Revista Gir Leiteiro | Ed. Outubro 2009

Page 39

EM GOTAS O que é o PNMGL? animais médios e equilibrados. A Nova Estiva atingiu reconhecimento por seu trabalho como fazenda colaboradora. Seus animais, que levam a marca BQPF, já foram exportados para Colômbia, Venezuela e Bolívia. A paixão pela raça, a produção de leite e a satisfação pelo PNMGL definem quando as duas histórias se encontram e, para Alfredo da Mata, da Fazenda Matinha, “não poderia estar melhor”, comenta o proprietário que cria cerca de 140 cabeças no município de Frutal, MG. A propriedade existe desde 1941, quando seu pai deu inicio a criação de Gir Leiteiro, mas foi após 1998, quando convidado a participar do PNMGL, que a produção da Matinha passou a render muito mais. Alfredo atua como colaborador do PNGML com sêmen de seis touros. “Com o PNMGL estou 5 ou 6 anos na frente, pois tratam-se de animais que estão sendo provados e do contrário eu teria que esperar os resultados e pagar muito mais para adquirir

essa genética”, afirma Alfredo sobre as vantagens do PNGML e sua contribuição para o plantel. Hoje, são 35 vacas no leite e média de 250 a 300 litros/dia e de 25 a 30 produtos fruto da inseminação com o programa. Segundo Alfredo, “está tudo 100% e melhor que isso só se inseminarem também”, brinca ele que possui a genética dos melhores touros que participaram do programa como C.A. Sansão, Urânio da Silvânia e Modelo TE de Brasília. Com esse crescimento o sistema de balde ao pé substituiu a ordenha manual. “A vaca Gir Leiteiro se adaptou muito bem a esse tipo de ordenha e com o aumento da produção devido ao melhoramento, é ideal para a minha propriedade”, completa Alfredo da Mata. Os pecuaristas aproveitaram a reportagem e agradeceram o trabalho desenvolvido pela ABCGIL e a Embrapa, principalmente de Juca e André Rabelo Fernandes, zootecnista e técnico da Associação.

O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro é um projeto executado pela ABCGIL e Embrapa Gado de Leite. São objetivos principais do programa: a promoção do melhoramento da raça por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para as características de produção (leite, gordura, proteína e sólidos totais), de conformação e de manejo, bem como da avaliação genética dos animais de todos os rebanhos participantes.

O crescimento do PNMGL no Brasil

O PNMGL foi criado em 1985 e vem crescendo a cada dia, sendo difundido entre todas as regiões do país. Exemplo desse crescimento foram as ações desenvolvidas junto a Emater-MG e a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre, realizadas no mês de maio e junho deste ano. Essas parcerias possibilitaram a ampliação de cinco vagas, de 25 para 30, do número de touros em teste, atendendo a demanda, pois aumentou o número de fazendas colaboradoras pelo Brasil.

Foto: ZznPeres.com

“Com o PNMGL estou 5 ou 6 anos na frente,... do contrário eu teria que esperar os resultados e pagar muito mais para adquirir essa genética” afirma Alfredo sobre as vantagens do PNGML e sua contribuição para o plantel.

Revista Gir Leiteiro 2009 ||||

39


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.