Page 1

Notícias da Câmara Municipal de Piraquara José Pires

Vereadores de Piraquara lamentam falecimento do Professor Belmiro Valverde »» Durante a sessão da Câmara Municipal de Piraquara, realizada na noite da última terçafeira (01), os vereadores da cidade lamentaram o falecimento do professor Belmiro Valverde Jobim Castor, que aconteceu no último domingo (30/03). Outros importantes assuntos também fizeram parte dos discursos na tribuna da Câmara.

Fármacia do Guarituba

O vereador Edson Baianinho (PHS) foi o primeiro a enaltecer o trabalho do administrador do município. “O Prefeito Marquinhos tem feito um grande trabalho na nossa cidade. Presenteou a população do Guarituba com uma grande farmácia municipal que atende cerca de três mil pessoas por mês. Também fico muito feliz porque esse projeto foi de minha autoria. A população daquela região precisava muito dessa farmácia, pois diversas famílias não tinham dinheiro para vir até a Farmácia Central para pegar remédio”, disse.

Festa do Carneiro

Ernani Winter (PDT), em seu discurso, elogiou muito a organização da 25ª Festa do Carneiro. “Quero parabenizar a administração municipal, em especial ao secretário Laudir Slompo, e a todos que deram a sua participação para o sucesso da 25ª Festa do Carneiro. Parabéns pela organização e pela infraestrutura. Milhares de pessoas de Piraquara e de outros municípios participaram e foram todas muito bem recebidas”, destacou o vereador Ernani Winter (PDT).

Saúde

Os vereadores também se manifestaram sobre a Unidade de Pronto Atendimento de Piraquara (UPA), que está com suas obras paradas. “Muito se tem falado sobre a UPA, mas poucos falam sobre o projeto daquela obra que foi uma vergonha. Algo feito na gestão pas-

sada, que nem recepção tinha em sua planta de construção. Quero deixar claro que nosso prefeito já tomou as providências e fez uma ampliação daquele projeto e logo as obras serão retomadas”, disse o vereador Baianinho. Sobre o tema Saúde, o vereador Gilmar Luis Cordeiro (PSB) se disse triste por ver a UPA de Piraquara abandonada. “Precisei levar uma pessoa até a Unidade de Pronto Atendimento de Pinhais, porque depois das 20h não existe atendimento em Piraquara. Não temos também remédios suficientes para atender os munícipes e nem as Unidades de Saúde da nossa cidade”, disse.

Homenagens ao Professor Belmiro Valverde

Outro tema recorrente na fala dos vereadores foi o falecimento do professor Belmiro Valverde Jobim Castor, ocorrido no dia 30 de março. Assunto que comoveu a todos e que foi ressaltado no discurso do Vereador Josimar Froes (PDT). “Perdemos uma pessoa muito importante. Um homem envolvido nas nobres causas de nossa cidade e de nosso estado. O professor Belmiro foi um grande cidadão, ao qual tivemos a honra de entregar aqui, neste plenário, o Título de Cidadão Honorário de Piraquara, que é simbolicamente a chave da nossa cidade. Um título de reconhecimento pelos trabalhos prestados ao nosso município. O professor Belmiro construiu, no bairro das Laranjeiras, a Escola João Paulo II, uma instituição importante que

www.grupoparanacomunicacao.com.br

atende 288 crianças e faz um grande projeto de contra-turno”, enfatizou Josimar (PDT). O vereador Gilmar Luis Cordeiro (PSB) destacou que a Câmara Municipal foi feliz em poder homenagear o professor Belmiro ainda em vida. Para o presidente da Câmara, vereador Erondi Lopes (PT), o falecimento de Belmiro Valverde é uma perda imensa. “Professor Belmiro foi um homem que dedicou sua vida à educação e fez um projeto grandioso que com toda a certeza fará diferença na vida daquelas crianças, que poderão ter um futuro melhor”, disse. Ernani Winter também lamentou o falecimento do professor. “Quero aqui deixar meus sentimentos à família do professor Belmiro. Ele foi um grande cidadão, e graças a Deus conseguimos entregar o título de Cidadão Honorário de Piraquara a ele, ainda em vida”, disse.

Erondi Lopes critica o sistema de educação estadual público

de, em construção de presídios e assim por diante. Porém, algo me entristece. Como professor, vejo nossas salas de aula na rede estadual de ensino lotadas com 55 e até 60 alunos. Onde muitas vezes o professor tem apenas o giz para trabalhar, ou nem isso. Estamos no século XXI e damos aula como há três séculos. Não temos investimentos em planos de carreira, em melhores condições de trabalho. Nossos alunos ficam amontoados em salas que não comportam essa quantidade de estudantes. No próximo dia 23, possivelmente, os professores da Rede Estadual de Ensino entrem em greve. Uma paralisação para conseguir melhorias, tanto para os professores quanto para as escolas e alunos. Infelizmente o governo do nosso estado vira as costas para nossas escolas e para os nossos profissionais e estudantes”, ressaltou Erondi.

Alimentação de qualidade

Já o vereador Prof. Gilmar Luis Cordeiro disse que as escolas públicas estaduais servem a seus alunos uma das melhores merendas do país. “Nas escolas públicas estaduais do Paraná, nossas crianças contam com uma alimentação de qualidade, que está entre as melhores do Brasil”.

Projetos

Vereador Erondi Lopes, Presidente da Câmara

Durante seu discurso, o Presidente da Câmara, o vereador Erondi Lopes, se referiu à educação, seus desafios e sua importância. “Nenhum país que se desenvolveu, o fez sem investimentos em educação. Tal investimento é sinônimo de economia. A cada real investido em educação significa três ou quatro reais economizados em saú-

Os vereadores discutiram, votaram e aprovaram importantes projetos durante a última sessão. Entre eles o que institui a Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, aprovado por unanimidade. Outro foi o “Dia de Incentivo ao Ciclismo”. “No ano passado tivemos uma experiência muito boa, que contou com a participação da maioria dos vereadores. No dia 1° de maio, realizamos o 1° Passeio Ciclístico do “Dia do Trabalhador”. Agora, queremos instituir o Dia do Trabalhador como o Dia de Incentivo ao Ciclismo”,

disse Ernani Winter. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Eugênio Huller destaca obras no Jardim Araçatuba

Vereador José Eugênio Huller

O vereador Eugênio Huller (PHS), quando fez uso da palavra na tribuna, destacou as obras na cidade de Piraquara, incluindo as galerias no Jardim Araçatuba. “Fiquei muito feliz quando o Prefeito Marquinhos nos convidou para participar da reunião que vai tratar sobre as galerias do Araçatuba. Cobramos muito essa obra, pois o Araçatuba é um bairro que tem muitas demandas que agora irão começar a ser atendidas”, destacou.

Capelas mortuárias

Huller também falou sobre as capelas mortuárias da cidade. “Muitas capelas não tem estrutura para atender as famílias que vão velar seus entes queridos. Por isso, fizemos sugestões para conseguir melhorias na estrutura desses locais. Tenho certeza que o Prefeito vai nos atender”, disse.

Demandas

O vereador ressaltou ainda que ele e outros vereadores de Piraquara estão percorrendo a cidade para conhecer de perto as demandas de cada rua dos diversos bairros para solicitar melhorias junto à adiministração municipal.

03 a 09/04/2014 <> A Gazeta Região Metropolitana

7

Ed50metropolitano07  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you