, que estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, define mecanismos de gestão aplicáveis às instituições científicas e tecnológicas do Estado do Rio Grande do Sul. A Resolução Normativa e Carta Consulta estão disponíveis, no site da Secretaria - www.sct.rs.gov.br

Painel Político PREVIDÊNCIA – APOSENTADOS Tramita nas comissões do Senado que o aposentado que continua no mercado de trabalho, poderá ficar isento da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e poderá, ainda, sacar trimestral mente os saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. PRESOS – VOTO Presos provisórios e adolescentes que cumprem medida sócio-educativa em instituições especializadas poderão exercer o direito de voto nas eleições deste ano, conforme assegura a Constituição Federal. O acordo foi assinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo Ministério da Justiça e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro da Justiça, Linz Paulo Barreto, disse que o voto de caráter universal é um dos princípios da democracia previstos na Constituição Brasileira. A exceção

fica apenas para os casos de presos condenados com sentença de definitiva. “Dar o direito de voto a esses presos provisórios e aos menores infratores não significa, apenas o cumprimento do que esta disposto na Constituição Brasileira. Seria a garantia efetiva de um dos principais direitos de cidadania a cerca de 150 mil brasileiros que não conseguem exercer esse direito de forma plena”, destaca. As medidas previstas no acordo de cooperação técnica serão coordenadas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização (DMF), criado pelo CNJ. Uma delas será acompanhar a instalação das seções eleitorais especiais nas prisões e unidades de internação de adolescentes em conflito com a lei. Pelo acordo, o CNJ será responsável pela criação de um banco de dados com informações, por estado, sobre a instalação de seções eleitorais

Adv. Nelmar Souto Pinheiro especiais nos estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes. PRESIDIOS – SALAS DE AULA Foi publicada ontem no Diário Oficial da União uma alteração na Lei de Execução Penal que obriga a instalação de salas de aula nos presídios “destinadas a cursos do Ensino Básico e Profissionalizante”. Em 2009, Plataforma Brasileira de Diretos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais publicou um relatório sobre o tema que apontava que menos de 20% dos apenados tinham acesso a algum tipo de atividade escolar. O estudo alerta ainda que 70% dos detentos não possuem Ensino Fundamental completo e 8% são analfabetos. Segundo a pesquisa, a principal dificuldade para oferta do ensino em prisões está no fato de que o acesso é visto como “privilégio”, e não como direito. No inicio deste

ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou as diretrizes nacionais para a obrigatoriedade do atendimento escolar. Sobre infraestrutura, o documento do colegiado destaca que, com raras exceções, são espaços geralmente “improvisados e precários, sem qualquer organização especial. PROJETO – MULTA Aumentar a multa em sete vezes e estabelecer apreensão e remoção dos veículos dos motoristas que dirigem alcoolizados. O projeto de lei foi apresentado pelo Dep. Marco Maia (PT). FRASE A Dep. Federal Luciana Genro (P-SOL), assim se manifestou: “No Brasil, não se discutem alianças na base dos programas partidários, mas visando a cargos e vantagens. Se hay governo soy a favor, como O PMDB nacional. Por isso a desilusão com os políticos.

Meio milhão de docentes dá aulas sem formação ideal Censo escolar divulgado pelo Inep considera apenas a inadequação dos professores que já possuem diploma de curso superior Meio milhão de professores da educação básica ensina, nas salas de aulas da rede pública brasileira, disciplinas sobre as quais não aprenderam durante o curso superior. Nos mais variados colégios brasileiros, profissionais formados em matemática dão aulas de física e professores de educação física dão aulas de biologia, por exemplo. Eles representam quase um quarto dos 1.977.978 educadores dessa etapa. Dados do Censo Escolar 2009 tabulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que pouco mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública têm formação compatível com a disciplina que lecionam. O total é de 366.757. Nas séries finais do ensino fundamental, etapa na qual as matérias começam a ser dadas por professores de áreas específicas, a proporção é ainda menor: 46,7% de 617.571 docentes. O levantamento feito pelo Inep considerou apenas a inadequação dos professores que já possuem diploma de curso superior. A quantidade de docentes que atua nos colégios brasileiros sem ter freqüentado uma universidade também é grande: 152 mil, como divulgou o iG. Os números revelam que a maior distorção está na área de exatas, na qual os profissionais formados nos cursos de licenciatura do País são insuficientes para suprir a demanda. Segundo o censo, nas séries finais do ensino fundamental, apenas 5% dos professores de física têm licenciatura na área. Em química, apenas 10,4% dos docentes têm formação adequada. Em biologia, 16,4%. Mesmo em língua portuguesa, a disciplina dessa fase que mais possui professores com formação adequada para o ensino da matéria, os qualificados não passam de 65% do quadro de profissionais da área. No ensino médio, as áreas que “lideram” as estatísticas da inadequação entre diploma universitário e matéria dada em sala de aula são um pouco diferentes do fundamental. Além da física, em que apenas 25,1% dos docentes que lecionam a disciplina têm formação na área, em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada. Faltam também professores especialistas de língua estrangeira e de educação artística, por exemplo.

Com 36 mortes no trânsito, feriado de Corpus Christi é o mais violento da década

O final do feriado de Corpus Christi revela um dado recorde e impressionante: a data religiosa, com 36 mortes no trânsito, é a mais violenta da década. A partir das ocorrências das polícias rodoviárias, é possível constatar que a maioria dos acidentes envolveu motoristas de automóveis que saíram da pista, pilotos de motocicletas e pedestres atropelados. A data religiosa superou até mesmo o Carnaval deste ano, que registrou 31 óbitos nas estradas. O último acidente na contagem realizada por Zero Hora ocorreu em Giruá, no noroeste do Estado. O acidente ocorreu na ERS-344, rodovia que liga o município a Santo Ângelo. No feriadão de Corpus Christi do ano passado, 22 pessoas morreram em acidentes no Estado.


É SEXTA!

Geral / Esporte

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

COMEÇA A COPA DO MUNDO 2010

05

Esporte Local

Confira os jogadores que devem ser a referência de suas seleções Aos 23 anos, Fabregas é um veterano em seleção espanhola. O craque do Arsenal frequenta a “Fúria” desde a categoria sub-16. Em 2006, foi convocado para a Copa da Alemanha e participou de todos os jogos da equipe. O jogador se consagrou com o título da Eurocopa 2008.

É uma satisfação de poucos vestir a camisa 10 da seleção do seu país e disputar uma Copa do Mundo. E você sabe quem terá essa honra na Copa da África do Sul neste ano? Kaká, do Brasil Eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2007, Kaká será o dono da camisa 10 da seleção com mais títulos mundiais. Porém, o jogador não fez uma boa temporada pelo Real Madrid e chegou a ser criticado pelos torcedores e pela imprensa espanhola. As constantes lesões também atrapalharam o jogador. Sem Ronaldinho Gaúcho, Kaká será o referencial técnico da Seleção do técnico Dunga. A Copa da África do Sul será a chance dele mostrar o futebol dos tempos de Milan, quando foi campeão do Mundial de Clubes. Messi, da Argentina A Copa do Mundo 2010 tem tudo para ser o Mundial de Lionel Messi. Eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2009, o craque do Barcelona chega à África do Sul em um dos melhores momentos da sua carreira. Na temporada 2008/2009 conduziu o time espanhol na conquista da Tríplice Coroa - Copa do Rei, Liga dos Campeões e Campeonato Espanhol. Fabregas, da Espanha -

Rooney, da Inglaterra Será do atacante Wayne Rooney, eleito melhor jogador do Campeonato inglês 2009/2010, a camisa 10 da Inglaterra. Mais maduro e artilheiro da equipe nas eliminatórias europeias, com nove gols, o jogador é a esperança do técnico Fabio Capello. O atleta do Manchester United também deve ser o capitão da Inglaterra. Podolski, da Alemanha Natural da Polônia, Lukas Podolski, 25 anos, se naturalizou alemão e começou a defender a seleção do país. O atacante do Colônia foi eleito o melhor jogador jovem da Copa de 2006, quando desbancou craques como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, e repetiu o feito de Beckenbauer. Di Natale, da Itália A tradicional camisa 10 da Itália será do versátil meia-atacante Antonio Di Natale, 32 anos. O jogador foi o goleador do Campeonato Italiano nesta temporada pela Udinese, com 29 gols. Durante as eliminatórias europeia, ele sofreu lesão nos ligamentos do joelho, mas se recuperou. Pela “Azurra” já balançou as redes nove vezes. Sneijder, da Holanda Na sua segunda Copa do Mundo,

Sneijder, 25 anos, comandará a forte seleção holandesa. O meio-campista surgiu no Ajax em 2003, e se transferiu para o Real Madrid em 2007. Porém, no time espanhol não foi bem e acabou vendido para a Inter de Milão. Na Itália reencontrou seu futebol e conquistou a Liga dos Campeões. Blanco, do México Um dos jogadores mais experientes da competição, Blanco, 37 anos, participará da sua terceira Copa do Mundo na África do Sul. Com mais de 100 jogos pela seleção do México, o Blanco é considerado o melhor jogador do país nos últimos 20 anos.

Milton Santana Em festa realizada no sábado dia 05/06/10 na entrega da premiação da categoria quarentão e livre da Copa Sapiranga, com participação de presidentes de várias equipes, do prefeito Nelson Spolaor, primeira dama Edirlei e o secretário da cultura Antônio Machado e demais autoridades que se fizeram presentes. O diretor de desporto Valmir Monteiro junto com a secretária de cultura e desporto agradece a presença de todos que fizeram esta grande festa do esporte. Lembrando que em reunião durantes esta semana será definida a data para o jogo festivo da seleção de Sapiranga contra os MASTERS do Internacional de Porto Alegre;

Campeonato Juvenil 2010

O México fazia má campanha nas eliminatórias da Concacaf. Então o técnico do time convenceu Blanco a retornar à seleção e o atleta mudou a cara da equipe, que conseguiu a classificação.

Confrontos Chave A 1ª Rodada 06/06/10 - Associação

Forlán, do Uruguai -

Próxima rodada será domingo dia 13. E o início da Chave B na Associação

Diego Forlán, 31 anos, chega à Copa do Mundo em grande fase. O jogador marcou os dois gols que deram o título da Liga Europa para o Atlético de Madrid contra o Fulham. A boa temporada pode influenciar o atacante no Mundial. Pela seleção “Celeste” o jogador já marcou 24 gols em 62 partidas. Govou, da França Sidney Govou, 30 anos, é a cara do Lyon. No time francês desde as categorias de base, o jogador foi campeão do Campeonato Francês sete vezes seguidas e já marcou mais de 100 gols. É considerado um dos jogadores franceses mais regulares dos últimos 10 anos.

13/30 Farrapos 2 x 0 Juventos 15/30 Barcelona 0 x 0 Mundo Novo Folgou CT Pelé

Ciclismo 3ª Volta ciclista de Capão da Canoa Campeonato Gaúcho de resistência 2010 dias 12 e 13 de junho em Capão da Canoa

Internacional Inter acertou contratação de Adilson Batista como novo treinador. Ele virá com toda sua comição técnica inclusive preparador físico e praparador de goleiros. Até o final de semana está em Porto Alegre para assinar contrato com o clube

Grêmio Está tentando repatriar o zagueiro Rever que está em férias em Porto Alegre e diz não quer retornar ao seu clube da Alemanha, pois o salário que ganha lá é quase o que ganhava aqui, por culpa de seu procurador ser muito novo na profissão, e não tinha conhecimento dos impostos descontados dos jogadores.

Copa usada para espalhar vírus e roubo Criminosos estão usando a Copa do Mundo para espalhar vírus e roubar dados pessoais de internautas. Por meio de mensagens eletrônicas que oferecem prêmios e vantagens, os golpistas infectam os computadores dos usuários. Um dos golpes oferece uma viagem para a Copa da África do Sul com tudo pago. O universitário Diogo Moraes Vieira recebeu uma dessas mensagens. “Tinha o emblema da Copa do Mundo deste ano. Falava que eu tinha recebido uma quantia de R$ 300 mil para poder ir à Copa. E era uma ficha cadastral, para colocar o nome completo, telefone, endereço e outros dados pessoais”, conta. “Historicamente, eventos maiores causam aumento nos crimes. Especialmente eventos como Copa do Mundo, Olimpíada, eleições, que envolvem o povo em um sentimento específico. Eles querem consumir informação. [Os criminosos] Se aproveitam disso”, diz Gabriel Rossi, especialista em segurança na internet. Os especialistas dão dicas para evitar cair em golpes: desconfie sempre das superpromoções; veja se é uma marca que você já se relaciona na internet; só abra a mensagem depois de ir até a página da empresa e verificar que a promoção existe mesmo; nunca responda mensagens eletrônicas com ofertas ou promoções (esse contato deve ser feito apenas na página virtual da empresa). Além disso, grandes lojas ou marcas costumam consultar seus clientes antes de incluí-los em promoções. E os criminosos também deixam pistas. “As coisas são escritas com letras maiúsculas, o espaçamento das palavras também é ruim. Eles repetem palavras, [o texto] pode estar escrito em vermelho”, assinala Rossi.


06

Especial

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Ações aquecem as vendas para “Apaixonados”

Saímos em busca, quase que garimpeira, pelas lojas até encontrarmos o presente ideal. Essa busca nos toma tanto tempo que quando vemos, esquecemos de marcar hora no salão de beleza e bate aquele desespero: De que adianta o presente perfeito se meus cabelos e minhas unhas estão péssimos?! Calma! Seu problema tem solução. Alguns looks podem ser feitos em casa e ficam ótimos. Até mesmo aquelas mais desajeitadas conseguem. Vamos dar algumas dicas fáceis que vão te deixar ainda mais bonita e o elogio do gato é certo! Confira Nossa dica na Página ao lado.

“A decoração do ambiente é de fundamental importância. O Dia dos Namorados remete à paixão, amor, cumplicidade”, afirma o consultor sênior da PECIX Gestão de Negócios e Treinamento (Barueri/ SP), Alessandro Peciauskas. Segundo ele, os “símbolos” que remetem a esta ideia são, sem dúvida, corações, peças em tons de vermelho, rosas e chocolates, itens ligados mais diretamente ao tema. De acordo com o especialista em varejo, o primeiro passo no sucesso de uma possível venda é atrair o cliente. “Metade da concretização de um negócio está em fazer com que o cliente se interesse em entrar em sua loja. O restante se divide com 20% de peso para o custo-benefício dos produtos em si (boa qualidade a um preço justo) e 30% para o atendimento”, explica, destacando que uma loja com uma vitrine bem montada, decorada sem exageros e de acordo com a sazonalidade, limpa, bem iluminada e com um cheiro agradável, sem dúvidas é um grande atrativo para todos os tipos de clientes.

Dicas de Presentes para sua Alma Gêmea! Nike:

HAVAIANAS:

Pensando no Dia dos Namorados - celebrado no dia 12 de junho - a Havaianas está lançando uma edição especial de suas populares sandálias. Com modelagem Slim, as peças ganham inspiração delicada e romântica, com tiras douradas e solado estampado com corações vermelhos

tênis especial para o ‘Dia dos Namorados’ A Nike reservou uma novidade aos apaixonados. Para celebrar o Dia dos Namorados - a marca lançou uma versão especial do clássico modelo ‘Dynasty Hi’, sneaker conhecido por suas referências aos anos 80, com inspiração na data. A linha, traz o calçado em duas combinações de cores diferentes: branco/azul/prata e branco/vermelho/dourado. O clima ‘in love’ dos produtos - que seguem o look abotinado, estilo em alta nas últimas temporadas - fica por conta de pequenos corações bordados.

Adidas:

modelos para o Dia dos Namorados Em edição exclusiva, a Adidas Originals está lançando, no Brasil, uma coleção especialmente desenvolvida para os “apaixonados”. A linha - que já foi sucesso entre os consumidores da marca no Hemsifério Norte - traz calçados e roupas, todos adornados por corações vermelhos. Entre as peças - todas em preto e branco -, voltadas para o público feminino, chama a atenção as versões do modelo ‘Nizza Sleek’, que recebem as estampas em opções com cano alto e baixo. Os artigos ganham ainda um ‘laceclip’ sobre os cadarços. Já a linha vestuário apresenta camisetas, casacos e vestidos. Dicas de Surpresas Para o Namorado

HOMENAGEM Cada dia ao seu lado, é um dia especial para mim...nos conhecemos e nos apaixonamos... Tua presença começou a ser essencial nos meus dias e teus carinhos me viciaram, á ponto de me apaixonar de uma maneira tão pura e bonita...Do meu amor nasceram desejos que nunca pensei que despertariam em mim, e dos desejos, a vontade de nunca me separar de você... Você foi a luz que acalmou meu coração ... Foi a força que estava faltando para meus dias e foi minhas poesias retiradas do papel...TE AMO MUITO...

Cristian & Dani

Para o Dia dos Namorados (ou para qualquer dia especial de um casal) o presente é certamente uma das coisas menos importantes, dado que você faça algo diferente, que realmente o/a surpreenda. Aqui estão algumas dicas para um dia mais do que inesquecível junto ao seu namorado. Vá a uma floricultura e compre muitas pétalas de rosas e as espalhe por toda a sua cama (e lençóis com os quais você não se importa, pois eles podem manchar!). Acenda muitas vela por todo o quarto, compre uma lingerie bem sexy, grave um CD com as musicas mais românticas que você conhece e se solte! Pela manhã Se você mora com ele, acorde-o de uma forma bem romântica e convide-o para tomar banho juntos… mande mensagens sensuais para o celular dele o dia inteiro. O jantar Planeje um jantar fora (ou em casa mesmo, se você sabe cozinhar) com comidas que excitam o olhar, o olfato e o paladar, como alho, salmão, carne vermelha e frutos do mar como ostras. Para a sobremesa, qualquer uma com chocolate e frutas vermelhas. Não se esqueça do champagne ou um vinho do Porto. A massagem Compre óleos aromáticos específicos para massagem. Peça para que o seu namorado deite em um lugar firme e confortável, como um carpete ou uma cama com colchão bem firme. Usando um toque delicado, aplique o óleo e, com a palma das mãos, percorra da coluna até a pélvis, na horizontal, sucessivamente até chegar no pescoço.


Especial

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Chocolate - o sabor do dia dos namorados Se existe algo que representa o sabor do dia dos namorados, esse algo só pode ser o chocolate. Ao leite, branco, crocante, meio amargo, com ou sem recheio… É uma delícia, principalmente para o paladar feminino. E também pode ser uma verdadeira obra de arte! Chocolates trabalhados, artesanais, ou em formato de coração, são uma ótima pedida para presentear no Dia dos Namorados. Você também pode caprichar na embalagem, e usar bombons mais simples. A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer sensual de seu consumo. Além do mais, a natureza doce e gordurosa do chocolate estimula o hipotálamo, induzindo sensações prazeirosas e elevando o nível de serotonina. Apesar de a serotonina ter efeitos prazeirosos, em excesso pode ser convertida em melatonina, que, por sua vez, reduz a libido. Finalmente, o chocolate tem substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia. Um presente com chocolates é um ritual de corte muito comum.

NOSSA DICA Vamos lá:

Primeiramente confira se tem tudo o que precisa em casa. Para este look você vai precisar de bobes largos, escova, secador e um mousse. O mousse é o melhor amigo do bobe. Passe pouco para não deixar o cabelo com aspecto de sujo. O correto é passá-lo antes de escovar o cabelo. Faça sempre uma escova básica antes de

enrolar o cabelo com bobes. Dessa forma, você elimina o frizz e consegue cachos mais soltos e naturais. Prenda o grampo próximo à cabeça para não marcar as pontas com frizz. Cuidado também para não deixá-las para fora, enrole tudo! A franja é a primeira parte a ser enrolada, seguido a sequência da frente da cabeça até a nuca. É importante levantar bem a raiz e enrolar as mechas por fora do bobe para conseguir um movimento armado. Para um look mais selvagem, enrole um bobe para dentro e outro para fora, assim as mechas ficarão desiguais, dando um ar mais mulherão, que os homens adoram. Para manter o cabelo por mais tempo o truque é soltar na hora de sair e usar um pouquinho de fixador (de preferência jato seco). Quanto as unhas, se não sabe tirar cutícula, o negócio é empurrá-las. Depois do banho com um daqueles palitinhos de unha (quase toda mulher tem um em casa, se você não tiver custa 0,20 em qualquer farmácia), você empurra a cutícula para baixo. Não utilize muita força para não deixar um aspecto machucado. Depois use base e pronto. O esmalte vai mostrar as cutículas não tratadas, já a base vai dar um ar de limpeza. Você pode fazer isso tanto nas unhas dos pés quanto nas das mãos.

O Dia dos Namorados é a próxima data a movimentar o comércio. E já tem apaixonado pensando no presente da amada. A joia é uma ótima opção para elas. Agrada e pode ser usada para o resto da vida As palavras têm o sentido ainda maior quando acompanhadas de um presente, que podem deixar coisas ainda mais verdadeiras e com seu real significado. Por isso, no Dia dos Namorados declare seu amor não só dizendo a quem você ama, mas também eternizando o momento e o sentimento através de uma joia. E nesta ocasião tão especial a ÓPTICA MELLUS tem aquele presente especial.A ÓPTICA MELLUS, declara todo esse amor através de joias lindas criadas com todo carinho, arte e talento para você deixar seu namorado ou namorada cada vez mais tocados. A joia é um presente eterno. É uma tradição que remonta ao início da humanidade e presentear com ouro é sempre excelente opção, pois demonstra o quanto a pessoa é importante para você.Assim como as flores, a joia tem um grande apelo sentimental. A ÓPTICA MELLUS comemora neste dia 12 de junho 21 anos e oferece peças exclusivas para você presentear quem você ama no dia dos namorados.

MODA

Para o Dia dos Namorados,toda a inspiração da beleza e o mix das etnias e culturas do continente africano estará em alta. Uma oportunidade única do seu grande amor entrar em sintonia com o mundo fashion. A aposta é trazer as principais tendências para a estação mais fria do ano, tanto para os homens como para mulheres. Destaque nas jaquetas, casacos, trench-coats ajustados, malhas com grandes golas e parkas com peles. Para compor a cartela da coleção, tons e estampas dos animais selvagens em seu habitat natural. Tecidos fluídos e sedosos, leves transparências, malhas que permitem drapeados e franzidos, peles e camurças artificiais, tricolines com poliamida e elastano e tecidos em algodão com seda transformam as referências das tribos africanas em moda contemporânea.Já para os homens, os cortes ajustados e o espírito do smoking aparecem na linha sportwear. Casacos e jaquetas estilo militar, peças com muitos bolsos, farão do inverno masculino algo mais funcional e ao mesmo tempo muito elegante.

21 Anos

com você

Sempre com os melhores presentes no dia dos

Namorados

07


08

Saúde

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Velhos são mais felizes; Ciência busca razões

Raquel Mello Raquel Mello

Teste do olhinho:

fundamental para todos os nenês

Existem hoje em dia vários tipos de exames que são realizados logo que o bebê nasce, antes mesmo da alta hospitalar. São triagens neonatais que podem prevenir doenças e até mesmo detectar alguma alteração o mais cedo possível para evitar seqüelas mais graves. O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos “famosos” entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país. Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo, Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo. O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo. O teste do olhinho (ou o teste do reflexo vermelho) é um exame que deve ser realizado rotineiramente em bebês na primeira semana de vida, preferencialmente antes da alta da maternidade, e que pode detectar e prevenir diversas patologias oculares, assim como o agravamento dessas alterações, como uma cegueira irreversível. Ao contrário do teste do pezinho, que é super conhecido nacionalmente (até por ser obrigatório), os testes da orelhinha e olhinho são muito menos “famosos” entre os pais. A explicação para a pouca fama se deve ao fato de ambos os testes são realizados somente em alguns Estados e cidades do país. Para alívio das mamães, o teste do olhinho é fácil, não dói, não precisa de colírio e é rápido (de dois a três minutos, apenas). Uma fonte de luz sai de um aparelho chamado oftalmoscópio, tipo uma “lanterninha”, onde é observado o reflexo que vem das pupilas. Quando a retina é atingida por essa luz, os olhos saudáveis refletem tons de vermelho, laranja ou amarelo, Já quando há alguma alteração, não é possível observar o reflexo ou sua qualidade é ruim, esbranquiçada. A comparação dos reflexos dos dois olhos também fornece informações importantes, como diferenças de grau entre olhos ou o estrabismo. O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo. O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado para o oftalmologista para a realização de exames mais específicos.

Não deixe para depois - Pelo menos 60% das causas de ce-

gueira ou de grave seqüela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho. O pior de tudo é que mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando estão cegas ou quase cegas para o resto da vida. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano.

É inevitável. Os músculos enfraque-

cem. A audição e a visão falham. Ficamos enrugados e curvados. Não conseguimos correr, ou mesmo andar, tão rápido quanto costumávamos. Temos incômodos e dores em partes do corpo que nunca sentimos antes. Nós envelhecemos. Parece miserável, mas aparentemente não é. Uma sondagem da Gallup descobriu que, em quase todos os aspectos, as pessoas ficam mais felizes à medida que envelhecem. E os pesquisadores não têm certeza do motivo. “Pode ser que haja uma mudança de ambiente”, disse Arthur A. Stone, autor líder do estudo baseado na sondagem, “ou podem ser mudanças psicológicas sobre a forma como vemos o mundo, ou pode até ser biológico - por exemplo, química cerebral ou mudanças endócrinas”. A pesquisa por telefone, realizada em 2008, envolveu 340 mil pessoas de todos os Estados Unidos entre 18 e 85 anos, com perguntas sobre idade e sexo, acontecimentos correntes, finanças pessoais, saúde e outros assuntos. A pesquisa também perguntou sobre “bem-estar global”, pedindo a cada um que avaliasse a satisfação com a vida em geral numa escala de 10 pontos, uma reflexão que muitos talvez façam periodicamente, mesmo se não de uma maneira estritamente formalizada. Finalmente, foram feitas seis perguntas de sim ou não: você vivenciou os seguintes sentimentos durante grande parte do dia de ontem: diversão, felicidade, tensão, preocupação, raiva, tristeza. As respostas, segundo os pesquisadores, revelam o “bem-estar hedônico”, a experiência imediata da pessoa nesses estados psicológicos, livre de lembranças revisitadas ou julgamentos subjetivos que uma pergunta sobre satisfação com a vida em

geral pode gerar. Os resultados, publicados online no dia 17 de maio no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, foram boa notícia para os

idosos e para aqueles que estão envelhecendo. Na média global, as pessoas aos 18 anos começam se sentindo muito bem em relação a si mesmas, para depois, aparentemente, a vida começar a pregar suas peças. Elas se sentem cada vez pior até chegarem aos 50 anos. Nesse ponto, existe uma brutal reversão, e as pessoas passam a ficar felizes à medida que envelhecem. Aos chegarem aos 85, elas estão ainda mais satisfeitas consigo do que estavam aos 18. Ao medir o bem-estar imediato - o estado emocional de ontem -, os pesquisadores descobriram que a tensão diminui a partir dos 22 anos, alcançando seu ponto mais baixo aos 85. A preocupação fica relativamente estável até os 50, e então cai drasticamente. A raiva diminui consistentemente a partir dos 18, e a tristeza alcança seu máximo aos 50, cai até os 73 anos e depois sobe levemente de novo até

os 85. Diversão e alegria possuem curvas similares: ambas diminuem gradualmente até os 50, sobem consistentemente nos 25 anos seguintes e depois caem levemente no fim, mas nunca alcançam novamente o ponto baixo do início da faixa dos 50. Outros especialistas ficaram impressionados com o trabalho. Andrew J. Oswald, professor de psicologia da Escola de Negócios Warwick, na Inglaterra, que publicou diversos estudos sobre a felicidade humana, considerou as descobertas importantes e, de certa maneira, encorajadoras. “É um fato muito encorajador que possamos esperar ser mais felizes no início dos 80 anos do que éramos na faixa dos 20”, disse. “Isso não é predominantemente motivado por coisas que acontecem na vida. É algo muito profundo e bem humano que parece provocar isso.” Stone, que é professor de psicologia da Universidade Estadual de Nova York em Stony Brook, disse que as descobertas levantam questões que necessitam de mais estudos. “Esses resultados dizem que existem padrões distintos nisso”, disse, “e vale a pena algum esforço de pesquisa para tentar entender o que está acontecendo. Por que aos 50 anos alguma coisa parece começar a mudar?” O estudo não foi desenhado para descobrir quais fatores tornam as pessoas felizes, e as perguntas sobre saúde dos questionários não foram específicas o bastante para tirar nenhuma conclusão sobre o efeito de uma doença ou deficiência na felicidade em idade avançada. Mas os pesquisadores checaram quatro possibilidades: o sexo do entrevistado, se a pessoa possuía um parceiro, se ela tinha filhos em casa e sua situação profissional.

Câncer matará 13,2 milhões por ano até 2030 Até 2030, o câncer deve matar mais de 13,2 milhões de pessoas por ano, quase o dobro do número de vítimas da doença em 2008, disse a Agência Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (AIPC, um órgão da ONU) nesta terça-feira. Também em 2030, a previsão é de que quase 21,4 milhões de novos casos sejam diagnosticados por ano. Ao lançar um novo atlas da incidência global do câncer em 2008, último ano com dados disponíveis, a agência disse que o ônus do tratamento está cada vez mais passando dos países ricos para os pobres. “O câncer não é raro em lugar nenhum do mundo, nem confinado a países de altos recursos”, disse a AIPC em nota. Em 2008, houve 12,7 milhões de novos casos de câncer, e 7,6 milhões de mortes. Cerca de 56% dos novos casos e 63 por cento das mortes foram nos países em desenvolvimento. Naquele ano, os tipos mais comuns de câncer foram de pulmão (1,61 milhão de casos), mama (1,38 milhão) e colorretal (1,23 milhão). Os mais letais foram os de pulmão (1,38 milhão de mortes), estômago (740 mil) e fígado (690 mil).


JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Brasil fica em 2º lugar em ranking de consumo verde O Brasil ficou em segundo lugar em um ranking de “consumo verde” compilado pela National Geographic Society, uma instituição científica e educacional com sede nos Estados Unidos. A lista foi elaborada por meio de entrevistas com 17 mil pessoas em 17 países, entre emergentes e avançados, e mediu os hábitos em relação a consumo e estilo de vida em 65 quesitos. O ranking elaborado a três anos, chamado Greendex uma fusão das palavras “índice” (index) e “verde” (green) em inglês -, foi novamente encabeçado pelas economias emergentes, com Índia, Brasil, China, México e Argentina à frente. Americanos e canadenses ficaram na lanterna, embora esses dois países venham registrando progressos em termos de comportamento ambiental desde o início da medição, em 2008.

No quesito alimentação, o desempenho brasileiro foi prejudicado pelo alto consumo de carne - 60% dos brasileiros, 57% dos argentinos e 41% dos americanos e mexicanos comem carne diversas vezes por semana. Enquanto isso, 81% dos indianos ouvidos se disseram vegetarianos. Transporte Outro quesito medido pelo índice foi o de transporte, um setor que responde por quase 20% das emissões de gases que causam o efeito estufa. Aqui os americanos foram os últimos colocados, com 19% dos americanos afirmando ter pelo menos três carros em casa (a média geral foi 7%). Essa tendência é piorada pelo fato de, na metade dos casos, esses veículos serem de grande porte, como tratores e utilitários esportivos.

Comparações A “nota” do Brasil foi 58 pontos, maior do que no ano passado (57,3), mas menor do que no ano anterior (58,6). Refletindo uma tendência geral, o melhor desempenho brasileiro foi na questão da moradia, que procura avaliar o impacto ambiental das residências. Em geral, afirmou a National Geographic Society, os brasileiros tendem a morar em casas relativamente pequenas dentro da amostragem (91% dos entrevistados disseram morar em residências com menos de quatro cômodos) e usam pouco ar condicionado e aquecimento. Nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, cerca de 16% dos ouvidos disseram morar em casas com dez cômodos - uma incidência muito maior que a média. Nesses países, as residências também tendem a ser equipadas com infraestrutura de aquecimento e ar condicionado. Por outro lado, disse a National Geographic, os americanos foram os que mais disseram ter feito mudanças e adaptações para aumentar a eficiência energética em suas casas, tal como consertar janelas e criar condições de isolamento térmico.

Nesse quesito os brasileiros tiveram desempenho pior do que há três anos. Entretanto, ainda assim ficaram em 6º lugar, porque tendem a ter carros mais compactos e mais frequentemente motocicletas, menos poluentes que automóveis. O índice também avaliou as atitudes em relação ao meio ambiente. Por um lado, os brasileiros não são os que mais citam a questão espontaneamente como um dos grandes desafios do país. Por outro lado, quando perguntados, os entrevistados no país manifestam preocupação com problemas ambientais como a poluição de água e do ar, a mudança climática e a destruição de ecossistemas e biodiversidade. “As melhorias em todo o mundo são positivas, mas ainda existe uma necessidade urgente de que as pessoas percebam como o seu comportamento afeta o meio ambiente e encontrem maneiras de reduzir sua pegada ambiental”, disse o vice-presidente executivo para os programas da National Geographic, Terry Garcia. “No curto prazo, nossa esperança é incentivar o consumo sustentável por meio de um aumento na conscientização dos consumidores.”

ESPAÇO DO LEITOR

A Importância do Brincar para o Desenvolvimento do Aluno Vanessa Maurer Scapin *

As brincadeiras e jogos fazem parte de nossas vidas desde o nascimento. Quando crianças, a brincadeira é o principal passatempo. Já na idade escolar, em muitas escolas, estas brincadeiras e jogos ficam um pouco esquecidas, dando-se prioridade aos conteúdos curriculares. Porém é possível que o educador trabalhe estes conteúdos de maneira lúdica, facilitando ao aluno a compreensão e a aquisição da aprendizagem. A criança vive um mundo de fantasia e ilusão, por tanto, não deve-se frustrá-la com atividades massantes e cansativas, pois os jogos desafiam a criança. Carlos Drumond de Andrade já dizia que brincar com a criança não é perder tempo, é ganhálo, pois é brincando que a criança aprende a socializar-se, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar obstáculos na construção de um mundo melhor. * Graduanda em Pedagogia - Licenciatura

Economia / Marketing

09

Soeli de Oliveira Consultora e palestrante nas áreas de varejo, vendas, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios soeli@sunos.net

Novas Posturas Gerenciais A partir dos anos noventa, a procura passou a ser menor que a oferta. Quem não tem competências para trabalhar com eficiência e eficácia tem poucas chances de crescer e até mesmo de permanecer no mercado. Tudo numa empresa gira em torno dos clientes e da necessidade de retêlos. Forma-se um ciclo virtuoso pela busca de excelência, que gera maior pressão e stress por melhores e maiores resultados. Só existirá sucesso no longo prazo para empresas cujos resultados de suas ações são clientes encantados, uma vez que gerar clientes satisfeitos já é commodity, o mínimo esperado. Para Tom Peters, um dos gurus da moderna administração “O problema nunca é como trazer idéias novas e inovadoras para a mente, e sim como tirar as idéias velhas de lá”. Qualidade e preço são obrigações. São pré-requisitos para se permanecer no mercado. Na nova economia digital, disponibilidade e velocidade são duas exigências que ganham cada vez mais importância. Planejar não é mais suficiente. Há muito tempo o novo perfil de competição decretou o fim das “iniciativas” sem “acabativas”. Planejamento sem os respectivos planos de ações, definição dos responsáveis, prazos, indicadores de desempenho, implantação e avaliação periódica, seguido das correções de rumo, foram banidos das organizações que primam pela excelência na gestão. Melhoria contínua. Nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoria ocorra em algum lugar na empresa. A duras penas, as organizações estão parando de “olhar para os vizinhos” na intenção de ser melhor do que eles. A concorrência sadia e infinita é concorrer consigo mesma, através da melhoria contínua. No decorrer do tempo, mais e mais deve aumentar o Grau de Excelência nas empresas através da prática do PDCA, uma palavra formada pelas iniciais das palavras inglesas “Plan”, “Do”, “Check” e “Act”, cujo significado em português é Planejamento, Execução, Verificação e Ação de replanejar. “Errar é humano, continuar no erro é burrice!” Nas empresas que trabalham com foco em resultados, o bate-papo na primeira hora do dia sobre futebol, balada e novelas, vai rapidamente sendo substituído por avaliação dos resultados obtidos no dia anterior e determinação dos objetivos a serem alcançados no dia que se inicia. Com isso a equipe compreende que as metas da empresa são coisas sérias e passa a crescer coletivamente através do aprendizado com os seus erros e acertos. Fim do assistencialismo e do paternalismo. Os preços dos produtos são decrescentes e os custos crescentes, a carga tributária é asfixiante, não existe nada de graça, ninguém pode dar mais nada para ninguém. Não se dá, se troca; tudo deve ser conquistado. Só assim será valorizado. A comemoração do aniversário do chefe e a data de fundação da empresa perderam importância para a comemoração das metas alcançadas. Hoje a pizzaria só é liberada se os resultados forem alcançados.


10

Classificados

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

Classificadão IMÓVEIS ALUGO – apartamento com 2 quartos, sala, coz, banh. Rua Canto do Rio na São Luiz, bloco 2 Ap 304.R$ 300,00. Tratar 3039.48158182.2225

VENDO – Casa no bairro São Luiz - José Alsindo de Mello, 102, casa mista, 2 quartos, patioc fechado com garagem, portão eletrônico + 1 casa nos fundos com escritura. Pode ser financiada pela caixa. Aceito troca por casa em outro bairro ou terreno. Tratar: 9772.5235 VENDO – Apartamento com 2 quartos R$ 20.000,00 + parcela R$ 180,00. Aceito carro no negócio. Tratar 98574830 VENDO OU TROCA – 2 casas de alvenaria terreno medindo 12 de frente e 30 de fundo. Terreno de esquina no Operária. Rua Tancredo Neves, 566. Tratar com Elfrides. Fone: 9935.0852 VENDO – Casa de madeira 6x7 Completa R$ 1.200,00 - 96033260. Tratar Juiano VENDO – terreno20x20 escriturado pronto para construir, ótimo para comércio, vendo inteiro ou metade. Bairro São Luiz em frente ao campo do flavinho. Tratar 9236.9122 VENDO – 3 hectares de terra na rua Cansi, bairro Centenário, zona rural. Tratar com Delci pelo 9640.0089 VENDO – terreno 10x20, na São Luis em frente ao campo do flavinho, pronto para construir. Aceito carro. Tratar 9236.9122 COMPRO – terreno com escritura em Sapiranga até 23 mil. Tratar 8429.3936 / 9641.9072 VENDO –terreno 13x28 no centro de Sapiranga. R$80 mil. Tratar 9668.9917 VENDO OU TROCO – ótimo terreno com 420 m², exc. localização, frente av. mauá. R$ 132.600,00. Financio até 60x. Tratar 9166.5602 VENDO OU TROCO –casa nova , 2 quartos. R$80 mil. São Luiz. Tratar 8149.6764 VENDO – terreno 20x20 m na São Luiz em Sapiranga, em frente campo do flavinho. R$20 mil. Aceito negociar. Tratar pelo 9703.0748 Antonio. VENDO – apartamento em sapiranga térreo, com 3 quartos na rua Canto Rio , na São Luiz.R$35 mil.Tratar pelo 9305.7137/9 848.6464

VENDO – Vendo uma casa nova de alvenaria, toda decorada interna, vendo, troco e financio. Aceito proposta Rua Sinembu, 201 - São Luiz em Sapiranga. Tratar 8212.4863 VENDO OU TROCO – casa de tijolo de esquina, com dois quartos, sala de estar,cozinha, dois banheiros, garagem. Amaral Ribeiro, Rua Farroupilha. Aceito Chácara. Ligue: 9686-4786.

DIVERSOS VENDO – 1 Balcão caixa branco com vidro (NOVO) / 1 Bancada de Vitrine com Degraus. Tratar: 3039.5009 VENDO –Cozinha com pia, balcão, paneleiro aéreo, 4 cadeiras, 1 estante, 2 sofás (2 e 3 lugares), 1 roupeiro 6 portas(3 meses de uso no valor de R$ 1.500,00). Também vende-se peças separadas. Tratar Rua Visconde de Pelotas 569 - Bairro São Luiz ou pelo Fone: 9849.4895 VENDO – TV 20” com controle Philips R$ 250,00 / DVD Sony com controle R$ 100,00. Fone: 98449433 VENDO – Maquina de Chanfrar SS20 Comelz Eletrônica. Tratar 98574830 VENDO – Filhotes macho e fêmea de MALTEZ e YORKSHIRE com pais no local, tratar: 9191.0662 VENDO –vendo suporte de baú, titan usado. R$ 9835.5415 com Martim VENDO –vários tipos de miçangas, ideais para bordar chinelos e fazer biju. Torro tudo por R$50,00. Tratar 9694.1882 VENDO –pia de cozinha com inox R$50,00, uma torneira elétrica por R$45,00. Tratar 9694.1882 TROCO –máquina fotográfica por mesa redonda com cadeiras ou por um celular de 2 chips. Tratar 9694.1882 VENDO –Baú de caminhão 80 mt-cb, com duas portas grandes trazeiras, com caixa de ferramenta e cozinha completa. R$ 30 mil. Tratar 9847.5257 com Osmarino VENDO –chiqueirinho de bebe novo, carrinho de bebe, para menina. R$ 100,00 cada. Noeli 9626.5370 VENDO –cachorros linguicinhas. Tratar 9635.8213 VENDO –kimono A2. R$80,00. Tratar 9888.4347 VENDO –baús usados para moto boy. R$90,00 grande c/ trilho, R$ 20,00 pequeno. Tratar 3559.3555 VENDO –2 camas de ferro, 1 refrigerador consul, 1 roupeiro 6 portas. R$ 500,00 tudo. Tratar 9157.0924 com Hélio ASSINATURAS: 559.9076

www.fiqueaqui.com Anuncie grátis

VENDO –forno industrial a gás 80x80 com 6 formas. R$ 350,00. Tratar 9251.8728 VENDO –jogo de sofá de canto, 1 aparelho de ginástica,1 carrinho de bebe. Tratar pelo 9933.7849 VENDO– refrigerados para mercado, bar , padaria, novo.R$ 5 mil. Prensa para 4 xis.R$150,00.Fogão e geladeira usados.Tratar com Iraci 9105.2629 VENDO– freezer c/ 2 tampos. R$ 1 mil, manequins , prateleiras e cabides, araras.R$1 mil. Tratar com Iraci 9105.2629

VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415 VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata.R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior VENDO – titan fan ,2006 único dono, preta.R$3.900,00 .3529.1613 VENDO – moto honda 150, modelo 2005, azul metálica.R$3.800,00. Adriano 8186.8808 VENDO – titan , 97, azul. R$2.300,00. IPVA 2010 pago. Tratar 8524.2499 Anderson

CHÁCARAS

CARROS E CAMINHÕES

VENDO –chácara 1 hec, com luz, poço, açude e casa. R$ 60 mil. Tratar 8428.1093 VENDO –chácara nas 4 colonias, campo Bom, com casa e galpão. Aceito caminhão ou Kombi. Tratar 9905.5941 VENDO OU TROCO – chácara de 2 hec e meio com moradia próximo ao centro da cidade, em Santo Cristo, por Sapiranga. Falar com Vanderlei 9679.5510 VENDO OU TROCO –chácara de 640m² , com casa em Sapiranga na rua dos eucaliptos, 94 na São Luiz, perto da Olaria. R$40 mil. Tratar 9648.3160

VENDO – Gol ano 88, branco alcool R$ 4.800,00. Fone: 96431437. Tratar com Volmar VENDO – tempra,93, completo, IPVA pago, banco de couro. R$ 5.500,00 + 8x 221,50. Tratar 9657.5343 VENDO – Passat Brancoano 83, Impecável R$ 2.300,00. Tratar com Cristiano 98651142. VENDO – gol ano 90, em ótimo estado a gasolina, alarme e trava. Contato 91872001 / 92686827. VENDO – fusca 67, mod. 80. R$ 2.600,00. Tratar 9839.8422 8101.8539 TROCO – fusca 67, inteiro por uma titan, acima de 2005. Tratar 9839.8422/3529.5619 VENDO – santana, 85. R$5.400,00. Tratar 9839.8422-8101.8539. Troco por titan. VENDO – gol , 90, bom estado, carro de garagem. Barbada. Tratar 8149.6764 VENDO – chevete 99270018. Tratar: Taís VENDO – gol prata , 96, quadrado, seg. dono. R$ 8.700,00. Marli 3039.4815/8136.6973 VENDO –corsa branco com couro, AL, TE, RL, GNV, PE, AQ, R$ 12.500,00 . Tratar 8148.3039 VENDO – comodoro, 80 4 cilindro , 2 portas, gas, verde. R$2.600,00 + R$ 1143,00 de doc. MOt. aperto. Tratar 9903.7706 Sidinara WWW.JORNALTJ.COM ASSINE O JORNAL TJ

MOTO VENDO – shadow 600, vt, 98, super Inteira. Aceito troca R$ 13.990,00. Tratar 9266.0986 VENDO – Neo, ano 2008, preta, única dona. 97124945 falar com Tatiane. VENDO – moto Neo , preta, 2007 mod. 2008. R$1.500,00 + 28 prest. de R$ 189,00. Tratar 8154.0882 VENDO OU TROCO –Moto Fan 14.000 km por material de construção. Tratar 3039.4815 / 8182.2225 VENDO –suzuki intruder, 125cc, 2003, estilo custom. R$ 2.200,00. Tratar com Alex. Consigo financiamento. Fone: 8450.9292.3529.1132 WWW.JORNALTJ.COM VENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.400,00. Tratar com Martin 8177.9430 ASSINE O JORNAL TJ

VENDO – santana, 92, modelo 93 cor grafite, com trava e alarme. R$10 mil. Tratar pelo 8202.0850/8111.9244 VENDO –gol, 84, gasolina, motor de santana. Doc em dia. R$ 3.500. Tratar 9765.5968 VENDO –fiat uno , branco, 2000. R$ 11.500,00. Aceito troca. 9983.7107 VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 91631497 .

xiliar de cozinha. Tratar com Ivone 9945.4736 OFEREÇO-ME –para trabalhar como dama de companhia para idoso, casa ou hospital. Só a noite. R$ 20,00 a noite. Tratar 9924.1444 com Cloidi PROCURO – Casal procura chácara para cuidar.Tratar 9100.7089 com João. PROCURO – Casal procura chácara ou sítio para cuidar.Tratar 9169.9824

COMERCIAL VENDO – empresa de vigilância com 15 anos de CNPJ. Aceito carro. Tratar com Luiz 3529.5619 VENDO – Loja de confecção masculina, feminina e infantil. Móveis de madeira, cabides, manequim e espelho. R$ 6.000,00. Fone: 3559.8355 - 8181.1175 VENDO –Lancheria: máquina de sorvete expresso e milk shake, balcão com vidro, 1 visa culer, freezer com tampa, geladeira, 4 mesas com cadeira, 1 balcão 4 portas, churrasqueira para churrasquinho , prensa de xis, estante de ferro, forno elétrico, engradado de cerveja,mais utensílios. Aceito moto ou carro. R$ 12 mil. Tratar 9832.9762-9623.7057 VENDO –loja de confecção em Sapiranga, masc. e fem., completa ou só estoque. Tratar 9662.0647-3039.2464

SELECIONA COSTUREIRAS Tratar: Rua Marquês de Olinda, 175, Centenário - Sapiranga

VENDO

NEGÓCIO DE TELE ALMOÇO, COMPLETO, INCLUSIVE COM TELEFONES JÁ ANUNCIADOS. IDEAL PARA QUEM QUER COMEÇAR O NEGÓCIO. ACEITO MOTO. NEGOCIO. TRATAR 8438.8000

OPORTUNIDADE CONTRATO –cabelereira profissional. Tratar 3529.6544-81635571 CONTRA OFEREÇO-ME – Motorista particular com carro próprio. Tratar pelo fone: 96768552 OFEREÇO-ME –para trabalhar como auxiliar de cozinha, cuidar de crianças ou fábrica. Tratar 9957.4378 Rosa OFEREÇO-ME –para trabalhar como faxineira, doméstica. Tratar com Eva 9688.6032 OFEREÇO-ME –para trabalhar como doméstica, acompanhante de idosos por meio turno, também como au-

VENDO Conjunto BOX 1,40x1,90 em perfeito estado. R$ 450,00. F: 84227421 VENDO Videogame Mega Drive 3. Acompanha 2 controles e 1 jogo. R$ 50,00. F: 8422-7421 VENDO 2 Cadeiras de escritório em tecido preto. Ótimo Estado. R$ 150,00. F: 8422-7421


Previsão do Tempo 10/06/10 | Quinta-feira

Manhã

Tarde

Noite

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Manhã

Tarde

Noite

Max: 18 ºC | Min: 8 ºC Sol com algumas nuvens. Não chove.

12/06/10 | Sábado

Manhã

Tarde

Noite

Max: 20 ºC | Min: 8 ºC Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Dica para o dia Especial Saiba como escolher o melhor vinho para sua namorada Festivo: prontos para qualquer celebração Para combinar com este estilo de pombinhos, um espumante Cava, de Penedés, com uvas Parellada, Xarel.lo, Macabeo e um toque da Chardonnay. E, para uma noite de brindes, nada melhor que um branco, fresco e frutado, puro Chardonnay chileno do rei dos Chablis. • Cava Sumarroca Reserva Brut – Sumarroca (Penedés – Espanha) – preço sugerido: R$ 63,00 • Punto Niño Chardonnay – Laroche (Casablanca – Chile) – preço sugerido: R$ 55,00 Moderno: novidades que são bemvindas O casal moderno pode optar pela releitura de clássicos. Os destaques são o francês Perrin, do vale do Rhône, com leve toque apimentado, concentrado e intenso, ideal para uma noite caliente. O La Joya Sauvignon Blanc é uma outra versão desta casta francesa plantada no Chile pela tradicional família Bisquertt. • Perrin Réserve Rouge 06 – Dom. Perrin (Rhône – França) – preço sugerido: R$ 68,00 • La Joya Sauvignon Blanc Reserva 07 – Viña Bisquertt (Colchagua – Chile) – preço sugerido: R$ 49,00 Arrojado: apreciando com ousadia O champagne Delamotte é a escolha Fundação: 17/05/2008 CNPJ: 09.518.455/0001-78 Site: www.jornaltj.com.br Diretor Comercial: Tiago Paim tiago@jornaltj.com.br

certa pelo aroma complexo, sendo ideal como aperitivo ou acompanhado sobremesas à base de frutas, para depois de um romântico prato. O vinho espanhol da região de Montsant, de caráter jovial, é outra alternativa para aqueles que buscam soluções arrojadas dos mais diferentes países e regiões. O Castell é perfeito com carnes vermelhas grelhadas e massas com molhos. • Champagne Delamotte – Delamotte (Champagne – França) – preço sugerido: R$ 216,00 • Castell de Falset 01 – FalsetMarçà (Montsant – Espanha) – preço sugerido: R$ 141,00 Romântico: perfeito para um jantar a dois Para o casal romântico – e qual casal não é? – a boa pedida é o espumante Crémant, cuja maison é especialista em espumantes de metódo tradicional, uma alternativa sem erro para erguer as taças com o amado. Após, vale o aromático Poesia Torrontés, que exala agradáveis aromas florais e de frutas exóticas. • Crémant de Bourgogne Perle de Vigne Brut – Louis Bouillot (Bourgogne – França) – preço sugerido: R$ 94,00 • Bodega Poesia Torrontés 07 – Poesia (Mendoza – Argentina) – preço sugerido: R$ 56,00

Distribuição: 4exemplares aos sábados em: Sapiranga, Campo Bom, Araricá e Nova Hartz João Corrêa, 1719, Centro Sapiranga

Chefe de Edição: Taís Costa tais@grupotj.com.br

As colunas enviadas não significam necessariamente a opinião do Jornal TJ

Fone: 3559.9076 | 3559.4358 contato@grupotj.com.br

Missão: Gerar resultados através de trabalhos em comunicação para empresas que querem ser diferentes no mercado, assim

11

O Melhor presente para cada Signo

Max: 17 ºC | Min: 5 ºC

11/06/10 | Sexta-feira

Entretenimento

JORNAL TJ QUARTA-FEIRA, 09 DE JUNHO DE 2010

como defender a liberdade de expressão do pensamento, e da propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observando os princípios de responsabilidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos. Visão: Ser empresa referência, utilizando competências como qualidade, inovação e criatividade Valores: Comprometimento, ética, honestidade, inovação e parceria.

Áries - Toda pessoa de Áries é romântica e por esse motivo não estão muito preocupados com valor material de um presente. Se você quiser ser original, o que você precisa é encontrar algo que tenha a ver com ela em si. Um livro sobre esportes ou mesmo algum apetrecho utilizado em esportes antigos, como uma espada por exemplo.

Touro - Pessoas desse signo são materialistas. Portanto, quanto mais você gastar em seus presentes, mais amados e seguros se sentirão na relação. Não tente presentear um taurino com uma bijuteria barata ou mesmo algo comprado de ultima hora. Eles são românticos, é bem verdade, mas a durabilidade do presente e ele deve simbolizar o tempo de duração da relação é bem vinda.

Gêmeos - Pessoas de gêmeos são desprendidas, intelectuais e inteligentes. Portanto, você não vai precisar dispor de muito dinheiro para agradá-la. É possível até que se sintam constrangidas se você aparecer com um presente muito caro, pois são em geral, pessoas de hábitos simples. Gostam do despojamento e do conforto simples.

Câncer - Este é um signo de tradição, onde o passado carrega um peso e importância maior do que de fato tem. Estar ligado ao passado gera uma segurança sem igual à pessoas desse signo. Portanto, pense em algo que tenha um valor simbólico, como um porta retrato com seus ancestrais, uma jóia de família ou mesmo um objeto que pertenceu à sua mãe.

Leão - Este é um signo exuberante. Você deve sempre levar isso em conta. E isso quer dizer que nada que seja muito simples vai agradar à pessoa desse signo. Você deve fazer com que ela se sinta especial e única, portanto o presente deve seguir o mesmo padrão: deve ser algo especial e único. Uma jóia que você mandou fazer especialmente para ela, com um design exclusivo vai arrebatar seu coração.

Virgem - Pessoas de virgem são em geral muito discretas e detestam tudo o que chame atenção. Portanto, mesmo que você seja do tipo exuberante, procure agradar ao seu parceiro e não a você. Isso é muito importante e fundamental para que você não “meta os pés pelas mãos”. Virginianos ambém não são materialistas, portanto algo que mostre bom gosto e sensibilidade agradará e muito.

Libra - São refinados e na maioria das vezes gostam das coisas caras. Se você puder gastar, uma bela obra de arte ou objeto de decoração “de peso” serão mais que bem vindos. Não tem como você errar se der uma boa roupa, de preferência com uma etiqueta especial, que seja refinada e tradicional. Tudo o que estiver relacionado aos esportes também pode agradar.

Escorpião - São pessoas tão tradicionais quanto taurinos. São voltados para os valores de família, têm gosto refinado e são discretos. Nunca exponha uma pessoa de escorpião ao ridículo: você certamente arrumará um inimigo para o resto de sua vida. Roupas são sempre bem vindas para as pessoas desse signo, mas elas devem ser discretas e tradicionais e de preferência que durem bastante.

Sagitário - Pessoas de sagitário são despojadas e nada materialistas. Gostam das coisas sofisticadas, mas não necessariamente as mais caras. Se você puder gastar, não vai errar se der de presente um bom telescópio para que ele ou ela possam observar as estrelas em uma noite clara. Tudo o que for relacionado com o Universo será bem vindo. Livros, jogos ou objetos especiais.

Capricórnio - Este é mais um dos signos tradicionais. Nada de roupas, coisas ou objetos exuberantes. Quanto mais despojados de luxo e discretos forem mais você vai agradar. Chronos, o Senhor do tempo é o regente desse signo, portanto, tenha sempre a certeza que relógios são sempre os presentes mais apreciados por pessoas de capricórnio. Mas escolha sempre os mais tradicionais.

Aquário - Opte por bons livros e roupas discretas, pois eles seguem a mesma linha dos capricornianos. Relógios, e não precisa ser muito caro não, são sempre bem vindos. Se for um aquariano mais moderno, você pode abusar do exotismo, pois estas pessoas são as mais inteligentes e mais despojadas do zodíaco. Gostam de tudo o que for diferente. Fogem de tudo o que é tradicional.

Peixes - Este é sem duvida o signo mais romântico do zodíaco, portanto, não tenha vergonha de abusar de seu próprio romantismo. Jóias antigas que possuem um significado emocional, objetos que pertenceram à sua avó e que possuem grande valor sentimental a você, CDs, DVDs, uma passagem para ferias nas montanhas geladas onde somente vocês dois estarão presentes.

Novelas ESCRITO NAS ESTRELAS

PASSIONE

TEMPOS MODERNOS

Quarta-feira, 9/06/2010 Gilmar fica feliz ao saber que Ricardo foi visitar Viviane

Quarta-feira, 9/06/2010 Clara faz cara de nojo para cuidar de Antero

Quarta-feira, 9/06/2010 Leal conta para as netas que terminou com Iolanda

Viviane continua a delirar, deixando Daniel tenso. Os vizinhos se preocupam com o estado de Vitória/ Viviane. Guilherme e Judite brigam por causa de Mariana. Vanessa e Jane brincam e se divertem quando chegam em casa. Ricardo pergunta por Vitória/ Viviane para Antônia. Sofia e Beatriz pensam em convencer Suely a se aliar a elas. Suely e Luciana discutem e Mariana tenta acalmar as duas. Dalva, Leninha e Daniel ficam apreensivos com o estado de Vitória/ Viviane. Ricardo pergunta onde é a casa de Dalva e Mateus o trata mal. Mundinha pede para ser apresentada a Ricardo.

Diana afirma a Cris que vai encontrar uma forma de provar que recebeu uma mensagem de Mauro. Fred e Clara brindam o sucesso deles, mas ele a repreende por ter prejudicado Diana. Valentina mente para Candê, que acredita na amiga e ainda a consola. Totó vai aos locais em que esteve com Clara e sofre pela sua ausência. Diana vai procurar Mauro em seu quarto e Diógenes repreende a moça. Gerson pede para conversar com Diana. Saulo faz um escândalo e tenta impedir que o dinheiro seja entregue a Fred. Stela pensa em Agnello, mas não resiste ao convite de um rapaz que a aborda no carro.

Hélia insiste em saber o motivo do rompimento de Leal com Iolanda, mas o empresário se recusa a dizer. Deodora revela ao pai que já sabe que ele é o culpado pela morte de sua mãe. Ramón não aceita que a filha vá morar com Túlio sem se casar oficialmente e Jannis se revolta. Ditta se arrepende de ter contado para Ramón sobre os planos de Jannis e Túlio e decide reverter a situação. Tamara termina o relatório sobre sua relação com Zuppo e leva o documento para o namorado ler. Hélia discute com Leal. Portinho diz a Renato que está preocupado com Deodora pois ela encontrou um dossiê com provas contra o pai.

PARA COLORIR


&R ; m Casas & chalés

www.mrcasas.com.br ENCAMINHAMOS SEU FINANCIAMENTO SEM COBRANÇA DE TAXAS!! (51) 3599.5110

Av. João Corrêa, 128 Sapiranga

RS

Novas regras para planos de saúde Entrou em vigor nesta segunda-feira (7) as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos de saúde. Cerca de 1.500 operadoras de todo o país terão que incluir na cobertura básica 70 procedimentos médicos e odontológicos, além de ampliar o limite de algumas consultas. Entre os novos serviços destacam-se o transplante de medula óssea por parentes ou banco de medula, PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, exame de imagem para identificação de câncer em estágio inicial e avançado, 20 tipos de cirurgias torácicas e 16 procedimentos odontológicos, como colocação de coroas e blocos dentários. Planos coletivos terão que cobrir acidentes de trabalho e procedimentos de saúde ocupacional. O número de consultas especializadas também foi ampliado: terapias com psicólogos sobem de 12 para até 40 consultas por ano, desde que indicadas por um psiquiatra. Consultas com fonoaudiólogo e nutricionistas também aumentam, passando de seis 24 e 12 consultas por ano, respectivamente. As novas regras devem beneficiar 44 milhões de usuários de planos de saúde. As determinações são válidas para todos os planos contratados a partir do dia 2 de janeiro de 1999. De acordo com a ANS, o custo das mudanças não será de grande peso, mas pode ser repassada principalmente no caso dos contratos de grupos. Segundo dados da ANS, 52 milhões de pessoas têm planos de saúde no Brasil, sendo que 75% deste total aderiram a planos coletivos.

Sapiranga firma convênios e avança como exemplo de educação na região Na tarde desta terça-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura de Sapiranga firmou dois novos e importantes convênios: durante a reunião de diretores da rede municipal, foi assinada a renovação do projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (EJA), e também foi firmado o contrato da compra direta de alimentos para as escolas com agricultores da região. O EJA de Ensino Médio é um projeto criado no ano passado, em parceria com o Instituto Duque de Caxias, disponibilizando em 2010, 40 novas vagas para trabalhadores que buscam a sua formação no ensino médio. A primeira turma do convênio formou 27 alunos em 2009. O convênio foi assinado pelo Prefeito Nelson Spolaor, juntamente com o diretor do Instituto Sinodal Duque de Caxias, Sergio Michels, e a Secretária de Educação, Cleidi do Prado, que não escondeu a satisfação com a continuidade da iniciativa. “Mesmo que o compromisso com o ensino médio não seja uma obrigação do município, sabemos da vontade dos alunos em concluir os seus estudos até o 2º grau. Com essa parceria, estamos trabalhando para preencher esta lacuna”, salientou Cleidi. O convênio da Compra Direta tem o intuito de facilitar a aquisição de hortifrutigranjeiros para a merenda dos alunos do município, por intermédio de uma lei federal que estabelece que os municípios devem destinar 30% das compras de sua merenda escolar para a agricultura fami-

liar local. Desta forma, as escolas poderão adquirir produtos como leite, verduras e legumes diretamente com os produtores por preços mais acessíveis. O convênio foi assinado pelo Prefeito e Secretária de Educação, em companhia de José Balardin, Secretário Municipal da Agricultura, Vanderlei Harff, presidente da Cooperativa de Produtores Rurais de Sapiranga e Mateus Melo, representante da Empresa Brasileira de Extensão Rural (Emater). Ao falar do acordo, Harff elogiou o esforço do município em atender à lei federal. “Este é um passo importante, que coloca Sapiranga à frente de outros municípios em relação à este assunto”, destacou. Para Nelson Spolaor, neste acordo tanto os alunos como os produtores locais saem ganhando: “É uma vitória para os agricultores, que terão a garantia da venda de sua produção sem intermediários, e para os nossos jovens, que contarão com produtos naturais de qualidade em sua merenda escolar”, afirmou o Prefeito.


Edição 126