Page 1


Em tempo

O telefone parou de tocar? 20 Dicas para seu movimento voltar a crescer. O negócio do móvel sob medida sempre caminhou bem com a indicação boca a boca, mas com as famílias agora mais inseguras com o cenário econômico brasileiro, exige-se mais atitude da marcenaria. Você é mais capaz de “provocar” a demanda do que imagina. Confira 20 dicas que colocadas em prática, podem te trazer retorno imediato:

1 3 5 7 9 2

11

Invista nos clientes que você já tem, pois é mais difícil atrair novos clientes do que vender mais para os que já possui; data de aniversário pode ser uma boa desculpa para entrar em contato;

Faça brindes com seus resíduos e entregue junto com cartão dizendo “se gostou dos nossos serviços, nos indique para seus amigos”;

Faça o envelopamento do seu veículo com foto de projeto, nome e telefone da marcenaria;

Faça um levantamento pela internet de escritórios de arquitetura e envie e-mail com foto de projetos e ofereça parceria;

Faça parceria com seu cabeleireiro e dentista. Dê como cortesia um revisteiro ou apoio para copo de braço de poltrona com a gravação do nome e fone da marcenaria, deixe seu cartão ou folheto;

Tenha um site objetivo, com missão, visão e fotos atualizadas, bonitas e com boa resolução;

2 4 6 8

Envie e-mail MKT ou whatsapp com foto de um lindo projeto para toda sua base de amigos nas datas festivas, pois todos podem passar a ser seus clientes; não esquecendo de enviar seus contatos.

Dê uma garantia para seus clientes com direito a uma revisão em 3 meses com data definida, ligue na véspera do dia agendado. Dificilmente o móvel dará manutenção neste curto período, mas será a oportunidade de você pedir uma indicação;

Faça um folheto com boas fotos e papel couché 150 gramas e distribua em empreendimentos em lançamento (prédios e condôminios) e feiras de decoração;

Faça parcerias com porteiros e síndicos, deixe seu cartão e/ou folheto e ofereça uma comissão por cada indicação com negócio fechado;

10

Faça parceria com as Revendas, peça para recomendar sua marcenaria para os consumidores finais, deixe seu folheto;


Em tempo

Ações em

Redes Sociais

Esteja presente em todas as Redes Sociais:

12

No Instagram poste fotos, se possível, diariamente;

14 16 18 20

No Facebook além das fotos de seus projetos, dê dicas sobre manutenção do móvel, sobre preservação do Meio Ambiente, e parabéns nos dias festivos como dia das Mães, dia dos Namorados, etc;

Mande e-mail MKT para toda sua base de clientes, pedindo para curtirem sua página no Facebook;

Carregue os vídeos que postou no You Tube nas outras redes sociais;

Procure redes específicas do setor como a Marcenaria Sustentável para fazer parceria com laqueadores e instaladores;

13 15 17 19

Sempre use # no Instagram para que sua postagem seja vista em cadeia;

Convide amigos dos seus amigos para curtir sua página no Facebook;

Faça vídeos de sua marcenaria e de boa conservação do móvel e poste no You Tube;

Participe e publique nos Grupos de Projetistas e Arquitetos;

Simone Nascimento

3


Entrevista

Empresa: Delux Marcenaria Tempo de atuação: 16 anos Empresário: José Claudio de Lima

Marcenaria Delux faz 100% de seus negócios usando internet José Cláudio de Lima é filho de marceneiro e seria mais um entre tantos empreendedores do setor, se não fosse sua visão voltada para o futuro, sua coragem de apostar no desconhecido e fazer da internet seu meio de fazer negócios. Tudo começou em 2005, quando pediu para um amigo lhe ensinar a criar um e-mail. “ Eu pedi para um amigo me ajudar a criar um e-mail, e ele me perguntou para que eu queria um e-mail se nem tinha acesso à internet e nem sabia usá-lo. Eu respondi: vai me ajudar ou não? Um dia eu vou ganhar muita grana com este e-mail, pode confiar em mim e nunca mais vou sair da oficina para atravessar a cidade para entregar um orçamento. Hoje 110% das minhas vendas são através da internet”, conta nosso entrevistado entre risos.

1) É preciso fazer algum tipo de planejamento para atuar na internet?

4

Sim, aliás não tem como trabalhar na internet sem planejamento. Normalmente o ideal é contratar uma empresa especializada no assunto para ajudar quem não dispõe de muito tempo.

2) Como funciona sua estratégia para captar o cliente?

Faço minha página aparecer nas pesquisas dos clientes que tenho interesse, comprando palavras chaves no Google AdWords. Quando o cliente entra em meu site, responde um breve questionário onde filtro seu perfil, o que gostaria de orçar e quanto quer investir. Com estas informações, preparo um orçamento e envio por e-mail e havendo interesse agendamos reunião.

3) Quais outros canais da internet usa para captar clientes e fazer negócios?

Na verdade temos dois sites e duas páginas no facebook segmentados para atender clientes residenciais e outros para atender clientes comerciais.


4) A segmentação faz a diferença?

5) Quais canais da internet trazem os melhores resultados?

6) O que o marceneiro não deve fazer nas redes sociais?

7) Além de anúncios, o que mais a marcenaria pode fazer nas redes sociais para captar clientes?

8) Você manda e-mail MKT para seus clientes para conseguir novos trabalhos ou indicações.

Sim, o cliente gosta de comprar com especialista. A Marcenaria até pode fazer de tudo, mas o cliente fica confuso, ele acha que a marcenaria não vai dar conta de atender vários segmentos, o que é compreensível, pois muitos profissionais não conseguem fazer uma boa gestão da sua produção. O ideal é uma ação para cada segmento que você queira atuar e de preferência em canais pertinentes à área de atuação. As redes sociais são muito importantes porque hoje em dia se consegue um retorno instantâneo com o cliente, mas por incrível que pareça são os portais de anúncios gratuitos como OLX, Mercado Livre, Vivastreet que me dão o melhor retorno, em seguida vem os links patrocinados do Google. Contudo, as parcerias que o marceneiro pode fazer no seu bairro não devem ser desprezadas.

Este assunto é muito importante, porém negligenciado por muitos profissionais. Na internet, você pode conseguir um muitos seguidores, no entanto, pode perdê-los por mal comportamento. Minhas dicas são não falar gírias, não postar nada que remeta a preconceito de qualquer natureza, sobre futebol ou qualquer assunto que cause polêmica. É preciso ter cuidado não só com o que posta como também com o que compartilha e curte.

Pode montar um álbum de ótima qualidade, mostrar seus trabalhos em várias etapas, responder as perguntas no mesmo dia, se possível logo que chega a solicitação. A agilidade em responder pode mudar a opinião do cliente rapidamente. Também existem redes sociais de negócios como a Marcenaria Sustentável e a Evoolook. Sim, é importante estar sempre mudando o layout do panfleto eletrônico. Não use o mesmo panfleto por muito tempo, mude sempre que possível.

Os que desejarem contato com Cláudio podem fazer contato pelo perfil da Delux na Rede Marcenaria Sustentável, no facebook ou pelo whatsapp 11-94036-7779.

Simone Nascimento

5


Drops

Feira de Móveis Sob Medida movimenta Cascavel Mais de 8.000 visitantes entre os dias 06, 07 e 08 de maio estiveram na feira promovida pela GMAD Placavel, que cumpriu seu objetivo de aproximar marceneiros e arquitetos do público consumidor num ambiente único, que pudesse evidenciar as tendência, inovações do mercado e tecnologia na produção.

Marcelo Rosembaum, referência nacional em design falou sobre Design Essencial durante a Feira.

Claudia Lens falou sobre produção e logística e deu dicas importantes na industrialização que não compromete as necessidades personalização do consumidor final.

Marcenarias reforçam a importância da iniciativa

Para o empresário Ércio José Theobald da Indústria de Móveis Theobald de Pato Bragado, “participar da feira

foi muito bom, pois foi possível divulgar meu serviço, principalmente minha marca e aumentar minha rede de negócios”.

O diretor da Móveis Cascavelense, Sr. Márcio, entende que estar presente na feira GMAD Placavel significa estar entre colegas e cada um poder mostrar seu produto de maneira bem focada. O ponto forte da feira foi a

grande presença do consumidor final que circulou durante os 3 dias o que oportunizou o fechamento de muitos negócios, além de possibilitar conhecer novos clientes, enfatiza Márcio.

6


Drops

Nova linha Guararapes já em produção O investimento de mais de R$ 320 milhões irá triplicar a capacidade de produção, passando dos atuais 200 mil m³/ano para 600 mil m³/ano. Com isso, passa a figurar entre os maiores produtores de MDF do país, e com uma capacidade total de 900 mil m³/ano somando painéis em MDF e Compensados.

Painel produzido na nova linha.

Maior flexibilidade de dimensões e espessuras dos painéis somado a novos acabamentos nos painéis revestidos.

Guararapes lança produtos no Feirão da Placavel Em meio a marceneiros e clientes finais, as texturas e padrões Guararapes foram os mais comentados.

Iraisi e Elson da Guararapes e os sócios GMAD Alvaro, Guaraci, Junior e Paulo.

7


Na Prática

Corrediça TN Oculta Slowmotion Fechamento suave com um deslizamento preciso: assim é a Corrediça TN Oculta Slowmotion da FGVTN Brasil. Com um kit composto por um par de corrediças e um par de gatilhos, o sistema tem capacidade de carga para até 35kg e amortecimento slowmotion. As corrediças FGVTN são as mais lembradas do setor moveleiro, sendo premiadas por oito vezes no Top Móbile, o principal prêmio nacional da área. O reconhecimento reforça a qualidade dos produtos, que tornam o dia a dia mais prático até mesmo em movimentos simples, como abrir e fechar as gavetas. Disponível nos modelos de extração total e parcial das gavetas, as corrediças possuem o mesmo modo de instalação, apenas a capacidade de carga é diferenciada (25kg para extração parcial). É eficiente e prática em todos os detalhes. Confira a facilidade de montagem:

Passo 1

Faça a marcação no móvel e na gaveta. Depois realize a fixação das corrediças nas laterais do móvel.

ITENS QUE COMPÕEM O KIT: Um par de corrediças • Um par de gatilhos • Instrução de montagem

Passo 2

Com os locais já demarcados e furados, faça a fixação dos gatilhos na parte inferior da gaveta.

VANTAGENS DA CORREDIÇA TN OCULTA SLOWMOTION: • Deslizamento suave da gaveta;

Passo 3

• Facilidade na montagem;

Encaixe a gaveta nas corrediças.

• Variedade de dimensões entre 300mm até 550mm; • Capacidade para carga até 35kg; • Otimização do espaço interno da gaveta, com a extração total do móvel; • Ferragens produzidas com material prolongando a vida útil da ferragem;

resistente,

Passo 4

Deslize a gaveta até o fim para travar o gatilho.

• Excelente acabamento; • Corrediças ocultas nos modelos de extração total ou parcial da gaveta.

Conheça toda a linha de corrediças FGVTN, acesse: www.fgvtn.com.br

Passo 5

Pronto, sua gaveta está montada! OBS: Para a fixação do primeiro furo, foi utilizada a distância de 37mm. Considerar 37mm para frontal sobreposto, já para frontal embutido considerar 37mm mais espessura do frontal.

Para acompanhar o passo-a-passo completo da instalação das Corrediças TN Oculta Slowmotion, acesse o canal da FGVTN Brasil no Youtube - www.youtube.com/fgvtnbrasil

8


Nanoatitudes

A Endeavor realizou uma pesquisa em 2014 para identificar o perfil e características do empreendedor brasileiro. Pesquisa essa que apontou 6 perfis de empreendedores brasileiros:

Nato

Eu tenho alma de empreendedor

Meu jeito O melhor jeito é o jeito.

Situacionista

Fui levado ao empreendedorismo.

Herdeiro

Fui incentivado a ser empreendedor.

Idealista

Quero mudar o mundo.

Busca do milhão

”Show me the money!”

A maioria dos brasileiros acusou o perfil situacionista, fato esse que preocupa por ser o perfil que menos carrega traços empreendedores.

• • Enquanto os outros perfis tendem a buscar o empreendedorismo, os situacionistas,

de alguma maneira, são levados a empreender por questões mais circunstanciais: uma oportunidade que “caiu no colo”, grande insatisfação com o mercado atual ou simplesmente vontade de tentar algo novo.

Para esse tipo de empreendedor, a saída é exercitar a engrenagem abaixo e desenvolver esses comportamentos tidos como indispensáveis para o sucesso do empreendedor:

Otimismo

Resiliência/ Persistência

Desejo de protagonismo

Autoconfiança

Coragem para aceitar riscos

9


Nanoatitudes

Otimismo Sempre ver e esperar o melhor. Acreditar que vai dar certo. Autoconfiança Acreditar em si mesmo, suas ideias e convicções. Coragem para aceitar riscos Fazem o possível para reduzi-los, mas consideram correr riscos algo pulsante, que dá energia e faz crescer. O medo existe mas não paralisa porque o sonho é maior. Fracasso é encarado como aprendizado e não como derrota.

Resiliência/Persistência Acreditam no potencial do sonho, por isso lutam até o fim. Se sacrificam muito, mas não desistem.

Desejo de protagonismo Grande vontade de ser reconhecido. Tomar as rédeas da vida. Ser pleno.

Caso queira conferir o seu perfil, faça o teste no link: Quiz.endeavor.org.br/perfilempreendedor/quiz-a/

Confira ainda que modelos de gestão esses empreendedores costumam apresentar:

Paternalista Valorizam as pessoas e o clima da empresa, acima de tudo. Querem crescer, mas não abrem mão dos seus valores para isso muitas vezes sacrificando um crescimento mais acelerado.

Visionário Criativo. Aponta o caminho. Vê soluções inovadoras para as lacunas do mercado.

Líder Engaja as pessoas, é inspirador.

Democrático Buscam construir um ambiente mais democrático e, por isso, estão mais dispostos a ouvir e dividir as responsabilidades da tomada de decisão com a equipe.

! 10

Trator Mão na massa. Foco muito forte em obter resultados.

Alerta: Vale lembrar que num cenário econômico como o brasileiro, o empreendedor precisa apresentar um pouco de cada um desses perfis e quem sabe umas gotinhas a mais de “trator” para garantir seu espaço.


11


A NOVA LINHA CHEGOU! • Tecnologia de última geração • Capacidade produtiva triplicada • Aumento do portfólio de produtos www.guararapes.com.br

/guararapes

/Guararapes

/GuararapesMDF

13a.edição Infomad  

Revista digital do Grupo GMAD dedicado à marceneiros

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you