Page 1

EXPRESSO MORADA 2018

JANEIRO FEVEREIRO MARÇO

Um por todos, todos por um! Trabalho em equipe e “visão de dono” dos colaboradores fazem Morada atingir as metas estipuladas em 2017. Para 2018, o objetivo é melhorar ainda mais o nível de segurança e eficiência conquistados no último ano.

3

2

3

4

4

SIPAT movimentou as unidades da empresa com atividades diversas

Novidade: Morada adota motorista descarregador

Morada é certificada com a nova versão do ISO 9001: 2015

Entrevista: Evaldo Canteiro se dedica há 15 anos à Morada


SIPAT 2017 trouxe programação extensa No fim de 2017, as unidades de Americana-SP e Araraquara-SP realizaram a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento ofereceu uma programação diferente e cheia de ações gratuitas. Motoristas, colaboradores administrativos e clientes participaram das atividades propostas, como palestras de prevenção, simulador de dosagem alcóolica, doação de sangue, aferição de pressão e glicemia, cortes de cabelo, teatro e show de mágica. Durante a semana, são abordados assuntos de interesse dos colaboradores, em formatos diversos, servindolhes como forma de esclarecimento, conscientização e promoção da saúde e integridade. “Segurança é um valor que não tem negociação. Por isso um evento como a SIPAT é tão importante, já que abordamos temas que se referem à prevenção e incentivo ao comportamento seguro. Tivemos mais de 100 colaboradores participando diariamente das ações da SIPAT”, afirma André Leopoldo, Diretor Executivo da Morada.

EXPRESSO

Ao fim, cerca de 100 pessoas também participaram do “Dia da Família”, com uma programação intensa de atividades, bate-papo sobre fadiga, rodeio de caminhões, monitores para divertir a criançada, teatro e entrega de brindes.

2 MORADA

Já a festa de encerramento reuniu 400 pessoas para um dia divertido de churrasco, música ao vivo, sorteio de brindes e recreação para as crianças. Um dos destaques da programação foi o resultado do Concurso Cultural, no qual os filhos dos colaboradores participaram com desenhos e redações para concorrerem a prêmios. “Tivemos uma grande participação das famílias no concurso e recebemos mais de 40 desenhos e redações”, conta André Leopoldo. Com o tema “O que você mais gosta de fazer com a sua família?”, os vencedores foram premiados com bicicleta, kits de jogos e notebook.

Marialva e FCC Em janeiro de 2018, a unidade da Morada em Marialva-PR também recebeu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). O evento contou com três dias de programação, com destaque para as palestras e o Dia da Família, que encerrou a semana. Na cidade, a ação teve participação maciça dos colaboradores. Já em setembro de 2017, o cliente FCC (Fábrica Carioca de Catalisadores) realizou sua SIPAT. O evento contou com a presença dos 36 colaboradores da Morada na operação.

EDITORIAL

EXPEDIENTE

Em 2017, a Morada avançou e, nesta edição do Expresso, destacamos as últimas conquistas e as metas para 2018. Acompanhe também as atividades relacionadas às SIPATs, as auditorias da Raízen e a implantação do motorista descarregador. Conheça ainda o Evaldo, motorista que completou 15 anos de casa. Boa leitura!

O informativo Expresso Morada é uma publicação interna do Grupo Morada, destinado a funcionários e parceiros.

Sérgio Magnani Diretor geral

ENDEREÇO

Av. Marginal Eng. Camilo Dinucci, 2.885 - Araraquara, SP - (16) 2108 5500 DIAGRAMAÇÃO E TEXTO

ComTexto Comunicação. Jornalista responsável: Fernanda Franco MTb 28.578 FOTOS

Arquivo Grupo Morada e Jane Paes


Após ano positivo em 2017, Morada estipula novas metas para 2018 André Leopoldo, Diretor Executivo da Morada. Segundo ele, esse engajamento foi o diferencial, trazendo novas conquistas em diversas operações. “O resultado não poderia ser melhor. Superamos o desempenho do ano passado e começamos 2018 com grandes expectativas, até mesmo pelo cenário econômico positivo previsto para o país”, ressalta Leopoldo.O desafio agora é manter o nível de comprometimento, simplificar os processos e repetir o sucesso de 2017. “Este ano, vamos trabalhar muito na segurança e efetividade de nossas operações para superar novamente a meta estipulada. Temos um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo que nos mostra o caminho a seguir", finaliza.

EXPRESSO

3

MORADA

Superação. Esta é a palavra que melhor define a Morada em 2017. Mesmo em um ano difícil, com a economia do país em lenta recuperação, a empresa atingiu as metas estipuladas para o período e segue firme no seu projeto “Olhar 2020”. Para 2018, a companhia espera manter o nível de eficiência alcançado e reforçar sua estrutura para os desafios que vêm pela frente. Para chegar a esse resultado, o trabalho em conjunto e a cooperação entre os colaboradores foram fundamentais. “No início de 2017, durante o encontro anual que promovemos com todas as áreas da empresa, fizemos o pacto “visão de dono”. Com muita dedicação e profissionalismo, todos abraçaram a ideia e o trabalho fluiu muito bem”, afirma

Motorista descarregador amplia a eficiência nas operações de combustível Para evitar que os condutores das operações de combustível de São Paulo, Araraquara e Santos passem muito tempo nas filas de descarga, a Morada trabalha agora com o motorista descarregador nestes três locais. Com a adoção da medida, a empresa preserva a jornada de trabalho dos seus profissionais e melhora a performance dos equipamentos. “A atuação dos descarregadores resguarda o turno do motorista que está

em operação, ampliando sua produtividade. Ou seja, durante a descarga, o condutor pode descansar, enquanto outra pessoa manobra o caminhão e o posiciona nas áreas indicadas”, informa Marcelo de Carvalho, Gerente de Operações da empresa. A implantação da prática evita a ociosidade da frota no período noturno e atende a uma demanda do cliente, que percebe o ganho de eficiência.


Natural de Araraquara-SP, Evaldo Canteiro, 43 anos, já percorreu milhares de quilômetros pelas estradas brasileiras. Motorista da Morada há 15 anos, marca que foi alcançada recentemente, hoje ele atua na operação de Gases em Cubatão-SP e, não por acaso, é o destaque desta edição do Expresso. Em um bate-papo descontraído, o profissional nos contou parte de sua trajetória dentro da empresa. Confira a entrevista e saiba mais sobre o Evaldo.

EXPRESSO

4 MORADA

Como e quando você ingressou na Morada? Evaldo - Eu sempre planejei trabalhar com carretas e, na empresa, consegui realizar esse sonho. Ingressei em 2003, aos 28 anos, depois de ouvir um anúncio em uma rádio da cidade sobre contratações de motoristas. Até então, eu trabalhava com caminhões truck, que são modelos menores, e vi aí uma grande oportunidade. Passei pelo processo seletivo, fiz os cursos e acabei contratado. Foi uma felicidade enorme na época.

do que faz. Para os novatos, a persistência é a principal palavra. Nunca desistam dos seus sonhos e corram atrás das metas pessoais. Com fé, todos irão alcançar seus objetivos, com certeza.

Qual é a sua principal lembrança desses 15 anos? Evaldo - Desde que me tornei motorista da empresa, aprendi muitas coisas, passei por várias capacitações e adquiri grande experiência. Eu costumo falar que cada dia é um aprendizado diferente e isso, para qualquer profissional, é muito importante. Tudo o que tenho hoje devo à Morada e à minha trajetória nestes 15 anos. É um orgulho olhar para trás e ver o que conquistei.

Para finalizar, quer mandar um recado ou agradecimento para alguém? Evaldo - Antes de tudo, gostaria de agradecer a Deus por esses 15 anos de Morada e também à minha família, por todo o apoio que me dão. E como não poderia ser diferente, agradeço muito à empresa, que sempre me apoiou e me deu a oportunidade de trabalhar com o que eu gosto. Abraços a todos os motoristas amigos e colaboradores que nos ajudam no dia a dia. Vamos que vamos!

Você já é um motorista experiente. Quais os principais conselhos para quem está começando? Evaldo - Ser um motorista profissional de caminhões não é fácil. É preciso dedicação total e gostar muito

Novas conquistas fortalecem as unidades de Americana e Marialva Recentemente, as unidades da Morada em Americana-SP e Marialva-PR foram auditadas pela Raízen, que verificou os nove pilares descritos em seu Manual de Transportes. Em ambas as operações, a nota final foi melhor do que a avaliação anterior.

“As notas alcançadas pelas duas unidades confirmam uma evolução do nosso trabalho e reforçam que a Morada está no caminho certo, aumentando a segurança e a produtividade da sua operação”, explica Marcelo de Carvalho, Gerente de Operação da empresa.

Certificação ISO 9001: 2015 A Morada agora integra o seleto grupo de empresas mundiais que são certificadas pela nova versão da ISO 9001: 2015, norma que assegura a gestão de qualidade e os processos internos de uma organização. Com o reconhecimento, a transportadora mostra mais uma vez o seu profissionalismo na busca por atualizações e aprimoramento. “Há pouco mais de dois anos, quando soubemos que a ISO 9001 passaria por uma reformulação, já começamos a contatar nossos parceiros e a nos prepararmos para os novos conceitos. A partir daí, realizamos os treinamentos e as adequações necessárias de acordo com as mudanças. Já em fevereiro, uma auditoria comprovou a evolução da empresa e nos certificou”, explica Edson Tadeu Biscari, Supervisor de Suprimentos e Qualidade da Morada.

ComTexto

Sonho de uma vida

Expresso Morada Jan/2018  
Expresso Morada Jan/2018