Issuu on Google+

10 iniciativas

para

promover o

www.brincar.org.br www.solmarista.org.br


10 iniciativas

1

para

promover o

BRINCAR É A ESSÊNCIA DE SER CRIANÇA.

Incentive a criança a brincar, em diferentes espaços, em todos os momentos. Brinque junto! Você vai aprender muito com ela.


10 iniciativas

2

para

promover o

BRINCAR EM UM ESPAÇO ADEQUADO E SEGURO É UM DIREITO.

Divulgue essa notícia nas escolas, nas famílias, nas associações, nos grupos que pensam as políticas públicas para as crianças. Elas têm direito a ter uma escola, um bairro e uma cidade apropriados para brincar, como está garantido no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas.


10 iniciativas

3

para

promover o

BRINCAR PERMITE QUE A CRIANÇA EXPRESSE AS FANTASIAS, DESEJOS, IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE.

Incentive a brincadeira espontânea, com materiais diversificados e alternativos, pois eles permitem a invenção de novas formas de brincar. O excesso de brinquedos comprados prontos pode limitar as possibilidades da criação e incentivar ao consumismo infantil.


10 iniciativas

4

para

promover o

BRINCAR OPORTUNIZA À CRIANÇA VIVENCIAR A LUDICIDADE, DESCOBRIR-SE, DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES E HABILIDADES, APRENDER A RELACIONAR-SE.

Participe do brincar. Aproxime-se da cultura lúdica da criança. Interaja com ela na brincadeira. Isso a fará sentir-se segura, respeitada e amada.


10 iniciativas

5

para

promover o

BRINCAR É MUITO IMPORTANTE PARA AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.

Incentive a criação de espaços acessíveis e materiais adequados para a interação, criação e expressão das crianças com deficiência com outras crianças. A riqueza dessa experiência contribui para o desenvolvimento de atitudes de valorização, acolhida e respeito às diferenças.


10 iniciativas

6

para

promover o

BRINCAR NÃO É PERDER TEMPO!

Respeite quando uma criança estiver brincando. Ela precisa de concentração e dedicação para construir a experiência do brincar. Se precisar interromper essa atividade, justifique sua atitude e combine o momento para dar a continuidade à brincadeira.


10 iniciativas

7

para

promover o

BRINCAR É UMA FORMA DE APRENDER PRINCÍPIOS DA SOLIDARIEDADE E DE COLABORAÇÃO.

Promova a convivência da criança com outras crianças e adultos, em atividades lúdicas que favoreçam o contato com a diversidade e a partilha. É uma forma de aprender com as diferenças e exercitar a solidariedade desde cedo.


10 iniciativas

8

para

promover o

BRINCAR POSSIBILITA A TRANSMISSÃO DE TRADIÇÕES E DA CULTURA PARA AS NOVAS GERAÇÕES.

Proporcione para as crianças os encontros geracionais para vivências brincantes entre adultos e crianças: é uma possibilidade de se integrar ao meio físico e cultural. Incentive brincadeiras entre meninos e meninas: essa atitude ensina a respeitar as diferenças.


10 iniciativas

9

para

promover o

BRINCAR ENSINA A CUIDAR DO MEIO AMBIENTE, A DESCOBRIR COMO AS COISAS SÃO FEITAS E A VALORIZAR O QUE É SIMPLES.

Incentive a criação e o conserto de brinquedos. Materiais alternativos podem ser utilizados para fabricar brinquedos. A criança não precisa necessariamente de brinquedos sofisticados, mas de brinquedos desafiadores e interativos.


10 iniciativas

10

para

promover o

BRINCAR DE CORPO INTEIRO É SUBSTITUIR A TELEVISÃO, O COMPUTADOR E O VIDEOGAME.

Equilibre o tempo da criança, cuide para que o tempo da infância não seja tomado pelo consumismo e pela dedicação excessiva aos produtos eletrônicos. Incentive o brincar e a interação entre amigos.


www.brincar.org.br www.solmarista.org.br


E-Book Direito ao Brincar