Page 1

ESTUDO DE CASO

ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

ESPM investe em desempenho da rede com solução SYSTIMAX ® Após dois anos de adequações, o data center da ESPM, em São Paulo, SP, pode ser considerado um dos mais modernos do Brasil pelas tecnologias empregadas, entre elas a solução em gerenciamento inteligente SYSTIMAX® iPatch® e a solução óptica LazrSpeed® 10 Gigabit por segundo (desenvolvidas e fabricadas pela CommScope® Enterprise Solutions, líder mundial em sistema de cabeamento estruturado através das linhas SYSTIMAX e UNIPRISE®). A modernização do data center realizada em duas fases, a primeira concluída em janeiro de 2010, com a mudança física, e a segunda, finalizada em outubro de 2011 foi precedida pela migração da infraestrutura de rede para Categoria 6, com tecnologia SYSTIMAX, em contínua expansão. Essas implementações foram e, no caso das expansões, são feitas pela Tecnolink Networking & Cabling com materiais fornecidos pelo Grupo Policom®, assim como os racks do data center (dois Top Solutions® G3) e dos andares (20 Top Solutions). Além do espelhamento dos servidores, o data center passou a contar com 200 pontos UTP e 40 pontos em fibra LazrSpeed 10 Gigabit por segundo e iPatch. O backbone é redundante e interliga os seis prédios do complexo educacional da ESPM. A esses pontos, todos com tecnologia CommScope, somam-se outros 2.500 em Categoria 6, que atendem salas de aulas, administração e laboratório, permitem a comunicação VoIP, o acesso à VPN e a transmissão de imagens, tanto dos funcionários e professores, quanto dos alunos e visitantes da instituição de ensino. Voltada à formação nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, a ESPM garante alta disponibilidade de sua rede para todos seus 13 mil alunos e mais de 1.200 professores e funcionários, em período integral 24x7x365 para acesso via web, inclusive. Para isso, mantém em todas as unidades rede redundante com WiFi. A necessidade da redundância é comprovada, por exemplo, pelo volume de acessos simultâneos medidos pela área de TI da ESPM. Segundo Cosmo Luís Arrivabene, administrador da rede, a média é de 2.000 conexões na rede wifi, “pois os alunos estão conectados o tempo todo”.

www.grupopolicom.com.br


ESTUDO DE CASO

ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura TI da instituição, complementa, frisando que “a TI não pode ser um gargalo de crescimento da instituição. Por isso, o que há de melhor tem de estar aqui, até para suportar o desenvolvimento da própria tecnologia incorporada à Educação. Essa meta torna a ESPM referência na aplicação de soluções em ambiente educacional, como as switches da série HP A12500 para o core da rede e o uso do sistema IMC (Intelligent Management Center) da HP, que permite à ESPM administrar de maneira centralizada toda a sua rede cabeada e sem fio, oferecendo visibilidade e gestão remota de todos os sites. Acredito que poucas instituições no Brasil possuem essas soluções, o que nos coloca em um patamar diferenciado”. “ A TI não pode ser um gargalo de crescimento da instituição. Por isso, o O modelo implementado em São Paulo, que há de melhor tem de estar aqui, até para suportar o desenvolvimento da na sede da ESPM, está sendo replicado para própria tecnologia incorporada à as demais unidades: Porto Alegre-RS, onde há Educação ”. 1.500 pontos, e Rio de Janeiro-RJ, com 1.200 Amadeo Magedanz pontos, a serem concluídas até março e agosto Gerente de infraestrutura TI deste ano, respectivamente.

Sobre a ESPM Fundada em outubro de 1951, por Rodolfo Lima Martensen, a ESPM nasceu como “Escola de Propaganda de São Paulo”, e contou com o apoio decisivo de um grupo de publicitários da época e de Pietro Maria Bardi, diretor do MASP. No ano seguinte, a primeira turma de alunos ingressava para a escola. A ESPM é uma instituição sem fins lucrativos e considerada centro de excelência no ensino da propaganda, marketing, administração de empresas, design, gestão, negócios internacionais, jornalismo e, atualmente está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Visite: www.espm.br.

Sobre a Tecnolink A Tecnolink Networking & Cabling (www.tecnolink.info) iniciou suas atividades em junho de 1993 e atua em consultoria e instalação de redes de Cabeamento Estruturado, Telefonia e Elétrica Estabilizada e Convencional, Equipamentos Ativos, Data Centers e CFTV, fornecendo todo os produtos e equipamentos necessários para implantações de projetos, proporcionando soluções completas, possibilitando treinamento, padronização e qualidade dos serviços executados. A empresa tem como missão ser um integrador de soluções de rede, levando aos clientes a melhor tecnologia aliada a melhor performance, agregando valor ao negócio do cliente.

www.grupopolicom.com.br


ESTUDO DE CASO

ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Sobre a CommScope A CommScope® (www.commscope.com) exerceu um papel fundamental em quase todas as redes de comunicações mais importantes do mundo. Criou a infraestrutura que conecta as pessoas com as tecnologias por meio de cada inovação. O portfólio de soluções de ponta a ponta inclui tudo o que os clientes necessitam para construir redes tradicionais e sem fio de alto rendimento. Embora a tecnologia evolua, a meta continua sendo a mesma: ajudar os clientes a criar, inovar e desenvolver-se mais rápido e melhor. A empresa tem com foco conectar e fazer evoluir as redes para os negócios em casa, no trabalho e em movimento. A CommScope, a Andrew e a SYSTIMAX são marcas comerciais registradas da CommScope, Inc.

Sobre o Grupo Policom Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é referência no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, e para CFTV IP dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente. Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom SP (São Paulo-SP), Policom Rio (Rio de Janeiro-RJ), Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná (Curitiba-PR) e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais para áreas específicas, como interior dos Estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Em 2010, inaugurou o Policom Solution Center, com área de 130 metros quadrados para treinamentos e showroom das soluções de alta tecnologia comercializadas, que é também aberto à visita dos clientes, mediante agendamento prévio. Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros, MBAs e RCDDs entre seus mais de 150 colaboradores.

www.grupopolicom.com.br

CASE: ESPM investe em desempenho da rede com solução SYSTIMAX  

Após dois anos de adequações, o data center da ESPM, em São Paulo-SP, pode ser considerado um dos mais modernos do Brasil pelas tecnologias...