Page 1


Em tempo

Marcenarias concretizam 50% das vendas Pesquisa realizada pela Rede Marcenaria Sustentável, revela que de cada 10 orçamentos enviados em média 5 são concretizados. É uma taxa de conversão alta se comparada às lojas de comércio eletrônico que beira 10%. Contudo, o cliente que chegou até a marcenaria normalmente vem de indicações e muito consciente sobre a importância do móvel sob medida. Com isso, será que estamos aproveitando todas as chances de convertê-lo? Faça o teste abaixo e tenha certeza. SEMPRE AS VEZES

1. Você demonstra segurança e credibilidade ao apresentar referências de trabalhos anteriores, descrever o trabalho envolvido, a lista de produtos e atestado de qualidade dos mesmos, além de garantir prazo de entrega ?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES

2. Você disponibiliza outros canais para contato: telefone, email, whatsapp, site, facebook que facilitem a comunicação durante o processo de tomada de decisão do cliente?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES

3. Você tem um site com informações e portfólio de projetos atualizados, pois o consumidor sempre consulta o site da empresa antes de fechar negócio?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES NUNCA

4. Você envia um email, formalizando todos os detalhes da proposta, na sequência à conversa com o cliente, enfatizando a flexibilidade para adequação da proposta às necessidades imediatas do solicitante?

SEMPRE AS VEZES

5. Você deixa uma margem no valor do projeto para negociação?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES

6. Você dá garantia de 5 anos para seus móveis e oferece manutenção gratuita?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES NUNCA

2

7. Você estimula o retorno rápido ao oferecer um brinde especial para pedidos fechados naquele mês. Exemplo: uma cuba para a cozinha?


Em tempo

SEMPRE AS VEZES NUNCA

8. Tem um controle sobre a data de apresentação do orçamento e de quanto tempo normalmente seus clientes levam para decidir, para então saber quando fazer o 2º. Contato, não deixando espaço para a concorrência?

SEMPRE AS VEZES

9. Para os clientes que optaram por não fechar com você, sabe o porquê ?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES

10. Para os clientes que ainda não decidiram, procura descobrir onde está o problema e tenta flexibilizar para atendê-lo de forma efetiva?

NUNCA

SEMPRE AS VEZES

11. Você aproveita a recomendação? Estimula o depoimento dos clientes no site ou na sua página do facebook? As avaliações ajudam outros clientes na tomada de decisão.

NUNCA

Confira como está sua conversão

VOCÊ É O CARA

Se respondeu Sempre entre 8 e 11 perguntas, você é perito na conversão e costuma explorar todas as oportunidades

MAIS OU MENOS

Se respondeu Sempre entre 5 e 7, precisa ter mais disciplina na hora da conversão do orçamento em venda.

QUEM QUER, QUER. QUEM NÃO QUER, NÃO ESTOU NEM Aí.

Se respondeu Sempre em menos de 4 das perguntas, você está cheio de trabalho e não quer mais clientes ou deixa seu potencial cliente a mercê da concorrência.

Simone Nascimento

3


Entrevista

Retrofit,

uma palavra que está na boca dos arquitetos e traz oportunidades para as marcenarias. Com origem no setor de engenharia, retrofit significa a revitalização e modernização de uma obra, seja uma construção ou mobiliário, sem que esta perca suas características originais, que em muitos casos tem um legado histórico-cultural. Adilson Ribeiro e Valdir Fratoni, profissionais do Sob Medida, comentam sobre as técnicas e barreiras para aplicá-la.

Adilson é um brasileiro, que há 28 anos, reside e tem marcenaria na Califórnia, Estados Unidos. Apaixonado pela arte da marcenaria, realiza lindos trabalhos usando a técnica do retrofit.

Qual a diferença entre retrofit, restauração e reforma?

A decisão de retrofitar ou restaurar é sua ou do cliente?

O que você faz exatamente com estas cozinhas retrofitadas?

O retrofit é uma tendência mundial ou uma cultura local?

4

Adilson: Na restauração são mantidas as condições originais do móvel, enquanto que na reforma não existe este compromisso com a manutenção das características anteriores, o foco é a melhoria. No retrofit, há a junção das técnicas de reforma e restauração, pois ao mesmo tempo que são resgatadas as características originais, o mobiliário passa por um processo de modernização e em alguns casos ganha novas funcionalidades.

Adilson: Tanto a restauração como o retrofit depende do mercado de atuação, das condições da peça e da exigência do cliente. Além do residencial, atendo o mercado de aeronaves, neste caso aplico o restauro, pois é um trabalho que exige manter a originalidade, já no segmento residencial sou bastante procurado inicialmente para reformar cozinhas, é ai que entra a sensibilidade de marceneiro para mostrar para o cliente que ele pode manter a originalidade do móvel e dar uma total modernizada. Adilson: Mantenho o mesmo estilo e troco as cores para algo moderno, trabalho com todo tipo de pintura, tingidores e verniz alto brilho e acrescento todo os aparatos de uma cozinha moderna como sistemas de portas e gavetas com amortecimento dentre outras ferragens, além da iluminação em led e troca dos tampos. Com isto, agrego muito mais valor que uma simples reforma.

Adilson: Aqui na Califórnia existe uma forte cultura em manter a originalidade dos móveis com toque de modernidade, mas encaro que o retrofit seja uma tendência mundial pelos conceitos de sustentabilidade que estão implícitos nesta técnica.


Entrevista Valdir Fratoni, proprietário da Fratoni Móveis, de Maringá, Paraná, tem 45 anos de marcenaria, sua empresa tem 20 anos de mercado, trabalha com madeira de demolição e todo tipo e laminado.

Você fabrica réplicas em madeira de demolição que mais se parecem com móveis retrofitados. Acha que toda marcenaria poderia dedicarse a esse nicho do retrofit?

Porquê exige argumentos fortes? É muito mais caro?

Você encontrou nas réplicas feitas em madeira de demolição a forma de atender o cliente que busca o resgate histórico e a sustentabilidade no mobiliário?

Valdir: Precisa gostar de atender pessoalmente o cliente, ouvir suas histórias e se dedicar totalmente para ver o resultado de uma peça restaurada sendo entregue linda, reavivada e cheia de história. Fora isso, exige mão de obra especializada e fortes argumentos na hora de negociar.

Valdir: Não é caro se a argumentação de venda conseguir refletir todo o processo, esclarecendo a equação entre “tempo produção x mão-deobra escassa = valor do produto final. E se conseguir “vender” o conceito de sustentabilidade. Por exemplo, muitos clientes valorizam a não contribuição para desmatamentos desenfreados e ficam orgulhosos por serem “verdes” e adquirirem um móvel que reaproveitou um material que antes era queimado ou parava em entulhos gigantescos nos lixões. Valdir: Após vermos a busca crescente de muitos clientes por móveis em madeira de demolição, sentimos a necessidade de investir no segmento. Gostamos muito de reproduzir móveis que trazem lembranças do tempo dos nossos pioneiros, tendo em vista que a nossa região do Norte do Paraná viveu um período cheio de desbravadores e descoberta de uma terra linda e exuberante que foi muito importante para o nosso presente e para a vida de muitos de nossos clientes ou de seus familiares, é comum ouvirmos de um cliente “a minha vó tinha um móvel igualzinho a este”.

Inspire-se no Pinterest Pinterest/retrofit-de-moveis

Simone Nascimento

5


Drops +500 profissionais em eventos na GMAD Jamad Em quatro eventos e em parceria com Arauco, Duratex e Masisa, GMAD Jamad de Natal amplia o leque de opções de profissionais ávidos por alternativas na construção de projetos cada vez mais ousados e personalizados.

GMAD Casa do MDF traz mais uma novidade para marcenaria enriquecer seus projetos a clientes finais Na GMAD de Presidente Prudente, assim como em outras lojas GMAD equipadas com centros de usinagem*, oferecemos painéis vazados em MDF - sob medida - muito utilizados em móveis e divisórias de ambientes.

* Confira no site www.gmad.com.br, as lojas que já possuem centro de usinagem.

6


Drops

4 motos e 35 notebooks já entregues aos clientes GMAD A campanha GMAD que entregará 35 Montanas 0KM e mais 5 motos, em dezembro, premiou 39 marceneiros na 1ª. etapa.

7


Drops

GMAD Flaviense: um atleta dos bastidores das Olimpíadas Motivo de orgulho para todos os brasileiros, esse grande evento significou muito para a equipe da GMAD Flaviense que viu seus produtos e trabalho fazerem parte da estrutura montada no Maracanã

Para o piso da cerimônia de abertura, de 13.500m2, foram 14 carretas de compensado e MDF ultra.

Os móveis do Maracanã foram feitos com MDF Masisa Nogueira

Compensado e Cola GMAD por toda a parte.

8

Aqui foi MDF e compensado flexível.


Na prática

Portas de alumínio e vidro -

Não há como escapar, procure a melhor forma de atuar. Ao oferecer economia de espaço, funcionalidade, além de valorizar e permitir a vazão à criatividade, tornaramse queridinhas de arquitetos e consumidores. O desafio agora está na marcenaria: Como atuar a fim de garantir um produto e serviço tão bom quanto o que tradicionalmente é feito por vocês. Aqui vão algumas dicas:

Como fazer:

Trazemos 3 caminhos e a avaliação de cada um deles no processo exigido para confecção das portas de aluminio e vidro Mão de obra especializada

Equipamentos

Controle de qualidade

Gestão de perdas de materiais

Gestão de sobras de materiais

Marcenaria

Empresa especializada

Empresas especializadas

Trabalho em conjunto com marceneiro ou arquiteto

Marceneiro ou arquiteto escolhe modelo e fornecem medidas

Empresa confere modelo x ferragens e perfis a fim de garantir total qualidade e funcionalidade

Empresa desenvolve exatamente o que foi combinado, 100% Sob Medida, com equipamentos de ponta e compromisso com design e sofisticação

Empresa entrega na marcenaria com as embalagens adequadas

Marcenaria monta juntamente com o restante de seu projeto

9


Na prática Procure uma empresa especializada na sua região ou contate lojas GMAD como Palowa e GMAD i9 que já possuem esse serviço. E onde você conta com:

Vidros com película protetora e montagem na pressão com pvc entre vidro e alumínio, o que garante segurança;

Alumínios de alta resistência, o que traz firmeza e durabilidade;

Embalagem desenvolvida especialmente para o transporte seguro das portas, com perfis especiais de proteção ao redor delas;

Colaboradores especializados e com experiência para a correta composição dos materiais: perfil certo para cada aplicação, por tamanho de porta, por modelo de vidro e para maior resistência.

Ainda mais personalizações Portas de TV Economiza espaço e proporciona visual futurista.

10

Portas Temáticas O cliente manda uma arte e nos reproduzimos no vidro com visual limpo ou espelhado.

Contatos GMAD i9:

gmadi9@gmadi9.com.br

(44) 3040 1400

Contatos GMAD Madeireira Palowa

madeireira@palowa.com.br

(31) 3275 2727


Novas linhas Dual Syncro e Colors da Guararapes MDF COM PERSONALIDADE inovam em texturas, versatilidade e sofisticação. A nova linha Dual Syncro impressiona pelo aspecto natural da nogueira revelada em uma linha de padrões autênticos, atemporais, com o efeito do poro sincronizado onde a textura está em sincronia com o desenho da madeira nas duas faces do produto, e que só foi possível em virtude da tecnologia presente na sua nova linha de BP. É composta por 4 padrões: • Nero - um unicolor de cor preta realçado pela aplicação da textura; • Sibéria com leves nuances de cinza na madeira clara; • Savana de coloração média muito similar a lâmina de madeira natural; • Baviera com tonalidades de café torrado;

LANÇAMENTOS GUARARAPES

:marsala

:savana

Nero

Sibéria

Savana

Baviera

A linha Colors, outro lançamento de destaque, traz personalidade em uma paleta de cores diferenciadas, com o exclusivo acabamento Matt que proporciona um toque quente, aveludado e fácil limpeza do produto.

Areia

Maxi Branco

Capuccino

Rosa Milkshake

Grafite

Marsala

Azul Petróleo

Novas cores e texturas que vão impressionar você. Mais uma vez.

Todos os lançamentos possuem a exclusiva proteção NanoxClean® que torna as superfícies de contato livre de fungos, bactérias e outros microorganismos, proporcionando ambientes mais saudáveis e livre das ameaças do dia a dia.

dual

Sibéria

Baviera

Azul Petróleo

Capuccino

CONHEÇA AS NOVAS LINHAS COLORS E DUAL SYNCRO DA GUARARAPES.

Os padrões da linha Colors e Dual Syncro são versáteis e formam combinações harmoniosas que garantem originalidade aos ambientes.

Marsala Savana

Rosa Milkshake

Maxi branco

www.guararapes.com.br :guararapes

@g

uararapes

:guararapesmdf

Destaque nos lançamentos para o Rosa Milkshake, que traz delicadeza e suavidade aos projetos, e ao Maxi Branco, uma escolha que não cai de moda, com diferencial da textura matt e tonalidade ainda mais branca.

11


MDF COM PERSONALIDADE

LANÇAMENTOS GUARARAPES

:marsala

:savana

Novas cores e texturas que vão impressionar você. Mais uma vez.

dual

CONHEÇA AS NOVAS LINHAS COLORS E DUAL SYNCRO DA GUARARAPES.

www.guararapes.com.br :guararapes

@g

uararapes

:guararapesmdf

14a edição infomad  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you