Issuu on Google+

JORNAL TJ

BISSEMANAL

Quarta-feira, 03 de Março de 2010

Edição 108

Grande festa no Parque do Imigrante marca aniversário de Sapiranga - 55 anos

o imparcial

Entenda por que os idosos sofrem demais com o calor PAGINA-04

Novos tênis prometem deixar o bumbum durinho PAGINA-05 O dia 28 de fevereiro é data de festa para o município de Sapiranga. Neste ano de 2010 a cidade comemorou 55 anos de emancipação e a comunidade pode festejar com muitas atrações no Parque do Imigrante. A distribuição do tradicional bolo de 55 metros de comprimento e brinquedos infláveis à disposição da criançada abriu as festividades num domingo ensolarado.

Aproximadamente 20 mil pessoas cantaram e dançaram nas atrações que abrilhantaram a festa. No Palco Principal, às 14 horas tocou a banda típica Imigrante, em seguida tocou a Banda Top 10, depois Banda Passarela e por fim, às 21h, foi a vez do Grupo Rodeio animar a platéia.

bom e velho rock’n’rol o palco Arena de Shows abriu no início da noite com a banda sapiranguense Ecosofia. Em seguida, foi a vez da Folha Seca e para finalizar a noite de lua cheia e shows ao ar livre, Sapiranga recebeu os músicos do Papas da Língua que fez um brilhante show botando a gaPapas da Língua toca em noite de lera para dançar. lua cheia - Para a galera que curte o

Venda por medicamento fracionado não sai do papel PAGINA-06

O Jornal TJ entrou em contato com o DAER para saber informações sobre a limpeza da ERS239, pois recebemos denúncias de pessoas que teriam caído naquelas proximidades. O povo quer saber de quem é a responsabilidade. O DAER nos enviou a seguinte nota:

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) informa que os serviços de roçada e pintura de meio-fio estão sendo realizados na ERS-240 e na ERS-122. A empresa segue um cronograma de trabalho, tão logo os serviços sejam concluídos terão sequência na ERS-239, dependendo de condições climáticas favoráveis. A previsão é que os trabalhos iniciem até a metade do mês, incluindo a capina das alças do viaduto em Estância Velha. Assessoria de Comunicação Social/DAER


02  Jornal TJ, quarta-feira 03 de março, 2010

De olho na rua

Campanha Cidade Limpa gera dúvidas e indignação LEMBRANDO

A Prefeitura está intensificando a limpesa urbana, pois queremos uma cidade limpa. Além disso, em função das inundações ocorridas devido ao entuimento de esgoto com pedaços de madeira, plásticos e restos de contrução, em JANEIRO de 2010 a Secretaria de Obras recolherá entulhos em toda a cidade. Em FEVEREIRO, se algum cidadão ainda colocar entulhos, ou limpar o seu pátio, depositando o lixo no passeiom público, será advertido e a partir de 1º de MARÇO será, inclusive multado. Chegamos

em

março e...opa! Parace que o Projeto Sapiranga Limpa enfrenta dificuldades, já que iniciou o mês ( março) e a cidade encontra-se ainda com bastante “ sujeira”. É claro que a responsabilidade não é somente da administração, secretarias responsáveis, mas também da população que deve se concientizar de que a união nesta caso é que faz a diferença, não adianta um limpar e o outro sujar, este é o fator determinante. Mas o que está gerando polemica quanto ao tal projeto, é , porque as pessoas tem que pagar para tirar seus entulhos, enquanto alguns serão multados outros continuaram depositando lixo e nada será feito, já que pagamos impostos , e , entre eles a coleta de lixo . Precisamos de um projeto com apoio popular, como mutirões, onde por exemplo, tem cidades que premiam o bairro mais limpo da cidade, incentivar mais a relação administração x população.

RESPONSABILIDADE DO CIDADÃO Dar a destinação final correta ao entulho domiciliar.

RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA Capinar as vias públicas, varrer, recolher as sobras da capina e pintar os meios-fios

PODAS EM VIA PÚBLICA As arvores localizadas nas vias públicas serão podadas pela Prefeitura, quando necessário, em caso de risco de queda e sob orientação da Diretoria de Meio Ambiente; ou serão podadas pela AES Sul em caso de prejudicar a rede elétrica.

PODAS EM PROPRIEDADE PARTICULAR Se o proprietário podar, cortar ou sacrificar árvores localizadas em seu terreno, será de sua responsabilidade a destinação final destes galhos.

Posse do Diretório do PT de Nova Hartz ESPORTE Milton Santana Hoje vou falar da nossa seleção brasileira ,não sei porque que o nosso treinador insiste num jogador como Robinho de titular, pois todos os brasileiros sabem que Nilmar já provou que é melhor em campo, fomos iludidos quando pensamos que o Dunga mudaria a mentalidade da seleção, pois continua como os demais que formam seu grupinho e não abrem mão de sertos figurinhas que mesmo não jogando nada continuam na equipe e fazem esses amistosos caça niqueis que quem lucra é só a CBF; ai contam o resultado como grandes vitórias pensando que o povo brasileiro é burro é não conhece futebol , até o Ronaldinho vem jogando muito bem no seu clube na Italia e poderia ter uma nova chance, mas o Dunga está levando o caso para o lado pessoal, pois tem uma magoa com o atleta, por isto não o convoca. Esperamos que isto não prejudique o time na copa do mundo, pois esta seleção está deixando a desejar na verdade. Tivemos também o desafio Ferrabraz neste fim de semana em comemoração ao aniversário do município com uma boa participação de público e a copa verão de futsal, já esta na sua fase quartas de finais com bons resultados Moleque atrevido 2 x 3 Galaticos Galax 7 x 4 São Mateus Danubio 1 x 2 Mec. Barbosa E segue nesta terça e quarta mais duas rodadas para as semi finais, esperamos um bom público presente . Boa semana a todos e até sabado. LEIA , ASSINE E ANUNCIE NO JORNAL TJ! O JORNAL DE MAIOR CIRCULAÇÃO DA CIDADE DE SAPIRANGA. LIGUE 3559.9076 / 3559.4358

Ocorreu neste domingo (28) em Nova Hartz um grande almoço onde foi empossado o Novo Diretório do PT Municipal, tendo com Presidente para o pleito a Sra. Rosa Leães. A festividade contou com o Coordenador da Micro Regional do PT, Egon Kirchheim, Presidente do PT Estadual, Raul Pont, Prefeito de Nova Hartz, Antonio Rosa, militantes e diversas lideranças da Assembléia Legislativa e região.

PAINEL POLÍTICO

Advogado NELMAR SOUTO PINHEIRO

A EXPRESSÃO FARRAPOS A palavra farroupilha foi usada pela primeira vez em 1700, no Rio de Janeiro, conforme atas da Câmara Municipal da cidade de Estácio de Sá. No início de janeiro daquele ano, um grupo de agricultores e criadores se revoltou contra determinações da Câmara. Os revoltosos, derrotados com facilidade, eram gente do povo, usavam roupas humildes. Foram chamados de farroupilhas. Nos antigos dicionários portugueses, farroupa é “o mesmo que farrapo, trapo, pano velho, gasto, esfarrapado, mal trajado”. Empregada pelos inimigos dos rebeldes, a palavra nunca foi usada oficialmente pelos revolucionários. Em 1839, depois de Giuseppe Garibaldi invadir Santa Catarina e proclamar a República Catarinense – uma efêmera extensão da República Rio-Grandense –, o republicano Manoel Pereira da Silva passou a se chamar Manoel Pereira da Silva Farrapo Esse novo sobrenome foi adotado por todos os descendentes de Manoel e se perpetuou. Segundo o historiador Walter Spalding, “é de farroupa que se originou a palavra farroupilha, que os revolucionários do Rio Grande do Sul, em 1835, aceitaram e engrandeceram, fazendo dela legítimo padrão de glórias”. Seja qual for a raiz, as palavras para designar os rebeldes rio-grandenses eram um prato cheio para os inimigos. Quando queriam ridicularizar os revoltosos, os conservadores abusavam da ironia: era tudo coisa de esfarrapados. Mas todos sabiam que os líderes farroupilhas eram ricos, estancieiros e militares que andavam bem vestidos. Isso também provocava acusações dos opositores: os liberais adotavam o apelido de farrapo para enganar os pobres, fingindo que lutavam por eles. Assim, em todo o Brasil, os liberais exaltados eram denominados farroupilhas ou farrapos. Em 1831, circulavam no Rio os jornais Jurujuba dos Farrapos e Matraca dos Farrapos. Para o presidente da Província, Antônio Rodrigues Fernandes Braga, os farrapos passaram a ser uma ralé ambiciosa, que aproveitava qualquer fato para perturbar a paz. O jornal O Recompilador Liberal respondeu: os farroupilhas não eram uma meia dúzia de anarquistas e assassinos mas “ricos fazendeiros, abastecidos proprietários, pacíficos lavradores e homens independentes”.


Jornal TJ Quarta-feira 03 de março, 2010 03

VENDO

ESPAÇO DO LEITOR É inconcebível que a Prefeitura Municipal de nossa cidade mandar imprimir uma revista de alto padrão em torno de 48 páginas totalmente colorida em uma tiragem de 20 mil exemplares que tranquilamente avulta em torno de R$10 mil reais, e ainda mais levando em consideração que dito trabalho foi realizado em gráfica de outro município, desprezando totalmente as nossas empresas deste ramo. Do que adianta fazer campanha “COMPRE LOCAL “, se o próprio executivo compra fora?. Como também por qual razão desta alta promoção , pois quem faz a propaganda é o próprio eleitor. Como somos sabedores esse gasto poderia ser utilizado em alguma infra estrutura faltante na cidade, onde diga-se de passagem, são inúmeras. Portanto gostariamos que o Sr. Prefeito viesse a público e comprovasse por qual razão fez tal trabalho em outra localidade e , qual o real custo desta revista. Caso issso não ocorra tranquilamente estaremos buscando as vias judiciais para tal explicação, pois trata-se de dinheiro público. E, Cade a licitação?

SAPIRANGA

Mesa redonda c/ 4 cadeiras, mesa de abrir com 4 bancos branca, 1 fogão 4 bocas, 1 centrífuga. Motivo mudança. Ligar 9893.7978

Secretaria da Fazenda lança programa de recuperação de créditos

Prefeitura entrega 180 casas populares no Loteamento Colina

A prefeitura de Sapiranga entregou neste sábado, no auditório da Escola Dr. Décio Gomes Pereira, 180 unidades habitacionais aos beneficiados do Programa Operações Coletivas – Resolução 460. São famílias de baixa renda do Loteamento Colina, bairro São Luiz. Foram investidos R$ 1,98 milhão em recursos do governo federal com contrapartida do município. As moradias de 36,24 metros quadrados contam com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O ato marcou mais uma atividade da semana de

aniversário de Sapiranga, que comemora 55 anos neste domingo (28). Durante a semana foram promovidas diversas ações, inaugurações e atividades para a comunidade sapiranguense. Na abertura da atividade, Maria Ferraz recebeu simbolicamente o certificado de entrega da residência, distribuído pela Secretaria da Habitação a todos os beneficiados pelo programa habitacional. Ela aproveitou para dar seu testemunho. “Morei por muito tempo numa casa sem energia, sem banheiro e sem fechadura.

CONCURSO PÚBLICO DE SAPIRANGA

A prova escrita, para os cargos abaixo, será aplicada no dia 21/03/2010 – domingo, às 14h, no Município de Sapiranga, nos locais abaixo:

LOCAIS CARGOS C.M.E. Ayrton Senna

Eletricista, Guarda de Trânsito, Motorista, Operador de Máquinas, Operador Técnico e Vigilante.

E.M.E.F. Pastor Rodolfo Saenger

Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Bioquímico, Contador, Dentista, Enfermei

É uma alegria muito grande e não tenho palavras para agradecer”, disse. O prefeito Nelson Spolaor recordou o processo de luta pela conquista da casa própria dos moradores do Loteamento Colina. “Eram moradores que viveram muito tempo ao longo dos trilhos da viação férrea e que ocuparam esta localidade. Se organizaram, mas nunca tiveram a oportunidade de serem beneficiados com moradias por falta de vontade política. Nós mudamos essa realidade”, ressaltou Spolaor. O governo munici-

Um ato no gabinete do prefeito de Sapiranga Nelson Spolaor na tarde desta sexta, marcou o lançamento do Programa de Recuperação de Créditos Relativos à Contribuição de Melhorias (RECOM). O programa da Secretaria da Fazenda concede descontos de até 100% aos contribuintes em dívida ativa com o município, sem juros, multas e correção monetária. A data limite para pagamento à vista ou renegociações das dívidas do RECOM é 30 de julho. A atividade marca a semana comemorativa do aniversário de 55 anos de Sapiranga. Segundo Spolaor, a Administração Popular está fazendo justiça tributária, “oportunizando aos cidadãos de colocar em dia seus débitos com o município”, disse. Outro benefício importante para o contribuinte que renegociar sua dívida é a retirada imediata do processo judicial em trâmite no fórum local. O secretário da Fazenda, Éder Vargas, ressaltou que quem ganha com o programa “é o contribuinte e o município, uma vez que, os recursos retornam em obras pal está realizando o para à população”, afirma Vargas. maior programa habitacional da história da RECOM – Recuperação de Créditos Relacidade. São 2.194 casas populares contra- tivos à Contribuição de Melhoria tadas e em execução. Quem tem dívida ativa com município poEm três anos já foram entregues 600 unida- derá pagar à vista ou parcelado. des. Assim como os Parcela única até 30/07/2010 – dispensa moradores da Colina São Luiz, a prefeitura 100% do valor da multa e juros; entregou nesta semaParcelamento em 12 vezes - dispensa de na 100 casas populares para famílias do 100% das multas e desconto de 50% dos juros Loteamento João Gou- e correção monetária; lart. “Também demos Parcelamento de 13 a 24 vezes - dispensa ordem de início para a construção de 60 uni- 100% das multas e desconto de 40% dos juros dades em Porto Pal- e correção monetária; meira, para reassentar Parcelamento de 25 a 48 vezes – dispensa moradores da Vila Cristal”, disse o secretário de 100% das multas e desconto de 30% dos da Habitação, Cleber juros e correção monetária. do Nascimento.

ro, Engenheiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geólogo, Médico Cirurgião Geral, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista, Médico Neurologista, Médico Otorrinolaringologista, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Psicopedagogo, Técnico de Enfermagem e Terapeuta Ocupacional.

C.M.E. Dr. D…cio Gomes Pereira

Auxiliar de Laboratório, Fiscal Sanitário, Fiscal Tributório de Obras e de Transportes e Telefonista. MAGISTÉRIO: A prova escrita, para todos os cargos, será aplicada no dia 21/03/2010 – domingo, ás 9h LOCAIS CARGOS

C.M.E. Ayrton Senna

Agente Administrativo, Professor I - Educação Infantil e Professor II - Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E.M.E.F. Pastor Rodolfo Saenger Professor III - Anos Finais do Ensino Fundamental (todas as disciplinas). C.M.E. Dr. D…cio Gomes Pereira Serviços Gerais – Nomes que iniciam com a Letra “A” até nomes que Iniciam com a letra “L”. E.M.E.F. São Carlos Serviços Gerais – Nomes que iniciam com a Letra “M” até nomes que Iniciam com a letra “Z”.


04  Jornal TJ, Quarta 03 de Março, 2010

Entenda por que os idosos sofrem demais com as altas temperaturas

Alterações no sistema nervoso central e circulatório são algumas das causas do problema Com os termômetros nas alturas e um sol de os estímulos nervosos responsáveis pela senrachar, o verão 2010 tem castigado os brasilei- sação de sede e pelo controle da urina. Isso faz ros, principalmente na faixa etária entre 60 e 90 com que os idosos bebam pouca água, mesmo anos e preocupado autoridades de saúde e toda no verão, e urinem com bastante frequência. a população que se assustou com a morte de O problema é que bebendo pouca água e cerca de 60 idosos neste mês de fevereiro, em perdendo nutrientes e sais minerais através da Santos e São Vicente, no litoral paulista. urina e do suor, os idosos ficam deSegundo a Secretaria Municipal de Saúde de sidratados. A consequência disso é Santos, as vítimas apresentavam doenças prémal-estar e canexistentes, como diabetes e hipertensão, e morsaço: “ A reram vítimas de desidratação grave em função soma do calor e da baixa umidade. é muiPara entender os motivos que levam to desigual: idosos a sofrerem tanto com o calor, pouca água e como evitar o problema, o Mie muita elinhaVida consultou o geriatra da minação. O orUnifesp, Clineo Almada, que vai ganismo não esclarecer algumas dúvidas tem como sobre assunto. compensar "Os idosos reagem de tal desequimaneira diferente ao calor e à baixa umidade. Com o avanço da idade, sofrem alterações naturais nos mecanismos de controle térmico do organismo e de envio de estímulos cerebrais relacionados à sede, o que propicia quadros de desidratação", explica. Alterações no sistema circulatório Na terceira-idade, o organismo humano reduz a sua capacidade de regular sua própria temperatura, por isso, as trocas de calor, que normalmente levam o sangue para todas as partes do corpo e aquecem os tecidos, ficam prejudicadas fazendo com que os idosos sintam mais frio do que os jovens. “A percepção de calor deles fica alterada, fazendo com que eles acabem sentindo frio mesmo expostos à altas temperaturas. Para esquentar o corpo, os idosos optam por usar roupas mais pesadas e grossas que comprometem a hidratação do organismo”, explica o geriatra. Por que faço tanto xixi se bebo pouca água? Com o passar dos anos, nosso sistema nervoso central diminui ou deixa de enviar para o corpo,

dicamentos controladores da pressão arterial e enfrenta um calor de 40 º C, a tendência é que o seu organismo perca boa parte dos sais minerais necessários para manter o corpo saudável, causando um quadro de desidratação grave, daí a associação feita entre hipertensão e desidratação”, continua. Diabetes Em idosos com diabetes, a taxa de açúcar quando não controlada -, altera a absorção de líquidos pelo organismo, fazendo com que ele, em um processo de autocompensação, tente diminuir o nível de diluição do sangue para fornecer a água necessária à manutenção de suas funções vitais. Pacientes diabéticos, quando expostos à altas temperaturas, tendem a perder uma quantidade de água ainda maior do que a causada pela doença e isso faz com que os riscos de desidratação sejam bastante perigosos. “Além da exposição ao calor, ele perde ainda mais água, não sente sede e, por isso, não faz a reposição de líquidos. O resultado não poderia ser outro a não ser a desidratação”, explica o geriatra da Unifesp. Como amenizar os efeitos do calor nos idosos

líbrio, daí a desidratação e a sensação de malCuidados simples que podem evitar o probleestar”, diz Clineo. ma. Preste atenção nas dicas dos especialistas para os idosos: Hipertensão x desidratação -Evite usar roupas pesadas no verão, isso dificulta ainda mais a troca de calor do corpo. Uma das semelhanças apontadas pela Secre-Tome muito líquido, mesmo sem sentir sede. taria de Saúde de Santos em relação ao perfil -Faça o controle médico de doenças crônicas, das vítimas é a hipertensão. Comum em mais como hipertensão e diabetes, mas fique atento de 40% dos idosos, a doença se caracteriza pela às mudanças que devem ser feitas no tratamenalta da pressão arterial, causando mal-estar e to durante o verão: perigo de problemas cardíacos, caso não seja controlada. “Os idosos que sofrem de tais doenças devem O problema, segundo o geriatra, não está nas procurar seus médicos nesta época do ano para alterações metabólicas que a hipertensão causa, remanejar o tratamento. Não dá para ingerir as mas nos medicamentos usados para controlá-la. mesmas doses de diuréticos e insulina que usam “Os remédios mais eficazes para hipertensão durante o resto do ano. No calor, os cuidados são diuréticos e, por isso, fazem com que os ido- com os mais velhos deve ser redobrado”, alerta sos urinem ainda mais, perdendo muito líquido”, o geriatra. explica Clineo. “Quando você urina muito, em função dos meFonte: yahoo.com.br

Presidente do Legislativo visita Central de Triagem de Resíduos

O presidente da Câmara de Vereadores de Sapiranga, Delso Ivan Civa, o Dídio (PMDB), visitou esta semana a Central de Resíduos Sólidos Urbanos de Sapiranga (Cetrisa), que pertence ao Município e, portanto, recebe resíduos sólidos produzidos na cidade. O aproveitamento destes resíduos na geração de trabalho e renda foi elogiado pelo vereador Dídio. “Este é um trabalho muito importante para a nossa cidade, pois transforma em sustento de muitas famílias aquilo que pensamos que ninguém mais quer. E isto merece o nosso aplauso e a nossa consideração também por contribuir para a preservação do meio ambiente”, destacou o presidente. Administrada por Gilberto Pena e coordenada por Fátima de Oliveira, a Cetrisa atualmente processa 106 toneladas de resíduos, ao mês, gerando 40 empregos diretos com salários de aproximadamente R$ 1.000,00. O trabalho executado pela Central de Resíduos é hoje exemplo para várias outras centrais do estado gaúcho, a exemplo da compostagem de adubo orgânico. “Produzimos mensalmente 30 toneladas deste produto. Parte dele é destinado aos canteiros de rosas de Sapiranga e outra parte é comercializada na região”, desta Gilberto Pena.


Jornal TJ Quarta-feira 03 de março, 2010 05

Novos tênis prometem deixar o bumbum durinho

Um tênis que ajuda a malhar as pernas e o bumbum enquanto você caminha por aí. Essa é a promessa de dois produtos recém-lançados no mercado brasileiro: o EasyTone, da Reebok, e o Shape-ups, da Skechers. Ambos os calçados possuem uma curvatura na sola que gera instabilidade, obrigando o usuário a trabalhar mais os músculos. Pelo menos é o que dizem os fabricantes. O EasyTone, da Reebok, causou barulho no mercado dos EUA, onde foi lançado no fim do ano passado, especialmente pelo apelo publicitário. Um dos comerciais informa que os efeitos do tênis na tonificação das pernas e dos glúteos "deixarão seus peitos com inveja". No Brasil, a estratégia da empresa é comercializar o tênis inicialmente em apenas uma rede, a World

Tennis, por R$399,00. A Reebok afirma que os testes com o produto, feitos na Universidade de Delaware, mostraram que ele colabora para enrijecer até 28% mais os músculos dos glúteos numa caminhada em comparação com os calçados tradicionais. E que tendões e panturrilha trabalham 11% mais com o modelo. O estudo envolveu apenas cinco mulheres, que deram 500 passos sobre uma esteira calçando o produto. O tênis foi inspirado nas bolas de estabilidade usadas em academias, particularmente a Bosu, uma pequena semiesfera sobre a qual as pessoas ficam de pé durante os exercícios. O conceito teria trazido ao tênis efeito parecido ao de caminhar na areia fofa da praia, que exige um esforço extra. O Shape-ups, lança-

do na Couromoda, em janeiro, também parte do mesmo conceito. Um dos estudos divulgados pela marca, feito pelo DC Private Practice, na Califórnia, contou com dez mulheres acompanhadas durante seis semanas. No fim do período, elas perderam uma média de 1,47 quilos, ganharam 41% de força glútea e 37% de resistência lombar, segundo o fabricante. O novo modelo tem preços que variam de R$ 350,00 a R$ 399,00. Em breve, a Skechers promete lançar uma versão para homens do calçado. Já a Reebok diz ter se concentrado apenas nas mulheres por um motivo simples: pesquisas mostraram que quatro em cada cinco estavam interessadas em produtos que tonificassem os músculos da perna e dos glúteos.

DICAS DE PORTUGUÊS

A dúvida é: Joseleide e Anacleto convidam a família e

os amigos a participarem da cerimônia de casamento de sua filha.

É assim mesmo que se escreve em um convite de casamento? O verbo convidar, no sentido de solicitar a presença de alguém, chamar, convocar exige a preposição para, e não a prep. a. A preposição a será exigida pelo verbo convidar nos seguintes significados: Pedir, requerer, demandar, ordenar cortesmente. Por exemplo: Convidou-o a se retirar. Despertar a vontade, atrair, induzir, predispor. Por exemplo: O silêncio convidava-o à meditação. Incitar, impelir, provocar. Por exemplo: A injustiça convida à revolta. Quanto ao verbo participar, o mais adequado é deixá-lo no plural, como está na frase apresentada. A frase apresentada, então, deve ser assim estruturada:

A resposta é: Joseleide e Anacleto convidam a família e os amigos para participarem da cerimônia de casamento de sua filha.

Para o professor Hamilton Roschel, do Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da USP (Universidade de São Paulo), a promessa dos calçados é duvidosa. “Existem modelos de treinamento com instabilidade, como plataformas vibratórias, por exemplo, que oferecem um estímulo significantemente maior, e nem assim temse observado um efeito positivo com o seu uso”, diz. Ele também acredita que alterar o modo como se caminha com um solado diferente também pode não ser uma boa ideia. “A alteração desse padrão pode incorrer em aumento de sobrecarga inesperada sobre o aparelho locomotor, o que certamente é indesejável”, avisa. Quem decidir experimentar a novidade deve se lembrar que o tênis não é projetado para correr ou pular. Já para uma psicóloga de Harvard que manifestou sua opinião sobre o tênis para o The New York Times, o novo calçado pode trazer benefícios, sim, pelo simples fato de fazer as pessoas pensarem mais nos músculos e na caminhada. “Acho que comprar o tênis com isso em mente tem grandes chances de aumentar a autoconsciência”, diz. Fonte: uol

BARBARA PAZ

Vocês estão acompanhando a novela Viver a Vida, não é mesmo? A personagem Renata, interpretada pela atriz Bárbara Paz, enfrenta uma batalha bastante difícil: o alcoolismo! Nós sabemos que muitas famílias travam essa batalha para ter uma idéia, a cada grupo de dez estudantes brasileiros de 13 a 15 anos, pelo menos 7 já experimentaram bebidas alcoólicas, segundo o IBGE. O Mais Você mostrou, nesta terça-feira, como é fácil, hoje, um adolescente comprar bebida alcoólica em bares, postos de conveniência e festas. Perguntada por Ana, Bárbara comentou o grave acidente que sofreu aos 17 anos e que a deixou com uma cicatriz no rosto. “Eu tive 500 pontos de plástica e isso me atrapalhou muito. Queria ser modelo, atriz e sofri este acidente. Mas digo que só caem coisas fortes para pessoas fortes”, falou a atriz. A atriz acredita que a força que possui é fruto do carinho e educação que recebeu da mãe. “Ela sempre dizia que a gente precisa saber ser feliz com o que tem e não ter medo da vida”, disse. Bárbara reviu cenas marcantes da novela Viver a Vida, entre elas quando saltou de asa delta. “Essa cena foi marcante e as pessoas não a esqueceram. E eu voei de verdade mesmo, sem medo. Barbara Paz é natural da cidade de Campo Bom. A atriz falou ainda sobre seu relacionamento com o cineasta Hector Babenco, de 63 anos. “Estou muito feliz. Ele tem uma história de vida linda e é uma pessoa muito iluminada, que me preenche. Além de ser meu grande amor, ele fica feliz por ver o quanto cresci”, derreteu-se.


06  Jornal TJ, quarta-feira 03 de março, 2010

Cabeleireiras turcas herdam R$ 135 milhões de tio desconhecido dos EUA As irmãs Nilgun, Sevtap e Oya, que são turcas mas vivem em Damstadt, na Alemanha, acabam de herdar US$ 75 milhões (R$ 135,7 milhões) de um tio desconhecido dos Estados Unidos. O “Bild am Sonntag”, que sai sempre aos domingos na Alemanha, conta a história das três irmãs que foram surpreendidas com a herança, vinda de um parente que não conheciam e que havia morrido muito antes de nascerem. A história começa há cerca de 100 anos, quando Uropa Mehmet, crítico ao regime do sultão da Turquia, foge do país em 1912 e vai para os EUA, onde compra um terreno barato. Uropa Mehmet morre em 1949 em um acidente de trem nos EUA e, como havia rompido totalmente o contato com as origens, as autoridades não se esforçaram para encontrar parentes, especialmente por seus bens, então, não valerem muito. As coisas, porém, mudaram quando foi encontrado petróleo na região e uma empresa decidiu explorar o terreno de Uropa, disposta a pagar os US$ 75 milhões pela concessão e a conceder 12% dos lucros derivados da prospecção. Após muita busca e uma longa investigação, as autoridades americanas conseguiram localizar uma neta de Uropa, mãe das três cabeleireiras, todas elas moradoras da Alemanha. Em declarações à publicação alemã, Nilgun, uma das irmãs, diz que a notícia foi recebida através de um funcionário do consulado dos EUA. “Parabéns. A senhora e suas irmãs acabam de receber uma herança. Vocês estão fantasticamente ricas”, conta Nilgun sobre o que foi dito pelo funcionário do consulado. As três disseram que ainda não sabem o que farão com o dinheiro, mas que já procuram um advogado turco nos EUA para representar seus interesses.

Venda de medicamento por unidade não sai do papel

Autorizada há cinco anos por meio de decreto presidencial, a venda de medicamentos fracionados não teve adesão de farmácias, laboratórios e médicos. A maior parte da população ainda desconhece esse direito e continua sem conseguir comprar re-

órgão. Entre eles há antibióticos, anti-inflamatórios e remédios de uso contínuo, como anti-hipertensivos. O objetivo do fracionamento é permitir que a população possa comprar a quantidade exata de medicamento, necessária para o tratamento. Em tese, isso diminuiria os gastos e evitaria que o consumidor armazene remédios em casa, reduzindo a possibilidade de efeitos adversos e intoxicações decorrentes da automedicamédios na quantidade ção. exata para o tratamento prescrito. O diretor da Anvisa Até agora, 15 labo- Pedro Ivo Ramalho reratórios obtiveram o conhece que a adesão registro da Agência ao programa está bem Nacional de Vigilância aquém do esperado. Sanitária (Anvisa) para “A principal questão é produzir 175 tipos de comercial. Farmácias medicamentos fracio- e drogarias acreditam nados, segundo lista que vão perder lucro disponível no site do e por isso não há inte-

Número de mortos em terremoto e tsunamis no Chile sobe para 723

O número de mortos pelo terremoto e pelos tsunamis da madrugada de sábado no Chile subiu de 711 para 723, segundo o Escritório Nacional de Emergência do país. A maioria dos mortos, 544, está na região de Maule. Também há 19 desaparecidos. Ainda não há notícias sobre brasileiros entre as vítimas. Atingido por vários tremores secundários na casa da magnitude 5, o Chile tentava nesta segunda se recuperar após o tremor, que destruiu ou isolou povoados inteiros e obrigou o governo a colocar militares nas ruas para combater os saques. O governo do país recuou da posição inicial e apelou à ONU por ajuda internacional.

resse”, diz.

AV. JOÃO CORREA, 1719 CENTRO - SAPIRANGA

Importância do Atendimento para o Sucesso nos Negócios

Boa parte da mortalidade das pequenas e médias empresas deve-se, principalmente ao gerenciamento. O mau atendimento no varejo com freqüência pode ser atribuído aos proprietários e gerentes, porque eles são os responsáveis pela contratação ou manutenção dos colaboradores com o perfil inadequado para a função. Observe o comentário dos seus colaboradores sobre os clientes. Quando um atendente diz que “os clientes são uns chatos” ou que “já chegou mais um chato que veio só para olhar e não comprar nada”, possivelmente houve um erro de seleção e que custará muito caro à empresa em termos de clientes e oportunidades de vendas perdidas.

Além de buscar o lucro com persistência o varejo deve agradar aos clientes e fazer com que O projeto de lei que eles retornem. todos esperam que mude o cenário dos O importante em uma loja é conquistar os fracionados tramita clientes e torná-los fiéis. Para isso é necessário no Congresso desde fazer com que retornem; para que eles retor2006. De autoria do nem, além de terem suas necessidades e deseExecutivo, o PL 7.029 jos resolvidos precisam ser acolhidos e bem tratorna compulsória a tados. produção e a venda de medicamentos fraA simpatia e a postura dos atendentes, conta cionados. Ele foi apro- bastante para o sucesso do negócio. Quem não vado na Comissão tem disposição para conversar, fazer sugestões, de Seguridade Social servir e agradar, não deve trabalhar atendendo da Câmara e agora é pessoas. analisado pela Comissão de Constituição e Quem opta por trabalhar no comércio preciJustiça. “Em seguida sa saber conquistar as pessoas, não só quando vai ao Senado e, se elas compram, mas também, e principalmente, aprovado, para sanção quando voltam para reclamar. presidencial. Acredito que neste ano saia a Não há duvidas de que gostar do que faz é o aprovação”, diz o de- primeiro requisito para ter sucesso profissional. putado Arnaldo Faria Tenha certeza que contratou as pessoas certas de Sá (PTB-SP), relator para os lugares certos. Há pessoas que não gosdo projeto. tam de servir outras pessoas, preferem trabalhar com máquinas, gostam de ficar na frente de um As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. computador, de trabalhar em silêncio. Não têm paciência para lidar com pessoas, gostam de tarefas.

A França declarou como “desastre nacional” a forte tempestade que atingiu o país e outras nações europeias durante o fim de semana, deixando um rastro de morte e destruição. O número de mortos por causa do temporal na França subiu para 47, disse nesta segunda-feira (1) o ministro do Interior, Brice Hortefeux. Segundo ele, o número de vítimas pode subir nas próximas horas. A empresa responsável pela distribuição de eletricidade, a ERDF, disse que 500 mil pessoas estavam no escuro. Mais de 9 mil bombeiros estavam atuando no socorro às vítimas. O temporal afetou sobretudo as regiões de Poitou-Charente, Pays de Loire e Centre, embora também tenham sido afetadas Aquitânia, Champagne Ardennes, Lorena, Normandia e, em menor medida, a região parisiense de Borgonha. A Suíça e a Holanda também foram atingidas. Os serviços de meteorologia dizem que agora a tempestade está se dirigindo para a Dinamarca.

CNPJ: 09.518.455/0001-78

Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócio nas Áreas de Varejo, Vendas, Motivação e Atendimento. E-mail: soeli@sinos.net

Promessa

França declara desastre nacional

TL PAIM PUBLICIDADE FUNDAÇÃO: 17/05/2008

Soeli de Oliveira

DIRETOR COMERCIAL: TIAGO PAIM CHEFE DE EDIÇÃO: TAÍS COSTA JORNALTJ.COM

Compras são justificadas pela razão, mas normalmente decididas pela emoção. Nas empresas familiares a imagem do negócio se confunde com as pessoas que nele trabalham. Muitas vezes, os compradores não dizem que vão à loja usando seu nome comercial ou fantasia, dizem que vão à loja do “Fulano”. A verdade é que “ninguém nasce grande e cresce sozinho”. À medida que uma empresa cresce o atendimento vai sendo delegado aos novos colaboradores que vão chegando. Para os clientes eles são a empresa. O varejista, para ter sucesso, precisa de uma equipe que venda além da jornada de trabalho. Que faça, a todo tempo marketing de relacionamento de forma natural e espontânea, além do investimento sistemático da empresa em propaganda e promoções.

(51)3559-9076 contato@grupotj.com.br As colunas enviadas não significam necessariamente a opinião do Jornal


Jornal TJ Quarta-feira 03 de março, 2010 07

HORÓSCOPO

LABIRINTO

AJUDE A MINNIE A ENCONTRAR SEUS BRINQUEDOS

ARIES -

Novo mês, nova semana, e a benção de uma linda conjunção entre Sol e Júpiter armam o cenário para você se inspirar na arte, na criatividade e no sonho. Matérias primas de qualquer criação que valha a pena hoje. TOURO - Pompas e prestigio refletem favoravelmente em sua vida - um amigo ou conhecido está em destaque e você segue junto. Conte também com a ajuda de pessoas influentes, hoje, para alavancar um projeto pessoal importante. GÊMEOS- Brilhe, geminiano, apareça e mostre seu valor, sua competência em criar pontes em meio a diversidade. Obtenha de um chefe ou superior o privilegio e o destaque que seu esforço merece. É isso que vai criar o substrato, o esteio de uma confiança intima preciosa e essencial. CÂNCER -Decisões importantes em relação a estudos, universidades, leis, viagens podem ser tomadas hoje. Você tem a clareza, a chance e a proteção para percorrer o caminho mais significativo agora. Confie em sua intuição. LEÃO - Clima astral bom pra quem começa o mês sob uma conjunção mágica e poderosa do Sol e de Júpiter no signo do perdão e da sabedoria universal, Peixes. Recado do céu pra você deixar rolar a vida confiando mais nas pessoas que ama. VIRGEM - Cenário astral muito fértil para os relacionamentos abre a semana e o mês. Há decisões que simplesmente independem de sua lógica e controle. Rivalidades e competidores assomam e ensinam algo a você. LIBRA - Março começa muito bem pra você, que conta com a união da criatividade com a espiritualidade. Você tem de trazer para o plano cotidiano toda essa inspirada criatividade. ESCORPIÃO - Filhos, amores novos ou antigos, provas em que você se supera, destaque e brilho pra seu talento são as vibrações fortes que o protegem nesse início de mês. SAGITÁRIO - Clima astral bom pra você se sobressair em casa, em assuntos familiares. Popular, conectado com a vontade das massas, será capaz de traduzir muitas vozes e dar a elas uma direção e um sentido. No plano íntimo, vale criar um ambiente acolhedor e fazer a paz com os familiares. CAPRICÓRNIO - Junção do Sol e de Júpiter em Peixes inaugura março com profusão de palavras inspiradas, compreensão rápida e sintética e muito conteúdo a ser compartilhado. Ótimo dia para escrever e se comunicar. Convença seus parceiros da justeza de seus métodos. AQUÁRIO - Neste início de mês, pode surgir um convite bem interessante que irá reverter em algum ganho pra você. Pode não ser um ganho material, mas sem dúvida fará a sua felicidade. Autovalorização é consequencia direta disso. Paz e dignidade serão seus trunfos no amor. PEIXES - Dia mágico, poderoso, traz entendimento, direção e visão geral de seu momento. Aproveite pra meditar algum tempo e se situar melhor nesse turbilhão de percepções. Você mesmo precisa se libertar de uma amarra interna - saídas surgem hoje. Honra, prestigio, destaque.

Salada de frutas maravilhosa

Ingredientes:

# Bananas # Maçãs # Mamão médio # Laranjas # Melão # Outras frutas a gosto # Leite Condensado * Modo de Preparo: 1. Picar todas as frutas, acrescentar meio copo de água mineral, e a lata de leite condensado 2. Fica uma sobremesa maravilhosa e super fácil de fazer, ideal para ser servida após o churrasco

( UOL HORÓSCOPO)

Porque meninos azuis, meninas cor de rosa?

Antigamente acreditava-se que espíritos do mau grudavam nos recém-nascidos e azul era a cor mais poderosa para afastá-los, visto ser a cor do céu. Os homens eram tidos como mais valiosos, por isto foi adotado azul. Como as meninas ficaram sem cor, uma lenda européia, dizia que as meninas nasciam dentro de rosas cor-de-rosa, por isto ficou esta cor para as meninas.

PARA COLORIR

RECEITA

PIADAS O rapaz liga na casa da sogra que morava muito distante e diz ao ouvir uma voz estranha: -Cadê minha sogra? E a voz muito pesarosa do outro lado informa: -Sua sogra morreu! Ele desliga;e após 10 minutos torna ligar e faz a mesma pergunta: -Por favor a minha sogra está;pois eu queria falar com ela ,E outra vez a misterisa voz responde: -Não será possivel pois ela faleceu, Ele desliga e torna ligar para ela outra vez: -Eu desejo falar com minha sogra! A pessoa já impaciente,exclama! -Escuta aqui,eu já não disse que tua sogra morreu!!!!! AH!-Exclama o rapaz-é que é tão bom ouvir isso!! _______________________________________________________________ O homem explica ao delegado o drama que viveu: - Pois é doutor, minha mulher pediu pra levar minha sogra às compras. Eu estava caminhando a pé com ela, numa travessa pouco movimentada quando apareceu esse rapaz, que deve ser um drogado ou vândalo e começou a bater na minha sogra sem qualquer motivo aparente. Ele bateu até minha sogra caiu no chão e mesmo com ela caída continuou chutando! - O rapaz estava armado? - Não, doutor! - Era forte? - Até que era meio raquítico, mas minha sogra já é idosa! - Eu não consigo entender - disse o delegado, indignado - como é que o senhor, ao ver um homem agredindo a sua sogra, pôde permanecer de braços cruzados! - Pois é, doutor! Eu até que estava com vontade de fazer alguma coisa, mas... - Mas, o quê? - Achei que dois caras batendo numa velhinha seria muita covardia!

Frases de impacto Imagine uma imaginação que imagina uma linha imaginária! Quem nunca pirateou, que atire o primeiro disco - eu mando a cópia! Devagar se vai longe - rápido também, só que mais depressa!

NOVELAS

Resumo para quinta-feira 04/02

VIVER A VIDA - Helena disfarça seu desconforto com a presença de Bruno. Dora confere os estragos que o incêndio causou no restaurante. Bruno se desculpa com Helena, mas ela o tranquiliza. Dora manda Soraia para casa. Garcia pergunta para Dora pelo neném e faz um carinho na barriga dela. Soraia fica irritada com a volta de Dora e termina seu namoro com Paulo. Luciana, Mia, Alice, Bruno e Helena se divertem durante o almoço. Tereza confessa para Marcos que sente falta de Luciana e teme perdê-la para Helena. Benê dá um aparelho de DVD para Sandrinha e ela duvida de sua procedência. TEMPOS MODERNOS - ( resumo p/ esta quarta 03) - Hélia fica desesperada ao constatar que pode ter cometido um grande erro ao separar Zeca e Nelinha. Por isso a ex-dançarina pede para Fidélio investigar se Niemann é mesmo o pai da astrônoma. Nara coloca Zeca contra a parede e insinua que ele e Nelinha estão escondendo algum segredo. Nelinha conversa, através da internet, com o astronauta Renato, que irá ajudá-la a batizar um novo planeta com o nome de Leal. Goretti fica furiosa ao ver num jornal a foto de Bodanski sendo preso. Iolanda, acreditando que Bodanski possa ser solto. CAMA DE GATO - Verônica fica com medo de Rose e chora quando ela vai embora. Roberto teme ao ver os outros presos na cela. Taís consola Glória. Rose chega em casa e fala da briga com Verônica para Gustavo. Rose conversa com Glória sobre Roberto. Nuno conta para Waldemar sobre a prisão de Roberto e ele decide visitar o neto. Roberto pede perdão ao avô. Verônica manda Severo ir à delegacia para falar com Roberto, que dá um prazo ao pai do vilão. Rose se desculpa com Glória por não ter incentivado seu sonho de ser modelo. Pedro e Débora não conseguem estudar e decidem andar de bicicleta.


TJ

Portabilidade na telefonia faz um ano com 4 milhões de transferências

o imparcial

www.jornaltj.com

Por apenas

R$10,00 mensais você recebe em sua casa ou comércio toda Quarta e Sábado

ASSINATURAS: 3559.9076 3559.4358 Torpedo 9893.7978

A portabilidade numérica, que permite ao cliente dos serviços de telefonia mudar de operadora e permanecer com o mesmo número telefone, completa nesta terça-feira (2) um ano em todo o Brasil. Ao todo, 5,18 milhões de pessoas solicitaram a mudança de operadora e 4 milhões efetivamente fizeram a migração. Os dados foram registrados até a meia-noite deste domingo (28), pela ABR Telecom, entidade que administra a portabili-

dade no Brasil.

utilizam o DDD 11 pediram para trocar de Do total, 1,2 milhão operadora. Deste total, de números portados 641,5 mil concluíram a são de linhas fixas e 2,8 migração. milhões de terminais celulares. O estado de São Paulo foi o que apresentou os maiores índices de portabiA portabilidade colidade. Ao todo, 1,39 meçou a ser implantamilhão de paulistas da no Brasil em 1º de solicitaram o benefício setembro de 2008 em e 1,1 milhão tiveram apenas alguns DDD seus telefones porta- e foi sendo ampliada dos. para outras áreas do A região metropoli- país, até alcançar todo tana de São Paulo foi a o Brasil no dia 2 de última área do Brasil a março de 2009. ter os serviços. Desde O serviço tem o ob2 de março de 2009, jetivo de estimular a 813,8 mil pessoas que competição. No entan-

Brasil é campeão mundial de incidência de raios

e-mail: contato@grupotj.com.br

ão ç a o m r reç o nf r p i r no o elh me m A pelo

O Brasil está em primeiro lugar na lista de ‘alvos’ de raios em todo o mundo. Em uma década, recebeu aproximadamente 57 milhões de descargas, que mataram 1.321 pessoas. Os números são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os cientistas também detectaram uma tendência de alta do fenômeno natural em território brasileiro e avaliam, agora, sua relação com as mudanças climáticas que afetam o planeta. A hipótese é que cada grau de aquecimento da temperatura média global resulta em alta de 10% a 20% na incidência de raios. Osmar Pinto Júnior, coordenador do Elat, e sua equipe começaram um estudo específico para confirmar ou descartar essa relação. Os trabalhos científicos seguem até 2013.

Áreas

to, os números portados representam só 1,85% do total de telefones em operação no país. Ao todo, são 41 milhões telefones fixos e 175 milhões de telefones celulares. A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para a qual ele deseja migrar e a transferência só pode ocorrer dentro da mesma modalidade de serviço: de celular para celular e de fixo para fixo. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.


Edição 108 TJ