Issuu on Google+

JORNAL TJ SAPIRANGA, 24 de Abril de 2010 -

venda, troca, oportunidade, imóvel, carros...

o imparcial

Edição 119

( ANUNCIE GRATIS EM NOSSO SITE FIQUEAQUI.COM )

PG.04

ROUBARAM O SINO DO MUSEU DE SAPIRANGA Pág. 02

Tholl encanta público com show de luzes, danças e performances acrobáticas

No pavilhão 1 , um público estimado em cerca de 5 mil pessoas prestigiou o espetáculo Exotique, da trupe pelotense do Grupo Tholl na primeira noite da 18 feira do livro. Num show de luzes, dança e performances acrobáticas de tirar o fôlego, a platéia se animou e aplaudiu durante toda a apresentação, encerrando a primeira noite da feira com uma dose especial de cultura e magia.

Teatro:

NELMAR SOUTO PINHEIRO ADVOGADO

Bem Pra lá de Severino

3039.3702/3039.1720

OAB 13.254

Revisão de contratos bancários, juros abusivos, cheque especial, empréstimos (carro-moto), casa própria, leasing.

Av.João Corrêa, 1709 - Centro - Sapiranga

DEUS É FIEL.

Paulo Silvino chega ao Centro Municipal de Cultura de Sapiranga no dia 30 de abril, sexta-feira, às 20 horas. Os ingressos estão à venda na loja Belas Noivas, Lojas Herval, e no Centro de Cultura.


02  Jornal TJ, Sábado 24 de Abril, 2010

CARROS

auto esporte

Estreia do Malibu no Brasil

LEIA, ASSINE E ANUNCIE! jornaltj.com

3559.9076 - 3559.4358

Mesmo após o anúncio de retaliação a produtos americanos, que irá elevar a alíquota de importação de 35% para 50% a partir desta quinta-feira (8), a General Motors do Brasil confirmou a estreia do Chevrolet Malibu no país. A apresentação da versão que desembarcará em território nacional será entre os dias 16 e 19 de maio. Apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2008, o sedã Malibu ficará posicionado entre o Vectra e o Omega – que deixou de ser importado, mas volta ao país em 2011. A novidade mira o Ford Fusion e o Volkswagen Jetta, que irá mudar em 2011.

Citroën Aircross rodando em São Paulo

Taxa de cheques sem fundos é a menor para um 1º trimestre desde 2005

O número de cheques devolvidos por falta de fundos ficou em 5,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, o equivalente a 1,92% do total de emitidos, segundo levantamento da Serasa. A taxa de inadimplência em cheques é a menor para um primeiro trimestre desde 2005, quando ficou em 1,74%. Ao todo, foram compensados 281 milhões de cheques entre janeiro e março deste ano. O valor médio das dívidas com cheques ficou em R$ 1.191,26. Em março, foram devolvidos 2.119.601 cheques, representando uma inadimplência de 2,04%, ligeiramente ainda acima dos patamares de janeiro e fevereiro deste ano. “Com este crescimento econômico, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue caindo, sobretudo nas comparações com o 1º semestre de 2009”, diz a Serasa em nota. Fonte: globo.com

O G1 flagrou na última terça-feira (20) dois modelos do Citroën Aircross sendo testados na Avenida 23 de Maio, em São Paulo. Os carros com placa verde de Porto Real (RJ), sede da PSA Peugeot-Citroën, transitavam levemente camuflados com adesivos nas laterais. Internamente, técnicos da montadora utilizavam equipamentos de medição do desempenho do veículo. O Citroën Aircross tem previsão de chegar no mercado brasileiro no segundo semestre de 2010. Inspirado no segmento off-road, o carro tem na frente duplos chevrons cromados, tomada de ar mais aberta e capô elevado. O carro também possui entre-eixos alongado, estribo protetor e barras de teto longitudinais em alumínio. Já na parte de cima da tampa há uma bolha escura, formada pelos vidros traseiros e pelas lanternas fumê. O pneu sobressalente na parte externa traseira reforça o visual aventureiro do carro, que tem como base o C3 Picasso.

Milton Santana Esporte Local milton_santana09@yahoo.com.br

A copa Sapiranga chega a sua penúltima rodada neste final de semana dia 25/04 com grandes jogos, uma disputa acerrada pelas primeiras quatro vagas de cada chave. Pela categoria quarentão já tem sete equipes classificadas e ainda resta uma vaga que será disputada por três equipes, Gondoleiros,Canarinho e Incriveis.O diretor de Desporto Valmir Monteiro espera que a disciplina prevaleça e que nós tenhamos grandes disputas leais na bola Não tivemos jogos neste meio de semana devido ao mau tempo que prejudicou o estado gramado. CICLISMO Roberto Pinheiro repetiu a dose e venceu a última etapa da sétima edição da Volta Ciclística Internacional de Gravataí. A prova começou na quartafeira, dia 14, e teve um total de cinco etapas.Num dia de céu azul e com temperatura na casa dos 30º C, o atleta da equipe paulista Funvic-Sundown, de Pindamonhangaba, completou os 140,6 km do trajeto que passou pelos municípios de Taquara, Rolante, Santo Antonio da Patrulha e Glorinha em 3h18min41s e superou no sprint final ao colombiano Jaime Castañeda.O melhor brasileiro na classificação geral individual da competição foi Antonio Nascimento, da equipe paulista GREC Memorial, de Santos, que terminou em terceiro na etapa geral, ORGANIZAÇÃO ELOGIADA Aos 25 anos, Robson Timm, Coordenador Geral do evento, é um dos idealizadores da Volta de Gravataí juntamente com Marcos Lorenz, presidente da Federação Gaúcha de Ciclismo, e trabalha diretamente na organização da prova desde sua terceira edição. E com muita tristeza comunicamos o falecimento do atleta ERLU THIAGO LUCATELLI ciclista catarinense que muitos corredores o conheciam pois sempre participava de provas pelo R.G.DO SUL. Bom fim de semana a todos.

O Secretário da Assistência Social Valdir Cardoso, recebeu o prêmio recebido como Secretário mais lembrado de Sapiranga segundo pesquisa D’staky. O Jornal TJ parabeniza o Secretário, por mais este prêmio.

De olho na rua No último dia 23 de abril a professora cedida para trabalho no museu Patricia Raquel da Costa Freitas, registrou ocorrência na Policia Civil de Sapiranga sobre o furto do sino de bronze da antiga estação férrea do município, que ficava do lado externo do museu municipal. Até ai tudo bem, tendo em vista os dias de violência e de puro vandalismo registrado na região. Mas o que nos causou estranhesa e certamente causara em você leitor, é que o roubo já havia acontecido na madrugada do dia 14 de abril, ou seja, nove dias antes do registro da ocorrência. A pergunta que não quer calar é: - Porque só mais de uma semana após o fato isto foi legalmente registrado? Procurada pelo Jornal TJ a Secretária de Cultura responsável pelo Museu Municipal, através da Secretária em exercício Patricia Affonso informou que a funcionária do local “ Se atrapalhou” e por isso registrou a ocorrência com atrazo. Patricia Freitas também foi procurada mas não conseguimos falar com ela. Vale lembrar que a mesma funcionária só registrou ocorrência após ser levada na Delegacia pelo Secretário Antonio Machado que na ocasião estava de férias. Se alguém tiver alguma notícia ligue para 3599.1066 Tiago Paim


Jornal TJ Sábado 24 de Abril ,2010

SAPIRANGA

POLICIAL

POE do 32º BPM REALIZA APREENSÃO DE VEÍCULO CLONADO A Brigada Militar, através do 32º Batalhão de Polícia Militar, na terça-feira (20/04), às 17h, na cidade de Sapiranga, no Bairro Centenário, na rua Kraemer-Eck, prendeu o indivíduo M.C.P., que encontrava-se em um veículo Corsa Sedan Vermelho, que transpôs uma barreira Policial que estava sendo realizada pelo Pelotão de Operações Especiais do 32º BPM, que imediatamente começou o acompanhamento e cerco policial. Ao abordar o veículo foi constatado que tratava-se de veículo roubado no município de Porto Alegre e utilizava as placas de um veículo semelhante do município de Biguaçu/SC.

Spolaor assina ordem de início do asfalto da Estrada do Carlão Uma obra há tempos solicitada por quem utiliza a principal via de acesso ao Morro Ferrabraz, o asfaltamento da Estrada do Carlão teve sua ordem de início assinada na sexta-feira (23/04) pelo prefeito Nelson Spolaor. Serão investidos R$ 379.195,10, provenientes de três emendas parlamentares: do falecido deputado Adão Pre-

POE do 32º BPM REALIZA PRISÃO DE INDIVÍDUO PROCURADO A Brigada Militar, através do POE do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quarta-feira (22/04), às 19h, na cidade de Sapiranga, no Bairro Amaral Ribeiro, na rua Tenente Portela, prendeu, em abordagem a um Bar, o indivíduo V.S., de 33 anos de idade, que encontrava-se na situação de procurado.

PRISÃO DE FORAGIDO A Brigada Militar, através do 32º Batalhão de Polícia Militar, na quinta-feira (22/04), às 23h13, na cidade de Sapiranga, no Bairro São Jacó, na rua das Flores, prendeu o indivíduo V.C.R., de 37 anos de idade, que ao avistar uma guarnição da Brigada Militar, empreendeu em fuga. Ao ser abordado, foi localizado com o mesmo três pedras de crack e constatado que encontrava-se foragido do sistema prisional.

LEIA , ASSINE E ANUNCIE! 3559.9076

to, do deputado Sérgio Zambiasi e do senador Paulo Paim. Será asfaltado um trecho da rua Travessão Ferrabraz, da Visconde do Cairu até a Estrada do Carlão, e depois a Estrada do Carlão até a subida do morro. Segundo Spolaor, a obra dará num salto na qualidade de trafegabilidade no local, que inclusive favorecerá o acesso ao principal ponto turístico de Sapiranga, o Morro Ferrabraz. Participaram do ato de assinatura os secretários municipais de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Anilton Pereira; de Obras, Paulo Pezzi; do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Elói de Paula; secretário-geral João Daniel Caraffini; da Cidadania e Participação Popular, Ironi Medina; assessor especial do prefeito Domingos Alexandre, o gerente local da Caixa Federal Sapiranga, Jairo Manfro, o diretor de Turismo, Roberto Ornes, o coordenador da Juventude, Flademir Cardoso e o atleta Marcelo Ferreira da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL).

Deputado federal Enio Bacci busca espaço de Pompeo em Sapiranga

O PDT de Sapiranga recebeu a visita do deputado federal Enio Bacci nesta segunda-feira. O parlamentar esteve reunido com vereador Valdir da Luz, presidente do PDT e com diversos integrantes da direção do partido. O encontro serviu para alinhavar o compromisso do partido com a candidatura à reeleição de Bacci, que buscará o quinto mandato

em outubro. Nas últimas 3 eleições, o PDT de Sapiranga apoiou o deputado Pompeo de Mattos, com votações bastante expressivas. Em 2006, Pompeo 2200 votos na cidade. Como nas eleições deste ano, Pompeo concorrerá a vice-governador, o deputado Enio Bacci sai na frente e se consolida como herdeiro dos votos de Pompeo em Sapiran-

ga. Já garantiu o apoio do vereador do partido Valdir da Luz e da maioria dos militantes do PDT. Após a reunião com o PDT na Câmara, Bacci foi recebido pelo prefeito Nelson Spolaor (PT) Em anexo foto: da esquerda para a direita: Vilmar Gomes,Jandir Birk, Luciana Quequi,Valdir da Luz, Enio Bacci, Marla Schütz, Davi Alves, João Carlos Silva.

Construção de Aeroporto regional

A Comissão Pró-Aeroporto Regional do Vale do Sinos, representada por Régis Brito e Alceu Feijó, estiveram na noite de ontem (22), no gabinete do prefeito Nelson Spolaor. No encontro foi apresentada a proposta de construção do aeroporto, que deve beneficiar empresas exportadoras com terminais de carga e deve servir como alternativa para voos comerciais de pequeno porte. Spolaor ressalta que o município é parceiro na idealização do projeto e estará participando do debate.

FRADE DO DIA Não é necessário reagir contra aquele que nos julga mal; há que demonstrar com o exemplo o contrário. Carlos Bernardo González Pecotche

03

CARROS CLONADOS, SAPIRANGA NÃO ESTÁ FORA DESTA REALIDADE Tais Costa A palavra clone vem do grego klon e significa “broto”. Foram muitas as vezes que a ciência desafiou a ordem natural do ciclo da vida tentando reproduzir seres vivos idênticos. A mais conhecida das experiência de clonagem foi a ovelha Dólly realizada em 1996 pelo Instituto Roslin, na Escócia. Mas a mente do homem vai alem, onde a meta das experiências realizadas é muito mais que desvendar mistérios das células e dos seres humanos. A pratica da clonagem tornou-se criminal, Invadiu o país com força total, onde o principal alvo são os automóveis, os já conhecidos “carros clonados”. No Brasil, todos os anos 370 mil carros são roubados. Estima-se que, dentre eles, 37 mil sejam clonados. Os veículos clonados usam placa, chassi e documentos copiados de outro carro. Assim, podem circular sem chamar a atenção da polícia e até ser negociado. Quem pensa que esta é uma realidade das grandes metrópoles está enganado. Só no mês de Abril dois veículos clonados foram apreendidos pela Brigada Militar em Sapiranga. Na terça-feira dia 20 de Abril, por volta das 17 horas, um Corsa Sedan Vermelho transpôs uma barreira policial que estava sendo realizada pelo Pelotão de Operações Especiais do 32º BPM no Bairro Centenário. Imediatamente começou o acompanhamento do veículo e logo em seguida o cerco do mesmo. Os policiais contataram que tratava-se de veículo roubado no município de Porto Alegre e utilizava as placas de um veículo semelhante do município de Biguaçu/SC. Um individuo foi preso. Dias antes o policiamento sapiranguense já havia aprendido um Peugeot – 307 vermelho, também clonado. Na maioria das vezes a clonagem é realizada da seguinte forma: Nas montadoras, os carros recebem uma série numérica que é gravada no chassi, motor, vidros e carroceria. Esses números são registrados com uma máquina especial, instalada na linha de montagem. No caso dos vidros, por exemplo, os números já saem serigrafados da fornecedora. Embora haja um rigoroso controle dentro das fábricas por parte do Denatran, os criminosos conseguem acesso a todos os números do veículo, inclusive ao Registro Nacional de Veículos Automotores. As quadrilhas anotam o número da placa de um veículo na rua, a cor e o modelo, em seguida, puxam todos as informações sobre o veículo e fazem a clonagem. Os peritos conseguem identificar a diferença porque a cópia nunca é perfeita, já que a máquina e o processo utilizado não são os mesmos das fabricantes. A dificuldade de se identificar um carro clonado tem trazido muita dor de cabeça para proprietários de veículos, que começam a receber multas que não cometeram. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito, não existe na legislação de trânsito uma regra específica para carros clonados. Assim, só resta ao proprietário recorrer ao Denatran com a justificativa de que não cometeu a multa ou ainda descobrir se o carro que dirige é a cópia. Com o avanço da ciência, o avanço paralelo da criminalidade é natural. Ao motorista cuidado redobrado na hora da compra, troca ou negociação de um veículo. Ás vezes carros com o preço de “banana” podem custar-lhe uma caixa de problemas. Vale a pena redobrar a atenção.


FIQUE AQUI IMÓVEIS ALUGO – apartamento com 2 quartos, sala, coz, banh. Rua Canto do Rio na São Luiz, bloco 2 Ap VENDO – terreno20x20 escriturado pronto para construir, ótimo para comércio, vendo inteiro ou metade. Bairro São Luiz em frente ao campo do flavinho. Tratar 9236.9122 VENDO – 3 hectares de terra na rua Cansi, bairro Centenário, zona rural. Tratar com Delci pelo 9640.0089 VENDO – terreno 10x20, na São Luis em frente ao campo do flavinho, pronto para construir. Aceito carro. Tratar 9236.9122 COMPRO – terreno com escritura em Sapiranga até 23 mil. Tratar 8429.3936 / 9641.9072 VENDO – terreno com casa em Porto Palmeira, ou troco por casa no bairro São Luiz. Tratar 9664.8598 a noite VENDO – apartamento c/ 1 quarto, na São Luiz. R$ 17 mil. Tratar 9627.7112-9627.7115 VENDO –terreno 13x28 no centro de Sapiranga. R$80 mil. Tratar 9668.9917 VENDO OU TROCO – ótimo terreno com 420 m², exc. localização, frente av. mauá. R$ 132.600,00. Financio até 60x. Tratar 9166.5602 VENDO OU TROCO –casa nova , 2 quartos. R$80 mil. São Luiz. Tratar 8149.6764 VENDO – terreno na monte castelo .Aceito carro. Tratar 9655.2416 VENDO – terreno 20x20 m na São Luiz em Sapiranga, em frente campo do flavinho. R$20 mil. Aceito negociar. Tratar pelo 9703.0748 Antonio. VENDO – terreno 300m²no lot. S��o Luiz, fundos AABB. R$15 mil. Aceito carro na metade do valor. .Tratar com Nelson 9755.2386 VENDO – apartamento em sapiranga térreo, com 3 quartos na rua Canto Rio , na São Luiz.R$35 mil. Tratar pelo 9305.7137/9 848.6464 VENDO – Casa com terreno 12x30 , escriturada no Centenário, atraz do premem. Preço a combinar.96090780 com Valdomiro. VENDO – Vendo uma casa nova de alvenaria, toda decorada interna, vendo, troco e financio. Aceito proposta Rua Sinembu, 201 - São Luiz em Sapiranga. Tratar 8212.4863 VENDO OU TROCO – casa de tijolo de esquina, com dois quartos, sala de estar,cozinha, dois banheiros, garagem. Amaral Ribeiro, Rua Farroupilha. Aceito Chácara. Ligue: 9686-4786.

DIVERSOS COMPRO –celular com 2 chips usado. 9694.1882 VENDO –rebock semi novo, 1x1,20 m , de madeira, aberto. R$ 1.200,00. Tratar com Carlos pelo 8198.8126

ANUNCIE NO JORNAL TJ

VENDO –jogo de sofá 2/3 lugares R$ 120,00, usado. Tratar 9835.5415 VENDO –cachorros linguicinhas. Tratar 9635.8213 VENDO –kimono A2. R$80,00. Tratar 9888.4347 VENDO –6 luminárias fluorescentes, HO industrial, 2 x 110 WATZ, 1 torneira elétrica, ambos com 2 meses de uso. Tratar 9694.1882 VENDO –133 filmes em DVD e 140 caixinhas para guardar filmes, vários estilos. R$ 500,00. Todos originais. Tratar 9671.0303 com Rossita VENDO –sapatos Ramarim. Calce 35, torro qualquer modelo. R$ 50,00. Tratar 9120.9640 VENDO –jogo de sofá 2/3 lugares R$ 130,00, 1 cama de solteiro de madeira com colchão R$ 220,00, quem comprar a cama ganha uma escrivaninha de madeira. Tratar com Irene 9925.2683 VENDO –2 camas de ferro, 1 refrigerador consul, 1 roupeiro 6 portas. R$ 500,00 tudo. Tratar 9157.0924 com Hélio VENDO –Lancheria: máquina de sorvete expresso e milk shake, balcão com vidro, 1 visa culer, freezer com tampa, geladeira, 4 mesas com cadeira, 1 balcão 4 portas, churrasqueira para churrasquinho , prensa de xis, estante de ferro, forno elétrico, engradado de cerveja,mais utensílios. Aceito moto ou carro. R$ 12 mil. Tratar 9832.9762-9623.7057

CHÁCARAS VENDO –chácara nas 4 colonias, campo Bom, com casa e galpão. Aceito caminhão ou Kombi. Tratar 9905.5941 VENDO OU TROCO – chácara de 2 hec e meio com moradia próximo ao centro da cidade, em Santo Cristo, por Sapiranga. Falar com Vanderlei 9679.5510

VENDO – santana, 85. R$5.400,00. Tratar 9839.8422-8101.8539

VENDO –restaurante e pizzaria com 4 anos de funcionamento.

VENDO

Loja de confecção feminina completa. Tratar 9313.5090.

VENDO OU TROCO– Bazar por material, carro ou moto.Com estoque e instalação.C/João 9957.6644

MOTO

VENDO – caminhão chevrolet,81, caçamba, revisado, lata impecável. Barbada. Daurio 9933.5832

VENDO – locadora c/ 1500 DVD’s, 17 pratileiras, 1 balcão, 1 restaurador, 1 computador completo, 1 TV , 1 DVD. Aceito carro ou terreno .Manoel 9917.6356

VENDO – biz + Es modelo 2010, vermelha, alarme, moto de mulher, com 1.600 km. Tratar Silvana 9120.9640. R$ 6 mil VENDO – shadow 600, vt, 98, super Inteira. Aceito troca R$ 13.990,00. Tratar 9266.0986 VENDO – Crypton, 99, vermelha, R$ 1500 + doc 2010. Tratar 9748.7922 Junior VENDO – moto Neo , preta, 2007 mod. 2008. R$1.500,00 + 28 prest. de R$ 189,00. Tratar 8154.0882 VENDO –suzuki intruder, 125cc, 2003, estilo custom. R$ 2.200,00. Tratar com Alex. Consigo financiamento. Fone: 8450.9292.3529.1132

VENDO –forno industrial a gás 80x80 com 6 formas. R$ 350,00. Tratar 9251.8728

VENDO – moto titan, 150, KS, 2007/2007, vermelha, 10.600 km, estado de nova. Tratar 9835.5415

VENDO –jogo de sofá de canto, 1 aparelho de ginástica,1 carrinho de bebe. Tratar pelo 9933.7849

VENDO – yamaha factor, 08/09. R$5.500,00.Aceito troca carro até R$9 mil.Tratar 9606.7957 Anisio

VENDO –Vendo freezer 2 portas, 1 mesa de snooker, refrigerador 3 portas,. Tratar com Catarina 9105.2629

VENDO – titan 150 ESD,2006 cor prata.R$4.800,00. Aceito proposta 9341.7020 com Junior VENDO – titan fan ,2006 único dono, preta.R$3.900,00 .3529.1613 VENDO – moto honda 150, modelo 2005, azul metálica.R$3.800,00. Adriano 8186.8808 VENDO – titan 125, 2003,prataR$ 3 mil, doc.2009 ok. Tratar com Eldoir 9835.5415

VENDO– freezer c/ 2 tampos. R$ 1 mil, manequins , prateleiras e cabides, araras.R$1 mil. Tratar com Iraci 9105.2629

VENDO – YBR, azul, 2000, com partida elétrica, impecável. R$ 3.000,00. Tratar com Leandro pelo 9731.3269.

VENDO –máquina de fazer batata frita e chips, e uma seladora a gás. Tratar com Ana. R$1 mil. 8148.7696

VENDO – YBR 2001, azul c/ partida elétrica por R$ 3.200,00. Fone: 3529.6097.

VENDO – 1 baleiro com 38 cubas de vidro, 1 freezer. Tratar com Luiz 8161.1259

TROCO – fusca 67, inteiro por uma titan, acima de 2005. Tratar 9839.8422/3529.5619

VENDO –padaria montada e funcionando. Tratar pelo 9663.2827. Aceito proposta.

VENDO – gol , 90, bom estado, carro de garagem. Barbada. Tratar 8149.6764

VENDO – moto titan, 150, ES, azul, igual a zero, doc em dia. R$ 4.400,00. Tratar com Martin 8177.9430

VENDO – freezer 380 lts, em ótimo estado. R$500,00.Rogério 9888.6635

ASSINATURAS 3559.9076

VENDO– vendo uma loja de confecção masculina/feminina/infantil. Negocio. Tratar 9758.6020

TROCO –casa por sítio em Sapiranga. Tratar com RIta 9851.7258

VENDO –teclado roland, JD 800, sintetizador, com algumas teclas danificadas.R$ 1 mil. Tratar 9738.6618

VENDO – trailer de cachorro quente equipado. Negocia-se. Tratar com Carmen 8110.9875

VENDO – fusca 67, mod. 80. R$ 2.600,00. Tratar 9839.8422 8101.8539

Contato pelo 9217.5123

VENDO – honda ml, 125,82. R$2 mil. Aceito proposta. 96123899 Luiz 9612.3899

VENDO– refrigerados para mercado, bar , padaria, novo.R$ 5 milPrensa para 4 xis.R$150,00.Fogão e geladeira usados.Tratar com Iraci 9105.2629

www.fiqueaqui.com 3559.9076

VENDO – siena ELX, 8v, 2004, completo,branco , 4 portas. R$ 18.500,00. Tratar 3039.48158136.6973

VENDO –sítio de 1 hec. com casa, poço, cercada, com luz e água. Negocia-se. Igrejinha. Wilson 8428.1093

VENDO –geladeira consul, 300 lts. A combinar. Tratar 3529.6544

VENDO – motor trifásico para máquina de sorvete italiana e câmara fria fria. Aceito proposta. Nova Hartz. Tratar com Gesse 9927.0527

Faça sua assinatura agora mesmo e anuncie quantas vezes quiser, ligue e faça seu cadastro

VENDO – chevete cor preta, muito bonito. Tratar 3039.2236. Ligar a noite. VENDO –meriva 2004, branca, super inteira, sujeita a qualquer revisão.BARBADA! Vale a pena conferir. Tratar 9893.7978 VENDO – pálio HLX, branco, 2006, 1.8, 4 p., Ac; AL; TE; DH; comp. bordo, semi novo. Tratar 9988.5222 VENDO – gol prata , 96, quadrado, seg. dono. R$ 8.700,00. Marli 3039.4815/8136.6973 VENDO –corsa branco com couro, AL, TE, RL, GNV, PE, AQ, R$ 12.500,00 . Tratar 8148.3039 VENDO – comodoro, 80 4 cilindro , 2 portas, gas, verde. R$2.600,00 + R$ 1143,00 de doc. MOt. aperto. Tratar 9903.7706 Sidinara VENDO – pálio, 99, 4 portas. Tratar 9664.8598 a noite. VENDO – santana, 92, modelo 93 cor grafite, com trava e alarme. R$10 mil. Tratar pelo 8202.0850/8111.9244 VENDO –gol, 84, gasolina, motor de santana. Doc em dia. R$ 3.500. Tratar 9765.5968 VENDO –corsa 98, branco, 2 portas, ar, desn, insul, kit gnv, banco de couro. R$ 14 mil. Tratar com Rogério 8148.3039 VENDO –fiat uno , branco, 2000. R$ 11.500,00. Aceito troca. 9983.7107 VENDO –Corola seg, bege, 2004. Simone 3559.9045 VENDO – santana quantum , cinza, 1.8, 89, alcool, vidro ele., R$7.500,00 com Clério pelo 9738.6618

VENDO –loja de confecções completa, com móveis de madeira, manequim , cabide e estoque. R$ 15 mil. 8181.1175 VENDO – melhor ponto de Hot Dog da cidade, bem no centro, motivo mudança. Tratar 9269.7110

idRROS E CAMINHÕES VENDO –loja de confecção em Sapiranga, masc. e fem., completa ou só estoque. Tratar 9662.06473039.2464 VENDO –mercado pronto em Sapiranga, ótima Localização no bairro Amaral, Av. 20 de setembro. Mercado completo, é só trabalhar. Motivo outro negócio. Aceito carro, financio. Tratar 8128.6642 / 9937.5974 SEU PRÓPRIO NEGÓCIO JÁ! – vendo locadora com 900 DVD’s, 1 Pc com programa, impressora aramado,máquina renovadora de DVD, 1.100 clientes, 2.000 dependentes. Tudo por R$ 7 mil. Só por na garagem e trabalhar. Tratar 9317.9277

OPORTUNIDADE PRECISO –de moto boi com ou sem experiência, com moto. Tratar 3559.5555 PROCURO –emprego com carteira assinada, com referência. Tratar 9932.8860 OFEREÇO-ME –para trabalhar como faxineira, doméstica. Tratar com Eva 9688.6032 OFEREÇO-ME –para trabalhar como faxineira, doméstica, preferência meio turno. Gilmara Dutra. Fone: 8545.7044/9754.6563 . Tratar com Eva 9688.6032

VENDO – corsa super 97, 2 portas, bordo.R$12.900,00.Valdinei 8400.1186

OFEREÇO-ME –cuido de pessoas idosas no período das 19 ás 7:30 de segunda a sexta. Tratar 3529.8935. Ligar a noite.

VENDO – moto Titan 150 ES, cor verde, ano 2005, valor R$ 4.300,00 tratar 8189 9406.

VENDO – Gol branco GL ano 91, modelo 92, em bom estado. Valor: R$ 6.900,00. Documentação ok. Tratar com Marcelo. 9868-7541 ou 9163-1497 .

CASAL –casal caseiro procura sitio ou chácara para cuidar com experiência e referência. Tratar 9701.9915 ou Travessa Magé,67, bairro Santa Fé.

CARROS E CAMINHÕES

COMERCIAL

VENDO – chevete, 85, cor bege. R$ 3.800,00. Tratar 9613.3198

VENDO– lan house na rua primavera , nº 20, amaral, com 9 pc’s e 2 TV. R$13 mil. Tratar com Guto 9935.5030

OFEREÇO-ME –para trabalhar como doméstica, acompanhante de idosos por meio turno, também como auxiliar de cozinha. Tratar com Ivone 9945.4736

VENDO – tawner, 97, com Kit para cachorro quente. Tratar 9768.8157

ASSINATURAS 3559.9076

ALUGO Apartamento no bairro Centenário, rua Euclides da Cunha. Apartamento novo, com sacada, 2 quartos, 1 escritório, e demais dep., garagem, amplo espaço. R$ 600,00 . Tratar 3599.3385


Jornal TJ Sábado 24 de Abril ,2010

Promovendo a higiene mental

Ninguém contesta a importância de cuidarmos do corpo para mantermos nossa saúde em dia, não só com alimentação e exercícios físicos, mas também mantendo bons hábitos de higiene. O que raramente se menciona é que os cuidados com a mente são igualmente imprescindíveis para uma vida plena e a conquista da tão sonhada paz interior. Mas como fazer essa higiene mental? Assim como escolhemos com cuidado o tipo de atividade física devemos praticar e os alimentos que devemos ingerir, também precisamos selecionar a qualidade dos pensamentos que rondam a nossa mente. É como aplicar um filtro, deixando passar o que nos faz bem e realmente vale a pena, entre emoções, imagens, estímulos e idéias e bloqueando tudo o que nos faça mal ou não seja construtivo. É obvio que ninguém consegue fazer isso 24 horas por dia e a vida precisa de uma boa dose de humor e irreverência de vez em quando, mas na medida do possível, é importante tentarmos ter pensamentos elevados e amorosos em relação a nós mesmos, às situações e às outras pessoas, nem que seja por apenas alguns momentos. As sugestões são incontáveis: meditação, passar um tempo junto à natureza, ouvir música e escolher leituras leves e agradáveis após um dia cheio ou difícil, desfrutar da companhia dos amigos, de preferência rindo bastante, durante o banho, já deitados, nos preparando para dormir... não importa, cada um encontra o caminho com o qual mais se afina. Cuidar dos pensamentos nos proporciona atitudes melhores, sentidos e memória mais aguçados, vitalidade e sensação de relaxamento e felicidade. Pesquisas científicas chegaram à conclusão também que toda a tensão mental se desfaz quando temos pensamentos agradáveis e até nossos órgãos internos funcionam melhor quando estamos alegres e nos sentin-

A agência americana Nasa divulgou, nesta quinta-feira, imagens inéditas do Sol. As fotografias foram capturadas pelo Observatório Dinâmico Solar, o SDO, veículo lançado em fevereiro pela agência, e mostram detalhes da superfície solar em uma resolução nunca antes alcançada. Segundo a Nasa, essas imagens dão condições sem precedentes para os cientistas entenderem os processos dinâmicos do Sol. E isso é importante, pois as atividades solares afetam o que acontece na Terra. As chamadas ejeções de massa (ou gás ionizado), são um exemplo disso. “Elas podem alterar o campo magnético da Terra e danificar satélites, perturbar transmissões de sinais de rádio ou até interferir em linhas de transmissão de energia”, diz Paulo Simões, doutor em geofísica espacial e pós-doutorando no Centro de Rádio-Astronomia e Astrofísica Mackenzie (CRAAM), em São Paulo. Em 1989, houve uma reação tão forte a uma ejeção de massa que isso causou um apagão no Canadá, deixando 6 milhões de pessoas sem energia elétrica durante nove horas. Segundo Simões, um dos objetivos finais desse tipo de pesquisa é desenvolver um métodos para prever a ocorrência dessas atividades solares.

05

do de bem com a vida. O fato é que vivemos num mundo tão acelerado, tão cheio de estímulos, cobranças, prazos e afazeres que, se nos deixarmos levar, acabamos ficando totalmente esgotados e infelizes. Hoje em dia, especialmente, com as recentes catástrofes naturais que vem acontecendo, manter-se conscientemente protegido de tanta dor, medo e estresse torna-se vital para que possamos efetivamente atuar de forma transformadora e positiva, seja como indivíduos, seja coletivamente. A grande questão não é tornar-se uma pessoa fria e absolutamente indiferente a tudo e a todos, isso é impossível. Frustrações, conflitos, experiências e notícias desagradáveis acontecem todos os dias e, muitas, vezes, não há mesmo como evitar. O mais importante, portanto, é saber que os aborrecimentos vêm e passam por nós. Se nos apegamos a eles em pensamento, acabam atraindo, por ressonância uma serie de outros registros negativos que acumulamos ao longo da vida e a tendência é entrarmos num redemoinho de emoções densas que podem até mesmo nos fazer mal fisicamente. Ao passo que ações e pensamentos positivos e amorosos atraem acontecimentos igualmente positivos e uma atitude mental mais serena e equilibrada. Quem não conhece a famosa frase “gentileza gera gentileza”? Pois é a mais pura verdade. Ao nos comprometermos periodicamente com uma faxina mental, a mágica realmente começa a acontecer: sincronicamente, os acontecimentos tornam-se muito mais fluidos e significativos, as conexões se estabelecem mais facilmente e adquirimos, além de uma maior responsabilidade pelas escolhas que fazemos, muito mais compreensão e compaixão por nós mesmos, pelos outros e por tudo mais ao nosso redor. Fonte: uol

Imagens inéditas do Sol

Mas os ventos solares também são capazes de produzir belos fenômenos: as auroras, emissões de luzes observadas em certas épocas no ano nas regiões polares. Impacto Algumas dessas fotos divulgadas pela Nasa mostram detalhes nunca antes vistos dessas ejeções de massa. A nave também é equipada com um medidor de campo magnético. “Essas imagens mostram uma dinâmica que, em 40 anos de pesquisa solar, eu nunca havia visto”, afirmou Richard Fisher, diretor da divisão heliofísica na Nasa. “O SDO vai mudar nosso entendimento sobre o Sol e seus processos, o que afeta nossa vida e sociedade”, diz. Essa missão terá um impacto enorme na ciência, similar ao impacto que o telescópio Hubble teve na astrofísica moderna”, diz. Globo.com


06  Jornal TJ, Sábado 24 Abril de , 2010

ESPORTE

Inter faz 3 a 0 no fim e escapa de Cruzeiro nas oitavas

Precisando ganhar para Quito no confronto direto 5 da Copa Libertadores, o trou problemas nesta quintranquila vitória por 3 a 0 dominaram toda a partida em nenhum momento rantindo a classificação e a de Giuliano no final salvou mento com o Cruzeiro já Com o resultado desta 12 pontos e terminou com entre os líderes dos grupos. xima fase o Banfield (ARG), entre os segundos coloca-

ultrapassar o Deportivo pela liderança do Grupo Internacional não enconta-feira, e conseguiu uma no Beira-Rio. Os gaúchos e não foram ameaçados pelos equatorianos, galiderança da chave. O gol a equipe de um cruzanas oitavas de final. quinta, o Inter chegou a a sexta melhor campanha Assim, enfrentará na próque foi o terceiro melhor dos.

Confira os confrontos das oitavas de final: Corinthians x Flamengo São Paulo x Universitario-PER Estudiantes x San Luis-MEX Vélez Sarsfield-ARG x Chivas Guadalajara-MEX Libertad-PAR x Once Caldas-COL Internacional x Banfield-ARG Nacional-URU x Cruzeiro Universidad de Chile-CHI x Alianza Lima-PER

Por Israel Ávila

A obrigação do TRI é estar e informar o leitor jovem sobre tudo de melhor que acontece com a galera de nossa cidade e da região. Por isso torna-se impossível não falar da Feira do Livro de Sapiranga que parou a cidade com suas diversas atrações. Como Uma imagem vale mais que mil palavras hoje o TRI ESPECIAL trás imagens da galera na feira....DIVIRTA-SE! ( Ao lado confira as fotos)

UM ESPETÁCULO DE FEIRA Milhares de pessoas lotaram o primeiro dia da 18ª Feira do Livro Um grande fluxo de pessoas marcou o primeiro dia da 18ª Feira do Livro de Sapiranga. Já na cerimônia de abertura varias crianças das mais variadas idades lotavam as cadeiras e as laterais em frente o palco onde se faziam presente autoridades locais, regionais e alguns autores já presentes, entre eles o patrono da feira, o escritor Pedro Bandeiras. Na ocasião a secretária municipal de educação Cleide do Prado ressaltou a importância da presença das crianças: - “Nós realizamos a feira pra vocês, desfrutem e apro-

veitem ao máximo.” – diz a secretária. Logo após o término da abertura oficial as centenas de turmas das três redes de ensino do município se dividiam entre cada um dos locais de acesso da feira. O grupo Bloconecos e Cia Navegantes divertiam o publico com seus bonecos gigantes. A feira foi dividida em vários espaços entre eles estão: Espaço da cultura (onde acontecem as apresentações artísticas e o palco principal), Espaço do Autor (local para os bate papos e as sessões

A abertura do evento foi feita com a presença de figuras ilustres. Além da presença do convidado especial e patrono da feira, o consagrado autor infanto-juvenil Pedro Bandeira, autoridades como a Deputada Federal Maria do Rosário, a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino, Terezinha Roque, se juntaram ao Prefeito Municipal Nelson Spolaor, a Secretária Municipal de Educação Cleidi do Prado, prefeitos das cidades vizinhas e o secretariado do município para a abertura oficial.

de autógrafos com os autores), Espaço da Biblioteca (hora do conto) e Espaço da Imaginação (com contagem de histórias e sessões de cinema infantil). Estrutura montada para a feira no Parque Municipal do Imigrante ainda conta com praça de alimentação, espaço de recreação e desenho e é claro um pavilhão todo dedicado a grande estrela da festa: O LIVRO. Lá diversas livrarias e representantes culturais comercializam seus exemplares a preços populares. Além do autor Pedro Ban-

deiras que realizou bate papo e sessão de autógrafos a feira contou a presença de autores locais e da escritora Marta Medeiros, conhecida colunista de um importante jornal do estado. A autora falou de suas crônicas, livros e vida pessoal, atendendo a perguntas do publico em geral que lotava a sala de bate-papo. Pra coroar o primeiro dia de sucesso da 18ª edição da Feira do Livro sapiranguense, pouco mais das 20 horas subia ao palco o Grupo Tholl que encantou ás milhares de pessoas presen-

Também saudando os presentes, a coordenadora da 2ª CRE, Terezinha Roque, leu ao público uma carta enviada pela Governadora do Estado, Yeda Crusius, que não pode estar presente, mas enviou seus desejos de uma ótima feira do livro para o município. Assim, como a governadora, o gabinete do Ministro da Educação Fernando Haddad também endereçou uma correspondência parabenizando Sapiranga pelo empenho em realizar a sua 18ª Feira do Livro. “Estamos aqui para celebrar um hábito que não pode se perder. A leitura e o conheci-

tes com o espetáculo “Exotique”. Crianças e adultos aplaudiram inúmeras vezes os 16 profissionais que encantavam a cada nova acrobacia realizada. A chuva que caiu durante todo o dia não atrapalhou a empolgação do publico que trouxe seu chimarrão e a família pra prestigiar o evento que teve realização da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a brigada Militar mais de 3.500 pessoas prestigiaram a feira durante todo o primeiro dia de programação.

mento andam conjuntamente. Por isso que queremos que todos desfrutem desta festa em prol do conhecimento”, afirmou Cleidi do Prado. Em saudação ao público local, o Prefeito Municipal Nelson Spolaor agradeceu ao público que enfrentou o mau tempo e compareceu em peso no parque, aproveitando o evento mesmo debaixo de chuva. “Fico feliz em saber que nossas escolas e nossos alunos não medem esforços para participarem desta grande feira e espero que todos aproveitem da melhor forma”, declarou Spolaor. Leandro Souza - Smed


Jornal TJ Sábado 24 de Abril ,2010

Milhares de pessoas lotaram o 1º dia da 18ª Feira do Livro

07


08  Jornal TJ, Sábado 24 de Abril, 2010

Espaço do Leitor PAN DA GUATEMALA DE CICLISMO Os medalhistas: Eduardo Ramires - São Paulo medalha (ouro),Jose da Silva- Minas Gerais medalha (prata),e o gaucho de Lagoa Vermelha Ricardo Machado com a medalha de bronze. Este espaço é dedicado a você , leitor do Jornal TJ. Nele você pode expressar sua opinião sobre diversos assuntos, enviar perguntas, sugestões... Basta enviar para: contato@grupotj.com.br

Visão em 3D está entre novidades nas cirurgias

Raquel Mello

CERATOCONE Um mal silencioso Os problemas de visão, para muitas pessoas, se resumem a astigmatismo, hipermetropia e miopia. As outras doenças mais graves, por não afetarem uma parcela significativa da população, acabam tornando-se pouco discutidas e prevenidas, e, assim sendo, deixando os pacientes mais vulneráveis. Esse é o caso do ceratocone, que deixa a córnea mais fina - no formato de um 'cone' - devido à pressão interna dos olhos que a projeta para frente. A doença, que é indolor e não-inflamatória, se caracteriza por um afinamento progressivo da porção central da córnea. Com esse afinamento, a pessoa percebe uma baixa na qualidade da visão, podendo variar o grau de acordo com o tecido corneano afetado.

Adolescência Este mal em 90% dos casos atinge os dois olhos e se inicia, geralmente, na adolescência, como uma espécie de miopização e astigmatismo no olho, podendo evoluir em alguns meses, ou, em outros casos, anos. Se a pessoa for diagnosticada em estado precoce da doença, a perda da visão poderá ser corrigida pelo uso de óculos. Já com o astigmatismo irregular e estágio mais avançado, é necessário o uso de lentes de contato rígidas.

Transplante Em alguns casos, quando a doença atinge um grau avançado - em aproximadamente 20% dos casos -, o transplante corneano é a única saída. Para estes pacientes, o procedimento é rápido e prático.

Uma pequena revolução na história da cirurgia começou em meados da década de 1980, quando médicos alemães criaram a videolaparoscopia, técnica que utiliza pequenas incisões no abdome por onde são inseridos uma micro câmera e aparelhos cirúrgicos. Agora a revolução continua com novas técnicas que têm tornado a laparoscopia cada vez mais precisa. Uma dessas novidades é a chegada do 3D às mesas de cirurgia. Um aparelho que projeta imagens em terceira dimensão foi exibido no 9º Congresso da Associação Internacional Hepato-Pancreática-Biliar, que começou no último dia 18 em Buenos Aires, Argentina, e terminou nesta quinta-feira. Em vez de assistir à imagem "chapada", em duas dimensões, captada pela câmera inserida no paciente, o sistema da empresa americana Vikings Systems mostra ao médico uma visão em 3D do organismo. Para entender o que isso representa, é preciso voltar um pouco ao me-

canismo da videolaparoscopia. Por meio dessa técnica, o cirurgião insere uma micro câmera no paciente e opera guiando-se pelas imagens mostradas em uma tela de TV. É uma técnica mais segura do que a clássica cirurgia aberta, que é mais sujeita a infecções e de recuperação mais lenta. “Antes disso a cirurgia era muito artesanal”, afirma Luiz Carneiro D´Albuquerque, professor de transplante e cirurgia do fígado e diretor do departamento de gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Uma extração de vesícula biliar por meio de cirurgia aberta, por exemplo, rende cerca de uma semana de internação e por volta de seis semanas de repouso. Com a laparoscopia, o paciente fica internado por apenas um ou dois dias e retoma as atividades em 10 a 15 dias. A grande vantagem do sistema 3D é que ele devolve a visão em terceira dimensão natural, que se tem quando o cirurgião opera o corpo

abertamente e que é perdida quando se usa o vídeo. Uma pesquisa realizada em 2006 por Julio M. Pow-Sang, cirurgião do Centro de Câncer Moffitt, na Flórida (EUA), concluiu que o 3D aumenta a percepção de profundidade, dá orientação espacial mais precisa, diminui o cansaço do cirurgião, melhora a dissecação, a sutura e o fechamento dos cortes, e aumenta a destreza do cirurgião. “Os bons médicos conseguem calcular a distância entre os instrumentos cirúrgicos e os órgãos usando a imagem do vídeo em 2D, mas leva muito tempo para se praticar e aprender isso”, diz Fred Calnan, vice-presidente da Viking Systems. “O que o 3D faz é fornecer mais informações”, afirma. Outro destaque são os softwares simuladores de cirurgias, que podem ser usados para o planejamento e o treinamento de uma determinada operação. Segundo o cirurgião Luiz Carneiro D´Albuquerque, esses sistemas são compa-

ráveis a programas e jogos de que simulam a direção de um carro. Da mesma maneira em que numa simulação de direção o motorista faz curvas, desvia de outros automóveis e faz manobras, o médico pratica a extração de um tumor de um fígado, por exemplo. “E é possível adicionar diferentes níveis de estresse”, diz D´Albuquerque. Por fim, outro campo promissor nessa área é o uso de robôs. Uma vertente é o uso de humanóides que simulam pacientes para o treinamento dos médicos. A outra é o uso de sistemas robóticos que operam pinças e instrumentos cirúrgicos. Eles não dispensam a presença do cirurgião, é claro, mas ajudam os médicos a realizarem movimentos mais precisos. Em 2008, médicos do Hospital das Clínicas realizaram, pela primeira vez na América Latina, a primeira cirurgia de retirada de fígado com o auxílio de um aparelho robótico. Fonte: yahoo. saude

“Não é necessária a internação, porém, a pessoa deve passar por um rígido acompanhamento ambulatorial. Após a intervenção cirúrgica, é realizado o ponto, que será retirado seis meses depois”, diz o especialista. Após este período, o paciente necessitará de um check-up oftalmológico anual para evitar eventuais problemas de visão.

Conjuntivite X ceratocone Muitas pessoas acreditam que coçar os olhos pode causar ceratocone, já que o contato do dedo com a córnea poderia prejudicá-la. Quem sofre com esta doença costuma ter conjuntivite alérgica (coceira nos olhos), mas nem todas as pessoas que tem conjuntivite alérgica sofrem de ceratocone.

LEIA , ASSINE E ANUNCIE!


Jornal TJ Sábado 24 de Abril ,2010

Mudança no “Minha Casa, Minha Vida”

Data para trocar de plano de saúde pode acabar O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Fausto Pereira dos Santos, informou que o órgão regulador dos planos de saúde discute alteração na legislação para que usuários possam trocar de convênio a qualquer momento sem ter de cumprir novas carências, e não só no aniversário dos contratos. Santos, avaliou como positivo o primeiro ano da chamada portabilidade dos planos (que é justamente trocar de convênio sem carência), apesar de, em um ano de vigência, só cerca de mil pessoas no País terem utilizado o benefício, em um universo de 6 milhões que teriam direito a ele, segundo dados da ANS. “Agora temos todas as condições de discutir regras que flexibilizem essa primeira rodada da portabilidade”, afirmou Santos. “Hoje o usuário só pode trocar de plano no aniversário. A ideia é que isso possa ocorrer a qualquer momento, para que esse direito possa ser usado com mais facilidade”, completou. A decisão, porém, ficará para o próximo diretor. Ele confirmou ainda a intenção da ANS de estender a portabilidade para os planos coletivos por adesão, que são aqueles mantidos por entidades de classe de advogados e médicos, por exemplo. Ao ser lançada, a portabilidade causou polêmica por causa do excesso de limitações para o exercício do direito, entre elas a decisão de que só valesse para planos individuais e novos, aqueles assinados a partir de 1999, quando entrou em vigor a lei do setor. Só 15% dos usuários dos planos podem ser beneficiados. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Déficit em conta corrente é o maior desde 1947

O déficit em contas correntes registou o valor de US$ 12,145 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Este é o maior desde que a série histórica começou a ser registrada, em 1947. O número é 145% maior comparado ao de 2009, que foi de US$ 4,938 bilhões. O déficit foi influenciado pelo saldo negativo na conta de rendas e serviços, de US$ 13,823 bilhões. No primeiro trimestre de 2009, o déficit nos quesitos foi de US$ 8,788 bilhões. A piora na balança comercial tam-

bém contribuiu para o resultado. O superávit comercial ficou em US$ 892 milhões no período, contra US$ 2,988 bilhões registrados no ano passado. O resultado é formado pela balança comercial (exportações e importações), a conta de rendas (remessas de lucros e dividendos e pagamentos de juros) e serviços (viagens internacionais, fretes, seguros etc.) e as transferências unilaterais correntes (registros de transferências de bens e serviços, doações recebidas ou enviadas

Painel Político DEPUTADO ESTADUAL – RS – CUSTO SÁLARIO

O subsídio mensal do deputado estadual é de R$11.564,76, mas como cada um tem direito a 13º e recebe ainda dois outros salários, um no início e outro no final de cada ano, totalizando 15 salários, acaba custando R$14.455,95, por mês. VERBA DE GABINETE Chega a R$14.860,00. O valor serve para custear impressos, despesas aéreas e combustíveis, entre outros. FUNCIONÁRIOS Para pagar os funcionários do gabinete, há uma verba que varia de R$40.864,42 para quem usa 9 cargos e R$42.395,07 para quem utiliza 15 – número máximo permitido. O menor salário pode ser de R$1.560,00 e maior de R$10.910,09. COTA DE GASTO COM VIAGENS O valor das diárias: nacional, R$578,23; dentro do Estado, R$462,58; países do MERCOSUL, limítrofes e da América Central, US$400,00; e países da Europa: 400 euros. Cada deputado pode ter, no Maximo, 84 diárias ao ano. A própria Assembléia calcula que um deputado pode receber, em média R$3.238,06 por mês em diárias.

09

sem contrapartida).

O Brasil registrou em março déficit em transações correntes de US$ 5,067 bilhões, o maior do ano, ante saldo negativo de US$ 1,559 bilhão um ano atrás. Analistas consultados pela Reuters previam um saldo negativo de US$ 4,1 bilhões, de acordo com a mediana de 14 respostas, que variaram de saldo negativo de US$ 3,2 bilhões a US$ 5 bilhões. No mês, a remessa de lucros e dividendos somou US$ 2,509 bilhões, ante US$ 1,755 bilhão

em igual período do ano passado. A conta de serviços foi deficitária em US$ 2,67 bilhões em março, comparado a déficit de US$ 1,380 bilhão em março de 2009. O déficit atingiu 1,79% do Produto Interno Bruto (PIB) nos 12 meses até março. Os investimentos estrangeiros diretos no País somaram US$ 2,018 bilhões no mês passado, contra US$ 1,444 bilhão em março de 2009. Fonte: globo

Adv. Nelmar Souto Pinheiro Com verba de gabinete, verba para pagamento dos funcionários e cota de gastos com viagens, cada um dos 55 deputados gaúchos pode custar mensalmente R$74.949,08, o equivalente a 161 salários mínimos. Total mensal de gastos por deputado R$74.949,08 Total mensal de gastos dos 55 deputados R$4.122.199,40 Total anual de gastos com os deputados R$49.466.392,00 POPULAÇÃO DA ASSEMBLÉIA Cargos de confiança – 1.191. Como o limite é de 15 por deputado, no máximo 825 estão nos gabinetes. Os demais estão lotados nas comissões permanentes, nas assessorias das bancadas e na área administrativa. Concursados - 493 Detalhe: atualmente há 600 inativos. Estagiários - 320* Terceirizados - 281* *Conforme a assessoria de impressa da Assembléia Legislativa, o número de estagiários e terceirizados se mantém igual ao de abril do ano passado. Fonte: Assembléia Legislativa

Dentre as alterações anunciadas pelo governo para a segunda fase do programa “Minha Casa, Minha Vida”, está a desvinculação da tabela de concessão de subsídios ao número de salários mínimos. Quando lançado, há um ano, o programa habitacional visava ao atendimento de famílias com renda até 10 salários mínimos. Agora, foram estabelecidos tetos que variam de R$ 1.395,00 a R$ 4.750,00. “Isso é ruim para a sociedade, porque parcela importante da população fica fora do programa e deixa de receber subsídios maiores e outros benefícios, como juros baixos e isenções cartorárias”, diz o presidente do Secovi-SP, João Crestana. Se fosse mantida a mesma regra, ou seja, atualizar a tabela pelo novo valor do mínimo (R$ 510,00), famílias com renda mensal de R$ 1.530,00 não seriam excluídas da primeira faixa do programa, assim como aquelas com ganhos até R$ 5.100,00, da faixa mais elevada. Para o sindicato, a mudança tolhe a abrangência do programa em mais de 40% nos próximos quatro anos, admitindo-se uma futura nova correção do salário mínimo nos níveis efetuados em 2010. Também há prejuízo para regiões como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, onde os salários são maiores, até porque o custo de vida também é maior, sem contar que em tais regiões metropolitanas os preços definidos para os imóveis no início do programa (em São Paulo, por exemplo, R$ 52 mil) têm se mostrado insuficientes. Com a nova prioridade, a distorção se agrava. O mercado imobiliário espera conseguir corrigir essas imperfeições no debate a ser efetivado nos 90 dias previstos para detalhamento do programa, como aconteceu em sua fase inicial. “O anúncio foi uma declaração de intenções, que servirá como base para debates e trabalhos em conjunto com a equipe do governo, por meio do diálogo e entendimento produtivo”, diz Crestana. Fonte: terra

Eleitor tem até 5 de maio para regularizar título Os eleitores que precisam tirar ou transferir seu título de eleitor devem procurar o cartório eleitoral mais próximo até o dia 5 de maio. A data é o prazo final para a realização dos serviços antes do primeiro turno das Eleições 2010, marcado para o dia 3 de outubro. O prazo também é válido para quem precisa trocar de seção eleitoral, como portadores de necessidades especiais.


10 Jornal TJ Sábado 24 de Abril 2010

Anunciado projeto para construção de aeroporto em Taquara

Falando ao programa Painel 1490 da rádio Taquara, na manhã desta sexta feira (23), o prefeito Délcio Hugentobler revelou a existência de um projeto para construir um aeroporto em área do município na divisa com Sapiranga. A iniciativa é de um grupo de empresários ligados ao setor da aviação, que pretendem criar uma alternativa ao aeroporto de Porto Alegre. Eles planejam instalar a estrutura próximo da futura ERS-010, que será construída entre a capital e o vale do Sinos, ligando as cidades de Cachoeirinha e Sapiranga. Ao identificar um terreno adequado para a obra, os empresários descobriram que o local está dentro dos limites territoriais de Taquara. Diante disto, segundo Délcio, o grupo procurou a prefeitura e apresentou o projeto. Ainda conforme o prefeito, a intenção é usar recursos do Governo Federal para a construção do aeroporto, que teria como principal destinação o transporte de cargas.

RS vacina 46% dos jovens contra gripe A

O Estado encerrou nesta sexta feira a terceira etapa de imunização, focada em adultos com idade entre 20 e 29 anos, que chega ao fim com a imunização de 46% do público-alvo. Segundo balanço da Secretaria Estadual da Saúde, 850 mil adultos de 20 a 29 anos receberam a dose da vacina . A meta era vacinar quase o dobro. Grávidas, crianças de seis meses a dois anos e pessoas com doenças crônicas com até 59 anos também devem se imunizar. Os pontos de vacinação estarão abertos hoje para Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos contra a gripe comum. Até 7 de maio, a campanha contra a gripe A põe o foco nos doentes crônicos com pelo menos 60 anos. Durante a vacinação contra a doença sazonal, eles receberão a dose contra a H1N1. A aplicação da vacina ocorre antes do inverno, período em que as gripes aparecem de forma mais acentuada. No Rio Grande do Sul, em 2009, a gripe A matou pelo menos 292 pessoas na primeira onda da doença.

LEIA , ASSINE E ANUNCIE!

PSB decide que Ciro não vai disputar Presidência

O PSB deve anunciar na próxima terça-feira que o deputado Ciro Gomes não será candidato a presidente da República. Até lá, o partido cumprirá um ritual para dar uma saída honrosa a Ciro: consultará os diretórios sobre uma aliança com o PT. Como a maioria dos diretórios opinará por uma aliança com o PT, caberá ao governador de Pernambuco e presidente da sigla, Eduardo Campos, anunciar a retirada de Ciro. Ciro foi avisado ontem, em reunião com a cúpula partidária, de que as conversas com a campanha de Dilma Rousseff avançaram e que o PSB entregou ao PT uma

Emprego reforça otimismo no RS Os números positivos do mercado de trabalho são a grande explicação por trás da confiança do consumidor gaúcho, cujo otimismo se revela na pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Estado, que foi divulgada ontem pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). O levantamento do mês de abril registrou um crescimento de 2,7% na expectativa de consumo em relação ao mês anterior. De maneira geral, os dados da pesquisa mostram um cenário de grande confiança no

mercado de trabalho, fato que produz efeitos diretos no consumo, como observa o economista da Fecomércio Pedro Ramos: – O emprego está forte. Isso dá confiança, tem feito o consumidor ficar destemido em relação ao futuro. Com uma situação de emprego estável – e as perspectivas indicando a continuidade desse panorama –, taxas de juro ainda em patamares baixos e o aquecimento da economia, as pessoas se permitem apostar até na compra de bens duráveis, como televisores e geladeiras, que exigem um planejamento maior.

Não por acaso, um dos itens avaliados pela pesquisa, o de “momento para duráveis”, foi o que teve a maior pontuação no mês de abril. – A decisão de uma aquisição é composta não só do saldo corrente, envolve a utilização intertemporal da renda. As pessoas se perguntam: “será que posso fazer financiamento?” – explica Ramos. Outros dois itens do estudo, “perspectiva profissional” e “renda atual”, também tiveram resultados expressivos neste mês e corroboram a tese de confiança do consumidor. Fonte:uol

lista de cinco Estados em que espera alguma contrapartida dos aliados. Foram relatados vários casos regionais em que caciques que antes manifestavam apoio à candidatura própria já estão se acertando com o PT. Em queda nas pesquisas, o deputado se comprometeu a aceitar a decisão. No cenário sem Ciro do mais recente levantamento do Datafolha, a diferença entre José Serra e Dilma Rousseff se amplia de 10 para 12 pontos. O tucano passa de 38% a 42%, enquanto a petista oscila de 28% a 30%. Marina Silva (PV) também sobe dois pontos e chega a 12%.

Ciro decidirá em quais campanhas estaduais do PSB pretende ajudar.

Outro lado

Em nota, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) diz que nunca desistirá de disputar a Presidência. “Ciro afirma que continua candidato, que considera sua postulação importante para o PSB e para o País e que jamais desistirá de concorrer à Presidência. Se o seu partido decidir por não apresentar candidatura própria que assuma o ônus da decisão, a qual ele aceitará e respeitará como filiado”, diz nota divulgada por sua assessoria. Fonte: folha de são paulo

Vendas de materiais de construção crescem 26% em março As vendas deflacionadas de materiais de construção no Brasil avançaram 25,87% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. Na comparação com fevereiro, a alta foi de 22,67%. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, houve queda de 4,89%. Os dados foram divulgados nesta terçafeira (20) pela Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). A entidade avalia que o resultado mostra a retomada do crescimento do setor, que no primeiro trimestre de 2009 vivia o

"auge" da crise financeira internacional. "No acumulado do primeiro trimestre deste ano tivemos alta de 19,9%, e assim mantemos a estimativa de fechar o ano de 2010 com um crescimento nesse patamar, em torno de 15%", disse Melvyn Fox, presidente da entidade, em comunicado. As indústrias de materiais de acabamento venderam 27,42% a mais no mês passado ante o mesmo período de 2009, e 19,03% na comparação com fevereiro. Já os fabricantes de itens de base tiveram resultados

25,12% melhores em relação a março de 2009 e 24,53% superiores aos de fevereiro. Também houve alta no número de trabalhadores contratados pela indústria no mês de março: 9,07% acima do registrado no mesmo mês de 2009 e 3,21% a mais do que em fevereiro de 2010. O presidente da Abramat destaca como desafios do setor atender à demanda gerada, em parte, pelo início das obras efetivas do programa Minha Casa, Minha Vida. Fonte: folha de sao paulo


Jornal TJ Sábado 24 de Abril ,2010

FAMOSOS Empresário confirma fim de casamento de Pato e Sthefany

Alexandre Pato confirmou, por telefone, a seu empresário, Gilmar Veloz, que está se separando de Sthefany Brito. “Ele me ligou recentemente e disse: ‘Estou tomando a decisão de me separar. Estou cuidando disso com meus advogados’”, afirmou Veloz com exclusividade a QUEM nesta quinta-feira (22). “Ele quis me dar uma satisfação e pediu que eu respeitasse. Não entrou em detalhes”, disse o empresário, que cuida da carreira do atacante do Milan, há cinco anos. Sthefany ainda está em Milão, com a mãe, Sandra Brito. Ela continua no apartamento onde morava com o marido, que pertence ao clube italiano. O jogador se mudou para um hotel. Segundo uma amiga de Sthefany, ela já estaria agilizando a papelada para poder voltar logo ao Brasil. Para facilitar, o casal pretende oficializar a separação na Itália, e depois homologar o documento no Rio de Janeiro, onde se casaram, em julho de 2009 A previsão é que a atriz volte para o Brasil em maio, e vá morar com a família, em uma mansão comprada por Sthefany e por seu irmão, o ator Kayky Brito, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

ARIES:

HORÓSCOPO

Reserve mais espaço para atividades em que você possa canalizar sua tremenda energia! Esportes, competições intelectuais, reuniões de trabalho em que sua garra e espírito de liderança contem muito, pois há chances de elevação, vitoria e reconhecimento. Amores! TOURO: Momento de revisão intima, não sem algumas contradições e preocupações, nesta 5ª feira você também estará mais suscetível a críticas e sem tantas defesas contra ataques de pessoas negativas. Fuja de quem quer colocar você pra baixo! Saúde é tema pra focalizar e se inspirar! GÊMEOS: Nestes próximos dias, a contar de hoje, é importante manter a atenção ligada no seu corpo. Saborear as boas coisas da vida é ótima opção. Cada um tem seus deveres a cumprir e assim você tem mais tempo pra cuidar de si mesmo. Evite exposições maiores. Observe mais. CÂNCER:Ter coragem pra dar um passo mais alentado no presente é tema em voga - e vai até o fim do mês! Toda essa gana pode atormentar e distrair você de honrar compromissos assumidos com parceiros e sócios ou amigos. Reveja a sua agenda. Não vai pegar bem ser displicente nisso!

LEÃO: Ao resolver fazer tudo sozi-

nho, porque não quer interferências, irá se sobrecarregar e ficar de mau humor, justamente num dia em que a sensibilidade para com as pessoas é vital para uma convivência razoável. Então, tempere seus atos com mais confiança nas pessoas. Visão global. VIRGEM: Dia de muita irritação ao perceber que está fazendo um sacrifício inútil. Também não é um bom dia pra investir em empreitadas sociais e coletivas - cuidado pra não virar boi de piranha ocasional! Assunte, pesquise, informe-se - mas espere dia melhor para se envolver pra valer. LIBRA: Em destaque projetos que mexem com você de verdade! Podem ser profissionais, pessoais, o que importa é sentir a disposição de outras pessoas, depende muito delas o desenvolvimento de ações importantes e urgentes. Falta animo em alguns. Decida algo a respeito de um amigo. ESCORPIÃO: Atritos e desentendimentos podem surgir no ambiente de trabalho hoje. Controle a tendência a ser competitivo demais e muito suscetível a tudo que acontece no ambiente profissional. Prove que sabe administrar tudo super bem, mas não atropele ninguém.

SAGITÁRIO: Hoje é um bom dia pra

sentar na mesa de negociações e acertar os pontos principais de uma pendência - judicial, financeira, profissional. Inspiração você terá e de sobra! Além do mais, seu espírito almeja alturas maiores e precisa se sentir livre pra explorar novas opções. CAPRICÓRNIO: Bom contato com as pessoas é algo crucial para viver um dia produtivo, em que você possa agir no seu passo, respeitando seu ritmo. Os desafios estão ai, e ainda bem que seu olho está mais clinico do que nunca pra antever os passos certos a serem dados. No amor, vá fundo. AQUÁRIO: Turbulências no trato com os outros, aquariano! Até parece que você perdeu a paciência de vez. Sem querer, todos parecem estar pegando no seu pé. Será mesmo? Considere a propriedade de queimar todos os filmes só por conta de irritações passageiras. Autocontrole! PEIXES: Lua e Marte intensificam ações no cotidiano, mudanças e ajustes para que sua vida diária seja bem mais eficiente, produtiva - e afinal de contas, agradável. Tem que haver ocasião pra soltar a criatividade também. Sol e Plutão sustentam estudos e pesquisas. Comunicação é tudo hoje! uol

Termina o namoro de Marcos Pasquim e Suzana Pires

Marcos Pasquim e Suzana Pires não estão mais juntos. Os atores, que trabalharam na novela “Caras & Bocas”, de Walcyr Carrasco, no ano passado, terminaram o relacionamento de quatro meses, há pouco dias. De acordo com Renato Santos, produtor de Suzana, o término aconteceu de comum acordo. “Eles são amigos. Começaram com a amizade e continuam com a amizade”, disse Renato a QUEM, nesta quinta-feira (22).

PARA COLORIR

RECEITA Massa de Pão extra macia

# Ingredientes

500 g de farinha de trigo 250 ml de leite 50 ml de água 50g de margarina ou manteiga 10g de fermento biológico em pó 2 ovos 1 colher de sopa de açúcar 1 colher de chá de sal

Modo de preparo

1.Esquente o leite no micro-ondas por cerca de 25 segundos, até que ele fique morno 2.Misture o fermento e 150g de farinha com o leite, cubra e deixe descansar num lugar quente por cerca de 30 minutos (pode ser próximo ao forno ligado) 3.Aqueça levemente a água e misture com o açúcar e o sal 4.Pegue um dos ovos, bata a clara em neve e misture a gema com a água e o restante da farinha 5.Misture bem e em seguida adicione a massa fermentada 6.Sove por cerca de 5 minutos e adicione a margarina derretida 7.Sove bem por mais 20 minutos 8.Caso a massa fique muito pegajosa, adicione mais farinha aos poucos, até que ela comece a desgrudar das mãos 9.Coloque a massa numa vasilha e cubra, deixe descansar num lugar quente por cerca de 40 minutos ou até dobrar de tamanho 10.Separe a massa em partes iguais, faça bolinhas e coloque-as afastadas numa assadeira levemente enfarinhada 11.Pincele o outro ovo sobre os pães 12.Você pode salpicar orégano ou aveia sobre os pães se quiser 13.Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por cerca de 25 minutos ou até os pães dourarem

Dica: Se você quiser, pode rechear os pães antes de assá-los, use presunto, queijo, azeitonas e tomate (sem sementes)

Escrito nas estrelas- Globo /18 HS

Tempos Modernos- Globo /19 HS

Viver a Vida - Globo/ 21 HS

resumo para segunda (26)

resumo para segunda (26)

resumo para segunda (26)

Ricardo ouve a discussão entre Viviane/Vitória e Beatriz e expulsa as duas do quarto. Beatriz reclama com Sofia da atitude de Ricardo e a socialite reage indignada. Vicente recrimina o comportamento da enteada e acusa a esposa por sua má conduta. Sofia tenta disfarçar quando Vicente sugere comentar a conversa que tiveram sobre Beatriz na frente de Ricardo. Viviane/Vitória pede para não servir o jantar e Antônia não concorda.

11

Leal fica perplexo ao saber que é pai de Zeca e diz que precisa conversar com ele. Nelinha fica desanimada com as notícias sobre Regeane e Zeca lhe oferece apoio. Jannis chama a atenção de Led por ele ter ligado para Ditta. Portinho diz a Renato que precisa descobrir o que havia no arquivo do manicômio. Niemann conversa com Deodora quando Maureen surge no apartamento do arquiteto e o leva para jantar.

Noêmia visita Marcos e o aconselha a voltar para Tereza. Leandro briga com Ingrid. Renata garante a Nina que vai conseguir resistir à bebida na viagem. Dora ironiza Soraia quando Garcia pede para ela tirar uma foto da família. Carlos visita Malu na emissora. Garcia e Rafaela são aplaudidos ao chegar no restaurante. Tereza ouve a conversa de Isabel, Mia e Jean a respeito de Marcos. Soraia insiste para dormir na casa de Garcia, mas ele não deixa.

TL PAIM PUBLICIDADE - FUNDAÇÃO: 17/05/2008 - CNPJ: 09.518.455/0001-78 DIRETOR COMERCIAL: TIAGO PAIM - TIAGO@JORNALTJ.COM.BR CHEFE DE EDIÇÃO: TAÍS COSTA - TAIS@GRUPOTJ.COM.BR FONE:3559-9076/3559.4358 - contato@grupotj.com.br - Site: www.jornaltj. com.br DISTRIBUIÇÃO: 4 MIL EXEMPLARES - SÁBADOS SAPIRANGA | CAMPO BOM| ARARICÁ E NOVA HARTZ END: JOÃO CORRÊA, 1719, CENTRO SAPIRANGA As colunas enviadas não significam necessariamente a opinião do Jornal TJ Missão: GERAR RESULTADOS ATRAVÉS DE TRABALHOS EM COMUNICAÇÃO PARA EMPRESAS QUE QUEREM SER DIFERENTES NO MERCADO, ASSIM COMO DEFENDER A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DO PENSAMENTO E DA PROPAGANDA, O FUNCIONAMENTO SEM RESTRIÇÕES DA IMPRENSA, OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DE RESPONSABILI DADE, E LUTAR PELA DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. VISÃO: SER EMPRESA REFERÊNCIA , UTILIZANDO COMPETÊNCIAS COMO QUALIDADE, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE. VALORES: COMPROMETIMENTO, ÉTICA, HONESTIDADE, INOVAÇÃO E PARCERIA.


FEIRA DO LIVRO

Programação este sábado

para

Espaço da Cultura Pavilhão 1 500 lugares

Scorpion reinaugura Acho que estamos fazendo em novo endereço

a coisa certa, mas o negócio não decola

Muito mais que uma tradicional família Sapiranguense, os Tondim se firmam a mais de 16 anos no meio logístico regional. Os mesmos que iniciaram seu empreendimento no bairro 7 de setembro, reinauguraram sua loja a “SCORPION CONCEPT STORE” em grande estilo no cento da cidade. Com ares mais sofisticados e modernos para atender seus clientes, conta com “looks” surf, moda adulto e infantil. Os proprietários Silvio e Marli Tondim convidam aos antigos e novos clientes para desfrutarem e presenciarem as novidade do novo conceito de moda oferecido pela SCORPION - Rua 7 de setembro, 127 , Centro - Sapiranga.

Não ficou claro para mim se o seu problema é (1) a falta de recursos para produzir maior volume de artigos (capital de giro para adquirir mais insumos e/ou contratar mais mão de obra) - o que leva sua empresa a perder vendas por falta de produto para entregar - ou (2) vendas abaixo de sua capacidade produtiva, o que o leva a ficar com produtos “encalhados”, seja por falta de divulgação, de um canal de vendas adequado ou outro fator ligado a marketing e vendas. Assim, no pouco espaço de que disponho, vou fazer sugestões relacionadas tanto a uma possibilidade, como à outra. Se o seu problema for a falta de capital de giro, recomendo que busque negociar melhor com seus fornecedores, tentando obter melhores condições de pagamento. Pegar dinheiro emprestado em banco ou qualquer outro tipo de

instituição financeira não é aconselhável para uma empresa com as características da sua. Portanto, você precisa encontrar uma fonte alternativa de financiamento. E a que me parece mais óbvia são seus fornecedores. Se, por outro lado, você tem capacidade para produzir tudo o que conseguir vender e o seu problema estiver no volume de vendas que sua área comercial consegue gerar, então você precisa ampliar e/ou otimizar seus canais de venda. Um canal ainda relativamente pouco explorado para esse tipo de produto são os salões de cabeleireiros, assim como os profissionais que trabalham neles. Fazer um bom catálogo, ou produzir um bom mostruário, e deixar em cabeleireiros que sejam frequentados por clientes com o perfil do seu público-alvo pode ser uma solução. É claro que você terá que comissionar quem fizer

as vendas, mas isso acredito que você já faz de alguma forma. Contratar representantes comerciais confiáveis e profissionais para oferecer seus produtos a lojas que comercializem itens destinados ao mesmo público-alvo também pode ser uma saída. Resta saber se você consegue produzir por um custo tal que assegure a tais lojas as margens que essas hão de exigir. O escritório do Sebrae na sua cidade poderá ajudá-lo com cursos, ferramentas de gestão e mesmo consultoria. Se você tiver a oportunidade, recomendo vivamente que se inscreva no Empretec, um curso intensivo de gestão de negócios que, no Brasil, é oferecido via Sebrae. Com certeza você aprenderá muita coisa útil a respeito de como extrair mais resultados de seu negócio. Fonte: globo

8h30 - Cortejo Bloconecos e Cia Navegante 9h - Homenagem aos 25 Anos do Jornal JS Encontro com o escritor Carlos Urbim 9h45 - Espetáculo: A traça Biblió e o poeta brincando com os versos de Carlos Urbim 10h45 - Viola Caipira 11h15 - Bloconecos e Cia Navegante 14h - Contação de Histórias: Roberto Freitas “Bichos de todo jeito” 15h - Espetáculo: A traça Biblió e o poeta brincando com os versos de Carlos Urbim 16h - Cadica Danças Ritmo Espaço do Autor Pavilhão 2 60 lugares 8h30 - Roda de Conversa com Autores Locais: “Sapiranga em Prosa e Verso” 10h - Workshop para professores: Roberto Freitas “Nem tudo era uma vez 14h - Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor André Rafael Weyermuller Espaço do Autor Pavilhão 2 60 lugares 9h - Hora do Conto – Biblioteca Municipal Espaço da Imaginação Pavilhão 2 120 lugares 8h30 - Sessão de Filme: Xuxa em o Mistério de Feiurinha 9h45 - Leituras e Canções: Nana Bernardes 10h45 - Sessão de Filme: Xuxa em o Mistério de Feiurinha 13h30 - Sessão de Filme: Xuxa em o Mistério de Feiurinha 15h - Bate-papo e sessão de autógrafos com o escritor Ricardo Silvestrin


Jornal TJ-´SAPIRANGA