Issuu on Google+

JORNAL TJ

BISSEMANAL

Quarta-feira, 10 de Março de 2010

o imparcial

Edição 110

Hoje é o DIA DO SOGRO Você já pensou em dar um presente, ou simplesmente dar um abraço e os parabéns à seu sogro? O relacionamento com ele deve ser o melhor possível. Então o Dia da Sogro é uma excelente oportunidade para demonstrar grandiosidade de espírito e dar o primeiro passo na busca da amizade. Afinal, ele é o pai de seu cônjuge e avô de seus filhos.

TSE muda calendário eleitoral

O sogro além de avô dos seus filhos e pai de sue cônjuge, deve ser seu amigo, pois pessoas mais velhas sempre podem dar bons conselhos. Além disso, vocês podem fazer diversas coisas juntos como ir ao jogo de futebol, ir ao parque ou cinema e etc. Então nesse dia do sogro não esqueça o abraço de um alguém tão especial.

PAGINA-02

Mais bactérias bucais , maior risco de ataque cardiaco PAGINA-04

Chocofest 2010

A Páscoa chegou mais cedo em Gramado. As festividades começam a tomar conta das ruas da cidade. A abertura oficial da chocofest 2010 no dia 05.03 foi um sucesso,Isabelle Franke madrinha chocofest desde 2007 participou do desfile “PARADA UM CHOCOAMOR À TERRA”. Ela estára todos os sábados às 16 hs no desfile, junto com o anfitriaõ da fes-

É de Torres a Garota Verão 2010

Gabriella Soltys foi anunciada a grande vencedora do Garota Verão 2010 na manhã de sábado nas areias de Capão da Canoa e, além de levar para casa um carro zero quilômetro, leva o peso da faixa mais cobiçada do verão e um mundo de expectativas em torno dela. Na companhia da 1ª e 2º princesas, respectivamente, Patrícia Kopp, representante de Santana do Livramento, e Suélen Camargo, candidata de Harmonia, Gabriella comemorava, além da vitória, o aniversário de 18 anos. Participando do concurso pela segunda vez – já tinha concorrido aos 14 anos –, a Garota Verão 2010 acredita que a determinação foi fundamental na conquista. Oitenta e duas meninas se apresentaram na passarela montada na beira da praia após dois dias de intensa preparação, ensaios intermináveis e uma série de testes para que fossem avaliadas pelo júri do concurso, composto pela Garota Verão 2010 de Santa Catarina, Camila Rocha, pelos jornalistas Lasier Martins e Carla Fachim, pelo prefeito de Capão da Canoa, Amauri Germano, e pelos representantes dos patrocinadores Maristela Reichert (da Rala Bela), Cibele Romão (da Intimus Gel), William Weber Dias (da Metrovel) e Homero de Toledo (da CR Die Mentz). Foram momentos de emoção e nervosismo até o anúncio das dez finalistas – sete delas escolhidas pelos jurados, duas pelas melhores torcidas e uma pelo voto popular realizado pelo site ClicRBS.

ta o CONDE GULOSEIMA. A chocofest vai até o dia 04/04 e estima-se que 400 mil passem por Gramado até 4 de abril. A programação completa do evento está no www.chocofest.com.br. No dia 27.03 às 20h30min Isabelle estará no leilão dos Ovos decorados e customizados, no Hotel Le Château renda revertida para a segurança pública do município .

Confira despesas médicas que podem ser abatidas no IR PAGINA-06

Torcida de Sapiranga classifica candidata na final do Garota Verão As torcidas organizadas deram um show à parte na manhã de sábado. Instaladas em torno da passarela desde a madrugada, os grupos não pouparam esforços em busca da classificação de suas candidatas. Patrícia Vieira e Andrielle de Alderete, representantes das cidades de Sapiranga e Itaqui, foram escolhidas para voltar à passarela entre as finalistas por suas animadas torcidas. Parabéns a nossa candidata e a torcida que participou ativamente.

Agência dos Correios e Rodoviária são assaltadas em Sapiranga Uma agência dos correios de Sapiranga, foi assaltada por volta do meio-dia desta segunda feira (8). Dois homens armados invadiram o local, na Rua Vera Cruz, no Centro da cidade, e levaram uma quantia em dinheiro não revelada. Eles aprovei-

taram o horário de almoço, quando apenas uma funcionária se encontrava no local. Os dois fugiram em uma moto preta. Durante a madrugada, outro assalto foi efetuado. Às 3h17min, câmeras de vigilância flagraram o momento em que

dois homens arrombaram uma janela e invadiram a estação rodoviária. Após cortar os fios do alarme, a dupla arrombou o cofre. Uma quantia estimada em R$ 30 mil foi levada do estabelecimento. Ninguém foi preso nas duas ações.


02  Jornal TJ, quarta-feira 10 de março, 2010

RS terá 1º presídio construído só para mulheres

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), anunciou nesta segunda-feira, no Dia Internacional da Mulher, a decisão de construir uma penitenciária feminina que abrirá 600 novas vagas no município de Guaíba, região metropolitana de Porto Alegre. Esta será a primeira casa prisional construída para atender especificamente a mulheres, pois o prédio da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, na zona sul de Porto Alegre, não foi construído para este fim e teve que passar por adaptações. "Temos que dar dignidade também às mulheres que estão cumprindo pena", afirmou a governadora. A previsão de conclusão das obras é de oito meses, a contar da data de contratação da empresa responsável, ainda a ser definida. Serão investidos cerca de R$ 20 milhões no presídio que terá 10% das vagas destinadas a apenadas com filhos. A nova casa de detenção terá espaço para crianças de zero a 18 meses em berçários, além de uma creche que será erguida em um prédio anexo, para dar apoio às crianças de 18 meses a 7 anos até o período em que possam frequentar a rede de ensino.

Ultrassom 4D mostra detalhes dos traços e movimentos do bebê

A ultrassonografia 4D é a mais moderna que existe atualmente. Utilizando a mais avançada tecnologia em ultra-sonografia, o método 4D (quatro dimensões), nada mais é, que a imagem 3D em movimento. Você pode observar toda a movimentação fetal, desde que as condições para a obtenção da imagem 3D sejam favoráveis. Nesse tipo de exame, é capaz de observar caretas, sorrisos, bocejos e outros movimentos delicados e característicos do próprio bebê.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul divulgou neste domingo, 7, dados sobre a dengue este ano no Estado. Foram registrados um total de 1.444 notificações de casos de dengue até este domingo, 7. Os municípios de Ijuí e Santa Rosa continuam apresentando o maior número de registros, segundo a secretaria. Ijuí tem 1.259 casos notificados e Santa Rosa, 40.

VENDO

BARBADA!

Mesa redonda c/ 4 cadeiras, mesa de abrir com 4 bancos branca, 1 fogão 4 bocas, 1 centrífuga, rack mogno. Motivo mudança. Ligar 9893.7978

Partidos serão obrigados a preencher 30% das candidaturas às mulheres. As eleições gerais deste ano deverão ser marcadas pela maior participação das mulheres nos resultados. Isso porque o Brasil tem mais eleitoras do que eleitores, é provável que haja maior número de candidatas do que nas últimas eleições e a disputa ao cargo de presidente da República tende a ter entre os principais candidatos duas mulheres com grande visibilidade nacional.

TSE altera calendário eleitoral de 2010

As celas terão duas ou quatro detentas, com cerca de isolamento para mães com filhos. Haverá também salas de aula para ensinos fundamental e médio e pavilhões de trabalho, que serão utilizados a partir de contratos com empresas. O módulo de saúde dentro da peniO Tribunal Superior Eleitoral tenciária atenderá às apenadas, em especial as (TSE) alterou algumas normas gestantes. e datas no calendário das eleições de 2010. Estão proibidas inaugurações de obras públi-

RS registra 1,4 mil casos de dengue

Brasil terá a eleição mais feminina da história em 2010

cas por qualquer candidato a partir do dia 3 de julho. A norma anterior vedava somente a participação de candidatos aos cargos

majoritários. A propaganda eleitoral só será permitida no dia 6 de julho. Os candidatos também terão até 10 de julho para pedir o

registro de candidatura caso o partido não o tenha feito até o prazo legal. Lei 9.504/97 exigia que o postulante deveria se registrar em até 48 horas após o encerramento do prazo determinado às legendas. Com a mudança, este tempo passa a ser contado a partir da publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral. As novas regras ainda garantem aos eleitores a possibilidade de votar para presidente fora dos seus domicílios eleitorais. Isto desde que o cidadão esteja em uma capital do país e informe ao TSE, entre 15 de julho e 15 de agosto, onde estará no dia da eleição.

Brasil é líder em assassinato de homossexuais

Cerca de 200 homossexuais foram assassinados durante o ano de 2009 em todo o País, de acordo com relatório anual divulgado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) na semana passada. "O Brasil é o campeão mundial de crimes contra GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais): um assassinato a cada dois dias, aproximadamente 200 crimes por ano, seguido do México com 35 homicídios e dos Estados Unidos, com 25", diz o fundador do GGB, Luiz Mott. Nos dois primeiros meses 2010, já foram documentados 34 homicídios contra homossexuais.

De acordo com ele, os dados do levantamento são obtidos por meio de pesquisas em jornais e na mídia ao longo do ano, já que não existem estatísticas oficiais. “Estes números são apenas a ponta de um iceberg de sangue e ódio, pois não havendo estatísticas governamentais sobre crimes de ódio, nos baseamos em notícias de jornal e internet, uma amostra assumidamente subnotificada”, explica Mott. Segundo o levantamento, foram assassinados no Brasil no ano passado 198 homossexuais, nove a mais que

em 2008 (189 mortes) e um aumento de 61% em relação a 2007 (122). Dentre os mortos, há 117 gays (59%), 72 travestis (37%) e nove lésbicas (4%). Bahia e Paraná são os Estados mais homofóbicos, de acordo com o levantamento: 25 homicídios cada um, sendo que na Bahia os gays foram mais numerosos (21), enquanto no Paraná predominaram os travestis (15 mortes). Curitiba foi a metrópole brasileira onde mais homossexuais foram assassinados, 14 vítimas, seguida de Salvador, com 11 homicídios.

Pernambuco, que nos últimos anos liderava esta lista de assassinatos, registrou 14 mortes, 4º lugar, o mesmo número de São Paulo e Minas Gerais, embora São Paulo tenha população cinco vezes maior. Alagoas é proporcionalmente o Estado mais violento para a comunidade GLBT: 11 mortes para 3 milhões de habitantes - mais crimes do que o Rio de Janeiro (8 homicídios), cinco vezes mais populoso que o Estado nordestino. Faltam informações sobre Acre e Amapá. Três travestis brasileiras foram assassinadas na Itália. Fonte: yahoo.com.br


Jornal TJ Quarta-feira 10 de março, 2010 03

ESPAÇO DO LEITOR O Jornal TJ recebeu alguns e-mails pedindo para que a Secretaria da Saúde esclarecesse por que não estão disponibilizados para gestantes a ecografia geriátrica pelo SUS. O Jornal enviou um emai-l para a Secretaria na semana passada, mas ainda não recebemos retorno.

ADVOGADO

OAB 13.254

Revisão de contratos bancários, juros abusivos, cheque especial, empréstimos (carro-moto), casa própria, leasing.

Na próxima semana estaremos entrando em contato novamente com a Secretaria

3039.3702/3039.1720

onde buscaremos uma resposta para os nossos leitores.

SAPIRANGA

CINEMA O Centro de Cultura Lucio Fleck exibe nos dias 06, 07, 13 e 14 de março, às 20h, o filme: “A Princesa e o Sapo” ( Animação Dublado ).

Parceria garante atendimento odontológico no bairro Amaral Ribeiro

Data: 05/03/2010 a 15/03/2010 Local: Centro de Cultura Horário: 20h

Valor: 2 e 4 reais

TEATRO

A prefeitura de Sapiranga e a unidade do Sesc de Novo Hamburgo lançaram na manhã desta segunda-feira (8), o projeto que deve levar atendimento odontológico gratuito aos

moradores do bairro Amaral Ribeiro. A carreta OdontoSesc conta com quatro gabinetes odontológicos e ficará instalada no pátio da Escola Municipal Ayrton Senna até o dia 22 de

abril. O horário de atendimento será das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. Participaram do ato, o prefeito Nelson Spolaor, gerente de Saúde, Esporte e Lazer do Sesc/RS, Luiz

Tadeu Piva, gerente da unidade do Sesc de Novo Hamburgo, Roberto Valente Teixeira, presidente do Sindilojas de Novo Hamburgo, Gerson Müller, e secretários de governo.

Sessão homenageia o dia Internacional da mulher

No dia 19 de março sexta feira, às 20h 30min o centro de cultura estará apresentando o teatro: Nos Somos Mesmo Maravilhosas vão a Praia, do grupo de teatro de Dois Irmãos Curto Art. Com ingressos a R$ 10,00 antecipado e R$ 15,00 na hora.

ESPORTE Milton Santana

A COPA VERÃO DE FUTSAL

A Copa verão de futsal chegou na sua reta final nesta semana com os seguintes jogos: Dia 10/03/2010 SERIE B; 3º E 4º LUGAR AS 20 HORAS GALAX X UNIÃO OPERARIA SERIE ,A ,3º E 4º LUGAR AS 21 HORAS GALATICOS X MAZZANTIS BAR E AS FINAIS DOS DOIS GRUPOS OCORRE DIA 11/03/2010 OS BIBOYS X ARSENAL SERIE, B,AS 20 HORAS E AS 21 HORAS PALA SERIE A JOGAM AJAX X MECANICA BRASIL.

Na noite desta Segunda-Feira (08) foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao dia Internacional da Mulher, Sessão que foi proposta pelo vereador Egon Kirchheim (PT). Com um

plenário lotado as mulheres foram homenageadas com discursos, vídeos que retratam os 100 anos desta data e receberam rosas ao final da sessão. De acordo com o vereador Egon “as mu-

lheres precisam lutar sempre pela igualdade no trabalho, na sociedade e maior participação nos espaços públicos, elas estão de parabéns pela luta do dia-a-dia”

A entrada da final será 1 kilo de alimento,não perecível que será repassado para Assistente Social. A festa de encerramento será dia 12/03 na sede da Associação com churrasco, no valor de R$10,00 por pessoa. E começa neste final de semana, dia 14/03 a copa Sapiranga categoria quarentão e categoria livre.Participam 10 equipes da categoria quarentão e 14 da categoria livre. As partidas dos quarentões serão pela manhã, apartir da 09:30, e a categoria livre a tarde com 2 jogos por campo.


04  Jornal TJ, Quarta 10 de Março, 2010

Mais bactérias bucais, maior o risco de ataque cardíaco

Os pesquisadores estão cada vez mais perto de definir a relação entre os organismos que causam doença periodontal e o desenvolvimento de doença cardíaca. Diversos estudos sugeriram existir uma conexão entre as duas; entretanto, poucos testaram a teoria. Um estudo conduzido por pesquisadores na Universidade Estadual de Nova York, Buffalo (UB), mostrou recentemente que dois patógenos orais presentes na boca estavam associados com um risco aumentado

de ataque cardíaco, mas que o número total de germes – independentemente do tipo – era mais importante para a saúde cardíaca. "A mensagem aqui é que mesmo que alguns patógenos periodontais específicos tenham se mostrado associados com um risco aumentado de doença cardíaca coronariana, a carga total de bactérias patogênicas é mais importante do que o tipo das bactérias", diz o dr. Oelisoa M. Andriankaja, que conduziu o estudo no

departamento de Biologia Bucal da Faculdade de Odontologia da UB como pesquisador pós-doutorado. "Em outras palavras, o número total de "germes" é mais importante do que um único organismo", diz Dr. Andriankaja. O estudo envolveu 385 homens e mulheres com idades entre 35 e 69 anos que haviam sofrido ataque cardíaco, e 840 pessoas sem problemas cardíacos que serviram como controle. Amostras de placa bacteriana onde os germes aderem foram

IBGE: mulheres no trabalho estudaram mais, mas ganham menos

coletadas de 12 locais das gengivas de todos os participantes. Os pesquisadores analisaram as amostras tendo em vista seis tipos comuns de bactérias periodontais e o número total de bactérias. A análise mostrou que os pacientes abrigavam maior número de cada tipo de bactéria do que os controles. Entretanto, apenas duas espécies, conhecidas como Tannerella forsynthesis e Preventella intermedia, apresentavam associação estatisticamente significante com um risco

A

aumentado de ataque cardíaco, conforme mostraram os resultados. Um aumento no número de diferentes bactérias periodontais também aumentou as chances de ocorrência de um ataque cardíaco, ainda segundo estes resultados. Dr. Andriankaja enfatizou que estudos

prospectivos medindo as bactérias bucais nos participantes que não tiveram problemas cardíacos ao entrar no estudo, e novamente quando um ataque cardíaco ocorre num participante, são necessários para avaliar melhor essa possível associação. Fonte: terra.com.br

DICAS DE PORTUGUÊS

dúvida é: Vamos estar depositando ou depositaremos seu

pagamento hoje à tarde?

A resposta é: Depositaremos seu pagamento hoje à tarde. Devemos evitar o modismo de usar o gerúndio como ação futura. O gerúndio denota “continuidade de ação”: “Passamos dois dias analisando sua proposta”; “Estamos desenvolvendo um novo projeto para sua empresa”; “Passo horas lendo”. No caso de “vamos estar depositando”, chego a imaginar que o pagamento vai ser feito em moedinhas, pois passará toda a tarde “depositando”… O “gerundismo” é mais um vício que se propagou principalmente pelos profissionais que trabalham com teleatendimento. Lá é tudo na base do “Quem deseja?”; “Não se encontra”; “Com certeza”; “Vamos estar providenciando”; “Vou estar retornando”…

Os salários pagos às mulheres no Brasil continuam inferiores aos dos homens apesar de as trabalhadoras terem maior nível de escolaridade, segundo a dados da pesquisa "Mulher no Mercado de Trabalho: Perguntas e Respostas" divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segundafeira, Dia Internacional da Mulher. Enquanto 61,2% das trabalhadoras tinham 11 anos ou mais de estudo - equivalente ao ensino médio completo -, entre os homens este percentual era de

53,2% no ano de 2009. No entanto, segundo a pesquisa, as mulheres receberam em média R$ 1.097,93 mensais enquanto os homens tiveram vencimentos de R$ 1.518,31 no ano passado. No ano de 2009, a média anual de rendimentos das mulheres também ficou 27,7% abaixo do rendimento médio dos homens. Sem carteira assinada Cerca de 35,5% das brasileiras estavam inseridas no mercado de trabalho com carteira de trabalho assinada em 2009, número inferior aos 43,9% da po-

pulação masculina. Já as mulheres empregadas sem carteira correspondiam a 30,9% ante 40% dos homens. Ainda de acordo com o IBGE, o percentual de mulheres empregadoras era de 3,6%, pouco mais da metade dos 7% verificado entre os homens. As informações usadas no estudo são da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) 2009, realizada nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Fonte: terra.com.br

Você já reparou naquele “U” que sempre vemos nas propagandas de principais produtos de beleza, sáude, alimentação e limpesa? Pois bem, desvendamos para você... U = Unilever , uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a Unilever completou, em 2009, 80 anos de atuação no Brasil. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Cif, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe,Vasenol, Lux, Clear,

Close Up e Rexona, entre outras. Atualmente, a Unilever Brasil conta com 12 fábricas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco e cerca de 12 mil funcionários.

A dúvida é: Meu avô aposentou ou se aposentou muito cedo? A resposta é: Meu avô se aposentou muito cedo. O verbo aposentar-se é pronominal, é um verbo essencialmente reflexivo: a pessoa se aposenta. É o mesmo caso de arrepender-se, esforçar-se, dignar-se e tantos outros. Observe que eu não posso “arrepender alguém” ou “esforçar outra pessoa”. Eu só posso me arrepender ou me esforçar. No caso do verbo aposentar-se, existe a possibilidade de ser usado sem o pronome reflexivo. É quando você pratica a ação de “aposentar alguma coisa”: “Finalmente o craque aposentou as chuteiras”; “O grande poeta aposentou a caneta”. É um caso semelhante ao dos verbos casar e casar-se: “Ele se casou com a vizinha”; “O juiz casou os dois ontem mesmo”.


Jornal TJ Quarta-feira 10 de março, 2010 05

Quatro em cinco adultos veem Internet como direito fundamental

Inovação para sua casa

Já parou pra pensar que a aparência da sua casa reflete sua personalidade e o modo como as pessoas julgam você mais do que imagina? Está na hora de desbravar novas fronteiras , dar um up no visual da sua casa vai impressionar seus amigos, as futuras namoradas e vai melhorar sua qualidade de vida. 1. Decorar a reciclar: certamente influenciado pela crise económica mundial, reciclar e reutilizar todo e qualquer apontamento decorativo – desde mobiliário a têxteis – vai ser uma forte tendência em 2010, mas também porque viver uma vida mais verde e mais simples tornou-se num lifestyle cada vez mais apelativo. Em adição, tudo o que é antigo e vintage, recebido em herança ou encontrado numa feira de velharias, volta a ter o seu encanto. 2. Mistura de épocas: juntar peças antigas e contemporâneas será uma das grandes modas na decoração de interiores para o novo ano. Misturar peças de épocas distintas – caso do retro com o moderno, o tradicional com o romântico – vai criar uma decoração eclética e original. 3. Decoração verde: ainda dentro da mesma tendência, os produtos verdes continuam a ganhar em popularidade, quer seja mobília produzida com madeira sustentada, objetos de design criados a partir de material reciclado, iluminação LED, tecidos e tintas orgânicas. 4. Toque de glamour: mesmo com a atual conjuntura económica, uma decoração simples pode e deve ser abrilhantada com algumas peças à altura, nomeadamente vidro e cristal, sem esquecer apontamentos de prateado, dourado e outros metálicos para um toque de sofisticação. 5. Exclusividade: cada vez mais se procuram peças decorativas que não

só são originais, como exclusivas e, se forem feitas à mão, ainda melhor. Esta tendência veio mesmo para ficar, acrescentando-se ainda a vertente “faça você mesmo” para aqueles que gostarem de construir as suas próprias decorações… assim, mais ninguém tem de certeza! 6. Papel de parede: o papel de parede dificilmente sai de moda, quer seja num modelo ousado a destacar uma única parede ou a forrar uma di-

tais, étnicos, aborígene e tribais africanos, mas incluem ainda bordados, patchwork, motivos florais e botânicos, padrões animais, de aves e até inspiração retro. 8. Mobiliário modular: uma das fortes tendências de 2010, é perfeito para espaços pequenos e/ou para ir acrescentando conforme necessita ou pode. Multifacetada e contemporânea, vão existir soluções modulares para todos os cantos da casa.

Quatro em cada cinco adultos acreditam que o acesso à Internet é um direito fundamental --com tal pensamento sendo particularmente forte na Coreia do Sul e China-- e metade deles acredita que não deveria haver regulação, segundo mostrou uma pesquisa global. Um estudo com 27 mil adultos em 26 países para a BBC World Service mostrou que 78 por cento dos usuários de Internet acreditam que a web lhes deu mais liberdade, enquanto nove entre dez disseram que a rede é um bom lugar para se aprender. Entrevistados nos Estados Unidos se mostravam acima da média na crença de que a Internet é uma fonte de maior liberdade e também são mais confiantes do que a maioria para expressar suas opiniões online. Contudo, outros sentiram receios sobre passar o tempo online, com 65 por cento dos entrevistados no Japão afirmando que não se sentiam confortáveis em expressar suas opiniões na rede de forma segura, um sentimento que também era percebido na Coreia do Sul, França, Alemanha e China. Dos 27 mil entrevistados, mais da metade concorda que a Internet "não deveria ser regulada nunca por qualquer instância de governos em qualquer lugar". "Apesar dos temores sobre privacidade e fraude, as pessoas veem o acesso à Internet como seu direito fundamental", disse Doug Miller, presidente do conselho da GlobeScan, que conduziu a pesquisa. "Eles acreditam que a rede é uma força para o bem, e a maioria não quer uma regulação por parte dos governos". Aproximadamente 70 por cento dos entrevistados no Japão, México e Rússia disseram que não podem viver sem Internet.

visão inteira, mas num modelo mais 09 cor: as cores dominantes que Cerca de 50 por cento dos usuários de Internet disdiscreto. Para 2010 espere ver cores vão decorar o novo ano incluem cin- seram valorizar mais a capacidade de encontrar inforvibrantes (roxo, framboesa, verde-rel- za, branco, amarelo ácido, verde rel- mação, enquanto cerca de 30 por cento valorizam a va, castanho-acinzentado…), moti- va, vários tons de azul (aquático, tur- capacidade de interagir e comunicar com outros e 12 vos florais e de inspiração retro, assim quesa, petróleo), vermelho saturado, por cento veem a rede como forma de entretenimencomo papel de parede com textura. tangerina, violeta, lilás, rosa suave, to. 7. Mix cultural: para além de de- tons terra e de inspiração étnica. senhos geométricos ousados (listas, círculos, mosaicos), os padrões para os W+W da Roca: 2-em-1 para o WC têxteis de casa com maior destaque A mais recente novidade em louça sanitária chama-se W+W e foi desenvolvido pelo Laboratório de Inovação da vêm de todos os Roca, mais precisamente pelas mãos de Gabriel e Oscar Buratti. Significando “washbasin” e “ watercloset”, o W+W cantos do mundo reúne, numa só peça em forma de L, o lavatório e a – símbolos nativo- sanita – perfeito para espaços pequenos, sem abdicar americanos, orien- de um bom design. Medindo 77 centímetros de largura, 84 de altura e com uma profundidade de 50 centímetros, não é apenas o seu design contemporâneo e formato compacto que está a render ao W+W os maiores elogios, aplausos e prémios… mas também o seu funcionamento ecológico. O seu sistema “Reusing Water” aproveita a água do lavatório para encher o tanque de descarga da sanita, dispondo ainda de um sistema automático de limpeza.Criatividade e sustentabilidade para um WC/banheiro mais amigo do ambiente…


06  Jornal TJ, quarta-feira 10 de março, 2010

Confira despesas médicas que podem ser deduzidas do IR As despesas médicas seguraram 120 mil declarações na malha fina em 2009 e estão entre as principais dúvidas dos contribuintes, nas perguntas que chegam ao DiárioNet. A questão mais recorrente é sobre medicamentos, especialmente aqueles de uso contínuo. De acordo com a Receita Federal, medicamentos comprados em farmácias e drogarias não são dedutíveis do imposto de renda, mesmo que acompanhados de receita médica e de nota fiscal do estabelecimento. Confira aqui o que pode e o que não pode ser deduzido do imposto de renda. É importante lembrar que despesas médicas e hospitalares dedutíveis restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou de seus dependentes relacionados na declaração de ajuste anual, incluindo-se os alimentandos, em razão de decisão judicial ou acordo homologado judicialmente, ou por escritura pública. São despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. As despesas de instrução de deficiente físico ou mental, desde que a deficiência seja atestada em laudo médico e o pagamento efetuado a entidades destinadas a esse fim, também pode ser deduzidas. Os valores devem ser informados na relação de pagamentos e doações efetuados e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no CPF ou CNPJ de quem recebeu. Cheque nominativo também serve como prova. As despesas médicas ou de hospitalização realizadas no exterior também são dedutíveis, desde que comprovadas com documentação idônea. Não são dedutíveis as despesas referentes a acompanhante. Gasto com internação em estabelecimento geriátrico é dedutível

somente se o estabelecimento se enquadrar nas normas hospitalares e tiver a licença de funcionamento aprovada. Não são admitidas deduções de despesas médicas ou de hospitalização que estejam cobertas por apólices de seguro ou quando ressarcidas. Cirurgia plástica - São dedutíveis as despesas médicas comprovadas independentemente da especialidade, inclusive as relativas a cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente. As despesas com prótese de silicone não são dedutíveis, exceto quando o valor dela integrar a conta emitida pelo estabelecimento hospitalar relativamente a uma despesa médica dedutível. Exame de DNA para investigação de paternidade não é considerado despesa médica para fins tributários. Internação hospitalar em residência só pode ser deduzida se a despesa integrar fatura emitida por estabelecimento hospitalar. Prótese - No caso de despesas com aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias, exige-se a comprovação com receituário médico ou odontológico e nota fiscal em nome do beneficiário. Consideram-se aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas pernas e braços mecânicos, cadeiras de rodas, andadores ortopédicos, palmilhas e calçados ortopédicos, e qualquer outro aparelho ortopédico destinado à correção de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações. Marcapasso também é dedutível, desde que o seu valor esteja incluído na conta hospitalar ou médica. Dentistas – Além das despesas normais de dentista, podem ser deduzidos gastos com parafusos e placas nas odontológicas que integrem a nota ou recibo emitido pelo profissional. Aparelhos que substituem dentes, tais como dentaduras, coroas, pontes, também podem ser abatidos do IR, bem como a colocação de aparelho ortodôntico. Colocação de lente intra-ocular em cirurgia de catarata também é despesa médica. O valor referente à lente

deve integrar a conta emitida pelo profissional ou hospital. Gasto com assistente social, massagista e enfermeiro deve estar ligado a internação do contribuinte ou de seus dependentes e integrar a fatura emitida pelo estabelecimento hospitalar. Reembolso - Empregados que tenham despesas médicas pagas pelos empregadores e desconto parcelado no salário podem deduzir os valores descontados, desde que devidamente discriminados no documento da fonte pagadora. Em caso de reembolso parcial, o valor a ser lançado como despesa médica é a diferença entre o valor gasto e o reembolsado. Na relação de pagamentos e doações efetuados da declaração deve sempre ser informado o valor total da despesa paga. Parto - As despesas médico-hospitalares próprias de um dos cônjuges ou companheiro não podem ser deduzidas pelo outro quando este apresenta declaração em separado. Contudo, como se trata de despesas necessárias ao parto de filho comum, as importâncias despendidas podem ser deduzidas por qualquer dos dois. O contribuinte titular de plano de saúde não pode deduzir os valores referentes ao cônjuge e aos filhos quando estes declaram em separado, pois somente são dedutíveis na declaração os valores pagos a planos de saúde de pessoas físicas consideradas dependentes perante a legislação tributária e incluídas na declaração do responsável em que forem consideradas dependentes. A pessoa física que constou como dependente em plano de saúde de outra poderá deduzir as despesas com este plano somente se ficar comprovado o seu ônus financeiro, mediante documentação hábil e idônea (por exemplo: contrato de prestações de serviços do plano de saúde ou declaração do plano, além da comprovação da transferência de recursos ao titular do plano). Fonte: terra.com.br

Voluntariado coloca o Brasil em destaque na educação digital

Soeli de Oliveira Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócio nas Áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento. E-mail: soeli@sinos.net

Para Vender, a Receita é Encantar os Clientes Ao freqüentar algumas churrascarias me chama a atenção o esforço de alguns donos para garantir que todos os clientes foram atendidos a contento. Alguns deles percorrem as mesas perguntando aos clientes se tudo está bem, se gostaram da comida. Por que os clientes dos que vendem alimentos, roupas ou sapatos não podem receber este tipo de atenção? Além disso, os profissionais devem ter o máximo de conhecimento sobre o setor em que atuam, pois não basta só querer atender bem. Quem trabalha com vestuário, por exemplo, deve conhecer tendências para poder sugerir novidades, facilidades e soluções. Muitas vezes o cliente fica indeciso, precisando de ajuda para tomar uma decisão. Quem trabalha com material de construção tem de entender de todos os produtos que fazem parte do segmento. Na loja de informática é extremamente necessário que o sujeito que ali trabalha dê soluções ao cliente. Ninguém compra apenas uma máquina cheia de botões, as pessoas buscam soluções. Portanto, o lojista e os funcionários precisam ter conhecimento de como funcionam as máquinas. Numa joalheria, quem mostra uma jóia precisa transmitir a confiabilidade de que o objeto vale o preço cobrado, já que, em geral, trata-se de objetos pequenos com custo elevado. Preencher vaga é uma coisa, achar soluções é outra bem diferente. É comum alguns estabelecimentos colocarem nas portas ou nas vitrines placas com oferta de emprego e, às vezes, contratarem o primeiro candidato que aparece. Aparentemente o problema da falta de funcionário está resolvido, mas isso pode gerar um problema ainda maior. Se não forem selecionadas pessoas com o perfil adequado para as funções a serem desempenhadas, com certeza a aparente solução terá criado um novo problema. Porém, para se manter a qualidade do atendimento que deu o impulso inicial para o crescimento do negócio, uma boa seleção por si só não basta, é preciso um bom gerenciamento dos recursos humanos. A empresa não pode esperar que os funcionários sejam comprometidos em troca apenas de salários. É preciso que a empresa seja também um bom lugar para se trabalhar e crescer profissionalmente.

A gaúcha Marta Voelcker, de 41 anos, estava buscando um emprego de meio período para conciliar as vidas de mãe e profissional quando começou a desenvolver trabalho voluntário. Esse foi o início da história da Fundação Pensamento Digital, integrante da incubadora de empresas Raiar, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. A fundação promove projetos educaQuerer que os colaboradores encantem os cionais por meio do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). clientes sem dar-lhes o devido exemplo, atenlém da informatização de comunidades menos favorecidas com a recuperação de computadores que são doados posteriordendo-os igualmente em suas necessidades é mente, seu trabalho implica principalmente a criação de uma nova realidade educacional, que integre a tecnologia de fato com utopia. E não estou me referindo aqui apenas às todo seu potencial. “Conseguimos criar uma ponte entre teoria e prática. O ambiente da escola não permite grandes mudanças e, em geral, o aluno necessidades básicas, preconizadas por Maslov, é colocado para repetir práticas velhas”, disse Marta, que é administradora de empresas com ênfase em análise de sistemas e tem mas principalmente as de “natureza espiritual”, mestrado em psicologia social e doutorado em informática na educação. tais como o reconhecimento, respeito e consi“Assim cada um pode ir no seu ritmo, se aprofundar na matéria que mais lhe interessar”, afirmou Marta. Parte dessa convicção deração que merecem por ser juntamente com está sendo colocada em prática num centro social criado em parceria com governo do Rio Grande do Sul, em que o aluno escolhe os clientes o maior ativo da empresa. em que atividades, assuntos e temas se aprofundar depois da escola convencional. Voltado para jovens de 12 a 17 anos, as atividades se dividem entre lúdicas e profissionalizantes, dependendo da idade. Entre os projetos do qual participou a fundação está o polêmico “Um Computador por Aluno”, de origem do Massachussetts Institute of Technology (MIT), anunciado pelo governo Lula, mas arquivado devido ao valor. Inicialmente o objetivo era de chegar ao valor de US$ 100 TL PAIM PUBLICIDADE por computador, mas as empresas envolvidas não consegui(51)3559-9076 FUNDAÇÃO: 17/05/2008 DIRETOR COMERCIAL: ram atingir a meta.Mesmo assim o assunto rendeu discussões contato@grupotj.com.br TIAGO PAIM e fez com que uma comitiva do Banco Interamericano de DeCNPJ: 09.518.455/0001-78 As colunas enviadas não significam necessariaCHEFE DE EDIÇÃO: senvolvimento (BID) viesse ao Brasil conhecer a experiência mente a opinião do Jornal AV. JOÃO CORREA, 1719 TAÍS COSTA brasileira em duas escolas de ensino fundamental, nas cidaCENTRO - SAPIRANGA des de São Paulo e Porto Alegre.. JORNALTJ.COM


Jornal TJ Quarta-feira 10 de março, 2010 07

RECEITA

HORÓSCOPO ARIES - Clima astral incita a revisões e finalizações no cam-

Pudim ou sorvete preguiça

po profissional. Feche planejamentos. Vênus entra em seu signo hoje, então os amores tendem a ficar mais tórridos e igualmente voláteis. Mas hoje tudo vai bem. TOURO -Seu planeta regente entra agora em Áries, signo apressadinho e mandão, e as vibrações de Vênus se tornam confusas. Você não sabe mais qual é o alvo certo de seus amores. GÊMEOS- Aqueles que andavam falando pelas suas costas parece que perderam o medo e agora estão mais ativos e cativos de seus próprios apegos. E assim é que Vênus em Áries, a partir de hoje, trai e atrai os que se dizem amigos, mas que nunca o foram. Aprume sua mira e improvise. CÂNCER - Assuntos privados precisam, a partir de hoje, serem mantidos a sete chaves, para que não abalem sua reputação no trabalho. Pessoas próximas, ou conhecidas da família, deveriam manter distancia reverente de você, para não lhe trazer problemas. Insista nisso nestes dias. LEÃO - Aquele sonho de estabilidade, de uma vida de mais conforto e prazeres, bonanças e facilidades depende mais de você sair do conhecido e se aventurar em outros campos, com outras pessoas, equipes e até viajar, para convencer e persuadir. O canto pode relaxar e alegrar. VIRGEM - Vênus em Áries anuncia semanas de movimento financeiro, talvez a hora de somar seu dinheiro com de outras pessoas, com vistas a algo maior. Iniciativa pioneira tem sucesso nesta semana, por causa disso. LIBRA - A partir de agora começa uma das fases de menos liberdade do ano, pois você estará nas mãos de seus competidores, rivais e até dos parceiros.. E, por mais boas intenções eles tenham, sempre será a lei deles se sobrepondo ao seu ritmo. Tente fluir, mas respeite-se também. ESCORPIÃO - Tem início hoje um periodozinho meio besta em que você terá de engolir umas palavras ditas sem pensar. Vai ter que aceitar a critica de um oponente, e no fim o certo é mesmo abaixar a cabeça e engolir a humilhação. SAGITÁRIO - Mercados nervosos nesta tarde espelham astral pra lá de complicado - atenção com seu dinheiro, sagitariano! Além disso, Vênus entra no turbulento Áries, signo mandão e irmão do seu. CAPRICÓRNIO - Clima astral muda com Lua e Vênus entrando em signos diferentes. O emocional se encolhe, enquanto a sensualidade se desdobra, quer mais, quer agora. Trabalho em casa é possibilidade nas próximas semanas. AQUÁRIO - Pontes para amizades estimulantes, baseadas na semelhança de visão de mundo e na comunicação fluida e fácil - presença de Vênus em Áries, que ajuda você a falar bonito, a convencer com sua paixão por ideias inovadoras. PEIXES - Vênus entra em Áries e anuncia soluções desejáveis ao campo financeiro. Some iniciativa e foco administrativo a seu espírito de independência e conseguirá abrir portas importantes. Mas tome uma decisão. Não abrirá mão de seu tempo e liberdade por nada. Pense bem. ( UOL HORÓSCOPO)

Ingredientes: # lata de leite condensado # 1 lata de creme de leite # 1 lata de leite comum # 1 pacote de maria mole em pó # 1 vidro e leite de coco # Calda: # 5 colheres (sopa) de chocolate em pó ou nescau # 3 colheres (sopa) de água # Opcional: uva passa, nozes, frutas cristalizadas, chocolate picado etc.

* Modo de Preparo 1. Misturar os ingredientes da calda 2. Colocar em uma forma de pudim e levar para congelador até endurecer 3. Se preferir pode fazer calda caramelada 4. Dissolver o pacote de maria-mole com leite morno 5. Despejar todos os ingredientes no liquidificador e bater 6. Colocar na forma com calda e levar ao congelador por 10 minutos se quiser pudim, e por 2 horas se quiser sorvete

Por que alguém com dificuldades de aprendizado é chamado de burro?

É muito provável que a fama do burro venha de seu hábito de empacar. Se alguma coisa o assusta, ele simplesmente pára, demonstrando teimosia e um temperamento cismado, arredio. Apesar desta característica, o psicólogo Jayro Motta, especialista em treinamento de animais para cinema e publicidade, garante que o burro tem capacidade de aprender. “Embora não seja tão inteligente quanto o cavalo, ele também é capaz. Já treinei burros para diversos comerciais: uns tinham que balançar a cabeça em sinal de negação, outros deveriam andar em determinada direção, empacar, manter-se parados, e todos se saíram muito bem.”, explica o especialista.

PARA COLORIR

PIADAS Numa cidade do interior de São Paulo, dois padres costumavam cruzar-se de bicicleta na estrada todos os domingos, quando iam rezar a missa nas suas respectivas paróquias. Mas certo dia, um deles estava apeado. Surpreso, o outro padre parou e perguntou: - Onde está a sua bicicleta, Padre Josias? - Foi roubada! - responde o outro padre - creio que no pátio da igreja. - Mas que absurdo! - exclamou o ainda ciclista - eu tenho uma ideia para saber quem foi: Na hora do sermão, cite os 10 mandamentos. Quando chegar no «Não roubarás» faça uma pausa e percorra os fiéis com o olhar. O culpado com certeza que se vai denunciar! No domingo seguinte, os padres cruzam-se de bicicleta. O padre que deu a ideia diz: - Parece que o sermão deu certo, não é, Padre Josias? - Mais ou menos - responde ele - na verdade, quando cheguei ao «Não desejarás a mulher do próximo» acabei por me lembrar onde é que tinha deixado a bicicleta! _________________________________________ A moça de família, bem de vida, se preparou toda para ir ao ensaio da Gaviões da Fiel. Chegando lá, um dos mano suarento e banguela pede pra dançar com ela e, para não arrumar confusão, ela aceita. Mas o mano suava tanto que ela já não estava suportando mais! A moça foi se afastando, e disse: - Você sua, hein! Ele a puxou, lascou um beijo e respondeu: - Tamém vô sê seu! Princesa!

Frases de impacto O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre. Quem quer vencer um obstáculo deve armarse da força do leão e da prudência da serpente. A única forma de vencer uma discussão é evitá-la.

NOVELAS

Resumo para quinta-feira 11/03

VIVER A VIDA - Rafaela pede para Garcia adotá-la e diz que nunca vai abandoná-lo. Malu confessa para sua assistente que se diverte com as investidas de Gustavo. Gustavo pergunta Malu por que ela mandou as flores para Betina e ela o coloca para fora. Ingrid reclama dos filhos com Leandro. Marcos entra na suíte quando Helena está saindo do banho e eles se encaram. Jorge leva Myrna para jantar em sua casa. Ingrid mal consegue disfarçar seu incômodo com a presença de Myrna. Marcos discute com Helena por ela querer voltar a trabalhar e Luciana escuta. Ingrid inventa uma desculpa e sai da mesa, deixando Myrna constrangida. TEMPOS MODERNOS - Albano reage mal à notícia de que Niemann será conselheiro de Goretti. Hélia se preocupa ao ver Niemann e Leal tão próximos. Deodora entra no escritório vestida de faxineira e Goretti a reconhece. Lavínnia descobre a farsa de Lindomar e fica revoltada com o enfermeiro. Ramón beija Bárbara para provocar ciúmes em Ditta e é flagrado por Jannis. Tertuliana pede para Faustaço investigar o que está acontecendo entre Nelinha e Zeca. Nelinha diz a Portinho que vai tentar uma bolsa de estudos fora do Brasil para se afastar de Zeca. Goretti decide devolver o posto de comandante da segurança do Titã à Deodora. Leal agradece Niemann por assessorar Goretti. Tamara manda Lindomar e Valvênio saírem da vida de Lavínnia. CAMA DE GATO - Miguel e Domenico se encontram e fingem que não se conhecem para Regina e Francisco. Miguel fica contrariado ao perceber o carinho que seus netos têm por Domenico. Almeida e dois policiais perseguem Jair pelas ruas da cidade. Juvenal tenta convencer Cleusa a depor contra Verônica. Almeida e outro policial perseguem Jair por uma construção e conseguem pegá-lo. Na delegacia, ele fica calado. Taís e Genoveva fazem os chás e levam para Bené e Sólon, respectivamente. Rose e Gustavo chegam em casa e as crianças mostram os presentes que ganharam de Domenico.


TJ

o imparcial

www.jornaltj.com

Vacinação contra nova gripe começou nesta segunda em todo o Brasil

Começou nesta segundafeira (8) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1). Até o dia 19 de março, profissionais da saúde e povos indígenas que vivem em aldeias serão imunizados contra a nova gripe. O Ministério da saúde estima

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A (H1N1)

Por apenas

R$10,00 mensais você recebe em sua casa ou comércio toda Quarta e Sábado

ASSINATURAS: 3559.9076 3559.4358 Torpedo 9893.7978 e-mail: contato@grupotj.com.br

ão ç a o m r reç o nf r p i r no o elh me m A pelo

8 a 19 de março Profissionais da Saúde M é d i c o s, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. 8 a 19 de março Povos indígenas População que vive em aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde). 22 de março a 2 de abril Gestantes Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio. 22 de março a 2 de abril P e s s o a s com problemas crônicos com até 60 anos de idade. Serão vacinadas as pessoas com os seguintes problemas: • Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos); • Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar); • Asmáticos (formas graves); • Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; • Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular); • Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em

que, nesta primeira fase, 1,9 milhão de trabalhadores de serviços de saúde e 566 mil índios sejam vacinados. A vacinação será gratuita e dividida em cinco etapas, conforme o públicoalvo (veja tabela abaixo). O calendário é o mesmo em todo o Brasil, e os locais e horários de vacinação serão defini-

dos pelas secretarias de saúde de cada estado. Para ser vacinado é necessário pertencer a algum grupo indicado pelo ministério. É preciso levar ao posto de vacinação o RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.

tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico); • Diabetes mellitus; • Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral); • Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise); Doença hematológica (hemoglobinopatias); • Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki); • Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca; • Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

A (H1N1) caso tenham algum destes problemas: • Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);• Asmáticos (formas graves);• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);• Diabetes mellitus;• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);• Doença hematológica (hemoglobinopatias);• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

22 de março a 2 de abril C r i a n ç a s entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses). Elas devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose. 5 a 23 de abril População de 20 a 29 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária. 24 de abril a 7 de maio I d o s o s com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade). O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum. Quando eles forem tomar a vacina, receberão também imunização contra o vírus influenza

Companhias de cruzeiro marítimo recrutam 1.200 brasileiros até sexta (12)

A empresa Staff Work realiza processo seletivo para recrutar 700 profissionais brasileiros que irão trabalhar a bordo de navios de cruzeiro da companhia britanica Cunard Cruise Line e da americana Princess Cruises durante seis meses. Os interessados devem se cadastrar no site www. staffwork.com.br até o dia 12 de março. Para participar da seleção, é necessário ter idade entre 21 e 35 anos, inglês avançado ou fluente e possuir alguma experiência na área em que deseja trabalhar. Os selecionados terão a oportunidade de conhecer países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália, entre outros. Existem vagas nos setores de restaurante, bar, cozinha, recepção, vendas e fotografia. Os tripulantes cumprirão jornadas de até 13 horas diárias, sete dias por semana. A remuneração oferecida varia de U$ 600 a U$ 2.500. Mais oportunidades Em outra seleção, a agência de recrutamento Infinity Brazil oferece 500 vagas nas funções de garçom, assistente de garçom, camareiro, vendedor, massagista, cabeleireiro, entre outras. O valor da remuneração oferecida é de US$ 550 a US$ 1.200. Em algumas funções ainda é possível aumentar o valor dos ganhos através do recebimento de gorjetas.

10 a 21 de maio População de 30 a 39 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.


Edição 110 Jornal de Sapiranga TJ