Issuu on Google+

Trabalho realizado por: Cláudia Silva nº 5 Diana Leite nº 6 Edmundo Martins nº 8 Inês Rego nº 12 Joana Santos nº 13 Sofia Nunes nº 23


Viver próximo de um rio é vantajoso, pois estas zonas são privilegiadas para actividades culturais, económicas, de lazer, desportivas e turísticas.


Os rios de Portugal


Bacia e Rede Hidrogrรกfica


Bacia Hidrogrรกfica


Leito


Leito de Cheia


Leito de Cheia

Quadro representativo das maiores cheias em Territ贸rio Portugu锚s


Leito de Cheia

Cheias do Rio Douro - 1909

Fonte: portuense.blogspot.com

Rio Douro - Nov. 2006


Meteorização e erosão

Meteorização é a modificação através de factores físicos e químicos, que ocorrem à superfície. Erosão é a remoção de materiais resultantes da alteração das rochas do leito do rio e das margens.


Actividade geol贸gica de um rio


Sedimentação Sedimentação: deposição de materiais, quer ao longo do leito, quer nas suas margens quando a capacidade de transporte deste diminui.

http://pedromartinsepedrocastro.blogspot.com


Barragens

Diques Almirante

Barragem de Crestuma-Lever


Barragens


Efeito das barragens no transporte de materiais


Barragens

Cheias do Rio Douro -2010


Barragens Marcação das Cheias de 1962


A extracção de Inertes ( é o nome dados aos minerais e outras substâncias que são transportador pelo rio) A extracção de Inertes funciona como uma fácil actividade geradora de riqueza.


Extracção de Areias

Fonte: Apresentação do Grupo II


Extracção de Areias

Imagem editada da apresentação do Grupo II


Extracção de Areias


Extracção de Areias


A ocupação antrópica do território Português Fonte: Apresentação do Grupo II


Ordenamento do Rio Douro A ocupação das zonas de risco aumentou a vulnerabilidade do ser humano a situações naturais de risco Viver junto acarreta não só um grande número de riscos, mas também apresenta um grande número de vantagens.


Ordenamento de Território Para evitar grandes danos quer materiais, quer humanos, é necessário que as entidades responsáveis delimitem as áreas em que o ser humano pode habitar.

Com uma gestão racional dos espaços os efeitos podem ser reduzidos.


Risco Geológico Em todo este trabalho mostramos os efeitos que o ser humano pode ter sobre o curso de um rio. Mostramos também que o rio pode por em perigo tudo aquilo que o ser humano criou. Em vez de tentarmos definir o que é o risco geológico decidimos, antes, mostrar como podemos nós, gerações futuras diminuir esse mesmo risco.


Fim


Trabalho BG 11